A nossa paixão é a mesma. Os nossos objetivos são comuns. O que queremos é o Flamengo imbatível ganhando o mundo.
Dito isto, por favor, avalie:
1 – Embora esteja mais do que na cara que necessitemos de providências estruturais no nosso futebol, sugiro o pragmatismo. O que nos interessa neste momento é conquistar a Copa do Brasil, garantindo uma volta olímpica – salvando o ano – e presença na próxima Libertadores.
2 – As decisões estruturais podem ser tomadas ao final da temporada. Enquanto muitos falam em profissionalizar o nosso departamento de futebol, prefiro uma palavra mais pertinente: Qualificar!!!
Muitos não têm noção do nosso estatuto. A presença de um vice-presidente de futebol é obrigatória e, muitos ignoram que este cargo não é remunerado. Todos os vice-presidentes, das mais variadas áreas, incluindo o futebol, são amadores, não recebem qualquer remuneração. O nosso problema do futebol começa aí.
3 – O vice de futebol, seja lá quem for, tem que ter o seu sustento e, para isso, precisa labutar.
No nosso momento atual: como é que o vice de futebol, Marcos Braz, pode comparecer com assiduidade a Vargem Grande, sendo vereador? Impossível! Vargem Grande é muito distante do Centro da Cidade, sem contar que o trânsito é caótico.
A única solução – e óbvia – é ter em tempo integral, em Vargem Grande, e onde estiver o nosso elenco, profissional QUALIFICADO que tenha poder e, em consequência, o respeito dos jogadores.
Claro que, sempre que necessário estará se reportando ao vice e ao presidente, porém, atuando como um autêntico executivo do futebol.
4 – Para isto, caso você assim entenda, há tempo, pois a temporada está se encaminhando para o seu final. O que não podemos perder é o momento de dar uma sacudidela, na tentativa da Copa do Brasil ser salva. Este treinador não tem sintonia fina com os jogadores e muito menos com o torcedor. Mude!!! Mexa!!! Transforme!!!
Seja uma opção conservadora, como por exemplo, Mano Menezes, ou uma ousada, como pinçar Filipe Luís de jogador para uma nova função. Ou até uma terceira, que não me ocorre. O que importa é mudar. Tentar, sem medo!!! E já!!!
Papai do Céu abençoa a coragem e a ousadia.
Ainda há tempo de um Natal feliz.
Amigos,
Longe de casa, recebo mensagem do grande repórter e amigo, Cícero Mello, de que faleceu José Cunha, honra e glória da comunicação esportiva. Narrador extraordinário e doce figura humana.
De longe, meu mais profundo sentimento à sua família e amigos.
O futebol está de luto.
Bom dia, amigos!
Faz uma consultoria com Boto, Monchio ou outro gigante do futebol para desenhar um novo organograma do futebol e nova cultura organizacional.
Depois disso, começa a escolha dos colaboradores com a nova cultura e, se os profissionais têm skilss para se adaptar às novas funções do DF.
O trabalho para 2024 deveria ser iniciado agora…e começa de cima para baixo.
Jogador é a última etapa do processo.
Processos:
✔️Consultoria faz diagnóstico e indica alguns caminhos;
✔️Análise dos profissionais de gestão do clube. Tem as habilidades e capacidade de adaptação necessária para o novo modelo?
✔️o mundo moderno do futebol exige dois profissionais muito importante: Diretor Técnico e Diretor de Scout. Onde estão bons profissionais neste segmento? Como vamos atrair esse perfil? Tem no Brasil? Ou vamos trazer de outro continente? Esses profissionais estão acostumados em formatar departamento? Qual é o o histórico de sucesso e insucesso? Tem criatividade e capacidade de diálogo? Ou gestão dura e autocrática?
✔️Técnico e comissão – qual estilo de jogo quero? Que tipo de comportamento preciso dos novos profissionais? Tem histórico vencedor? Desenvolve talentos? Consegue trabalhar em alta pressão? Tem flexibilidade e capacidade de adaptação ao jeito Brasil?
✔️Gerentes e coordenadores – são os profissionais que mais trabalham e precisam fazer link atletas, comissão e diretoria. Tem talento e habilidade para ocupar esses cargos? Conseguem fazer diagnósticos curto e entregar relatórios para os diretores? Conseguem identificar ambientes de baixo relacionamento?
✔️Avaliação de elenco – quais jogadores não conseguem performar? Entender os motivos? Liderança dentro do elenco e positiva? Jogadores estão desmotivados? Precisa de novas lideranças? Necessário mudar? Quais fragilidades o Diretor de Scout identificou no elenco? Tem jogadores na base que possam ser desenvolvidos e que não é necessário buscar no mercado? Tem apostas no mercado que podem ser feitas ?
“Trabalhar dá trabalho”.
Caro Haroldo,
Excelente texto.
Você retratou e desenhou a forma de profissionalizar.
Quando você aponta perfil de sucesso ou insucesso, certamente não foi levado em conta em algumas decisões: Domenec, Paulo Souza, Vitor Pereira e agora, Sampaoli.
O Ceni foi campeão e o Renato não foi por duas falhas: a primeira, gol feito perdido pelo Michael. A segunda, infelicidade do Andreas, sem esquecer que David Luis estava de frente para o campo.
Belo texto.
SRN
Meu caro Haroldo acorda desse sonho. Essa diretoria é incapaz de estabelecer uma estrutura realmente profissional qualificada e onde a meritocracia é levada em consideração?
Vc consegue imaginar algo assim com Braz , Spindel , Soldado e Juan?
Amigo vão mandar o louco argentino embora , vão demorar meses para escolher sem critério alguém com grife no exterior e lá nave vá….,
Voltaram ao papo de estádio , de SAF.
Como bem disse nosso KL qualificar seria o caminho. Mas com essa turma é comprar jogador caro , arrotar soberba e achar que todo mundo é otario.
Forte abraço
Octávio meu caro!
É evidente que um C. O. da indústria de Petróleo como o Landin conhece perfeitamente as estruturas básicas necessárias de gerenciamento de qualquer business no mundo.
As que ele não tive expertise exata, ele é capaz de entender, estruturar minimante e delegar em 30 dias!
Então isso que estamos vendo a 5 anos é absolutamente proposital! Todos esse enganos tem evidentemente alguns propósitos!
MEU GRANDE IRMÃO OCTAVIO!
Se eu estivesse almoçando com você e Kleber, esperaria o Guru ir ao banheiro para te fazer um confidência…
O “apelo” dele é absolutamente legitimo. Mas encaixa muito mais nos nossos conceitos que nos deles…
Hoje, a Gávea é um terreno minado pra nosso Guru.
Pelo menos três vezes ao ano colocam um laço no pescoço do cara.
Sabemos e temos certeza, quê, se os imbecis e incompetentes acompanhassem o noticiário e as ansiedades da Nação, nada disso estaria acontecendo.
Por mais que o Kleber tente, a panela não se comove.
Dorival, que pouco ganhou na carreira, levantou dois títulos da maior importância treinando o Flamengo.
Esse ano está do outro lado lutando pelo bi.
Será que ao final vamos descobrir que o elenco é fake e o técnico o máximo.
Ele, mudando seu estilo de moço bom pra “Abel Ferreira”, já deu uma cutucada de leve mencionando a “sorte”…
Pelo que estamos jogando (?), não tiro a razão do Dorival.
O elenco é o mesmo! A diferença com ele, é que os bonecos jogavam nas suas casinhas correspondentes.
Hoje, vivemos como minhoca cega achando que macarronada e uma grande suruba…
Bj enorme, MEU irmão…
Meu queridíssimo e belíssimo loiro de Angra dos Reis!
Sua forma “coloquial e peculiar” de expor as suas ideias é sem dúvida um estímulo e inspiração para nós nesse tempinho frio!
Ou seja, cadê aquela garrafa meu caro? Se só tiver aquele nacional, pode ser tbm!
Qto ao que propomos, só fatora agora combinar com os russos.
Kleber
“PIOR QUE DECIDIR ERRADO É NÃO DECIDIR”
Assino a sua mensagem ao presidente.
Acho que toda a Nação.
Abraços
Amigo Grillo
Como sempre, um texto excelente de um presidente do Flamengo, que sabe TODOS os caminho das pedras.
Uma pena que não chegue nem perto da Gávea.
A Nação concorda com cada vírgula. Quem manda no clube, ignora…
O que adianta sair com a Paolla Oliveira e não contar pra ninguém?
Esse presidente arrogante, prepotente e cheio de soberba, jamais aceitaria uma opinião que não fosse do próprio ou do seu fraquíssimo staff. Vamos continuar batendo na mesma tecla, repetindo a mesma coisa jogo após jogo. Antes de temer a copa do Brasil, estou com medo de um vexame histórico contra o Botafogo. Acho que até São Judas Tadeu desanimou.
Ficou difícil acreditar em milagre. Enfim… é futebo!!
Caro Kleber e amigos!
Antes de mais nada, parabéns pela sensibilidade e coragem de colocar uma carta aberta de um grande flamenguista, para outro grande flamenguista.
O presidente Landim é um vencedor. Um empresário muito bem sucedido na vida e nos negócios. Essas conquistas, imagino que não foram obras do acaso. As conquistas foram fruto da sua inteligência, visão e capacidade.
As vitórias na vida acontecem, muito em especial, quando somos obrigados a mudar alguns rumos nas empresas e nos negócios. Certamente o presidente Landim já fez e ainda faz esses atos. O empresário deve ter a ousadia de muitas vezes sacrificar um amigo, dois ou três, em favor da salvação do negócio. Ele sabe disso.
O presidente Landim, com sua costumeira capacidade, deve ou deveria compreender, que colocar em cargos aquele famoso ” muito amigo “, poderá lhe dar um péssimo atestado de erro. Não coloque ninguém em cargos que você não pode demitir depois. É o caso do Braz, que hoje político, precisa desse cargo para se evidenciar, e claro, sabe que o presidente Landim lhe outorgou condição de insubstituível.
Talvez, o maior erro do presidente seja esse. Ele se casou com um liquidificador de técnicos e quer ir com ele até o final do seu mandato.
Outra coisa em administração é crucial para o insucesso. A falta da hierarquia. Se for falha e é o caso do Flamengo, tudo piora.
Fiquei surpreso com a citação do nome do Mano Menezes pelo KL. A impressão que dá, é que aquele passado, o condena.
Vamos aguardar.
Sou sincero. Não creio em mudanças.
Parece que o cadeado dessa panela ninguém consegue abrir.
SRN
Canindé meu caro!
As citações a nomes absolutamente repugnantes da cosmovisão rubro negra ultimamente acontece por puro desespero, estamos desesperados meu caro!
A convicção de que somente o Tite seja a salvação para 2024 é puramente um ato de desespero!
A massa crítica rubro-negra entende que essa diretoria não quer ou não é capaz de criar uma estrutura profissional propositiva, coesa e equilibrada no clube, então é necessário transferir essa incumbência a figura do técnico, no caso o Tite, que é o melhor gerenciador de grupos que existe por ai.
Landin tentou isso com Paulo Souza, com Vitor Pereira e agora com esse “palitador de dentes em coletivas”, é o fim meu caro, o fim!
Amigos Flamengo de 2023 ,só serve pra fazer raiva aos seus torcedores e alegria dos antis.
Tem que demitir o engodo do técnico, dane-se multa, o prejuízo será maior se manter essa coisa nogenta desse técnico.
Kleber meu querido, se vc esta pregando para o Lanin, sinceramente vc esta pregando no deserto!
Basta saber que um dos principais “argumentos” (factoide) dele estar mantendo essa situação caótica é não dar razão as suas críticas no Conselho Deliberativo do Clube.
Outra questão, vc acha que ele não sabe que o vice de futebol pode perfeitamente apenas cumprir uma figura decorativa, estatutária?
Que ele não sabe que um gerente de futebol, que um diretor esportivo é o modelo que as principais gestões do futebol nacional estão fazendo?
Landin sabe disso tudo meu querido, e o problema é que “ele não quer”!
A mecânica da saída “desse Nero argentino” será a mesma de sempre, ou seja, “ter um bode expiatório para polarizar a culpa pelos fracassos e isentar a presidência dos enormes erros em 2023”.
Então a ideia do Landin é dispensar o Sampaolli apenas se ele for derrotado na Copa BR. Se ganhar quem sabe mantê-lo para o ano que vêm já com uma nova estrutura mais profissional no clube com o Brás esvaziado.
Ou seja, Landin pretente reunir forças antagônicas como gestão profissional, técnico incompatível e vice de futebol amigão dos jogadores, tá na cara que vai naufragar!
Eu vejo vários problemas! Vai demitir o Spindell que é primo do Bap? Não vai né? Então como vai esvaziar o Brás e profissionalizar de vez a gestão do futebol?
Falta vontade política meu caro! Talvez seja o sacrifício necessário para uma renovação política ano que vem.
E olhe meu querido Kleber, com esse futebol não ganhamos a Copa BR e tbm não chegamos nas vagas para a Libertadores 2024, escreve isso.
Amigos, que a sacudidela tem que ser promovida é fato.
A sugestão de Filipe Luiz assumir, análoga à época de Carpegiani, não é ruim para esse final de temporada; já a contratação de Mano Menezes não me parece adequada, uma vez que seus trabalhos demoram a mostrar algum resultado, como no Brasileiro de 22. Não temos tempo pra isso.
Eu, que detesto o Narigueta Ceni, pela sua arrogância e trabalhos pífios, fora quando compôs com o elenco em 2020, sou obrigado a concordar que seria a única opção neste momento. Conhece bem esse elenco mimado e soube lidar com ele, escalando a panela inteira com aquela solução estapafúrdia de Arão de zagueiro e um veterano de 35 anos de volante de marcação.
Defensivamente foi um desastre, lembrem-se, mas Gabigol, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Bruno Henrique resolveram jogar e quando eles resolvem jogar, como dizia o Michael, “esquece”.
Em 10 jogos, contrariando a descrença do Nino mas com o meu otimismo e o do amigo Marcio Iongadata, fomos campeões com requintes de crueldade na última rodada, mas fomos campeões, é o que importa.
Portanto, amigos, tapem seus narizes, tomem um porre, fechem os olhos e aceitem que o Ceni é o que temos para o momento.
É uma tentativa, não é certeza de sucesso, mas eles têm a obrigação de tentar porque com esse tresloucado treinador já sabemos o final do filme.
Quem diria, hein Sr. Fernando Roberto? Mas é Ceni já !
Fernando Roberto,
Com o Ceni tem que se discutir algumas questões, tanto com o técnico como com elenco!
A 1a é com os jogadores que aparentemente gostam dele, ou seja, se eles vão correr de fato por ele? Se vão querer jogar de boa vontade no seu esquema de jogo “posicional”?
Em 2021 toparam jogar depois de uma conversa, por 10 jogos.
A 2a é com o técnico, precisamos gerenciar o elenco, ele vai jogar com centro avante enfiado? Vai pelo menos alternar entre Gabigol, Pedro e BH?
A terceira que questão é de ordem administrativa, com o Vice de Patrimônio do clube, visto que parece que uma das exigências do “O Corvo” é reaver a sua marmita de frango roubada por um dos seguranças do clube em 2021!
Nino, não são 10 mas 17 jogos. E não penso mais em Brasileiro pois tudo conspira para o título do Botafogo que, se não vier, será uma das maiores zebras da história do Futebol .
Ontem Luiz Araújo chegou na cara do goleiro, tocou e a bola bateu na perna do próprio e saiu pela lateral; hoje o Diego Costa, que não joga há muito tempo, tocou e a bola bateu no goleiro e subiu…nas redes.
Mas, pra dois jogos contra o São Paulo, mesmo que ele nunca tenha ganho deles, ele dá pro gasto. Ia tirar essa inhaca desse time lerdo e daria um gás novo.
Caro Fernando,
Sempre gostei do Ceni, que a partir do seu trabalho, colocou o Fortaleza na Série e ele se manteve. Além de tudo, preparou CT e organizou o clube.
É um nome que tem muito futuro.
Não tenho certeza, mas como técnico, nunca ganhou do São Paulo, até porque sabemos, que sua história lá é de um mito.
Até Jaime Almeida eu desejaria nesse momento.
O Flamengo perdeu seu rumo.
O Cuiabá ganhou do Flamengo e acumula três derrotas consecutivas. Isso, para que todos saibam, como nosso time perdeu o horizonte.
Amigo, que seja qualquer um, até Vagner Mancine.
SRN
Canindé, Mancine eu trocaria e ainda daria troco cara!
Caro Kleber!
Desconheço os bastidores do futebol do Flamengo.
Analiso com os princípios gerais.
Não vislumbro uma troca de treinador às vésperas das finais da copa do Brasil como salutar, exceto se o Tecnico perdeu o vestiário. Ai sim, urge a medida extrema.
No mais, ultrapassando a fase decisória, resta avaliar se existe chance de conquista do Brasileiro.
E, aí, outra decisão, e esta, fundamental: a grande reformulação!!!
Começa já ou aguarda-se o final do brasileirão?
Penso que, terminada a Copa do Brasil, reconstrução neles!!!!
É isso que vejo!
Presidente,
Desde o episódio “Pedro”, o argentino perdeu totalmente o vestiário!
A coisa só não esta pior pq David Luís e Felipe Luís tomaram como incumbência de conscientizar os demais jogadores que eles são profissionais e portanto uma anarquia geral seria péssimo para todos, com consequências imprevisíveis.
Mas tome nota, a partir desse episódio, aquilo que já era ruim e remediado estava, se tornou irremediável. Ali era necessário a dissolução de toda comissão técnica, mas como o Sr. mesmo citou, estávamos as vésperas de uma “quarta de finais de Libertadores”.
A diretoria não entendeu, ou não quis aceitar até agora que a o acontecido foi um “fator superveniente impeditivo, gravíssimo”, e que se nada fosse feito a temporada acabaria ali, como o que estamos vendo.
Quer saber o que acontece com o Flamengo ?
Leia a coluna do kleber Leite no JB.
http://www.jb.com.br
Amigos,
Os problemas existem e sabemos quais são, porém, o momento pede pragmatismo. Vamos ganha a Copa do Brasil e após discutir 2024?
Nessa primeira ação, basta uma única atitude. Demitir Sampaoli e contratar alguém normal.
Como dizem os argentinos… ME EXPLICO!?
SEMPRE Perfeito , presidente ❤️!!
Excelente orientação de quem conhece tudo. Parabens!
Mas aí eu teria que ser utópico ingênuo e acreditar na humildade de um homem soberbo e arrogante!
Kleber querido, vai aqui um relato….mais um desabafo, se me permites.
Toda a turma da Chapa Azul, que veio do BNDES, conheço todos, pelo menos, uns 25 ano!
A única exceção, contudo, era o presidente Bandeira, que trabalhava em uma outra área diferente da minha mãe, que também era funcionária de carreira do BNDES.
São todas ótimas pessoas. Honestas ao extremo até onde sei. Competentes ao extremo em suas áreas de atuação profissional, super graduados, mas o futebol não passou pelas suas vidas, além das arquibancadas.
E, naquele exato momento em que Bandeira era eleito, era tudo que o Flamengo precisava. Éramos um clube degradado e corroído por dentro e por fora, mal visto, sem honestidade, sem crédito (financeiro e institucional) e outras tantas mazelas.
As primeiras providências que o Bandeira tomou, foram:
1 – Devolver Wagner Love ao CSKA
2 – Demitir Dorival JR. Que tinha em seu contrato, gatilho de aumento a ser pago na gestão de Bandeira, mas que foi assinado na gestão anterior da Patrícia.
3 – Contratar EY para uma varredura.
4 – Entrada da Peugeot como patrocinadora.
5 – Troca de fornecedora de material esportivo.
6 – O inicio imediato em pagar todas as contas.
Outras tantas atitudes foram importantes, mas, a mim, esse foi o chute na porta.
Difícil comandar um clube com R$ 800 milhões de dívida, mas eu considero como maior feito de Bandeira, quando do momento do racha político e com uma eleição à frente, JAMAIS TENHA DESVIADO do que fora acordado para a criação da Chapa Azul.
Com a saída de tantos vices, o Flamengo oscilou para cima e para baixo, da direita para a esquerda, e mesmo assim Bandeira continuou remando. Tanto é verdade que o crescimento perdurou sustentável mesmo após sua saída.
O grande problema, contudo, era a falta de futebol correndo nas veias. Bandeira e todos da Chapa Azul são torcedores. E ponto.
E OK! Continuo vendo que naquele momento era tudo que precisávamos para sair do caos que vivíamos. E nada me convence que se possível fosse, Bandeira seria eleito pela terceira vez e enterraria politicamente a quem hoje tanto nos assombra.
O DNA que está aí é o mesmo de 2012. A diferença é que o atual é frio, arrogante, prepotente, soberbo ao extremo, acima do bem e do mal, que só aparece para tirar fotos nas conquistas, e esconde a cabeça na terra quando dá merda.
Futebol não é e nunca foi o forte dessa gente que comanda o Flamengo.
O meu grande medo, e acredito que é o medo de muita gente que anda incomodada com a atual gestão, é que os que gritam e os que falam ao pé do ouvido nos corredores, quadras e estacionamento da Gávea, dizendo que entendem e bem de futebol, deixaram um passivo de R$ 800 milhões !
E a soberba desses que hora gritam, hora falam ao pé do ouvido, sugere que o Flamengo foi hiper campeão nas suas gestões. E NÃO FOI ! NÃO FORAM !
OK, 2024 está quase chegando e com ele chega a eleição.
E a primeira pergunta que eu fiz, na resenha com ao amigos, que fugiram de ver o jogo foi: Hora de mudar? O sim foi unânime.
Vamos acreditar em quem sempre disse que entendia de futebol e que por incoenpetência nunca teve dinheiros em mãos? O Não foi unânime.
Vamos acreditar na atual gestão, somente com a troca de nomes, que pode e deve ser o ” Duxin” e /ou Bao? A histeria do Não foi enorme, deu até porrada.
E aí surge o nome do Wallin, que traduzindo para os amigos do blog, é uma terceira via originada da mesma Chapa Azul. Também vindo do BNDES, da mesma chapa, mesmo DNA e tem os mesmos problemas.
A mim, Wallin e Pracownik tiveram tempo suficiente para aprender, identificar, ajustar os termômetros mesmo estando de fora da presidência.
Todos os acertos que essa estão atual fez, eles são capazes de ter também.
E eu espero e acredito que em algum momento, essa dupla chegue à presidência.
Mas não sei se ambos teriam chance de abrir mão de suas vidas profissionais nesse momento.
O que eu espero, é que essa dupla tenha focado no erros que o Flamengo cometeu em todos esses anos, e saiba como se desviar para não cair no loop maldito.
Tudo isso amigos e, pragmático que sou, como bem me apelidou carinhosamente o Kleber, para lhes dizer que:
1 – ” Duxin” e ou Bap tem hoje, enorme chance de se ” reelegerem’,’ porque não há oposição à altura.
E tem mais….
Ainda que tenhamos bons nomes, a possível e indispensável composição politica, pode estragar tudo.
Não podemos esquecer da velha turma que hora grita, hora sussurra nos corredores da Gávea, que entende de futebol, ELEGEU A CHAPA AZUL. Ou porque não confiava nos seus pares. Ou porque não queriam esse pepino de R$ 800 milhões em mãos. Ou porque não tinha ente competente. Afinal, né…. foram eles que construíram esse monstro.
Há bons nomes a considerar, como os que eu citei, mas poucas chances de aceitarem.
2 -Não da para criticar os integrantes da Chapa Azul hoje, dizendo que eles não entendem de futebol. Isso eu sei a 25 anos, e tenho certeza de quem confabulou, votou e elegeu em 2012, também sabia disso.
Que fique claro. MUITO BEM CLADO:
Não é crítica, não é farpa, não é tiro no peito…é uma constatação de um fato. Fato este que precisa urgentemente ser corrigido/ajustado/pivotado ……sei lá. Mas urge mudança, como bem disse o Kleber no seu texto.
Só que as pessoas que consomem o Flamengo além das 4 linhas e da arquibancada, precisam saber que o texto do Kleber, conciso, emocionado e VERDADEIRO, tem TODO UM CONTEXTO, que deveria ser mais discutido, do que somente futebol dentro de campo. VAI ALÉM DISSO, MEUS AMIGOS!
Demitir ou não o Carecation, reformular todo o elenco e comissão, tirar ou não esse ou aquele vice presidente, acaba virando uma resenha de 4 amigos que não querem ver o jogo do Flamengo, se não discutirmos antes, o modelo de gestão que queremos no futuro.
Por essas e tantas outras que sou favorável a SAF.
A politicagem e a vaidade dentro dos clubes, corroem por dentro.
É quando um reles mortal, acha que é mais torcedor, porque tem acesso a fazer fofoquinhas e intrigas dentro do clube. Seja lá qual for o clube.
Se o Egon, montar um clube na Parnaioca ou em Marte e, tiver vaidade nos envolvidos, vai dar merda!
Estou alertando a muito tempo. Está na hora de olharmos para dentro e menos para fora. O nosso Norte, continua no mesmo lugar. O que nos falta é uma melhor condução.
A nossa insatisfação não pode e nem deve ficar presa ao sucesso dentro de campo.
Não me importaria de perder a Copa do Brasil, se no dia seguinte, o Landin, desse uma declaração de peito aberto e verdadeira, dizendo que aprendeu com todos os erros da temporada e, que não há menor chance de repetir uma única vez.
Mas aí eu teria que ser utópico ingênuo e acreditar na humildade de um soberbo e arrogante!
O atual momento para quem pensa além das 4 linhas é muito tenso.
Ou convencemos Bandeira a voltar ou convencemos alguns poucos bons nomes a assumir o papel que era deles outrora. Por hora, não vejo uma terceira opção.
E para não perder essa viagem.
Escolham bem quem assistir nas mídias. Tradicionais e os influenciadores.
Muita gente falando merda, sempre se aproveitando do caos alheio.
# O caldo entornou a muito tempo.
Me interessa saber, quem lima o chão!
# Hora de morfar, cambada. Vamos ao que interessa de fato e menos perfumaria.
# Alô motorista, não precisa nem parar. Dá duas pisadas no freio, que eu vou descer nesse ponto!
Prezado Kleber,
Concordo com o seu pensamento, mas faço uma pequena observação : seria normal contratar, neste momento de crise profunda, alguém que, simplesmente, já abandonou o Clube por considerar-se ” incapaz de se fazer compreender ao elenco ” ?
Abs e saudações rubro-negras!
ONTEM FIZ ESSE MESMO COMENTÁRIO.
Além de Filipe Luiz, uma comissão com Diego Ribas e Rodrigo Caio.
Juan e Fabinho pra casa.
“Quem acha um absurdo entregar o Flamengo ao Filipe Luís, ao menos para tentar ganhar a Copa do Brasil, não conhece a história do Flamengo. Eu era repórter setorista na Gávea e vi esse filme com Carpegiani assumindo e ganhando tudo em 1981 e 1982. Situações idênticas.”
Renato Maurício Prado
Mestre Egon, fizeram isso em 81.
Tiraram o Dino Sani se não me engano que os.jogadores não.gostavam e colocaram Paulo César Carpegiane..recém aposentado, que nem havia se despedido oficialmente.
Deu certo..campeão da América carioca e mundial e brasileiro 82……
Quem sabe a história se repete.?
ETA pleura..não tinha lido tudo mestre, me desculpe. A informação já havia sido dada..kkkkk
Perfeito Egon e RMP… esse é o melhor caminho pra salvar o ano e quem sabe de um novo futuro.
Complementando o comentario acima, a vaca do Landin desandou quando cedeu aos anseios do BAP e Capitão Léo na perseguição ao Pelaipe. Ele blindou a politicagem no ninho, trouxe e liberou o caminho para o JJ.
Depois que ele caiu, acabou qualquer raciocínio no futebol… tudo desandou… cadê as consultorias, centro de inteligência, evaporou tudo…
Sinceramente estamos em 2023 num mato sem cachorro.
Trocaram o treino de quinta de manhã, para quinta a tarde.
Por coincidência mais uma.festa do ” idolo” Gabriel na quarta a noite..
Quando a coisa toma essa proporção, é caminho sem volta.
Liliano meu caro!
O nome da festa é “O Poderoso Gaby”, uma alusão ao Poderoso Chefão!
Chega né? Ciclos um dia tem fim e o Gabriel esta se julgando maior do que o Flamengo, não busca mais títulos em sim marketing pessoal.
Consta que uma parte (os que tem juízo) do elenco não irão a festa! Outra que organizadas estão promovendo um protesto nas proximidades da festança…
Tomara que o Rabygol sente bonito nessa para prender a respeitar o nosso Flamengo.
COISA IMPRESSIONANTE….
Qualquer coisa que o Botafogo faça, por mais absurda que seja, acaba em gol…
Se o goleiro bater um tiro de meta e acertar o holofote, na volta cai na cabeça do Diego Costa…. e saco…
Tá iluminado!!!!
São 28a sem títulos meu caro loiro, tem uma hora que o universo conspira a seu favor!
O próximo eclipse botafoguense só em 2051, acho que não estaremos aqui para ver.
Nessa carta, tem dois equívocos:
– Faltou pedir a renúncia do Landim e sua gang ;
– Cogitar Felipe Luiz como novo técnico é como celebrar com a raposa , após ela devorar suas galinhas….
Pois , tenho informação verídica que o mafioso e ex jogador Felipe Luiz foi o articulador mor pelas quedas de Domenec , Paulo Souza e Vitor Pereira…. ele comandou um boicote interno ao trabalho desses profissionais.
Quer mudar??
Começar contratando um gestor profissional de futebol :
Punição, com multa, a atletas com atitudes amadoras;
Renovação do elenco;
Demissão de Marcos Braz,
Valorizar prata da casa;
Essas já seriam um bom início!
Caro presidente, do atual presidente do clube não podemos esperar absolutamente nada e ele sabendo da sua ideia, mais provavel que nem sequer pense no assunto. Não esqueça que esse dirigente, aliado de primeira hora do ex presidente da republica de quem ouviu proposta para ser ministro de Minas e energia, evidente que não concretizado, ouviu e foi convidado para função na Petrobras sendo que teve convite suspenso por ação do Mp. O Bolsonarista que colocou o clube em campanha para presidente da republica em atos acintosos, inclusive durante o dia da votação em primeiro turno, levando delegação campeã para ser recepcionado pelo então candidato, sem contar que a esposa, diretora do clube, foi punida por postagens xenofóbicas e etc contra os irmãos nordestinos, em sua maioria torcedores declarados. Ainda bem que não logrou exito.
Rodrigo meu caro,
Ai vc pensou com o fígado e misturou alhos com bugalhos, com todo respeito!
Uma coisa é a postura política, religiosa, sexual, econômica etc do sujeito, outro é sua postura como presidente do Flamengo.
Como presidente ou ex-presidentes temos a postura do Andréas Sanshes do Corinthians, que disse essa semana “que no Corinthians não vai haver SAF, que o clube não precisa de SAF”.
Isso sim meu caro é postura de presidente, enquanto isso o Landin viaja para Miami para encontrar investidores para SAF no Flamengo, vai a Madri com desculpa de estudar estádio, o que isso que estamos vendo meu caro?
Então é bom entender quais são os interesses do Landin!
Isso mesmo amigo Liliano!
Esqueci que era o Dino Sani no comando…
Se não me engano Carpegiane saiu do campo pra linha lateral…
Isso ai amigo. Abração
E a nova agora é a festa do gabiquasegol terça,treino vai ser quarta a tarde,kkkk,vai tomar uma carroçada do Botafogo sábado,e ainda defendem Gabriel que enrola a mais de um ano,uma vergonha ,e o pior não tem como vender, ninguém faz proposta pra esse rapaz,podia ir embora pra cantar rap.
Isso mesmo, Léo. Nem tanto pelo jogo de hoje porque o Bahia é bem fraquinho e ainda tomou um gol com cinco minutos. Mas semana passada os caras passaram o carro por cima do Inter, esse mesmo Inter reserva que não conseguimos vencer ontem.
Correm mais que coelhinho de desenho animado e tudo(inclusive tudo) tá dando certo pra eles. Os adversários perdem gols incríveis, quando não é o goleiro de 1,96 m. deles é a ruindade dos atacantes adversários.
Fico imaginando a gente tomar um contra ataque deles se fizerem um gol na frente. Vamos tomar um balaio!
De positivo pelo menos acho que o maluco vai ser demitido. Técnico nenhum, em má fase, resiste depois de tomar uma sacola em clássico.
Semana cheia, de novo! Com o agravante de festão na quarta .
Prenúncio de tragédia!
Se eu fosse o Lil Gabi cancelaria essa festa. Tem tudo pra dar mwrd@.
meus amigos sempre gostei do Gabigol, mas de um tempo pra cá o amor está acabando, o cara em nenhum momento chama a responsabilidade de ídolo, não se esforça mais durante os jogos, e agora com a situação que vive o flamengo o cara vai fazer uma festa, e ano passado na volta da seleção ele não quis se juntar ao grupo fora do Rio de janeiro. o treinador precisa ser demitido antes da final, mas quem vai assumir esses preguiçosos ?
único treinador que eu acho que pode controlar essa equipe é o Tite , e que tem uma boa comissão técnica . antes de assumir a seleção esse cara era quase unanimidade no futebol brasileiro, será que desaprendeu ? mas pode ter problemas com Gabigol. O Tite só não pode jogar posicional como vinha fazendo na seleção. Egon , mal comparando , o Tele Santana ( craque) vinha de dois insucesso em copas, e chamado de pé frio, depois assumiu o são Paulo e arrebentou. olha gente não estou comparando Tele com o Tite, foi só uma lembrança,
que seleção é uma coisa e clube é outra, e nem sou fã do o Tite, mas que no momento quebrava uma árvore !
1) Discordo sobre o retorno do Mano Menezes ao Flamengo, assim como um eventual comando do Filipe Luís (tem curso de treinador?)
2) Pode sangrar, machucar, mas trocar de treinador de novo?
3) O ano não pode acabar após a final da Copa do Brasil, independente do resultado. Vencendo ou perdendo para o São Paulo (o encanto no Morumbi está acabando), o Flamengo tem a obrigação de lutar até a última rodada pelo título ou pelo vice do Campeonato Brasileiro.
4) Como disse, sou contra trocar o treinador de novo, mas é preciso mexer no futebol como um todo (dirigentes, jogadores, staff, DM, gerentes, etc).
5) Além disso, mudar a mentalidade de vender todos os destaques da base para contratar medalhões. Só em 2023 saíram Matheus França e Matheus Gonçalves que muito bem poderiam substituir ontem o Arrascaeta e Luiz Araújo. ER7 entrou muito mal. Enquanto isso tínhamos há poucos dias Vidal, Marinho, Allan, Varella e cia.
F.Luis não tem a licença A de treinador profissional, só tem as de bases.
Amigos, entendo quem pensa que a solução para o Flamengo seja mudar o treinador, mas não é. Sou a favor de continuidade, apesar de saber que o trabalho do Sampaoli, depois de tudo o que aconteceu, provavelmente não tem mais pra onde ir. Não sou fã, nem nunca fui, e tampouco fui favorável à sua contratação. Sou a favor, sim, de treinadores estrangeiros, pois, já faz um tempo, mostram que sabem muito mais do que os nossos locais. Por aqui, não há um destaque ou unanimidade. O Brasil já teve treinadores excelentes, mas perdeu o “pé-de-obra” de qualidade para o futebol europeu, que sempre trabalhou em prol de tentar superar o sul-americano, até que conseguiu…
Mas, sobre o Flamengo em específico, a troca correta é profissionalizar a gestão como um todo, não apenas as áreas que nos trouxeram bonança financeira, mas, principalmente, o futebol, este sendo o CARRO-CHEFE do nosso amado clube da Gávea. Há que se ter métodos, processos e cobranças sendo feitas por quem tenha poder e moral para implementar uma hierarquia que funcione com cada um sabendo as suas responsabilidades e sendo cobrados aqueles que não entregarem o seu melhor. Para além disso, num clube saudável financeiramente, é obrigação que trabalhem os melhores profissionais em TODAS as áreas, dentro e fora do campo. Falta muita coisa na estrutura e o que vemos em campo em 2023 é um reflexo da bagunça que é, na realidade, o DF do Flamengo. As conquistas de 19, 20 e 22 acabaram mascarando o que 2023, enfim, cobra. Uma hora, a conta chega…
Nem vou discutir o elenco, pois penso ser qualificado, apesar de achar que os jogadores possuem lá a sua parcela de culpa, tendo sido no mínimo coniventes com os problemas quando pediram férias mais longas após as conquistas de 2022. Ninguém, nem o Dorival, nem a diretoria, nem entre os próprios jogadores, parou pra pensar que jogaríamos um MUNDIAL DE CLUBES logo no princípio desse ano e que, para vencermos, precisaríamos estar na ponta dos cascos numa eventual final contra um REAL MADRID em meio de temporada, com o estelar elenco na ponta dos cascos. Alguém achava que, estando fisicamente meia boca, o Flamengo teria alguma chance? Tanto não que ficamos ainda no caminho do Al Hilal… fomos prejudicados? Sim. Mas, em forma, com certeza teríamos superado essa questão e obrigatoriamente eliminado o Al Hilal.
Digo mais: havia, antes ainda, a final da Supercopa contra o Palmeiras, que voltou antes e treinou, não trocou treinador (que já vem desde 2020 no cargo) e, apesar de algum prejuízo da arbitragem tbm, o Flamengo não se mostrou competente para o título. Idem ao perdermos a Recopa dentro do MARACANA…
Enfim, ou o Flamengo implementa mais gestão nos seus departamentos, ou vamos seguir contando com a sorte e fazendo rodízio de treinadores a cada ano. Aproveito aqui para deixar uma reflexão que vejo poucos falando: pra um clube que quer demonstrar credibilidade frente até os gigantes europeus, como ser levado a sério trocando o comando técnico 2 ou 3 vezes por ano? E como persuadir treinadores de renome a, um dia, assumirem o clube, se já virão com a contagem regressiva ligada? Ou alguém tem dúvida de por qual motivo JJ não voltou? Ele fez o que fez pq isolou o seu trabalho do extra-campo e foi profissional em todos os aspectos do seu cargo. Deu no que deu. Depois que ele saiu, ninguém aprendeu nada e voltaram ao oba-oba. Tbm deu no que deu…
SRNs!
Não vejo Sampaoli como um técnico ruim, mas não faz o estilo que os jogadores que o Flamengo gostam, que é um técnico paternalista, que os deixe à vontade para gerenciar os treinos, folgas, escalação nas competições, tal como foi Dorival e Renato Gaúcho. Infelizmente, o único que teria respaldo da torcida para botar para quebrar é Jorge Jesus, o que faz com que troquemos de técnico de 6 em 6 meses, às vezes menos.
E não venham me dizer que os jogadores não se adaptam ao jogo posicional, porque, se isso for verdade, não temos os melhores jogadores. Pois os melhores são aqueles capazes de se adaptarem ao esquema tático proposto pelo técnico. Não estamos mais na época em que só o talento resolve, o futebol hoje necessita de tática. Vejamos o exemplo de Abel Ferreira no Palmeiras, com o respaldo da direção, enfileira títulos e sempre está no topo da tabela. Provavelmente, será o campeão da Libertadores novamente. Porque lá tem comando e os jogadores executam o que ele orienta e não é monotático. Enquanto os jogadores dominarem o Flamengo, sentados nos títulos que conquistaram, pagaremos multas contratuais e teremos atuações medonhas como várias desse ano e do final do ano passado, com 3 técnicos diferentes.
SRN
Discordo. O Palmeiras joga da mesma forma desde que o técnico português assumiu a direção. Quando chegou, por sinal, era criticado por praticar futebol feio, como é feio até agora. São anos comandando, diferente do Flamengo que é um grupo vencedor, continua vencendo porque tem qualidade. Acho estranho quando torcedor coloca em dúvida a qualidade do nosso elenco. Parece que não assistiam nossos jogos porque éramos fraquissimos. Outra coisa: se o técnico não sabe fazer os jogadores jogar da sua forma, demita-se, porque é a comprovação que perdeu controle do elenco. Jogadores são campeonissimos. Já o técnico me diga 5 títulos dele.
Zamen,
Não estou colocando em dúvida a qualidade dos jogadores e sim a vontade deles. Se são ótimos, como quase todos definem, são capazes de jogar em qualquer esquema de jogo. Senão estaríamos admitindo que não se adaptariam ao estilo do Guardiola, que é, provavelmente, o maior técnico de todos os tempos.
E, se a teoria estiver correta, que eles derrubam técnicos, talvez a direção devesse deixar a cargo deles contratar também, já que está uma bagunça só!
SRN
Oh Paulo, vc só esta se esquecendo de mencionar que no Palmeiras eles tem uma gestão esportiva 100% profissional.
No Flamengo cancelaram o treino de 4a feira pela manhã em virtude da festa do Gabigol na terça a noite varando pela madrugada.
Quer bagunça maior que essa?
Mais uma prova que os jogadores mandam no clube e escolhem horário de treino.
SRN
Avião batendo motor…
Dudu lesionado …
Árabes querendo levar Gomez e Ro…
Técnico insatisfeito e mandando indiretas…
Torcida esperando motivos para se rebelar….
A vida da Tia Leila, anda tensa !
Esqueceu-se de mencionar meu caro Anderson:
– São favoritos para as finais da Libertadores
– Provavelmente chegarão no Botafogo no Brasileirão
– Elenco mais barato que o do Flamengo
– Ótimo gerenciamento de elenco
– Técnico a 4 anos no clube.
Esse avião estava lá encostado cheio de B.O em Portugal até a tia Leila ir lá ressuscitar esse avião! Já deu para ver que é uma lasanha!
Caro Anderson,
Gostaria de estar nessa tensão deles, gestão profissional, à frente nossa no Brasileiro, favoritaço da Libertadores, com vantagem de 4 gols e decidindo em casa…
SRN
Se os donos do kibe, resolverem levar o zagueiro e o atacante, vc verá Tia Leila chorar.
Final de título nacional nas ruínas do Morumbi, só falta Rogério Ceni no comando
Lembra alguma coisa, Marcio Iongadata?
Flamengo ganhará os 2 jogos.
1) pelo poder de mobilização desses jogadores em decisões
2) qualidade dos elencos
3) futebol fraco que o São Paulo tem jogado
Ainda assim, com título ou sem, espero que o ano não termine dia 24/09. Flamengo tem obrigação de lutar até o fim pelo Brasileirão.
Amigo Fernando, acho que precisamos incluir o otimista Michel no seleto grupo dos que acreditavam na volta olímpica na bambilândia. Como você bem disse no post anterior, “com requintes de crueldade”….valha-nos Deus e Divina Providência!