Polêmica

imagesEste tema é interessante e polêmico. O goleiro Fernando Prass, em entrevista coletiva, não só afirmou que não vê nada demais em um jogador aceitar incentivo para vencer, como também garantiu que já recebeu polpuda quantia para seu time derrotar o adversário. Isto é conhecido no meio do futebol como “mala branca”. O incentivo para ganhar não parte do clube que o jogador defende, e sim, de um outro clube interessado no resultado. Exemplo hipotético: Flamengo x Vitória, o jogo. O Palmeiras que tem interesse na vitória do Flamengo, pois briga com o Vitória para não cair, entra em cena.  Neste caso, a turma do Palmeiras oferece um incentivo aos jogadores do Flamengo para que estes ganhem o jogo. A legislação esportiva condena e a tese é a de que quem recebe para ganhar, pode receber para perder. Particularmente, acho um equívoco. Quem recebe para ganhar, pode perfeitamente se recusar a receber para perder.

O procurador do STJD, Paulo Schmitt, vai oferecer denúncia, tentando a condenação de Fernando Prass, por este ter admitido que já recebeu dinheiro de um outro clube interessado no resultado para ganhar o jogo. Desde minha época de repórter tenho conhecimento deste tema, ou seja, este assunto existe não é de hoje… Já soube de caso em que os interessados pela vitória de um time paulista “armaram” o incentivo dentro da concentração deste clube, e clube tido como exemplo de conduta e disciplina. Neste caso, não adiantou muito, pois apesar do incentivo, o time em questão foi derrotado.

Há também o caso da malandragem envolvendo dirigente desonesto que levanta o dinheiro no clube para incentivar outro time a ganhar, e fica na dele, não comunicando a intenção aos jogadores do time que precisa vencer. Se vier pela boa e, mesmo sem incentivo, este time vencer, ele pega o dinheiro e põe no bolso. Se ocorrer a derrota, vida que segue…

As histórias são muitas e a polêmica vai continuar. Se você estiver com a intenção de colaborar, por favor, responda a estas duas perguntas:

1 – Quem recebe incentivo para ganhar, também aceita para perder?

2 – Você acha crime alguém receber incentivo, que não seja do seu próprio clube, para ganhar?