Não sei se devo me desculpar pelo título, mas ante tantos desencontros de conceitos e, principalmente, como melhor proteger o ser humano deste vírus indesejado, não consegui nada mais pertinente.
A última: O presidente e dono do PSG, Nasser Al-Khelaïfi, com quem tive a oportunidade de jantar em Punta del Este, no Uruguai, após o governo francês anunciar que a temporada deve ser considerada encerrada, em função de todos os problemas oriundos do coronavírus, declarou que se os outros países europeus decidirem de forma diferente, o PSG jogará o restante da Champions com o mando de campo em outro país.
Esta atitude merece uma análise mais ampla. Para começar, quem chuta o balde desta forma, contrariando a decisão do governo francês, deve estar desesperado atrás de dinheiro para saldar seus compromissos. Não é o caso!!! O dono do PSG, mesmo com a crise do petróleo, nada em dinheiro. Portanto, o “vil metal” não é tudo nesta atitude rebelde. Aliás, acho até que o momento do PSG é bem parecido com o do Flamengo.
O clube francês nunca viu tão próxima a possibilidade de, finalmente, conquistar a Champions, enquanto por aqui, tudo caminhava para este ser o ano do Flamengo, fazendo barba, cabelo e bigode…
Aí surge esta desgraça de pandemia, matando, mudando hábitos e costumes, modificando todos os roteiros, inclusive o do futebol.
Voltando ao caso do PSG. Será que o simpático Nasser, dono do clube francês, pensou em consultar seus jogadores para saber se estão de acordo com a sua ideia? E se os jogadores do PSG não concordarem?
Aqui, na nossa terrinha, acontece algo parecido. Já li e ouvi mil fórmulas de retorno aos treinos e aos jogos. Será que os jogadores vão concordar com o que vier a ser decidido?
Pode ser que alguém argumente que, até por uma questão de sobrevivência, terão eles que aceitar. Será mesmo? E se entenderem eles que, sendo o futebol um esporte de contato, além de necessitar quantidade significativa de pessoas para que a bola role, inevitavelmente, haverá riscos?
O que não compreendo é o que pode para um, não possa para outro. Exemplo: como entender os jogos liberados em Minas e não no Rio? Para os estaduais, embora absurdo poder em um estado e em outro não, até que seria possível. E no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, como fazer?
Ia aqui defender a tese de que para que isto não ocorra, deve haver uma decisão de atingimento nacional, seja da CBF ou do governo federal. Aí, me vem à cabeça que o Supremo já reconheceu plenos e totais poderes para governadores e prefeitos decidirem este tipo de problema.
Nunca, no campo de futebol ou fora dele, a incerteza foi tão grande.
Em uma guerra a PRIMEIRA VITIMA É A VERDADE.
Nao lembro o autor da frase, porem o mundo esta em guerra contra o covid-19 e pelo que tudo indica a VERDADE ja foi vitimada, ou mutilada, ainda em dezembro do ano passado no inicio OBSCURO da pandemia. Em alguns casos a verdade ainda parece agonizar respirando por ventilador.
Em casos de competicoes internacionais tem ainda a problematica do fechamento de aeroportos. Nao basta ter a intencao de voar para outro pais, tem que existir a possibilidade de pousar o aviao nesse outro pais.
Tudo é complexo e vai complicar ainda mais quando comecar os jogos e os profissionais do esporte e jogadores comecarem a desfalcar seus clubes por contaminacao. Sem falar no EFEITO CASCATA que cada contaminado dispara. Uma doenca dispersiva demais.
Ja existe inclusive a suspeita de que a covid-19 TAMBEM INFECTA O CEREBRO dos contaminados causando tromboses.
O pior é que um POUCO da verdade so vai comecar a ser DESVENDADA e talvez parcialmente REVELADA daqui a muitos meses ou anos e algumas coisas provavelmente jamais serao.
A frase ACIMA:
” Na guerra a primeira vitima é a verdade ”
é atribuída ao senador americano Hiram Johnson
Morte no BRASIL causada por recusa ao uso de mascara.
Esse caso ocorrido hoje onde uma mulher (funcionaria ) foi BALEADA E MORTA apos discussao pela obrigatoriedade do uso de mascara mostra como essa situacao é sensivel quando se trata de PUBLICO em locais de uso comum e social.
Talvez se o seguranca tivesse um CACETETE o disparo da arma de fogo nao tivesse ocorrido.Talvez fosse hora de se pensar em usar mais o CACETETE ao lidar com a populacao em lugar das armas de fogo quando se tratar dessa pandemia e do seguimento de normas, de for.a,a evitar conflitos letais.
VAR CUSPARADA ?
Cartao AMARELO para jogador que CUSPIR no gramado ?
O comite medico da Fifa estuda atitudes extras punitivas para impedir contaminacao durante os jogos. Uma dessas punicoes seria dar AMARELO pra quem cuspir no gramado. Ou seja, 2 cusparadas e o jogador estaria EXPULSO ?
Imaginem a cena, os jogadores SIMULANDO CUSPARADAS. Vai ser ilario. Ja imaginaram o VAR CUSPARADA ? Cuspiu ou nao cuspiu no gramado o arbitro vai checar no VAR . E se a cusparada for na chuteira ou rosto do adversario o vermelho seria direto ?
Vai ser uma seboseira só quando o chafurdo comecar. Vai ser um tal de assoar nariz e limpar no adversario, tossir e espirrar perto do adversario.
Imaginem a cena no TJD um determinado jogador alegando que agrediu o outro pois o outro TOSSIU ou ESPIRROU perto dele ? Duvidam ?
Se jogador de futebol tem um CACOETE é justamente o de CUSPIIR e cocar o saco, alem claro de chingar a excelentissima progernitora. Seria mais facil a FIFA proibir os jogadores de respirar.
Caro amigo Kleber Leite, Considero a questão extremamente dificil . Os atletas profissionais, principalmente os mais destacados, com certeza não vão querer correr o risco de contrair essa doença maldita. Muito embora os dirigentes das federações estaduais estejam empenhados no retorno dos seus respectivos campeonatos, tenho para mim que os atletas e o governador Witzel não concordarão.
E tem mais alguns detalhes Dr. Asseff….
1 – Na Europa, já há quem pleiteie, processar clubes e seus dirigentes, caso venha ocorrer uma possível recontaminação.
“A Coreia do Sul acaba de divulgar, nesta segunda-feira (13/04/2020), que pelo menos 116 pacientes curados da COVID-19 testaram positivo para a doença mais uma vez, colocando em xeque a imunidade adquirida após o primeiro contágio.
Na segunda-feira, somente 25 novos casos foram registrados no país, mas houve um aumento nos registros de pessoas possivelmente recontaminadas, pulando de 51 para 116. Este novo cenário faz com que o país reacenda as preocupações com o rápido contágio.”
Imagine o sr, a Itália que outrora fora massacrada pelo vírus, ter que imaginar uma possível recontaminação?!?
Logo, alguns sindicatos de atletas profissionais de futebol, espalhados pela Europa, exigem que os clubes se responsabilizados criminalmente caso algum atleta seja contaminado.
2 – Creio eu, que no mundo todo, faltou de fato explicar as pessoas detalhadamente e de forma amplamente palatável a todas as camadas da sociedade os benefícios de se manter em quarentena.
Vivemos a era do Marketing, mas sinceramente NÃO consegui ver as pessoas serem atingidas por uma campanha que as tocassem profundamente sobre a pandemia.
3 – Parece que o futebol passou a ser a coisa mais importante de todos os tempos. As pessoas (incluamos a mídia junto) não se convencem por dados científicos e nem por estatísticas.
Me lembra por exemplo a Roma antiga, onde se jogavam os gladiadores no Coliseu para de matarem(literalmente), enquanto as pessoas assistiam se divertindo.
Abraços !
Certo dia, e não faz muito tempo, algum amigo aqui do blog, questionou porque os jogadores do Flamengo não falam em outras mídias, dando exclusividade à FLATV.
Respondi na época, que essa atitude tem a responsabilidade da cúpula de Marketing do clube e que, gera engajamento e receita a favor do clube.
Hoje na coluna de Lauro Jardim, no O Globo……
“Canal do Flamengo no Youtube é o mais assistido em março, com 5 vezes mais visualizações do que o do 2º colocado”
“O canal oficial do Flamengo no YouTube foi o mais assistido em março, entre os dos times de futebol brasileiros, com 16,8 milhōes de visualizações.
A marca foi cinco vezes maior do que a do São Paulo, segundo colocado, que teve 3,3 milhões de views no seu canal.
O terceiro colocado foi o Santos (2,4 milhões), seguido por Palmeiras (2,14 milhões) e Vasco (2,13 milhões).
O canal infantil do Flamengo, Flamiguinhos, ficou em oitavo, com 1,17 milhão de visualizações.
O levantamento, inédito, foi feito pelo site Social Blade, especializado em análises de mídias sociais.
#Por Athos Moura
———————–
Hoje esses dois canais oficiais do Flamengo geram anualmente 138,3 mil dólares, o que na cotação de hoje, dá pouco mais de R$760 mil reais anuais.
Na foto abaixo, o primeiro recorte se refere á FlaTV
o Segundo recorte ao canal Flamiguinhos.
Jogos moraveis do Flamengo na Fla Tv.
O Flamengo poderia aproveitar essa pandemia para passar na FlaTv jogos e materias memoraveis e marcantes do Flamengo. Talvez tentar um acordo com os pososiveis detentores dos direirtos (caso sejam terceiros ) para dar essa opcao para os Flamenguistas quarentenados. 45 milhoes de flamenguistas na quarentena loucos para ter acesso a jogos ou algum algo do Flamengo. Algo semelhante ao feito com a globo nas ultimas rodadas do carioca onde a Flatv passou o jogo e liberou para o globo.com tambem transmitir.
Que tal se a Fla tv pudesse REPRISAR os jogos da campanha do titulo da Libertadores 2019 e 1981 ?
Ou ainda aquelas reportagens tipo POR ONDE ANDA ? Mostrando a trajetoria de alguns idolos do FLAMENGO e por onde eles andam.
Que tal uma serie de materias POR ONDE ANDAM OS CAMPEOES MUNDIAIS DO FLAMENGO EM 1981 ? etc ….
Excelente idéia.
Na verdade gera um pouco mais….. cometi uma gafe nos números.
São 148,3 mil dólares anuais. ( R$ 815,35 mil reais) anuais
Agora se considerarmos que os jogadores dão entrevistas sem que o clube receba nada, 815 mil reais não é um dinheiro a ser jogado no lixo………. imagina nessa crise de corana vírus.
Abraços a todos e a quem perguntou.
FLA TV com socios torcedores do Flamengo com acesso a conteudos exclusivos.
Os clubes, incluindo-se o Flamengo, estao tendo uma queda esperada do numero de socios torcedores devido a pandemia. Talvez o Flamengo pudesse oferecer aos SOCIOS TORCEDORES um acesso a conteudos da FLA TV como uma forma de compensacao e para evitar a evasao do numero de socios torcedores. Todos sabemos que o SOCIO TORCEDOR é uma importante fonte de renda dos clubes e que a Fla tv pode se tornar outra importante fonte de renda e divulgacao. Entao por que nao unir esses dois pontos ESTRATEGICOS para o Flamengo ?
O Flamengo deveria contratar jogadores agora ?
Talvez ESPERAR e simplesmente se concentrar na crise seja o melhor. Todos sabemos que muitos clubes terao que VENDER jogadores para nao falir, esse sera um dos efeitos da crise, sendo assim o clube que conseguir SUPORTAR a crise de forma mais estrategica tera um cenario a sua frente de OTIMAS OPORTUNIDADES de contratar jogadores por TALVEZ valores bem interessantes. As crises costumam enfraquecer a maioria e fortalecer ALGUNS.
Talvez POUQUISSIMOS clubes se vejam dentro de uma farta OFERTA disponibilizada pelos clubes que sairem desse processo mais enfraquecidos.
Alguns ja entraram nela vulneraveis e sairao literalmente tendo que sacrificar para se manter.
Provavelmente teremos logo apos a crise uma movimentacao no mercado de contratacoes que antes seriam inviaveis ou impensaveis.
O tabuleiro do esporte tambem tem pecas balancando, e algunas entrando em xeque.
Algunas apenas guardando a posicao e esperando os espacos surgirem simplesmente.
O fato de a Fifa sinalizar com a possibilidade de ate 5 SUBSTITUICOES na retomada dos jogos ja indica um NOVISSIMO CENARIO.
A crise e os OVINIS.
Por que justamente agora ?
Os EUA resolveu liberar e confirmar alguns casos de interacao com Ovinis justamente em meio a toda essa crise. Qual a relacao ? Existe relacao ? Apenas uma cortina de fumaca ? Apenas um gov com postura diferente ?
As pecas continuam sendo movidas no tabuleiro do globalismo, algunas surreais e literalmente de outro planeta.
Futebol voltara em Setembro ?
A FIFA que a volta do futebol em setembro ? A pergunta é ;
Somente em setembro ? OU.
Ja em setembro ?
Usar MASCARA é um ato de INTELIGENCIA.
Percebo que muitas pessoas nao estao usando mascara por achar que é covardia ou por ter vergonha ?
Usar a mascara é um previlegio e um ato de inteligencia. Previlegio pois temos um instrumento simples para ser usado em uma situacao critica como a atual.
Gostaria de mais uma vez pedir licenca para postar sobre o tema que foge totalmente o tema do blog, mas sei que nesse momento de pandemia NADA foge esse tema.
Pensando somente no lado esportivo, concordo com o dono do PSG. E ainda não duvido que ele leve o time para Dubai ou outro local que ele é dono.
Jogador não quis, não recebe, não joga. Simples!
Não duvido que faça isso ao menos nos treinamentos.