A conquista do Real Madrid, ganhando a Champions, traz a primeira verdade: camisa ganha jogo.
Não que o Liverpool não tenha camisa. Claro que também tem – e até um time melhor – só que a camisa do Real é mais pesada.
Estes pensamentos me remetem ao Flamengo. Temos uma camisa pesadíssima, uma torcida incomparável e um elenco que nada deve a nenhum clube do nosso continente.
Após esta linha de raciocínio, não parece um absurdo nossa campanha neste ano?
Se a camisa é pesada, se a torcida é espetacular, se o elenco é muito bom, se o clube cumpre todas as suas obrigações com seus profissionais do futebol, será tão difícil entender qual seja o nosso problema?
A bem da verdade, já temos o segundo problema, qual seja a dificuldade de nossa diretoria em ignorar o que nos está matando.
Errar na ação faz parte. Errar por omissão é imperdoável.
E vamos para o Fla-Flu, em que o mistério maior fica por conta de quem será nosso goleiro. Como entendo que confiança seja quase tudo no futebol, seria incoerente em não defender a tese de que Hugo seja barrado. Melhor um jogador sem experiência, porém confiante, do que um que tenha um pouco mais de rodagem, sem nenhuma confiança.
No mais, com todo respeito ao Fluminense, só uma junção de muita invenção, falta de vergonha e falta de sorte, imaginar para nós rubro-negros um final de domingo que não seja feliz.
Concordo plenamente contigo, a fé nos trás a confiança e com fé e confiança a vitória é certa, sou fã do Hugo e acho que em muito pouco tempo e com um pouco mais de experiência ele, Hugo, será um dos melhores goleiros do Brasil e do mundo.
Caro Kleber!
O Flamengo está sem força física. Isso é claro e notório.
Não é só um técnico fraco. É uma direção de raciocínio sem lógica.
Infelizmente, digo isso com coração partido. Não creio na vitória amanhã e motivos não faltam. Desejo cometer esse grave erro de pensamento. Sou tão flamenguista quanto todos ou até mais e vou torcer muito amanhã.
Que eu esteja errado.
SRN
Kleber e amigos, concordo integralmente com seu texto.
Porém tem um detalhe que embaralha tudo e joga para baixo nossas possibilidades: nossa perdida diretoria, que a essa hora deve estar degustando um belo vinho francês ao invés de estar aqui na frente de batalha.
Outro detalhe: esse grilo falante fake de treinador de goleiros, animador de torcida, já deveria ter sido demitido tamanhas cagadas que cometeu.
Outro detalhe 2 : com pré temporada completa, pq o time morre fisicamente em cada segundo tempo?
Outro detalhe 3 : nosso PS em entrevista ao chegar ao Brasil bradou: ” meus jogadores pouco se machucam “.
Só se foi no campeonato de Israel que ele ganhou. Aliás disputadissimo.
Enquanto isso nossa diretoria festeja em Paris. Isso cheira ao último baile do Império na Ilha Fiscal.
Ah, São Judas já avisou que vem voando na ponte aérea Paris / Maracanã.
Carlos Ancelotti voltou ao Real Madrid para ganhar o campeonato espanhol e liga dos campeões. Pegou o time em crise e novamente fez história.
Mas o Jorge Jesus não pode voltar ao Flamengo não “pagina virada” OK! 👍
SRN
Florentino Perez sabe das coisas, e tem mta estrela…
Ah… Trouxe de volta um técnico vencedor…
Vejam o provincianismo que nos assola:
Manchete de um dos principais (infelizmente) jornais do país, a notória “fAlha de São Paulo:
“Real Madrid ganha Champions League com gol brasileiro”
Isso é ridiculamente patético!
E o portal GE vai ainda mais fundo:
“Torcida do Flamengo festeja Vinícius Jr., autor do gol do título do Real”
Ah, Brasil… Ah, meu triste Brasil.
Deus criou um país tão modelar. E, depois , para evitar que a vaidade subisse à nossa cabeça, colocou aqui uma miséria de povinho chamado de “brasileiro”…
Teria sido melhor que ainda nos chamássemos pelo nome -sagrado- de “Terra de Santa Cruz” e não esse nome horrível (etimologicamente proveniente de “brasas”…) que remete ao mercantilismo, ao escambo colonial e à madeira vermelha, cor que vem infelicitando o nosso destino.
“… infelicitando e fagocitando o nosso destino…”
Caro Kleber, quanta alegria!!!! A história se cumpriu diante dos nossos olhos!!!
Alguns diziam, “vamos aproveitar o privilégio de ver o VJr aqui em seu início de carreira”, “qdo ele se tornar um super. craque na Europa”.
Benditas as vozes e benditos os lábios que os disseram.
Vinícius Jr. super. craque na Europa.
Saudações!
Camisa pesada sempre vai existir. Mas não se ganha mais jogo só com a camisa.
Não fosse o goleiro Courtois o placar seria 3 x 1 ou 2 x 1 Liverpool.
Eu ninguém aqui estaria falando em peso de camisa.
É o que penso sobre futebol hoje em dia.
SRN
Paulo, amigo,
Será que a camisa do Real Madrid não teve influência
para que Courtois se transformasse em um super herói
nesta conquista?
Camisa com tradição além do normal, teve o poder
mágico de fazer um pernambucano chamado Almir ralar o rosto na lama do Maracanã para fazer um gol antológico. Camisa que pesa, transforma um time tecnicamente inferior ao adversário em campeão continental.
Desculpe discordar. Camisa que tem peso, muitas
Vezes ganha jogo. Nelson Rodrigues dizia que a camisa do Flamengo ganha jogo, mesmo vestindo onze cabos
de vassoura.
Forte abraço!
Para qualquer um, a camisa vale tanto quanto uma gravata. Não para o Flamengo. Para o Flamengo a camisa é tudo. Já tem acontecido várias vezes o seguinte:- quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada, por invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas, tremem, então, intimidados, acovardados, batidos. Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará à camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável.
Nelson Rodrigues
Concordo em gênero,número e grau
Camisas pesadas fazem enorme diferença nas duas pontas da vida. Tanto na vitória épica, quanto na derrota trágica !
Já vimos dezenas de vezes times grandes e de camisa pesada, não terem forças para escapar da segunda divisão.
A pressão fica insustentável, dentro e fora de campo, justamente pela camisa pesada
Outros tempos, Kleber e amigos.
Hoje em dia não é mais assim.
Os jogadores atuais não mais possuem amor a quaisquer camisas.
Adoram, apenas, ao bezerro de ouro.
São meramente mercenários.
Vide os nosso jogadores atuais, o nosso atual elenco.
Não sejamos ingênuos.
Mas, conforme previra o gênio chamado João Saldanha, o amadorismo um dia retornará, com o fim do profissionalismo que será vítima dos exageros e exacerbações presentes e de suas próprias contradições internas.
E aí, então, o amor à camisa retornará e aqueles que vestirem o manto sagrado do Clube de Regatas do Flamengo saberão honrá-lo.
Não mais será como, infelizmente, é hoje.
SRNs
Queiram os amigos ter a bondade de desculpar-me mas, com todo o devido respeito àqueles, majoritários, que pensam diferentemente: confesso não conseguir entender -provavelmente por ser velho e “superado”- esse culto, essa idolatria, por Champions e por libertadores…
Será que as pessoas não percebem que isso é uma manifestação óbvia e patente do globalismo que nos escraviza e coloniza, mental e materialmente?
Porra, eu preferiria, mil vezes, voltar a poder assistir a um Madureira X Campo Grande, fosse em Conselheiro Galvão ou em Ítalo del Cima, ou a um “clássico da Leopoldina”, por exemplo, Olaria x Bonsucesso, em Bariri ou em Teixeira de Castro, a ter que engolir, goela abaixo, os liverpools da vida, os reais e quejandos, ou, ainda pior, os del valle, tolimas, rivers e bocas dessa inacreditável commebol, antro dos cucarachos.
Talvez eu não goste mesmo de futebol. Goste, na realidade, apenas do Flamengo e de suas rivalidades históricas, municipais ou estaduais.
No máximo, daquelas rivalidades rio-sãopaulinas que só iam de uma ponta a outra da Dutra.
Nas rivalidades municipais, estaduais e rio-sãopaulinas é que residem as minhas raízes.
“Superado”, ou não, considero o culto avassalador ao futebol europeu como sendo sintoma de pura alienação imposta pelo globalismo e pelo neocapitalismo planetário para melhor e mais amplamente vender os seus “produtos”.
No entanto, é curioso -e, talvez, paradoxal- que, quando estou em Udine ou em Bremen, a trabalho, torça, intensamente, pela Udinese (talvez por causa do Galinho) e pelo Werder Bremen (quiçá por causa do Junior Baiano, mas muito mais provavelmente devido ao zagueirão Julio César e ao artilheiro Aílton, brasileiros que são, até hoje, endeusados pela torcida do Werder, em Bremen).
E que, mesmo quando aqui no Brasil, no restante do ano, não deixe de acompanhar, com assiduidade, os jogos de ambos esses dois times…
Viver é contraditório e paradoxal. Torcer, também.
Caro Xará, é um ponto de vista que realmente faz todo sentido, há uma ampla e intensa divulgação dos torneios Europeus em nossas mídias coisa que não acontecia nos anos 90 por exemplo(que foi quando comecei a acompanhar o futebol aos 8 anos em 90 na copa). Lembro de ter só o campeonato italiano transmitindo aqui no Brasil, tinha até uns cards que eram vendidos aqui e eu era colecionador, jogadores e times do futebol italiano. De uns 20 anos pra cá com o crescimento da internet virou está avalanche de futebol europeu nas nossas cabeças, até a 2° divisão da Inglaterra é transmitida pela tal ESPN, quando nunca transmitiram a 2 divisão nacional, tão pouco a primeira. Aliás esta ESPN é um caso de doido, eles nos forçam a ver futebol americano, beisebol, hockey … Esportes americanos que nunca tiveram tradicao nenhuma aqui em nossa pátria. E tem doidos que acham um barato. . Claro que a ESPN como empresa americana vai divulgar seus produtos pro Mundo como forma de popularizar algo que só tem gosto em poucos países ao redor do mundo e principalmente na América onde eles não gostam de esporte e sim de espetáculo. Eu também não perdi tempo assistindo a final da Champions league , aliás não assisti jogo algum, não me interessa, gosto de saber o resultado e só, mas tambem acho um tédio assitir a madureira e bangu como o nobre amigo mencionou. Prefiro curtir meu filho pequeno em casa. Futebol só mesmo o Flamengo , esta paixão louca e sem explicação que domina meu coração. ABS.
Amigo AndreLuiz, concordo com você que, hoje em dia, seria um tédio assistir a jogos dos chamados pequenos do Rio de Janeiro, que estão na terceira, quarta divisão estadual, quando não estão extintos,
Na verdade, expressei-me mal. Queria dizer que, no passado, ir a Conselheiro Galvão ou a Moça Bonita, por exemplo, assistir a um “clássico” entre os chamados pequenos, trazia mais emoção e identificação local do que, como é atualmente, ficar assistindo aos jogos dos Reais e Chelseas da vida, que nada têm a ver conosco, com nossas histórias de vida, com nossas paixões.
Peço desculpas por não ter sabido expressar corretamente o que queria dizer.
Rubro-negros abraços
Prezados,
E em termos continentais, a camisa do Flamengo é “pesada”??? Podem me criticar, mas nesse quesito folclórico do futebol, o nosso clube ainda está atrás de Gremio, São Paulo, Palmeiras e Santos. Além de Boca, River e Independiente.
Nossa história na Libertadores passou a se reescrita em 2019, depois do título isolado de 81.
No continente o Flamengo era chacota até ontem. Me doia ver o nome do clube no pote 3 e 4 do sorteio da libertadores junto com Talheres, Santa Fé da vida. Agora recente depois de 1 titulo e 1 final começamos a ganhar o devido respeito.
Concordo com você Diego, nao é pesada, um grande time com uma grande torcida apenas
Obvio que , principalmente, em decisões a camisa pesa. E o Real Madrid não é o Rei da Europa atoa….
Sob a batuta do simples e brilhante Ancelloti, ganhou dos melhores e faturou mais uma Champions. Em termos de elenco, Real Madrid é inferior ao Liverpool, ao M.City e ao PSG , porém mostrou que a camisa pesa, e que , normalmente, não inventar no futebol já é um otimo caminho, mas o que fez diferença, principalmente no jogo final, foi TER UM BOM GOLEIRO…..Sem duvidas que o belga Courtois é o melhor do goleiro mundo, o cara pegou tudo…. ; e Vini JR mostrou estrela. Quanto será que vale o garoto agora??
Vale ressaltar que apesar de ser mafioso, Florentino Perez não é SAF…o que mostra que nem tudo esta perdido no mundo financeiro do futebol….
Já Na terra tupiniquim, teremos Fla x Flu.
Se a intenção do elenco mercenário for derrubar o PS , perder o clássico será uma boa tacada. Porem, em condiçoes normais, vamos enfrentar um adversário inferior tecnicamente e desgastado fisicamente , pois vem de uma longa viagem da Bolivia, enquanto nós ficamos no RJ….. Contudo, Não podemos esquecer que , em termos de goleiro, o Fluminensne é esta muito superior a nós, uma vez que o goleiro reserva deles , Marcos Felipe, é melhor que todos nossos goleiros juntos…
Será que nossa diretoria, que fez turismo em PARIS, aprendeu que todo time vencedor começa por um bom goleiro???
Diego, amigo,
Desculpe, mas falo, deixando a paixão de lado e, sem falsa modéstia, com conhecimento de causa.
Perdí a conta de quantas viagens fiz, mundo afora, como jornalista e como dirigente do Flamengo. Garanto que as camisas mais pesadas do nosso continente – DISPARADAS – são as do Flamengo e do Boca Juniors.
Forte abraço.
Prezado Presidente,
Haaland corrobora o seu argumento.
Para quem não acompanhou o noticiário esportivo dessa semana, segue abaixo:
https://ge.globo.com/blogs/brasil-mundial-fc/post/2022/05/27/depois-do-flamengo-haaland-veste-a-camisa-do-boca-juniors-nas-ferias.ghtml
Acompanho futebol há mais de 60 anos e vou ao Maracanã desde inicio de 1963 e vou em todos os jogos do Flamengo no Maracanã, mesmo porque na minha idade, não é bom sair dirigindo para cidades vizinhas. Somos disparados a maior torcida do Brasil, mas com toda sinceridade, nunca vi uma sintonia tão grande como a torcida do Corinthians e sua torcida e isso não é agora, eu vi isso algumas vezes aqui no Rio e até em São Paulo quando ainda ia atrás do Flamengo fora do Rio.
Carlo Ancelotti voltou ao Real Madrid pra ganhar campeonato espanhol e liga dos campeões. Pegou o time em crise e fez história. Mas o Jorge Jesus não pode voltar ao Flamengo não. “Página virada”. Ok.
Extremamente incrível o ano mágico do Vinicius Jr.
Nós como rubro negros sentimos orgulho e sonhamos com mais Vini’s sendo criados no nosso ninho.
A parte humana e social é mais fantástica ainda, a guinada e radical mudança de vida não só dele como dos enti queridos.
Fica claro também que o Muleke além de fera, é craque de humildade, linda a foto do Vini Jr. de maos dadas com Florentino Pérez.
———
Agora, imaginem um Real x Flamengo na final do mundial de clubes? Como vamos reagir??
No futebol, amor e ódio andam lado a lado! Kkkkkkkk
# Precisamos arrumar a casa, temos tudo para ganhar a libertadores! Tri da AMÉRICA!
Que inveja ver um time com um super goleiro como Courtois. Realmente um grande time começa com um grande goleiro. Enquanto no Flamengo…
SRN.
Como sempre, o portuga escala errado.
Três erros contrariando a escalação que seria a óbvia: Hugo, e não Matheus Cunha; DavidLuiz e não Pablo; Ândreas e não JoãoGomes.
A escalação correta e que seria a óbvia: 4-4-2 com MatheusCunha; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo e AyrtonLucas; EvertonRibeiro, WillianArão, JoãoGomes e Arrascaeta; Gabigol e BrunoHenrique.
A do portuga para hoje: 4-4-1-1 Hugo; Matheuzinho, Rodrigo Caio, DavidLuiz e AyrtonLucas; EvertonRibeiro, WillianArão, Ândreas e BrunoHenrique; Arrascaeta; Gabigol.
Não adianta, esse paulosouza não acerta uma.
Kleber amigo você esqueceu que temos Paulo Sousa de técnico, com ele resultado positivo para o flamengo é raro
Começou a derrota. Mais uma. Falha na defesa. 0 x 1….
Pelo amor do meu Flamengo…JJ Já!!!
Difícil fazer o simples?
Benzema, camisa 9, jogando na meia esquerda, voltando pra armar jogo. Num certo time brasileiro isso é uma afronta e o treinador burro por permitir isso.
Ainda acho que em muitas vezes o Vinicius Jr carrega demais a bola ao invés de chutar ou passar. Fora isso, grande campanha, amadurecimento físico, pessoal e futebolístico do menino de 21 anos.
Quanto ao apelido pejorativo Neguebinha, trata-se de um preconceito com o menino e com o próprio Negueba. Pesquisei agora e o Negueba original tem 30 anos e estava no Criciúma após carreira em clubes do Brasil e exterior. Num cenário em que menos de 10% dos jogadores brasileiros ganham acima de R$ 5 mil, R$ 10 mil, o Negueba, aos 30 anos, é um vencedor na vida.