Como estamos em família, tenho a obrigação de falar com a alma e, confesso que ando agoniado com este assunto de indenização aos familiares dos nossos meninos do Ninho.
Pode ser que alguém aqui no blog encare o fato com naturalidade. Eu, definitivamente, não consigo.
Como ser humano, não bate bem em mim esta mistura de desgraça e dinheiro juntos.
Muito ruim ler que o Flamengo fez uma proposta e que, o Ministério Público considerou a proposta aquém da expectativa.
Muito ruim ler que o Flamengo argumenta que, comparando-se com a desgraça da boate Kiss, o clube está oferecendo bem acima do acordado lá com os familiares das vítimas.
Quem lê o noticiário tem a sensação de que a briga é pelo dinheiro e, cada qual procurando levar algum tipo de vantagem na negociação.
Já disse aqui e, repito que o Flamengo já deveria ter entregue este tema para um escritório de advocacia “peso pesado”. Com certeza absoluta, como mestres em todas as matérias jurídicas e, pela experiência acumulada, estes profissionais têm qualificação para tirar este peso de cima da instituição, passando a conduzir tão desgastante assunto.
Como está e, cada vez será pior, o Flamengo passará, também, a ser visto como uma instituição desalmada, mais preocupada em gastar menos do que ser justa.
Que o Flamengo trate de cuidar do que lhe compete, que voltemos a falar de futebol, basquete, remo, judô e… por aí vai.
E, que os profissionais contratados da área jurídica cuidem deste tema importante, desgastante e doloroso.
Não estou aqui pregando que a direção do clube abandone o caso, e sim, que acompanhe, mas que o “embate” fique por conta de um competente e renomado escritório de advocacia. Santo de casa, neste caso, só contribui para desgastar a instituição.
Como já dizia um amigo meu, “o único amador que deu certo foi o Aguiar”.
De pleno acôrdo Kleber.O FLA está entrando velozmente em processo de desgaste.Claro,com maior intensidade na torcida contrària,mas muitos Flamenguistas estão aderindo a um processo de repulsa.As aparições em público,de membros da atual diretoria,têm sido desastrosas.Ê claro que o emocional está pesando tambem.Um escritório de advocacia seria o ideal.Trataria o caso mais tecnicamente e com melhor isenção de ânimo.
Por outro lado, o sucesso esportivo do clube vai ajudar em esvaziar esta onda de rejeição e alguma revolta.O crescimento do futebol ajudaria bastante no caso.
Abs.
Concordo plenamente, tá cheio de abutres querendo aparecer e extorquir o clube.
Caro Kléber
Diretoria amadora. Acham que vão resolver o problema empurrando com a barriga. Já deveríamos ter feito isso, há tempo.
Srn
O que me chama muita atenção nesse post, é justamente a foto do vice-presidente Rodrigo Dunshee de Abranches….
Apesar de advogado – portanto envolvido – não deveria fazer parte desse blog. NÓS não merecemos…
Acho que o problema está sendo tratado com absurda mesquinharia e muito pouco valor a vida humana.
Discordo de alguns pontos do MP, principalmente quando se refere em “até 45 anos”…
Acho que o órgão é ignorante em relação a isso ou, está imaginando que existem milhares de Zés Robertos…
Concordo plenamente com a opinião do KL! Deveriam entregar esse baita problema a um escritório competente e acompanhar todos os passos.
Até porque, APESAR da tragédia, a Instituição não pode tirar o foco de outros problemas.
A Vale retirou todos os moradores que conviviam com as atuais barragens.
Semana que vem, o Flamengo vai demolir todos os alojamentos provisórios.
O que temos que lamentar, é justamente um aprendizado tão doloroso.
Temos que honrar com MUITA dignidade o que estava sob a nossa responsabilidade.
Mesmo tendo que abrir mão de uma fortuna, isso TEM que ser feito.
Precisamos sair urgentemente desse tipo de noticiário.
Mesmo tendo uma infinidade de alvarás, não significa que uma tragédia não possa ocorrer.
Aconteceu conosco, e nesse momento, é imperioso que o NOSSO Flamengo cuide com mãos jardineiras desse problema.
Não cabe comparar com Boate, Museu, UFRJ, Vale etc…
Tragédia não pode ter referência, mas sim, aprendizado…
Perfeito, Kleber. Só faço um adendo a título de sugestão: a comunicação do clube também precisa urgentemente de alguém que saiba gerenciar crises. E falo de pesos-pesados, do nível de um Nizan Guanaes ou Duda Mendonça.
É inadmissível que um clube que presta serviços sociais há mais de um século passe como um monstro desalmado. E os milhares de jovens pobres que venceram na vida graças ao Flamengo? E o esporte olímpico que o Flamengo carregou nas costas por tanto tempo?
O Corinthians acaba de lançar a campanha do corinthianismo. Isso é comunicação profissional. Urgem alguém que faça o mesmo, com o tom adequado ao momento, para que no mínimo a imagem não sofra mais desgastes do que já sofreu.
Forte abraço!
Amigo Bisotto!
Obrigatoriamente temos que “aceitar” a tragédia e tentar fazer o máximo possível pelas famílias das crianças. Isso é OBRIGAÇÃO…
Venho argumentando com alguns ratos do arco-íris, justamente sobre o serviço social feito pelo clube.
A aposta do Flamengo nesses meninos, eleva consideravelmente a qualidade de vida não só deles, como das famílias.
O que aconteceu, são cacos difíceis de juntar. Mas é justamente nesse momento, que devemos melhorar ainda mais o cuidado com os que ficaram…
ABS
Caro Eduardo,
Isso!
Se fosse que nosso presidente acertava essa indenização nessa 2 milhões imposto pela justica e partir pro minha com um trator limpava aquilo tudo que tá queimado pra aliviar o clima ali até porque quanto mais tempo passar pior fica
Kleber: Concordo em parte com você, se o Santo de Casa fosse o Michel Assef, haveria “Milagre”. Com este nosso vice jurídico, esquece.E o tal gabinete de crise??
Boa noite, amigos,
O Flamengo nos últimos tempos, tem feito eu passar raiva, frustração, tristeza e poucas alegrias. Agora essa diretoria está me fazendo pela primeira vez na vida, sentir vergonha de torcer pelo Fla.
Resolvam logo com as famílias. Essa proposta do clube é ridícula. Parece que estão querendo levar para justiça, ganhar tempo, e sabendo da morosidade do processo, talvez empurrar para a próxima administração.
Não podemos ser extorquidos, mas nossa proposta foi uma vergonha. Como bem disse Kléber, temos que ter gente de peso nessa disputa. Não para prejudicar as famílias, mas para que haja justiça.
SRN.
Perdão aos colegas, mas o clube está sendo muito infantil na condução dos problemas. A marca FLAMENGO está sendo atingida e em breve à continuar assim, seremos odiados. Não aceito clubismo em misérias, em morte de inocentes e especialmente não concordo que não tenham agido para regularizar a situação do centro de treinamento ate agora, mesmo depois do acidente. A direção é fraquissima e ao “fugir” nos primeiros dias, apenas colocou o nome do clube na lama. Não tem preço o que fizeram e dificilmente vão conseguir patrocinios ou acham que alguma empresa seria irá querer associar seu nome a quem renega suas obrigações e para complicar ainda mais, faz comparações com tragedia em uma boate onde jovens adultos brincavam, divertiam-se, enquanto no clube crianças estavam dormindo descansando de trabalho para o clube. Nos dois casos são absurdos, mas no nosso caso eles dormiam. Será que não temos no clube ninguem capacitado para acordar nosso presidente? Ou ainda estão contaminados pelo alcool da posse?
Caro presidente, acho importante a aua sugestao. Nao obstante os advogados do clube devam ser profissionais de ponta, tratar a questao tecnica e friamente poderia ser melhor, sem duvida.
Ao contrário do q muitos falam, a proposta do Flamengo foi excelente para os padroes jurisprudenciais nacionais. Hoje, a questao esta sob o impacto emocional, mas a realidade e que em 10 anos quando sair a decisão final de um eventual processo, nao sera assim. A magistratura nao chancelara indenizacoes deste nivel nunca, pois gerariam-se precedentes a serem utilizados em outros casos. Ja imaginaram 3 milhoes por pessoa nos casos do tio Vale e Brumadinho? Se fosse presidente do Flamengo, eu proporia pagar 1M a cada familia dos q morreram, 300 mil aos q ficaram vivos e tiveram traumas disicos e 50 mil pro resto. Nao despejaria essa $ de uma vez, pagaria 30% no ato, 20% em dez de 2021 e o resto sob a forma de prestacoes mensais corrigidas ao longo de 30 anos.
Acho q a proposta do MP de congelar receitas e de pedir esse valor e oportunismo puro. Algum promotor do arco-iris quer produzir manchetes. Gostaria q tivessem agido com essa furia em Mariana, onde ninguem recebeu nada e as pessoas estao completamentr desassistidas. Para complementar, familias de jogadores da Chape estao zeradas tb. Flamengo da manchete!
Acho importante a diretoria e os poderes correrem atras de responsabiliZar aqueles q permitiram q o CT e a propria sede social funcionasse sem alvara. Pra q tanto diretor? Pra mamar nos camarotes 0800? Infelizmente, acho q nada acontecera e acabara em pizza, sem ninguem responsabilizado, o clube com a imagem arranhada e a tragedia gravada na sua gloriosa historia.
Acho q flamenguista q tem repulsa ou qq sentimento negativo neste momento deveria trocar de time. Simples assim. Sinal de q ele esta com problemas ao entrar nessa onda de ataques direcionadas ao clube pelos rivais e por quem tem interesse comercial oposto. E tb natural o clube resistir a pretensoes oportunistas. Indenizacoes como as pleiteadas pelo MP sao ineditas no Brasil, como ja disse.
Acho q a discussao sobre a manutencao das categorias de base deve ser feita. Vale manter categorias sub16? Nao sei, sempre tive duvidas.
Finalmente, ele. O Abel. A semana do jogo contra o Vasco e a estreia no morro pela Libertadores definirao a sua permanencia. Para ficar tem q fazer pelo menos 4 pontos, caso contrário a casa cai pra ele. Eu ja teria mandado ele embora. Alias, nem teria contratado. Tenho medo q o extracampo tire energia do futebol, dai tb a relevancia da proposta do Kleber de deixar o juridico nas maos de tecnicos imparciais.
SRN. Isso aqui e Flamengo, sempre foi e sempre sera.
Caro Alexandre,
Acho que flamenguista que tem repulsa ou sentimento negativo, talvez não tenha apenas um coroção rubro negro. Tem apenas coração.
SRN
assino embaixo em tudo.
Kleber,
E olha que o Ministério Público foi polido em sua avaliação a proposta rubro-negra, pois o nome correto seria RIDÍCULA!
Propor 300 mil de indenização e 1 salário mínimo aos pais de cada vítima por 10 anos, mesmo que se trate de uma proposta de negociação, não deixa de ser um acinte, um afronta.
A proposta do Ministério Público tbm não é palatável, 4mi + 10mil aos pais das vítimas por 45 anos!
Comenta-se que o valor (ainda que seja impossível mensurar a justiça dessas perdas) estaria na casa de 1mi por cada pai de vítima, sendo 1mi a vista e os outro 1mi parcelados em 10 anos.
Sinceramente, se fosse 1, 2 ou 3 vítimas poderia-se fechar um acordo mais facilmente, mas com 10 vítimas é inevitável que o assunto caia em litígio, é o mais provável, infelizmente.
Saudações!
É uma trapalhada atrás da outra. E a imagem da instituição Flamengo vai derretendo…. Os patrocínios fugiram, lamentável, teremos um 2019 com camisa vazia de master ou com um valor bem “mixuruca”.
Esse ano já poderia acabar, ein? Já gastaram rios de dinheiro, não acertaram nossas principais deficiências de elenco, continuamos com Pará,Renê,Trauco,Arão e cia, já se fala de redução na folha salarial, já é dado como certo que o dinheiro ACABOU para investimentos, já passamos o primeiro vexame do ano contra o Fluminense, com Abel no comando não há perspectiva de melhora dado seus trabalhos recentes, tivemos a tragédia do ninho, a imagem do Fla manchada na opinião pública e mídia……..
Vamos pular os próximos vexames e ir direto para 2020?
Que 2019 acabe LOGO!
E o drama só piora!!!
MP pede bloqueio de bens do Flamengo!
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/ministerio-publico-pede-bloqueio-de-bens-do-flamengo.ghtml
Dificilmente, meu caro Kleber, o Flamengo sai desse episódio sem ter sua imagem arranhada. Nem que pagasse 10 milhões por cada vítima. Acredito que esse assunto ainda será lembrado por décadas. Infelizmente.
Qualquer título que viermos a ganhar terá, sem sombra de dúvidas, associação com a tragédia. A mídia é cruel. As pessoas são cruéis. Você já descreveu aqui a selvageria que ronda nosso mundo. Parece que todos querem a desgraça alheia. Infelizmente, dessa vez, foi no nosso quintal. A dor é pior para nós. Solidariedade encanta, mas não põe fim ao pesadelo. Ainda teremos muitos pela frente.
Senti vergonha quando li sobre a proposta feita pelo Flamengo. Como o clube não vem a público confirmar ou desmentir, deduz-se ser verdade o valor divulgado. Sinceramente, acho que estão jogando para chegar num meio termo razoável. É triste ver isso acontecer quando pessoas estão sofrendo e chorando a ausência de seus entes queridos.
Também concordo quando você diz que clube deveria passar esse assunto para alguém muito mais qualificado. Isso é tão óbvio que não consigo entender porque não fizeram isso de imediato. O Flamengo é um clube esportivo e não um escritório de advocacia. Será tão difícil assim para aqueles que comandam o clube entender isso? Os advogados do clube cuidam de gestão esportiva e essa nada tem a ver com ações civis ou penais. Deem-se por satisfeito por ainda não terem alguém sido acusado de negligência, imprudência ou imperícia no modo como cuidavam do alojamento. Um clube que recebeu cerca de 40 multas por irregularidades não tem como se desculpar. Lamentável!
Olha, com toda sinceridade, perdi totalmente a expectativa que tinha pelo time esse ano depois desse acidente. Vai ser difícil comemorar alguma coisa sabendo que vidas foram perdidas na nossa casa. É bem verdade que o clube fez muito por vários garotos ao longo dos seus 123 anos de existência. Mas 99,9% não é 100%. E esse 0,1% foi tão traumático que parece superar tudo o que foi feito.
Que a sabedoria prática se mostre um excelente guia para nossos dirigentes nesse momento tão perturbador.
A propósito, cadê o Presidente Landim? Que covardia desse homem. Não quer se expor porquê?
É dever dele vir a público prestar esclarecimentos. Não quis ser o Presidente do clube? Só quer os bônus? E os ônus, fica para quem? Só vejo jornalistas ridicularizando o Flamengo.
Como diz o Boris Casoy: É UMA VERGONHA!!!
Amigos………. vamos entender o que aconteceu.
A “merda” maior, e mil desculpas Kleber pelo linguajar, mas há que se compreender, foi o fato do MP ter realmente encarado como ridícula e vergonhosa a proposta feita pelo Flamengo.
No final das contas o Flamengo ofereceu 11% da proposta do MP.
O problema agora é que a medida posterior do MP soa/soou a priori como RETALIAÇÃO.
Temos por hora a interdição total do Ninho e o bloqueio de 57 milhões de reais nas contas do Flamengo.
E mais……….a imagem totalmente arranhada e desgastada com possíveis patrocinadores e parceiros.
A estratégia do Flamengo foi pífia.
Oferecer um valor baixo e barganhar um meio termo.
Acontece que o MP estava contaminado com todos os cálculos feitos pela mídia e já entrou com uma proposta considerada razoável.( A MEU VER )
Pelas contas do MP, o Flamengo teria que arcar com 20 milhões a vista. O restante em até 30 anos.
O nosso presidente avestruz…………aquele que esconde a cara, não se pronuncia. Nos resta aceitar todo o ódio da sociedade.
QUE FIQUE BEM CLARO A TODOS OS AMIGOS;
O Flamengo tinha em mãos a faca, o queijo, a manteiga, o café e o pão para ajustar uma melhor maneira de valorizar as famílias e dar um bom exemplo de gestão e solidariedade.
MAS FEZ MERDA!
Por incrível que possa parecer, a torcida ainda não abandonou o clube e o nosso programa de sócio torcedor aumentou 200 membros em 1 semana.
Decepção total com essa diretoria.
Presidente COVARDE.
Cadê o “princesos” Bap e Wallin????
CAMBADA DE FDP.
Ser pedra é fácil, quero ver ser a janela, e sem quebrar!
Não há um Rubro Negro com vergonha do que essa diretoria fez hoje. Com as famílias e com a torcida.
#Pague_o_que_o_ministério_mandar
#Não_Nos_Cause_Mais_Vergonha
Perfeito, Anderson!!!
O pior é isso… ninguém aparece pra falar nada. No Brasil que temos fica transparecendo que estão maquinando algo.
Quem não fala, deixa que falem!!!
Não importa se as crianças mudariam de lugar na outra semana…. ACONTECEU…. DEU MMM!!!
Isso não diminui a responsabilidade…
Caríssimo presidente,
Totalmente de acordo. Na realidade, é difícil entender os motivos que levam o Flamengo a ainda não ter contratado um escritório especializado na matéria para representá-lo junto às entidades envolvidas e para o trato com a imprensa. Como todas as corporações de grande porte, o seu departamento jurídico lá está para tratar de assuntos que pertencem a razão de existir da entidade, no caso do Flamengo, matérias pertinentes ao esporte em geral e ao futebol especificamente. TODAS as outras discussões sensíveis e de cunho jurídico deveriam ser comduzidas por escritórios externos e especializados. Simples Bêabá corporativo.
Assim não agindo, a tendência será a de gerar um crescente e desnecessário desgaste para a imagem do clube, com potencial de gerar um prejuízo financeiro incalculavel.
Fica claro também que, ao não agir assim, aqueles que hoje dirigem os destinos do clube subestimam, e muito, a forma com que boa parte de mídia tem explorado esse caso. Alguns órgãos por simples questões de cativar audiência e um outro, que parece ter interesse direto em ver a marca Flamengo de joelhos pois, para ela não interessa um Flamengo independente financeiramente, pois representaria uma ameaça e custos muito maiores para a manutenção daquilo que hoje seria um de seus principais produtos (talvez o principal): o futebol. Me refiro às organizações Globo e todas as suas entidades afiliadas. É degradante perceber a campanha incessante dessa entidade para ferir a imagem do clube, tornando-o vulnerável financeiramente, para possivelmente continuar dependente principalmente dos valores pagos pelos contratos de transmissão.
Se nós que estamos de fora do processo, ainda que sofrendo ao ver a imagem do clube sendo vilipendiada todos os dias, temos discernimento para enxergar o que tem acontecido, fica difícil entender as razões pelas quais os nossos dirigentes não tem a mesma percepção e as medidas necessárias para prevenção desse massacre não tem sido tomadas.
SRN
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/atento-as-indenizacoes-flamengo-se-cerca-de-especialistas-e-freia-novos-investimentos-no-futebol.ghtml
Caro Luiz,
Obrigado pelo link. Estamos no caminho certo, entao.
SRN
Algumas coisas precisam ser ditas: o presidente Landim fugiu de suas responsabilidades; se o negociador é o Abranches mais um erro. O sujeito é antipático e sem educação; aqueles que aqui vem para criticar o que propôs o MP deveria colocar -se do outro lado e não vejo ninguém com autoridade moral de dizer que sou mais ou menos torcedor por discordar da conducao do problema. Eu disse aqui por duas vezes como advogado que a estratégia usada estava errada. O prejuízo à marca Flamengo é imensurável. Colocaram amadores à frente de negociações . Tenham certeza nenhuma grande empresa patrocinara o clube em 2019. Essa gente a quem irresponsavelmente entregamos o clube, pois sabiamos muito bem quem estava os apoiando, se nao acelerarem irão inviabilizar por alguns anos o clube que embora muito popular não terá como reerguer com gente tão infantil e sem alma como os atuais mandatários. Como sócio, embora não tenha votado neles, também me acho responsavel por estarem comandando o clube que encontraram saneado e com muito credito. Nada do que afirmo livra o presidente Bandeira de também dar as caras e explicar tantas omissões com relação ao ct e falta regularização.
http://sahione.com/advogados/escritorio/
Nizan Guanaes- já sentou em frente a Sergio Moro
Duda Mendonça – Fez delação premiada
Embora entenda que a sugestão seja do “tipo” é melhor ter cuidado e vasculhar a vida dos caras antes de dar um tiro no pé.
Indescritível a perda de um filho seja da forma que for e a oferta que foi feita me dá a sensação de pura inabilidade , descaso e crueldade com os seus familiares.
Realmente um grande escritório certamente conduziria de outra forma está negociação.
O flamengo paga uns 20 milhões por parte do passe do Rodrigo Caio, uns 60 milhões pelo Arrascaeta, pagou milhões por acordo com Ronaldinho Gaúcho, Romário, entre outros. E agora está fazendo cú doce para pagar indenização pelo ocorrido no ninho. Foram vidas de crianças que se perderam, crianças que estavam sobre a responsabilidade do Flamengo. O Flamengo sempre pega empréstimos milionários para fluxo de caixa, então que pegue um para indenização. O quanto antes acertar melhor. Faça o que a Justiça está propondo e sem questionar, fazendo isso até o resultado da perícia vai sair favorável ao Flamengo.
Por que depois disso, como disse o Jeremias em um comentário acima, passa um trator por cima e limpa tudo. E minha sugestão é que se faça uma praça com uma capelinha com a imagem de São Judas Tadeu como forma de memorial pelas vítimas. “Praça Garotos do Ninho”.
Kleber,
Me desculpe, mas não concordo que o Flamengo tenha que contratar um escritório de advocacia pesos pesado, entendo que o Flamengo tenha que sair desse problema da melhor forma possível, se é que isso é possível…
Vemos a nossa marca, que juntamente com a nossa torcida são os nossos bens mais preciosos, a cada dia mais denegrida, a cada notícia mais arranhada e isso com certeza, nos trará perdas maiores, inclusive financeiras…
Não temos que nos comparar a Samarco, a Vale, a boate Kiss, temos sim que ser Flamengo, como SEMPRE BATEMOS NO PEITO para dizer “ISSO AQUI É FLAMENGO”, ou seja temos que reconhecer NOSSA RESPONSABILIDADE, independente da definição de culpa, O FLAMENGO É RESPONSÁVEL PELO QUE ACONTECEU e ponto.
A justiça definiu o valor de 2 milhões à vista, mais 10 mil por mês até a data que completariam 45 anos, ou seja mais ou menos por 30 anos, com isso o Flamengo teria que pagar à vista 20 milhões e 360 parcelas de 100 mil, o que representa um custo total de 56 milhões de reais.
Entendo que o Flamengo deveria aceitar essa proposição, que não comprometeria o caixa do clube e claro, o Flamengo sairia com sua imagem pouco comprometida, podendo ainda emitir uma nota à imprensa valorizando esse seu reconhecimento à sua responsabilidade e mais ainda, reforçando a imagem de CLUBE CIDADÃO, que se antecipou a justiça e de alguma maneira, amenizou, pelo menos financeiramente, a perda tão sofrida que todos os envolvidos tiveram…
Para finalizar, vamos ser sinceros, financeiramente se pagar 20 milhões à vista e 100 mil por mês para resolução desse grave problema, é muito menos DOLOROSO do que se pagar 320mil de salários para o Pará, 250 mil para o Renê, 300 mil para o Rodolfo e por aí vai…
SRN
Precisa contratar o melhor escritório de advocacia do planeta urgentemente!
Kleber, quanto ao escritório, li no Globo Esporte.com que já haviam contratado dois, um na área cível e outro na criminal.
De acordo com a notícia, para tratar das indenizações aos familiares o responsável seria Álvaro Piquet Pessoa. Tive aula com ele na PUC RJ e tenho certeza de que foi uma boa escolha.
É natural que haja negociação e para isso o procedimento de mediação é mesmo o mais recomendado. As partes poderão ouvir e serem ouvidas, fazer um encontro de contas e ajustar a forma de pagamento.
Para calcular a indenização, aplica-se ao caso a teoria da perda da chance.
A vítima deve ser ressarcida sempre que configurada a perda de uma oportunidade de obter certa vantagem.
A análise da existência da perda da chance independe de ser a chance alta ou não.
No caso dos jogadores rubro-negros, ainda que se considere que nem todos fossem assinar contratos profissionais, o parâmetro para quantificação da perda pode ser a média salarial do jogador efetivado.
Mesmo que o resultado final não seja provável, mas tão somente um resultado possível, a perda da chance é indenizável.
Amigos,
Concordo que a proposta do Flamengo beira o ultraje, mas isso não quer dizer que a proposta do MP seja obrigatoriamente justa! O clamor público e o “status quo” de novo rico do Flamengo trazem certa parcialidade ao pré julgamento.
O que alguns insistem em pensar é a condição de vitimas atletas e isso é impossível, pura e simplesmente pela condição subjetiva da questão; ninguém pode afirmar que seriam atletas profissionais ou que seriam dispensados no estouro da idade…
Vamos, hipoteticamente, imaginar 15 alunos da rede municipal de educação em um ônibus a caminho das olimpíadas municipais e uma infeliz manobra do motorista vitime estas crianças, seriam eles potenciais atletas olímpicos?
O julgamento é tão somente pela perda DAS FAMÍLIAS, os seres humanos que deixarão o convívio familiar em função da tragédia. E falo do julgamento não do sentimento que eu e tantos outros tem do caso, sou pai e posso imaginar o que estão passando nesse momento.
Concordo que a demora na solução aumenta sobremaneira o sofrimento das famílias tanto quanto o prejuízo institucional mas o altruísmo de muitos é lindo quando trata-se do bolso alheio, deve-se ter muito cuidado na composição dos valores, chegar a um valor justo (Se podemos dizer que haja um para uma perda desse vulto) sem ser exorbitante ou achincalhante e isso tudo sem expor a Instituição. Casos como este abrem precedentes perigosos e precisam, além de reparar os efeitos, mitigar as causas afim de que outros eventos dessa natureza não se repitam.
Vejo o caso no rumo natural, o MP pedindo lá em cima e o réu oferecendo lá embaixo, em determinado momento chegarão a um denominador e isto seria menos traumático ou expositivo se estivesse sendo tratado por quem entende do riscado.
Amigos, não me interpretem mal, não estou defendendo ninguém mas precisamos olhar a coisa como ela é e não como gostaríamos que fosse, infelizmente é nossa realidade e por mais feia e cruel que pareça temos que enfrentá-la.
Espero ansioso o momento em poderemos finalmente cornetar as derrotas apenas do campo da bola, esse assunto já está por demais dolorido para todos nós…
95 % dos jogadores profissionais do Brasil ganham menos que 5 mil reais.
Sobre o tema, segue artigo abaixo:
Por que contas de Fla e MPs têm diferença de R$ 52 mi em indenizações rodrigomattos 21/02/2019 | 04h00 Ao final da reunião com familiares das 10 vítimas do incêndio, as autoridades públicas anunciaram que o Flamengo tinha proposto indenizações que somavam R$ 5,2 milhões a todas as famílias, enquanto Defensoria e Ministério Público do Trabalho requisitavam R$ 57,5 milhões no total. Ambos os valores são totais considerando indenizações por dano moral e pensões dos dois lados. A grande diferença explica-se pelos critérios distintos que foram levados em conta por cada um dos lados. Os dez garotos entre 14 e 16 anos morreram em um incêndio enquanto dormiam em alojamentos provisórios n… – Veja mais em https://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2019/02/21/por-que-contas-de-fla-e-mps-tem-diferenca-de-r-42-mi-em-indenizacoes/?app=uol-placar-futebol&plataforma=iphone&template=v2&cmpid=copiaecola
A cada dia uma tristeza maior.
O que se tornou esse começo de ano do Flamengo? É só tragédia, só decisão equivocada, só patacoada.
Agora no G1, uma matéria com as famílias indignadas com a postura do Flamengo, a total ausência do Presidente Landim e o péssimo comportamento grosseiro do Vice:
“Respeito por nós, pai. Está faltando.Ele (presidente Rodolfo Landim) mandou o vice-presidente (Rodrigo Dunshee). Ele (Dunshee) simplesmente saiu e abandonou a reunião, nenhuma satisfação.”, disse o pai de uma das vítimas.
LAMENTÁVEL!