Ao despertar, vendo as mensagens, havia uma de um querido amigo, ex-presidente da nossa paixão maior, que era otimismo só: “PINTOU O CAMPEÃO! COM DOIS LATERAIS, SEREMOS BI-MUNDIAIS.”
Respondi: “Amigo querido, muita calma nesta hora para que não contribuamos para a volta do tal do ‘cheirinho’. Melhor fingir de morto”…
E, querem saber? É isso mesmo! A experiência contribui para que não fiquemos felizes além da conta, seja lá em que campeonato for, especialmente no caso de pontos corridos.
Neste momento em que desenvolvo o post, daqui a pouco, na tábua de classificação do Campeonato Brasileiro, o número 1, primeiro colocado, será o Ceará…
Portanto, calma, muita calma nesta largada.
Dito isto, algumas pinceladas do que vi:
1 – Não lembro de uma estreia do Flamengo tão feliz como esta. E, contra um adversário de peso, concorrente direto na disputa pelo título
2 – Do Corinthians, esperava mais. Apesar dos desfalques, um início preocupante para o torcedor corintiano. Antes deste jogo contra o Bahia, até pela tradição, via no Corinthians um adversário pelo título. Após assistir ao jogo de hoje, passei a ter dúvidas.
3 – O simpático CSA surge, já na primeira rodada, como candidatíssimo a uma das quatro vagas para o rebaixamento. Tomar de 4 a 0 do Ceará é um indicativo claro.
4 – O Santos talvez tenha sido a grande surpresa da largada vencendo o Grêmio, em Porto Alegre, por 2 a 1 e, sem esquecer que o gol do Grêmio só ocorreu no finalzinho.
O nosso Renato Gaúcho, na coletiva, encheu a bola do jogo e da atuação do Grêmio – apesar da derrota – e, principalmente, ao explicar um possível “nó tático” que alguns companheiros entenderam ter ele levado do argentino Sampaoli.
5 – O nosso próximo adversário, o Inter, começou mal, tomando de 2 a 0, da Chapecoense de Ney Franco. Pelo jeito, o Inter vai continuar na fila…
6 – E por falar no nosso próximo jogo, Rodrigo Caio não viajará para Porto Alegre. Este fato atende à recomendação da FIFA, que em caso deste tipo de contusão, o jogador deve ficar cinco dias afastado, em observação. Embora já podendo voltar contra o São Paulo, no domingo, a tendência é que Rodrigo Caio volte no dia 08 de maio, contra o Peñarol, pela Libertadores.
7 – O VAR, que um dia ainda será solução no futebol, hoje, ainda é problema. Incrível, como até agora haja tantas paralisações desnecessárias. Muito chato…
Para encerrar. Com que time será que vamos jogar na quarta, contra o Inter? Lembrando que, na sequência, domingo, nossa partida é contra o São Paulo, lá, e na quarta seguinte, contra o Peñarol, em Montevidéu.
Usar a cabeça é preciso.
Eu aproveitaria uns 8 titulares quarta e pelo menos 6 no domingo. Um absurdo mudar tida equipe na quarta. No domingo justifica um maior número. Campeonato começou agora mas não podemos perder pontos. Nesse instante o Palmeiras já vence por 3 a 0.
Eu acho que não podemos descaracterizar o time. Me perdoe, mas contra o Inter não vejo motivos para poupar ninguem a não ser quem está contundido, já contra o São Paulo ainda dá para jogar com uns 5 ou 6 titulares, sabendo que dificilmente venceremos o clube paulista sem o time completo. O time vai encorpar um pouco com a continuidade de jogos, mas não podemos desviar focos. Outra coisa: n~~ao nos esqueçamos que vamos jogar contra o Penarol e não Real madrid, Barcelona e etc.
Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e São Paulo são meus candidatos ao título.
Ceará, CSA, Goiás, Fortaleza, Botafogo, Chapecoense e Avaí candidatos ao rebaixamento.
O VAR é uma das melhores coisas que criaram ultimamente no futebol, mas estão estragando-o no futebol brasileiro. Na Europa funciona que é uma beleza.
Jogaria com o que tivesse de melhor Quarta e contra o São Paulo, testaria sair com Diego centralizado, ER7 na direita, Vitinho na esquerda e BH centralizado, talvez seja o melhor esquema no decorrer do jogo em Montevidéu!!!!
Quem sabe testar Piris ( se tiver condições) e Cuéllar.
Forte abraço, dia 8 que não chega…..vamos acabar com a estigma de amareloes na Libertadores!!!!!
Essa vitória contra o Cruzeiro servirá de moral, podem anotar!!!!
Kleber amigo o campeonato só está começando, com relação a esse Corinthians olho nele é um time que ninguém da nada, mais vai chegando e conquistando títulos..
Contra o inter, eu pouparia o Pará, e contra o São Paulo e o Penarol também.
Eu pouparia o Pará por pelo menos 37 rodadas restantes.
Tirar o Pará não é poupa-lo, é nós poupar…
Que time usaremos quarta??
Totalmente time titular, quarta, domingo e quarta. Porque nao??
Precisamos focar inteiramente nesse brasileiro, tabela dura no inicio, mas se fizermos 4 pontos nesses dois jogos, seria otimo.
Libertadores segundo plano, porque a chance de eliminação é muito grande.
E sinceramente esse time nao ganha libertadores nunca.
Nao tem um sistema defensivo, nao tem pegada de libertadores e nao tem um treinador hoje com competencia para ganhar libertadores.
Estava pesquisando aqui, abel é o rei dos vexames.
Inter em 88 e 89.
Perdeu brasileiro pro bahia em casa e libertadores jogando por empate em casa contra o olimpia , perdeu.
Flamengo em 2004 santo andre
Fluminense em 2005 precisava de 3 pontos faltando 5.rodadas para ir libertadores perdeu.
Copa do brasil 2005 perdeu pelo fluminense a final para o paulista de.jundiai.
Goleadas mais marcantes 6×1 pelo botafogo contra o.fla em 85
5×0 pelo inter contra chapecoense pelo inter.
Nao é um treinador confiável e agora cismou de inventar.
Gabriel na ponta, BH centralizado, arao de atacante, enfim tudo que sabemos que nao vai dar certo.
Por.mim , foco total no brasileiro, tira o peso de.libertadores, jogue mais solto no uruguai e quem sabe sem a pressao de ter que classificar a coisa flui.
Porque se depender de armação tatica, depender de um time taticamente bem armado defensivamente, esqueçam libertadores.
Brasileiro é longo, mas é sem duvida nossa maior chance de.titulo esse ano, como foi ano passado.
Caro kleber
Comentário perfeiro.
Time titular na quarta. No domingo, pouparia o Everton, o Gabriel, o Bruno Henrique, o Cuellar e mais ninguém.
Time para domingo contra o SP
Cesar
Rodinei
Rodolfo
Leo duarte
Renê
Piris
Arão
Diego
Arrascaeta
Vitinho
Vitor gabriel
SRN
Kleber,time completo pra quarta só com a entrada de Rodolfo no lugar do Rodrigo Caio…pra. Domingo pouparia Bh,Éverton,Arrascaeta e iria de Diego,Vitinho e Berrio no lugar deles porém os deixaria no banco pra eventualidades.
Concordo com aqueles que sugeriram titular na quarta e mesclar no domingo.
Até a quinta rodada, vamos enfrentar 4 clubes de porte, sendo três fora de casa. Precisamos somar pontos fora se pretendemos ser campeões.
De 15 pts, se conquistarmos 10, daremos um grande passo.
Grande partida do nosso Mengão na estreia do Brasileiro, numa atuação que poucos de nós realmente esperávamos após aquele show de horrores em Quito. O time funcionou bem, apesar do fraco primeiro tempo. O empate imediatamente após levar 1×0 foi primordial à vitória. Que possamos ver atuações nesse nível para cima de um time reconhecidamente de bom elenco.
Sobre a questão de poupar ou não, acho que só se deve poupar jogadores em casos específicos, como lesões ou problemas apontados pela fisiologia, por exemplo. No mais, é força máxima disponível ou, no máximo, trocas táticas a depender do adversário. Rodar o elenco até seria justificável para dar ritmo de jogo a quem está no banco e para motivar o elenco todo, mas já está provado no Brasil que os jogadores ficam “confusos” e derrubam técnico que não tem time titular definido. Como não temos na diretoria ninguém com moral pra peitar jogador, é melhor deixar eles mandarem mesmo, senão não vai dar certo mesmo…
Quanto às mudanças de posição na frente, ok que há jogadores que não podem mudar radicalmente de posição, como o Pará não pode ser zagueiro nem meia nem o Léo Duarte poderia ser meia ou atacante, mas daí a achar que o time não vai bem porque um atacante mudou de lado já é meio demais. Me soa como uma contradição dizer que temos um grande time do meio pra frente e, ao mesmo tempo, dizer que os caras ficam perdidos fora de posição. Ora, como se tivéssemos feito grandes partidas antes dessas mudanças… fizemos uma grande partida COM elas. Não pode é ser mera coincidência, imagino que isso esteja sendo treinado e que os jogadores assimilaram, ao menos em parte, isso. Senão, já estariam jogando para derrubar o Abel.
Gostaria que o Flamengo pudesse contar logo com o Rafinha, com um lateral esquerdo melhor que o “regular” Renê e com um zagueiro titular mais confiável que o Léo Duarte. Acho que o garoto merece ter suas chances, mas não podemos nos dar ao luxo de ter um time tão bom com pontos claramente fracos numa Libertadores.
Essa sequência inicial no Brasileiro me agrada. É bom pro time já acordar desde o início e buscar pontos contra adversários diretos, sem, claro, perder para os potenciais meios de tabela ou rebaixaveis. Acho que temos condições de conquistar o hepta sem muitos adversários realmente à altura. Mas precisamos, definitivamente, mostrar isso em campo. Também creio que possamos no mínimo empatar com o Peñarol, mas isso também vai requerer muita vontade e muita bola bem jogada sem vacilos.
SRNs!
Sobre o Juan, um craque! Se ainda estivesse em forma, jogaria de terno ao lado do Rodrigo Caio e teríamos a melhor zaga do Brasil reconhecida até pelos nossos adversários. Que nos ajude agora fora de campo!
Valeu Juan!
SRNs!
Começo a ver uma derrota pro Penarol com enorme simpatia, só assim vão acabar com a imbecilidade de se poupar jogadores. Dia 08 de maio sou PENAROL….ou a temporada vai pro brejo mais uma vez…
Bom, o problema para esse jogo é o Abel.
Seja como for, Bruno Henrique como centro avante é artilheiro do time na temporada!
Abel foi contrário a contratação do Gabriel, e o colocou na ponta direita, mas até em que sentido isso é bom para o time?
Abel tbm parece gostar mais do ER como meia, posição que o ER nunca se destacou no time, seja lá como for ER esta jogando muito e em todas as partes do campo.
O efeito colateral é Arascaeta e Diego como pontas esquerdas, ai definitivamente não dá!
Saudações!
Nathan,
Eu já havia dito isso no ano passado, e acompanho seu comentário… Não vejo esse elenco com brio de mata-mata, mas vejo com paciência para ganhar uma LIGA.
Não fosse o péssimo planejamento de 2018, em que o clube quis focar em tudo e ficou com nada, bem como e a demora em demitir o Barbieri, o título era possível!
Resta nos saber em que estado esta a “porcelana” do Rodolfo Pernas de Vidro?
O time é meio curioso, com BH jogando mais adiantado pelo centro esquerda e Gabriel mais aberto pela direita.
Kleber, muita calma na largada.
Mas vale para todos.
Primeira rodada indica muito pouco.
O Inter terá tempo para se recuperar. O Corinthians, o Cruzeiro e o Grêmio também.
Então não dá para animar nem desanimar muito.
Ainda.
SRN