Ainda Jesus.
No aeroporto, leio no Globo.com uma série de opiniões a respeito do novo treinador do Flamengo, quase todas de jornalistas da “terrinha”.
Já sabemos que Jesus tem um linguajar próprio, sem ser culto consegue ir levando as relações numa boa, é viciado em futebol, elege seus jogadores, tanto é que trabalha em média com 14/15 por competição, responde com rudeza aos jornalistas e, foi comparado a Joel Santana.
Não sei se o companheiro português que fez a comparação conhece Joel, mas há no que foi dito, coisas comuns entre eles e, há também enormes diferenças, como o trato com a imprensa, em que Jesus tem problemas e Joel sempre foi um craque na simpatia.
Coloco tudo isto na intenção de, ainda distantes, irmos nos familiarizando com o nosso novo treinador.
Há, porém, algo que me intriga. Este contrato de apenas um ano me soa mal. Não preciso perguntar ao presidente Landim que, como brasileiro, sabe que o nosso calendário termina em dezembro, o motivo real deste estranho prazo de contrato.
Está na cara que foi uma imposição de Jorge Jesus. O motivo? Claro que a perspectiva de um retorno ao futebol europeu, como manda o figurino, em início de temporada. O que me incomoda é o fato de alguém vir para cá já pensando em voltar para lá.
Enfim, talvez esteja me precipitando, mas fazer o que, se este é o meu sentimento?
E lá se foi mais um grande jogador – e carismática figura do futebol.
Luisinho Tombo, fez parte de um dos melhores times do América em todos os tempos. País; Orlando Lelé, Alex, Geraldo e Álvaro; Ivo, Thadeu, Bráulio e Gilson Nunes; Flecha e Luisinho.
Não bastasse, foi o maior artilheiro da história americana, tendo marcado quase 350 gols.
No Flamengo, Luisinho também brilhou, sendo que o seu dia de glória maior foi em um Fla-Flu, quando Luisinho só não fez chover, na sapecada de cinco que demos no tricolor.
Além de tudo isso, uma figura humana, simplesmente, adorável.
Que Papai do Céu o receba com todo amor, no campinho do Céu…
Kleber com relação ao nosso novo técnico é rezar para São Judas iluminar o gajo. Uma aposta arriscada.
Quanto ao Luisinho mais um que subiu para o time do Céu. Ganharam mais um artilhjeiro. E mais um daquele tempo maravilhoso que se vai.
Claro q JJ exigiu 1 anos um de contrato apenas.Sabe das dificuldades q imperam no nosso futebol e mais do q isso, sabe q é na Europa q estão os melhores. Ele quer voltar, isso é natural mas sabe q para isso tem q fazer um grande trabalho aqui. O fato de ele vir para o Flamengo já sinaliza q ele não tem mercado lá, logo sua volta depende de performance. Os interesses estão alinhados e isso é excelente! Acho 1 ano bom pro clube também pq não sabemos como será essa aventura. Se ele for bem, acho q há chances de renovar, mas se for mal, já imaginaram ter q aturar o gajo por 2-3 anos?
Quanto ao Luisinho, lamento a perda. Quando comecei a acompanhar futebol era ele o nosso 9 ao lado do Paulinho e do Luis Paulo no ataque.
Kleber e amigos: é preciso contextualizar as informações sobre Jesus vindas de Portugal. Quando ele é chamado de ignorante, por exemplo, é devido ao perfil que técnicos portugueses costumam ter, com a quase totalidade deles tendo vindo da Universidade, com formação acadêmica esmerada.
Tal e qual a nossa vizinha Argentina, os portugueses apostam na formação teórica sólida de seus treinadores há uns bons 50 anos. Foi esta escola que gerou Mourinho, Marco Silva, André Villas Boas, dentre tantos outros excelentes técnicos. Neste sentido, Jesus é meio que uma exceção, mais parecido com os brasileiros, sendo ex-jogador e construindo sua formação mais na beira do campo do que em bancos escolares.
Isso torna Jesus um técnico menor que os conterrâneos? De modo algum! Ele é chamado de Cruyff português desde os tempos de Braga! Não se arruma uma comparação como essa sem ser um obsessivo e um estudioso. Assim, a comparação com Papai Joel, com todo o respeito, não faz sentido nenhum.
O Flamengo, especificamente e o futebol brasileiro, como um todo, tem muito a ganhar com Jorge Jesus por aqui. E desconfio que com o elenco que o Flamengo oferece, os resultados tendem a aparecer bem mais rápido do que o Santos (ainda em montagem) de Sampaoli.
Forta abraço e saudações coloradas!
Caro Kléber e amigos!
Nossas condolências à família do Luisinho. Por algum tempo o acompanhava ainda nas ondas da Rádio Globo. Era um jogador que tinha impulsão muito boa. Que Deus o receba com as Graças que ele merece.
Quanto ao novo técnico é desejar muito boa sorte. Seu estilo, tempo de contrato e outros temas, somente o senhor tempo irá nos provar e mostrar. No momento, nada além disso.
SRN
Luisinho foi um grande jogador no América, teve Boa passagem no Flamengo e sua especialidade além de fazer gols era “cavar” pênalti. Sabia cair como nenhum outro. Quando zagueiros violentos acertava suas pernas, parecia que era decapitado e a seguir depois da punição ao adversário, estava Luisinho de pé sem marca alguma da agressão. Admirava como artilheiro, especialmente no América. Quanto ao técnico português. Para não ser precipitado, prefiro não opinar. Sei apenas que houve mentira e já havia negociação, mas isso já é passado.
Kleber, pode ser que 1 ano de contrato possa ter partido do Fla, imagina um contrato mais longo e ter que pagar uma multa equivalente em caso de insucesso do JJ.
Creio que tem tudo pra dar certo!!
1 por não vir com preconceitos, nem panelinhas com determinados jogadores!! 2 o elenco é qualificado, e um minimo de organizacao ja garante melhor do que o que vinha sendo apresentado!!
3, tem tempo pra trabalhar, o que elimina todo e qualquer argumento de meio de temporada!!! 4 pode por o dedo em algumas contratações e inclusive motivar a alguns bons jogadores que ja tenham trabalhado com ele a vir para o Brasil!!
Portanto nos resta apoiar e ter fé!! Ele sabe que vem pra vencer e parece ser obstinado por vencer!! Ja é algo!!
Creio que será no mínimo respeitado pelo elenco carimbado que temos!! Coisa que Roger (quem?) nao seria de jeito nenhum!! Dorival, nao foi!! Tanto que brigou com um dos medalhoes!! Assim sendo!! Torcendo pelo melhor!!
Em tempo: nao vi nenhuma menção honrosa à incrivel defesa do Diego Alves que sacramentaria o 1×1 e poderia mudar o jogo!! Fosse o César, cada comentário viria com elogio!!
Caro Kleber e demais companheiros deste nobre e democrático espaco. Penso eu que esse contrato de um ano sobre a possível vontade do Sr. JJ de voltar à Europa no futuro deva nos dar mais uma injeção de ânimo. Explico: se ele pretende voltar, certamente intenciona fazê-lo por cima da carne seca. Logo, está ciente de que terá de fazer um trabalho muito, mas muito bom no Flamengo, afinal, não está em seus melhores dias na Europa. Porém, é uma grande chance que ele tem, de pegar um time grande, que paga em dia, organizado, com estrutura, bom elenco etc. Botar para jogar bola, jogar bonito e jogar com raça, deverá ser o grande objetivo dele. E isso será, também, o nosso objetivo enquanto torcedores.
A questão do treinador europeu também poderá facilitar a chegada de outros jogadores “europeus” além do Rafinha. Por exemplo, Filipe Luís, Jemerson, Zapata e outros que eventualmente não estejam noticiados, afinal, o profissionalismo, que reina nos clubes europeus, é uma incógnita em campos nacionais. Isso pode ter boa influência a jogar a nosso favor.
Em resumo: estou bastante otimista que vamos passar pelo Corinthians amanhã e que estaremos nas cabeças do Brasileiro quando JJ chegar. E a vontade dos jogadores de trabalhar com ele também me parece legítima. Ele vai querer voltar ao topo e, para isso, até lá nos levará.
Quanto ao grande Luisinho, que Deus e outros grandes craques que já nos deixaram o recebam na Seleção dos Céus e que a família fique na paz do Senhor e possa encontrar Nele o conforto nesse momento.
SRNs!
Ao final da partida, o repórter da CBN entrevistou o goleiro do Fortaleza que jogara com Jorge Jesus em Portugal. Foram referências excelentes do trabalho dentro e fora de campo. O melhor é que teremos quase 1 mês para trabalhar, se adaptar e conseguir transmitir sua filosofia.
Esse contrato de 1 ano realmente é bizarro, mas pelo o que ouvi o objetivo do Jesus nem é a Europa, mas o mercado de seleções medianas para a Copa do Mundo 2022 e para isso o Brasil é uma boa vitrine.
Era contra o Jesus, mas por tudo o que li e ouvi, já estou confiante.
Estou na mesma situação que vc.
Caríssimo presidente e amigos do blog.
Não sei se é somente aquela vontade incontida de ver o Flamengo decolando para as alturas, onde sempre deveria estar, mas tenho a sensação que o JJ irá fazer história no Flamengo. Pelo que já li e ouvi sobre ele, sua personalidade e métodos, certamente não haverá meio termo.
Com JJ, ou iniciamos nossa caminhada meteórica rumo à mudança de patamar a nível mundial, ou o patrício não durará três meses no Flamengo. Nessa perspectiva, pouco importaria a duração do contrato nesse momento.
Sobre o saudoso Luisinho, tenho uma lembrança bem especial e uma lição bem aprendida também e com ele. Quando garoto, morador de Niterói, eu costumava jogar algumas peladas daquelas bem concorridas, pois delas participavam vários jogadores e ex-jogadores profissionais, tais como Gerson (o canhotinha de ouro), Jair Marinho, Caio Cambalhota e, claro, nosso saudoso Luisinho Tombo entre muitos outros. Numa dessas peladas eu, garoto bom de bola, resolvi dar uma caneta no Luisinho. Até que tentei mas… não deu pra concluir, já que o Luisinho me jogou lá no terceiro andar e, logo depois, veio falar comigo ainda caído e me contorcendo todo. De forma amiga, me ajudou a levantar mas disse: “moleque, nunca tente isso contra um profissional”. Lição imediatamente aprendida, é claro…. rsrsrs….
Creio que vale apena apostar, principalmente por ouvir de jogadores o que nos passaram.
Creio o Flamengo vai conseguir melhorar a forma de jogar e também pode nos trazer algo de novo fora das 4 linhas, afinal, esse cara participa de Champions.
Muito empolgado com sua chegada, nosso clube atinge um patamar muito alto com sua contratação.
SRN
Único técnico estrangeiro que vi fazer sucesso no Flamengo foi Freitas Solich. Era tecnico do Boca, di FLAMENGO, do Huracan, seleção paraguaia e ate di Real madrid de Di stefano. Fou campeonissimo no Flamengo. Morreu no Rio em 1984 ou 85. Teve também Armando Reganechi nos anos 60, mas sem o sucesso se El Brujo. Portanto acho muito difícil um técnico estrangeiro emplacar na gavea. Vou torcer.
Acho uma aposta e de alto risco. Tenho minhas dúvidas se conhece o elenco e se for marrento, os jogadores derrubam. Já chegou pedindo Ramirez, pra que? É justamente joga em uma posição que não precisamos. Já de laterais precisamos, mas Coentrão? Pelo amor de Deus! Temos na base laterais melhores com certeza, em início de carreira e não em fim de carreira. São jogadores que sempre foram de medianos para baixo e agora não tem mais espaço na Europa. Se queremos disputar o mundial de clubes, não será com estes jogadores que ganharemos. Já vi que a base não vai ter chance nehuma com esse cara, pode escrever. Só quer saber de medalhão…
Acho que tem q trazer o Ramírez, porque na minha opinião Cuellar está vendido !!
Eu tbm achei somente péssimo o prazo de contrato de 1 ano.
Estão claros e nítidos duas coisas:
1a o temor do clube em fazer um contrato mais longo com o técnico.
2o. o desejo do técnico em estar disponível no início de temporada Européia.
Bem por esse lado podemos entender ambas as partes, mas qual seria então o melhor para o Flamengo, que em última análise é o que importa?
Um contrato de 6 meses até o fim de 2019, ou um contrato de um ano e meio até o fim de 2020.
Sim, pq qual técnico estará disponível no futebol brasileiro em no meio de 2018? Nesse cenário só nos restarão mesmo nomes europeus e argentinos.
Assim esta claro que o clube inclinou-se ao desejo do técnico para te-lo.
Saudações!
Ramires está livre no mercado e viveu grande fase com ele. Viria para a vaga do Arão? Especulação minha, sem fonte, só pra saber a opinião dos companheiros…
SRNs!
Acho que tem q trazer o Ramírez, porque na minha opinião Cuellar está vendido !!
Kleber,
Pergunto a você e aos companheiros do blog, o que é melhor a certeza da MESMICE na contratação de um Técnico Brasileiro, ou a arrojada aposta de ALGO DIFERENTE na contratação do JJ ???
Acho que a Diretoria acertou, mas claro está que nada garante nada, pode ser que não dê certo, mas com certeza é melhor errar tentando algo de novo, do que errar insistindo em mais do mesmo…
Sobre Luisinho Tombo, fica aqui um testemunho de quem viu e viu muito ele jogar: Se jogasse hoje seria artilheiro de todas as competições !!!
Não era um craque, muito longe disso, não era brilhante, mas tinha uma determinação, uma vontade, uma raça… Para ele não tinha bola perdida, é verdade que caia muito, mas nunca fugiu do “pau”, e na frente do gol era muito acertivo…
Luisinho Lemos ou Luisinho Tombo, pelo menos para mim vai deixar muitas saudades, quantos gols dele pude vibrar, inesquecíveis… Formou uma bela dupla com o “Galo”, que em todo jogo deixava ele “trocando figurinha” com o goleiro adversário e ele, na grande maioria das vezes, como narrava Jorge Cury, fazia um GOLAÇO, AÇO, AÇO, AÇO !!!!
SRN
Perfeito Paulo. Eu mesmo defendi o Dorival, mas seria apostar na mesmice. As credenciais do português são excelentes.
Nino, amigo,
Análise, simplesmente, perfeita!
Forte abraço.
Parece que o cuellar da sendo vendido mesmo. Que a diretoria se movimente ( tem tempo), pra trazer um substituto a altura, uma pena, péssima hora pra perder um jogador desse nível.
Wanderson,
Pela entrevista, parece que a vontade de sair também parte do jogador – o que é natural. O Cuellar já está com 26 anos, é volante e sabe que essa pode ser uma das últimas boas propostas vindas da Europa… Impossível competir não só com a moeda (euro), mas também com a possibilidade de viver em um país desenvolvido, ainda mais ele que têm dois filhos pequenos.
De todo modo, caso ele seja vendido, merece muito grandes homenagens em sua despedida, pois é um dos caras que melhor vestiu e honrou o manto nos últimos anos.