Para refrescar a tensão do nosso jogo decisivo contra o Corinthians, vou dividir com vocês o meu diálogo, via WhatsApp, com meu amigo querido – e gênio da bola – Paulo Cézar Lima ou, para o mundo do futebol, Paulo Cézar Caju.
A foto que encabeça o post, enviada por ele, é muito interessante. Será um bom jogo de paciência ir tentando lembrar de alguns nomes. Claro que, outros, são verdadeiras barbadas…
Depois, abaixo, um timaço do Brasil e, fechando, minha mensagem para meu amigo PC, homenageando um dos mais folclóricos e queridos personagens do futebol.
Divirtam-se e relaxem…
PC, querido amigo,
Ainda na foto que me emociona, a extraordinária figura de Ximbica, o roupeiro tricolor nota 10, que, certa vez, me livrou de um problemão em Londres, enfrentando os guardas que me perseguiam por ter entrado no campo para entrevistar os jogadores.
Na Inglaterra, naquele tempo, era inimaginável um repórter entrar no campo de jogo, quanto mais em Wembley. Após entrevistar quase todos da Seleção, começou a perseguição. Corri para o nosso vestiário. Ximbica me colocou para dentro e encarou a pontapés os guardas ingleses que tentavam invadir o vestiário. Tive que sair vestido com uniforme da Seleção, como se jogador fosse.
Passagem inesquecível. Ximbica, meu herói!!!
Um abraço, Kleber.
Presidente, quando Paulo César Lima surgiu no Botafogo, formava um ataque arrazador: Rogério, Gerson, Roberto, Jair e Paulo Cesar. Não me lembro ter visto ao vivo num estádio, um ataque como os 5 formavam. Daí ele foi para o Flamengo, teve Boa participação mas nada fenomenal. Nessa época Tostão estava no Vasco. Presderam a atenção no nível dos jogadores que jogavam no Rio? Que diferença para hoje. E não citei todos os grandes craques que desfilavam pelo Maracanã.
Bons tempos quando se joga futebol de verdade ! Época que jogavam os melhores em campo, não os que empresários mandavam….Hoje, os falsos craques desfilam seus carrões e helicópteros, futebol zero. Pior , a comissão tecnica é omissa e conivente…chega dessa geração de 7 x 1….!
Bom era antigamente, poxa como era legal aquele futebol do passado. Quando comecei a ver futebol, lá pelo início dos anos 60, a turma mais velha dizia que aquele futebol não valia nada. Bom era o Ademir, o Zizinho, o Ipojucam, o Leonidas da Silva, o Jair R.pinto etc etc etc etc e tal depois mais tarde os saudosistas falavam de Garrincha, Didi, Canhoteiro, Dida e outros mais…hoje o futebol não vale nada, mas daqui há uns 30 anos, muita gente irá dizer, bom era aquele futebol de 2019 etc etc etc e tal…
A foto da seleção é de 1977 , 6 a 1 no combinado Vasco/Botafogo , a volta de Paulo Cesar e Carlos Alberto na seleção , e primeiro jogo de Cláudio Coutinho liderando a comissão técnica.
Bons tempos.