Paris, 16/06/2019, meia-noite.
Há pessoas que não desgrudam nunca da sua vida, seja por motivo bom ou ruim.
A contratação de Paulo Cézar, à época, um dos maiores jogadores do Brasil, tricampeão pela Seleção Brasileira na Copa do México, pelo Flamengo, foi o meu primeiro grande furo de reportagem, o meu primeiro gol de placa, fato que, com absoluta certeza, foi de fundamental importância na minha vida profissional.
Depois de conquistar o Campeonato Carioca do IV Centenário, em 1965, o Flamengo penou até se reencontrar com o seu caminho natural de vitórias e conquistas. Isto só ocorreu após a proeza de arrancarmos Paulo Cézar, do Botafogo, em inimaginável contratação que mudou o rumo do nosso barco.
Acompanhei todo o movimento desta negociação e, no momento em que senti que estava consolidada, em jogo do Flamengo no Maracanã, peguei o microfone da Rádio Tupi e sapequei: “Bomba! Bomba! Bomba!!! Às cinco, em ponto, vou anunciar a maior contratação na história do Flamengo!!!”
A correria dos companheiros foi geral. E, a cada quinze minutos, lá vinha eu de novo “Bomba! Bomba! Bomba!!! Às cinco em ponto, a maior contratação rubro-negra de todos os tempos!!!”
Finalmente, às cinco horas, contei toda a história, garantindo que tricampeão do mundo, Paulo Cézar, era jogador do Flamengo.
Os concorrentes reagiram das mais variadas formas. A mais interessante foi a de, hoje, um verdadeiro irmão que, não levando fé, mandou o seguinte recado para os seus ouvintes: “Estão dizendo por aí que o Flamengo vai contratar Paulo Cézar. Isto é uma brincadeira! Fico nu, no meio de campo do Maracanã, no primeiro jogo contra o Botafogo”.
A notícia foi confirmada. Paulo Cézar foi contratado, mudou a vida do Flamengo e, fomos campeões. O meu amigo querido, gênio do Rádio, ex-concorrente, até hoje não cumpriu a promessa…
E, bom que não cumpra, pois a forma não é mais a mesma e, em consequência dos muitíssimos quilos a mais, o espetáculo seria tragicômico…
Paulo Cézar, além de um jogadoraço, foi sempre uma figura amiga, doce e sincera. Tempo bom, em que os profissionais de imprensa se relacionavam com os da bola, e a camaradagem, quantas e quantas vezes se transformou em amizade.
Na Copa de 74 na Alemanha, era para mim, sempre, entrevista obrigatória. Não só pela amizade, mas também e, principalmente, pelo fato de sempre ter sido o nosso personagem um belo comunicador, que nunca deixou de dizer o que pensava. E, com um baita de um vozeirão…
Na vida, conheceu de tudo e, o que mais me impressiona nele é o poder de superação. Conheceu a glória, perdeu momentaneamente o prumo e, como sempre foi um vencedor, deu a volta por cima.
Aos 70 – que hoje completa – está tinindo e, como jogava, continua dando show nas suas colunas no Globo.
Seja bem-vindo ao clube, querido amigo. Antes, admirava. Hoje, te amo!
No seu dia, a alegria é nossa!
Vida longa, querido amigo.
Boa Kleber!agora mudando de assunto :tem uma história que o portuga quer pedir a contratação de um atacante ae flutue nas costas de um 9…já avisaram que temos Arrascaeta ,Bh,Vitinho e Éverton?parece que pediu jogadores da liga portuguesa tb….que ele não transforme isso aqui em sucursal de lá pelo amor de Deus com suas panelinhas
Uma coisa chama a atenção: o Abel foi muito criticado por não escalar o Arrascaeta. Problema que mesmo no Uruguai ele não é titular. Tem algo errado. O técnico uruguaio é respeitado e ninguem contesta lá, sua opção por um jogador que aqui no Brasil nada mostrou. Estive na semana que passou em Montevideo e não vi nem ouvi ninguém contestar.
Tive o prazer de conhecê-lo em um restaurante na cidade de Jaú , ao lado de Afonsinho.
Foi muito simpático, isso foi no ano de 2004, se não me engano.
Um forte abraço ao PC, e parabéns!!!!!
Meu pai como botafoguense sempre falava dele……
Kleber e amigos , sou um privilegiado. Vi alguns dos gênios do futebol vestirem o manto sagrado.
Paulo Cesar o nosso caju foi um dos maiores. Cracaço. Na famosa seleção de 70 considerada a melhor de todos os tempos , sempre se falou que ela tinha 12 titulares. Como PC não podia ser titular ?
Atualmente é um dos poucos que falam e escrevem sem medo de tomar posições politicamente corretas.
Quem o conhece pessoalmente sabe que se trata de um doce ser humano. E com ótimas histórias.
Força e saúde campeão
Grande irmão Octávio!
Como morava no Leblon na época, joguei muito futebol de praia. Primeiro no Lagoa, depois no Tatuí e, por fim, no Colúmbia.
Foi justamente nessa época que conheci Caju e seu irmão Fred.
Pasme! O craque do time não era nenhum dos dois, mas sim, Paulada…
Acompanhei Caju desde que ele jogava salão no Flamengo juntamentei com o Irmão, Camelo e Marcio.
Realmente nosso Caju foi muito craque, principalmente quando defendeu o Botafogo. Se bem, que o time ajudava muito.
Em 70, foi duro arrumar uma vaga, mas revezava muitas vezes com Rivelino pela esquerda.
Como muitos, do salão pro campo e de lá, para o futebol nacional e internacional.
Felicidades Caju amigo…
Meu irmão Egon vc sempre surpreendendo: Craque no futebol de praia.
Saudade do amigo.
Meus parabéns Kleber por vc expor a importância do Paulo Cézar pra todos nós. Parabéns Paulo. A nação tem muito a lhe agradecer.
Parabéns Paulo Cesar!!!!!!
Parabéns Paulo
Muita Saúde e Muitos anos de Vida
Gênio. Um bailarino com a bola nos pés. Hoje, seria
Idolatrado, como foi na sua época. Fui ao Maracanã muitas vezes para assistir suas exibições. Abs, PARABÉNS, craque da moda , como dizia Waldir Amaral .
E ” A bula da bola”, segundo o Apolinho.
Caros Amigos,
Sou um pouco suspeito para falar do Paulo Cesar Caju, no final do ano de 1971 meu pai me chamou e disse: vou me encontrar com o Xisto Toniato dirigente do Botafogo para comprar o Paulo Cesar, fiquei extasiado, pois me lembrava do jogo final Botafogo x América quando o Paulo fez os 3 gols da vitória de 3 x 2 do Botafogo, depois as imagens da seleção de 70.
Em 72 tivemos um ano espetacular ganhamos o Torneio de Verão, Taça Guanabara e o Campeonato Carioca contra o Vasco do Tostão e o Fluminense do Gerson
Paulo vinha quase todas as noites na casa dos meus pais para apanhar no Biriba e tomar leite para combater sua gastrite, perdia sempre nas cartas, mas saia sempre feliz dando sua tradicional gargalhada.
Sempre foi um defensor do futebol arte, do talento e hj nas páginas do O Globo continua lutando a favor do espetáculo.
Desejo muito saúde e paz e que estes sejam os seus primeiros 70 anos, que venham outros tantos.
P.S. Kleber, nosso amigo não ficaria bem de bunda de fora nem naquela época…..
Parabéns, Paulo Cézar. Kléber tem razão quando relata que em 72, depois de um período difícil pós 65, conseguimos montar uma equipe vencedora e carismática. PC e Doval infernizavam as defesas adversárias, Caio Cambalhota, nosso Brocador da época também decidia partidas. Na final, 2 x 1 num Fla X Flu inesquecivel, gols de Doval e Caio, vencemos o Flu com Gérson, Félix, Marco Antônio e tudo.
Pena que o Fluminense tinha um gênio como presidente, Francisco Horte, que enrolou nossa diretoria com o famoso “troca-troca”, levando Doval, Paulo Cézar e Renato Aranha Negra para o Flu onde formaram a Máquina Tricolor junto com Rivelino.
Desculpe, Francisco Horta
Conheci PC na Academia da Cachaça no.leblon pedi pra tirar uma foto e ele prontamente me convidou pra sentar a sua mesa com.sua refinada categoria a partir daí já me considero amigo.
MUITA SAUDE NEU IRMÃO e te esperamos em Caxias do Sul pra tomar um vinho tô e comer uma polenta com galeto…kkk
Parabéns Paulo César! Que Deus ilumine sempre seus caminhos com muita saúde e sucesso! Milhões de pessoas tiveram o prazer de ver você jogar fácil demais! Muitas saudades! hoje grande parte dos jogadores não amarrava sua chuteira, pra quem não sabe que é o grande jargão do futebol!
Paulo Cesar
Bem vindo aos setentistas!!! É uma honra ter vc no grupo. Craque dos craques! Talento e elegância sempre lhe sobrou no trato da redondinha.
Grande campeão. Maior contratação da história do Flamengo, até hoje.
Obgdo Kleber por nos deixar saber.
Gênio , ídolo , referência !! Vida longa ao nosso craque.
Parabéns Kléber por homenagear esse gênio da bola. Tive o privilégio de encontrar esse cidadão no Leblon e posteriormente em Florianópolis, onde criamos uma bela amizade.
Feliz aniversário campeão.
QUERIDO AMIGO KLEBER:
PC FOI GÊNIO DA BOLA.
TIVE A HONRA DE VÊ-lO VESTIR NOSSO MANTO.
70 TEM HISTÓRIA:
70 ANOS
70 – TRI CAMPEÃO MUNDIAL.
DEUS TE ABENÇOE E PROTEJA PAULO CÉZAR.
Paulo César Caju, craque extraordinário, sempre polêmico e extravagante fora das 4 linhas, parceiro dos anos 70 ( 72 )
Qto tempo não tenho a honra de reve- lo, apesar se continuar lhe acompanhando agora com suas cronicas intelugentes e sobre tudo, como sempre sincera.
PARABÉNS PC, FELICIDADES, SAÚDE e SUCESSO !
TMJ
HC
Parabéns PC!! Tricampeão nos gramados, na vida e como escriba!! Felicidades!!!
Grande PC,
Só um craque como você chegaria aos 70 em tão plena forma. Esbanjando saúde, amizades, e talento no texto. Hoje, com a mesma forma de sua estreia nos gramados, em 1967, que a vida lhe reserve muito, muito tempo de alegria . E que continues dando aula de “ savoir vivre “. Srn, Vinicius
Parabéns querido amigo PC.Craque modelo .Cronista exemplar que esta revitalizando a crônica esportiva e o pensamento inteligente do futebol brasileiro!
Vida boa longa e com saude! Voce merece!
Um forte abraco.
Vida longa ao Paulo Cézar e parabéns merecido não só pelos seus 70 anos, mas também pelo craque que sempre foi, abrilhantando o futebol carioca, a seleção brasileira e os campos no Brasil e mundo afora. Um legítimo representante do nosso mais genuíno estilo de fino trato com a bola.
Parabéns PC e a você Kleber, por este registro que merece o importante destaque.
Grande Paulo Cesar,
Cracaço de bola, mestre na vida, e, hoje, também das palavras.
Parabéns!!! Muita saúde!!!
Querido amigo,
Muito obrigado por nos trazer tantas recordações. Após seu comentário, lembrei-me perfeitamente de suas colocações, ou melhor, chamadas em relação à contratação bomba. Daquela época, também me recordo que fui ao Morro da Viúva acompanhar a assinatura do contrato do PC Caju. Depois, curti demais a bola jogada pelo mesmo em nosso Flamengo. Como Egon, também me recordo do PC jogando futsal na Gávea. Aditando as colocações de Helinho, concordo com PC ter sido nossa maior contratação desde que à mesma seja acrescida sua contratação do monstro Romário.
Hoje, delicio-me com os textos de PC no jornal O Globo. Tenho certeza que o mesmo surpreende a muitos pela beleza de escrita e pertinência de seus textos.
Parabéns PC, bem vindo ao time.
Craque dentro de Campo e fora de campo
Falar de PC Caju é falar da memória viva do futebol mundial
Fez história por todos os clubes q passou no Brasil e no exterior e na seleção brasileira onde se sagrou tri campeão mundial no México
Excelente profissional do futebol , um mágico com a bola nos pés , um líder e sempre agregador , pessoa muito querida e amiga
Já tive oportunidade de assistir um jogo ao lado dele …
Conhece muito e muito futebol
Fora de campo está fazendo sucesso com sua crônicas no O Globo
Pessoa queridíssima
Parabéns e felicidades mil e q possamos sempre festejar o PC
E um dia meu querido “tio” Nini (Carlos Niemeyer) fala com meu pai pra irmos para casa de praia dele e como eram muito amigos fomos. Lá foi feita a saída do PC par o Mengão e foi maravilhoso ter esse gênio do futebol vestindo o Manto Sagrado.
Parabéns e muita paz
Carlos Peixoto
Caro Kléber e amigos!
Como só assisto futebol pela TV, tive algumas oportunidades de ver o Paulo Cézar jogar. Simplesmente acima da média. Im craque. Um diferenciado. Magistral.
HOJE vemos qualquer jogador comum fazer uma ou mais jogadas e segue vendido ao exterior.
Sabemos que o futebol se modificou, mas, nada la atrás se compara aos dias atuais.
Parabéns ao Paulo Cézar por tudo. Que sua vida seja longa, Abençoada e FELIZ. Você nos deixou uma gtande marca e futebol te aplaude de pé.
Ao Kleber pelo furo jornalístico da época.
Grande abraço ao Paulo e SRN
Kleber e amigos do Blog,
Se hoje pagam 80 milhões de reais pelo Arrascaeta, quanto não valeria o nosso PC Caju, a “Bula da Bola”???
Bem, é melhor deixar pra lá, e só ficar com as boas lembranças dentro de campo desse cracasso da bola!!!
SRN
Kleber quem tinha esta mania de falar na rádio que ficava nu era o Áureo Ameno ,gênio.
Flamengo x Vasco, PC x Tostão , PC próximo a nossa grande área puxa um contra ataque com pelo menos 5 jogadores do Vasco a sua frente, como estava atrás do gol do FLA tive o privilégio de ver o cara em vez de tentar drblar ir mudando de direção até chegar a grande área do Vasco.
Canal 100 o narrador enfatiza o que o PC faria adiante no filme ” bola chega nos pés dele que deixa ficar entre as pernas o lateral que era do Cruzeiro ficou de frente dele a câmera lenta do Canal 100 mostrou toda crueldade e da genialidade de um bailarino ,com a perna direita ameaçou sair pelo mesmo lado, o lateral direito abriu o compasso para diminuir o espaço e aí com a perna esquerda ele sai por este mesmo lado seria comum o drible se o pobre do lateral não caísse ajoelhado na frente dele. Marcou a minha vida por jamais ter esquecido aquele drible já procurei pelo you tube e jamais encontrei está jogada dele.
Irmão Kleber ,
Você sabe mexer com nossas paixões, e lembrar a passagem do PC pelo nosso MENGÃO é lembrar de dias de GLÓRIA e espetáculos .
Na FRANÇA, o nosso PAUL CEZÁR ,que é como eles tratam com carinho o PC , ele é uma constante lembrança , pois além do craque fora de série que foi ,é uma personalidade marcante , com suas opiniões e conhecimentos do FUTEBOL e da VIDA.V
IVA PC, e 👏👏👏Com abraços de JOCA
Li comentarios diversos sobre Paulo Cesar lima aqui no blog do presidente. Alguns concordei quando elogiaram sua capacidade tecnica, mas sejamos sincero: Paulo Cesar era marrento, vivia tumultuando ambientes e me lembro de um jogo do Flamengo no Pará que ele não viajou e á tarde estava no maracanã para ver um classico do REio que não tenho certeza se era Botafogo e Fluminense. Reporter vai ate ele e fala do jogo do Flamengo e ele diz que não viajou e que o Mangueirão não era estadio para disputar jogos profissionais. Sua passagem pelo clube não foi demorada e na primeira chance foi para a França e lá tambem não demorou. O irmão dele de criação Fred era jogador do Flamengo.
Em 1.968, aos 8 anos de idade, vi o Flamengo perder para o Bonsucesso, quando todo estádio estava pronto para comemorar o Campeonato Carioca.Naquele dia chorei literalmente como uma criança.Voltei pra casa de mãos dadas com meu pai, nós dois em silêncio.Naquela época o Flamengo tinha Onça, Manicera, Zélio, mas tinha o saudoso Carlinhos – o Violino – e Silva – o batuta.Durante alguns anos cresci vendo os outros times serem campeões.Até que aos 12 anos de idade, em 1.972, voltei a ver o Flamengo se engalanar.Meu Mengo fazia a maior contratação até então da sua história: Paulo Cesar, o Tricampeão Mundial, tirado do grande rival Botafogo.Naquele ano ganhamos tudo no Campeonato do Estado do Rio de Janeiro.Paulo Cesar me fez soltar o grito de campeão que estava preso há 4 anos.Seus dribles eram rápidos, curtos, quase que imarcáveis.Os passes simplesmente geniais.Dava gosto ir ao Maraca vê-lo jogar.Fiquei muito triste quando ele partiu para o Olimpique, na França, onde tornou-se Rei, e conheceu muita coisa, e também a única coisa que conseguiu parar a sua ginga, os seus dribles, a genialidade.Mas o nosso Cajú provou que era doce, vitaminado, e como todo gênio inventou um drible e destruiu o adversário.Hoje aos 59 anos tenho o hábito agradável de ler a coluna dele no O Globo.Para mim é hoje o cronista mais consciente, mais articulado, mais inteligente e também muito simples.Pude vê-lo nos 70 anos de Kleber Leite.Foi emocionante encontrá-lo e lembrar daquele menino de 12 anos que fui e que foi feliz justamente por causa dele.Pelo que representa até hoje ao futebol brasileiro; pela força de um guerreiro que conquistou a vitória da vida; pelo brilhante cronista que torna-se obrigação acompanhar a cada edição de O Globo, eu agradeço por ele fazer parte da minha vida numa fase em que todo menino gosta de sonhar.Paulo Cesar, você não foi…você é Gênio..e os Gênios são Mágicos e Eternos!!! Parabéns!!!!Feliz 70!!!!!!