Acabo de receber do querido amigo Vinícius França verdadeira bandeira rubro-negra, a detalhada pesquisa DataFolha que consagra a popularidade da maior paixão do nosso país.
MENGOOOOOOOO!!!
Curtam….
Um em cada cinco brasileiros torce para o Flamengo, aponta Datafolha
Clube lidera em 3 das 5 regiões do país e supera Corinthians, segundo colocado
Pesquisa nacional feita pelo Datafolha mostrou que o Flamengo conta com a maior torcida do Brasil. Segundo o levantamento, o clube carioca tem a preferência de 20% dos brasileiros, seguido pelo Corinthians, com 14%. No entanto, o instituto apontou que 22% não têm clube.
A diferença entre rubro-negros e alvinegros supera a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.878 pessoas, todas com mais de 16 anos, em 175 municípios de todo o país, entre os dias 29 e 30 de agosto.
Em relação ao levantamento anterior realizado pelo Datafolha, em janeiro de 2018, o percentual do Flamengo foi de 18% para 20% (dentro da margem de erro). O Corinthians ficou estável nos 14%, com ampla vantagem em relação ao terceiro colocado.
São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (4%), Cruzeiro (4%), Grêmio (4%), Internacional (3%), Santos (3%), Atlético-MG (2%), seleção brasileira (2%), Botafogo (1%), Bahia (1%), Fluminense (1%), Sport (1%), Santa Cruz (1%), Fortaleza (1%), Vitória (1%) e Ceará (1%) completam a lista dos times que atingiram ao menos 1%.
Entre os que têm, há vantagem do Flamengo em quase todas as cores. O Corinthians só aparece numericamente à frente entre os brancos (16% a 13%), mas isso significa um empate técnico, já que a margem de erro para esse item é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os negros, a diferença é de 24% a 11%, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. Os flamenguistas também são maioria entre pessoas que se declaram pardas (23% a 14%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos).
No recorte por renda familiar, a maior vantagem rubro-negra aparece na faixa dos mais pobres. Entre aqueles com até dois salários mínimos, o time do Rio aparece com 22%, contra 13% do Corinthians, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Há predomínio de torcedores do clube carioca em três das cinco regiões brasileiras. Ele tem a preferência de 39% no Norte (margem de erro de seis pontos percentuais para mais ou para menos), a de 28% no Centro-Oeste (margem de erro de seis pontos percentuais para mais ou para menos) e a de 27% no Nordeste (margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos).
No Sudeste, é registrado um empate técnico com o Corinthians, que aparece numericamente à frente, mas a diferença está dentro da margem de erro (três pontos percentuais para mais ou para menos): 18% a 17%. Já no Sul, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, as equipes com mais torcedores são Grêmio (23%) e Internacional (17%), seguidos por Corinthians (11%), Flamengo (4%), São Paulo (4%) e Santos (4%).
A vantagem do Flamengo na liderança é maior do que a margem de erro pela primeira vez desde 2012. Na pesquisa daquele ano, realizada três dias antes de o Corinthians conquistar o Mundial, foi registrado um empate numérico entre as duas maiores torcidas, com 16% para cada uma.
Nos levantamentos subsequentes, os flamenguistas voltaram a aparecer numericamente à frente dos corintianos, mas com a vantagem no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que representava um empate técnico. Foi assim em 2014 e em 2018, com o mesmo resultado apresentado: 18% a 14%. Com os 20% a 14% de agora, a primeira posição está consolidada.
Neste momento, o Flamengo ocupa também a liderança do Campeonato Brasileiro e exibe a maior média de público da competição. No último sábado (14), 62.510 pagantes acompanharam a vitória por 1 a 0 do time sobre o Santos, no Maracanã, resultado que lhe assegurou o topo da tabela ao fim do primeiro turno.
A equipe da Gávea levou 50.693 pagantes, em média, aos jogos que realizou como mandante até aqui na competição, um reflexo da força da torcida e também da boa campanha. No Nacional do ano passado, o time foi vice-campeão e teve média de 47.139 pagantes. Na edição de 2017, longe da briga, atraiu 14.484 por jogo.
Para detalhamentos sobre a distribuição por cor, renda familiar e região, acesse a reportagem completa clicando aqui.
Eu nunca tive dúvidas disso! Agora, me chama a atenção a queda do Vasco. Já teve números muito melhores.
Diogo Ramos, é dificil um time falido, que alterna entre serie A e B e quando disputa a A é candidato a cair manter uma torcida grande
Tenho certeza que a distancia e os percentuais do Flamengo e a distância sobre os adversários são maiores do que os apresentados na pesquisa
Radamés, também penso assim.
Pois é…
Ainda mais vindo do Datafolha, sabidamente fajuto.
Também acho amigo Radamés
Kleber
Qual a novidade?
A tendência é aumentar ainda mais.
SRN
A marca “Azeite Royal” será estampada em duas áreas do uniforme do time masculino: no meião de jogo e na parte de baixo da camisa de treino, nas costas. O time feminino também terá a marca em sua camisa de jogo, sob o número. Pela parceria até dezembro, o Flamengo receberá R$ 600 mil.
Mais $$$$$
O que mais me impressionou foi a imprensa corinthiana fazendo conta com a margem de erro para tentar um empate técnico. São uns humoristas.
A tendência é a distância aumentar ainda mais. Enquanto somos um time e torcida festivos ( qual rubro-negro não gosta de festejar nos estádios ) os outros são torcedores padrão. Mas salientando que nossa torcida que vai ao estádio precisa aprender a apoiar nos momentos ruins dos jogos.
Saudações do maior e melhor.
Caro Octávio, o Flamengo sempre foi notícia em qualquer tempo e para qualquer assunto. Todo mundo sabe que, para alavancar audiência, fale-se do Flamengo. Tanto eles sabem disso que falam todo tipo de impropério, pois sabem que, tanto se nos agradarem falando bem, quanto se nos irritarem falando mal, o assunto vai render e dar ibope.
Concordo fundamentalmente com a sua ressalva à nossa torcida nos momentos ruins, parece pirracinha, inacreditável! Tem que melhorar essa postura, o time precisa da gente em TODOS os momentos!
SRNs!
Detalhe importantíssimo!!
Diante do Athletico do Paraná foi de um silencio ridículo!! Naquele empate, jogamos em campo neutro!!
BOLZAN… OU BOLZÓ????
A piada mais engraçada da mídia nesses últimos anos, foi Romildo Bolzan querendo jogar gasolina no incêndio, afirmando que o Flamengo estava muito arrogante e prepotente.
Essa gravação do João Guilherme, aconteceu numa brincadeira em MARÇO desse ano…
Cabe uma perguntinha! Quem tem Renato Gaúcho como técnico, pode falar em arrogância e prepotência????
Kleber e companheiros de Blog,
Apenas para materializar:
SOMOS 42.000.000 DE TORCEDORES…
ISSO É MUITO MAIS DO QUE MUITAS NAÇÕES…
ISSO AQUI É A NAÇÃO RUBRO NEGRA !!!!
SRN
Ótima explanação do Guru!
Interessante constatar, que clubes que já tiveram verdadeiras seleções, como Santos de Pelé e Botafogo de Garrincha, apenas cumprem tabela com percentual irrisório no cenário nacional…
Nosso “pai”… não faz nem cócegas…
Pessoalmente, acho que Grêmio x Inter é o maior clássico do futebol brasileiro.
Embora não tenha o charme de um Fla x Flu…
Quanto ao maior clássico no mundo do futebol, fico com Boca x River.
Ingressos esgotados!
Não chegou ao nem aos do plano amor.
Uma pena, sou sócio desde 2013, infelizmente não consegui p meu.
Vida que segue….
Essa pesquisa não apenas foi feita por fonte questionável, como não deveria ser motivo de questão para nós rubro-negros. Ok, é informativa, bom saber, mas o que importa é que a torcida do Flamengo é inquestionavelmente maior e melhor que as outras. Podem tentar qualquer tipo de artifício para promover um inexistente “empate técnico” contra os vices paulistas, mas a realidade é que, por mais que tentem nos denegrir, jamais o Flamengo terá números menores ou sequer iguais aos deles, completamente fora de propósito. Todos os que tentam fazer média com eles, vão tentar nos diminuir, mas isso é impossível. Basta ver se a torcida deles fez o mesmo que a nossa faz nos estádios pelo Brasil, seja nos tempos de vacas magras ou mais recentemente. Mesmo com o blablablá de terem um estádio “próprio” (hahahaha), nem assim eles conseguem chegar perto do nosso público, portanto, são piada. Sobre os demais, sequer comento.
SRNs!
Esquentou. Na terça-feira, o Flamengo teve mais uma rodada de negociações com os representantes do volante colombiano Fredy Guarín e avançou na direção de um acordo. Ainda existem pequenas discordâncias, mas há otimismo dos dois lados de que um desfecho positivo para o Rubro-Negro está próximo.
Essa matéria da globo.com quase repete a que foi noticiada ontem.
Guarín tem proposta da Liga MSL dos EUA e, teve também do Boca, onde já jogou.
Pelo Transfermarkt está cotado em 4,50 milhões de euros.
Hoje, é o 3º jogador mais valioso, SEM CLUBE…
* 3 vezes campeão português
* 3 vezes campeão da Taça de Portugal
* 1 vez campeão da Liga Europa
* 1 vez vencedor da Taça da China
* 2 vezes campeão da Supertaça de Portugal
Que joga bola é inegável. Porémmmmm… nem ele nem Cuellar conseguem barrar o atual titular da Seleção da Colômbia, que é Wílmar Barrios. Um monstro marcando e passando…
Com 33 anos, se for 0800, vale a pena…
Depois do Rafinha e do Filipe Luís, quero ver quem diz não pra um jogador desse nível na casa dos 30…
SRNs!
Caro Kléber e amigos!
Imagino que a diferença do FLAMENGO para o segundo colocado é muito maior do que a apontada na pesquisa.
As pessoas torcem de fato pelos times do Rio fora do estado. Torcem e acompanham.
Fora de São Paulo e nas outras regiões do país, quem torce pelos times paulistas apenas dizem ter simpatia.
Em todas as regiões do Brasil o FLAMENGO é religião e quando é campeão a festa sempre é gigante. Quando um time paulista é campeão, nada demais se houve nas ruas e sempre foi assim.
É fácil comparar. Basta ver a presença do Flamengo nos outros estádios brasileiros. Domingo Fluminense e Corinthians foi uma negação. No Brasil é Flamengo e os times do Rio.
SRN
Seguem números exatos da pesquisa Datafolha 2019, sem os arredondamentos
Fla 20,2%
Corinthians 14,1%
SPFC 7,6%
Palmeiras 5,49%
Vasco 4,0%
Cruzeiro 3,6%
Grêmio 3,5%
Inter 2,8%
Santos 2,7%
Atlético-MG 2,3%
Seleção 1,9%
Botafogo 1,3%
Bahia 1,3%
Flu 1,3%
Sport 1,1%
aonde ela se encontra sem os arredondamentos amigo Anderson?
kkkkkkkkkkkkkkkkk NO POST DO KLEBER….
Twitter
Lá vem o time da CBF desfalcar o Flamengo.
Aprendi , desde criança, que em qualquer lugar que se vá neste país, por menor que seja, encontraremos 3 símbolos: uma Cruz, uma placa da Coca Cola e um escudo do Flamengo.