Há quem ache que treinador de futebol seja tudo igual, em que, de um para o outro, o que muda é o CPF.
Vou citar aqui duas situações distintas, nas quais as expectativas acabaram invertidas.
Rogério Ceni, que vinha de um trabalho espetacular no Fortaleza, representou para o torcedor do Cruzeiro a esperança de dias melhores.
Em Fortaleza, fiquei no mesmo hotel onde estava a delegação cruzeirense para o jogo contra o Ceará. Na manhã seguinte ao jogo, no café da manhã, em dois papos rápidos, deu para entender que Ceni estava batendo de frente com todo elenco.
Simples: cometeu ele o imperdoável equívoco de implantar a renovação sem afastar os “donos do pedaço”. Resultado: como estes mais velhos têm ascendência sobre os mais jovens, ficaram todos contra o treinador.
Ceni rodou pela falta de sensibilidade. Palavra que me causa espanto que alguém com tanta vivência no futebol tenha cometido erro tão primário.
Rogério Ceni tinha tudo para dar certo. Naufragou.
De BH para o Rio
Quando o Flamengo contratou Jorge Jesus, houve quem achasse um enorme risco trazer um treinador estrangeiro que não conhecia ninguém do Flamengo, e muito menos ainda seus adversários, com competições em curso e, no meio da temporada.
O que tinha enorme possibilidade de dar errado acabou se transformando em enorme sucesso. A explicação? Simples: o talento do profissional, que consegue unir profundo conhecimento de causa, sensibilidade e baita poder de comunicação.
Não há, apesar do excelente time que foi montado, como separar a momento mágico que vive o Flamengo, de seu treinador.
A diferença entre Jorge Jesus e Rogério Ceni vai muito além do CPF.
Um dos livros que moldou minha visão de mundo sobre política foi “Mil Dias de Solidão”, do jornalista Claudio Humberto, ex-Porta-Voz do Presidente Fernando Collor. No livro Claudio Humberto tenta entender o que deu de tão errado num governo que tinha tudo para dar certo. E saiu, já no fim, com uma frase que eu considero absolutamente lapidar: faltaram cabelos brancos.
O filósofo grego Aristóteles, certamente o maior de todos no pós-Sócrates, defendia uma educação continuada que só se dava por concluída aos 35 anos de idade. Só aí seria possível alguém participar de debates públicos.
Ceni é um grande profissional? Não tenho a menor dúvida. Líder nato, vencedor, trajetória irreparável… COMO JOGADOR! Ainda acredito que será um grande técnico, de primeira linha. Da mesma forma, acredito que ainda está em formação.
Mesmo com seu cucuruto semicareca, não tenho dúvida alguma que faltaram cabelos brancos para Ceni.
Kleber. Uma pergunta alheia ao post?
Quem em 2009 teve a ideia de repatriar o Pet na condições que veio, o sr teve algum envolvimento, o Delair ou Marcos Brás, há poucos dias atrás me disseram q o sr teve influência porém não me recordo se estava no clube à época . Foi um sabia atitude
Eu tenho certeza que o futuro para tecnicos brasileiros, passa pelas mãos de Rogério Ceni, Roger Machado e Fernando Diniz. Serão os responsáveis pela retomada do futebol brasileiro. Rogério demitido? Azar do Cruzeiro que não vai cair, confirmando Abel como treinador. Perigo era contratar jovens. Elenco mostrou quem manda.
Kleber,
O fato dele ter aceitado o convite do Cruzeiro já mostrou uma enorme falta de sensibilidade, o clube mineiro atravessa uma crise econômica e política sem precedentes, inclusive com sérias repercussões na esfera criminal.
Com Dirigente sujos até o gargalo, somado a um grupo com vários jogadores “antigos” que se acham donos do clube e que precisa urgentemente ser renovado, o Rogério Ceni JAMAIS deveria ter aceitado o convite – ainda mais sem respaldo da direção para afastar as laranjas podres… Faltou tato!
Em tempo, que bom que este tal de Dedé não veio para o Flamengo, pois junto com o Tiago Neves e Rodriguinho são os líderes da panelinha que fritou o Mano e o Ceni. Que o Flamengo não cometa a insanidade de trazer este zagueiro no ano que vem, pois além de já estar velho e bichado, também se mostra com caráter duvidoso e com sérios problemas para entender hierarquia.
Desculpe…. mas alguém que afirme, que a diferença entre treinadores é só o número do CPF nada sabe de futebol….pode entender de leis, filigranas jurídicas e outros babados, de bola não….troca o Guardiola pelo Celso Roth ou o Míster JJ pelo Ney Franco….
Bacana o reconhecimento , Kleber. Lembro-me da sua defesa quanto à contratação do Ceni pelo Flamengo no momento da saída do Abel, assim como me recordo do seu temor com relação a adaptação de um técnico estrangeiro no meio da temporada. Particularmente, não acreditava que o Jesus fosse tão bom, afinal não o conhecia. Defendia a contratação do Bacaccece por ser jovem e pelas ideias de jogo que vão ao encontro da maneira que penso futebol. Não imaginava que um senhor de 65 anos tivesse tanta energia e tanto tesão para chegar ao topo. Fico me perguntando por que ele não trabalhou em um gigante da Europa diante de tanta qualidade demonstrada e diante de tantos elogios que os jogadores fazem ao seu trabalho.
Enfim, sorte a nossa de contar com um profissional tão qualificado que revolucionou nossa maneira de jogar. E a diretoria também está de parabéns, ano passado o nosso jovem treinador (Barbieri) dizia que as nossas laterais não eram tão carentes, tanto que a diretoria acreditou nisso e não contratou ninguém, enquanto toda a torcida de imprensa diziam exatamente o contrário. A nossa diferença primordial com relação ao ano passado são exatamente os laterais, o senso tático e qualidade técnica de ambos impressiona. Temos um elenco muito bem montado e preparado para os desafios. Pode até ser que não ganhe, entretanto estamos, definitivamente, no caminho certo!
SRN e vamos com tudo na próxima quarta!
Contudo como ninguém tem bola de cristal e prever o que vai acontecer, nosso querido Kleber naquele momento também se mostrou reticente a contratação de Jorge Jesus.
Mas graças a Deus, está dando certo e isso é o que importa.
E viva essa grande magia que se chama FUTEBOL
SRN
Caro kleber
Quanto a Jorge Jesus , já disse tudo. Sem mais delongas. Agora, quanto ao Ceni, só uma resalva: ele foi para um clube que não tem comando. Dirigentes que não pensam na instituição, só em dinheiro facil, que estão envolvidos em fraudes contabeis e outros coisas. Dirigentes afastados pela justiça. Enfim, um verdadeiro descaso com o clube. Rogério foi engolido por Tiago neves e Dedé. E o sr. Itair achou um maior barato. Um dos piores dirigentes do futebol Brasileiro.
SRN
Kleber, você com toda sua experiência, sempre preciso nas palavras. E vou além, o tempo que o Flamengo perdeu com técnicos inexperientes comprometeu anos de um grande trabalho da diretoria em reconstituir o Flamengo. Mas sabe quem os escolheu? Os próprios. Como o EBM e sua turma perderam tanto tempo com Barbieri, ZR, Jorginho, Carpegiani, Etc…
A diferença que uma direção experiente de BOLA faz, também se mostra na escolha dos comandantes. A falta de experiência e sensibilidade da turma que andou lá beirava o amadorismo. Como pode em tão pouco tempo o Flamengo ter mudado nas escolhas, sendo cirúrgico nas contratações.?
Ontem vi uma entrevista do Edmundo que me causou profunda tristeza, acusou o Flamengo de tê-lo abandonado quando do acidente automobilístico, onde ele se colocou como a vítima, e o Flamengo como o vilão da história. é Cada uma que temos que ouvir hein, presida?
SRN
Fernando,
Deveriam dizer a este indivíduo que as vítimas abandonadas, além dos três mortos, são os familiares que não viram a justiça ser feita e ainda são obrigados a ver o algoz solto e comentando na TV…
Edmundo é o exemplo da impunidade, inclusive citado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Roberto Barroso, ao falar da impunidade que domina este país em todas as instâncias.
Diego, concordo integralmente com você. O cara sai bêbado de uma boite, ou assemelhado, causa um acidente de trânsito onde morrem três jovens e se acha no direito de acusar nosso Flamengo de tê-lo abandonado, é o fim da picada. Se a memória não me trai, o advogado dele foi Michell Assef. Abraços.
Sabe qual é a diferença dos dois?
O ceni sempre foi um arrogante e novamente mostrou isso. Quis impor sua vontade, bater de frente sem ouvir os comandados, enfim, se mostrando um péssimo líder.
Só espero que o Flamengo nunca cogite esse cidadão por aqui.
nada como um dia após o outro que fez até vc mudar de opiniao de forma mt sensivel ne presida….aguas passadas e vamos com tudo contra o gremio!
Caro Kleber, naquele post , após a saída do Abel, em que você sugeria à contratação do Ceni, comentei que o ex goleiro do São Paulo era mal visto pelos boleiros mais antigos. Eu disse mais: que na minha opinião era por isso que na Seleção Brasileira à carreira dele tenha sido minúscula, muito embora ele tenha sido de grande qualidade técnica. Meu caro, ontem testemunhei, mais uma vez, o PH Ganso desrespeitar um treinador: o primeiro foi o Dorival naquela decisão do Campeonato Paulista, ontem o Oswaldo de Oliveira. Hoje, para minha surpresa, tomo conhecimento que o FluminenC optou por apoiar a indisciplina e demitiu o treinador. Abraços.
Aí eu não concordo !
Ele não teve chance na seleção brasileira porque sempre tivemos muitos goleiros melhores que ele. Julio Cesar, Dida, Marcos, Taffarel, Jefferson….
Bernardo, em 1997 , durante a Copa das Confederações na Arábia Saudita, se indispos com o treinador Zagallo e considerado por este como, atenção! SEM ESPÍRITO DE GRUPO. Depois, foi convocado uma ou outra vez pelo Luxemgurgo é pelo Leão. A questão é: por qual motivo um atleta tão premiado com Bolas de Prata e de Ouro, tão campeão pelo São Paulo entre 1990 e 2015 teve tão poucas convocações pela Seleção Brasileira? Lembrando que a regra é a convocação de 3 goleiros.
O Rogério está colhendo o que plantou quando jogador,derrubou varios técnicos ,lembram do que ele fez com o Nei Franco?
Quando os jogadores boicotam, não há treinador que dê jeito. Eu também não era favorável a chegada do Jesus, mas o momento da troca foi fundamental para ele dar certo. Teve 30 dias de parada para Copa América para implantar seu jeito, dar suas broncas e se fazer respeitado.
Outra coisa, com a chegada do Jesus, vieram dois profissionais no sentido amplo da palavra: Rafinha e Filipe Luís. Acabou o mimimi no Flamengo e começou o profissionalismo dentro de campo.
Rogério caiu porque Fábio, Dedé e Thiago Neves o derrubaram; ontem vimos o papelão entre Ganso e Oswaldo; Cuca é ex-treinador em atividade.
Em relaçao a boicote a diretoria tem que ficar atenta logo no inicio, pois contra o Inter o Rafinha todo errado se metendo na expulsao do Guerrero e ao ser chamado a atençao discutiu asperamente com o treinador e o Gerson a mesma questao, fez uma falta desnecessaria na lateral do campo e ficou encarando o treinador.
Esta errado essas vedetes ganham milhoes por mes e sao todos melindrosos! Tinham que pegar um Bernadinho pela frente pra ver o que e bom!
E tem que entender que em primeiro vem o clube e a torcida(que paga a conta todo) e que eles sao mero coadjuvantes!!!
O Rafinha já disse que entre ele e o JJ está tudo dentro da normalidade, afirmando que aquela situação faz parte. Então não há o que se preocupar. Até porque se você parar pra analisar, vai ver que foi o JJ que, corretamente, estava falando de forma áspera, e o Rafinha estava apenas tentando se explicar. Analisa bem as imagens e você vai perceber.
Caro Kléber e amigos!
No Rogério ainda vejo futuro. Foi um tiro no próprio peito tentar controlar uma crise incontrolável. Acho que não faltou experiência. No futebol isso é normal. Se jogador não derrubasse técnico, eles teriam o mesmo tempo do Renato ou o tempo que o Mano conseguiu ficar. O time do Cruzeiro é velho e cheio de divisões e onde se tem Fred tem polêmica. No Fluminense mandava em todos.
Quanto ao JJ além de ter chegado de forma humilde, é muito melhor que qualquer um brasileiro e estamos ainda vivendo um período esplêndido.
SRN
Opa, Cruzeiro mais perto do rebaixamento, acaba de contratar Abel praga, vamos aguardar o flusinho.
Foi pro lugar certo…
Caro Kleber,
Esse seu texto só reafirma uma das muitas virtudes que você tem, que nesse caso foi a de reconhecer que havia feito uma avaliação errada, isso mesmo de reconhecer o acerto da diretoria em relação à contratação do JJ.
Vou mais uma vez repetir, o que já disse aqui muitas vezes:
DEIXEM O PORTUGUÊS TRABALHAR !!!
Desde a contratação do JJ venho repetindo essa frase aqui no Blog, não que eu o conhessece, mas pelo simples fato de que por estar morando aqui em Portugal, aproveito e sempre que possível, converso com as pessoas daqui sobre o JJ, e aqui como aí no Brasil, o pessoal é também muito apaixonado por futebol, discutem muito sobre futebol, amam futebol, e o JJ aqui É UM REI, reconhecido por todos como um LOUCO APAIXONADO por futebol, um profundo entendendor de futebol, autodidata, revolucionário em relação à tática, enfim um ótimo treinador, um MISTER na acepção da palavra.
Apenas um detalhe para nos preocupar, o JJ é centralizador, é pavio curto, carece de ter o apoio total da diretoria e por essas características corre o risco de entrar em rota de colisão com o grupo ao longo do trabalho, em relação a isso entendo que seja muito importante o papel do Paulo Pelaipe e principalmente do Juan, que pelo que percebo, é o escolhido pela diretoria para azeitar a relação entre o time e a comissão técnica.
Enfim, mesmo com essa preocupação em relação a uma eventual ruptura de relacionamento com o grupo, vejo como imperioso o nosso Flamengo já estar trabalhando para uma renovação / alongamento do seu contrato, pelo menos até o final de 2020, acho que com um período mínimo de pelo menos 18 meses, estaria consolidada uma nova era de profissionalismo, e método de trabalho no clube.
SRN
Os jogadores a todo momento elogiam o JJ, agradecem pelo que ele ensina e compreendem o temperamento dele. Dizem que ele também brinca e descontrai nos treinos. Acredito que o tipo de postura do JJ não seria um problema.
Amigos,
Estou estarrecido com o vídeo em que Edmundo afirma que o Flamengo ficou devendo a ele, além de afirmar que “vítima” de acidente de trânsito, não teve de nossa parte nenhuma assistência.
Este depoimento, irresponsável, inconsequente e mentiroso, terá consequências.
O Flamengo cumpriu com Edmundo todas as suas obrigações. No período de 1995 a 1998, em que presidi o clube, tudo que foi acordado, cumprido foi.
O segundo tema é pior ainda. Dizer que o Flamengo o abandonou, após tragédia em que três pessoas perderam a vida, é injusto, irresponsável e inconsequente..
Este absurdo depoimento não ficará assim!,
Faz tempo que Edmundo só fala bobagens, caro Kleber. Não deixe barato mesmo.
Boa noite Kléber !
Quem bem sabe tudo que aconteceu é vossa pessoa.
Então responda “sim”, o Flamengo e sua pessoa merecem ser respeitados.
Só faltou ele dizer que foi o Flamengo quem causou o acidente.
Irresponsável e inconsequente este senhor, infelizmente vestiu nosso manto, este mau exemplo de pessoa e péssimo profissional.
Responda ” sim “, Kléber.
SRN
Vi declaração absurda, ele deveria ter vergonha de tocar nesse assunto, o acidente, pois graças a justiça brasileira ele não teve pena que deveria.
Isso amostra o caráter desse rapaz, onde já se vi um assassino ser abraçado por seu empregador, seria um total falta de respeito com as vidas que foram ceifadas e com os famílias que foram destruídas.
Kleber e amigos para constatar o desvio de caráter desse indivíduo. Pior ele não sente qualquer arrependimento pela morte de 3 pessoas.
Gente ruim é assim mesmo. Pior é dar imagem e publicidade a gente assim.
Que todas as medidas cabiveis, judiciais sejam tomadas para uma retratação.
Abelão só pegou porque o Cruzeiro já jogou as duas contra nós. Não vai encarar o Portuga, kkk.
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/cruzeiro-oficializa-abel-braga-como-treinador-do-time.ghtml
Isto porque ele não aceita trabalho em meio de temporada, hein.
Sobre Edmundo apenas um comentário: nunca um apelido de um jogador de futebol se encaixou tão bem com a pessoa em questão.
Não vejo, não ouço e não leio nada sobre essa figura.
Segue o líder!
O canastrão tite chamou o lateral Marcinho do Botafogo pro lugar do Danilo, e vai ficar fora contra o Palmeiras, será que o fagner não presta mais? Tem algo podre no reino da CBF.
Wanderson, inacreditável que o pastor continue a fazer essas convocações estapafúrdias com imparcialidade duvidosa e as ovelhinhas continuem a balançar suas cabeças nas coletivas.
Periga até ele chamar o Rafinha esquecido, mesmo na Europa, durante anos, só pra nos prejudicar.
Alguém tem que confrontar esse mau caráter!
Wanderson,
Essa convocação é escandalosa, evidencia a total parcialidade do Pastor de Jornalistas…
Kléber, sei da sua admiração pelo Rogério Ceni mas, como já ressaltaram os colegas do blog, há algo de soberba ou falta de humildade no referido ex-goleiro. Ele deveria voltar para o Fortaleza, dar continuidade ao bom trabalho que fez lá, trabalho do tamanho de sua recente carreira como técnico. Quis dar um salto maior que sua perna, se estrepou.
Tomara que o Diniz não tenha tempo suficiente de aprontar uma graça pro Portuga, embora confie plenamente que ele seja capaz de desfazer qualquer possível feitiço. Pena que o “cabelinho de boneca” não ficou pelo menos mais um jogo. Será que foi medo de tomar um sacode do Jesus?
Prezados,
Falando em treinador, vejam o também o que trouxe o Jorge Jesus:
“O duelo entre as equipes marca um momento histórico para o Fla. A equipe carioca terá todos os seus jogos, até o final do Brasileirão, transmitidos em Portugal.”. Pelo Canal 100.
Falei aqui no blog que Ceni estava “cru “para time Grande. Principalmente em time de raposas velhas, como Cruzeiro… Agora, com Abelao o time vai decolar.
Futebol brasileiro ainda é muito paternalista com jogador de futebol., vide o caso do irresponsável Ganso.
Ainda tinha gente querendo o Ceni no Flamengo….
Isto é incrível! É quase um gol por 1,5 minuto.
“Flamengo goleia o Greminho por incríveis 56 a 0 no Carioca.”
Acho que vale o registro, caro Kleber.
Caro Kleber,
Não vi o comentário / vídeo desse “famoso animal”, mas imagino as sandices que o mesmo deve ter proferido…
Como no criminoso “acidente” em que o referido “animal” ceifou a vida de três pessoas inocentes, pelo fato de estar TOTALMENTE EMBRIAGADO, não fosse a morosa e, infelizmente, falha justiça brasileira, o mesmo deveria estar atrás das grades, como é comum para ANIMAIS de “sua raça”.
Kleber, se um favor você pode fazer a pessoas de bem, como os que aqui participam do seu Blog, por favor represente judicialmente contra esse ANIMAL, no sentido mais amplo da palavra…
SRN