(Foto: Allan Carvalho/AGIF)

Que Nação é essa!!!

Verdade que somos mais de 40 milhões. Isto posto, é fácil concluir que, sem nenhum favor de reconhecimento de quem quer que seja, somos uma nação. Um entre cinco brasileiros é torcedor do Flamengo.

Em síntese, somos a população da Espanha. Só que, com uma pequenina diferença. Naquela extraordinária e linda nação, nem todos remam na mesma direção e, aqui, na nossa nação, o sopro de amor é na mesma direção.


 
Estou em Montevidéu. Tenho um irmão de vida, Atílio Garrido, uruguaio, jornalista, escritor, historiador, torcedor do nosso Mengo e, Mangueirense que, inteirinho, está completando setentinha. Como não vir e ter honra e prazer de desfrutar deste momento tão marcante na vida de quem amo como se meu irmão fosse?

Com ele vou festejar a virada do dia 21 para o dia 22 e, às três da madrugada vou para o aeroporto de Carrasco pegar o meu voo para Lima. Dormir, nem pensar…Nenhum problema, a nossa paixão comum alimenta a alma que, por seu turno, se entende e administra o cansaço.


 
O meu voo para Montevidéu foi via Buenos Aires. Vocês não têm ideia do que vivi. O impacto já foi no Galeão, um mar rubro-negro. Como o acesso a Lima não é fácil, tem gente indo das mais variadas formas, inclusive via Buenos Aires.

Pois bem, o aeroporto de Ezeiza era outro mar rubro-negro. Tirei mais de cinquenta fotos, vi centenas de rubro-negros e, pasmem: apenas um torcedor com a camisa do River.

E na hora que o avião pousou em solo argentino, uma loucura… “Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe MENGOOOOOO…” cantoria apaixonada, enlouquecida. Os argentinos aplaudiram…

Além da paixão, o nosso povo acredita no time. Aí meu amigo, não tem pra ninguém…


 
Quero aqui registrar com emoção e carinho o telefonema que recebi do nosso vice de futebol, Marcos Braz, no exato momento em que o avião ia decolar no Galeão, com destino a Lima.

Marquinho, querido, você não tem nada a agradecer, pois se contribuí de alguma forma para você estar vivendo este sonho, foi por acreditar em você. Contudo, confesso que, amor e carinho fazem um bem enorme à alma. Copiando você, só posso dizer que…“TAMO JUNTOS!!!”


 
Embora com o joelho baleado, em recuperação da cirurgia, estou preparando é o coração. Dividir com meus filhos e netos, todos juntos, no estádio em Lima, este momento mágico, só quem é Flamengo pode entender…

MENGOOOOOOO!!!!!