Ia começar este post dentro daquela máxima que afirma que, por pior que seja a desgraça, há sempre um lado bom. Estava me referindo ao fato de que algumas transformações nos seres humanos estão ocorrendo em função deste vírus indesejado. Aí, parei para me questionar se esta evolução espiritual do ser humano, tendo tantas vidas como preço, está mesmo valendo a pena. E claro que a resposta é… não!
Não há nada que, por melhor que seja, valha uma vida, quanto mais de tanta gente.
Isto é uma coisa e, imagino não ter deixado qualquer dúvida. A outra coisa é a nova realidade que estamos vivendo em meio a esta pandemia, onde encontramos tempo para nós mesmos, nossas histórias de vida e para todos que delas fizeram parte.
O incrível é que estes reencontros estão ocorrendo com a maioria das pessoas enclausuradas. Estamos mergulhando fundo nas nossas próprias vidas e em tudo e todos que dela fizeram parte. A correria de um tempinho atrás, motivo de explicação para tantas coisas que deveríamos estar regando e reverenciando, não existe mais. De repente, passamos a ter tempo. Incrível!! Ter tempo…
Por isso mesmo começamos a olhar para trás, até porque, o futuro nuca foi tão duvidoso.
Aliás, para ser mais exato, presente e futuro nunca foram tão duvidosos. E, ante esta constatação que tomou conta do mundo, que melhor forma de sobreviver na clausura qual não seja olhando para trás, atitude tão distante do nosso recente dia a dia.
Na transmissão da Globo do jogo final da Copa de 94, entre Brasil e Itália, caramba, quantas lembranças, quanta emoção e quantas lágrimas revividas e choradas de novo…
Que emocionante conviver novamente com pessoas importantes nas nossas vidas e que já nos deixaram. E que delícia ver e ouvir os heróis daquela jornada, visivelmente emocionados, saboreando aquele momento mágico, vinte e seis anos depois. E por falar nisso, como jogava Aldair. E o Dunga? tão injustamente carimbado como jogador só de força, como jogou naquela Copa. Dentro e, fora de campo. Copa de Rei: Romário. E de vice rei: Bebeto.
Nesta Copa, alimentei dois sonhos: ser presidente do Flamengo e contratar o maior jogador do mundo. Copa dos sonhos realizados…
Parabéns ao pessoal da Globo pelo lindo domingo proporcionado a todos que amam e aos que curtem futebol. Hoje este esporte extrapolou e invadiu nossas vidas, nossas almas que estavam até outro dia meio que adormecidas.
Em meio a tão inesperada e triste tragédia, o ser humano está melhorando. Já estava na hora…
👏👏👏👏👏👏👏❤❤❤
Seu texto e muito bom Kleber , e isso mesmo . Quanto a seleção desliguei a TV nos primeiros minutos do 2 tempo, pois não me lembrava de ter visto um meio tão fraco na técnica e habilidade quanto este da seleção de 94. Dunga e Mauro Silva ,ótimos marcadores , tomavam a bola e entregavam p o adversário , fiquei com pena do Romário e do Bebeto e pensei como e o futebol , c Falcão , Sócrates e Zico perdemos uma copa do mundo , e ganhamos com Dunga e Mauro Silva lançando , meu Deus ! Quando vi o Dunga dar uma trivela p lançar o Romário quase chutando o chão e dando no pé do adversário ,eu desliguei a TV e fui ler um livro .Quando passar a derrota do Brasil em 82 em assisto de novo e o jogo todo !!
Excelente texto, se cada um olhar para trás e fizer uma ampla reflexão com uma boa dose de humildade para se fazer uma autoavaliação com certeza todos nós vamos evoluir individualmente e refletir está melhora no coletivo
KLEBER toda mudança requer de nós uma escolha!!! Dessa vez não tivemos escolha, temos que seguir com o que se apresenta ou corremos o risco de morrer. Realmente o presente e o futuro sao incertos e duvidosos,só nos resta olharmos para trás e pra dentro de nós mesmos!!! É muito bom quando olhamos pra trás e temos orgulho das batalhas vencidas, das dores superadas,saudade dos amigos !!! Nesse tempo de ausências podemos avaliar o que realmente nos faz falta eo que não precisamos mais!!!!o mundo será outro e temos que nos adaptar!!! Mas sua amizade quero pra sempre!!!!
Belo texto Kleber. Voltaremos melhores, melhores seres humanos.
Amigo Kleber
Ótimo texto e nos abriu um caminho pra reflexões e um novo olhar pra o ontem, o hoje e amanhã.
Tudo vai ser, sem dúvida, diferente.
Quanto a final de 94, retransmitida hoje , continuou nos emocionando e serviu pra muita gente rever conceitos sobre alguns jogadores, como o Dunga que jogou muito na final e outros!
Se cuida!
Amigo
Verdade . Realidade neste período em q estamos reclusos em nosso distanciamento social , todos nós estamos repensando a vida…estamos contatando com pessoas e amigos que não vemos , revendo nossos arquivos pessoais e até eletrônicos , procurando pessoas queridas q no dia a dia não conseguimos falar e conversar
Os jogos de futebol q estão sendo retransmitidos nos trás uma saudade gostosa e boas lembranças q nos emocionam já q sou fã do bom futebol e em especial do nosso Flamengo e da seleção brasileira …
Amei seu artigo um bj e um abraço do amigo Celinho
Que show . Parabéns Kleber por este texto tão espetacular . Vc é nota 20
Vc é
Nota 1000
KLEBER parabéns pelo excelente texto.sem dúvida nenhuma todos nós vamos ter mais a mente aberta para pensar um pouco mais no próximo mais uma vez parabéns., quanto ao futebol sem dúvida nenhuma foi de uma grandeza a retransmissão desse domingo da grande final da copa 94 com a exibição dos nossos talentosos craques , tantas vezes injustiçados? Grade abraço.
Literalmente de acordo.Penso que foi preciso um choque de ordem para o ser humano acordar para o óbvio: ninguém é mais ou menos que ninguém. Acho que o homem lá de cima deve ter pensado: “está na hora de dar uma arrumada naquela casa que levei seis dias para construir e o homem insiste em destruir a todo instante”. E nessa arrumação botou os moradores desse planeta em um mesmo patamar.Tipo assim.De repente, no auge da soberba e arrogância de se sentir fortes e imbatíveis, caímos na real do quanto somos frágeis diante de um inimigo invísível, apenas microscópico. E aí nos apegamos a valores que normalmente esquecemos em segundo plano, como: familia, amizade, solidariedade. Aí está o cerne do porque estamos mais sensíveis. Na verdade, nesses dias de isolamento, somos quem deveríamos ser sempre e passamos a degustar desejos e sonhos tão simples, porém profundos. Quantas vezes tem dado vontade de abraçar tantas pessoas que às vezes nem notamos. Beijar. Apertar a mão. Entrar no elevador e dar bom dia, em vez do eterno silêncio que sempre se estabelece entre um andar e outro.Não sei se sairemos dessa melhores ou piores. De certo saíremos diferentes do que temos sido.Talvez mais preocupados com quem está ao nosso redor. Talvez não virando o rosto para quem está no chão frio rogando amor.Talvez possamos sair dessa com um auto conhecimento de quem realmente somos, do que representamos e de que sempre há tempo de recuperar planos esquecidos, promessas espairadas ao vento. Porque o tempo não é o ontem, nem o amanhã: o tempo é agora.Talvez, após sobreviver a tormenta, quem sabe a gente viva o agora como se não houvesse o amanhã?
Parabéns!! Belo e emocionante texto!!
Realmente, Kleber.
Estamos todos iguais para o tempo. E também para a oportunidade da reflexão, e da vontade em enxergar e pensar no coletivo.
Certamente, amigo querido.
Sairemos melhores, para nós, para a família e para a humanidade.
Amém!
Texto sensível, profundo e que pode estar revelando um novo cronista, tipo Rubem Braga, de saudosa memória. Aliás, a crônica é o estilo literário que mais agrada ao brasileiro. Por isso tivemos grandes cronistas.
Que texto maravilhoso presidente.
Hoje somente a lhe agradecer pela honra.
Para quem vive distante e conhecia Kleber Leite apenas como presidente do Flamengo e posteriormente o homem que comandava o futebol.
Descobrir que o Sr. Kleber leite é um homem de extrema grandeza e tamanha sensibilidade , me faz acreditar que o futebol nao é feito apenas de pessoas aproveitadoras, corruptas e mal carater.
Parabéns pelo texto presidente, parabens pelo homem que é presidente Kleber Leite.
Amigo Kleber, vc é um ser humano incrível e q consegue alinhar competência, empreendedorismo nato ,alma nobre alma e uma sensibilidade a flor da pele!! Ser humano incrível!! Sou seu fã!! Obrigado por Tudo amigo! Forte abraço e saudações rubro negras !
Nos tempos modernos dificilmente conseguiria uma imersão, com a quarentena facilita , diante desta realidade
Vc ratifica erros muito comuns devido a paixão exarcebada no Futebol Injustiças são frequentes com olhar mais frio se corrige equívoco grave Parabéns por sua emoção e sinceridade sensitiva . Continue Sucesso !!!
Clamo por Novos tempos .
Kleber.
Muito bom o texto. Das coisas ruins podemos tirar alguma coisa boa ,a lição. Creio e espero que o mundo aprenda muito com essa pandemia ,na parte econômica,social ,médico-científica,comércio internacional entre outras.Ficamos todos assustados com essa doença como pessoa e como nação.Não tínhamos ideia da dependência que o mundo tinha de um único país .Que Deus nos ajude a superar isso tudo e que em breve possamos estar juntos novamente.Um forte abraço.
PARABÉNS Kleber !
Belo texto!!!!
Tive a oportunidade de conhecê-lo melhor e vejo em suas belas palavras o reflexo de sua alma generosa e carinhosa.
Se em alguma previsão sairemos melhores dessa reclusão os que te cercam serão privilegiados !
Kleber, amigo!
A Seleção de 94 foi tão criticada na época, mas venceu muito bonito!
Saudades dos meus 15 anos de idade!
Foi uma Copa muito comemorada!
O time era bom!
Taffarel, Jorginho, Aldair, Márcio Santos, Leonardo (Branco), Mauro Silva, Dunga, Mazinho, Zinho, Bebeto e Romário!
Mazinho só jogou porque o Raí não rendeu o esperado!
Tenho mais apreço pelo time de 94 do que pelo time de 2002. Acho que pela quantidade de jogadores do Rio de Janeiro na Seleção de 94.
Ótimo texto!
Parabéns!
Precisamos de um mundo melhor!
SRN!
Caros amigos,
Seria um jogaço: Seleção de 1994 X Flamengo de 2019
Acho que o Brasil de 94 venceria por 1×0 com um gol do Romário no contra-ataque após um lançamento de trivela do Dunga.
Era muito difícil fazer gols na nossa Seleção de 1994!
Não sei se Mari e R Caio “segurariam” Bebeto e Romário!
Boa semana a todos!
SRN!
Pingadinha de segunda….
A Rede Globo enviou uma carta a todos os clubes da Série A para sugerir um desconto no pagamento em relação aos direitos de transmissão, alegando que perdeu receitas por conta da pandemia.
A atitude da emissora não caiu bem, e os representantes das equipes irão se reunir nesta segunda-feira, na parte da tarde, por videoconferência, para conversar e debater sobre o assunto.
A Rede Globo, inclusive, pediu que as respostas dos clubes da Série A sejam dadas até terça-feira, o que gerou mais revolta, já que a carta foi enviada neste domingo aos times. #ODia
———————————————————————————
Imaginem os senhores que:
1 – Os clubes famintos por dinheiro, exigem que a CBF mantenha 38 rodas no brasileirão, para que não percam a verba do brasileirão.
2 – Agora a Globo admite que não há dinheiro e “sugere” um desconto.
Não seria mais lógico a CBF “aferir” as condições financeiras da Globo mediante aos seus contratos, para só depois se reunir com os clubes e traçar uma linha de raciocínio para as competições?
Fazendo justamente o contrário, garantiu à Globo as 38 rodadas sem que a mesma possa pagar por isso.
A meu ver, agora quanto mais desesperados os clubes estiverem por dinheiro, melhor será par a Globo negociar.
Abraços !
Cada vez que o Guru escreve, me bate na memória o conselho que me foi dado na semana passada…
NÃO está na hora de produzir bolhas em qualquer atitude que posamos tomar.
Estamos literalmente com a água no nariz.
Qualquer atitude pensada ou impensada, pode significar um sério retrocesso na nossa existência.
Estamos vivendo um verdadeiro filme de terror, em que pessoas são enterradas sem “testemunhas” e em covas rasas.
A relação doméstica azeda até mesmo com nossos amigos de quatro patas.
Evidente que a culpa é exclusivamente nossa…
Mesmo dando meus pulinhos fora portão, cada vez mais me preocupo com a volta.
Confesso que não tenho menor apetite para ver os jogos da seleção. O que tenho visto – pela quinta vez – é a final da Libertadores contra o River.
Fora isso, é política e pandemia em todos os canais…
Confesso que estou impressionado com o número de infectologistas que aparecem tanto na mídia quanto no Zap…
Ao contrário do que muitos acham, não sei se o ser humano dará um salto de qualidade após essa tragédia.
O que tenho assistido em relação ao oportunismo e covardia dos comerciantes, não me garante que dias melhores vão acontecer.
Tenho assistido doações de pessoas que nem mesmo tem o que comer, mas dividem com o próximo.
Atitudes que nos emociona…
Neste período tão difícil de clausura e provação, nada me emocionou mais que uma reportagem da Record…
Os sem-teto e sem-ponte, que muitas vezes optam por ser andarilhos sem destino, particularmente mexem comigo.
Pela BR-101, caminhava pelo acostamento – sem destino – uma alma que me fez chorar.
Seu único amigo era o Pitoco! Um vira-lata sem coleira, com todas as costelas a mostra, seguia seu dono por quilômetros a fio.
Nada era mais importante do que seu dono…
A bondade em pessoa senta no meio fio, tira da mochila um pedaço de bolo e divide com o Pitoco…
Me senti um merda!!!!
Vamos sim sair dessa! Mas se assimilarmos 1/10 do que esse anjo fez e faz, com certeza teremos num mundo melhor…
…….com certeza teremos UM mundo melhor……
…NÃO está na hora de produzir bolhas em qualquer atitude que POSSAMOS tomar….
O mundo sera melhor ?
A pergunta é ; ele sera MELHOR para quem e PIOR para QUEM ? Igual nao sera certamente.
Essa Copa nos EUA foi a copa de um fetebol, feito para americanos, literalmente uma Copa estranha com regras estranhas e criadas ESPECIFICAMENTE para atender os interesses e os gosotos AMERICANOS. Curiosamente se encaixa no momento atual. Tudo foi estranho naquela copa, ate o fato de termos sido campeoes em cobrancas de penaltis. E com o Bagio mostrando como nao se cobrar penaltis.
O ser humano cada dia é mais SER e TER e MENOS HUMANO. A humanidade passa por um processo continuo INVOLUTIVO, contrariamente ao que muitos pregam. Essa pandemia vai acelerar essa INVOLUCAO, a unica evolucao sera tecnologica e de controle dos individuos, alem de um massico investimento mundial em ARMAS E MILITARIZACAO ( que ja estava ocorrendo ) . Teremos uma provavel reescalada armamentista mundial. Entraremos praticamente em uma nova GUERRA FRIA. O tabuleiro mundial parece que esta com as pessas em forma encandescente. So que dessa vez muito mais camuflada atravez de uma batalha pelo dominio economico e posterior CONTROLE HUMANO e territorial. Vejo isso de forma inevitavel. Havera, e ja existe, uma corrida pelo controle dos INDIVIDUOS e de seus corpos e mentes. Ate pretencoes e tecnologjas para a utilizacao de nossos corpos como ANTENAS ja existe ! Ate a frequencia utilizada nas MUSICAS atualmente é diferente da frequencia usada antigamente. Pode parecee bobagem mas a frequencia das ondas sonoras impactam diretamente na mente e no comportamento humano. A frequencia usada atualmente induz o ser humano a uma maior propencao a agressividade e stress.
O problema do mundo nao é o que é MOSTRADO as pessoas, mas sim tudo que é OCULTADO DELAS. O culto ao oculto esta no poder. Ele se mostra de forma camuflada de forma a parecer ilusao sua existencia. Se alguem quer entender o mundo tem que perceber as forcas ocultas, elas SEMPRE ESTIVERAM presentes influenciado e direcionando. Denuncias e imagens de pessoas de alto poder e influencia MUNDIAL envolvidas em RITUAIS de satanismo, canibalismo e sacrificio a entidades do MAL ? Sera apenas invencoes ? Teorias ?
Como um gigantesco truque de ILUSIONISMO. Nada é o que parece e o que convem APARECE ou DESAPARECE.
O mundo esta na marca do penalti, a calma e frieza serao fundamentais nesse momento. Ate saber a direcao do vento e onde pisar podem ser fundamental. Bater colocado ou forte ? Conhecer o time adversario e fundamental.
Qual ou quem é/sao o/osADVERSARIO/s ?
Mestre Egon assim eu choro…nada mais me emociona que nossos anjos de 4 patas e vc sabe disso….texto do kleber sensível já é redundante….uma pitada de humor nesse período:qual seria a previsão de Daniel G pos pandemia ?
SHOW, DEZ…………..
MARAVILHA DE TEXTO. PARABENS..DDEUS
Muito bom. Lamento que muitos, após a crise, não tenham embarcado neste “bonde andando” e sigam como nada tivesse acontecido. O clima radical da política atual contribuí para tirar o foco da verdadeira reflexão. Mas, o “bonde” está repleto, r isto é um saldo positivo. Abraço.