. O Flamengo, se não está em outro patamar, pelo menos deixa claro que é diferente de todos. No noticiário do dia, destaque para as demissões em curso. Curioso que, até então, não havia visto, em lugar nenhum, notícia sobre qualquer clube demitindo.
Claro que isto já ocorreu e, em todos os estados, só que, clube demitindo virou manchete quando o Flamengo demitiu. Em meio a tanta tristeza, pelas mortes, pela incerteza do que vem pela frente, é dolorosa qualquer dispensa. Há, porém, um outro lado, qual seja o de, instituição ou empresa que, para conseguir fechar a conta, não tenha outro caminho a percorrer.
Os dirigentes do Flamengo têm a noção exata, neste momento de excepcionalidade, do quanto terão que gastar, lincado ao que irão receber. E, estou à vontade para falar, pois esta foi minha bandeira. Como presidente, foram quatro anos com todas as obrigações cumpridas e salários, rigorosamente, em dia. Imperdoável não cumprir a obrigação básica, primária, de pagar em dia a quem trabalha. Esta é a premissa. Demitir… dói. Mas se for para manter a dignidade, cumprindo o dever de pagar em dia, perdoado está.
. Enquanto escrevo, recebo mensagem do Fla-Caju, verdadeira bandeira, figura folclórica do nosso futebol, informando que foi demitido. Sofro por ele e por todos os outros que estão saindo, mas não posso deixar de colocar que quem dirige o Flamengo tem a obrigação da visão macro em que, o item número 1, é manter a dignidade.
Estou muito triste, por este e por outros motivos muito parecidos que castigam a alma.
Tomara que o critério para as dispensas tenha sido justo.
Dia triste…
Amigos NADA JUSTIFICA DEMITIR 62 FUNCIONÁRIOS enquanto Ñ REDUZIREM DRASTICAMENTE OS MILHIONARIOS SALARIOS DOS JOGADORES ( 100% dos direitos de imagem poderiam ser REDUZIDOS já que Ñ estão sendo utilizados)
Estas 62 somados não chegarão há 600 ou 700 mil de economia
CO VAR DIA !
TOTAL FALTA DE BOM SENSO
Caro Kleber, O Flamengo deveria rever os contratos milionários que paga aos seus jogadores, diante do momento de excepcionalidade pelo qual estamos passando. As empresas já tomaram essa iniciativa. Fácil demitir o pobre do Fla Caju, que deve ganhar uma merreca. Mas chamar os atletas e membros da Comissão Técnica para uma conversa franca, isso até agora não ouvi falar que fizeram. Cristiano Ronaldo abriu mão do salário dele para que a Juve não demitisse nenhum funcionário. Já lhe falei sobre a teoria da imprevisão, por isso não vou repetir agora. Mas é só aplicar, ainda mais agora que está consagrada no Código Civil. Engraçado que toda economia no Flamengo começa sempre pela demissão do Fla Caju. Coitado!
Dr Assef, querido….
Ninguém disse que a possibilidade de jogadores e comissão técnica está descartada.
Acontece que os atletas já se encontram de férias e, estando em férias já não recebem o direito de imagem.
Só que as férias acabam amanhã. Segunda ou terça feira pode vir á mídia que o Flamengo cortou os salários de jogadores e comissão.
Até, teremos que aguardar e, se de fato nada for feito a esse respeito, gritarmos com todas as nossas forças, rezando que nos ouçam.
Abraços.
Haroldo, amigo,
A minha análise foi conceitual. Não me aprofundei quanto ao critério, até porque não tenho conhecimento de causa. Claro que você tem razão quando diz que não adianta mandar embora, apenas, a raia miúda. Isto seria desumano e covarde. Sinceramente, nao acredito que isto ocorra. Acho que, breve, teremos notícias de profundos cortes na raia graúda….
Isto ocorrerá no Flamengo e em todos os grandes clubes do mundo.
Forte abraço.
Querido Michel,
Além das mortes, esta é a dor maior deste desgraçado vírus. Triste tudo que está acontecendo. Famílias sem rumo. Incerteza no ar. Triste….
Cuide-se bem.
Saudade!
Caro amigo, concordo 100%. Nada e inclusive nada a acrescentar.
Meus amigos, com certeza a conversa com o elenco será na reapresentação e acho muito pouco provável que algum atleta fique contra.
Fico desconfiado pela maneira como essa diretoria conduziu o tema do Ninho com as famílias e na premiação da raia miúda . Em ambos os casos faltou humanidade.
Estamos todos angustiados. Estamos passando por uma situação nova e imponderável.
Nesse momento é se cuidar e rezar a Deus para que isso passe rápido.
Queiro Kleber e amigos.
Quando eu disse aqui neste blog que o Flamengo poderia perder algo perto de 200 milhões até o fim do ano e, que a mim, dias sombrios chegariam, teve gente dizendo que minha análise estava fora de contexto.
Uma pena. Pois o que eu previa infelizmente aconteceu. ( às vezes é melhor não ter razão)
Ainda que o Flamengo tenha e, continuará tendo crédito no mercado financeiro para pegar empréstimos, mantendo-se fora da asfixia financeira, tudo vai mudar para 2020 e 2021.
Ninguém disse que os jogadores não serão cortados. Eles encontram-se de férias.
Segunda ou terça feira, pode ser que a mídia também noticie isso.
Temos que aguardar.
O problema é que a nota diz que podem chegar a 100 demissões….ou mais!
Como administrador que sou, há que se pensar no outro lado da moeda.
Demitir hoje, pode significar pagar a todos e, com todos os seus direitos trabalhistas. Se a crise for maior do que pensamos, daqui a um ou dois meses, pode não ter mais dinheiro nem para indenizar.
“Há, porém, um outro lado, qual seja o de, instituição ou empresa que, para conseguir fechar a conta, não tenha outro caminho a percorrer.”
Você está certíssimo Kleber………
Sinceramente, não sei o que é pior para o empregado. Ficar no empego e arriscar a não receber no futuro próximo, ou sair já e ter seus direitos em mãos.
Se a diretoria demitiu, ao menos garantiu os direitos.
“Demitir… dói. Mas se for para manter a dignidade, cumprindo o dever de pagar em dia, perdoado está.”
Concordo em gênero, número e grau.
Dia triste….
Apenas demitir funcionários com baixo salários que somados não atingem + que 600 / 700 mil reais de economia ANTES DE REDUZIR SALARIOS DOS JOGADORES acho pouco recomendável e até imprudente com desgaste desnecessários
Qto a perda no orçamento Só de bilheteria perderemos aprox 100 milhões + 50 milhões de ST
“Apenas demitir funcionários com baixo salários que somados não atingem + que 600 / 700 mil reais de economia”
De onde vc tirou esses números ??
A FIFA e CBF deveriam intervir e apontar diretrizes e solucoes. A FiFA tem que apresentar um PLANO e um rumo basico.
Os jogadores poderiam estar tendo atitudes mais ATIVAS, e inteligentes se antecipando como fez o CR7 na Juventos. A propria FIFA deveria ter se antecipado a tudo isso DETERMINANDO que os clubes deveriam OBRIGATORIAMENTE dar PRIORIDADE ao pagamento de FUNCIONARIOS
A FIFA e a CBF tem que intervir a favor dos FUNCIONARIOS e do OPERACIONAL do futebol. Todos sabem que o operacional é o segmento que menos tem reserva financeira para suportar a crise.
Gostaria de pedir ao RafaFla, Gustavo Henrique dando choque, paparazzo rubro negro, etc … e ate mesmo as organizadas e EMBAIXADAS do Flamengo que realizem campanhas de doacoes com TUDO REVERTIDO para os funcionarios demitidos, dando obviamente a doacoes em alimentos e mantimentos. Tenho acompanhado a solidariedade dos youtubers que cobrem o Flamengo distribuindo cestas basicas a populacao.
Sei que nao é necessario sugerir, eles irao certamente tomar a iniciativa, desde que possam.
Anderson, esse jogo de números tá parecendo o “samba do afrodescendente bipolar”. Se você questionou o Haroldo de onde ele tirou uma média de R$ 10.000/funcionário, poderia explicar por quê uma média de R$48.000, com encargos que seja, divulgada pela Fox estaria correta?
Eram 62 altos executivos para terem esse salário?
Domingo de é expert no assunto me tire essa dúvida, por favor . Obrigado .
Eu não disse que o Haroldo está certo ou errado. Eu só o questionei.
E seria ótimo que ele diga de onde vem os números que ele colocou.
Coloquei os números da Fox, mas não tenho como questionar a Fox.
Agora os números que eu coloquei referente a folha de pagamento do Flamengo, é a minha pesquisa contante que eu mantenho. Em cima dela, eu afirmo que o Flamengo obtendo junto aos jogadores e comissão a redução salarial de 25% deve economizar 6 milhões mensais.
Abraço !
O maior erro foi anunciar essas demissoes de funcionarios antes de anunciar algum corte ou reducao no maiores salarios ou algum tipo de parcelamento.
Apertem os cintos o piloto sumiu.
Estamos iniciando o mergulho rumo ao olho do furacao. De agora em diante o voo é as cegas, em meio a tempestade e por instrumentos. É rezar para os instrumentos nao falharem e o combustivel ser suficiente ate as condicoes de voo melhorarem, pois o voo é sem previsao de pouso e as mascaras de oxigenio ja comecam a cair. As aeromossas ja estao sentando e tomando suas posicoes de seguranca.
Os hospitais estao comecando a atingir suas lotacoes máximas . A fase critica e indesejavel sinalisa seu inicio. VAI COMECAR.
O que é mais estranho é ja termos passado a China ? Os numeros nao batem. Nao mesmo.
Que termime logo, que chege a vacina. Ela ja esta a caminho. A solucao esta a caminho que chegue logo.
A Fox acaba de anunciar que a demissão dos funcionários do clube vai gerar uma economia de 3 milhões de reais mensais.
Eu Anderson, que acompanho constantemente a folha salarial do Flamengo, afirmo que se o clube se nortear por outros clubes que optaram em reduzir em 25% dos salários de jogadores e comissão, reduzirá mais 6 milhões de reais mensais.
Sendo assim, poderá economizar 9 milhões mensais.
Vamos aguardar e esperar o posicionamento do clube na próxima semana.
Pode ser apenas a ponta do “Iceberg”.
O pior da crise é que ela pode estar apenas comecando. Os aspectos de saude publica e economico podem se tornar pequenos diante de algumas possibilidades de desdobramento dessa crise.
Os sons estranhos continuam a serem relatados pelo mundo. Agora existe o relato de um forte barulho ouvido na Argentina. Sons naturais ou alguem TESTANDO OU USANDO ALGO MUITO FORTE ?
Existem SUSPEITAS que o covid-19 possui uma combinacao de caracteristicas do crona-virus e o virus do HIV e de que essa fusao poderia ter sido gerada intencionalmente em LABORATORIO e de la TALVEZ escapado acidentalmente.Talvez essa combinacao explique sua caracteristica ANORMAL de atacar o corpo de forma SISTEMICA, atingindo diversos orgaos simultaneamente. A tensao internacional se acirra muito, muito e perigosamente. O mundo possue muitos desses laboratorios biologicos e portanto muitas possibilidades de que eventos dessa gravidade acontecam com certa frequencia. Muitas coisas AINDA nao foram reveladas.
A linha esta se tornando muito tenue. A tensao e a propensao a atitudes mais drasticas se acentua.
As redes sociais podem ajudar a gerar uma concientizacao.
A torcida do Flamengo e de outros clubes poderia invadir as redes sociais dos JOGADORES para sugerir que eles acektassem reduzir seus salarios durante o periodo critico e de paralisacao de forma a evitar que os clubes se veha. FORCADOS A DEMITIR OS FUNCIONARIOS. Nao somente os jogadores mais TODOS que ganham altos salarios.
Ainda a pouco, vejo no Twitter, análise de Alex Rangel, sobre a decisão do Flamengo em demitir seus funcionários e, tendo a concordar.
” “Teste de stress”. Quando a empresa diz que tem x meses de TdS, significa dizer que em um cenário de corte forte de receitas, ela aguenta com o seu caixa e credito durante esse período
Contudo, a pressão contra a volta do futebol dessa semana detonou o cenário de crise máxima .
Ficou claro que a ausência de caixa será mais longa que esse período, além do que o TdS permite.
Pior, só no futebol, que diferente de outros negócios, em medi, se aguarda 90 dias para receber dinheiro.
Da TV mês jogado+60 dias, 60 a 180 dias para licenciamentos e assim por diante.
Ou seja, no melhor caso, clubes voltando a jogar em julho, o primeiro dinheiro só vai entrar em setembro. Possivelmente mais para out/nov ou pior
Assim, essa decisão de “não volta” já decretou o fim de vários clubes. Não suportarão 6 meses sem pagar o elenco e não há alternativa.
Já os poucos que tem chance de segurar até set/out, tem que cortar tudo que puderem agora! Imediatamente! Agora não é hora de duvida ou de se apegar a qualquer história ou tradição. Clube social, esportes olímpicos, amigos …Hora das decisões duras.”
O problema maior do futebol brasileiro nessa crise (mas nao somente no Brasil).
Os clubes brasileiros ususalmente fazem investimentos em ELENCOS, TECNICOS E COMISSOES, especialmente, para se manterem competitivos, contando com ganhos FUTUROS e PARCELANDO esses pagamentos a longo prazo, contando para saldar essas despesas e investimentos com ganbos futiuros e havendo como lastro uma reserva de caixa minima, devido as circunstancias. É mais ou menos como uma pessoa que nao possui uma renda fixa que compra no cartao de credito SEMPRE NO LIMITE de sua renda (nao fixa) para manter seu negocio competitivo. Em qualque revez em seus faturamentos o risco se eleva muito. Os juros e outros fatores viram uma bola de neve e podem agravar muito a situacao.
Essa crise é muito mais ampla que a grande maioria pode resistir, em especial as atividades que tem suas rendas DIRETAMENTE ligada a eventos publicos e com publico (jogos ) e que tem nesse publico uma de suas maiores fontes de renda, seja essa renda advinda do publico PAGANTE e PRESENTE como tambem do publico em forma de AUDIENCIA (tv e midias em geral).
A situacao APARENTEMENTE esta pior no Flamengo, entretanto o Flamengo pode apenas estar fazendo a sua quarentena FINANCEIRA PREVENTIVAMENTE. O que passa a ilusao de que os outros clubes estejam melhor. Na verdade eles simplesmente podem estar agindo de forma mais retardada e demorando mais para ler a crise e suas repercussoes e impactos FUTUROS.
A FIFA ja sinalisa que a volta do futebol nao sera um processo facil (como eu ja previa) e nao sera simplesmente uma questao de fazer jogos sem publico. Essa volta envolvera tambem algunas vertentes e provaveis demandas LEGAIS futuras. Vejam que a FIFA (pelo que dizem) ja estuda inclusive punir com cartao amarelo jogadores que simplesmente CUSPAM no gramado ( pode isso Arnaldo ? ). Imaginem a situacao dos GOLEIROs que tem que se jogar no gramado constantemente inclusive com o gramado molhado. O cenario é mutio novo e adversos solucoes antes viaveis serao inviaveis agora por algum tempo. Quanto tempo ? Somente a pandemia e sua evolucao determinara o tempo.
É apenas minha leiga opiniao. Opiniao de torcedor.
O transporte publico e o SISTEMA OPERACIONAL
Algunas pessoas questionam porque da nao interrupcao do servico publico de transporte. Uma das razoes é que muitos dos funcionarios dos servicos essenciais, basicos e de suporte DEPENDEM e usam o transporte publico diariamente. Profissionais como; SOLDADOS das forcas armadas, policiais, bombeiros, enfermeiros, funcionarios de hospitais e unidades de saúde, publicas e privadas, … e uma infinidade de outras categorias que nao podem parar pois se pararem TUDO para.
Vou pedir licenca novamente para comentar e dar minha opiniao sobre um tema que sei nada tem relacao com o blog.
Obituario “on line”.
Angustiante ver o drama das familias dos hospitalizados e vitimados pela pandemia. A dor de nao ter informacoes nem durante e nem depois e nem sequer uma confirmacao VISUAL da perda ou de nao ter presenciado de alguma forma o processo.
Talvez os hospitais ou governos pudessem disponibilizar um obituario “on line” com FOTO para que os parentes pudessem VER seus parentes e TALVEZ assim de alguma forma diminuir a dor de todo esse processo.
Talvez a incerteza seja a dor maior dessas familias.
Ou qualquer coisa semelhante.
Estou com o amigo Anderson Santos em suas análises aqui no post. Os jogadores e equipe técnica estão de férias, logo qualquer decisão sobre cortes não poderiam ser feitos, até pelo risco trabalhista de poderem ingressar na Justiça por estarem em contato com o empregador. Se de férias estão, podendo não estarem a receber os direitos de imagem, já estaríamos com um mês de folha reduzida.
Claro que não temos a certeza que o Flamengo irá fazer redução salarial, mas tenho 99,99% de certeza que o fará — afinal, não vivemos sozinho em um ilha. Se os maiores já estão fazendo (Palmeiras, Corinthians e SP), é óbvio que o faremos.
Por mim, concordo que o anúncio da demissão dos empregados ganha enorme repercussão quando é o Flamengo. Deveriam ter deixado pra anunciar isso junto ao anúncio da redução dos jogadores — mitigaria enormemente a repercussão negativa.
E, como Anderson já falou, todos demitidos terão seus direitos assegurados (multa do FGTS e poder sacar tudo), pois se o clube demitiu, é pq poderia pagar isso tudo agora. Talvez não pudesse pagar mais à frente com um agravamento da crise.
Fora que, quem sabe, poderiam já estarem sendo estudadas esta redução de quadro para eficiência organizacional ante da crise — mas não havia “argumento” para tal, o que agora houve.
Por fim, infelizmente é dificílimo o equilíbrio entre humanidade e frieza nas decisões atuais. Injustiças, também, ocorrerão.
Será que é possível, caro presidente, alguém escapar dessa pandemia sem demitir ou até mesmo fechar as portas? Dói, é verdade, saber que o Flamengo tenha que tomar tais medidas antipáticas. Mas é a lei do mercado, tem necessidade, contrata, não tem necessidade, demite. O Ministro Guedes e o Governador Dória são defensores dessa prática até no serviço público acabando com a tal da estabilidade. Novos tempos.
E como fica a renovação do JJ depois de tudo isso? Acho que até ele vai acabar tendo que renovar por menos do que o Flamengo oferecia anteriormente. Ele também será vítima de sua própria resiliência em renovar antes dessa crise.
Assusta ver as notícias do esporte mundo afora. Não parece ser provável que tenhamos público em muitos campeonatos esse ano. Como ficarão os contratos dos clubes com seus patrocinadores diante deste cenário terrível? Se o Flamengo previa arrecadar 900 milhões esse ano, quanto será que na verdade vai conseguir arrecadar? Será que conseguirá chegar a metade dessa previsão?
Que momento de incertezas é esse que estamos vivendo, hein!
Flamengo uma maquina de gerar dinheiro.
Parece que o Alexandre Calil voltou a dizer que se o Flamengo mantiver esse padrao ( de organizacao ) acabou o campeonato/futebol brasileiro pois o Flamengo seria uma maquina de ganhar dinheiro sem igual.
Eu pergunto; o Flamengo é uma maquina de GANHAR dinheiro ou de GERAR dinheiro ?
Na minha percepcao o Flamengo é uma maquina de GERAR DINHEIRO para o futebol braseiro, de forma ampla. O melhor ainda o Flamengo e uma maquina de GERAR VALOR, tanto valor financeiro quanto valores intangiveis e muito importantes.
Na minha concepcao o crescimento do Flamengo inevitavelmente fara o futebol brasileiro ter NOVAMENTE destaque no futebol sulamericano e mundial, como conseqjencia teremos a valorizacao do futebol, do campeonato, dos jogadores brasileieos e de tudo mais.
De.forma semelhante eu vejo o resurgimento da Juventos na Italia. O futebol da italiano de clubes e sua sel. vinha em um terceiro ou quarto escalao no futebol europeu ppr anos ou decadas. Com a reascencao da Juve a tendencia é termos paulatinamente uma volta do destaque do campeonato italiano e posteriormente da selecao italiana, entretanto iso é um processo e como tal leva tempo e depende da continuidade para se consolidar.
Em condicoes normais (passada a pandemia e seus efeitos ) o Flamengo é a mola propulsora que TODO o futebol brasileiro precisa para se reposicionar no cenario mundial.
Sorte do futebol brasileiro e de TODOS que trabalham no futebol ter o Flamengo forte novamente.
A volta aos TREINOS.
Muito lucida a entrevista do J.J. dada ainda em Portugal, no aeroporto, em seu reembarque para o Brasil. Na qual ele defendeu a volta aos TREINOS de forma segura.
Como dizem ” nao adianta colocar os carros na frente dos bois” . Ou seja, ficar se falando em volta de campeonatos antes mesmo de se planejar e discutir a volta dos treinos nao faz sentido.
Primeiro deve ser pensado numa volta SEGURA dos trreinos e posteriormente apos verificada a seguranca dessa primeira ETAPA aí sim comecar a discutir as etapas seguintes.
A reabertura tem que ser feita de forma paulatina e acompanhada. Assim como na reabertura social onde em alguns casos se abre e depois se reavalia o retorno da quarentena e em outros se abre e se percebe a possibilidade de continuidade do processo de reabertura PAULATINAMENTE. O teste é o unico caminho quando nao se tem a certeza.
Essa pandemia exige que as coisas sejam feitas cautelosamente como se estivessemos atravessando uma ponte com o piso feito de ovos. O detalhe é que nesse caso os ovos sao nossas vidas.
Quem se importa com o funcionário é o pequeno empresário. Pros grandes, ele é só um número.
O Flamengo é dirigido por um grupo de empresários, banqueiros que visam o lucro e nada mais. Pessoas? Esquece.
Triste, muito triste.
Apenas acho que o exemplo deveria vir de cima, começando com a redução dos vencimentos dos jogadores e comissáao técnica, para depois chegar aos de menor salário. Infelizmente no nosso sistema o primeiro que cai são os que tem menos condições.
Mais uma bola fora dessa diretoria, já ordenei ao meu filho para cancelar Premier e Sócio Torcedor, lamentável a atitude, mais uma….
FLAMENGO NIVELADO POR BAIXO…
SRN