O título do post tem tudo a ver. Na forma e no conteúdo.
O criador desta máxima popular é um grande rubro-negro e, teve a maior etapa de sua vida profissional ligada à Rede Globo. O título, criado por Paulo César Ferreira, é absolutamente adequado ao momento em que Flamengo e Rede Globo vivem às turras.
Uma coisa, para o Flamengo, foi a alegria por tudo que ocorreu na noite de quarta-feira, quando a FLATV deu o seu primeiro passo de gente grande, batendo o recorde mundial de uma transmissão esportiva ao vivo pelo YouTube. Todos nós rubro-negros ficamos pra lá de orgulhosos. A alegria foi tanta que, embora jogando um futebol de primeira, pouca gente comentou a vitória dos nossos meninos. O gol de placa não foi de Gérson, foi da FLATV.
Talvez o sentimento reprimido de mostrar ao mundo que estamos prontos para – se necessário for – caminharmos com nossas próprias pernas, tenha tomado conta de cada um de nós.
Isto é uma coisa.
A outra coisa é que a necessidade de atingir toda sua gente, do Oiapoque ao Chuí, faz com que o Flamengo não deixe de entender que, para este objetivo, neste momento, não há como não ser e continuar desenvolvendo parcerias com a Rede Globo.
Para se ter uma ideia, a transmissão do jogo do Botafogo, por TV aberta, na Globo, em cinco praças (Grande Rio, DF, Grande Belém, Grande Vitória e Manaus), teve o dobro de telespectadores que a transmissão do Flamengo, pelo YouTube, em todo território nacional.
O que estou querendo dizer? Simples. Estou afirmando que o Flamengo não pode se afastar de sua gente e, não esquecendo que a maioria esmagadora dos torcedores rubro-negros está Brasil à fora e não, no Rio de Janeiro.
Provavelmente daqui a um bom tempo e, ponha bom tempo nisso, o panorama possa estar modificado, com toda população brasileira tendo acesso à internet. Infelizmente, em função da nossa dimensão continental, este mecanismo sequer, ainda, atinge a maioria, ao passo que, a Rede Globo penetra em mais de 98% dos lares brasileiros.
Em síntese, comemoremos a nossa conquista, mas não esqueçamos que a prioridade do Flamengo ainda é inalcançável para ela.
O momento requer sabedoria e espíritos desarmados. Não é possível que não esteja claro para quem dirige o Flamengo e a Rede Globo que este racha beira a estupidez. Não preciso dizer que foram feitos um para o outro, mas posso assegurar que dependem um do outro.
Torço e, muito, pelo entendimento. Torço para que a sensibilidade seja a palavra de ordem, na Gávea e no Jardim Botânico.
Foi o que disse em 1 post lá atrás, a flatv é pra no máximo 5 milhões sendo muito otimista, a tv globo 200 milhões. Infelizmente precisamos dela.
Concordo
Exatamente Kleber
O tema merece reflexões pois impedirá as classes sociais menos favorecidas ( Boa base dos nossos 40 milhões) de assistirem os jgs ATÉ na TV.
Anteriormente em torno de 30 jgs por ano era transmitida pela TV ABERTA ( incluindo tds)
O dilema mais uma vez será encontrar um ponto de equilíbrio
SRN
HC
Verdade Haroldo, a imagem que mais representa esse pouco caso com as classes menos favorecidas, maioria de nossos torcedores, é o desfile em carro aberto na Presidente Vargas após a conquista da Libertadores.
Quantos milhares de rubro-negros ali presentes e pelo Brasil afora conseguiriam ver aquele jogo pela FlaTv?
Poucos, na minha opinião. E foram pra rua pra não perderem a oportunidade de verem seus ídolos, que assistiam na maioria das vezes na TV aberta.
A diretoria já deixou claro que a divergência é só no Campeonato Carioca. No resto do ano o Fla mantém a parceria com a Globo, até porque tem contrato até 2024. No mais, eu diria que ainda que se feche contrato com a Globo, a emissora não atende a todos os torcedores do Brasil. A Globo não está passando muitos jogos do Flamengo na TV aberta desde 2018, forçando os torcedores a assinarem o PPV. No entanto, a grande maioria não tem condições de assinar o pacote, ainda que a maior parte dos assinantes de PPV sejam Flamenguistas. Logo, a Globo ainda assim não atende à demanda.
Ao não passar todos os jogos, o Flamengo ganha muito mais. Quem deixa de ser visto são os patrocinadores. Uma coisa é pagar para expor na camisa em jogo ao vivo na Globo, outra na Flatv. Muito embora tenha gostado de ver a Flatv, senão me engano criado na administração do presidente. Prefiro Flamengo é Globo de mãos dadas.
Leonardo, mesmo assim, no PPV, as pessoas sempre dão uma solução, os jogos passam em qualquer bar do Brasil, dos bares em áreas ricas e dos bares de áreas carentes, que em dias de jogos ficam lotados. A audiência é grande mesmo assim, é aquilo que disse no post passado, se viver de stream fosse viável veríamos os times da Europa produzindo seus jogos faz tempo.
Sem contar que as decisões sempre são na TV aberta, que onde as atenções estão mais aguçadas.
Exatamente Daniel G, ou seja o Flamengo contribuindo também para os bares etc.
Sim José, o Flamengo numa futura negociação, por exemplo, pode exigir um número mínimo de jogos na TV aberta como condição para assinar, pedir também um percentual caso a audiência de seus jogos no PPV seja a maior, portanto merecendo receber um valor maior do que já recebe, afinal, não é só flamenguista que nos assiste, o Brasil inteiro vem parando para nos ver ultimamente, enfim, tudo vai da negociação, faz parte, nosso pessoal da diretoria tem competência para levantar essas questões em 2024 numa eventual renovação, até lá temos de aguardar, e manter conversas com a TV para exigir respeito e cumprimento de acordos. Lembrando que jogos no PPV estão longe de ser uma desvantagem, o Fla recebe mais justamente nesse segmento, em que o número de assinantes rubro-negros aumenta nossa cota.
Particularmente, caro Kleber, não vejo mais graça nesses estaduais. Prefiro competições nacionais e internacionais, são muito mais significativas. Acho que essa briga vai desencadear uma profunda discussão se ainda vale a pena manter esses estaduais.
Acho que a Globo não é louca de abrir mão do Flamengo e vice versa. Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, Recopa e Supercopa já preenchem bem o calendário. Sem os estaduais não precisaremos jogar nas datas FIFA e assim desfalcar nosso time. E vem aí o novo mundial que será mais longo.
QUERIDO IRMÃO KLEBER ,
A outra coisa da mesma coisa , vai aí !
Desculpe irmão, voce traz um número virgem de uma transmissão pela FLA TV , conseguida ao apagar das luzes e que teve 14 milhões de acessos nela , a FLA TV , via o YOUTUBE , comparado com um pacote já construído e distribuído ,e já pago e comprado !
Estamos entrando em velocidade de FERRARI na era da internet, e se muitos ainda não tem acesso a ela , nos últimos dez anos ,o crescimento foi estrondoso e tudo indica que continuará sendo e de graça !
Portanto, já é um mercado de braços escancarados para nós ,em uma nova e consolidada era !
A outra coisa da mesma coisa ,sem nenhuma alergia a GLOBO , você , eu e a torcida do FLAMENGO , sabemos que ela se lavou de faturar em cima dos CLUBES nos últimos 30 anos e usou e abusou da opção de ganhar muito ,legitima da parte dela , mas se você tivesse vencido a eleição no CLUBE dos TREZE lá atrás ,eles teriam de negociar com um TIGRE VERMELHO E PRETO e ,certamente ,muito do que foi para lá ,teria ficado por aqui , nos cofres dos CLUBES.
Mas vida que segue ,como diria nosso bom GURU , JOÃO , SEM MEDO , SALDANHA !
Outra coisa dessa coisa , não é só a GLOBO que pode levar NOSSAS imagens por TV , porque um bom pacote de futebol , como tem a GLOBO , qualquer anunciante pode usar via OUTRA REDE de TV pois , a estrada é igual para todos , e o CLIENTE é a TORCIDA dos CLUBES .
Negociar NOSSOS DIREITOS como você sugere, é o sonho de todos e até do bom velhinho mas , eu , voce e de novo , um MUNDO , sempre nos deparamos com todo tipo de obstáculos e armadilhas legais que nos enfraqueciam na hora do martelo , e uma coisa virava outra coisa .
Claro que temos uma estrada à frente , mas melhor ainda é o que a MP , se virar LEI , nos dará um bruto oxigênio LEGAL e com liberdade, uma coisa que sempre nos foi negado , a de NEGOCIAR em condições muito melhores , eu diria até , justas .
E a outra coisa , o melhor dos contratos ,o BRASILEIRÃO , vai até 2024 , mas , se a consciência de perpetuidade dos bons negócios prevalecer , e como a discussão está AGORA mais equilibrada , o MERCADO EXTERNO e os STREAMINGS , serão outras COISAS dessa COISA , chamada FLAMENGO e FUTEBOL brasileiro ,que certamente valerão BILHÕES de DÓLARES !!!!
Portanto , SONHAR é divino , NEGOCIAR é preciso , CONSEGUIR , agora , é possível !!!
MENGOOOOOOO
🔴⚫️🔴⚫️
🇧🇷⚽️🇵🇹⚽️
💪👍💪👍
🏆🔴⚫️🏆
🙏🙏🙏🙏
SRN
ABSS
JOCA
Amigo Carlos, óbvio que o Flamengo tem de pressionar a Globo ou qualquer outra emissora que seja parceira para ganhar uma cota maior, o retorno que o Fla proporciona é maior, portanto, justo que ganhe mais, um valor maior do que já recebe inclusive, agora é importante que se olhe o lado do nosso clube, mesmo que a Globo não aumente o bolo, ou seja, o bolo pode até continuar igual, porém tem de ser com o Fla ganhando mais. Ao contrário do que muitos pensam, o futebol na emissora não é tão lucrativo, caso fosse, podem ter certeza que estaríamos cheios de agentes internacionais disputando os direitos do futebol tupiniquim, o forte de arrecadação da emissora sempre foi em dramaturgia e jornalismo, não no futebol, pois o custo é muito grande, custos de transmissão e para pagar volume considerável de dinheiro para 40 clubes, só que muitos ainda acham a TV uma “malvadona” pois arrecada muito com os direitos e dá pouco para os clubes. Acontece que ninguém paga melhor que ela, e na TV fechada os que optaram pela Turner recebem pouca coisa a mais que na Globo, e perdem em visibilidade, sem contar os jogos com apagões que tivemos em 2019, mais algumas temporadas e esses clubes voltarão para a Globo, o Palmeiras fez isso, conseguiu aumentar sua cota e depois volta para emissora carioca, isso é um modo de fazer barganha, apenas isso. Os clubes não são idiotas, nem a TV Globo.
O mercado brasileiro não impõe restrição a nenhuma organização da mídia, todas são livres para produzir seu conteúdo e sua qualidade, se a TV Globo abocanha a maior parte dos investidores e anunciantes, algum mérito ela tem, goste ou não, ela não pode ser crucificada por ser a líder disparada, e, portanto a que tem mais condições de pagar um valor maior, ninguém obriga os clubes a assinarem com ela, ninguém proíbe SBT, Band e cia de fazerem uma proposta, a questão é, alguma outra emissora terá tamanho alcance? Terá qualidade? Terá os gols da rodada mostrado num jornal que dá 30/35 de Ibope, ou em um que dá 6? Pois o jogo pode até dar uma boa audiência na Record,SBT, etc, mas depois que o jogo acaba a audiência volta para o ostracismo e a repercussão do clube na TV vai ser vista por 6 pontos de ibope?
O dia do mercado fatiado, de investidores internacionais, do stream com alcance em 100% da população vai chegar, mas ainda vai demorar, antes o país precisa evoluir, ninguém se interessa por nosso campeonato, até termos uma Liga atrativa e de qualidade vai demorar, e, aí sim poderemos dar o salto tão sonhado para o futebol, mas lembre-se, o maior entrave para isso não é nem a Globo, é a CBF e as federações, a Globo não tem nada com isso…. Mas um dia a maravilha descrita no seu texto vai chegar, mas creio que ainda não é o momento.
Qual o maior patrocinador dos clubes e do futebol brasileiro ?
De certa forma a resppsta correta é REDE GLOBO.
Imaginem que a Globo é um PATROCINADOR, um patrocinador que patrocina os clubes em troca de audiencia. Tanto de forma direta atravez do montante pago aos clubes como tambem de forma indireta ao possibilitar aos respectivos clubes uma boa exposicao de seus jogos e consequentemente de seus patrocinios a Rede Globo quer muitos queiram ou nao é a maior patrocinadora dos ESPORTES BRASILEIROS como um todo.
Por esses e outros motivos vejo todo potencial da FlaTv que possui ao mer ver um caminho muito mais estrategico se for voltada e direcionada para ser uma tv de COBERTURA ESPORTIVA de forma abrangente, estando o Flamengo INSERIDO nesse contexto, sem contudo ser uma Tv MONOTEMATICA o que limitaria seu alcance por mostrar exclusivamente o Flamengo, como detalhei na postagem de ontem. Desse modo entendo que nao devemos menosprezar de forma alguma a forma tradicional de transmissao de nossos jogos. A FlaTv deve se posicionar PAULATINAMENTE com um crescimento auto-sustentavel, paulatino e organico.
Por falar nisso o Flamengo poderia inclusive incluir em alguma negociacao para transmissao de seus jogos, com alguma emissora, um pequeno horario SEMANAL de ums 15 minutos a 30 minutos para exibicao do conteudo da FlaTv. Por que nao ?
As relacoes nao tem que ser conflitantes elas podem ser PARALELAS E COMPLEMENTARES.
Sensatez e serenidade, prezado Kléber. Você está certíssimo.
O berçário chamado futebol brasileiro.
Um tema que tem passado despercebido de todos e tem se dissipado em uma cortina de fumaça da disputa pela transmissao é justamente o ENFRAQUECIMENTO do CLUBES brasileiros pos LEI PELE.
Os clubes brasileiros viraram meros FORMADORES e fornecedores para o futebol europeu e isso nao so tem enfraquecido os clubes como tambem a Sel. Brasileira e por consequencia TODO O FUTEBOL NACIONAL. Impossibilitados de manter seus novos talentos os clubes se veem refens das cotas de tv e vendendo o almoço pra comprar a janta so lhes resta a insana luta pela unica fonte perene que é sao as COTAS DE TRANSMISSAO DOS JOGOS.
E preciso se rediscutir a lei pele e as relacoes dos clubes formadores e os atletas por eles formados.
Sera coincidencia que pos Lei pele aumentou incrivelmente o abismo do futebol brasileiro em relacao ao europeu. Vemos hoje um futebol brasileiro posicionado quase como uma segunda ou terceira divisao do futebol mundial. Sera coincidencia.
Tão importante quanto discutir as cotas de tv é rediscutir a Lei pele e as relações clubes-atletas no Brasil. Ate que ponto as mudancas feitas pela Lei pele enfraqueceu nossos clubes e nosso futebol ? Quais pontos foram positivos e quais se tornaram deteriorantes do nosso futebol ?
Kleber, foi exatamente o que disse no post anterior, hoje em dia, ainda não há como fazer futebol sem a TV GLOBO, não existe Rede com maior penetração na casa dos brasileiros que ela, e isso não é bajulação, é fato, estamos em um ambiente de livre concorrência, o consumidor tem o controle nas mãos, e ele escolhe a Globo há décadas, e, na minha opinião é de certa forma compreensível, sinceramente, ao mudar de canal o que se vê é amador, que um dia possamos ver qualidade de ponta em todos os canais, só quem ganharia com isso somos nós, ninguém é obrigado a assistir determinado canal. A qualidade do conteúdo que se passa na Record,SBT, BAND é de responsabilidade de seu corpo técnico,e, enquanto continuarem com programas daquele nível acho difícil esse cenário mudar.
Podem falar o que for, mas, no momento, a emissora que mais se enquadra em gabarito e em estrutura para atender o Flamengo é a Globo, imagine se o Fla é um anunciante, ele prefere firmar parceria e anunciar num Jornal Nacional ou num programa do Ratinho, Casos de Família, Cidade Alerta, Teste de Fidelidade, Programa da Maísa, TV Fama, Sônia Abrão? São programas de pouquíssima penetração na casa dos brasileiros. Não estou fazendo nenhum julgamento do conteúdo desses programas, me refiro aos números de audiência que eles atingem e a qualidade de produção, a diferença é um abismo.
Não sendo da área de comunicação, evito dar parecer sobre determinados assuntos em que não estou muito familiarizado.
No entanto sobre este litigio flamengo x globo ,ouso dar minha opinião ,baseado na minha experiência de vida.
É claro que o flamengo foi vencedor na parte jurídica e também nas suas pretensões em transmitir a partida, no qual foi coroada de pleno
êxito .
No entanto, acho que as negociações e o contato com a emissora não deve ser encerrado em nenhuma hipótese .
É importante frisar que a referida emissora continua sendo a maior organização em comunicação do país.
A vitória conseguida não deve inibir a busca de um novo diálogo com a referida organização.
Creio que devemos seguir o conselho de um dos grandes generais do passado
Na guerra não podemos parlamentar com o inimigo, mas na vitória não devemos tripudiar sobre o mesmo
Também vejo assim, Mohammed B.
Entendimento é a palavra que se impõe.
Só lembrando que a última decisão judicial sobre o assunto foi favorável à Globo, embora depois do jogo.
Será que agora vamos chegar nos R$ 10 milhões que andaram chutando numa Live?
Sem esquecer que 5% vão para os jogadores, ou não?
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2020/07/03/fla-cobrara-r-10-por-transmissao-de-semifinal-na-internet-socio-nao-paga.htm
O “defunto” nem esfriou e o olho já cresceu…
Acho que será (ou já é) um tiro no pé… pelo que se vê nas redes sociais (Twitter, principalmente) muita gente ficou P. da vida com essa decisão. Pra quem jogaria sem receber nada pois não tinha nenhum acordo de TV, qualquer valor seria lucro alto mesmo na transmissão gratuita pela FlaTV. Uma coisa é criar antipatia nos adversários, parte da imprensa, etc. e tal. Mas no próprio torcedor? A coisa parece estar saído dos trilhos… SRN
Quando é para elogiar, elogio. Agora, que m é essa que fizeram? Depois de tanta briga para passar na FlaTv, criar a comoção e o engajamento, cobrar para passar e, ainda por cima, fora da FlaTv? Dose para mamute… Pelo amor de Deus!
Flamengo x Volta Redonda, pela semifinal da Taça Rio, será transmitido ao vivo na MyCujoo. Sócio não paga. Já o “torcedor comum” terá que desembolsar R$ 10 reais.
Quem for sócio, verá de graça. Quem não for, vai fazer como sempre fez e achar algum lugar pirata p consumir produto do Flamengo.
Ou teremos um ótimo termômetro interessante para saber sobre o consumo digital, ou será o primeiro e talvez único tiro no pé.
Kleber meu caro, futebol hoje é BUSINESS.
Não adianta ao Flamengo ou a qualquer outro clube ter 42 milhões de torcedores que não consomem produtos do clube.
Melhor ter 4,2 milhões que o façam.
OS TEMPOS MUDARAM….. se para melhor ou pior, saberemos em breve.
O fato é que a sete anos atrás vivíamos para não cair no rebaixamento. Hoje somos campeões de quase tudo e isso, tem um preço.
Acabou o amadorismo, o saudosismo, a tradição. E não tem mais volta.
Deus queira, e a Globo tbm, que acabe de vez esse estadual, que só nos prende a outros 3 times com essa mentalidade atrasada.
Tá todo mundo puto da vida com essa notícia de ainda pouco……
E eu fico pensando que as pessoas querem craques, mas querem que deixem a conta para pagar para o próximo presidente.
Anos e anos foi esse o expediente até chegarmos aos malditos 800 milhões de dívida.
E faz como para pagar essa folha…..os funcionários…..os craques……a base…..a estrutura ….. ( ?????)
Ou vai………………….ou racha de vez agora !
Voltamos ao título do post:
“Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”.
Kleber sempre repete aqui que o Futebol não é feito só de números como uma empresa.
Envolve paixão.
Boa noite!
SRN.
Botafoguenses, Tricolores e Vascaínos são tão apaixonados………… E ????????
Já rachou! De uma passeada pelo Twitter e também verifique quantas “desistências” a FlaTV teve nas últimas duas horas… Somos chamados de nação por um bom motivo. Nos vangloriamos de sermos muitos e de enchermos as ruas, aeroportos, estádios… impomos respeito e MEDO nos outros justamente por isso. Respeito SEMPRE as opniões mas sua colocação de “melhor 4,2 milhões que o façam” foi bastante infeliz (em minha humilde opinião) mas talvez reflita o ponto de vista de muitos e ao que parece de quem hoje comanda o Flamengo. Não me leve a mal só estou expressando o que vejo de toda essa situação que a princípio nos unia e agora começa a nos dividir, uma pena. SRN
Não caiu nada ainda na FlaTV
4,53 milhões !
4,51 e caindo… pena…
Caiu 4.49 por enquanto
Nossa diretoria está impondo um pay per view para toda a torcida, com o mesmo preço, independente da faixa social do dito cujo, alguns pagarão fácil, outros chuparão os dedos.
Na situação atual, com a saudade de Flamengo que todos temos, vai ter até bastante gente pagando, mas no futuro, não creio…
O Flamengo está deixando de ser do povo, dessa forma…
Lamentável atitude da diretoria do Flamengo. O Flamengo é do povo.
Anderson Santos
Parabéns pelo relato acima.
Penso da mesma forma.