LI, encantado, o comentário do amigo e companheiro do blog, Yvan Bayardino.
Com simplicidade e pragmatismo de João Saldanha, Yvan disse tudo. Ninguém está aqui procurando “pelo em ovo”, pelo prazer de criticar e, todos, “inclusive todos” nós, torcemos a favor. Além disso e, talvez o principal, a crítica que tem espírito construtivo ajuda, desde que quem está do outro lado tenha a sensibilidade de não se achar Deus.
Antes de repetir o magnifico texto de Yvan Bayardino, faço questão de enfatizar que nosso treinador tem todo o direito de escolha.
Hugo ou Diego Alves? Natan ou Léo Pereira? Filipe Luís ou Ramon? Pedro ou Gabigol… e por aí vai. O direito é dele!!!
O que não pode é mexer no feijão com arroz, ou seja, o básico. Éverton Ribeiro e Gérson, por características próprias, um pela dinâmica e o outro pela organização de jogo, não podem ter qualquer limitação de espaço de campo, pois estariam castradas criatividade e dinâmica do nosso time.
Mais um detalhe. De um tempo para cá, desde aquele time fantástico do Barcelona, virou obrigação do sistema defensivo sair jogando, independentemente das circunstâncias, como por exemplo, uma marcação alta, como a que o Inter impôs, principalmente no início de jogo.
O resultado desta “obrigação” dos jogadores de defesa são os gols dados, como os dois que entregamos. O nosso time dos anos 80 já fazia isso, só que, na hora do aperto, era melhor rifar a bola do que correr o risco. Isto precisa ser mais bem trabalhado. Tudo bem que se valorize ao máximo a posse de bola, porém, que haja liberdade de opção para o chutão na hora do sufoco…
Tudo colocado, com vocês o recado do nosso brilhante Yvan Bayardino.
Dá-lhe garoto!!!
O jogo é composto de dois tempos. No primeiro, poderíamos sair com uma desvantagem bem maior, *se* levarmos em conta as inúmeras chances que perderam. Aproveito a carona dessa resposta para expressar minha opinião. A escalação inicial do Gerson fixo no lado esquerdo do campo foi absurda. Lembrou-me do outro (e muito melhor) Gerson em 1963 na final contra o Botafogo. Flávio Costa colocou o Nelsinho, jogador limitado e marcador, no meio e o canhotinha de ouro no lado esquerdo para ajudar na marcação do Garrincha. Deu no que deu.
Ontem foi a mesma coisa, o técnico trocou o certo pelo duvidoso. Logicamente, deu o duvidoso, erro crasso que deveria ser desmanchado antes dos 15’ do 1º tempo. Faltou visão e iniciativa. Culpa minha? Não, do técnico, claro! Nós aqui estamos analisando muito na base do se. Lembra-me muito das frases de um amigo meu: *SE* minha avó fosse homem, não seria minha avó, mas sim meu avô…
Ninguém está perseguindo qualquer pessoa. O técnico errou e muito (mais uma vez), simples assim. *Se* ele e nós reconhecermos, a tendência é melhorar.
Yvan Bayardino
SRN
Mas aí eu faço uma pergunta ao Yvan Bayardino, Kleber Leite e todos os outros amigos que comungam dessa opinião:
Depois de duas boas partidas do Vitinho jogando pelo meio, não valia ao menos testar a possibilidade de Gerson pela esquerda?
Não deu certo e o treinador enxergou isso. Trocou e voltou para o segundo tempo, com Gerson no seu devido lugar.
E para temperar mais esse papo, foi por conta disso, que o Flamengo levou dois gols do Inter ?
Existe sim, aqui no blog e fora do blog também, uma imensa má vontade com o Dome.
O que me conforta e muito, é que ano passado o Jorge Jesus virou Doce portuga, justamente pelas suas convicções.
Bjos a todos !
Sem mais!
Lembrando que o Diego Alves também deu um gol parecido, no 3×0 contra o Bahia, quando o nosso Portuga ainda não era doce.
Vai dar certo!
O trabalho está só começando.
Seremos campeões.
De novo!
SRN!!!!
Irretocável, Anderson. Má vontade absurda!
SRN
Infelizmente não posso colar o gráfico térmico do Gérson no primeiro tempo.
Pra quem se interessar, é só acessar o SofaScore.
Durante os 45 minutos iniciais, Gérson jogou da esquerda pro meio em 80%.
Em nenhuma tentou a linha de fundo como um segundo atacante…
Fez parecido com o gol do Everton! Saiu da ponta entrou pelo meio e fez a assistência.
Ninguém aqui é inocente! Existe SIM uma tremenda má vontade com o técnico.
Que na verdade acho pra lá de normal.
Já me coloquei diversas vezes sobre o tema.
Pela campanha que estamos fazendo, na Libertadores e Brasileiro, APESAR de todas as confusões que o ano nos impôs e, com o pouco tempo no comando, entendo perfeitamente os deslizes do técnico.
Ano passado, na 18 rodada, com tudo absolutamente normal, tínhamos 4 pontos a mais que hoje.
Evidente que o futebol era mais vistoso e azeitado. Não tivemos 1/10 dos problemas que temos hoje.
Nunca ousei comparar técnicos. Até porque, acho dificil acontecer outro ano mágico como o passado.
Ou seja! De acordo com a desgraça, acho que Dome está se saindo muito bem.
Para alguns olhares, Dome errou ao escalar Gérson na “ponta”.
Pra mim, errou em não ensinar a dar bicanca na hora certa. Tomamos dois gols ridículos. Doados…
Caro Egon,
No esquema 4-5-1 que iniciou o jogo contra o Inter, o Gérson foi um meia e o Pedro foi o único atacante.
A saída de bola com zagueiros tocando bolas laterais na frente da grande área não me agrada. O risco é muito alto! É preciso treinamento e zagueiros técnicos para fazer isso.
SRN!
“A saída de bola com zagueiros tocando bolas laterais na frente da grande área não me agrada.”
Perco até a voz, amigo…
Até porque, goleiros como Cassio e Hugo, são ruins de doer com os pés…
Perfeito MESTRE Egon.
Uns assistem futebol. Outros enxergam
Felizmente jogamos no mesmo time.
É jovem Anderson, definitivamente você não entendeu, ou prefere não entender. Essa sua colocação, pretensiosa, bem a seu estilo, nada acrescenta ao blog. Agora você vislumbrou outra polarização: assistir x enxergar futebol. E fala em “jogar no mesmo time”. Será que você sabe jogar, ou já jogou? Acho que você optou por virar estrela e quer público. Quem sabe você não cria espaço próprio? Provavelmente terá bastante adeptos. Seja mais humilde e respeitoso e, se não for muito complicado, entenda que nesse espaço, por princípio, todos entendem de Flamengo e futebol, muitos, antes de você começar a andar, encabeçando a lista o próprio Presidente que empresta o nome ao blog.
Anderson, claro que valia o teste, mas antes dos 20 minutos já estava claro que não tinha dado certo, porém a mudança só foi feita no intervalo, esse é que é o ponto central das críticas.
P.S: Nada contra Domenec, só achava que ele tinha que ser melhor auxiliado quanto a posição dos jogadores que tem e algumas mexidas que faz, como não teve auxílio, tá aprendendo sozinho. A boa notícia é que aos poucos ele parece estar pegando jeito, só falta acertar a defesa.
Amigo Daniel!
Se o Benfica ganhar a Champions e o Flamengo ganhar novamente a Libertadores, pra quem o amigo irá torcer?
Perguntinha sem o menor compromisso… kkkkkkk
Outro dia vi uma entrevista do Casagrande, onde ele afirmou, que a CBF já deveria entregar a taça ao Atlético Mineiro.
Lembra do Palmeiras?
A diferença, é que prefiro a nossa Hiena Hardy que aquele bobalhão hipócrita… kkkkkk
Anderson, perfeito!
SRNs!
Meu caro Presidente, antes de qualquer comentário, grato pelo “garoto”. Mas, como tudo foi quase ontem, até que caiu muito bem (rsrsrs).
Quanto ao post do Anderson, vamos por partes, como faria o Jack:
“ Depois de duas boas partidas do Vitinho jogando pelo meio, não valia ao menos testar a possibilidade de Gerson pela esquerda?”
Não e os fatos provaram isso com menos de 15’ de jogo. Mas, ainda assim, supondo que valia o teste, era para ter sido corrigido imediatamente. Tivemos (muita) sorte, pois o jogo poderia ter sido decidido no 1º tempo, dadas as oportunidades que tiveram para fazer gols.
“ E para temperar mais esse papo, foi por conta disso, que o Flamengo levou dois gols do Inter ?”
De certa forma sim, porque ficamos sem saída de bola, já que os zagueiros não recebiam apoio do meio campo (Thiago muito mal e Vitinho não tem essa característica, ao contrário do Gerson). Resultado, a bola queimava os pés dos defensores, provocando os erros bizarros. Fora os gols perdidos pelo Inter, como assinalei.
“ Existe sim, aqui no blog e fora do blog também, uma imensa má vontade com o Dome.”
Peço vênia veementemente! Isso é uma criação de alguns amigos aqui do blog. Eu, se fosse maldoso, poderia contra-argumentar que existe uma imensa e exagerada (quase cega) boa vontade com o catalão. O que a maioria faz é criticar quando os erros são cometidos (e foram vários), de forma construtiva. A expectativa é que esses erros sejam corrigidos e não se repitam. É preciso ter a virtude da humildade para aceitar e não insistir.
Todos cometemos erros. Eu mesmo, no post objeto desse, citei erradamente o lance do Flávio Costa/Gerson/Nelsinho como sendo em 1963. Recebi o recado e corrijo de pronto: foi em 1962, lógico.
Como mais “experiente”, permito-me sugerir que se acabe de uma vez por todas com essa polarização, aqui no blog, a favor x contra o Dome. Somos todos a favor do Flamengo seja aplaudindo ou criticando, o que é um processo natural. Repito, a polarização explícita para provar, ou tentar provar, quem está mais correto não faz bem ao ambiente sadio conquistado ao longo dos anos nesse espaço. SRN
Texto perfeito, Yvan. Penso que o extremismo esta de fato infiltrado em todos os aspectos no Brasil, impressionante. Se criticamos, somos Anti Dome ou se falamos bem, somos Pro Dome. Tipo aquele papinho de esquerda x direita.
Vamos aos fatos: Dome vem errando ao posicionar o time em campo nao e de hoje, e nos custaram pontos irrecuperaveis, Atletico GO, Bragantino, e o jogo de ontem foi um belo exemplo. Mas ao mesmo tempo a estrategia dele tambem ja deu certo em jogos como Barranquilla e goias, portanto no fringir dos ovos ficamos no zero a zero.
As perguntas devem ser feitas sempre e o questionamento e vital para a melhoria dos processos. Porque escalar o GH. num jogo grande como esse sendo que ele vinha de um periodo de inatividade? GH e um zagueiro lento e o Coudet percebeu isso, colocou forca no setor e dali sairam 2 gols. Porque nao escalar o obvio? Noga e Nathan na zaga e Vitinho na ponta deixando o Gerson na posicao dele original, esse seria o melhor cenario.
O grande risco nao e no Brasileiro e sim no mata mata, porque se tomarmos 2 gols como esse contra. o Racing por exemplo sera quase impossivel reverter e empatar o jogo. Na Libertadores essa media de gol que tomamos absurda, seja de bola parada ou de inversao de jogo, pesa demais para reverter em casa.
SRN
Yvan,
Perfeita a réplica!
Contra times que tentam impor marcação alta/pressão – como a do Internacional nos dois lances de gols – se faz necessária a presença de um jogador que tenha capacidade técnica de dominar na pressão e fazer o “giro” ou drible curto, para então fazer o passe para os meias ou atacantes de lado. Apesar de detentores de outras qualidades, o Arão e Tiago Maia não sabem fazer isso.
O objetivo da marcação alta é exatamente este: GERAR O ERRO DO DEFENSOR, pela simples lógica de que são eles que possuem menos qualidade de passe. O Flamengo entregou por duas vezes!!! No primeiro erro/gol era para ter recuado o Gérson e colocado o Vitinho lá para frente, como segundo atacante, pois estava nítido que o time não tinha capacidade de transição.
Observe que o próprio Domènec fez essa leitura, mas julgo que agiu tardiamente, já no intervalo do jogo. Talvez seja fruto da inexperiência como treinador, tomar decisões de forma mais rápida.
Seguimos em frente! SRN.
Yvan meu doce amigo.
Esta é tão somente a sua opinião. Respeito mas discordo.
Dome tanto pode fazer, em mexer com o Gerson, que o fez.
Quanto ao extremismo, esse reside, naqueles em que quando de uma derrota, a culpa é do técnico. Quando da vitória é dos jogadores.
Quer um conselho amigo?
Senta e espera que em breve o catalão fica doce.
Mas se o catalão não ficar doce, aí você verá com todas as lentes quem são os extremistas, que vão bater no peito dizendo que tem razão!
Bjos grandes!
Aos demais participantes do blog, peço desculpas por insistir no assunto, será a última vez. Mas, achei oportuno.
Jovem Anderson, realmente é a minha opinião, mas, não “tão somente”. Quer outro conselho? Veja e ouça o depoimento abaixo. Não sei se no seu conceito a figura em questão só “assiste ou enxerga”, ou se tem vaga no seu time. Também não sei se você viu jogar, mas posso te adiantar que conhecia tudo de meio campo. Acho que ele tem algo a passar para os (pretensos) catedráticos. Grande abraço e SRN.
https://www.youtube.com/watch?v=fd-X9kpBvT0&t=156s
Perfeito,
Como disse o colega:
SOMOS TODOS FLAMENGO.
O comentário saiu após o do Anderson.
Estava me referindo ao texto do Yvan.
Repito:
Perfeito Yvan.
SOMOS TODOS FLAMENGO
Acho q Yvan gabaritou,mas a duvida do Anderson é mais do q legítima, sendo extremamente pertinente. A minha resposta é que sim, poderia, mas ñ gastar 45 min em um sistema q com 20 todos viram q não estava funcionando. Dome tem uma péssima leitura de jogo, demora muito p/mudar.Eu desconfio q a mudança foi feita pelo proprio Gerson ou por um de seus auxiliares. Dome poderia sim ter testado a formula inicial, mas ficou claro q não iria funcionar, logo, ele deveria ter revertido já no 1o tempo.
Belas palavras Anderson. Muita má vontade… SRN e Viva Dome.
Touche,amigo Anderson
Apoiado.
A jogada do gol de empate saiu com Gerson na ponta esquerda! Ele é o Coringa! Joga em todas as posições.
Não dá pra ter um bom futebol com chutão. Os jogadores precisam escolher melhor as opções de passe.
A caro amigo, só lembrando que Gerson Jogou algumas vezes com JJ, qdo ele não era ainda o DOCE PORTUGA pelo lado esquerdo, pelo lado direito e jogou tanto que ganhou o apelido de ” CORINGA”.
Depois dos 3 do Bahia teve muita gente aqui querendo a cabeça do JJ numa bandeja !!!
Ai depois… bem, depois já virou história
“Domènecianiismo a lá rubro negra”
O erro esta na origem meu caro Kleber, o Flamengo não tem que jogar fora de suas características, ou colocar jogadores fora de sua posição em função do adversário!
Essa é a origem do erro do Domènec no jogo de ontem, ou seja Gérson para segurar o avanço do lateral direito do Inter.
1o. quem tem que jogar em função do adversário são os outros e não o Flamengo! Esse é um dos conceitos do Domènec (Gaurdiolismo) que ele precisa modificar, mais um!
Ontem Domènec peguntado se o resultado foi “ganho de 1 ponto” ou “perda de 2 pontos”? Obviamente que pelas circunstâncias “foi ganho de 1 ponto”, mas Domènec respondeu “perda de 2 pontos acertadamente”, ele já entendeu isso!
São tantos conceitos a mudar no Domènec que sinceramente, estamos praticamente pegando um técnico e o personalizando para nós! A boa notícia é que as distorções, conceitos domènecianos estão evoluindo em conjunto com os nossos.
Saudações!
Sobre sair jogando, a responsabilidade é do jogador de ver o momento que necessita fazer isso por estar sem opção de passe. Da mesma forma que Isla entregou um gol por errar no time, foi assim que se iniciou a jogada do primeiro gol, com o próprio Isla. Gustavo Henrique foi outro que errou, quando fez uma escolha equivocada.
Sobre Gerson, entendi perfeitamente a ideia de Dome, porém, o jogador não tem a velocidade necessária para fazer o que Everton Ribeiro faz pela direita. Errou ao demorar trocar a posição de Vitinho e Gerson. Porém, tudo faz parte das alternativas e variações que a dinâmica do jogo necessita. Inclusive, a jogada do gol de empate sai com Gerson na esquerda conduzindo para o meio, que foi o que Dome pensou ao escalá-lo ali e não funcionou no primeiro tempo. Não acho que ninguém aqui critica pelo prazer de criticar, contudo vejo que há uma notória má vontade com o treinador. Quando perde ou empata, culpa única dele. Quando ganha, mérito exclusivo dos jogadores.
Outro ponto mal compreendido é o jogo posicional e vejo que até comentaristas bem pagos repetem a falácia que jogo posicional significa que o jogador deve ficar estático, guardando posição, como se fosse um totó. Aí o time do Flamengo pratica esse tipo de jogo, implantado pelo técnico, mas, quando o time ganha, fala que o cara abriu mão do conceito e por isso ganhou. Para mim isso só pode ser má vontade ou preguiça de entender o que é o jogo posicional e como funciona. Acho que pelos últimos resultados e pelo desempenho deveríamos dar um voto de confiança ao treinador e valorizar mais seu trabalho.
SRN
O Yvan é das antigas, Kléber.
Sabe tudo de bola.
Magnífico texto.
Aquele 0x3 de 1962, contra o Mané e contra aquele energúmeno que era Flavio Costa, não me saiu jamais, em 67 anos de vida, da cabeça.
Refaço mil vezes aquele jogo em que só precisávamos do empate para sermos campeões.
Que nem o saudoso Paulo Perdigão fez a respeito do Maracanazzo de 1950.
Colocar o medíocre Nelsinho (que jamais foi além de um ‘motorzinho’ do gênero de Liminha e outros) na meiúca, onde tínhamos o GÊNIO que foi o Gérson, e deslocá-lo para a ponta “para ajudar o Jordan marcar o Garrincha”, foi daquelas burrices que o passar dos anos não apaga.
Técnico verdadeiro que tivemos, de 1962 para cá, foi o Armando Renganeschi.
Não comungo da opinião da maioria sobre o portuga mercenário (ouçam, a respeito, a entrevista do Búfalo Gil no Museu do Futebol) .
No presente, considero como estando acima da média, o técnico do Flor, o Odair Hellmann (que, infelizmente, quer dizer, se traduzido ao pé da letra do tedesco, Odair Homem -Mann- do Inferno -Hell-) . Gostaria muitíssmo que ele viesse para o Flamengo.
SRNs
PS que erro monumental renovarem -e por dois anos!- o contrato do Diego Mão de Alface Alves. Vai prejudicar muitíssimo a evolução do Hugo.
Odair ?kkkkk
Caros amigos do blog,
Entendi a intenção do Dome em colocar o Vitinho na posição do Arrascaeta como tinha feito nos dois jogos anteriores.
A questão é que jogando dessa forma o técnico optou pelo 4-5-1.
Com o Vitinho mais centralizado, o corredor pela esquerda ficou vazio. O Gérson acabou preenchendo esse espaço.
O técnico poderia ter jogado no 4-4-2 com o Vitinho e o Pedro no ataque. Vitinho jogaria como segundo atacante pela esquerda, sua posição de origem.
O Gérson como segundo homem, jogando no círculo central, facilita a saída de bola. É o jogador mais técnico e mais confiante para receber a bola no meio de campo quando estamos sofrendo uma marcação sob pressão.
Sem o Gérson como volante e com o Thiago Maia apagado, a saída de bola ficou a cargo dos zagueiros e deu no que deu!
Rodrigo Caio e Diego Alves estão fazendo falta na organização da defesa e da saída de bola!
Ser o coringa, Joker, é uma virtude do Gérson. Melhor ainda é ver o Gérson na posição em que ele rende mais, segundo volante!
Como o João Gomes está na seleção, a chance de jogar contra o São Paulo caiu no colo do Daniel Cabral! Boa sorte, garoto!
Saudações!
A dupla de volantes contra o São Paulo deverá ser Isla e Felipe Luís. Isla também é volante de origem (na Udinese) e, Felipe Luis, muitos aqui no blog pedem uma experiência dele como meiúca.
Se não, Domenech recuará Diego e Gérson como primeiro e segundo volantes.
Daniel Cabral vai ficar no banco.
SRNs
André CRF,
Mas o Doménec começou com um 4 4 2 ontem! Só que um 4 4 2 Frankstein, ordem dele ou resultado da invencionice estapafúrdia é que ficou 4 4 2 posicional estático, o que piorou em muito o cenário, principalmente nos primeiros 15 min que o Inter partiu pra cima!
Domènec colocou o coitado do Vitinho de 2o. homem de ataque na posição do BH, o coitado vai pra o calvário pq não rende por ali, ele mesmo sabe disso, todo mundo sabe, menos do Domènec.
Gérson jogou na posição do Arrascaeta, justamente onde deveria estar o Vitinho!
O time ficou todo engessado no início do jogo, até que os jogadores começaram a se ajeitar eles mesmos dentro da camisa de força que o Domènec criou.
É o que eu vivo dizendo cara, para que inventar tanto? Para que sair tanto daquilo que já é consagrado e dá certo?
2o. tempo o catalão partiu para o 4 3 3, Gérson mais centralizado e o jogo melhorou ofensivamente mais piorou defensivamente com quebras de colunas mais acentuadas.
Domènec tem hora que precisa parar de invencionices e procurar ajudar mais ao time e a ele mesmo.
Saudações!
Jogo posicional não eh estático,vc até hoje não aprendeu ?
Diogo souza,
Acho que vc não compreendeu perfeitamente o que eu quis dizer, assim vou te ajudar a compreender:
“Posicional estático” em referência a falta de movimentação mesmo, engessou o time, facilitou a marcação, facilitou a leitura do Inter, não que o posicional pregue a estática, compreendeu?
Abraços…
Amigo André!
Atualmente quem está fazendo a transição defesa/ataque, tem sido o Arão, com Gérson um pouco a frente.
Seu raciocínio quanto ao Thiago está perfeito. Na ausência do Gérson pelo meio, tanto ele quanto o Arão ficam perdidos.
Creio que a intenção do Dome foi povoar o meio. Por isso entrou com apenas Vitinho flutuando e todos armando para o Pedro.
Ontem tivemos pouca ajuda do Everton.
Atribuo o nosso segundo tempo a canseira que demos neles correndo atrás dos 72% de posse de bola…
Confesso que sou adepto ao 4-4-2 , mas quando lembro de 81, adoro o 4-5-1…
Grande abraço
SAIR JOGANDO ATRAS É PRA QUEM SABE, LEANDRO (por exemplo sabia mtooooo)
De resto é um deus nos acuda, o coração dispara a cada bola atrasada
Qto as “criticas” si não as faz quem é ACOMODADO ou tem MEDO DE ERRAR, OUSADIA é a marca dos Rubro Negros que buscam EXCELÊNCIA, ate pq dps de un año como 2019, Ñ PODERIA SER DIFERENTE.
Discordo do DOMÊ que ontem na entrevista disse :
“Perdemos 2 pts” ( ontem apesar das falhas da nossa mto lenta zaga, 3 dos 4 são lentos, e das 2 falhas do Isla e 1 do GH, e do ERRO GRITANTE do DOMÊ em isolar GÉRSON na esquerda) Ñ CONSIDERO QUE PERDEMOS 2 PTS
PERDEMOS 2 PTS AQUI X BRAGANTINO, ai sim !
Vqv
SRN
Haroldo,
Já vi tomarmos gol com Leandro tentando driblar o adversário na cara do gol, acontece!
Mas o que é incompreensível é o fato de que driblar não era a intenção do Isla, a intenção dele era proteger a bola, ai ele cometeu um erro crasso, primário, um erro que um jogador consagrado, de seleção nunca poderia ter cometido:
Posicionou a bola em direção do seu próprio gol ao invés de posicionar pela lateral onde daria um bico, acertando ou não o adversário.
Saudações!
Sou do tempo em que ouvia no rádio: “bola no mato, que o jogo é de campeonato”. Tudo que aconteceu,ontem, era previsível. O jogo de fungar no cangote que o Inter faz , é muito parecido com o do Atlético Mineiro. O Natan sabe sair jogando e o Gustavo Henrique não. Se não sabe, bola pro mato, para que ficar nessa sofrencia? Perdemos 2 pontos, isso sim. Os bons do Inter são Patrick e Ednilson, não acho esse Galhardo essa cocada toda. Jogador rodado de 31 anos nunca se firmou em time nenhum, daqui a pouco acaba a fase iluminada dele. Saudações rubro-negras!
Boa, Ronaldo!
“O Natan sabe sair jogando e o Gustavo Henrique não. Se não sabe, bola pro mato”.
SRN!
Kleber, tem notícia do querido Paulo Pelaipe?
Em tempo, parabéns pelo belo texto que resumiu tudo em belas palavras, Yvan!
Grato! Bondade sua e do Presidente. SRN
Pegando carona, Daniel G, ontem, durante o ócio anterior ao jogo, navegando pelo You Tube, achei uma entrevista preciosa que o Pelaipe concedeu ao Mauro César Pereira, no início da pandemia.
Vale a pena conferir.
SRN!!!
Uma brilhante análise do Carlos Eduardo Mansur: “Inter 2 x 2 Flamengo foi espetacular jogo de estratégias com grandes intérpretes “Chutão ou sair jogando? Não há certo ou errado. Há ideias
“O jogo mal começara e estávamos imersos num debate que prova apenas uma coisa: fazer as perguntas erradas nunca conduz a conclusões precisas. É certo ou errado sair jogando? Por que Isla não deu chutão? Ou Gustavo Henrique? Estava decretado que fora por sair jogando que o Flamengo sofreu dois gols. A rigor, o que se deve questionar é: qual o modelo de jogo deste time? Para que tipo de futebol se preparou?
Primeiro, é insano achar que um treinador proíbe o “chutão”. Técnicos condicionam seus jogadores a um modelo, ideia. O Flamengo não levou o primeiro gol porque resolveu sair jogando, mas por um erro de escolha da jogada e de execução de Isla — mais tarde erraria Gustavo Henrique. Como melhorar tais escolhas? Com o tempo, com evolução em um modelo. Até para o entendimento de que há o momento de recorrer à bola longa.
Somos tão conservadores que fazemos vista grossa ao belo gol de Pedro, que só existiu porque o Flamengo mostrou valentia, com o mesmo Isla, para aplicar sua proposta: sair jogando. Se desse o chutão, por não estar preparado para isso, devolveria a bola ao Internacional. Assim como times moldados para jogar em bolas longas, terão problemas ao sair jogando. Não há certo ou errado. Há ideias.
O pior é que tal discussão tira do foco um dos melhores jogos do campeonato: um Flamengo que aposta na construção e evolui demais com a bola, e um Internacional que é a imagem da intensidade, da pressão e da tentativa de chegar rapidamente ao gol. Ideias opostas e domínios alternados.
Em parte, o Inter induziu os erros rubro-negros no primeiro tempo. O Flamengo tinha problemas para sair da pressão. Com Gérson pela esquerda, opção de Domènec Torrent para não perder a presença de área de Vitinho, os defensores e volantes tinham menos opções de passe no meio, porque Vitinho era quase um segundo atacante. Ainda assim, o Flamengo já controlava o jogo quando ofereceu ao rival o 2 a 1.
Foi quando o Inter viveu seu melhor momento e expôs a dificuldade do Flamengo para defender. Um dos volantes — quase sempre Thiago Maia— se juntava a Vitinho e Pedro na pressão à saída de bola rival. Uma vez batidos, viam Willian Arão exposto num espaço grande de campo contra Marcos Guilherme, Patrick e Edenílson. O Inter quase ampliou no primeiro tempo e início do segundo.
Mas Domènec já mudara o jogo no intervalo. Ao devolver Gérson ao meio e colocar Vitinho pela esquerda, o Flamengo estabeleceu um domínio brutal — terminou com 72% de posse e 16 finalizações a 10. Gérson dominava o meio, Éverton combinava com Isla e Filipe Luís alternava com Vitinho entre atacar pelo lado ou pelo centro. O volume rubro-negro já expunha demais um Inter que pagava o preço físico do esforço inicial. Seria injusto se o empate não saísse.
Mas o jogo das estratégias só foi espetacular porque teve grandes intérpretes. Patric realiza o milagre da multiplicação de si mesmo no Inter. É a materialização da intensidade que Coudet pede. E é notável a inteligência de Thiago Galhardo para atacar os espaços.
Do outro lado, a atuação de Pedro é a síntese de todo o repertório de um atacante: jogo de pivô, controle da bola, passe, finalização. E Gérson ditou o ritmo do segundo tempo, numa exibição física e técnica impressionante.
Contra um rival forte e direto, o Flamengo enfrentou bem um jogo de contextos desfavoráveis: o Inter, apesar do sentido desfalque de Guerrero, tinha quase toda a base trabalhada desde janeiro por Coudet; o rubro-negro ainda lida com efeitos de duas dezenas de casos de Covid, lesões e maratona de jogos. Foi ao Beira-Rio sem Rodrigo Caio, Bruno Henrique, Arrascaeta, Gabigol… Sai fortalecido de uma das fases mais ingratas de um ano atípico”.
Palavras alheias, que aqui repito:
No início, criticavam JJ o tempo todo. Quando saiu, virou um técnico excelente.
Quando Dome chegou e teve péssimos resultados, a torcida era impaciente. Agora que tá com bons resultados, querem criticar o modelo de jogo.
Não se engane. Não é o técnico. O problema é o Fla.
SRNs!
Daniel G, amigo,
Tenho falado diariamente com a mulher do Paulo, Odete Pelaipe. O quadro é estável. Vamos continuar rezando e tendo fé na recuperação do nosso PP.
Forte abraço.
E ninguém comenta das AMPUTACKES ??????
O Flamengo sofreu no jogo de ontem mais algunas CIRURGIAS, algunas tem sido verdadeiras AMPUTACOES sem anestesia. O PENALTI no Pedro foi ESCROTO DEMAIS para não ser marcado.
Como já disse antes, para que as REGRAS se o que vale é a INTERPRETACAO dos ASSOPRADORES DE APITO ? INTERPRETACAO ?
” A OPERACAO TE FODE FLAMENGO ” onde o Fla teve que jogar 1 partida a cada 2 dias foi somente um dos capítulos da trilogia macabra.
O que é pior , AS ARBITRAGENS ou os COMENTATISTAS profissionais de futebol ?
Tem cada comentário que da tristeza de pensar que ALGUNS comentaristas GANHAM pra fazer isso nos microfones, HAJA ALCOOL GEL pra desinfectar os microfones depois dessas c@gd@s faladas.
Mais palavras que não são minhas, mas que endosso:
Num jogo em que o Flamengo não teve Diego Alves, Rodrigo Caio, Diego, Arrascaeta, BH e Gabigol, com atuações abaixo da média de Thiago Maia e Everton Ribeiro, além de erros individuais em 2 gols, o rubro-negro sobrou e amassou o Inter. Empate foi lucro. Para o rival.
SRNs!
Marcus Hartfelder
Tbm estou nessa de passada de pano no Domènec,
Jogadores perdendo caminhão de gols (Até Pedro o Grande Assumir), Covid, CBF, Data Fifa, VAR, contusões, cagadas do Domènec, vamos combinar! Esse elenco é assombroso meu caro!
Não é que Domènec não tenha méritos, os tem sim, mas ele precisa parar de atrapalhar as vezes, ajudar mais o time e a sí mesmo.
Saudações!
BBBBOOOOOOOOO !!!!!!!! Deu medinho foi ????
O FLAMENGO metendo medo. O vídeo da reação dos ARGENTINOS ao descobrirem que PENARAO contra o Flamengo na Libertadores é impagável.
Aproveitem que AINDA da pra SONHAR em vencer o Flamengo pois logo, logo, nem em sonho.
Bbbbooooo !!!!
Kleber e amigos sair jogando,a partir do nosso goleiro é uma forma de atrair a marcação como o Inter fêz,é asfixiante.Só que Isla e G. Henrique que são experientes deveriam no momento do sufoco,se livrarem da bola,para corner no caso do Isla e um chutão para frente do Gustavo.Resultado 2 gols a mais para o Inter e 2 pontos a menos pra nós.
Definitivo.Gerson tem que jogar na “meiúca” !!!!
O “Gustavo Henrique dando choque,youtuber”,fêz no sábado à tarde uma matéria,estando no campo,mostrando “as melhorias do gramado.Só que vi Flu x Santos” e a bola não rolava,ao contrário quicava muito.O relvado continua muito ruim.
Acho que na cancha sintética do Atlético vai ficar bom para nós.
No mais muita torcida e tb sofrência.
ABS>
Carlos,
Nós perdemos o Rafinha, os dois centrais e o goleiro, me pareceu que a zaga que jogou ontem não estava totalmente segura na troca de passes de saída de bola. Entrosamento, confiança, tudo isso causaram os erros.
Ainda tinha o agravante do Arão não ter vindo buscar a bola como fazia com o JJ, posição do 3o. zagueiro, ele ou o Diego Alves faziam.
Saudações!
Hoje opinarei por palavras alheias. Mais algumas:
Vivi para ver torcedor do Flamengo RECLAMANDO de treinador que ACERTA o time no intervalo.
Sou do tempo quando o técnico piorava o time no intervalo, colocava o Mattheus Bebetinho no segundo tempo, perdia o jogo e ainda era “prestigiado”.
SRNs!
kkkkk
Boa, Marcus!
Além do ” Matehus Bebetinho” um tal de Elton , que nos custou a classificação pra final da copa do Brasil 2014
Excelente, Marcus. Verdade!
Uma coisa é o treinador gostar e orientar seus jogadores a saírem jogando, a ocuparem tais posições em campo; a outra é o jogador em campo pensar e fazer as escolhas corretas. As falhas do Isla e Gustavo Henrique são culpa do Dome? Uma criança de 5 anos, na escolinha, não faz o que eles fizeram ontem.
Duro é ver os corporativistas Paulo Nunes e Muricy criticarem o Dome, como se tivessem feito algo muito espetacular nos últimos anos pelo nosso futebol brasileiro. O Dome pode ser um “aprendiz”, um “auxiliar de luxo”, mas qual treinador brasileiro na atualidade (exceto Rogério Ceni no pequeno Fortaleza) tem feito algo melhor do que ele? Me apontem um só!
Talvez algumas pessoas estejam com saudades do Abel, Luxa, Joel, Carpeggiani. Ou então achem que os “jovens” Dorival Jr, Cuca, Renato Gaúcho podem fazer algo a mais nesse time do Flamengo que joga quase todos os dias, recorre aos jovens da base, perde jogador pra seleção, etc.
Eu acho realmente que o Flamengo precisa estar no mesmo ritmo desde o começo e tem feito boas atuações só na segunda etapa quando há geralmente mudança nos posicionamentos. No entanto, cada jogador tem ou deveria ter o mínimo de sensibilidade para se posicionar em campo e/ou escolher as jogadas que não sejam estúpidas.
Hoje, o Dome está à frente de todos (repito, TODOS), os técnicos brasileiros. Talvez esteja atrás do Sampaoli, mas é só.
Henrique, perfeito comentário! Assino embaixo!
Uma pequena lembrança para fazer justiça. O técnico do Fluminense, Odair Hellmann, tem feito um excelente trabalho. Talvez seja o clube que mais tenha utilizado jovens da base e já faz tempo. Com o material que tem para trabalhar, está tirando leite de pedra. SRN
Yvan, parabéns pela lucidez de seus textos!
Hellmann’s para mim era apenas nome de maionese até surgir no cenário gaúcho o nome de Odair Hellmann.
Seja como for esse último, parafraseando apropriadamente o nome, faz umas retrancas dos infernos!
Saudações!
Perfeito, Henrique.
Até mesmo Sampaoli – exemplo para muitos torcedores – já está fazendo água em muitos jogos.
Trocar time de acordo com adversário não me parece uma tática que possa dar certo.
Realmente eles esticam muito a corda quando atacam. Mas a defesa fica absolutamente desprotegida.
Não é esse o equilíbrio que um time deve ter.
Lembro muito do Botafogo do Cuca. Do meio pra frente era uma avalanche, no contra-ataque era uma festa para os adversários….
Por esse motivo, mesmo com um timaço, se perdiam…
Sampaoli é uma incógnita! Ou toma de 5 – Ituano – ou passa o rodo…
Caro Kleber
Há muito tempo ouço que Gérson e Everton Ribeiro são craques. No entanto, essa afirmação é enganosa, haja vista na opinião da maioria os dois atletas só podem jogar em uma única posição. Ou seja, Gerson na segunda volância e Everton no lado direito. Uma perguntinha: que craques são esses que só jogam em uma posição?
Outra questão: toda vez que o Flamengo não vence a culpa é sempre do espanhol. Será mesmo?
Agora, dizer que todos aqui sempre torcem a favor é, na minha opinião, um exagero. Tem torcedor que torce para o time perder para poder cornetar o treinador. Tem torcedor que torce desde que determinado jogador esteja no time titular. E por aí vai…
Mas tudo é culpa do Dome……fazer o quê!!!!
Saudações
Denis,
Tem torcedor muito ilustre ai da mídia televisiva (Mauro Cesar) que defende o Domènec com unhas e dentes dizendo a barbaridade que entre os confrontos de Flamengo e Raccing , que “ele já estava nas 4as de finais” (pois na Argentina esse tal é inexplicavelmente torcedor do Raccing). Já o meu coração nunca traiu o Flamengo, jamais!
A mim não me importa se estou certo ou errado nos meus comentários, portanto que o Flamengo vença. Afinal roupa suja se lava em casa, então acho que vc se enganando em suas conclusões.
Saudações!
Denis,
Fala sério!!!! Torcedor que torce para perder, só para cornetar o treinador?
Faça-me o favor…
Isto não é torcedor e sim, um imbecil ou, quem sabe, um débil mental.
Robert
Por favor, pode fazer o cancelamento do meu cadastro do blog , se é que é preciso. Infelizmente, não poderei mais acompanhar o excelente conteúdo publicado.
Grato por tudo e a todos, sem exceção.
Saudações
Oi Denis,
Não há um cadastramento/descadastramento no blog, você pode vir sempre que quiser. E será sempre muito bem vindo.
Forte abraço
Neste blog não podemos perder rubro-negros em virtude da discórdia entre as partes.
#FicaDenis
Segundo o Paparazzo Rubro Negro, hoje no Canal Deco SRN, os valores recebidos por Pablo Mari serão utilizados na aquisição dos direitos do Pedro.
Caro Kléber e companheiros de Blog,
Acredito que temos aqui no Blog um espaço democrático, onde TODOS são torcedores do Flamengo e por este único motivo, SÓ QUEREM O MELHOR PARA O NOSSO FLAMENGO.
Emitir comentários contraditórios, acredito eu, só engrandece esse espaço e o torna mais interessante, atraente, participativo, enriquecedor e ilustrativo…
Agora, comentários contraditórios, pressupõem um nível de entendimento mais elevado e principalmente HUMILDADE para RECONHECER que não existe um DONO DA VERDADE e nesse assunto específico, onde se caracteriza por ser muito mais emocional do que racional, temos que SEMPRE RESPEITAR O CONTRADITÓRIO, evitando uma DIVISÃO por correntes dissonantes e até possíveis atritos, saídas do grupo, enfim tudo que se sobreponha a paixão que temos pelo nosso clube, que deve preferencialmente ser um fator agregador…
Dessa forma, como já explicitei várias vezes aqui no Blog, continuo achando que tudo que envolve o Domènec vem precedido de muita má vontade, de um sentimento de perseguição nítido, bastando para se confirmar isso, simplesmente lermos vários dos comentários anteriores aqui registrados.
Até espero estar errado, acho muito pouco provável, talvez fique convencido disso quando tiver a certeza de que o que repito no parágrafo abaixo, não é verdadeiro…
SE O FLAMENGO GANHA E O TIME JOGA BEM, É PORQUE TEM O MELHOR ELENCO DO BRASIL, MAS SE O TIME PERDE, É PORQUE TEM O PIOR TÉCNICO DO MUNDO, PODEMOS DEFINIR ISSO COMO: “PARDALISMO”!!!
E para não esquecermos…
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
SRN
Eu esperei o dia todo para ler isso e você só me chega agora ???????
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
Estamos juntos nessa, Paulo Edson!
Virei teu fã Paulo Edson kkkk
Paulo, eu o saúdo pelas suas sábias palavras!
Mas tenho que constatar que o assunto Domènec é alvo de muita polarização entre rubro negros. Uns contra , mas outros radicalmente a favor.
Quero que vc entenda que polarização não é união, é ao contrário, divisão, desunião! Mas no momento o único fator que pode dissipar essa polaridade é o próprio Domènec com soluções e visões assertivas.
Até porque creio que a verdade sobre o assunto Domènec deva estar no concesso, consenso esse que o próprio técnico tem tomado atitudes de evolução nesse sentido.
A verdade sobre esse assunto certamente não esta no tendenciosismo de opiniões, tanto os contra, como os a favor, equilíbrio e a palavra, entre criticas e reconhecimentos creio eu.
Digo isso em relação a massa crítica desse blog, tendo que entretanto aceitar e compreender visões mais radicias e tendenciosas sobre o assunto, pois tais situações fazem parte do spectro comportamental humano.
Saudações!
Li no twitter:
“O Flamengo nunca tem tempo para treinar a equipe. Atualmente, está tendo que treinar no 1o. tempo e jogar no 2o. Tem dado pro gasto”.
Simplesmente perfeito!
srn
Errado não tá
SRN!!!!
Calma gente. Somos todos Flamengo e precisamos respeitar a cada opinião do outro.
Xingamentos, ironias, perda de equilíbrio não vai levar a lugar nenhum.
Aqui tá parecendo competição. O que é isso pessoal ?
Somos todos Flamengo, lutamos por uma causa única.
O FLAMENGO VENCER.
SRN
Pessoal tudo bem cada um ter sua opinião, mas dizer que tudo de ruim que acontece é sempre culpa do Domenec aí eu concordo que é ter muita mal vontade com o treinador. Acredito que todos nós sabemos que o Catalão não é o melhor treinador do mundo nem o mais vitorioso, mas apesar dos problemas acho ele um sujeito competente, pode ter uma visão de futebol diferente da nossa(futebol Brasileiro) mas é trabalhador e uma pessoa do bem. Apesar dos erros( não existe técnico perfeito, todos erram) o Flamengo lidera o campeonato Brasileiro junto do Inter. Isso não seria suficiente pra dar um voto de confiança ao treinador ? Sei que muitos aqui vão dizer que esse time joga sozinho, que com esses jogadores é só não atrapalhar que o time anda sozinho e tudo mais…. Porém não é assim que funciona, já tivemos grandes jogadores e times que tinham tudo pra dar certo e fracassamos, acho que o melhor exemplo é o Fla de 2000, com Júlio Cesar, Juan, Gamarra, Vampeta, Alex , Petkovic, Denilson e Adriano. Sabemos que apesar da bagunça que imperava esse time não virou nada, portanto só bons jogadores não basta.
Corrigindo: “má vontade” ao invés de mal no texto.
André Luiz,
Eu sou radicalmente contra qualquer corrente de “isentosionista” sobre qualquer coisa que seja.
Com relação ao Domènec, vamos por partes:
1o. que nem técnico ele era, esta tirando o seu brevê aqui conosco, o que em uma simples análise seria impensável, mas pois bem, vamos lá!
2o. que crédito ele teve logo em sua chegada ao clube, crédito esse que ele mesmo se encarregou de depreciar. Não é culpa de seus críticos Domènec os alimentar até se tornarem praticamente seus detratores.
3o. Ao passar pelo período mais crítico Domènec começou justamente a recuperar boa parte da sua credibilidade junto a torcida e a crítica (é bom que se diga), sem no entanto que essa se esquecesse de seus erros e distorções recentes, hora por outra, recorrentes!
4o. Em suma, o momento é de esperança e crença no fato que Domènec finalmente encontre o equilíbrio e evolução em seu trabalho, essa é a tendência que todos estamos torcendo e até observando.
Mas meu caro, “isentocionismo”, jamais”
Saudações!
Meu caro Andre!
Estou me sentindo na geral do Maraca…
Assim que Dome assumiu, escrevi que após o sucesso do nosso gajo, qualquer técnico iria passar por uma série de questionamentos. Fosse ele Guardiola, Heinz ou Klopp.
Seria inevitável a comparação.
Emtendo que cada um tem sua opinião e essa deve ser respeitada.
Para nós, mortais torcedores, que acompanhamos o Flamengo desde o berço, não precisamos de lavagem cerebral para aceitar ou não a opinião alheia.
Conheço o Yvan faz tempo. Embora divirja da sua opinião, tenho que respeitar.
Já fomos cúmplices em outras resenhas e o bonde seguiu em frente.
Não me parece natural ficar martelando na cabeça dos amigos, nossas opiniões.
Pelo tempo que habitamos esse espaço, já sabemos até sem ler, o caminho de cada participante.
Esse mal estar não pode fazer parte do nosso cotidiano.
Independente do Flamengo, estamos fazendo inimigos, num espaço que deveria ser democrático, mas que alguns insistem em ironizar nosso conteúdo.
Entendo perfeitamente o Anderson, como entendo o Yvan.
Mas acho que doce ou salgado, a maionese não deve desandar por esse motivo.
Temos que cuidar com muito carinho das nossas palavras e convicções. E isso não está acontecendo.
Pra virar uma eleição no Vasco… é um pulo…
APOIADOOOOOOOOOOO
….ENTENDO….
….MAL-ESTAR….
Quando se chega ao ponto de dizer que se torce CONTRA o Flamengo para cornetar no blog, alguma coisa está errada.
Opiniões sempre se divergem, imaginem numa nação?
O blog sempre primou pela democracia, pelo direito de se pronunciar. Só que o objetivo aqui é o Flamengo, portanto não podemos nos dividir em grupelhos de contra ou a favor, temos que opinar, concordar ou não respeitando a todos. Já ganhamos títulos importantes com técnicos iniciantes ou fracos, que eu criticava, porém vibrei com os títulos.
Essa intolerância de não aceitar as opiniões contrárias não pode nos dividir.
Torço, vibro, choro e comemoro nossas vitórias. Mas sempre que tiver que criticar eu vou criticar. Do presidente (que já critiquei), onde e quando achar errado, vou contínua ceiticando.
O Dome está proibido de entrar no ninho do urubu? Está proibido de dirigir o time ? Não é ele quem escala o time ?
ENTÃO O CATALÃO ESTÁ TRABALHANDO !!
Meu Deus..parece que virou um ringue.
Acredito que essa de discutir treinador jamais foi o interesse do blog.
Pela primeira vez na mídia, tivemos um espaço como esse.
Temos a honra de ter um ex presidente do Flamengo, temos o prazer de ter pessoas como mestre Egon, jornalista que trabalhou em uma empresa do porte da Manchete e diversas ouyras, temos o Marcelo Pena ex rede globo, o Dr. MICHEL Assef ilustre advogado rubro negro, o ex treinador da seleçao brasileira de voley Radames Latari , até Paulo Pelaipe que estamos orando para uma plena recuperaçao, comentou aqui.
Pessoas do talento do Nino, próprio Anderson , um cara formidável que recentemente passou por uma.grande perca como o Robert ,.Sr. Yvan z muito lúcido em seus argumentos,.a juventudo do Henrique e Diego com muita qualidade em seus comentários . É muito talento para ficarmos todos os.dias..todos os jogos não discutindo o Flamengo em si, mas.discutindo o treinador….Todo dia esse.lance de doce, azedo.salgado, onde cada um quer enviar guelá abaixo do outro um certo veneno.
Queridos…vamos voltar a origem do.grupo.
Vamos discutir assuntos interessantes que podem ser úteis ao próprio Flamengo.
Tem muita gente de qualidade e influente aqui. E garanto que muita gente grande no Flamengo, que devido ao nome Kleber Leite, lê o que é postado aqui.
Será que não.tem gente.demais contra o Flamengo, pra ficarmos nessa baboseira de Domenec?
Chegamos a ponto de.algum rubro negro achar que.tem.flamenguista torcendo contra pra.criticar treinador?
Ou tem outros que.quando vence, nao quer comemorar Vitória, mas que.zoar , provocar próprios flamenguistas porque treinador foi bem…
Vamos dar tempo, discutir apenas o que pode.ser interessante e esquecer essa baboseira de torcer contra…de provocar próprio flamenguista..temos.que provocar são vascaínos, tricolores , botafoguenses..
Aqui temos que postar ideias produtivas..que se chegarem a diretoria pela qualidade que temos aqui será útil ao prorprio Flamengo.
Chega da guerrilha doce e cornetas.
Aqui somos todos Flamengo.
Já deu..essas.historias..vamos.seguir.em outro rumo agora.
Volto a afirmar aqui. Foi bem, acertou, elogios. Foi mal, errou, pau nele. E esse “ele” é quem quer que seja: jogador, técnico, dirigente.
Meu lado é um só, o do Flamengo, sempre.
Como bom torcedor, a superstição é o meu forte, apesar de não ser botafoguense, graças a Deus.
E peço vênia ao Kleber pra discordar desse mantra “o Flamengo só perde pra ele mesmo”. Li pela primeira vez isso por aqui no início do Carioca de 2018 e deu um azar do cacete. Fomos eliminados pelo foguinho naquele gol do possante Luiz Fernando, o do “cheirinho”.
Ano passado sempre repeti esse aqui, acho que deu sorte. Com todas as dificuldades…
Seremos campeões!
Fernando, apoiadíssimo meu caro!
Apesar de eu ser uma velada viúva do JJ, tendo este nos deixado literalmente só de cuecas e ido para Portugal, sou contra o JJ-Jotismo, domènecianismo então, inimaginável!
Agora após 6 anos escrevendo no blog noto uma coloração meio estranha! Briga, Ringe, pedido de descadastramento do blog (isso existe?), como não leio todos os comentários eu realmente não estou entendendo bem!
Realmente eu não li ninguém ofendendo ninguém, dizendo que torce para o Flamengo perder para ter razão, sinceramente não estou entendendo.
Pela minha ignorância sobre o assunto, estou começando a supor que criticar Domènec Torrent (Dome para os íntimos) esta se configurando em tais transgressões, que eu sinceramente não li.
Saudações!
É isso, amigo Nino. Vamos discordar aqui e ali, mas remando sempre pro mesmo lado.
SRN
Caros amigos, todos têm o direito de ter sua própria opinião e acho que essa divergência é um ponto positivo, afinal, ela enriquece o debate. Felizmente vivemos em uma democracia, temos que usufruir dela.
Quanto à partida, sou da posição de que, em pleno 2020, time bom não pode dar chutão para a frente, a não ser em situações muito específicas. Os dois gols que o Fla entregou foram devido a falhas individuais, não ao modelo de jogo. Se tivessem sido erros de Neneca e Natan, poderíamos discutir se o Dome não haveria se precipitado ao exigir que jogadores de defesa, em suas primeiras partidas pelo profissional, saíssem jogando com perfeição. Só que o caso não foi esse, a falha veio de atletas experientes… Bom também lembrar que exatamente por não rifar a bola que saiu a jogada do nosso primeiro gol.
Quanto ao posicionamento do Gérson, também o prefiro vindo mais de trás, preferencialmente pelo lado direito. No entanto, contra o Barcelona-EQU ele atuou rigorosamente na mesma posição de ontem e foi muito bem. De todo modo, é fato que ele não rendeu por ali no primeiro tempo e o Dome deveria ter mudado isso ainda antes do intervalo.
Quando a escalação saiu, não gostei. Em que pese o futebol imaturo do Michael, teria começado com ele pela esquerda, colocando o Arão no banco. Dessa forma manteríamos o Vitinho centralizado e o Gérson vindo de trás. Seria o mesmo time que goleou o Corinthians uma semana antes, com a única mudança sendo Michael na vaga do suspenso BH.
Por fim, caso alguém aqui de fato seja pró ou anti Dome, o que duvido, sugiro que repense. Não torcemos (seja a favor ou contra) por um ser humano em específico. Torcemos por um time, e ele é gigante.
SRN
Luiz Felipe,
Torcemos por um time, e ele é GIGANTE. E ele é o FLAMENGO, porra!!!
O Flamengo é doce para nós, muito amargo para os rivais!
Estamos juntos!!!
Isso ai Luiz, somos todos Flamengo. Cada um com uma opinião, mas com objetivo em comum, ver o Flamengo vencedor. Eu já discordei diversas vezes de escalações, substituições, jogadas….mas continuo torcendo e querendo o melhor pro Flamengo. Hoje temos que apoiar Dome, mas criticar faz parte, afinal sabemos que ele aprende a cada dia, seja em campo ou até mesmo a nossa cultura. E vamos em frente, técnico novo, novas ideias, covid, var, jogo dia sim e dia também e estamos vivos nas 3 competicoes.
Podia estar melhor? Claro, afinal queremos um Fla sem erros, sem derrotas…esse é o torcedor do Flamengo. E vamos que vamos.
Vejam que coisa curiosa, dos últimos 19 campeonatos, em 14 deles o campeão do 1ºturno foi o Campeão Brasileiro, ano passado conosco foi assim também.
E não saberemos quem será, pois o SP ainda tem 9 pontos para disputar, com 3 jogos atrasados, e são jogos contra clubes fraquíssimos como Botafogo e Goiás.
Nunca na história da competição, o primeiro turno encerrou com dois times ou mais na liderança.
SRN
“Doce besteirol”
O problema do doce besteirol já por si só seria a pouca profundidade reflexiva, analítica sobre o tema Domènec, seus detalhes cronológicos e a importância pontual de cada um deles, a análise tática de suas decisões.
Alguns preferem a superficialidade da crença positiva e alegre, com um certo “isentocionismo”, o passar de pano dos erros e acertos do nosso técnico, ok tudo bem!
Mas quando essa corrente toma o ar de facção, ai a coisa complica! Se constatado maioria ou militância ferrenha dessa facção, a resultante é o achatamento intelectual do blog, como temos visto!
Aos que não chegados em doce, temos analisado com melhor humor do que antes o trabalho do Domènec. É verdade que estamos apontando somente os erros, com sinceramente muitas dificuldades em enxergar os méritos do catalão, diga-se a verdade!
Mas por que isso ocorre? Ocorre pq o catalão não assumiu um time de Abel Braga, não assumiu terra arrasada, muito ao contrário, assumiu um time pronto em todos os aspectos.
Então o 1o. ponto é entender o mau humor daqueles que estão insatisfeitos com esse modelo de jogo domèneciano. O que fazer? Nada! Estamos nos conformando, torcendo afinal as coisas estão melhorando e um dado momento vamos transpor esse paradigma da aversão ao Domènec Torrent.
Não é só questão de tempo, mas de resultados tbm.
Acredito ter feito uma auto-análise equilibrada sobre o assunto.
Saudações!
Amigos,
Sinceramente, acho essa discussão inócua, pois sabemos todos que o Flamengo é nossa paixão.
Também não acredito que algum frequentador do blog torça contra só pra criticar.
Até me divirto com os comentários, seja da turma doce, seja da turma salgada.
O que não pode faltar é respeito, e isso eu acho que é senso comum, ninguém diverge.
Todo treinador tem suas preferências e teimosias.
Na minha visão, o Dome já fez algumas lambanças – como entupir o time de atacantes e deixar o meio de campo vazio (contra o Atlético-Mg); escalar o Renê e o Rodrigo Caio na lateral direita, bobagens que ele não tem mais cometido.
Muito porque, segundo penso, após quase três meses de trabalho, conhece muito mais o material humano de que dispõe.
Enfim, vamos juntos em busca dos títulos, que virão com certeza!
Eu creio!
SRN!!!!
Intolerância de opiniões, a que ponto chegamos…
Vou contar um episódio que presenciei durante o jogo do Flamengo e Inter n domingo, que pode ilustrar minha opinião sobre os comentários do blog.
Estava reunido junto com um grupo de amigos, em sua maioria “velhas guardas” na faixa dos 44 e 55 anos, junto suas famílias e algumas crianças na rua 28 de setembro, em Vila Isabel.
Na prévia do jogo rolou aquele churrasco, a confratenização entre todos e votação da camisa da torcida do bairro. Só alegria!
Durante o jogo, aquela tensão habitual, olho na tela! Nos esquecemos até do churrasco!!kkk.
Após a “entregada” de bola do ISLA no primeiro tempo, um dos integrantes ” VELHA GUARDA” da nossa torcida grita: ” FORA DOMENEC, TÉCNICO DE MERDA, TEM QUE SAIR DO FLAMENGO!”.
Um outro Flamenguista, na faixa dos 70 anos que também assistia o jogo com sua esposa, mais que não era membro do nosso grupo, tomou as dores e foi em direção do indivíduo respondendo: “O Flamengo vai perder este jogo por causa de voçê! Tá Secando!”. A tréplica foi, mais ou menos assim: “CALA a BOCA AÍ SEU OTÁRIO! Não estou falando contigo! ”
Resultado: Um partiu para cima do outro para tomar satisfações e houve uma tentativa de agressão por parte de um integrante da nossa torcida ” VELHA GUARDA”, ao Sr. de 70 anos.
RESUMO: FATO LAMENTÁVEL, que quase estragou o encontro familiar de amigos, pela falta de bom senso e respeito a opinião alheia! O integrante da torcida foi para casa e a polícia chegou logo depois para apaziguar!
MORAL DA HISTÓRIA: TODOS TEM O DIREITO DE ELOGIAR E CRÍTICAR SEU TIME, QUANDO JULGAREM NECESSÁRIO, DESDE QUE, SEJA RESPEITADA A OPINIÃO DOS OUTROS E UTILIZADO O BOM SENSO PARA EVITAR CRÍTICAS PESSOAIS OU INDIRETAS!
ENTENDO QUE DEBOCHAR OU UTILIZAR O SACARMO PARA DENEGRIR A OPINIÃO ALHEIA, PODE SER CONSIDERADO POR MUITOS, COM UMA ESPÉCIE DE AGRESSÃO VERBAL!
NINGUÉM É DONO DA RAZÃO PARA DESMERECER A OPINIÃO DOS OUTROS, AINDA QUE NÃO SEJA CONSIDERADA, A MAIS APROPRIADA, DIANTE DO NOSSO JULGAMENTO DOS FATOS!
DITO ISTO: GRANDE ABRAÇO A TODOS!
“ENTENDO QUE DEBOCHAR OU UTILIZAR O SACARMO PARA DENEGRIR A OPINIÃO ALHEIA, PODE SER CONSIDERADO POR MUITOS, COM UMA ESPÉCIE DE AGRESSÃO VERBAL!
NINGUÉM É DONO DA RAZÃO PARA DESMERECER A OPINIÃO DOS OUTROS, AINDA QUE NÃO SEJA CONSIDERADA, A MAIS APROPRIADA, DIANTE DO NOSSO JULGAMENTO DOS FATOS!”
Tentativa de lavagem cerebral agrava muito mais as divergências. Até porque, não estamos usando Zap…
Sua colocação é perfeita.
Situação muito chata num blog de rubronegros…
Torço MUITO pelo Dome.
JJ foi mágico! Mas venceu…
O Tite vai convocar o Pedro e o Bruno Henrique. Será que pra jogar ou a intenção é só nos desfalcar?
Bom dia Rubro-negros
Imaginem, se dois dos atacantes convocados para os próximos jogos da Seleção Brasileira não conseguem se apresentar?
BH e Pedro na lista de suplentes. O Tite está de brincadeira? Ou não?
Na verdade, é um privilégio tantos dos nossos atletas na seleção, mas cá pra nós, com esse calendário apertado, faltou um pouco de sensibilidade ao Tite.
Outra coisa é o Pedro, que jogadoraço! Quem se arrisca a escalar o Flamengo com a volta do Gabigol, que cá pra nós, é outro monstro!
Sem contar que Gabigol tem o carisma dos grandes craques.
Isso é real, os comentaristas não falam, mas o Mengo é sim o grande favorito nas três competições. Meus Deus!!!
Vou deixar aqui, alguns placares dos Próximos jogos, que na verdade encaminha nossa sequência na temporada 20/21.
Athletico P. 1 x 3 Flamengo
Flamengo 2 x 0 São Paulo (enfim não levaremos gol)
Flamengo 3 x 0 Athletico P.
Atlético M. 1 x 2 Flamengo
Flamengo 4 x 0 Atlético G.
Flamengo 4 x 1 Coritiba
Racing 1 x 2 Flamengo
17 jogos sem perder. É impossível????
Amigos,
Eu já tinha comentado sobre essa polarização anteriormente. O mundo todo está assim.
O nível de intolerância anda muito alto, principalmente nas redes sociais, mas também no ambiente corporativo, nos bares, no whatsapp…estamos vivendo uma fase difícil.
Tem documentários interessantes sobre o assunto. O último que vi na Netflix foi “Social Dilemma”. Vale dar uma conferida e refletir como viramos “gado” dos algoritmos.
Até mesmo como forma de se preservar, é natural que algumas pessoas busquem um refúgio – onde não estejam expostas à essa disputa incessante. Esse é o caso aqui no blog do ilustríssimo Kleber Leite: somos todos Flamengo. Isso é o que nos deveria unir – e não separar. Ainda que exista tanta diferença entre nós, o nosso maior amor, deveria nos aproximar.
Já foi dito anteriormente, mas reforço. Acho importante baixar a guarda. Respeitar opinião do próximo, sem ironizar, sem criar um clima beligerante. Isso é desnecessário e está afetando a nossa convivência.
Vamos cuidar de nós e vamos fazer desse ambiente um lugar onde perseguimos as nossas similaridades, mesmo que existam diferentes opiniões sobre o técnico, sobre o time, sobre um ou outro jogador. O espaço é para isso mesmo, para a gente TORCER pelo Flamengo e fazer grandes amizades.
Esse é o real espírito rubro-negro: somos todos, menos alguns.
Grande abraço,
S.R.N.7
E muito triste ver uma casa dividida. A essência desse blog está sendo corrompida. Não existem dois ou mais Flamengos. Opinar não é execrar, esculachar, humilhar, etc. Vejo com muito pesar essa divisão que vem surgindo dentro desse espaço. Ninguém é dono da razão, pois como disse nosso amigo Yvan, ninguém aqui é Deus.
Nosso objetivo aqui deveria ser e sempre ser falar do Flamengo. Se nem os profissionais são absolutos nas suas críticas, imagine nós como meros espectadores. Respeitemos os comentários contrários aos nossos. Deixe que cada um tire suas conclusões. Eu posso gostar do trabalho do Dome mas outros podem não gostar, faz parte do jogo. Agora ficar ironizando ou postando sarcasmos em cima de comentário de outros é sim um modo claro de mostrar que não respeita e que não está nem aí para o contraditório alheio.
Como nosso presidente Kleber sempre fala, o Flamengo só perde para ele mesmo. E isso começa quando inicia-se uma divisão interna. O contraditório é importante sim, mas desde que seja feito de forma respeitosa e sem ironias e sarcasmos.
S R N
Helder meu caro!
A solução possível e uniformizar as idéias! Do contrário sempre haverá discussões e pontos de vistas diferentes!
É impressionante com mesmo inconsciente o micro-cosmo do blog assimila tendências macro-sociais do nosso pais.
Polarização, embates ideológicos, supressão do direito de opinião, tudo isso faz parte do momento social e político que vivemos.
Sempre houve polarização no blog, que eu me lembre desde Ney Franco, Cristóvão, Zé Ricardo então?
Se a polarização sempre existiu, o que há de novo é o peso dela, esta sim mais pesada, intensa!
Vejo tudo como um processo normal opinativo, se é para todos pensarem iguais, qual o sentido do espaço opinativo?
Ao que me consta ninguém ofendeu ninguém, ninguém disse que torce para o Flamengo perder para ter razão, quem diz isso esta usando de uma irrealidade, de uma inversão, de uma transcrição errônea dos fatos, ou por deficiência interpretativa ou por ato deliberadamente consciente.
Saudações!
Nobre Nino,
Acho que você não captou o sentido do que eu disse. Discordar, opinar diferentemente, ter outra visão, tudo isso é válido. Esse é o embate sadio que se deve ter. Nada contra. Mas ironizar e vir com sarcasmo em cima do comentário de outros, sinceramente amigo, isso já é desrespeito. Leio todos os comentários e vejo isso ocorrendo por aqui. Há pessoas que nem leio mais seus comentários pois sempre há ironias e críticas a outros comentários. Se discordar de alguma coisa é cornetar, então todos aqui são corneteiros, certo. É muito difícil a unanimidade. Você mesmo é firme nas suas convicções e muitas vezes elas são contrárias ao que a maioria aqui pensa. Mas nunca o ví ironizando ou fazendo sarcasmo em cima do comentário de outros. É nesse sentido que seria legal todos cooperarem. Respeitar o que outros comentam sem adjetivar negativamente, entendeu. Abraços.
Resumo da ópera!
Criticar o Domènec no blog é sinônimo de inimizade, agressão e torcida contra o Flamengo.
Isso obviamente se verdade é sinônimo de censura, uma espécie de alienação intelectual do direito de divergir.
É a Ditadura do Doce, chegamos a esse ponto!
Saudações!
O novo contrato do Diego Alves pode “subir no telhado”, o nosso Setor Financeiro pediu para revê-lo.
Ainda não sei até que ponto justifica uma renovação por um valor tão alto, imprensa fala que Diego Alves ganha na casa do 750mil, sem contar uma renovação irá implicar em mais luvas e acredito que um aumento salarial.
Não digo que Hugo Souza; que vem muito bem, estaria pronto pra ser titular.
Mas um goleiro de bom nivel, por um salário menor, acredito que seria totalmente possivel.
Pois um goleiro mais experiente realmente se faz necessario.
Mas; Flamengo, está na hora de começar a rever as finanças, para não destrabelhar.
2020 somente será salvo, caso o Falmengo conquiste pelo menos 2 dos 3 titulos em disputa.
Flamengo fez negócios ruins esse ano: 6 milhoes de euros no Léo Pereira, 7 milhoes de euros no Michael , definitivamente foi pago um valor bem maior do que valem. Hora de começar a economizar, para atirar corretamente , como a compra de Pedro e Tiago Maia.
Partindo do princípio que a unanimidade é burra, segundo Nelson Rodrigues. Acredito que todos nós somos Flamengos e que pensar diferente é normal. Desde quando o Domenec foi contratado, talvez pelo seu currículo, nunca ter sido técnico de um grande time, teve de pronto, sua rejeição, principalmente pelo trabalho anterior realizado pelo Jorge Jesus. Era o estagiário que iria treinar um time super vencedor. Eu embora discordava de algumas decisões tomadas pelo Dome, eu achava que tinha que ter paciência, era muito cedo para criticar seu trabalho. A gente nunca pode ser contra só por ser contra. Nos meus 67 anos aprendi que na vida as vezes é preciso esperar. Nosso objetivo aqui é discutir sobre o nosso Flamengo, clube o qual amamos, aqui não somos adversários. Posso discordar até da sua opinião, mas tenho que respeita-la. Um abraço a todos.
Colocação perfeita…
Será que o Flamengo já recuperou o Arrascaeta e o Rodrigo Caio pra irem pra seleção?
ISSO me irrita, trivilim…
mas é o preço (alto) de ter jogadores de outro patamar na nossa equipe.
seguimos em frente!
abraço
S.R.N.7
Qual técnico vai dizer ao jogador que não rife a bola em hipótese alguma? claro que isso não existe. os erros de ontem foram individuais e não de proposta de tática do dome.
Acho que precisamos ler um pouco mais sobre jogo posicional, pois o que temos ouvido é de arrepiar.
“os jogadores desobedeceram ao treinador e saíram de posição”e “Everton está preso”, não dá!
o gol de Everton domingo mostra isso, ele pisando dentro da área e Gérson na ponta esquerda.
O que houve em 2019, ocorre de 20 em 20 anos em um clube, foi atípico e memorável.
Colegas,
Não vejo motivo para brigas. Há três grupos formados: os apoiadores do espanhol, os contrários a ele e os neutros, que elogiam e criticam pontualmente as escolhas do técnico.
As brincadeiras e zoações fazem parte do futebol. Algumas são mais leves. outras mais pesadas. Algumas pessoas são mais sensíveis, outras menos.
O importante é dialogar.
Ofensas e agressões físicas é que não podem ser toleradas, mas evidentemente isso não ocorre por aqui. O blog é muito bem moderado pelo Robert.
Somos todos bons flamenguistas!
Pessoal,
O blog vai ficar com comentários moderados individualmente por tempo indeterminado até o clima acalmar, logo, podem demorar um pouco mais de tempo para entrar no ar. Até então a moderação estava pré-liberada para todos com mais de um determinado número de comentários aprovados.
Qualquer ironia, agressão ou colocação que se assemelhe será vetada.
A publicação de imagens também está suspensa por tempo indeterminado.
Abraços e mantenhamos a calma.
Treineiro catalão tem todo direito de escalar o Gerson , Vitinho o até o Diego Alves na meia esquerda, DESDE QUE , isso seja treinado! E pelo jeito não foi. pois já é a segunda vez que ele testa isso durante o jogo, e mais uma vez não funcionou.
Ou seja, está insistindo numa situação de jogo que não é treinado e não funciona durante os jogos.
Vou ser repetitivo: Em tempos de pouco treinos o ideal é simplificar.
Não sou contra rodízios, mas sem invenção!
Este campeonato não está fácil, pelo calendário atípico e problemas extra campo
Vejo com muita alegria o entisiasmo da torcida com o goleiro Hugo. Mas vejo com muita tristeza que parte da torcida já trata Diego Alves como algo descartável. Num
País sem memória esqucem que se garantimos 5 grandes titulos sucessivos, as mãos de Diego estavam lá. Se ganhamos a libertadores não podemos esquecer que o ponto de partida foi qdo Diego Alves defendeu aquele penalti contra o Emelec no Maracanã,. Enquanto estávamos com aquilo na mão, eke ficou com a mão na bola, além de inumeras e incríveis defesas. Gosto do frescor da juventude, mas nào gosto de injustiça. Diego é um grabde goleiro, experiente. Hugo é um menino cativando Maturidade.Na verdade temos os dois melhores goleiros do Brasil. Nenhum é melhor que o outro: os dois são goleiros do Flamengo. E ponto.