Hoje, no papo com os mais jovens, como foi – ao longo do tempo – na criação dos meus filhos, volta e meia, ante o ímpeto incontrolável da juventude que continua acreditando ter pleno conhecimento de tudo, de botânica a engenharia eletrônica, passando pelo futebol, humildemente colocava que não sabia mais do que eles, apenas tinha vivido mais, o que me possibilitava, pela experiência, uma visão mais profunda de um determinado tema.
Faço esta introdução para apresentar uma mensagem que acabo de receber de um extraordinário ser humano, orgulho da cultura brasileira e louco de paixão pelo Flamengo, na sabedoria dos seus lúcidos e brilhantes 92 anos de vida.
Com vocês, o amigo querido e cineasta, Luiz Carlos Barreto. Diga aí Barretão:
Kleber querido, está na hora de colocar nossos corações rubro-negros incendiados no congelador. É hora de todos nós refletirmos sobre uma hipótese: imaginar que a nossa sublime Seleção da Copa de 70 de uma hora pra outra não pudesse contar Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Gérson, Rivelino, Tostão e Pelé. Portanto, vamos cair na real e esperar que o nosso competente Rogério Ceni possa trabalhar com elenco completo.
Saudações rubro-negras.
Obrigado amigo, pelo sopro de esperança, neste momento um tanto quanto complicado para todos nós rubro-negros.
A hora pede um pouco de paciência e paz geral. Dentro e fora das quatro linhas. Só assim vamos sair dessa…
Reza braba, Kleber.
Tá faltando isso.
SRN!!!
Plenamente de acordo com Luiz Carlos Barreto!
Mas penso que o próprio Rogerio precisa de um pouco mais de paciência. Suas expressões faciais de decepção com as falhas de nossa zaga vazam, e acredito que isso pese negativamente na moral do elenco.
O time pode estar relativamente bem, é só tomatmos um gol e tudo desmorona.
Precisamos trabalhar o psicológico da equipe e dos dirigentes.
Pra mim tá faltando unidade e comando!
Tomara que esteja errado….mas tá faltando um Márcio Braga, um Kleber Leite….
Permita-me discordar da maioria que aqui sempre se faz presente. A meu ver nem o retorno de TODO o elenco na ponta dos cascos faria desse Flamengo “aquele” que esperamos. O ano passado passou e com ele, aquele time fantástico. Mas por quê? São várias as teorias e a que mais me apego é a de que não só nós torcedores mas o clube todo (principalmente os jogadores) estão viúvos (as) ou órfãos do português de cabelos esvoaçantes.
Confirmo minha tese no exemplo daquele que talvez tenha sido o maior clube do mundo por mais de uma década. Não é o Real Madrid e sim o Manchester United! Venceu tudo e todos e de uns tempos pra cá ” derreteu” como o nosso Flamengo. O que houve em comum entre os dois? A saída de seu almirante (que também era timoneiro, cozinheiro, faxineiro, etc.). Entendem onde quero chegar? Guardadas as devidas proporções Sir Ferguson era para o lado vermelho de Manchester o que JJ foi para nós. Pena que durou só um ano… SRN
De uma forma doce e até poética Luiz ( todo Luiz é gênio) refletiu o que eu postei ontem.A moça simples é que vurou Cinderela. Náo foi a Cinderela que virou a moça simples. Só falta o Flamengo conseguir juntar os 24 sapatinhos do time principal.
Os desfalques pesam muito para que ganhemos jogos. Mas a bagunça que foi retratada nos jornais, no youtube, no twitter e aqui no blog sobre a forma pela qual o futebol do Flamengo é organizado, com muitos interesses pessoais em jogo, sem qualquer compromisso com as vitórias, mostra que o clube esta muito longe de alcançar um patamar que o permita ganhar campeonatos.
Só conseguimos o sucesso ano passado porque Jorge Jesus tomou as rédeas do negócio, foi obtendo as vitórias e um mínimo de ordem se impôs, o que nos levou a um ano espetacular. Basta lembrar que antes dele, com o Abel, a bagunça já imperava e o desempenho era pífio também.
Torcerei como um louco amanhã. Estou ansioso desde hoje, mas eu não acredito nessa estrutura que está lá montada,pois ela é perdedora, recheada de amiguinhos e parentes. Acho que o mais provável é o ano acabar na 3f e eu não descarto um papelão tamanho família amanhã.
A omissão do presidente e diretoria neste momento é perturbadora, muito reveladora também. Ou estão perdidos, sem controle, ou não estão nem aí. Nos dois casos, o resultado é o desastre. Sem um comando presente não há grupo que vá para frente.
Do jeito que está, acho que até 2021 está comprometido, pois está tudo muito pior do que pensei em termos de organização interna. Tomara que apareça um candidato capaz de tornar o clube novamente vencedor em 2022.
Kléber, estou muito chateado em ver o flamengo perdendo, e as vezes até com placares elásticos, tenho certeza que tudo isso foi por um planejamento feito pelo jesus ,que foi interrompido com sua saída. Depois disso veio os problemas, a folga depois do estadual, a procura por um técnico de fora que não é técnico, covid, mudança tática para pior, Rodízio no elenco de maneira errada, vice de futebol envolvido com política, contusões e demora para demitir Domenec. Muita coisa para um clube só, mas tenho fé que tudo pode mudar, com os jogadores comprando a briga do treinador, com a equipe praticamente completa o buraco é mais em baixo. Diego Alves, Isla, Rodrigo caio, Natan, Felipe Luis, Arão, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta , Bruno Henrique e Gabigol, com o Pedro sendo a primeira opção de mudança no ataque, pena que não temos Thiago Maia.
Recuperando comentário escrito pouco antes do novo post, relacionado com o atual, de certa forma…
Eu sempre achei bastante lógico que a base de um time vitorioso fosse mantida. Assim foi com o Flamengo de 2019, saíram “apenas” o Rafinha e o Marí do time considerado ideal. Não vou nem entrar no mérito de mudanças extracampo (treinador etc.). A grande questão é que um jogador “consagrado” por um ano como foi o nosso de 2019 tem 2 caminhos principais: querer mais ou não querer mais nada e viver dos louros daquela glória. A mente dos jogadores de futebol, sabidamente provenientes, em sua maioria, de condição de vida humilde e sem grandes oportunidades, é um ativo que requer imenso cuidado, pois o deslumbre pode ocorrer ao menor sinal de sucesso (vide Lincoln e Hugo mais recentemente – exemplos aqui não faltam). Imaginem, portanto, um Gabigol, ídolo, artilheiro, simplesmente o responsável direto pelas 2 bolas na rede do River Plate na final da libertadores, fora artilharia no Brasileiro e título com grande pontuação e margem para os rivais, tendo jogado o fino da bola. Isso tudo com 23 anos de idade e solteiro. Não estou afirmando que Gabigol é baladeiro nem que não esteja nem aí pro Flamengo, meu ponto é apenas em como a mente dele deve ser constantemente tentada e o quanto ele tem que se esforçar pra não cair na gandaia e se perder como tantos outros fizeram.
Sinceramente, não vou aqui apontar dedos para quem está ou não nem aí para o Flamengo, mas, aparentemente, os jogadores estão muito confortáveis e valorizados pelas conquistas do ano passado. Para eles, é trabalho, ganha pão. Paixão irracional, carinho, amor ou sofrimento é para nós, rubro-negros, torcedores incondicionais. Aparentemente, o clube os está deixando soltos, sem comando. Ao menos é o que se pensa, não sabemos como é de fato lá dentro do clube. Claro é que algo está errado, e não é apenas a urucubaca que está assolando o nosso elenco e lotando o DM. Seja lá o que for, espero que ainda possa ser resolvido. Ainda há tempo de reagir. Que os bastidores não atrapalhem o time…
SRNs!
Não poderia ser melhor a sua escolha para cumprir o prometido ao Gilbertinho. Luiz Carlos Barreto é um ícone da NaçãoRubro-negra, e no alto de sua experiência deixa o recado lúcido de julgar o trabalho do Ceni após o retorno dos titulares.
Com pandemia, sem a torcida no Maracanã. Calendário criminoso, jogadores machucados e convocações para várias Seleções são os fatores perversos de nossas dificuldades . Como diz o genial Chico Buarque numa de suas canções : VAI PASSAR …
100% de acordo.
A hora é de unirmos forças
Claro, está mais do que na hora do que a torcida ajudar a sua grande paixão! Se ninguém mais parece estar sabendo o que fazer, a torcida sabe direitinho como fazer o papel dela. Espero que a gente consiga levantar o nosso Mengão mais uma vez…
SRNs!
Bom dia, amigos,
Fiquei muito feliz ontem. Vi o Flamengo golear por 5×2 um time da parte de cima da tabela (Palmeiras) e ainda fazer gol de falta. Pena que era da divisão de base.
Concordo que devemos ter muita calma nessa hora. O que não concordo, é omissão. Tem que ter alguém com pulso forte.
Parece que os jogadores estão com a barriga cheia de títulos e, sem o algo a mais para vencer.
Os jogadores parecem que não se cobram . Nem com a arbitragem os caras falam. Arão foi empurrado no terceiro gol do SP ( não mudaria nada no jogo)e, ninguém reclamou
Precisamos de um capitão atuante . Éverton Ribeiro não é esse cara.
SRN.
Assiti ontem o jogo do Atlético Tucuman x Racing, até pq tinha feito uma fezinha no jogo e no Tucuman e fiquei mais otimista o tal de Lucas Melano acabou com o jogo e o Atlético ainda teve 14 chutes contra 5 do Racing e 56% versus 44% de posse de bola.
Resumindo o jogo do Racing eles correm muito, mas são fracos e estão numa sequência de derrotas, fazer o simples e um pouco de compromentimento dos jogadores e iremos passar de fase, vencer amanhã é fundamental.
A torcida do Flamengo sempre foi CONFIANTE e sempre tivemos JUNTOS.
MENGOOOO
*eu sei dos problemas internos, espero q se entendam…
Fernando amigo, ………..
Você acreditaria que na Argentina, nossos “hermanos” falam exatamente o mesmo?
Dizem por lá, e com razão, que levamos uma coça do São Paulo, do Galo e , que o nosso time perdeu o rumo desde a saída de JJ, que o time anda desfalcado e atualmente e que a confiança de outrora se foi. Não põe medo e nem respeito em ninguém.
Aí eu te pergunto:
Eles falam mentiras?
Abçs
Sem falar que o Racing jogou com o time reserva. O único titular que jogou acabou machucado, uruca parecida com a nossa…
SRNs!
Kleber meu caro, tal como na sociedade de hoje, o futebol vive uma imediatismo que assola.
Há sim, e eu acredito, no total despreparo atual dos técnicos de nossas terras tupiniquins. Disso não tenho dúvidas.
Mas confesso ter eu, um despreparo para avaliar qualquer trabalho com menos de 100 dias.
Então já que o doce portuga foi embora e o Dome já não é mais o comandante, que seja dado tempo suficiente ao Ceni para que ele siga seu trabalho até fevereiro.
Até lá, é o que nos resta.
Anderson, eu sou adepto da mesma tese sobre treinadores. No Brasil, não há um que, de fato, se salve. Falta estudo mesmo, como um “curso profissionalizante” ou “faculdade” de treinador, pois não basta ter sido jogador ou saber um pouco como as coisas são. Os nossos tempos atuais pedem mais do que simples atualização, eles pedem PROFISSIONALISMO. Para isso, é necessário especialização de fato, estudo teórico e prático de futebol, tátitcas, técnicas, fatores influenciadores (psicológico, físico, fisiológico etc.) e até relacionamento, gerenciamento e tudo o mais. É isso que os treinadores europeus já passam a ter, por isso a grande diferença.
Dito isto, eu já assumi que seria grande fã da volta do JJ, mas, não me prendendo a isso, penso que o Flamengo já deveria iniciar um mapeamento de mercado para contratar algum treinador mais gabaritado para 2021 e que esse nome chegue ao final da temporada, para que esteja apto a trabalhar desde o início da pré-temporada, com tempo suficiente para implementar seu trabalho, coisa que é muito difícil, mas que JJ acabou tendo em 2020, atrapalhado em seguida pela pandemia e aí o resto é história.
Concordo, porém, que, enquanto o Ceni “estiver” treinador do Flamengo, ele deve ter suporte gerencial e estrutural (e, claro, dos jogadores – o que seria apenas obrigação deles…) para desenvolver alguma coisa. Os problemas que o Flamengo tem não precisam ser novamente aqui mencionados, já são de conhecimento público (tem até anti debatendo o “case” Flamengo. Rs.) e, obviamente, isso influencia muito. O Dome foi uma vítima disso, o Ceni também está sendo. Mas, se ele foi contratado, não é agora a hora de mandá-lo embora, a menos que a coisa desande perigosamente (pela presença dele, não por outros fatores).
É isso, vamos ver no que dar. Esquecer o Flamengo é algo que, mesmo quando estamos mais “cansados” do que acontece, não conseguimos.
SRNs!
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
Vou tentar postar, de maneira resumida, o que penso:
1- Quando a maré está boa tudo dá certo, quando está ruim, temos a atual avalanche de más notícias;
2- Já afirmei aqui que temos 2 jogadores insubstituíveis: R. Caio e B. Henrique. O primeiro se contundiu e nunca mais tivemos defesa. Não houve “sistema defensivo” que desse jeito. Quanto ao segundo, mesmo jogando 10% do que pode, continua sendo o mais efetivo atacante do time;
3- Evito ao máximo dos máximos criticar nominalmente jogadores do MAIS QUERIDO, mas esta dupla G. Henrique e L. Pereira, ultrapassaram o limite de ruindade e precisam ser imediatamente afastados;
4- Thuler, Vitinho, Lincoln, Ramon e Michael devem ter acompanhamento específico e treinamento dobrado para provarem que merecem permanecer como terceira opção no banco de reservas;
5- Precisamos imediatamente de um zagueiro que tenha boa velocidade e um alguma técnica. Nem precisa ser craque, basta um mínimo de decência. Além do contratado temos que promover Otávio e Marcos Paulo, da base, ambos melhores que a famigerada dupla de zaga, a quem podemos atribuir o festival de gols que andamos tomando;
6- Fortalecer o Rogerio Ceni, afinal era a melhor opção disponível. Tem todos ingredientes necessários para se tornar o grande treinador que se espera, falte-lhe o elenco completo, tempo e apoio para tal.
7- E afinal, algo tão importante quanto os anteriores: a diretoria retornar à paz que começou a ser abalada no episódio Doha e (aparentemente) se arrasta até hoje. Como previu o Kleber na ocasião ” o Flamengo só perde para ele mesmo”.
Vamos vencer e cumprir nosso destino de campeões, não tenho dúvidas, mas como foi bem dito, PACIÊNCIA, PAZ, RACIONALIDADE e FIBRA são os ingredientes essenciais
Rogério Ceni é extremamente competente, viciado em ganhar, não tenho dúvidas que será um grande treinador.
Pesa muito contra ele nunca ter sido dirigido por um técnico de ponta lá de fora, somente pelos daqui, a maioria amadores.
Vai ter que ser “auto didata” , por isso infelizmente vai demorar um pouco a amadurecer como técnico.
Com o agravante que é um mala, não é um cara sociável, em consequência não conseguirá motivar o grupo a curto prazo, pois não faz parte de sua personalidade tal atitude.
A longo prazo pode dar certo, se ele tiver tempo pra isso no Flamengo.
Só nos resta torcer.
SRN!
Bom, sem Carlos Alberto, Clodoaldo, Gérson, Rivelino, Tostão e Pelé, o Zagalo teria escalado, em 1970: Félix; Zé Maria, Brito, Fontana (ou Joel) e Everaldo; Piazza e Paulo César; Jairzinho, Dario, Roberto e Edú.
ainda teria dado para ganhar o caneco.
SRNs
André, o problema é que, por aqui, sai Isla, entra Matheusinho, sai Rodrigo Caio, entra sabe lá Deus quem, sai Filipe Luiz entra Renê, sai Everton Ribeiro entra Michael, sai Arrascaeta entra Vitinho, saem Gabigol e Pedro, entram Lincoln e Pedro Rocha.
Esse é o “melhor elenco” que os comentaristas fazem questão de dizer que temos, mas que, na prática, não passa de um elenco apenas numeroso e milionário, com jogadores medianos na reserva.
Se o DM conseguir liberar todos os nossos titulares e o técnico colocar “todas as carnes para assar” como Jorge Jesus fazia questão de praticar, ainda temos muita chance no Brasileiro. Apesar dessa Torre de Babel política que estamos vivendo.
Fé e apoio não devem faltar, mas atitudes firmes da direção também não.
SRN.
Verdade, Fernando. Mas, veja esse trecho de comentário -feito há uns dois posts atrás- do colega Cristiano Carlos, que foi preciso, cirúrgico, no sua análise. O problema verdadeiro é esse; o nó do problema reside aí:
” Um cidadão dizia que trabalhava muito em prol de um clube. Seu trabalho não foi bem sucedido no ano presente e no passado, seu sucesso teve nome e sobrenome de origem portuguesa, um verdadeiro bilhete premiado. Como prêmio, foi eleito vereador pela apaixonada torcida, grata pelos títulos que há muito não via. O senso de oportunidade foi espetacular, mas a pergunta que fica é: foi bom para o clube? O trabalho ruim vai melhorar com menos tempo disponível e mais conchavos políticos associados à atividade de vereador?
“É fato que não teremos uma resposta de imediato. A minha é que tudo vai piorar se o presidente continuar delegando, sem estar mais presente, mais participativo. Os subordinados terão cada vez menos cobranças, hoje quase inexistentes pela parceria que há entre o elenco e o eleito, de forma que sucesso será raro no futebol deste clube. Tocar um clube deste tamanho exige competência e disponibilidade absoluta. O orçamento do futebol do clube mostra sua relevância. Isso não é um hobby, uma atividade secundária. É bom que estejam todos atentos. A chance de o clube voltar a uma situação dramática em pouco tempo não é pequena. O orçamento prevê títulos e se estes não vierem, ou se vende jogador diminuindo a qualidade do elenco ou se aumenta dívida” .
Melhores saudações rubro-negras
Perfeito o comentário do Cristiano, André.
O recente episódio da reunião com as torcidas só reforça o que ele escreveu.
Vamos sair dessa, tenhamos fé!
Mas as torcidas só conversaram com o Brás e o Spindel,
jogadores permanecem blindados!
Desses 11, quatro jogavam (um só, Brito), ou viriam a jogar, no Flamengo:
Brito
Paulo César
Dario e
Roberto
SRNs
E, se juntarmos os “contudidos”, na hipótese levantada pelo sr. LCB, teríamos que incluir ainda Gérson e Carlos Alberto. Isso sem contar, é claro, com o Mario Jorge Lobo Zagallo, que fôra nosso ponta-esquerda e viria ser nosso treinador.
SRNs
PS: e lembrando que também Pelé vestiu, ao menos uma vez, a nossa camisa, contra o Atlético, num amistoso.
LCB é um mestre da NaçãoRubro-negra. Conselho sa II que ele deu sobre o futebol.
A Pandemia, a ausência da torcida no Maracanã, o calendário criminoso, jogadores contundidos e jogadores convocados para as Seleçõese estão prejudicando o time. Com a superação das contusões e sem jogos de Seleções o crescimento do nosso futebol retomará o caminho das vitórias.
Efetuei uma pesquisa no ótimo site Flaestatística e fiquei bem triste.
Dentre os demais chamados quinze grandes clubes brasileiros, ainda somos fregueses -isto é, sofremos mais derrotas do que tivemos vitórias nos confrontos diretos através da História- de cinco deles.
É muito, cinco em quinze é muito. Ainda é muito.
SPFC
Palmeiras
Santos
Grêmio
Internacional
A única diferença que não pode ser reversível no curto prazo é aquela existente contra os Bambis, posto que ampla em demasia. As demais são relativamente pequenas.
Saudações.
Andre
Mostre os números.
Obrigado
Contra Botafogo, Vasco, Fluminense, Corínthians, Atlético, Cruzeiro, Bahia, Coritiba e Athlético Paranaense estamos em vantagem.
Saudações
Para o pessoal da torcida pela superação das contusões o DM do Flamengo na pessoa do Dr. Tannure trouxe uma PÉSSIMA notícia: a lesão do Thiago Maia é no “canto póstero-lateral” do joelho esquerdo.
essa é uma das lesões mais complexas de se tratar, além de ser relativamente incomum (até rara)! Que fase… boa recuperação ao TM e que tudo possa transcorrer bem na sua cirurgia e recuperação. SRN
Kleber meu querido!
Sobre o apelo de calma, não deixa de ter razão!
Se o avião esta caindo vc tem duas possibilidades!
Ficar calmo ou entrar em pânico!
Saudações!
Caros amigos do blog,
No ano passado perdemos de 3X0 para o Bahia e fomos eliminados pelo Athletico na Copa do Brasil!
Jesus quase caiu!
Depois disso acertamos o rumo e vencemos quase tudo!
Em 2020 tomamos muitas goleadas, tivemos muitos desfalques e fomos eliminados da Copa do Brasil!
Dome caiu e Rogério está chegando!
Vamos acertar o rumo que ainda é possível ganhar o Brasileiro e a Libertadores!
Fé e trabalho!
O Flamengo vai melhorar com a volta dos contundidos e com a definição da zaga!
Saudações!
Ano passado era diferente André!
Temo que Ceni não seja o JJ e tbm que lhe faltará tempo necessário que o Mister teve.
A esperança vai continuar enquanto houver chances, mas sinceramente já desejo mais uma reestruturação visando 2021, que começa agora em 2020.
Ano passado imaginávamos que o trabalho do Mister desse frutos em 2020, esse ano temos que aplicar essa premissa ao trabalho do Ceni, mas é bom que ele tbm colabore um pouco, senão azeda tudo.
Saudações!
Marco Brás,
Tem gente apadrinhado da vice presidência de futebol ganhando 15 mil trabalhando na fisiologia profissional do Flamengo, gente sem qualificação, estagiários?
Como ficar calmo?
Saudações!
Amigos vale lembrar: estamos numa situação parecida com 19. Eliminação nas quartas , goleadas para o Bahia , invenção contra o Emelec, classificação nos pênaltis e aí deslanchamos.
Podemos nos recuperar ? Claro
Sem torcida é mais difícil
Com essa diretoria omissa e cheio de amigos empregados em vários cabides ? Claro
Temos que rever nosso amor próprio
Mais uma do Landim: Flamengo descumpre acordo com Bernardinho . Dá para confiar ?
Mais uma premiações estão atrasadas. Não tem influência? Claro que tem . Jogador é um ser complicado.
Apesar da nau sem rumo EU ACREDITO
Não acho que seja por ai Octavio,
Premiações foram acordadas as datas de prorrogação de pagamento devido a pandemia.
Bernardinho já é outro departamento.
Apadrinhados sempre existem em toda diretoria, mas estagiários e personal trainner como fisiologistas ai é que complica.
Estamos falando do departamento do Brás, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Saudações!
Octavio, cheguei a ouvir sugestões do Bernardinho pra “coach” do Futebol.
Imagine a gente nessa fase e, pra complicar ainda mais, esse imbróglio com o cara…
Dessa, escapamos!
Parece que levaram um padre lá no Ninho hoje.
Apesar de tricolor, já é alguma coisa!
Nesse momento, TODA REZA ajuda!
SRN!!!
Ai depende né?
Padre deve ser para a ala da diretoria em devoção a S. Judas.
Para jogadores, uma parte teriam que chamar um pastor,
Para uma outra parte prefeririam maria chuteiras certamente!
Dizem que era o Rafinha que unia todas as correntes de jogadores em um mesmo grupo, em alguns churrascos.
Agora esta cada um na sua…
Saudações!
Caro Kléber e AMIGOS!
No meio de toda essa suposta má fase precisamos que além de entregar alguns, conseguimos perder outros tantos inacreditáveis. Ainda assim os problemas de covid e diversas contusões foram pontos cruciais. As convocações são recompensas que os craques recebem e por maisque seja chato, termina que é um diploma de competência para o jogador.
Daqui a pouco volta a confiança, os gols e as VITÓRIAS.
Esse ano é muito diferente. Infelizmente estamos enlatados e pesados. Daqui a pouco chega a leveza e a boa fase.
SRN
O Zico falou está falado!
É Isso aí!
SRN!
https://www.youtube.com/watch?v=mCunEZ7YUFw
Concordo com a mensagem de calma do Kleber. Em 2019, foi um pouco parecido e ganhamos quase tudo. O Rogério Ceni vai dar um jeito no time.
Só não pode deixar torcida organizada ameaçar nem agredit jogadores.
Caro Kleber,
Concordo plenamente que precisamos ter calma, paciência, mas acredito que prioritariamente precisamos entender o MOTIVO, fazer uma REFLEXÃO e TOMAR DECISÕES para que possamos voltar a trilhar o CAMINHO DAS VITÓRIAS…
MOTIVO
A meu conceito o MOTIVO da nossa atual fase é SOBERBA, PREPOTÊNCIA, ARROGÂNCIA, basta vermos as entrevistas coletivas do VP de Futebol, Sr. Marcos Braz, quando sempre afirma que ” já ganhamos tudo em 2020, agora só em 2021″, referencia ao fato de que ganhamos as 3 competições que disputamos antes da pandemia e que as atuais competições só se encerrarão em 2021.
Com isso, temos jogadores que fazem o que querem, acabam com a concentração antes dos jogos no Rio, exigem a contratação de seu Personal Trainer particular, conseguem tirar 15 dias de férias após a saída do JJ, enfim fazem que querem, além de se tornarem Super Stars em suas redes sociais, concluindo FALTA COMANDO, falta um Jorge Jesus para colocar a casa em ordem.
Em 2019 o JJ era Técnico, era Gerente de Futebol, era Diretor de Futebol, era VP de Futebol, tudo era com ele, o Sr. Marcos Braz eu diria era apenas um Relações Públicas, aparecia para dar as entrevistas em nome da “Diretoria”, e dessa forma tudo funcionava bem, até para entrar ou sair do Ninho do Urubu, era o JJ que permitia ou não.
REFLEXÃO
Como fator mais importante de REFLEXÃO entendo que será preciso muita HUMILDADE, isso mesmo HUMILDADE de todos os envolvidos, jogadores e diretoria, para que possam reconhecer seus erros e omissões, repito, ter HUMILDADE para ceder, acatar, e mudar o estado atual das coisas, voltar a fazer a coisa certa e que entendam que mais DIFÍCIL DO QUE CHEGAR AO TOPO É SE MANTER NO TOPO, sendo imperioso para isso estar concentrado e comprometido com o trabalho, apenas nome, estrututa e investimentos não ganham jogo.
No Futebol, quando não encarado com seriedade e trabalho, A BOLA PUNE, dar ao Rogério Ceni plenos poderes para fazer o que entender que deva ser feito será muito fundamental, eu diria dar ao Rogério o mesmo poder que teve o JJ, sem isso será difícil voltar aos trilhos…
TOMADA DE DECISÕES
Aqui de fora e de longe, fica muito difícil sugerir quais decisões seriam as mais acertadas, mas entendo que a 1a a ser implementada deveria ser a de se priorizar os jogos contra o Racing, passar por essa fase de oitavas da Libertadores é fundamental, pois se não passarmos, podem acreditar ACABOU A TEMPORADA.
Pelo que estou acompanhando pela imprensa, o time para o jogo contra o Coritiba deve ser formado com os principais jogadores que temos a disposição, espero estar errado mas acho isso um grande erro, basta vermos que jogadores como Gérson, Arão e Bruno Henrique, estão totalmente desagastados fisicamente, ainda temos casos como o Éverton Ribeiro que jogou 3ª feira pela seleção, na 4ª contra o São Paulo, deve jogar hoje contra Coritiba e na próxima 3ª feira, na Argentina contra o Racing, isso é desumano.
Estamos correndo o risco de perdermos mais jogadores por lesão e mais, o que garante, que com a presença dos principais jogadores, ganharemos do Coritiba, nada, basta lembrar que no último sábado, jogando com os principais jogadores, conseguimos apenas um empate com o Atlético Goianiense.
Enfim, não será fácil, mas é perfeitamente possível que ainda consigamos voltar às VITÓRIAS e CONQUISTAS, mas isso repito, exigirá muita HUMILDADE, TRABALHO E COMPROMETIMENTO.
E para não esquecermos…
>>> DEIXEM O CENI TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CENI TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CENI TRABALHAR !!!
SRN
Por absoluta falta do que fazer e, buscando me agarrar a alguma esperança nessa reta final de temporada, analisei a tabela do Brasileiro até a 37a.rodada, contando com o providencial adiamento(pelo momento ruim) do jogo do Grêmio.
Vejamos:
– Botafogo (no Vazião)
– Santos(C)
– Bahia(C)
– Fortaleza(F)
– Flu
– Ceará (C)
– Goiás (F)
– Palmeiras(C)
– Pathético (F)
– Sport(F)
– Vasco
– Bragantino(F)
– Corinthians(C)
– Inter (C)
Desculpem se estou sendo muito otimista para o momento que vivemos mas, se a política interna sossegar o facho e recuperamos jogadores essenciais como Rodrigo Caio, Filipe Luís, Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique, não seria “lindo” darmos uma volta olímpica com a Taça na mão dentro das ruínas do Morumbi, dando o troco com juros e correção?
Paula Toller já cantava: “eu tive um sonho, vou te contar, eu me atirava do oitavo andar, e era preciso fechar os olhos, pra não morrer e não se machucar”.
Vamos sonhar? Não custa nada…
Xô, zica!
Seremos campeões!
–
Fernando Roberto
Você ressuscitou Jason, Fred Kruger e o Drácula no reino da Bambilândia! Isto vai ocorrer sem nenhuma sombra de dúvida e o retorno aos trilhos vai começar hoje
SRN
Temos que ter fé e confiança!
Nem coloquei o jogo de hoje na lista porque, se não ganharmos do Coritiba, ai a chapa vai esquentar de vez.
Mas, vamos ganhar!
O Flamengo nao vai ganhar campeonatos com a estrutura doente que tem hoje. Os profissionais que tocam os departamentos medico e fisico nao sao os melhores do pais, sao os amigos pessoais do Braz e dos jogadores, ou entao parentes do Bap. Isso nao existe em um clube de ponta!
Quando todos pensamos que o Flamengo seria uma Juventus, um Barcelona, um Manchester, ele se apequena e torna-se presa facil para adversarios muito inferiores. O SP que nos eliminou é fraquíssimo. Qualquer time razoavelmente bem treinado o eliminaria.
Eu acho que o primeiro passo para voltar a vencer seria a troca de comando. Braz de vereador e VP sera um desastre ainda maior. Landim se omite para destruir as chances do Braz em 21 e agradar seus comparsas politicos, enquanto Braz nao renuncia para demonstrar poder e por, soberbamente, achar que sabe muito de futebol e que vai conciliar 2 postos tão importantes.
Por outro lado, a torcida ja perdeu a paciência e agressões a jogadores sao iminentes o que pode significar a saida de jogadores importantes insatisfeitos com esse absurdo.
Dificilmente vai sair coisa boa dai.
A hora e do Sr Landim tomar as redeas ou viveremos um tsunami de frustrações. Alguem deve pensar no clube primeiro. Estes caras pensam em suas posições apenas, pelo menos ate agora.
Quanto ao jogo de hoje é de alto risco por 2 motivos:1-nao podemos perder pontos; 2-risco de lesao em um grupo que ficou 3 meses na mao de despreparados e que está visivelmente fora de forma.
Que possamos ganhar hoje e pelo menos ter um embarque tranquilo para a Argentina.
Por ultimo, comento um reflexo da falta de comando no clube. Pelo que foi divulgado em canal de um setorista no youtube, ha jogadores lideres de elenco que mostram insatisfação com o processo de renovação do Diego Alves. O processo foi mal conduzido, mostrando o racha entre grupos de fato mas esse nao e papel de jogador. Queria que estes lideres tivessem impedido um jogador sem confianca como o Vitinho de bater o penalti, ainda que eu ache que nada mudaria. Mas lugar em que ninguem sabe quem manda, surgem vacuos de poder que sao ocupados. Ano passado JJ ocupou, mas esse ano…
Como sempre, perfeito, caro Cristiano Carlos.
Saudações rubro-negras e…
#FORAMARCOSBRAZ E JÁ!!!!!!!!!!!!
Jj ao céu e inferno.. Jj saiu pelas portas dos fundos..deixando nosso.mais querido na mao, após assinar o contrato e depois foi embora…ai q esta o começo da desorganização de td.. a diretoria nao soube comandar isso…contratou mal o Dome e agora.o Ceni.. e o time esta todo sem direção…ate quando nao sabemos onde vamos chegar.. nem sao judas Tadeu esta ajudando…fase ruim esse fim de semestre. Mais VQV enquanto tivermos que torcer. Pra cima deles MENGÃO Campeão.
Paulo Edson e Cristiano trazem pontos muito importantes para entender este momento atual. E com o que ele apontaram, diga-se de passagem que acho a leitura deles boa, nao sera facil sair desse lamaçal. Ouso dizer que apenas a saida do Braz poderia indicar um inicio de mudança. Ele é fechamento da galera e esse oba-oba vai continuar. Com ele, na hora H, o couro come.
PS: Eu nao sabia que a concentração tinha acabado nos jogos no Rio. De repente, isso pode explicar sermos um dos piores mandantes do campeonato. E nao falo apenas da noite, mas de alimentação, repouso, etcc. E com jogadores como Lincoln, Neneca, corre-se o risco de haver jogadores totalmente sem condicoes para o jogo. Jogador brasileiro nao tem maturidade para isso. Talvez funcionasse com o JJ porque ele era o dono de tudo e impunha respeito, mas nesse regime de “parceria” acho que da para começar a entender o desastre.
Começando a analisar a situação financeira do Flamengo a partir dos balanços publicados referentes a 2019 e as peças publicadas esse ano. Pretendo fazer projeções para os 2 proximos anos.
A situação esta longe de ser confortável. A diretoria tomou muitas decisoes equivocadas, renunciando a receitas em contexto de pandemia.
Num primeiro olhar, ou ganha um dos campeonatos ou ano que vem terá que vender jogador para a divida nao aumentar.
Acho dificil ter dinheiro para contratar Pedro e Thiago Maia juntos. A contratação do Leo e do Michael mais a renuncia de receitas e a explosao do dolar/euro complicaram tudo. O que pode salvar seria a conquista de um dos dois campeonatos em disputa.
Meus amigos, nao ha motivo nenhum para calma. Se o Flamengo fosse uma empresa séria, algumas cabeças estariam para rolar. É preciso mudar o rumo das coisas ou 2021 será muito pior.
A depender da evolução não será surpresa um aumento grande da divida ou a venda de jogadores importantes ou ainda de uma ou outra grande promessa.
Gostaria de trazer boas noticias mas a qualidade da gestão nesse ano caiu muito e isso tambem no campo financeiro. O sucesso subiu na cabeça dos diretores e os desmandos sao claros.
Pelo visto o Ceni gostou do time contra o São Paulo.
Vamos do mesmo jeito…..
Depois dizem que a culpa não é do treinador.
Acho que falta bom senso e humildade. Não é possível que 40milhões de torcedores reclamem de Leo Pereira, Rene e Vitinho e apenas o técnico tenha razão….
Alguém consegue explicar como um jogador do nível do Renê consegue jogar por tanto tempo no time do Flamengo? Não é possível que o Ramon seja pior que ele.
Dr Leonardo, faço minhas as suas palavras!
Acrescento que por este motivo, Ceni começa a dar mostras de pouca inteligência. A insistencia dele com Rene é absurda. Com Natan suspenso e P Rocha sempre a meia-boca, talvez seja ainda admissível a presenca do LP e do Vitinho, mas o Rene, que falhou feio contra o São Paulo e nao consegue apoiar de jeito nenhum, ser mantido é absurdo. Treineiro caminha a passos largos para o cadafalso,
O sucesso do Flamengo em 2019 e inicio de 2020 se deu por conta do alto nível técnico do nosso elenco , pelo comprometimento dos atletas e por haver COMANDO dentro e fora do campo de jogo…
Ainda temos um alto nível técnico dentro de campo, porem nos falta comprometimento profissional e Comando.
É nítido que os jogadores estão fazendo ” corpo mole”, muitos acima do peso, outros desfilando suas contusões nas boates cariocas e alguns sonhando com times europeus.
Também nos falta Comando. Foi um erro contratar o Catalão ? Sim, mas demiti lo foi um erro maior ainda. Gastamos uma fortuna para trocar um estagiário por um aprendiz… ; Somente a contratação de Sampaoli, Gallardo ou Ramirez, justificaria a demissão do Catalão Treineiro.
E, fora de campo, nosso diretor de futebol , ” abandonou ” o clube para ser vereador. Essa falta de comando tem resultado em paternalismo exacerbado para com os jogadores, pois há excesso de folgas e outras inúmeras regalias como diversos voos fretados e jogadores sendo blindados da cobrança presencial da torcida… Atleta de futebol tem que ser cobrado como qualquer outro profissional. E para piorar , Landim e BAP destilando seus venenos pelos corredores do clube.
O momento é planejar 2021, montar uma barca de jogadores mercenários e cachaceiros, acertar com um grande técnico de verdade e já vislumbrar contratações pontuais. E, se possível, livrar se de Landim e BAP.
Se continuarmos somente sonhando com o Mister e com aquele grupo campeão de quase tudo, no final ficaremos fora até do G4. Porque na Libertadores deste ano, não seremos páreo nem para o mediano Racing…
Que venha 2021. Fora Landim e BAP.
Kkkkkkkkkkkkk.