Antes do fenômeno internet, o sentimento era igual. O que mudou quando o Flamengo frustra é a repercussão, infinitamente maior do que era antes. Lá atrás, os comentaristas eram, João, Noronha, Luiz Mendes, Rui Porto, Renato Mauricio Prado, Calazans e, no máximo, mais uns dez. Hoje, há milhares de comentaristas, há a velocidade da informação e, consequentemente, quando a coisa não caminha bem o tremor é assustador.
Já li e ouvi tudo que é tipo de comentário e as mais variadas explicações para um ano completamente fora do que cada rubro-negro imaginou.
Cada pessoa é de um jeito. Há as que demoram a digerir esta mágoa e, por isso sofrem mais e, há os que sentem a pancada, não conseguem dormir, mas no dia seguinte, ao invés de raciocinar com o fígado procurando culpados, já estão pensando na frente, usando o passado apenas como aprendizado. Estou nesta turma! Sou desta turma!
Para não dizer que não dormi, o sono chegou às quatro da matina e foi até às oito. Ao invés de acordar ruminando a noite infeliz, ascendeu a luz verde, pois no próximo sábado, às cinco da tarde, jogamos contra o Botafogo, no Engenhão. E, o Campeonato Brasileiro é o que nos restou. Então, que façamos dele o nosso objetivo único e maior.
Que nossos dirigentes, profissionais remunerados do departamento de futebol, e torcedores entendam que este está sendo um ano atípico e, como tal deve ser encarado. Pandemia, jogos sem público, muitas ausências, pelo corona ou contusões, a saída do doce Portuga e equipe, equívocos na definição do comando técnico, contratações que não acrescentaram nada e, aqui pra nós, a nossa sorte contraiu o corona e, de quarentena continua…
Aí, voltamos ao começo, ao título do post. O que fazer?
De cara, olhar pra frente. Pelo passado, nada podemos fazer, já o futuro é outra história. Neste sim, podemos interferir, só que, com sensibilidade e inteligência, já que estamos na reta decisiva da competição importante que nos resta.
Precisamos e, rápido, de um novo plano de voo para o futebol. Quem sabe, começar do zero, tendo como base o que já vimos ter dado certo.
Não forçar a barra com jogadores que estão psicologicamente fora de prumo. Tirá-los de cena, momentaneamente, fará bem para eles e para o time.
Encontrar explicação para tantas contusões e demora além do suportável nas recuperações. Demitimos errado. Que contratemos de novo ou, encontrar e, rápido, competência no mercado.
Que haja um diálogo mais aberto com o treinador. Venho colocando isto não é de hoje. Por experiência própria, garanto que as “resenhas” ajudam e, muito. O treinador precisa ouvir. Isto, muito longe de causar constrangimento, abre a oportunidade de revisão de uma ideia. Sem isto fica meio que ditadura futebolística, onde tudo dependerá de um único senhor, dono do pedaço. Para que fique bem claro: a decisão será sempre do treinador, porém, o diálogo deve ser obrigatório, pois possibilita rever caminhos equivocados.
O que não adianta neste momento é alimentar esta loucura de procurar culpados. Melhor, muito melhor, é trabalhar em cima de possíveis soluções. Devemos concentrar nossa energia, tempo e inteligência neste processo. Até porque, é o único que poderá normalizar o nosso sono.
Vamos olhar pra frente?
Sábias palavras querido Kleber.
Não é hora de procurar culpados, até pq são muitos.
A hora é de lamber as feridas, nosso time ainda é muito bom é começar no sábado a arrancada para o brasileiro.
Temos tempo agora e talento
Caro Kleber, o problema é que desde que o JJ saiu nosso planos voo ficu sem comandade. esta faltando liderança e gerencia no departamento de futebol.
O que fazer eu não sei, mas só sei o que não fazer: terra arrasada e caça às bruxas.
Qual culpa tem o Rogério Ceni dos 10 gols perdidos e da expulsão do melhor zagueiro? Deixa o homem trabalhar! Agora ele terá tempo.
Se ficará sem grana, não renova com Pedro Rocha, Diego Alves e Tiago Maia. Tenta vender alguns jogadores que não deram certo como Léo Pereira, Vitinho e Gustavo Henrique e aposta nessa base que é bom forte.
Apoiado
Aposta na base?ficaremos mais 38 anos sem título
A base do time atual + as categorias de base. Faltou me expressar melhor.
Não dá para ser campeão com Hugo, Isla, Rodrigo Caio, Natan, Filipe Luis; Arão, Gerson, Arrascaeta, ER, BH, Gabigol, além do Matheuzinho, Renê, Thuller, Diego, Pedro, Michael, Vitinho + categorias de base (Noga, Ramon, Gomes, Lincoln, Lazaro, Otávio)?
Concordo. Foi decepcionante. Acabou. Agora é trabalhar para corrigir os erros identificados.
Kleber, o olhar pra frente passa primeiramente pela “preservação” de determinados jogadores como você sugeriu. É o início da retomada.
“Erros individuales”, diria o Catalão na entrevista coletiva caso ainda estivesse lá. E não estaria falando nada de absurdo. Com toda falta de inspiração e padrão tático, um golzinho daqueles perdido mudaria o jogo. E, se não falhássemos no gol deles, seria 0X0 e estaríamos classificados.
Repito: não se escala e se mantém durante grande parte do jogo jogadores sem confiança, que vêm errando há vários jogos, como Gustavo Henrique e Vitinho.
Quando sair a escalação sábado e o Sãopaulino soberbo mantiver essa dupla, morrerá(de novo) abraçado a eles. E que vá pela sombra para o seu São Paulo, que tem eleições nesse final de ano e, como se sabe, já está apalavrado com um dos candidatos.
É possível que o Diniz ganhe o Brasileiro e a Copa do Brasil com aquele elenco enxuto, sem Covid, sem contusões ? É, mas pouco provável. A não ser que a nossa sorte, que como você bem disse está de quarentena, dê plantão no Morumbi até fevereiro.
Quanto à política interna, deixo para os Grandes beneméritos, conselheiros e ex-presidentes discutirem.
Meu bom Kleber como sempre suas palavras conduzindo sentimentos de se afastar tristezas . Isso só faz quem sabe dos caminhos tristes da vida e pode repassar aos outros dicas de como é que se sai. Não sou profeta nem candidato a ser. Sou rubro-negro desde o útero materno e hoje a bordo de muitas glórias e dissabores sinto e sei que a conta está azul. Olho nossa Sala de Troféus e me emociono. Lá nunca houve lugar, nem haverá, para campeão da Serie B. Li e reli seu texto para meus netos. Gostaram muito.Aí um deles disse : – “ O bom aço é temperado em fogo muito alto.” Aí a firmeza e resistência do que se temperou ano passado . Resfriou-se o aço na pandemia . Já e já voltaremos a vibrar como sempre vibramos. Paciência é antes de tudo uma Sabedoria
Isso mesmo, mas é certo que teremos de cortar um pedaço grande da nossa própria carne. A solução óbvia, e até simplória, de vender Vitinho, GH, Leo Pereira, Michael, etc não é imediata. Quem quer comprá-los? Qual o preço? Os dois últimos sequer foram pagos, assim como Gérson. Pedro e Thiago Maia são agora sonhos para o futuro. Impossível e até desnecessário adquiri-los no momento. Emprestar os jogadores fora de prumo seria o ideal, amortizaria os custos de folha e quem sabe até podem se “revalorizar”. Mas o certo é que alguém “grande” deverá sair. BH, Arrascaeta, Gérson e ER são os únicos que talvez tenham propostas minimamente razoáveis. Com relação ao extra campo, bem aí a coisa fica beeeem mais complexa! SRN
Presidente,
As considerações são sensatas e equilibradas. Está mesmo sendo um ano atípico. Entre outros imprevistos, cito o fato de que, se JJ já queria sair, não deveria ter renovado e depois largado o Flamengo, deixando a Nação nessa pindaíba (estaríamos com Sampaoli neste momento).
Mas o que fazer quando, no meio da crise, a turma que está no comando da emergência exibe arrogância e repete os mesmos erros há muitas rodadas ? Os dois treinadores insistiram em Vitinho e Gustavo Henrique, e sem dó. Braz errou na última escolha e insistiu nela até o prejuízo ficar irreversível. Se não houver reação forte da torcida, voltará a ocorrer, porque há vaidade e teimosia em reconhecer a lambança. Um grande fracasso é, muitas vezes, somente uma “boa ideia” que não deu certo. É preciso intervenção da galera para tentar salvar o que ainda resta, mesmo sendo difícil. SRN
Prezado Presidente:
A “Equação Flamengo 2020” é composta de várias incógnitas . Os jogadores contratados este ano, passaram pelo crivo do JJ, ou seja, mais que a própria direção do futebol, o nosso doce portuga tem grande responsabilidade nesta questão. A ausência de nossa torcida, é sem dúvida, o fator mais marcante, para um ano até então, desmoralizante. Na conta da direção, devemos colocar a escolha dos técnicos que ocuparam o lugar do JJ. Erraram e feio! Mas, está na hora de apoiarmos os que vestem esta camisa, até porque, é o que nos resta!!!!
SRN
Caro Kléber e AMIGOS!
Esse também é o meu sentimento: olhar para a frente e ajustando o agora. Tudo foi feito com as boas intenções de acertar e tivemos duas desclassificações em pouco tempo. Aconteceram equívocos e caso a quantidade de gols perdidos tivessem acontecido hoje estaríamos falando dos grandes acertos.
Mais do que sofrer gols nós não soubemos fazer. Falar somente do Vitinho, Léo e Gustavo é jogar toda poeira para um único lado.
Defendi por uns tempos o Domi e talvez sua contratação tenha sido pouco pensada. Por outro lado toda sua sorte estava no DM. Veio em seguida o Ceni em quem continuo a ver muito potencial. Daí na sua estreia veio o Hugo e um tambor de água fria no jogo de volta em São Paulo. Antes e com Domi no mesmo jogo dois pênaltis perdidos.
Ontem e mais dentro da nossa mente o Racing por sorte fez um gol e ele foi fruto do nosso momento de muita INSEGURANÇA.
O que fazer? Mudar plantel ou tentar recuperar o Léo, o Gustavo e o Micahel por exemplo?
Eu apostaria em tentar recuperar. Como fazer? Com gestão e com gente boa no vestiário.
Essas pessoas existem? Claro! Até acredito que o Pelaipe era e pode ser novamente essa pessoa.
No mais e sem medo de errar é que o grande desfalque do Flamengo tem sido a ausência de 60 ou 70 mil vozes no Maracanã fazendo adversário tremer.
Segundo desfalque do Flamengo é acertar o gol.
Terceiro desfalque é a concentração no jogo em ordem.
Quarto desfalque é o desgaste físico e agora não terá tanto
Quinto desfalque pode ser a omissão de alguns e lógico, NÃO adianta o Braz marcar suas entrevistas pós derrotas. Isso já valeu sua eleição ou lá na frente sua rejeição.
O que fazer? Ter humildade e trabalhar.
É para contratar psicólogo? Contrate o necessário e resolva. Jogador é um ser humano comum e carregado de pressão. Precisamos tirar 10 sacos de cimento das costas de alguns.
O Flamengo não desaprendeu a jogar. O Flamengo apenas está desaprendendo o endereço do gol e enviando sua localização para os adversários. Sofremos gol até espírita.
Nosso problema é dentro de casa e não fora dela. Unam-se e cheguem a um consenso. Peçam ajuda a ex presidentes. Não vamos olhar para tão somente a força do nosso ego. O Flamengo fica e todos haverão de passar.
Estou muito sossegado. Imaginava que ontem não dava liga após os gols perdidos. Tem dia que não é dia, mas, tem dia que alguém precisa chamar para si sua responsabilidade.
Boa sorte ao Ceni. Confio nele ainda. É TRABALHADOR.
Prezado Kléber, concordo com seu brilhante texto.
Criamos expectativas para esse ano, e por isso está doendo tanto. A expectativa adiada faz adoecer o coração.
Mas esperança é diferente de expectativa.
Na atual circunstância é melhor não criar expectativas..
No entanto, não temos motivos para perder a esperança.
Estamos disputando o campeonato nacional com reais chances de título.
O elenco é bom, o técnico é promissor, tem gente competente na diretoria etc…
SRN!
Hora de começar a JOGAR a próxima Libertadores FORA de campo. ELA começou ANTES PRO Flamengo. Começou com nossa eliminação.
Como falei e falo ha anos no dia que o Flamengo aprender a PRIORIZAR 100 % a SEGUNDA competição mais importante do planeta e a PRIMEIRA DESSE CONTINENTE, somente nesse dia seremos campeões CONTINENTAIS a cada 3 ou 5 anos.
Em ano de Libertadores o ORCAMENTO do Flamengo dever ter; SER SEMI OU FINALISTA DA LIBERTADORES. As outras são as outras. Essa deveria ser nossa obsessão. Esqueçamos recordes nacionais. Busquemos o TOPO CONTINENTAL. Ele é NOSSO, acreditem, sempre foi, só não estamos sabendo reivindica-lo. Estamos abrindo mão do DOMINIO continental pelo LOCAL.
A pedra no caminho do Flamengo tem sido colocar objetivos menores. O Flamengo precisa se ver como o time a ser batido na LIBERTADORES. Somente essa obsessão cega por ela nos fará REI DELA. ELA EXIGE isso e não aceitou menos de nos nos últimos 38 anos é JAMAIS aceitará. Tem nos PUNIDO ano, apos ano e continuará fazendo até que entendamos. É quer nossa exclusividade.
O Flamengo verdadeiro é o de 2019 ou 2020 ? Acho que só o tempo dirá. Concordo que esse é um ano atípico, mas será que 2019 também não foi?
Devemos olhar para 2019 mas, sem achar que somos aquele time praticamente Imbatível. Coisa dificílima de acontecer novamente.
Devemos olhar para 2020 mas, sem achar que somos esse time horrível. Espero que apareça alguém com uma visão diferenciada no Flamengo e, ache um equilíbrio para esse time.
Os jogadores que estão jogando mal, deveriam ser resguardados pois são patrimônio do clube. Se aparecer oportunidade, vende.
Só fico com medo de voltar aquele clube devedor do passado.
SRN.
Em 1977 foi o início. Perdemos nos penaltis para o vasquinho. Terra arrasada? Não, foi o tiro de partida apenas. No ano seguinte o Zico ajeitou a bola para cobrar o corner bem na reta de onde eu estava; esperou o Rondinelli chegar correndo e a grande fase começou. Só festa? Não. O Palmeiras do Telê nos venceu no maraca. Terra arrasada? Não, seguimos melhorando e em 1980 chegamos lá. Eu estava lá em cima; no gol do Nunes machuquei até a mão no chapisco, numa das maiores comemorações que o futebol já viu! Dali em diante, sim, foi festa, mas para chegar até lá pulamos várias fogueiras. Dito isto, raciocinemos sobre os dias de hoje. O ano já começou todo alterado com decisões a cada semana para um time que mal tinha voltado das férias. Vencemos todas, graças a Deus; mas dali em diante aconteceu tudo de ruim: dor de cotovelo e temor dos antis, covid, paralização, volta-não volta, seleções, maratona de jogos, contusões incuráveis! Dificilmente algum dos bons jogadores terminou 2 partidas sem um problema físico; chuva, não, tempestades de gols perdidos jogo após jogo, em casa ou visitando, contra adversários fortes ou fracos, numa proporção jamais vista! E para completar, uma corja de vigaristas fortemente empenhados em não permitir que a GLORIOSA NAÇÃO assumisse definitivamente a hegemonia do futebol no país. Ah, faltou incluir o fator mais determinante de todos, a F A S E, sim amigos, na má fase, tudo dá errado.
Agora, falemos da solução. A meu ver estamos muito próximos do olimpo, mas quem será o general dessa banda? Aquele que vai separar os que não estão no melhor momento e colocá-los para correr, separados para não contaminar os demais, das 08 às 18 de segunda a segunda para recuperar a forma? (não preciso citar os nomes dessas ínguas, pois todos sabem). Aproveitar os bons jogadores que temos na base(não são tantos quanto gostaríamos, mas garanto que melhores que os que vão apurar a forma). Por fim e talvez o mais importante, apaziguar os bastidores que estão em ebulição desde o episódio de Doha…
O Flamengo 2020 TENTOU ser mais que o Flamengo 2019 e pagou o preço.
O Flamengo 2019 NAO ERA GOLEADOR.
O Flamengo 2020 tenta incansavelmente ser goleador.
Super valorizamos o Flamengo 2019 e isso criou uma DISTORCAO em nossa expectativa. DISTORCAO ESTIMULADA pela MIDIA. Entramos sempre em 2020 para golear e arrasar os adversários. SEMPRE. O antigo e velho SALTO ALTO. Um estratosférico SALTO alto de uma ilusão gerada pela MIDIA. Não fomos goleadores nem em 2019. A própria FINAL da Libertadores foi FLAMENGO 2 X River 1 , PLACAR DURISSIMO É MILAGROSO. Como foi 80% dos jogos do Flamengo 2019. O Flamengo 2019 GOLEOU POUCO e VENCEU MUITO. Esse foi um dos segredos.
O que fazer? Simples: AFASTAR Gustavo Henrique, Léo Pereira, Lincoln e Vitinho, pois, caso escaldados sejam, IRÃO PREJUDICAR O FLAMENGO.
Isso eu já escrevi há algumas semanas, quando o técnico ainda era o Dome.
SRN!!!!
Afastamento = ações na justiça do trabalho e muita grana a pagar.
Leandro de Castro?
Se o clube fizer um “afastamento” fica caracterizado “assédio moral” com consequências processuais e indenizatórias imprevisíveis ao clube!
Fala-se tbm em vender fulano ou beltrano! Mas para vender tem que ter gente para comprar!!! Concordas?
Todos os jogadores citados e não citados tem mercado fora do Flamengo. Alguns serão vendidos, emprestados ou liquidados! Não se preocupe!
Saudações!
O erro que não foi do Flamengo. Foi do futebol Brasileiro.
A CBF e TODOS os clubes brasileiros cometeram um erro estratégico ao deixarem o Campeonato brasileiro de 2020 ter 38 rodadas. PRA QUE ? 19 rodadas seriam suficiente. Esse erro prejudicou TODOS os clubes em especial os que disputavam as competições internacionais. Libertadores e Sulamericana. Se prejudicou os clubes brasileiros internacionalmente então por consequência prejudicou o futebol BRASILEIRO como um todo.
O Flazoeiro identificou precisamente a origem de tudo.
O YouTuber Flazoeiro postou um vídeo ha 1 hora INDIGNADO.
Me parece que ele foi bem preciso na análise.
Eu queria entender como pessoas que erraram tudo até agora, por motivos mil que nao os ligados ao futebol, podem a partir de agora ter uma outra visão como se renascessem.
Isso nao existe! Se nao houver mudanças vai continuar a mesma patota com os mesmos vicios. Eu nao estou em busca de culpados, eu quero é resolver esta situação de merda em que o clube está. E isso se faz com ação, atitudes firmes, honestas e diretas. Ninguem muda um ambiente se escondendo debaixo de mesa ou passando o dia na Câmara e chegando no clube as 6 da tarde. Futebol desta epoca passou, hoje isso é um grande negócio, há muita responsabilidade envolvida.
Uma reformulação completa é absolutamente necessária. Sem isso será pancada atrás de pancada. Como o Flamengo pode pagar menos que os clubes do Rio para profissionais da area de saude, fisiologistas e fisioterapeutas? Por isso que o trabalho é esse lixonque estamos vendo!
É obvio que temos que trazer um técnico. O Flamengo só foi campeão de algo importante quando teve um cara experiente, vencedor. Todas as invenções deram errado! Vamos continuar inventando o Ceni de treinador? O Flamengo virou auto-escola?
Ora, faca-me o favor! O Flamengo é coisa seria, essa turma que esta la tem que parar de brincar. Isso nao e time de pelada!
Eu nao quero culpados. Eu quero que pessoas competentes e habilitadas as suas funcoes estejam contratadas. Se tiver isso, vai andar. Com dirigente vedete, tecnico de planilha e esta turma de fisioterapeutas e fisiologistas e medicos, nao vamos ganhar nada. ROSCA! É isso que todos aqui querem?
Não é dificil saber o que fazer. Sem estrutura e sem treinador nao da para ganhar nada. Alem disso, alguns jogadores nao da mais para aturar.
Palmeiras fez uma escolha que se mostrou errada com o Luxemburgo, que por medo de perder nao foi Luxemburgo. Depois em vez de buscar “apostas” foi atras de um técnico experiente, rodado em Champions e competições europeias. Esta voando e realmente esta parecendo que vai atropelar na reta final.
Ate agora o Ceni nao mostrou nada que pudesse me convencer que ele é um treinador. Escalou Rene de lateral direito, insistiu con Gustavo Henrique e Leo Pereira, desprezou jogadores da base que ja tinham mostrado serviço, fez do Vitinho o seu pau para toda obra, tomou um vareio tatico do Diniz e do Becaccece, o time é um arame liso, enfim, nada de bom para que possa ser mantido.
Para vencer, é preciso tomar decisões acertadas, mesmo que estas sejam mero acaso. Acho que ficar parado e apostar no futuro é a pior coisa a fazer.
O Flamengo de 2020 precisa mudar. O que vimos até agora foi um show de decisoes erradas. A hora e de planejar 2021, buscar com calma um técnico no mercado, dispensar os perebas, arrumar dinheiro para T Maia e Pedro, reformular o departamento medico e viabilizar um modo de manter o gramado do Maracanã em bom estado. Tem muita coisa a fazer.
Alexandre,
Como olhar para frente cara? Acabamos de bater com a cara no muro!! Olhar para frente como?
Temos é que olhar para dentro e buscar os responsáveis…
Brás se tivesse algum pingo desapego ao cargo, que ele usa para interesses pessoais, deveria hoje cedo pedir sua dispensa como vice de futebol ao presidente do clube.
O Brás esta eleito vereador lá, as custas do clube, mas ele que vá lá cumprir o seu mandato.
Se continuarem a passar panos a coisa vai piorar!
Saudações!
Prezado Alexandre,
faço uma correção sobre o treinador do Palmeiras. O português Abel Ferreira não é experiente. Muito ao contrário. tem 41 anos. Começou a carreira na temporada 2017–2018 pelo Braga. Dois anos depois foi ao PAOK da Grécia onde ficou por cerca de 1 ano.
Perfeito!
Braga B e Sporting B…
Vamos ver quando pegar times melhores.
Até agora só baba do boi cansado…
Está dando uma puta sorte nos sorteios.
Cuiabá na Copa do Brasil e, Delfin na Libertadores.
Agora pega o Libertad do Paraguai, que eliminou o Jorge Wilstermann…
Pra chegar as finais, vai ter que passar pelo River ou Nacional do Uruguai…
Vamos ver que Abel a Tia Leila contratou…
O máximo que esse gajo conseguiu, foi eliminar o Benfica nos playoffs da Champions. Dias após, foi eliminado pelo desconhecido Krasnodar da Rússia.
Alexandre,
O que mais me incomoda no Rogério Ceni é a total exclusão da base, inclusive escalando o Renê na lateral direita. O Matheuzinho sempre deu conta do recado, inclusive com diversas assistências – JAMAIS deveria perder vaga para o improvisado Renê (que já é péssimo na esquerda, pior ainda na direita). De igual modo o Ramon está anos luz na frente desse Renê perna de pau.
O Natan jogou muito bem em todas as partidas, JAMAIS poderia ser barrado por Leo Pereba ou Gustavo Ruimrique.
Rogério Ceni mostrou algo que eu imaginava não ter, um treinador frouxo e paneleiro.
em TODAS as partidas nao jogou não…o aldairzinho errou DIVERSAS vezes
Kleber,
Olhar pra frente???? Como com essa diretoria insensível que está a frente do Flamengo???? Não bastasse a raiva da eliminação de ontem, hj , tivemos mais uma derrota de goleada, Parabéns diretoria e setor jurídico do clube, que essa economia da tragédia do Ninho, vcs com gelo no Sangue, devem comprar um belo jogador….
Sentimento de vergonha, que essa gente suma do Flamengo…
Luto – SRN
“tivemos mais uma derrota de goleada”
Não se espante se o jurídico entrar com um processo de calúnia, injúria e difamação, reivindicando retratação e indenização dos familiares dos meninos…
VERGONHA!!!!!
Temos que olhar pra frente, Egon.
Carlos Egon !
Dessa turma se espera de tudo……….
SRN
É a velha politicagem de sempre.
Deu merda?
Esconde debaixo do tapete, e volta pra sala com a cara mais suja do mundo, e diga para as visitas que está tudo ótimo, lindo, maravilhoso e sob controle.
A visita ta sentindo cheiro de merda na sala………. mas continua tudo sob controle, Egon…… pode acreditar em mim !
Kleber o que podemos esperar deste Flamengo, cuja diretoria não consegue resolver coisas simples como trocar a empresa que cuida do gramado do Maracanã, Gávea e Ninho do Urubu, vai conseguir resolver questões mais complexas. Uma diretoria que acerta a participação dos funcionários nos prêmios, depois acha que é muito e muda a premiação. Uma Diretoria que acerta o salário com o goleiro titular e depois fala que não pode cumprir o acertado. Uma Diretoria que até hoje não conseguiu resolver as indenizações as famílias dos meninos que perderam a vida na tragédia do ninho do urubu.Uma diretoria que demitiu o técnico há duas semanas e até agora não acertou com o técnico.Tudo isso traz energia negativa.
O problema do Flamengo foi falta de CALCULO.
Libertadores + Copa do Brasil = Quase 190 Milhões em premiações no TOTAL.
O grande problema do Flamengo é que não usou a calculadora. Em um ano de PANDEMIA e SEM RENDA COM BILHETERIA. Disputando 2 competições com as maiores premiações do ANO. O Flamengo simplesmente deveria ter deixado o CAMP. BRASILEIRO em 3° Plano desde o início, disputa-la só pra não cair.
O CAMP. BRASILEIRO possue uma menor PREMIACAO , mas em anos NORMAIS possue a vantagem de GERAR caixa com INGRESSOS. Como esse ano não tem venda de ingressos o camp. BRASILEIRO era uma furada e o Flamengo não viu disso, caiu na armadilha do brasileirão 2020. São 38 rodadas pra 1 títulos. Juntando TODOS os jogos da Libertadores e da Copa do Brasil da praticamente 1 turno do brasileiro e com premiações muito maiores
Calculadora nem é tão caro assim. Fala sério.
Complementando uma diretoria que deixou de receber R$ 25 milhões da rede globo pela transmissão do campeonato carioca. É uma diretoria que rasga dinheiro.
Levantar a cabeça, esquecer o ano mágico de 2019, e construir outra história, infelizmente só resta o brasileiro, mais nao vejo o flamengo com jeito de campeão
A eleição de Rodolfo Landim foi uma tragédia para o Flamengo. E isso será sentido nos anos que virão. Este indivíduo está destruindo o clube. Basta passar algumas horas na Gavea para se ter a exata dimensao desta destruição. Nao se trata apenas do futebol, mas da estrutura administrativa. Funcionarios mal tratados, mal remunerados, empáfia, ar de superioridade que nao existe.
Os torcedores nao tem ideia da dimensão do pesadelo que vai vir pela frente. Eu encaro essa mensagem do Kleber como uma advertência ao fato de que, salvo um golpe politico, nao ha nada a fazer ate dezembro de 2021 que nao seja chorar. Tomara que o day after nao seja igual ao do Edmundo Silva.
Incompreensível o Flamengo litigar contra as familias brigando por dez mil reais mensais. Em vez de buscar um acordo e fechar o processo, o clube desgastavainda mais sua imagem. O que Landim e esse vice dele estão fazendo com o Flamengo é uma covardia.
E tem gente pensando que o Braz é o culpado. Se tirarem ele, corre risco de ser rebaixado. Os jogadores nao suportam os dirigentes, tirando Braz e Spindel.
Teddy Hasky,
Deixa eu entender!
Vc esta insatisfeito pelo 2o. semestre de 2020, ou por termos ganho 5 títulos antes disso? Sendo 2 de máxima expressão no futebol Sul americano?
Bom, se os funcionários estão sendo mal tratados, o que seria isso na prática? Escalas de horários abusivos? Falta de pagamento de salários? Descumprimento das leis trabalhistas? O clube esta devendo algo a algum funcionário?
Vc fala em golpe político, de onde vc tirou essa ideia cara? Landin foi eleito com os votos da SóFla, Landin só não dispensou o Brás até agora porque ele tem as costas quentes com o Márcio Braga, então não estou entendo que golpe é esse que vc apregoa?
Por último, quem foi que deu folga de 15 dias aos atletas na saída do JJ, quem foi que deu férias de 20 dias enquanto fazia jantares e reuniões seletivas na Europa para trazer o escândalo que foi a contratação do Domènec?
Quem foi que gerenciou e articulou o caos no departamento de fisiologia e médico do clube? Quem foi?
Quem foi que apostou em um momento de crise em um técnico buscando espaço, sem um trabalho autoral reconhecidamente bom, sem experiência em gerenciamento de grandes elencos em grandes clubes e sob pressão? Quem foi?
Então não me venha com “revisionismos” por favor!
A realidade é a realidade e temos que a encarar de frente!
Agora a gente vê que o prédio magnífico que foi construído em 2019 teve tão somente as mãos dos portugueses da equipe do JJ, depois disso Brás construiu dos prédios que caíram!!!!
E vc quer deixa-lo construir ainda quantos prédios?
#ForaBras.
Saudações!
Nino, estou insatisfeito com a destruição nas finanças do clube com um planejamento insano. 2019 nao teve a ver com Landim e sim com um bilhete de loteria chamado Jorge Jesus. Este grupo está destruindo o Flamengo, sua credibilidade e história.
Quanto aos funcionários, converse 30 segundos com qualquer um deles e voce vera o quanto esta diretoria é odiada. Voce acha isso bom? Sabe porque? Nao atrasam salários, mas tratam pessoas como lixo. Infelizmente é isso.
Eu nao apregoei golpe nenhum. Falei que o Landim nao sai a menos que aconteça um golpe, o que é improvável e por isso acho que o KL fez esse post clamando por calma ja que o pior está por vir.
Não disse que o Braz nao tem parcela de culpa. Mas para mim o regime é presidencialista. Jabuti nao sobe em árvore e se ele está lá foi alguem que botou. E te digo, com informações quentes, fonte fidedigna de pessoa que trabalha no Ninho, os jogadores odeiam Bap, Landim, Dunshee e companhia. Se o Braz sair agora, o ruim pode virar péssimo, embora no mundo ideal eu penso que todo mundo tem que ir embora. Mas se voce quer o Braz fora a qualquer custo, prepare-se para ver o cunhado, o sobrinho e o primo do Braz mandando no futebol. Simples assim.
Teddy,
Seja como for, vamos aos fatos…
Houve uma reunião administrativa hoje que traçou objetivos orçamentários para 2021.
Serão necessários arrecadar 150mi em venda de jogadores, o que equivaleriam a 23mi de Euros.
Nesse valor já esta incluso as parcelas da compra do Pedro.
Saudações!
Caro TeddY, CONCORDO plenamente com o que disseste. Frequento a Gavea há muitos anos, pois moro proximo. Está um desleixo. Enquanto tivermos um vice como o Abranches, que parece estar sendo pago para responder criticas de sócios em rede social, demonstrando como disse aqui um colega, ser um idiota util, para quem o sustenta. Nosso presidente não fez absolutamente nada a não ser besteira. Não cumpriu com sua obrigação no acidente dos meninos do Ninho; demitiu Paulo Pelaipe depois de ter assegurado com ele a renovação de contrato; traiu a quem sempre esteve junto ao clube, a Globo e simplesmente uniu-se a um governador já afastado e a um presidente que financiado por melicias juntamente com seus filhinhos honestissimos; agora começa a ter pagamento das constas que virão muito rapido e agora ele vai assistir nossos jogos na globo para enfrentar quem estiver na libertadores, toda quarta no mesmo horario, joga o Flamengo. Nunca vi a Globo como inimoga, afinal morando no Rio sei muito bvem quando era a Band ou record que transmitiam nosso futebol. Só passava times de São Paulo e depois a Band passou ter equipe fixa no Rio e quando dava passava. Vou parar de falar do LANDIM PARA NÃO TER QUE FALAR A QUEM ELE PRESTAVA SERVIÇOS QUANDO DEIXOU A PETROBRAS… Só espero que O Braz assuma suas funções ou deixe logo a vice de futebol.
nino,chega a ser insano vc achar que o problema do Flamengo é o MARCOS BRAZ…FAÇA ME O FAVOR
É o total e único responsável desde a saída de JJ, só vc observar os dados cronológicos!
Me impressiona é vc achar que não!
Brás já virou figura decorativa depois de dois projetos fracassados com indicações de técnico, gerenciamento de grupo, gerenciamento de infra-estrutura.
A cereja do bolo foi a eleição dele para vereador o que o tornou insuportavelmente incompatível.
Saudações!
O timaço da decada de 80 disputou 4 libertadores seguidas: 81 (campeão), 82 (por ser campeão anterior entrou direto no triangular semifinal e foi eliminado pelo Penarol), 83 (caiu na fase de grupos para o Grêmio) e 84 foi eliminado pelo Grêmio novamente na semifinal, depois disso só voltamos a ter uma campanha memorável em 2019. Em 2020, mesmo antes da pandemia o time com JJ ganhava, mas não demonstrava o mesmo apetite de 2019 e após a sua saída e todos os problemas que aconteceram o time não se reencontrou de fato. Ainda podemos ser campeão brasileiro, mas decisões técnicas devem ser tomadas para que possamos lutar pelo único campeonato que resta.
Concordo plenamente, caro Kleber.
Nada de terra arrasada. O copo pode estar pela metade mas ainda continuamos com um time sólido e forte que só precisa de tempo para voltar a ter as condições mais apropriadas para voltar a competir em alto padrão.
O ano foi totalmente atípico. Para quem esperava ter uma receita acima de 1 bi, vai ter de se contentar com a metade ou menos. Isso atrapalha qualquer plano vencedor. A aposta foi alta e o tombo nem tanto. Continuamos com a casa arrumada e é só fazer os ajustes necessários que dá para passar sem maiores desastres. No quesito finanças essa diretoria é craque. Vão arrumar a casa e depois veremos o que será possível fazer.
É se desfazer de quem não correspondeu e voltar ao mercado para buscar soluções boas e que agreguem valor e força ao elenco. Agora Rogério terá mais tempo e menos pressão para seguir com seu trabalho. Sei que muitos vão cobrar o Brasileirão como obrigação. Não vejo desta forma. O time não vai, de repente, começar a jogar bonito, a mostrar excelente condição física, ninguém mais vai se machucar, seleção não convocará mais, etc. Os problemas continuarão e com certeza ainda vão trazer alguma dificuldade até que o time volte a ter um padrão de excelência mais competitivo.
Se vier o Brasileirão, ótimo. Se não vir, paciência. Voltamos a ser protagonistas, e isso não vai acabar tão cedo.
Grande amigo Alexandre!
Acho que existe um certo engano nas letrinhas do amigo…
Abel Ferreira nunca saiu do quintal do Sporting e Braga. Ambos times B…
Se arriscou e partiu para a Grécia, onde dirigiu o PAOK.
Em 56 jogos, derrotar o Benfica de Jesus, foi seu maior mérito nos playoffs da Champions. Dias após, foi eliminado pelo desconhecido Krasnodar da Rússia.
Tia Leila gostou e regatou para os porquinhos…
A grande verdade, é que nos seus poucos dias de Palmeiras, venceu 6 jogos, empatou 1 e, perdeu para o Goiás.
Em comparação ao que Lixomburgo fez, está pouco a frente.
Seu mérito foi enxergar os excluídos do elenco e colocar em campo.
Acontece que o portuga ainda não passou por um teste na vera.
Na Copa do Brasil, pegou o Cuiabá e, na Libertadores, a chave mais mole entre todas. Guarani, Bolívar e Tigre…
Passou lotado pelo grupelho e caiu em outra moleza…
Passando pelo poderoso Delfin – o que já aconteceu – vai encarar o vencedor de Libertad e Jorge Wilstermann.
Após isso, veremos qual foi o Abel que o Palmeiras contratou. Braga ou Ferreira…
O Palmeiras vai pegar o River ou o Nacional do Uruguai pelas quartas…
Por ora, o único “teste” pouco mais encardido, será contra o Santos pelo Brasileiro, no sábado…
Não deixa de ser uma prévia de quem realmente estamos falando…
Vamos ver as tendências, meu amigo.
Sobre o tema do post, juro que ainda não encontrei o caminho de casa.
Como temos obrigação de saber o que NÃO queremos, o que queremos, pode ser qualquer coisa, contanto que estejamos livres de: Diego Alves, Gabriel Batista, Gustavo Henrique, Léo Pereira, Thuller, Renê, Vitinho, Michael e, outras barangas que transitam pelas dependências da Gávea…
Quanto ao Ceni, ainda flutuo sobre um questionamento.
Não sei se o Fortaleza era aquilo tudo, lá pelo Nordeste ou, o Flamengo é muito menos que estamos esperando, aqui pelo sudeste.
Muitas lambanças em muito pouco tempo e, duas eliminações num espaço de duas semanas…
Grande abraço no amigo
A temporada está perdida. Não seremos campeões brasileiros. Se São Judas voltar das férias, ficaremos no G4. Meu time pra esta reta final: Neneca, Isla, Rodrigo Caio, Natan e Filioe Luiz, Arão, Gerson e Arrascaeta, Gabigol, Pedro e Bruno Henrique. Talvez dê!
Srn
Amigo Sidney, mais uma vez concordo plenamente contigo. Apenas acrescento que nem precisamos de incomodar São Judas, basta que a maré de azar saia de cena. Vejamos: T. Maia estava voando, crescendo a cada passe e eis que a contusão acontece; R. Caio dominando a zaga, segundo amarelo, vermelho, no lance seguinte a lambança; Gabigol prende o pé no excelente gramado(idem T. Maia) e até hoje não voltou; Hugo era a nova sensação do gol, do nada uma mega cagada(com a preciosa colaboração do zagueiro). Volto atrás e concordo contigo novamente no quesito São Judas; são muitas as forças do mal atuando contra a GLORIOSA NAÇÃO, a começar pela corja de vigaristas na cbf/bambilandia
Grande Egon, irmão, vc tem razão, dos 7 anos de carreira com jogadores profissionais , 5 são na Segundona Portuguesa como voce apontou. Mas o total do trabalho, inclusive trabalhando em divisões inferiores dão certa experiência que o Ceni parece não ter em tomada de decisões e administração do grupo. De qualquer forma, teve grande destaque no Braga e foi bem no proprio PAOK. Nenhuma Brastemp, mas disputou Europa League e Champions mesmo que em fases iniciais, acho que isso o expos a experiências interessantes em disputas contra outros treinadores pelo menos razoaveis.
Enquanto isso, nosso bravo Ceni tem como experiência máxima jogar o campeonato brasileiro contra treinadores brasileiros, que são boleiros, em um time em que ele é maior que o clube. Tudo o que ele fizer lá vao achar ótimo. Ou talvez a Sulamericana, um campeonato de baixo nivel nas fases iniciais.
O Abel não é genial , mas em Portugal falam muito bem dele. E o fato de ele chegar no Palmeiras e botar Scarpa (que joga bola) e outros renegados para jogar ao mesmo tempo em que consegue resultados nao deixa de ser um bom prognóstico. Realmente os adversários foram fracos, mas eu tenho sérias dúvidas se passaríamos tão fácil pelo pobre Delfin.
Ao contrário do Ceni, que não consegue fazer os jogadores jogarem com tesao (a pasmaceira é a mesma da epoca do Dome), a atitude do Palmeiras mudou muito com a chegada do Abel. Todo mundo corre, se mata, coisa que nao acontecia com o Luxemburgo.
Mas sua observação foi excelente no que diz respeito ao nivel dos adversários, notavelmente fracos. Tomara que eles se ferrem ao pegarem adversários mais fortes.
Ainda com relação ao Ceni, em vez de botar alguns garotos que tinham se destacado, ele renega os caras e aposta nas barangas.
Nosso ano depende do Brasileiro. Torço muito por ele nesta passagem mas não vejo futuro no bambi. A insistência dele em desprezar o que todo mundo ve e apostar em jogadores que ja provaram que nao jogam nada e que a torcida nao gosta não é um bom indício de sucesso. Alem disso, ele conseguiu tomar um número considerável de decisões erradas em curto espaço de tempo.
Mas eu gostaria de expor 2 pensamentos. O primeiro é que eu nao consigo lembrar de um treinador dar certo no Flamengo perdendo tanto quanto ele no inicio do trabalho. O segundo é que temos um dos melhores elencos do pais desde 2016, mas so ganhamos algo quando tivemos um técnico! Mesmo o Dorival que substituiu um destes aprendizes, quase bateu campeão, chegou em segundo, talvez se a troca ocorresse antes…E o Rueda fez tambem 2 finais se nao me falha a memória, contra Cruzeiro e Independiente, e sem goleiro!
Nao da para inventar iniciantes!
Forte abraço!
O problema do Flamengo falta de CALCULO.
Libertadores + Copa do Brasil = Quase 190 Milhões em premiações no TOTAL.
O grande problema do Flamengo é que não usou a calculadora. Em um ano de PANDEMIA e SEM RENDA COM BILHETERIA. Disputando 2 competições com as maiores premiações do ANO. O Flamengo simplesmente deveria ter deixado o CAMP. BRASILEIRO em 3° Plano desde o início, disputa-la só pra não cair.
O CAMP. BRASILEIRO possue uma menor PREMIACAO, mas em anos NORMAIS possue a vantagem de GERAR caixa com INGRESSOS. Como esse ano não tem venda de ingressos o camp. BRASILEIRO era uma furada e o Flamengo não viu isso, caiu na armadilha do brasileirão 2020. São 38 rodadas pra 1 títulos. Juntando TODOS os jogos da Libertadores e da Copa do Brasil da praticamente 1 turno do brasileiro e com premiações muito maiores
Calculadora nem é tão caro assim.
Fala sério !!!!!!
PAULO LIMA E SUAS LAMBANÇAS…
“A Fiorentina não aceita parcelar o passe do Pedro. Ou paga no pau ou, perde o jogador”…
DEU NO POSTE…
“O orçamento também inclui os valores necessários para a compra do atacante Pedro, estipulada em 14 milhões de euros em seis parcelas a partir de 2021.”
VOANDO… PELA JANELA…
“Não entendo como os técnicos do Flamengo, não enxergam que Lincoln está voando”…
Hoje, um pouco mais calmo, admito:
Temos que sonhar.
Que 2020 ainda seja possível.
PRA FRENTE MENGÃO.
Kleber sou radicalmente contra o “isentocionismo”, assim os responsáveis pela tragédia do 2o semestre de 2020 nas competições mais importantes da temporada devem ser identificados e lhes atribuídas as devidas responsabilidades.
A “nutelagem futebolistica”, o “passapanismo” do paternalismo futebolístico gerou em um passado recente o “modo banana”, o “arame liso”, e sinceramente queremos que os responsáveis mostrem as caras.
Landin deveria ter assinado hoje cedo a exoneração do Marcos Brás na primeira hora do dia, mas o Márcio Braga não deixa, não é mesmo?
Marco Brás se tivesse ombridade, se não fosse uma aproveitador que usa a imagem do clube, ele mesmo pediria demissão depois da tragédia de ontem, que vergonha!!!!
O isentocionismo passapanista só vai gerar mais atrito, mais revolta na torcida, mais cobranças, mais frustrações, ou alguém duvida que o Ceni não vá cumprir direitinho de forma completa a sua “apoteose” de um técnico demissionário? Para isso ele vai precisar de mais alguns jogos, até lá estaremos no buraco e a Gávea em polvorosa.
Mas o seu post menciona “o que fazer?”, “em qual direção?”, “seguir em frente!”, nada disso meu caro! Essa atual vice presidência não tem condições de continuar, pelos resultados em campo, fora de campo na organização e até por questões pessoais e políticas.
A hora é de olhar para os lados e não em frente, olhar para trás e para dentro do próprio Flamengo.
O Flamengo é maior que qualquer “vedete”. Gelo no Sangue, Fumaça Branca no Vaticano, Landin e Bap criaram um monstro do vedetismo futebolístico, só comparado mesmo a Eurico Miranda, que diga-se de passagem, tbm era faccioso e fumante de charuto.
#ForaBras.
Saudações!
Esse papo de olhar pra frente funciona assim. Vamos olhar pra frente, manda o Dome embora porque ele escala errado, coloca Vitinho, Lincoln e reveza Leo Pereira e GH, manda embora que vai melhorar.
Vamos olhar pra frente, contrata o Ceni. Agora vai!!!!
Sim, vai continuar tudo igual, alias, pior. Agora o ataque nao faz gol e a defesa continua levando gol. Ué, mas não mudou o técnico e tudo ia mudar? é, mas ele continua escalando GH, LP, Vitinho, Lincoln…HUmmmm… sobrou o Brasileiro, vamos olhar pra frente… Vamos sim, mas o patrão mandou continuar escalando os mesmos, vitinho, lincoln se revezam na frente perdendo os gols, e atras o LPereira e o GH se revezam entregando os gols… Vamos olhar pra frente..
E nosso DM? Mas o Flamengo vai jogar uma decisao contra o Racing no Maracana, sera que nao vale a pena escalar o Gabigol um tempo e o Pedro no outro??? Ah, mas o Gabigol nao treinou… Nossa então vamos de Vitinho, o menino treina super bem e está inteiro…
Resumindo: Vamos olhar pra frente e fingir esse otimismo patético e soberbo de acharmos que somos melhores em tudo.
Primeiro passo para olhar pra frente é olhar pra trás e corrigir o que de errado foi feito, e nisso em qualquer empresa os dedos devem sim ser apontados na ferida.
CHEGA DE PASSAR PANO PRA JOGADOR, DIRIGENTE, ASSECLA, FISIOTERAPEUTA PARTICULAR DE JOGADOR E QUALQUER UM QUE ENTENDA SER MAIOR QUE A INSTITUICAO FLAMENGO!
SRN
QUE SAIA A BARCA: DIEGO ALVES, CESAR, RENE, LP, GH, RENE, ARAO, VITINHO E LINCOLN.
Foi eliminado ? paciência. Será mesmo que alguém acreditava que ia passar da oitavas ? Eu acreditava na eliminação infelizmente pois não temos um time competitivo a esta altura então pra mim foi ate normal ser eliminado, estava dentro do esperado. Historicamente no Flamengo se as coisas vão mal o que se sobressai é a determinação a garra e a vontade (que chamamos de raça). Times muito ruins se superaram e conquistaram títulos grandes só na raça. E convenhamos apesar de técnico este time não tem nenhum um pouco da garra rubro negra. Então se não for na técnica , dificilmente ganharemos de outra forma. Agora é bola pra frente é tentar melhorar este time pra disputar o campeonato Brasileiro, não acho que vá ganhar mas tem chances de ficar entre os 10. Saudações Rubro negras.
Nino, assédio moral é o que essas pragas que se dizem jogadores fazem com os torcedores, aquele radialista foi perfeito no seu conceito sobre o Vitinho, deixe esses caras treinando e finge que eles nem tão ali, uma hora aparece um trouxa que quer. Em um time que Vitinho bate falta, escanteio, pênalti e não é substituído não pode dar certo nunca.
Perfeito !!!!!!!
Tá complicado Wandersn,
A chapa vai esquentar ainda mais com o ciclo apoteótico necessário para a demissão do Ceni, até lá as coisas irão pegar foto, vai sobrar para todo mundo, não vai ter essa de isentar ninguém, passar pano e olhar para frente não!
Saudações!
“Vamos olhar pra frente?”
Sem questionar e debater ? Sem olhar os erros?
Assim não crescemos nunca. Não aprendemos nunca.
Na vida , “olhar para frente” é sempre o ideal. Mas usar o passado como aprendizado é fundamental para evoluir de maneira correta.
Flamengo errou ao ficar réfem integral do Mister e sua comissão. Errou ao contratar Domenec , errou mais ainda ao Demiti lo e equivocou se na contratação do aprendiz Ceni.
Jogamos fora Copa do Brasil e Libertadores e com isso um caminhão de dinheiro.
Sinceramente, penso ser muito difícil ganharmos o brasileirão, no máximo um G4, mas pelo baixo nível dos concorrentes do que por mérito nosso.
Apesar do ano vencedor, pois faturamos 3 títulos na temporada, o cenário atual é de terra arrasada e abandonada. Nossa diretoria além de incompetente , está se mostrando omissa e negligente com a situação.
Porem , obvio que os jogadores tem grande parcela de culpa no semestre de fracassos. Muitos acima do peso, simulando contusões, descompromissados , ou seja , agindo como mercenários.
Por fim , demitir o aprendiz agora seria inútil e mais custoso ainda. O ideal é arrastar com ele até o fim de temporada e já iniciar as negociações com Sampaoli. CHEGA da mesmice dos técnicos brasileiros, vide a evolução do Palmeiras! E também já enumerava uma barca de dispensas para 2021.
Mas os jogadores precisam ser tirados da posição de conforto. Já suspenderia de imediato o pagamento de salários até Janeiro. Cancelaria folgas . Levaria o grupo para treinar, em tempo integral, na Gávea com publico na arquibancada. Jogadores estão precisando sentir o ” o calor” da torcida …
E a ultima medida seria a renuncia de Landim e BAP, e demissão do Tanure .
Não há desculpa convincente para um profissional supostamente competente para escalar e manter Vitinho e Gustavo Henrique em jogos de vida ou morte (isso vale para o Ceni e o para Braz também). Os dois peladeiros citados (há outros) foram recorrentes em falhas sucessivas que acabaram com o Flamengo em 2020.
Fica a impressão de sabotagem e de que haverá continuidade da teimosia dos jogos restantes em 2020. Há ainda uma tênue esperança de recuperação no Brasileiro, caso Rogério saia do transe (ou de seja lá o que for) e comece a virar técnico de futebol. Acabou o amor com essa diretoria.
Li cada comentário aqui do blog. Chapa fervendo – e não tem jeito mesmo…
O futebol não tolera nostalgias, estamos vendo isso na prática. 80% do elenco multicampeão foi preservado, mas um ano depois coleciona fracassos, vexames. O staff – até então muito competente – literalmente derrete. A política dá as cartas com um jogo de bastidores nojento.
É muito difícil ignorar tudo isso e “apenas” olhar para a frente…mas talvez essa seja a única coisa que nos resta. A partir de agora, cada jogo do Campeonato Brasileiro passará a ser vital para resfriar essa temperatura ou para literalmente entornar o caldo. Já começa sábado, contra o Botafogo. Vamos ver a escalação que Rogério Ceni vai levar para o jogo, vamos ver como o time se comporta…
De uma coisa eu tenho certeza: sairemos dessa temporada machucados, com cicatrizes, mas SE ganharmos o hepta, a fotografia não será ruim. Só conseguimos ganhar 2 X seguidas o Brasileiro em 82/83. Trata-se de um feito histórico.
Que São Judas Tadeu nos acompanhe nessa jornada.
S.R.N.7
O que fazer? Simples, ligar a TV e assistir o Palmeiras ganhar a América dentro do Maracanã. Talvez outro brasileiro. Pois pelo que vi de Boca e River não estão como antes.
O Flamengo caminha para terminar a temporada com as mãos abanando, o que é rotina pois 2019 foi exceção, além disso teremos um ROMBO para pagar, um elenco caro para sustentar, teremos também um tapa na cara de quem acredita que basta ter elenco bom que o campeonato está ganho, será que não perceberam que treinador é fundamental? Vejam a mudança!
Time que toma gols como o Flamengo não ganha campeonato NENHUM! Aquilo é um bando taticamente.
Entendam, treinador é 51%, elenco é 49%. Elenco bom sem treinador não funciona!
Olhem o Palmeiras! Luxa saiu, decolou! E não é que aquele portuga é bom? Rapaz, que legal ver os porcos jogarem, aliás, o clube verde cortou os gastos, perdeu Dudu, e pode beliscar título. O motivo? Conseguiu encontrar um treinador.
Também acho que o Palmeiras será campeão da Libertadores sem muita dificuldade. Talvez um Grêmio na final possa dar um aperto, talvez…Clubismo a parte o time hegemônico no futebol brasileiro é o Palmeiras. E porquê? Porque não se importa em copiar o que deu certo em outros clubes. Copiaram o saneamento financeiro e o treinador português do Flamengo. Claro que tiveram e ainda têm a ajuda de mecenas mas não cometeram grandes loucuras em compras de jogadores milionários. Compraram aos montes e errado com o tal Alexandre Matos e o que fizeram? Mandaram embora o cara, venderam o Dudu, chutaram fora um monte de medalhões e agora aproveitam garotos da base (única coisa boa feita pelo Luxa). Erraram feio ano passado e no começo deste com relação aos treinadores mas agora parecem ter acertado. “Ah mas tiveram sorte nos sorteios”. Bem, a sorte costuma acompanhar a competência, sabemos bem disso conforme 2019 nos ensinou. Que também possamos aprender com nossos erros e olhar para frente, pois isso é essencial na vida mas olhar para dentro nos momentos de crise é mais ainda!
Daniel G.,
O pessoal da velha gaurda ainda tem essa ideia de que treinador basta não atrapalhar. Isso funcionava lá nos anos 60/70/80, em que o futebol de fato não tinha qualquer estratégia e beirava o amadorismo. Hoje em dia o futebol é pura estratégia e organização, quem não tiver plano de jogo vai sofrer até contra times mais “fracos”.
Eis que entra a ineficiência dos entregadores de camisa brasileiros, ainda parados no conceito de “paizão” e meros motivadores de elenco (bater palma e gritar na beira do campo: Abel Braga, Luxemburgo, Tite, Mano Menezes e outras porcarias).
O Luxemburgo, considerado o melhor treinador por anos, conseguiu fracassar no REAL MADRID galáctico, ao ponto do português FIGO ter dito que ele foi o pior treinador que teve na carreira.
Mais recente, o caso Inter/Coudet evidencia a importância de um TREINADOR. O cara fez milagre com um time colorado horroroso – fazendo do comum T. Galhardo o artilheiro do campeonato. Bastou entrar o Abel Braga (considerado um dos “grandes” do futebol brasileiro) para desandar por completo o trabalho até então realizado.
Treinador competente é CRUCIAL… E competência não se encontra no mercado brasileiro!
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2020/12/03/globo-quer-flamengo-as-quartas-livres-mas-vai-ter-que-esperar-um-pouco.htm
O preço da insensatez, da ignorancia e da falta de respeito pelo proximo ou por parceiros, ainda nos fará pagarmos bem caro, quem viver verá. Éramos segundo nós torcedores uma seleção, seleção que perdeu de 5, de 3, de 4 e etc….agora chorar não fará diferença. Leiam o que a globo desejou e saibam que eu se fosse de la tambem agiria igual, pois foi traida e exposta por uma direção fraca que vai acabar com tudo que Bandeira deixou e se quer saber, quem tem um vice presidente geral como o nosso, totalmente imbecilizado, não precisamos de mais nada para nos afundarmos.
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2020/12/03/globo-quer-flamengo-as-quartas-livres-mas-vai-ter-que-esperar-um-pouco.htm
Grande Robert, um comentario meu respondendo ao grande Egon (concordando com ele basicamente) não entrou!
E concordo com as principais tendencias que pude constatar aqui:
1-Ceni é fraco, temos poucas chances com ele. O FLAMENGO TEM QUE TER UM TREINADOR,NÃO UM INICIANTE OU MOTIVADOR.TREINADOR COM CURRÍCULO E CASCUDO.
2-Não ao isentocionismo.
3-Tem que olhar para a frente e ganhar o Brasileiro, mas sem cortar o que está errado será dificil.
E acrescento mais um tema a se discutir: aqui pouco se falou da responsabilidade de jogadores. É certo que os dirigentes são pessimos, mas ser lider para pedir grana é mole. Quero ver ser líder quando a coisa tá feia. Que jogador botou a cara ontem ou vai botar hoje e explicar o que acontece no grupo, explicar a derrota para aquele time bisonho? Quem vai se comprometer com a torcida a ganhar o Brasileiro? Nosso elenco não tem líderes.
Alexandre,
“Quero ver ser líder quando a coisa tá feia”.
O líder e capitão do time não aparece nem nas vitórias, quem dirá nas derrotas. Nunca vi um líder que é mudo, em qualquer profissão… Fiquei constrangido assistindo o vídeo do pré-jogo da final da Libertadores, o Everton Ribeiro fala por 20 segundos e logo é atropelado pelo Rafinha – que por certo viu a incapacidade do 7 de discursar e motivar quem quer que seja.
Já comentei aqui, deixaram o CAPITÃO e LÍDER do grupo ir embora para a Grécia!!!
Diegão , concordo com vc! E tb com o que vc falou em outro post dizendo que ER7 esta numa prateleira de cima aqui no futebol brasileiro mas nunca foi o fenômeno que tentaram nos vender.
Rafinha realmente esta fazendo falta, nao so como lider mas tb como jogador. O nivel do Isla é muito baixo ate o momento.
Ontem eu vi um youtuber dizendo que ele quer voltar! Segundo o cara, ele nao esta feliz na Grécia e se arrependeu de deixar o Flamengo. Se for verdade, o momento financeiro nao ajuda!
Deixar o,Maracanã bem lindo prós times que DISPUTARAO A FINAL DA Libertadores 2020.
Essa é a única certeza que sobrou. Que ironia. O atual CAMPEAO arrumando a casa pra festa dos outros.
Na há nada como uma Libertadores atrás da outra com uma PANDEMIA no meio.
O caso Diego Alves.
Segundo o jornalista Venê Casagrande, Diego Alves tinha acertado um salário de 700 mil e, que foi vetado junto ao departamento financeiro a a presidência(leia-se Bap)
Acontece que o goleiro já recebia os 700 mil por mês. Então pela lógica, foi o único que permaneceu no elenco sem receber nenhum aumento depois do ano tão vencedor como foi 2019.
Como foi o ultimo a negociar a renovação, “deu azar” por conta da covid.
Então fazendo as contas rápidas, são R$ 18,67 milhões por 2 anos de contrato. ( algo muito perto de 3 milhões de euros pelos 2 anos )
o que eu quero saber é se o Diego Alves não terá seu contrato renovado por falta de dinheiro, ou por picuinha do Bap?
Se for pela picuinha, Brás já pode pedir p siar, né? Porque sua moral já foi pra casa do #$%¨&*$&*a muito tempo !
Não vai renovar com o Diego, e voltaremos a 2018…quando tínhamos pavor dos nossos goleiros.
Mas vamos olhar pra frente, que melhora!
Anderson,
As notícias já são pelo fim das negociações com o Diego Alves. Acredito que a situação financeira (pós eliminações) acabou pesando e muito neste caso. De fato é preocupante a situação do goleiro, afinal, temos apenas o Hugo (que é excelente debaixo das traves e horrível fora dela, além de parecer ser um irresponsável contumaz) e reservas muito ruins.
O pior é que com a situação financeira ruim o clube acaba sem poder pra comprar algum goleiro experiente… O sonho do Egon (Ivan da Ponte Preta) hoje em dia é super distante.
Pessoal, parece que as negociações com o Diego Alves continuam. O goleiro tem uma proposta do Flamengo em mãos autorizada pelo Tostes. Se aceitar naqueles termos, fica. Esse papo de negociação encerrada seria uma estratégia de pressão no jogador e seus representantes.
Fonte: Dando Choque. Ha outros youtubers que tambem confirmam essa informação.
O que dizem Fox, ESPN, Globo? Nao sei, nao me interesso em saber o que aqueles jornalistas paulistas e antis pensam. O Flamengo para os rubro-negros!
Caros amigos do blog,
O Rogério chegou ao Flamengo com a ideia de utilizar um 4-2-4, dando preferencia aos homens de velocidade. Segundo ele era o esquema preferido no Fortaleza.
A questão é que o Fortaleza, diferentemente do Flamengo, nao ptecisa propor o jogo. Pode se agrupar e utilizar a velocidade em contra-ataques.
Um elenco como o do Flamengo, que possui 4 jogadores que poderiam vestir a 10 em qualquer clube do Brasil, precisa fazer com que os seus meias utiiizem a inteligência para acelerar a troca de passes e não deve optar pela correria.
O 4-4-2 é o esquema para o Flamengo. Na falta da dupla Gabigol e BH, um 4-5-1 pode ser utilizado.
O 4-2-4, privilegiando os”homens de velocidade”, esquema do Rogerio, acaba por não trocar passes rápidos no campo de ataque e isso cede o contra-ataques que encontram o sistema defensivo exposto.
A correria não é o caminho! A bola é que tem que tem que ser movimentada rapidamente!
SRN!
André, o futebol não é estático. O 4-2-4 pode virar 4-3-3, 4-5-1, 3-5-2.
Senão vejamos: Arão, Gerson no meio; ER7 na direita, Arrascaeta na esquerda, BH e Gabigol na frente é um 4-2-4. Pode virar um 4-5-1 com Arrasca no meio e BH na esquerda como fazia o Dome. Arão recuando para começar o jogo vira um 3-5-2 ou um 3-4-3 quando Isla passa e o ER7 vem para o meio e assim vai.
Eu acho que o Rogério errou, mas é nítido que o desempenho do Flamengo melhorou em campo. O jogo diante do Racing estava até fácil e poderia terminar numa goleada com as chances perdidas por BH, Vitinho e ER7 ainda no 1º tempo. Não deu e me choca ler que o Flamengo foi inferior ou levou um nó tático.
Racionalmente, o Flamengo deve ir de Rogério até final do Brasileirão. Diretoria não pode agir com emoção. Isso fica para nós, torcedores.
Rogério errou? Sim. Deu azar do grande volume de jogos decisivos logo que chegou. Quem base lembra de JJ no início? Escalou até Rafinha de ponta e perdemos do Emelec. Depois, demos sorte nos pênaltis.
Agora, Arão bateu um pênalti de pelada. E fomos eliminados.
Ceni tem errado ao insistir com Vitinho e Gustavo Henrique. Deveria mandar Vitinho e Bruno Henrique treinarem finalizações o dia inteiro. Mas depois do jogo com Racing, duvido que vá insistir com eles. Rogério é um cara trabalhador, entende de futebol e vai dar certo. Só precisa conhecer melhor os limites de cada jogador disponível no elenco.