Mesmo torcendo para estar errado, duvido muito que a maioria esmagadora de quem participa do nosso blog não tenha perdido alguém muito querido, na guerra contra este vírus diabólico.
A sucessão de notícias ruins é algo espantoso, pois mal você começa um luto, lá vem outra porrada. O que outro dia vi na televisão, quando um médico afirmou que, quem entra em uma UTI e é intubado, as possibilidades matemáticas de sobreviver são em média de 30% e, ainda assim, há a possibilidade de sequelas importantes, infelizmente, corresponde à realidade. Depois do querido amigo Paulo Stein, chega a notícia da morte de Agnaldo Timóteo.
Esta é uma longa história de vida que começa em 1966, na cidade de Itapetinga, interior da Bahia, onde um tio que, era meio que pai, de nome Zelito, tinha uma rádio e, sabedor que já aos 17 anos tinha eu paixão pelo tema, sugeriu que fosse para lá, onde poderia começar a aprender alguma coisa.
Na Rádio Jornal de Itapetinga, comandei pela primeira vez uma mesa redonda, aquecimento para o jogo Brasil x Portugal, na Copa da Inglaterra. Ainda em Itapetinga, no cinema local fui a um show que estava sendo aguardado com enorme expectativa e, só consegui lugar em função da rádio do meu tio ter sido uma das apoiadoras.
Público de Fla-Flu esperando Agnaldo Timóteo soltar seu vozeirão. Ali, tive o primeiro contato com este ser humano especial. Quem diria que, um pouco mais na frente, estaria eu comandando uma mesa redonda e que um dos participantes seria exatamente Agnaldo Timóteo. A turma era muito boa. Francisco Horta era o tricolor. Áureo Ameno, o vascaíno. Celso Garcia, o rubro-negro e, Agnaldo Timóteo, o Botafoguense. Talvez a maioria esmagadora das pessoas não tenha a noção exata da extraordinária figura humana que foi Agnaldo. Ganhava muito, mas de tanto que ajudava as pessoas, tinha que viver correndo atrás…
A paixão pelo Botafogo também foi responsável por alguns momentos no “vermelho”. Sou testemunha das inúmeras vezes, das mais variadas formas, que Agnaldo tirou do seu para ajudar uma de suas paixões de vida, talvez a maior, que foi o Botafogo.
Morri de rir quando vi na televisão uma cena em que Agnaldo invadiu o campo para dar uma bronca em Claudio Adão, que havia perdido um pênalti. Quem viu o seriado DR.CASTOR, deve ter tido, pelo seu depoimento transparente e sincero, a noção exata do ser humano que estava por trás daquele vozeirão.
No nosso mundo, já foram tragados por este vírus desgraçado: Jorginho, o mais doce dos massagistas que o futebol do Flamengo conheceu; Maguito Vilela, governador, senador e que não pôde ser prefeito de Goiás, vítima desta praga. Figura querida que, como rubro-negro terei gratidão eterna; Paulo Stein, o Paulota, mais do que um amigo, um irmão; e, por último, Agnaldo Timóteo. Quando me passa pela cabeça colocar aqui que alguns venceram a guerra contra o vírus, como Paulo Pelaipe e Branco, vem a lembrança de que há mais amigos lutando pela vida. Que tristeza… que enorme sensação de impotência…
Aí vem a revolta. Grande, geral e irrestrita. Revolta pela forma inadequada, inconsequente, irresponsável e incompetente, por parte de quem deveria zelar pela saúde do povo brasileiro e nada fez.
Revolta pelo egoísmo e estupidez de muitos, que ignorando a ciência e pouco se incomodando com o sofrimento alheio, se amontoam e se negam a utilizar máscaras. Será possível que este tipo de gente ainda não entendeu o tamanho do problema?
Enfim, o que nos resta é torcer para que os dirigentes, finalmente, dirijam para o caminho certo e que parte significativa da sociedade tome vergonha na cara e, tenha um mínimo de respeito pelo seu semelhante.
Meu querido Kleber, quando a gente se depara com ministro da corte suprema do país, atendendo a interesses escusos , libera cultos religiosos, estamos entregues a irresponsáveis.
Meu pai sempre me dizia ,filho o exemplo vem de cima. Seja exemplo a seus filhos .
Não temos liderança. Governadores e Prefeitos perdidos, cada um por si.
Governador do nosso estado dando festa com pagode má serra.
Foi uma páscoa triste, muito triste .
Páscoa muito triste e quase sem esperança com tantas pessoas insistindo em se aglomerar e sem usar máscaras. Não acredito que seja apenas por ignorância . São pessoas cruéis e irresponsáveis .
Fico pasmo com a falta de consciência de governantes e do povo em geral. Falta compaixão, solidariedade e bom senso de grande parte da população e, principalmente, de certos agentes públicos.
muito triste mesmo primo … este país , infelizmente , está nas mãos de políticos que vendem a alma ao diabo por causa de dinheiro ….e deparamos com um povo sem amor próprio , sem amor pelo semelhante , egoísta e irresponsável ….Tenhamos fé e esperança que a Páscoa seja o renascimento , com a cura deste virus , e com um mundo melhor , onde haja respeito , fraternidade , igualdade e justiça …Feliz Páscoa , primo , que Deus se faça presente em nossas vidas ..bjos rubronegros no coração
Comentei isso ontem com um irmão, o exemplo vem de cima, se o m lider politico da mal exemplo, cono pode se cobrar da sociedade, é complicado !!
Bela explanação, Kleber!!! Mostrando amor aos seus semelhantes, algo raro hoje em dia. Mesmo diante das adversidades devemos acreditar, sempre. Minha amada e querida mãe, já falecida, nos criou através de ditados, dentre os quais teve um oportuno para o momento. A VIDA É PROVA DE FÉ, A ESPERANÇA QUE NÃO SERENA, NÃO SE RENDE A MARÉ. UM ABRAÇÃO E UM BEIJO NO CORAÇÃO.
E o pior, meu caro Octávio Drummond, é que a decisão liminar do ministro Kassio ( concá) Nunes Maia conflita com decisão anterior do pleno do STF que confere aos prefeitos e governadores competência para regulamentar o que pode e o que não pode funcionar na pandemia. Significa que não vale nada a decisão dele. Mas o Fux, que é corajoso para algumas decisões é lento para outras, tem que imediatamente cassar essa liminar imoral.
Caros amigos do blog,
Foi uma Páscoa realmente triste. Muitas pessoas que insistem em aglomerações vêm demonstrando um enorme descaso com a vida própria e com a vida alheia.
Não é possivel que as pessoas não se sensibilizem com o número de vidas humanas perdidas.
Ficar em casa, usar máscara e evitar aglomerações! Isso já melhoraria muito a situação enquanto a vacina não chega.
Sempre busquei enxergar as pessoas em geral por suas virtudes, mas essa pandemia veio demonstrar que a tese do Doalcei Camargo, já divulgada tantas vezes aqui no blog, está corretíssima. Infelizmente!
Abraços a todos!
SRN!
É revoltante mesmo ver uma crise na saúde pública virar uma questão política! É inadmissível ver o descaso de governadores e prefeitos com vidas humanas. Onde está o dinheiro? Isso tem que ser explicado. Medidas sanitárias sem eficácia, nem critérios. Em contrapartida, parte da população parece viver sem consciência do perigo real. Momentos difíceis.
Nobre Kléber, parabéns pelo texto.
Infelizmente estamos sendo governados por quem sempre negou a gravidade da Covid-19, debochou das medidas sanitárias, não buscou uma integração com prefeitos e governadores, garantiu que o país não ultrapassaria as 800 mortes, promoveu aglomerações, tentou esconder as estatísticas oficiais o que fez a imprensa ter que fazer o papel de divulgador dos números nacionais, fez campanha contra as máscaras e pela liberdade do brasileiro de não se vacinar .
Termos 4 ministros da Saúde em tão pouco tempo não poderia dar certo. Se formos fazer analogia com o futebol, já pensou em 4 VPs de futebol em mesmo período? O rebaixamento no campeonato seria o resultado final.
Tenho uma certa dúvida se devemos condenar quem se expõe e expõe outros à COVID, “autorizado” que está a agir assim pensando que a doença é uma mera “gripezinha” e que é só tomar uns remedinhos “preventivos” que estará protegido. Não é uma escolha livre se mentiram desta forma para elas.
Somente resolveremos a pandemia no país se erradicarmos as mentiras e o negacionismo.
SRN
Desculpe, mas no seu comentário vc parece isentar o maior culpado dessa tragédia : o presidente , que sempre negou a gravidade da situação, negou vacinas, basta vc pegar os vídeos com as declarações absurdas dele e de seus auxiliares. A negação do óbvio que resultou nesta inacabada tragédia.
Com todo respeito.
Agnaldo Timóteo, vai cantar no céu… os sonhos mais lindos!!!
Perdemos uma voz inigualável. Um homem que nao tinha medo de expor sua opinião sobre os fatos, ainda que equivocada. … Comentava politica, futebol, atualidades e musica…; Faltou mais ênfase da imprensa pela sua perda.
Que DEUS conforte o coração da família. !
Estranhamente, tentaram esconder que Ele já havia tomado as duas doses da Vachina….
Que Deus nos Ajude!
Prezados, o blog está passando por dificuldades técnicas,
Devido a problemas no cache, alguns amigos não estão acessando posts mais recentes. Se você souber limpar a memória cache do seu navegador, já deve resolver, caso contrário, estamos trabalhando para contornar a situação.
Enquanto isso, seguem abaixo os últimos posts publicados no blog, o acesso via link não está comprometido.
02/04 – Momentos de dúvida e reflexão
04/04 – Momento duro de lidar e aceitar
05/04 – Passeio Santo
06/04 – Antes tarde do que nunca