Na roda de rubro-negros, o que mais se fala é como deve agir Rogério Ceni entre esta quinta-feira e o próximo domingo.
O curioso e, isto poderá ser verificado nos comentários dos amigos e companheiros do blog, é que a unanimidade passa ao largo.
Esta quinta, Libertadores. Domingo, estreia no Campeonato Brasileiro. Time alternativo na Libertadores, já que a classificação está garantida?
Vou começar. Embora a classificação para as oitavas esteja definida, é bom não esquecer de dois detalhes importantes.
Primeiro, estar no pote 1, no sorteio para os confrontos das oitavas, é o primeiro passo para eliminar um problema imediato, já que, em tese, os clubes mais fracos estarão no pote 2. Claro que, ao invés de sorteio pode pintar um “azareio” como, por exemplo, pegar o River Plate, que estará no pote 2.
Porém, “matematicamente falando”, a possibilidade de quem estiver no pote dos primeiros colocados pegar um time mais fraco, sem dúvida, é grande.
Além disso, a soma de pontos nesta fase de classificação irá determinar, a partir das oitavas, até a semifinal, quem jogará a última partida em casa. Não será o caso da final, programada para jogo único, em Montevidéu.
Quanto ao Campeonato Brasileiro, impensável não ter o time principal em campo no dia da estreia e, contra, em tese, nosso principal adversário.
Então, a melhor alternativa é jogar com força máxima os dois jogos?
Eu diria que, quase isso. Domingo, óbvio! E neste jogo da Libertadores, poupar quem precisa ser poupado. Exemplo: Filipe Luís. Jogador precioso, que pela idade, não deveria jogar duas partidas em intervalo tão pequeno. O mesmo pode ser aplicado ao nosso capitão Diego.
Além deles, alguém que tenha qualquer risco. No mais, toda turma em campo.
A teoria do extraordinário treinador Jorge Jesus, o nosso doce Portuga, de não poupar ninguém, acreditando que o descanso ficaria por conta de sexta e sábado, está atrelada à metodologia de trabalho da equipe dele.
Com certeza, havia uma estratégia para isso. Hoje, a turma que comanda é outra, com métodos distintos. Portanto, o que se aplicou lá atrás e, com sucesso, não é garantia de que vá dar certo agora.
Temos poucas dúvidas com relação ao aspecto técnico. No gol, em função das permanentes contusões de Diego Alves; no melhor companheiro para Rodrigo Caio; e como arrumar a meiuca sem Gerson, caso a venda seja confirmada.
Neste exato momento não posso repetir o que tenho afirmado ao longo destes três últimos anos, de que o Flamengo só perde um campeonato de pontos corridos para ele mesmo. Temos problemas. Se resolvidos com competência e sorte, voltaremos a ser barbada…
Acho que a chance de pintar um azareio é enorme, visto que entre os segundos colocados há River Plate, São Paulo e, talvez, Boca Juniors ou Santos, Velez, Defensa y Justicia e Internacional.
Ou seja, não há jogo fácil! Como o jogo contra o Fluminense foi sábado, acho que todos podem jogar contra o Velez e, se for o caso, deixa para poupar quem estiver com risco de lesão no jogo de domingo. Depois da corneta gigante do último jogo da Libertadores por causa da escalação, melhor não poupar.
SRN
POUPAR so no 2o tempo
Dps de fazer o resultado no 1o
Ai no intervalo substitui e POUPA 4 ( deixa 1 pra alguma emergencia)
Podíamos poupar o próprio Ceni!!!😁
Tem que jogar todo mundo sábado e domingo.
Porque se não me engano o Flamengo só volta a jogar dentro de 10 dias, por conta do adiamento de partidas do brasileiro e copa do Brasil.
Então, joga todo mundo sem problemas.
SRN
Digo quinta e domingo.
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
Já estarão sendo poupados BH e Arão por suspensão; os jogos são muito muito importantes e ainda por cima estaremos muito desfalcados pela outrora gloriosa seleção (em minúsculas) a seguir. Portanto, jogam todos, talvez no jogo de domingo poupe-se o Filipe Luiz que vai carregar o time durante a “pandemia” das seleções. Observem que já armaram uma dispensa do Daniel Alves que não vai ser surpresa se surgir jogando durante as datas fifa. Se fosse um dos nossos o critério seria outro, certamente. Esta indecência chamada cbf tem como objetivo impedir a hegemonia Rubro Negra.
SRN
Paulo e Márcio já expressaram o que penso:
Tem que jogar com todos os titulares nos 2 jogos, visto que já estão suspensos BH e Arão no 1º jogo e depois do 2º ficaremos sem jogar por 10 dias.
Força total.
Finalmente um jogo do Flamengo na Globo, teremos nesse domingo ás 16:00 para praticamente TODO o Brasil.
Merecíamos que todos os rubro-negros dos quatro cantos do país pudesse contemplar nossa paixão comum.
Que saudade que eu estava, além da ótima qualidade de transmissão, e também ótimos profissionais, as outras emissoras estão muito atrás da globo nesse quesito.
Caro Kléber e AMIGOS!
Sou a favor de jogar as duas partidas com o que temos de melhor.
Vamos jogo a jogo e tentando fazer o nosso melhor.
Mesmo desfalcados de jogadores para seleção, haveremos de lutar e fazer o máximo que pudermos.
O América de Minas em dois jogos não foi superado pelo Atlético que tem grande plantel. Futebol de hoje tendo força já ajuda muito. O Palmeiras usa mais a força e sempre deixa suas brechas.
Confio numa vitória amanhã e no domingo. Com ou sem Gerson e outros. Falando em Gerson vou lamentar sua provável saída e vou continuar acreditando que outros chegam para ajudar.
Para o Flamengo é concentração e não perder gol.
SRN
Também concordo com a turma: “todas as carnes na grelha”.
Já não chega o pessoal do curso de Medicina e os suspensos por cartões idiotas?
E que nesses dez dias de “folga” treinem bastante o posicionamento defensivo e melhorem o preparo físico, pra que agüentem pelo menos uns 70 minutos.
Nosso time é bom, temos que nos concentrar em nossas falhas e corrigi-las. Ano passado legamos uma barbada, o Racing e não arrumamos nada. Vamos pra cima deles, isso aqui é Flamengo. Somos o Flamengo,eles que tem que ficar sem dormir. Temos que corrigir estes erros defensivos absurdos. Com isso, não temos porque temer qualquer time.
Neste momento, temos que ir com tudo nos 2 jogos. No momento não há motivos para poupar jogador.
Prezados,
Depois de perder meses com o Estadual e seus jogos inúteis, daqui a pouco começaremos o calendário apertado das competições importantes.
Por isso que digo que Estadual deveria acabar, impensável que os produtos BONS sejam prejudicados por um produto PÉSSIMO!!!
Já poderíamos estar na 8⁰ rodada do brasileirão, com jogos vem divididos e parando em data FIFA.
Quem defende Estadual não tem direito de reclamar do calendário!
Gerson: o Flamengo quer vender o jogador, mas tem por filosofia não colocar ninguém para fora contra a vontade, ainda mais um jogador histórico. As condições com os franceses estão fechadas. O problema é que o Gerson não quer ir para o Olimpique.
A águia me falou que na opiniao dele o Marcão tentou dar uma cavada para o reajuste pretendido, sinalizando uma venda para que o Flamengo corresse e fizesse uma proposta com algo concreto nas mãos. Isso não aconteceu porque o Conselhinho acha que o João Gomes e o Diego substituem fácil o Gerson. O problema é que o contato foi feito, a proposta tambem mas o jogador não quer. O Gerson é muito Flamengo e está muito feliz no Rio.Está agora nas mãos dele. Pelo Flamengo, a venda já teria ocorrido há muito tempo.
A minha apuração já revelou um nome para a zaga. David Luiz pode ser conversado ainda, mas não seria barato. A ideia inicial é repatriar o Juan Jesus da Roma. Juan o conhece, deu aval, contatos ja feitos, missão é convencer a familia totalmente adaptada tem mais de 10 anos na Itália a mudar para o Rio e abraçar este projeto. Depende também do jogador. Se ele quiser, será jogador do Flamengo.
Nao tenho ainda os nomes do meia e do goleiro.
Quando tiver, falo aqui.
Bom nome para a zaga! Espero que consiga!
Gerson pode esperar até o final do ano para sair. Se for bem nas Olimpíadas, haverá outras propostas melhores para ele e para o Flamengo.
SRN
Tatau, se João Gomes e Diego substituem fácil o Gérson como afirma esse Conselhinho, não à toa ele é mencionado sempre no diminutivo.
Boa Tatau!
Sobre o Juan Jesus, eu lembro dele. Bom zagueiro, canhoto, seleção de base, muito promissor. Mas de repente o cara sumiu. Nunca mais foi convocado. Joga em uma liga forte defensivamente, o que é bom – e olhando para o que temos atualmente à disposição – tem tudo para chegar, vestir a camisa 4 e ser titular, fácil. Foi zagueiro do Inter-RS e recentemente andou sendo especulado por lá.
O David Luiz é um outro nível, apesar de ser um jogador com idade mais avançada (34 anos). Mas acho que ele vai ficar pela Europa mesmo. Tem ainda muito mercado por lá. Se vier para o Flamengo, vira ÍDOLO com seu estilo de jogo combativo e personalidade forte.
Por favor, siga nos alimentando com seus furos de reportagem. 😉
Grande abraço.
S.R.N.8
Tem que jogar os dois jogos com os titulares, talvez tirar o Felipe Luis desse jogo da liberta. Em relação ao substituto do Gerson, o jogador com mais capacidade que eu acho nessa função seria o Diego, já vem jogando de primeiro homem desde de 2020, como segundo homem vai ter mais liberdade de armação, e colocaria de volante o Arão, isso sem contar com o grande jogador Tiago Maia que está voltando de contusão. Precisamos urgentemente de um goleiro ,zagueiro, e um meia capaz de substituir Arrascaeta e Everton Ribeiro, contrataria Gatito,David Luis e Alan Patrick.
Alan Patrick? Me desculpe amigo…
Wallace ex gremio e atualmente na alemanha seria minha aposta, é um bom jogador.
Precisamos
1 zagueiro – contrato de produtividade com Dedé (caso ceni permita) ou David Luiz
1 meia/volante : Cuellar ou Wallace e/ou Renato Augusto
1 meia armador: Jean Pierre em baixa no grêmio ou Claudinho do RB
Dedé? Renato Augusto? Me desculpe amigo…
Com o perdão pela cópia, vejo que ambos os amigos estão saudosistas de ex-bons (?) jogadores, assim como muita gente pensa. Dedé, seja por produtividade, por número de jogos ou até de sem salário, é não, não, não e não! Vai ser apenas mais um pra fazer número. Ou traz algum zagueiro bom de verdade ou cria alguém na base.
Renato Augusto é outro que não cabe no atual Flamengo. Foi bom lá atrás, com aquele time que tínhamos. Sequer se destaca no campeonato da China, sumiu completamente, deve estar acomodado por lá ganhando bem e sendo reconhecido. Quero jogadores competitivos, com sede de ganhar, de crescer na carreira, não já consolidados e caminhando pro fim. Daqui a pouco vão pedir o Ibson também…
Alan Patrick é outro que foi bom em 2015, mas não dá pra esquecer que era parte do Bonde da Stella. Com aquele time mais fraco, se destacou, agora, nem se houve falar.
O Flamengo pode ter tido um impacto no seu poder de investimento por conta da pandemia e seus efeitos no mercado, mas isso não quer dizer que temos que voltar aos tempos de contratar nomes que perderam destaque e não tenham mais pegada para jogar com qualidade, como o atual plantel requer. Nós precisamos de quem queira vestir o Manto, quem ame o Flamengo e seja torcedor em campo, com espírito vencedor, com ganas de ser campeão, exatamente como vemos no atual elenco. Gabigol, Gerson, Diego, Filipe Luís, entre outros, são expoentes de um Flamengo que todo o dia quer mais. Mesmo após tantas conquistas, ainda jogam por mais troféus, por mais vitórias, com vontade, buscando sempre elevar o nome do Flamengo e honrar o Manto em campo, e é isso que o Flamengo precisa: mentalidade vencedora.
Deixemos o passado de vacas magras lá atrás. E os ex-jogadores também.
SRN8!
Jogo de amanhã pouparia Diego, Felipe Luiz e Rodrigo Caio.
Domingo, força máxima.
Amanhã:
Gabriel Batista, Isla (Matheuzinho no 2o tempo, se ganhando), Gustavo Henrique, Bruno Viana e Ramon, Arão, Gerson (Gomes no 2o tempo), ER7 e Arrascaeta (Vitinho no 2o tempo), BH e Gabigol (Pedro no 2o tempo)
Domingo:
Gabriel Batista, Isla, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís, Arão, Gerson, ER7 e Arrascaeta, BH e Gabigol
Mantenho minha contrariedade com o Arão como zagueiro, até porque, os porquinhos já nos enfrentaram 2x (se não esqueci alguma outra) e sabem como se aproveitar disso. Melhor cada um cuidar do seu lugar em campo, já vai estar de ótimo tamanho.
Amanhã é jogo pra garantir o primeiro lugar do grupo e domingo é ganhar contra um adversário importante no início do campeonato, especialmente aproveitando que ambos são no Maraca.
SRN8!
Arão e BH estão suspensos !
Amigo Geraldo, vc tem toda a razão. Escrevi sem pensar em todos os fatores. Nesse caso, repenso meu time para amanhã:
Gabriel Batista, Isla (Matheuzinho no 2o tempo, se ganhando), Gustavo Henrique, Bruno Viana e Ramon, Diego (Gomes no 2o tempo), Gerson (Hugo Moura no 2o tempo, se ganhando), ER7 e Arrascaeta (Vitinho no 2o tempo), Pedro e Gabigol (Michael no 2o tempo para poupar, se ganhando).
Valeu pelo aviso oportuno!
SRN8!
Com a devida licença de todos para abordar outro assunto, acabo de ler uma entrevista do Petkovic sobre o gol de falta do tri de 2001 e gostaria de dividir com os amigos o seguinte trecho:
Repórter: “Hoje, os gols de falta são raridade no futebol brasileiro. Por quê?”
Petkovic: “Acho que é uma junção de várias coisas. Falta um pouco de talento, mas falta muito mais de prática. Preparação da barreira, do goleiro, falta tudo isso. A ciência da fisiologia e dos preparadores físicos dizendo que agora não pode. Quem pratica menos também tem lesões… Todas as minhas lesões foram na corrida, não na batida. Se fizer estatística, a maioria vem do choque ou da distensão muscular. Vem do chute também, mas menos. Há um debate nisso. Claro que a corrida e o chute causam um impacto, mas se faz treinamentos específicos, você tem que elevar as qualidades do jogador. Se preparar os treinamentos e uma boa metodologia tem como atender um requisito do jogo que é importante, a bola parada. Mas de qualquer forma, aprenda com o Pet. Vou lançar aula de falta. Que saudades daqueles jogadores da minha época.”
Alguém poderia fazer essas palavras chegarem na comissão técnica do nosso Mengão?
Periga o Gabigol começar a bater faltas. Poderia se inspirar em algumas batidas do Imperador e sua potente (e precisa) canhota…
SRN8!
Para nós flamenguistas, o jogo mais importante é o próximo! Escalação titular contra Velez e Palmeiras.
Estranho a diretoria querer vender Gérson assim tão barato. Pelo visto as negociações de 2019 foram “sorte”. Em 2021 estamos “bem”: sai Gérson, chega Bruno Viana.
Bom dia pra quem se lembra onde estava e teve a felicidade de assistir, no Maraca ou pela TV, ao gol do Pet há exatos 20 anos atrás.
Somado à bola mal atrasada pelo Manguito pro Raul aos 50 do segundo tempo em 1980 e aos dois gols do Gabigol em 23.11.2019, formam verdadeiros “eletrocardiogramas” com resultado positivo, afinal ainda estou por aqui, firme e forte!
Mengôôô!
Kleber meu caro, que perguntinha difícil de responder.
Confesso a você que li o seu post, mas não tive coragem de responder de bate pronto. Levei a questão para o travesseiro, e me coloquei a pensar!
A primeira coisa que há que se colocar nessa equação, é que temos já, dois desfalques. Bruno Henrique e Arão não podem jogar hoje.
A segunda coisa que temos que pensar é :
Vale mais os 3 pontos do jogo de hoje, ou os 3 pontos do jogo de domingo?
Nesse caso a matemática nos ajuda muito a decidir o caso.
Empatando no jogo de hoje, nos garante o primeiro lugar no grupo H da Libertadores.
Vitinho no lugar de BH, e Gomes no lugar do Arão.
Colocaria um zagueiro para jogar ao lado do R. Caio.
Nesse caso pouparia o Diego Ribas, uma vez que eu não sei se Gérson ainda jogará no domingo por conta da sua saída.
Então só por isso, eu já arriscaria mais nesse jogo poupando um ou outro jogador.
A mim, o jogo de domingo, contra o Palmeiras, rival direto no brasileiro, é mais importante. Famoso jogo de 300 pontos!
Nesse caso, volta todo mundo, mas o R. Caio, pode não ter ”condições” de jogar. Então teremos o Arão na zaga, com o Gustavo Henrique!
E se o Gérson não jogar, adiantamos o Ribas e mantemos o Gomes, afinal, é quem me parece ser o imediato com a saída do Gérson!
Deu para entender doce Kleber, ou eu enrolei demais !!?!?!
Abraços !
Ps: Robert, vai ter a resenha do jogo aqui, durante a partida !?!?!?
Se for fazer , abre um post novo !
Abraços (2)
—————-
Acho que pode funcionar bem um post sem conteúdo na cabeça, servindo apenas como um espaço para comentários pré jogo e durante. SEM MODERAÇÃO.
Findada a partida, esse post pode até ser usado como “base” para o pós jogo do KL, aproveitando-se os comentários, ou, dependendo do nível do filtro, deletado de vez.
O que acham?
Abraços,
Robert
Muito bom
Boa a sugestão do post durante os jogos
Tô chegando atrasado nesse tópico. Tenho uma posição bastante clara sobre o assunto: titulares vão para o jogo hoje e domingo. Simples.
Não é nem uma questão estratégica, porque em relação à Libertadores no ano passado ficamos em primeiro do grupo e pegamos o Racing que era o melhor segundo colocado. Todo mundo viu no que deu. A questão é que eu não aceito negociar prioridade, ainda mais em Libertadores. Temos que ir com força máxima SEMPRE – e deveria ter sido assim no último jogo contra a LDU.
Diego Alves, Matheuzinho, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luis; Diego, Gerson, Arrascaeta e Everton; Gabigol e Pedro.
O Campeonato Brasileiro – pela lógica – tem 38 rodadas. Mas quem quer falar de lógica? É jogo contra o Palmeiras, nosso rival direto. Temos que ir pra matar os caras – que estão com o Flamengo atravessado na garganta. Força total contra a porcada!
Diego Alves, Matheuzinho, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luis; Arão (João), Diego, Arrascaeta e Everton; Gabigol e Bruno Henrique.
Hoje é provavelmente a despedida do nosso grande Gérson. Jogador especial demais, identificado com as nossas cores, um dos melhores 8 que vestiram vermelho e preto. Vai fazer falta demais. Fica aqui a gratidão por essa passagem de 1 ano e meio, tão vitoriosa e vistosa. Um sabor amargo de ter que ver um ídolo ir embora – inclusive sem ele querer. Esse é mais um alto preço da pandemia que temos simplesmente que abaixar a cabeça e aceitar, rezando por dias melhores, com nossa torcida nos estádios.
S.R.N.8
Marcello, concordo plenamente com você, ao dizer que Gerson é um dos melhores 8 da nossa história. Sou de 76, e acima do Gerson, dos que vi no Mengão, só o Adílio (um cracaço de bola).
Menção honrosa para o Beto ,que não era craque, mas era raçudo e se entregava em campo (com ele, fomos tri em 99/00/01, Mercosul e Copa dos campeões, num tempo de vacas magras).
Menção também ao Elias, que carregou o time nas costas na copa do Brasil de 2013.
Saudações!
Amigos sobre escalação usar Pedro,Gabi,Gerson,ER,Isla e Arrascaeta o máximo que puder,uma vez os mesmos desfalcaram o time por muito tempo,nas seleções.Com excessão de Isla todos os demais são reservas com Tite e Tavares.
Amigos,
VINTE anos do gol do Petkovic contra o Vasco!!!
Onde vocês estavam??? Como foi a alucinada comemoração???
Amigo Diego, é por isso que não diminuo os estaduais nem quero seu fim. Claro, eles precisam ser remodelados, mas não extintos. Esse gol do Pet, numa final de estadual, é, para mim, o mais emocionante da nossa história (e olha que sou de 76). Vi inúmeros gols do Galinho de Quintino, vibrei com Gabigol na libertadores. Mas, esse gol do Pet é incomparável. Até hoje, me emociono.
Abraço, amigo.
Léo,
Tudo tem o seu tempo. Os estaduais tiveram tamanho e importância até o início dos anos 2000, mas hoje em dia não tem mais razão de existir. Não há qualquer apelo do público, do mercado, nem mesmo das mídias para transmitir a péssima qualidade que é ofertada.
Não pode um clube que paga 25 milhões mensais em salários perder 3 meses do ano jogando contra clubes amadores como Bangu, Resende, Madureira.
O produto precisa evoluir!!!
Amigos,
A partir das 19h teremos no ar o “Post de resenha: Flamengo x Veléz Sarsfield”, destinado ao papo pré-jogo – e também durante a partida.
Os comentários não serão moderados e o post pode ser apagado ao fim do jogo.
Abraços
To dentro
“Os comentários não serão moderados”.
Ou seja, estamos livres para xingar os nossos zagueiros!!! kkkk
Zagueiros, técnico…
Quem não tiver reservado o lugar no DM ou suspenso, o lugar é no campo hoje e domingo. Jogador profissional tem que jogar. Só o Flamengo concedeu 17 dias de férias a seu elenco, então vamos correr. Deixa pra poupar no brasileirão contra Juventude, Cuiabá e America MG….
Apesar do pote dos Segundo colocados estar recheado de grandes nomes, penso ser melhor garantir o primeiro lugar…
É necessário ganhar hoje ,e vencer o Palmeiras na estréia do Brasileiro,nosso rival,e o famoso confronto direto,”jogo de seis pontos”,Washington Rodrigues, o Apolinho, diz que “o Flamengo é um gigante que se alimenta de vitórias”,vide isso a vitória hoje é essencial, para não criar um clima ruim.
Teremos ausências importantes devido a convocações, por um longo período,somar pontos no Brasileiro, ademas diante do Palmeiras é essencial…
Para terminar, hoje fazem 20 anos do Gol que eu vi ,e vivi,mais importante para mim,até o gol da virada do Gabigol diante do River,junto com o gol do Rondinelli,pelas características (maior rival até então, bola parada,e final de campeonato,final de jogo) eu acho um dos mais bonitos e importantes dessa história de quase 120 anos de futebol, eu só tinha saboreado o êxtase de comemorar um gol decisivo com Rodrigo Mendes em 99 e com o Lê na Mercosul no mesmo ano citado, mas o Pet foi incrível que cobrança magnífica, aquelas que ninguém esqueçe,e a comemoração, junto com a do Junior Capacete (parecia que iria voar,voa canarinho voa)na final do Brasileiro em 1992,após seu gol de Falta e com a do próprio Rondinelli, uma das comemorações mais bonitas que eu já vi.
Dejan Petkovic o gringo mais amado do Brasil
Muito obrigado