Muito longe que estou do Rio, porém, na velocidade descomunal do mundo da internet, recebi esta foto – tirada no restaurante Casa Tua, na Barra da Tijuca, cujo proprietário é o rubro-negro e querido amigo Alexandre Accioly – onde aparecem o empresário Luciano Bertolucci, nosso Marquinhos Braz e o treinador Fernando Diniz.
A bem da verdade, segundo meu fotógrafo amigo, estavam em mesas separadas, mas como o futebol une, acabaram juntos no cafezinho…
Muitos não irão acreditar na coincidência e o papo sobre a possibilidade de Diniz assumir o Flamengo, certamente, vai rolar.
No puro caminho da especulação, não há como não reconhecer o excepcional trabalho de Diniz no Fluminense.
Muito antes desta hipótese ficar tão consistente, já comentava com amigos mais próximo que, dirigindo o Flamengo ou a Seleção Brasileira, o atual treinador tricolor chegaria à lua…
Diniz tem como objetivo primordial a posse de bola e, a exemplo de Jorge Jesus, fazer com que a retomada do objeto mais precioso do futebol seja uma corrida de esfomeados atrás de um prato de comida. Enfim, se no Fluminense, onde o elenco é de razoável para bom, a coisa anda, imaginem no Flamengo ou na Seleção Brasileira.
Há quem comente ser ele impulsivo e ter dificuldade de relacionamento. Impulsivo, vá lá. Mas como ter dificuldade na relação se os jogadores o adoram? Ademais, segundo Paulo Angioni, que sabe tudo do mundo da bola, e profissional de uma sensibilidade incomum, Diniz é, simplesmente, genial.
Adoro quando nossa turma pensa grande. Gerson, Diniz…
Pelo jeito, um feliz 2023 vem por aí…
Amém!
além do mais Diniz possui o contraponto fraco do Dorival,
vibração e não conformismo
Diniz cobra e exige bem mais que o conformado Dorival, esse pra mim PIOR CARACTERISTICA desse bom e vitorios técnico, porem com espirito incopativel com estilo Flamengo.
Kleber,
Alexandre Accioly precisa vir a fazer parte de uma direção do Flamengo, pois é Gênio, um monstro de mercado, quem sabe responsável por Novos Negócios… alguma coisa nessa linha
Falando em ” Pensar Grande ” gostaria mto de um nome internacional, de projeção, pra jogar já no Mundial…
SRN
Se Dorival não ficar, Diniz é um bom nome para assumir o Mengão, sendo o único com espírito de Flamengo dos treinadores brasileiros.
Respeito o Dorival e torço pelo seu sucesso, inclusive, gostaria que ele fosse o novo técnico da seleção e deixasse o Mengão livre para ir em busca de outro técnico, torcendo para que a diretoria acerte. Seja com Diniz, com Jorge Jesus ou Galhardo.
SRN
esse Diniz é um técnico diferenciado com esse time do Flamengo ninguém segura.
Kleber, querido, me perdoe… Mas isso é inacreditável!
Como pode se iludirem com Diniz se tem tantos treinadores reconhecidamente de maior gabarito?
Kleber e amigos, a hora é essa : obrigado Dorival, seja feliz.
Continuo apostando, Dorival se ficar não emplaca Junho.
Quem viver verá
Daniel, amigo,
O nosso processo é o democrático, portanto qualquer opinião deve ser respeitada. O treinador da minha preferência, o número 1, seria Jorge Jesus, porém se os dirigentes do Flamengo não pensam da mesma forma e se vierem a optar por Fernando Diniz,
como não reconhecer que seja uma boa alternativa?
Assim penso, respeitando o seu ponto de vista que, aliás, não ficou bem claro.
Forte abraço!
Diniz seria meu nome imediato!!!!
Acho que tem tudo para fazer um bom trabalho e fazer esse time B jogar alguma coisa.
Até gosto do Diniz, e temos que reconhecer que seus times sempre incomodam o Flamengo.
Mas o problema é que suas equipes sempre sofrem muitos gols, fato que atrapalha qualquer pretensão de conquistar.
SRN
Diniz ganhou o que?
Nada! E ainda desdenha do Flamengo nas coletivas. Que fique lá onde está!
Não o traria, mas também não ficaria com Dorival.
A boa notícia desse encontro Diniz X Braz é que a tricolada vai ficar bolada e o Dorival idem.
Concordo com o Haroldo Couto. Pelo menos o Diniz esbraveja à beira do campo, não dá aquelas entrevistas pasteurizadas recheadas de subjuntivos como “possamos, joguemos” , que não dizem absolutamente nada, além de proteger os donos do vestiário e jogadores desinteressados, como nosso bravo Dorival faz.
Se já demos chance pra Paulo Sousa, Domenèc, Jorginho, Ceni, Renight e outros quetais para dirigir nossa paixão, por que não um “maluco beleza” como o Diniz?
Alguém aqui duvida que, se o Flu passasse pelo Corinthians, poderíamos ter passado por sérios problemas nas finais da Copa do Brasil?
Que venha o Diniz, que venha alguém e…obrigado Dorival!
Uma fato pra ser analisado a fundo por nossos dirigentes: pela terceiro ano seguido nossos jogadores terminam a temporada exaustos e sem intensidade, cansando muito no segundo tempo.
E com comissões técnicas diferentes: Ceni, Renato Gaúcho e Dorival. Este ano ainda foi pior ainda: o time jogou metade das partidas do Brasileiro no segundo semestre e terminou morto da mesma forma.
Viram o Fluminense? Caiu na CB na semifinal e vinha mantendo todos os titulares disponíveis jogando, sem descanso e virando jogos no segundo tempo.
Como diz o Velho Apolo: tem que dar uma olhadinha nisso aí…
Caro Kleber e amigos!
Antes não admirava muito o Diniz. Hoje, tenho a minha opinião de que é um excelente técnico.
Ao assistir alguns jogos do Fluminense percebi o quanto o time deles é intenso a partir da vibração dele fora do campo.
Eles dominam muito, ocupam espaços, marcam forte e criam muitas opções pouco imaginadas. Suas equipes treinam e pensam. Suas equipes são coletivas e participativas.
Quanto a sua atuação dramática a beira do campo, entendo ser uma característica. Se o fato for verdade, não sei como seria vestir a camisa do principal adversário do Fluminense. Não sei se ficaria parecendo um novo Abel Braga, qual seja, treina o Flamengo pensando no adversário.
Outro ponto da conversa, poderia ser o Marcos Braz já fazendo o Dorival Junior não se empolgar muito na pedida salarial para renovar.
Como acredito que o Flamengo mais uma vez não ganha amanhã, esse jogo poderá virar uma dúvida para a torcida e até diretoria. Se for assim, essa conversa poderá ter outro café.
Esse time B não pode ficar quatro jogos sem ganhar e jogando abaixo do normal. O fato de ganhar dois títulos não cria um passaporte para a falta de respeito com a torcida que mais encheu estádios em 2022.
Não sendo tema principal, pouco acredito em Dorival na seleção. Acho o nome do Diniz mais forte e se for um estrangeiro, iria de Abel Ferreira.
SRN
BRÁS , sabendo como é o mercado de notícias do Flamengo, não deixaria um encontro desse vazar atoa.
Ou ele quer dizer pro Dorival,.que todos sabemos, cobra absurdos em seus contratos, que não adianta pedir bobagem , porque ele tem carta na manga.
Ou já sabe que Dorival não fica para 2023.
Renovar com Dorival é claro que é a medida a ser tomada nesse momento. Cara pegou o times aos cacos, conquistou dois.titulos e recuperou jogadores que estavam totalmente desvalorizados, como próprio Pedro, Leo Pereira, até Rodinei.
Então, nada mais justo.que manter.
Porém hoje , Fluminense joga um futebol muito mais.vistoso, que o.Flamengo , que.desde a semi final contra o.Velez , seja time titular ou reserva, vem fazendo partidas terríveis.
Diniz vem amadurecendo muito. Time dele hoje é o que.mais.tem variações de ataque, com muitas triangulaçoes ,.uma.recomposiçao muito rápida, joga muito agrupado, com linha alta e marcação pressão.
Sua grande.deficiencia fica por.conta da saida de bola, muito curtinha, muito perto da área, que gera muitos gols bobos.
Mas que seu.progresso é grande , isso é fato.
O fato de ainda não ter titulos, não seria problema, cuca começou a ser treinador com ótimos trabalhos no final dos anos 90 e só foi ser campeão com o Flamengo em 2009 e depois deslanchou.
Dorival quase encerrando a carreira , somente agora ganhou títulos de expressão.
Vejo o Diniz a passos largos, pra vir a ser o melhor treinador brasileiro, subindo corretamente cada degrau.
Se vier muito melhor que treinadores estrangeiros meia boca, ou portugueses cheio.de marra como Paulo Souza ou Victor Pereira.
Mas tudo, isso depende muito do fator Dorival.
Sinceramente, eu queria ver o.DINIZ no Flamengo.
Acho que seria um bom casamento.
Gênio ?
Sempre que ouço esse adjetivo ser utilizado para descrever um técnico, inevitavelmente me vem à memória ALGUNS nomes que sofriam a mesma adjetivação e que passaram RECENTEMENTE pela GAVEA. Chega me arrepio.
Afinal de contas, depois de provar o singelo feijão com arroz do D.J. (Dorival Júnior), temperado com uma C. do Brasil e uma bela porção de Libertadores, acho que peguei gosto. Os cardápios mais SOFISTICADOS estão um pouco indigestos pra mim.
Aí que mêda !!! Como diria o Didi.
Dorival é um jênio. Tomara que ele vá para a celessão.
No brasileirão, Flamengo pode, vergonhosamente, terminar a competição 20 pontos atrás do líder Palmeiras. Estamos atras ainda de Fluminense e Inter, que somados não chegam ao valor do nosso orçamento…
Isso comprova a tese de que, taticamente, nosso treinador é muito fraco.
Os meritos de Dorival , nesse semestre, foram motivar o elenco e fazer o time correr para querer ganhar. E enxergou nas copas um caminho mais “simples” para ganhar titulos.
Ninguem pode negar que , nos critérios taticos, alguns tecnicos como F. Diniz, Vitor Pereira e Abel Ferreira são muito superiores ao Dorival Jr … Nosso time ganhou os titulos esse ano , pela superioridade técnica do elenco.
Flamengo não tem variação de jogo, não tem jogada ensaiada e, para completar o fiasco, não conseguimos vencer o time reserva do Juventude. O que demonstra que voltamos a era de falta de vontade e de compromisso com a camisa do clube , por parte dos jogadores. Ou seja , nada diferente dos tempos de Paulo Souza….
Eu , se dirigente rubro negro fosse, abriria o cofre para trazer Diniz sim…. Ele evoluiu muito nos últimos tempos. Ainda não é um Jorge Jesus, porem sem duvidas , esta entre os 3 melhores do Brasil.
Penso que o momento é renovar o elenco na idade e trazer uma nova comissão técnica.
Espero que os jogadores honrem a camisa no jogo contra o Avai, pois o Maracana estará lotado.
Para treinador, eu gostaria do Eduardo Coudet , está sem clube e conhece bem o futebol brasileiro.
Galhardo e JJ não irão vir.
Fernando Diniz e Vitor Pereira são boas opções também.
Fato é que Dorival já “bateu no teto”.
SRN
Dorival técnico campeão da Copa Brasil e da Taça Libertadores. Não conseguiu melhor resultado no Campeonato Brasileiro porque no início da competição com Paulo Souza em 10 jogos 10 pontos ( na beirada do rebaixamento ). DJ pegou o time todo destroçado e conseguiu recuperar o time e o grupo de forma espetacular.
Paulo Souza tinha uma legião de admiradores hoje encurtados.
Gosto muito do Diniz, porém prefiro o amadurecido Dorival.
Dorival Junior podera ser Campeão Mundial de Clubes.
O Flamengo ainda tinha alguma chance de perseguir o Palmeiras e nem sequer tentou, usando o PS como álibi. Resolveu apostar nas copas, que era o que o Flamengo sempre fazia, nos tempos das “vacas magras”, para tentar ganhar algum título importante com um elenco mais fraco.
Com o tempo, os times A e B foram caindo de produção, mas ainda deu para levar as duas taças, contando com a qualidade do elenco e um pouco de sorte nas finais. Usando a mesma estratégia, no ano passado, o time também caiu de produção e Renato se deu mal.
Torcemos todos para que o Flamengo, depois de mais de 40 anos, fature de novo o Mundial. Mas temos que ir com o que há de melhor, dentro e fora de campo. Com a bola que o time vem jogando, e sem uma “chacoalhada” geral (Carlos Alberto Torres, 1983), não vai ser fácil.
Há ainda o receio de que Dorival resolva poupar algum titular (para descansar depois da final) ou espere para substituir alguém quando não houver mais nada a fazer. SRN.
Amigos um treinador que foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores não vai ser demitido,mesmo que não seja unanimidade.
Assistindo agora a final do sub 20 como é perna de pau esse Mateusao.
Prezados,
Considero o Dorival de mediano para baixo, inclusive acho que ele chegou ao “limite” do que pode oferecer ao Flamengo. Não veremos evolução tática no time para 2023. O Dorival é mediocre até nos discursos/entrevistas, sempre com desculpas em tom conformista.
Mas ainda assim eu só o trocaria por algum treinador experimentado e sabidamente “fora da curva”, o que não acho que seja o caso do Fernando Diniz… Aqui no Brasil só temos treinadores monotáticos ou animadores de vestiário. O melhorzinho é o Cuca, mas que sofre enorme rejeição da torcida.
Assim sendo, se não for para trazer o Jorge Jesus, o Bielsa ou algum estrangeito DE BOM NÍVEL, é melhor manter o Dorival e não correr o risco do Braz e Spindel trazerem um Domenec ou Paulo Sousa da vida…
É, amigo Diego. Você está, como sempre, certíssimo.
Essa é que é a verdade. O cara chegou no seu limite máximo mas inexistem opç~oes, salvo as que o amigo mencionou.
Assim sendo…
Abrs
É verdade, caro Diego. Dorival é fraco — chega a ser constrangedor — e não entende a grandeza do Flamengo. Se for pra trocar, teria que ser por um nome incontestável. Dome, Ceni, PS e muitos outros são ainda piores do que ele.
Todo ano são cometidos os mesmos erros e o Flamengo perde pra ele mesmo depois de uma aposta desastrada. É praticamente meio ano jogado fora anualmente. O próximo ano do Flamengo já deve nascer com as sequelas de 2022.
Esse tal técnico de alto nível, em sintonia com a Nação, e que consegue se impor diante das estrelas do Mengão, não é fácil de achar. O último foi JJ.
Odair Helmam, Vanderlei Luxemburgo, Tiago Nunes, Alberto Valentim, Jorginho, Roger, Mauricio barbieri, quem mais tá recebendo seguro desemprego?
Meu caro Kleber, a verdade é que JJ criou um padrão elevadíssimo como treinador em sua curta e vitoriosa passagem pelo Flamengo. Não acredito que, numa eventual volta, nem o próprio JJ repita o que fez em sua primeira passagem. Aquilo foi histórico.
Particularmente gosto do jeito que o Diniz monta seus times. Acredito que ele traria uma nova mentalidade na forma de jogar. Ele joga com o time. Se irrita com erros bobos, e incentiva o tempo todo o time a brigar pela bola. Era exatamente esse o estilo que víamos no JJ. Longe de mim estar aqui afirmando que ele teria o mesmo sucesso que JJ.
Não vejo no trabalho de Dorival nada demais. Ele ajeitou o time segundo as características dos jogadores, diferente do PS que exigia que os jogadores se adaptassem a sua proposta de jogo. Como temos um grande time as coisas encaixaram novamente e faturamos duas copas. Só não levamos o Brasileiro também por que os entendidos na área física dizem que o corpo não aguenta tantos jogos seguidos. Para mim balela, pois JJ contradisse essa tese.
Enfim, conhecendo essa diretoria, fico com a tese de seu amigo Octavio Drumond, ele segue pq ganhou dois títulos importantes mas tende a ser substituído no meio do ano se a carruagem virar abóbora.
Estou aqui vendo Flamengo e Avaí enquanto escrevo. O nosso time parece um bando solto em campo. O Avaí só não está ganhando por pura incompetência de seus atacantes.
Será esse o time de 2023?
Que vergonha, um time campeão da Libertadores e Copa do Brasil perder para o time B do Havaí!!!
Vergonha mesmo Bensan
Mas em se tratando de treinador brasileiro mais do que normal.
Olha só a coletiva de Dourival e me diz… olha só
SRN