Em meio a um verdadeiro “tiroteio eletrônico”, com muito mais críticas do que elogios, a Adidas lançou a nova camisa número 3 do Flamengo. A camisa é toda na cor preta, em homenagem ao urubu, que virou símbolo rubro-negro. A bem da verdade, a discussão maior na internet foi muito mais pelo vídeo de apresentação (veja aqui), do que propriamente pela camisa.
Antigamente, todo clube era obrigado a ter dois uniformes, pois em um determinado jogo as camisas poderiam ser parecidas, o que confundiria os torcedores e atrapalharia a arbitragem. Ainda nesta época, ninguém dava bola para os calções e, estes podiam ter a mesma cor nos dois times. Um tempo depois, em competições oficiais, passou a haver a obrigatoriedade de tudo ser diferente entre os dois times em campo. Camisas, calções e meiões diferentes colaboravam para uma melhor visualização do espetáculo, principalmente quando transmitido pela televisão.
A camisa número 2 nunca foi muito bem vista por alguns torcedores, inclusive os do Flamengo. Houve época em que muita gente achava que dava azar. Este mito caiu quando, com a camisa número 2, o Flamengo sapecou 3 x 0 no Liverpool, e conquistou seu título mais importante.
Nos anos 90, com o marketing mais próximo do mundo do futebol, as empresas de material esportivo, visando um faturamento maior, inventaram o uniforme 3. Em 95, quando assumi a presidência do Flamengo, tive duas experiências importantes com relação ao tema. A primeira, como item comemorativo do centenário do clube, o retorno do “papagaio de vintém”, camisa esta que representou o início do nosso futebol. Particularmente, certamente influenciado pela nossa história, sempre esta camisa me emocionou.
Em 95, por ser o ano do centenário, foi muito usada, e recentemente voltou, porém sem o mesmo sucesso, trazendo de volta aquela velha história da falta de sorte.
Em 96 ou, 97, não lembro bem, a Umbro, então fornecedora de material esportivo do Flamengo, fez uma pesquisa nacional com os torcedores rubro-negros. A pesquisa era o ponto de partida para a criação da nova camisa número 3, e a pergunta era simples: “Qual é a cor de sua preferência?”. Deu azul! Aí, a Umbro tomou o azul, que nada tinha a ver com as tradicionais cores do clube, como item principal do novo uniforme. A camisa ficou linda, e sem esperar a aprovação do Conselho Deliberativo, por conta própria, a empresa resolveu fazer um teste de mercado e, colocou à venda em alguns estados. Resultado: Recorde absoluto de vendas, como jamais fora visto. Resultado 2: Uma baita confusão, com o Conselho Deliberativo exigindo que as camisas fossem retiradas do mercado, pois o azul passava ao largo das tradições rubro-negras.
Na realidade, aquela foi uma ação de vanguarda, o primeiro passo para o fato novo, com os clubes utilizando cores distantes das suas cores originais. Diria mesmo e, tinha de ser no Flamengo, aquela foi uma ação revolucionária, de vanguarda. A cara do Flamengo… E, bom não esquecer que esta camisa era para ser utilizada somente em jogos festivos. Aquela ação do Flamengo, em parceria com a Umbro, hoje é copiada no mundo inteiro. O Palmeiras, virou azul. O Fluminense, cor de abóbora, e por aí vai…
O grande problema que vejo nisto tudo é que, infelizmente, o interesse financeiro começa a ocupar o lugar da tradição. Camisa 3, em homenagem à modernidade, tem que ser exceção, e não regra. Ou seja, ser usada uma vez ou outra, e jamais em jogos oficiais. No Japão, fundamental é que, quando uma televisão for ligada, e se a opção for um jogo de futebol, e nele esteja o Flamengo jogando, que o japonês aprenda que vermelho e preto, é Flamengo. Aí, será fácil, ao longo do tempo, mesmo para o japonês, identificar o clube mais popular do Brasil. E, como isto é importante…
Por hora nem da pra pensar em cor de camisa.
Ainda to com o coração acelerado.
Jesussssssss, o que foi esse segundo tempo da Copinha????
Esses mulekes querem me matar do coração !?!?!?!
Nossa Senhora da Bicicleta sem Freio !!!!!!!
Sr. Kleber, belo texto para o seus alunos da disciplina mkt esportivo – Flamengo. Esta correto em tudo, agora o problema da camisa 3 não foi o seu modelo, nem o nosso charmoso urubu e sim o vídeo.
Faltou profissionalismo, chamaram um canal de vídeo do you tube (que o nosso VP de Comunicação é sócio – erro grande) que sempre fez piadas com o Flamengo, sem nenhuma empatia, colocaram um cantor que tb não tem uma boa relação com o Clube (Nego do Borel), a praia que o urubu fez seu vôo estava nublada, colocaram um integrante do mkt do clube como ator, a palavra Flamengo foi pronunciada várias vezes de forma errada e depois que o grupo das redes sociais caiu em cima do Flamengo. O clube emite uma nota falando que não sabia de nada, que a culpa era da adidas, como não sabia de nada se até o gerente de mkt Dirceu Junior faz parte do vídeo, inventou até uma pesquisa onde 96% dos torcedores apoiavam a ativação e no final uma frase típica do nosso kibe tabet: “mas que a camisa esta linda, esta”. Nas redes socias poucos falam da camisa, reclamam sim da ativação. Até roubo dentro da sede acontece.
Resumo, Sr. Kleber peça por favor para os VP de comunicação e mkt do clube se matriculem na sua disciplina, busquem informações na internet da sua passagem pelo clube, será um verdadeiro aprendizado.
Nunca vi o senhor envolver a sua empresa em nenhuma ativação do mkt. Faltou PROFISSIONALISMO dos azuis.
Outro ponto é a Adidas, prometeu ao Flamengo ser um TOP 5 dos seus clientes mundiais e nunca vi nada disso. Chegou a hora de rever esse contrato. Se criarmos a nossa marca própria, vamos ganhar rios de dinheiro, pode inscrever isso.
Parabéns ao sub 20 mas sem matar a torcida do coração.
Excelente semana e não deixem de se matricular no curso de mkt esportivo – KF 2016
André…… Espero que entenda a metáfora.
Vc não convida o Papa p ir na sua casa, esperando que ele incorpore Xango. Correto ?!?!?!?
André, a única explicação talvez seja que os alemães da Adidas tenham tomado umas caipirinhas ao aprovar esse vídeo. Agora o departamento de mkt do Flamengo, não estar no contrato a prévia aprovação do clube, dono da marca, para campanhas publicitárias da Adidas é incompreensível, só explicado por desleixo ou sub-servência.
Perfeito em sua análise!
Nunca passei tamanha vergonha por conta de uma “ação de marketing”. Critiquei duramente o clube, quando anunciaram o vice da pasta de comunicação.
Sabia que daria nisso!
Que vergonha!
Kleber, amigo querido: de péssima qualidade, pelo que se observa mundo a fora, este ” lançamento” da camisa número 3 do Flamengo. Nāo identifica o verdadeiro torcedor e o som, a imagem e o contexto sāo de péssimo gosto!!! Gol contra.
Preta? Imagina que delícia jogar no horário de verão com isto? Ou sentar sob o cimento quente de uma arquibancada de preto! Tem que lembrar estes designers da Adidas que eles não estão em Herzogenaurach, Alemanha, sede a companhia. Que aqui é Rio de Janeiro (Hells de Janeiro nesta época de 40 graus).
Que a Nossa Senhora da Corneta Afiada me ajude nessa.
Alooooooo Egon…….Me ajuda.
Depois de assistir ao vídeo, cheguei a seguinte conclusão:
1 – Trata-se de um personagem tipicamente paulista, me parece(que eu particularmente não conheço) mas que as pessoas na rua identificaram e interagem com ele repetindo varias vezes “framengo”
Ou seja… me parece que o bordão já é existente e foi introduzido no vídeo .
2 – Particularmente não vi nada que denigra a imagem do clube.
Somos um time de massa, popular, povão…e no momento que um personagem tenta aproximar toda uma Nação…. confesso que não conseguir enxergar uma imagem possivelmente que denigra a imagem do clube.
3 – Seja lá quem for que criou isso, conseguiu o esperado. Viralizou. Portanto nota 10 nesse quesito !
Anderson, eu assisto o canal ‘Desimpedidos’ no youtube, além das montagens que eles costumam publicar. É um canal de humor, relativo a futebol, em que eles sacaneiam todos os times e todas as figuras do futebol em geral.
O Personagem ‘Bolívia’ tem um talk show chamado ‘Fala Bolívia’, e ele fala o nome de todos os times e jogadores errado. Lembra o “Seu Creysson” do antigo Casseta e Planeta.
Pra quem gosta dos ‘Desimpedidos’, achou legal ver um personagem que já existe fazendo comercial do Fla. Quem não gosta ou não conhece o personagem, primeiramente nem entendeu por que ele fala daquele jeito ou não gostou.
Eu não me senti ofendido por tudo que citei acima. Se fosse o ‘Seu Creysson’ falando “Framenguiu, agora com équio”, eu iria achar o maior barato. Mas honestamente consigo compreender a reclamação de quem não curtiu.
Mas independente disso, achei muito barulho por pouca coisa. Quem se deu bem nessa história toda foi o Desimpedidos, que agora ficou realmente conhecido. Pessoalmente eu não achava que eles eram tão ‘anônimos’ assim, visto que é o principal canal de humor om futebol que tem no Brasil.
Boa sacada Daniel.
Concordo em gênero numero e grau. Sinceramente não vi problemas.
Meus caros Anderson e Dani.
Esse vídeo é de um mau gosto, digno de Troféu Abacaxi de Ouro.
É um churrasco preparado por baiano, num praia gaúcha, com mulheres nordestinas, organizado por cariocas… e, animado por paulistas…
Caro Egon, pela sua descrição dos fatos, seria o Ades de Dante Alighieri.
Pior Nino!!!!
Aquilo é um GUERNICA, pintado por mim…
Mundo moderno e de resultados, não importando os meios….vai entender. Esse LIXO de vídeo está estourando de visualizações e a camisa mal chegou e já sumiram das prateleiras (espero que não tenham roubado como sugere o vídeo).
http://netfla.com.br/noticias/na-vespera-da-estreia-camisa-do-flamengo-que-teve-lancamento-polemico-e-sucesso-de-vendas/
Mas enquanto discutimos sobre essa porcaria de vídeo do “Framengo” é a FFERJ quem faz a maior piada conosco. Será que vamos sair bem dessa?
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/diretor-juridico-da-liga-argumenta-que-punicao-pretendida-pela-ferj-e-ilegal.html
Pelo que li…acho que vamos conseguir jogar a Liga, mas dificilmente levaremos a grana da Globo pelo Carioquinha. Até quando vamos aturar essa dupla Eurico e Rubinho.
Pra denunciar o Fla, teria que punir, por tabela, todos os integrantes da Liga. Punição da Fifa não é punição da Conmebol, que sua torcida mata alguém e você pega 3 jogos sem público. Punição da Fifa é papo sério e iria respingar nas CBF e principalmente na TV. Além de ser contra a lei brasileira. A FFERJ já até acena em ‘permitir a liga’ em 2017, como se fosse questão de honra não ter Liga em 2016. Parece aqueles filmes em que de sessão da tarde, aonde o vilão leva um tiro no peito, mas antes de morrer aperta o botão de auto-destruição pra levar todo mundo com ele, mas no fim todos conseguem escapar. Por isso que eu falo que não dá nem pra começar a dialogar com FFERJ.
A camisa é linda, mas o vídeo, de muito mau gosto.
E o Flamengo não precisa de uma rede “paralela” para viralizar um vídeo, tem seguidores/fãs o suficiente em suas próprias redes para fazer um vídeo atingir algumas centenas de milhares, se não milhões, de visualizações.
E Framengo é o
kctcaramba, que coisa horrorosa. Juro que fiquei com vergonha desse vídeo, deu vontade de me esconder quando vi…Eu confesso que algumas coisas me incomodaram no vídeo e, como disse o Fabio, deu vontade de me esconder de vergonha:
1- O fato de terem arrumado um jeitinho de entrar na Gávea, dando a impressão de que lá ainda existe este tipo de coisa.
2- O fato de terem ‘roubado’ a camisa da Gávea.
3- O fato de terem repetido e enfatizado demaaaaais o ‘Frameeengo’… Se tivessem falado um ou duas vezes, seria até engraçado…. Mas foi exagerado….
Em contrapartida, achei a camisa linda, e ao contrário do que o Nino disse, ela pode muito bem ser usada a noite, quando o calor não é esse inferno todo… Lembrando que atualmente nosso manto já é METADE PRETO rsrs
Também acho que estão fazendo um alarde muito grande. Apesar dos pontos negativos que eu citei acima, a repercussão do vídeo acaba sendo positiva para o Flamengo, bem como disse o Anderson: viralizou, nota 10!
Só para fechar meus comentários, gostaria de discordar do Kleber quando ele diz que a camisa azul que foi feita pela Umbro era linda… Sou totalmente a favor de camisas de outras cores e tal, mas na minha opinião, era horrível… Mas gosto não se discute 🙂
Abraço a todos.
Meu Deus , o Flamengo é forte demais, qualquer coisa vira uma crise,kkkk.
Gostei do vídeo, a intenção foi boa, mas o personagem principal e o “framengo” podem sim ter passado uma conotação um pouco pejorativa, mas se “bombou”, tá tudo certo!!!
Complementando, achei a nota que o “Framengo” soltou após o vídeo péssima. Você acredita, caro Kleber, que o vídeo tenha sido produzido sem a anuência da diretoria? Se foi, não é uma forma relapsa de cuidar da própria marca? Eu acredito que os gestores de uma marca são 100% responsáveis pela forma como a mesma é utilizada/veiculada. Ainda mais nesse momento, em que o “Framengo” se diz tão preocupado com a utilização de sua marca, por meio de licenciamentos e afins.
E se bombou tá tudo certo não é a forma de pensar, tudo que se faz de “Framengo” bomba, afinal somos a maior torcida do mundo e isso reflete nas redes socoais. Podiam fazer um vídeo muito melhor, sem ser pejorativo, que bombaria também. O vídeo viraliza por causa de nossa torcida, independente de um canal de paulistas ser utilizado para alavancar sua divulgação.
Vale ler esse artigo sobre o vídeo e suas consequências: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/01/video-gera-criticas-internas-e-agita-bastidores-do-fla-que-admite-erro.html
Pessoal, quem viu o jogo da Copa SP ontem deve ter prcebido um novo patrocinador nas mangas: Corr Plastik… Alguém tem informações sobre este acordo, se é válido apenas para os juniores, valor, etc?
Paulo, em 2013 o Fla entrou em campo na copa do Brasil (1 jogo da 1ª fase) com um patrocinador nas mangas que foi pra lá como forma de pagar uma pintura na Gávea. Pode ter sido o caso.
Caro Kléber e amigos! No Flamengo ou Framengo tudo vira grande notícia! Isso é um sinal do nosso grande tamanho! Entre a pronúncia certa ou apenas dita com intenção de propagar o vídeo, o que menos gostei foi da camisa! Não é feia, mas, dava para se fazer algo melhor! Mesmo assim vou comprar! A unica que de fato nao comprei foi a do papagaio! Na minha opinião não tem a nossa cara! Boa semana a todos! SRN
E mais essa agora. Logo com o lixo do Sport…
“Torcida do Sport acusa Flamengo de plágio em terceira camisa rubro-negra”
http://sportv.globo.com/site/programas/selecao-sportv/noticia/2016/01/torcida-do-sport-acusa-flamengo-de-plagio-em-terceira-camisa-rubro-negra.html
Caramba, Diogo, é a mesma camisa do Sport, só mudando o escudo.
Que falta de originalidade incrível da Adidas, mais uma razão para nos envergonharmos dessa camisa/ação…
Fabio….
Enquanto não se tem explicação para o vídeo, recebi a dica de que essa de nosso 3º uniforme ter sido uma referência ao Urubu é pior do que a criatividade do vídeo.
pic.twitter.com/IVyNBwzoAU
E quanto ao vídeo, estava lembrando aqui da brincadeira do Porta dos Fundos com o Botafogo e usou o nosso uniforme que nem havia sido lançado. Pelo menos esse do Porta dos Fundo foi muito engraçado e não foi conosco, mas quase nos deu um baita dum prejuízo. Resumindo…mais uma cagada do trio Tabet+Adidas+Flamengo.
Diogo, pelo que sei o Botafogo entrou na justiça contra o Porta dos Fundos por causa do vídeo, pois utilizaram a marca Botafogo sem a autorização do clube. E se é uma propriedade do Botafogo, não deveria ter sido usada sem autorização, ainda mais para sacanear.
O Flamengo tirou o corpo fora, dizendo que desconhecia essa ação (mesmo com os jogadores/atores usando um uniforme antes de ser lançado!), ou seja, o comportamento que a diretoria teve com o nosso vídeo (de se eximir da culpa), já teve precedentes, mesmo sendo mais do que óbvia a participação do Flamengo em ambos os casos…
Fabio, agora que vi que o hiperlink não funcionou. A foto do nosso novo comparando com o 3º uniforme com as Manchester e do Bayern são identicas…
https://twitter.com/opedrocaruso/status/689148648643493889/photo/1
A direção do flamengo nunca tem culpa em casos polêmicos. Podem pegar as polêmicas anteriores, nunca esteve envolvida em absolutamente nada, tudo é culpa/responsabilidade dos outros… #SQN
Kkkkkkkk…. Boooooa!!!!
Eu estou é doido pra comprar a nova camisa que é linda. Uma das mais bonitas da historia do mengão. Aliás, gostaria de ser informado quando do início das vendas.
Grande Sergio, se estiver com muita pressa, pode comprar uma do Sport, Manchester ou Bayern e trocar o escudo.
Ninguém vai reparar na diferença e é capaz de ainda sair mais barato, kkkk…
PS: Acho que tá faltando uma área de criação na Adidas…
Nem com R$25 milhôes da Caixa, estampada no peito, vai salvar essa…
Pra quem criou a Porsche, isso não passa de um Gurgel…
Amigos do Blog do Kleber,
Particularmente achei o video horroroso, não pela palavra Framengo, mas sim porque não vi graça em hora nenhuma, não consegui rir, péssima a ideia na portaria do clube e outras coisas, era boa a ideia da camisa sobrevoando o Rio, por sinal deveria ser num dia de céu azul e não nublado.
A propaganda talvez tenha ganho uma dimensão maior pela falta de futebol.
O mais importante a camisa é linda
Que venha um 2016 cheio de vitórias para o nosso FLLLLLLamengo
Essa maldita “linha de produção” da ARdidas… Alguém tem que “chamar” a ARdidas e falar: “Amigos, seguinte, quero um produto(camisas/bermudas/meias) diferenciado dos demais clubes, porque Flamengo é Flamengo, material novo com tecnologia de “Marte”, enfim, se vira…, depois de “X” anos pode mudar o escudo para outros times”.
Galera, é sério e sem nenhuma ponta de sarcasmo:
Quem é Cuéllar? Alguém tem referências dele?
Isso é um trabalho específico para o Mestre Egon.
Quem é Cuéllar?
Grande Anderson.
Vi alguns vídeos do Cuéllar e fiquei impressionado com a precisão nos passes.
O cara simplesmente não erra um!
Confesso que não conhecia, embora, tenha jogado na seleção principal da Colômbia.
Sempre titular nas sub 17 e sub 20
Mas as informações que tenho lido dos jornalistas esportivos de lá, é que o cara tanto sabe sair jogando, como arma o time vindo de trás.
Com 23 anos, se ficar de pé, já será melhor que nosso Caramujo.
Preço salgado (R$8,8 milhões) e, um imbróglio a vista ente Junior Barranquilla e Desportivo Cali.
Nada que nosso Super Godinho não possa resolver.
Só pegar o Carnê, e saldar esta pemba em doces prestações anuais…
Concordo plenamente!
“O mais importante a camisa é linda”…
Simples, mas muito linda.
Principalmente o detalhe da manga.
A do Sport é parecida. Mas é o Sport…
O dirigente vascaino tambem tentou acabar com as polemicas de que a terceira camisa estaria ferindo as tradicoes do clube ao ser usada com frequencia nos jogos.