Um argentino e um peruano construíram os 4 a 0, na vitória do Flamengo, a terceira consecutiva neste Campeonato Carioca.
O recado que este jogo me deu, divido com vocês, muito embora, já sabendo que nem todos concordarão. A conclusão é a seguinte: se os protagonistas do nosso elenco (Diego, Conca e, talvez, Berrío) jogarem em alto nível, juro que vamos papar muitos títulos este ano. Por que este jogo transmitiu esta mensagem? Porque está flagrante que o elenco está ficando robusto, com muitas e boas opções para o treinador.
Não é que o sistema defensivo me preocupe, mas prefiro esperar por jogos mais complicados para ter uma opinião definida sobre este setor.
No jogo deste sábado não houve um único jogador que destoasse. Claro que – e como sempre – há os que sobressaem, só que hoje, ninguém ficou abaixo da nota 7.
O primeiro tempo de Márcio Araújo foi muito bom. Nas laterais, Trauco melhor no primeiro tempo, e Pará melhor na etapa final.
Zaga firme, com um detalhe. Já repararam a facilidade de Rafael Vaz nos lançamentos?
Mancuello, autor de dois gols, sendo o segundo espetacular, quando não precisa de velocidade, característica que não tem, aparece sempre bem no jogo.
Legal o apoio da torcida incentivando Marcelo Cirino que, talvez por este apoio, também tenha jogado com desenvoltura.
Enfim, estamos caminhando muito bem. Esta semana que vem aí vai nos dar uma noção mais exata sobre o time. Na quarta, em Brasília, tem o Grêmio pela Primeira Liga e, no final de semana, tem o Botafogo.
Confesso que estou animado…
Que os queridos amigos tenham um lindo domingo.
O problema do Mancuello é físico, pois tecnicamente é muito bom jogador, e bate na bola como ninguém. Achei que o Pará não foi bem hoje. Trauco mais uma assistência. O Vaz rifa muito a bola. Time esta se entrosando e evoluindo.
Excelente, Sr. Presidente, nossa campanha até agora. Convenhamos que só pegamos frango depenado até agora, mas serve para entrosar o time. Ficaria muito mais satisfeito se estivéssemos disputando uma Rio-São Paulo ou uma Primeira Liga com os 12 maiores clubes do Brasil. Isto sim seria um bom teste para o que vem pela frente. Mas não adianta sonhar acordado.
Rafael Vaz lança bem, mas como bate uma falta mal. Pelas barbas do profeta, como diria Silvio Luís. Por quê ele bateu aquela falta? Não tem batedores de falta no nosso time?
Alô meu amigo Egon, põe mais dois na conta do poste. Ele tá correndo, tá brigando, tá fazendo gols. Não tá parado!!!
Esperamos que sua “profecia”, caro Kleber, se cumpra e tenhamos um ano “cheio” de títulos, pois a sala de troféus não recebe um já há algum tempo. Confesso que ainda não me animei como você, pois não ví nada de dificultoso nos jogos até agora. É claro que o Flamengo os fez ficar fácil, mas os adversários também são muito limitados.
Os dois próximos jogos nos darão uma clareza mais real de nossa força e qualidade no campo. Se vierem duas vitórias incontestáveis, como você, aí sim, ficarei bastante animado.
Tenho notado que muitos amigos sempre presentes aqui do blog andam sumidos. Alô galera, palpitem, soem a corneta, elogiem, mas participem aqui do “nosso” blog.
Meu amigo Helder!
O 1º de cabeça, minha avó paraplégica com artrose e, tomando sopa com canudinho, também faria…
O 2º foi de penalti. Sem comentários!!!
Fale um pouco da furada dentro da baliza no gol do Mancuello…
Ou teria sido uma “deixada”….. kkkkkkkkkkkkkkk
Cada vez que vejo Tuta Peruano em campo, fico com saudades do Hernane 2013…
Egon só posso te dizer uma coisa. Tivéssemos o Hernane em sua melhor fase (que não volta, diga-se de passagem) no Flamengo como camisa 9 ano passado, teríamos sido campeões do Brasileirão, só isso! Mas Oxalá que esse Guerrero se torne o artilheiro que nunca foi! Já pensaram que esse Berrio tem um baita porte de camisa 9, já pensaram?
O que não volta é Andrade, Adílio e Zico…
Hernane, mesmo 3 meses sem jogar (contusão), foi o 3º colocado da artilharia da Série B…
Razão! BerrÍo pode muito bem ser um tremendo centroavante…
Chega de Peruano!!!!
Ah tá afinal tú tens uma cornetinha de bolso!
Carlos, não sou um entusiasta do Guerrero, muito pelo contrário, acho ele um poste, mas, no caso sobre a furada, se você prestar atenção no lance, verá que a bola quicou no momento que ele quis chutar.
Também sinto saudades do Hernane Matador.
Caro Kléber e amigos!
Gostei do time nas três partidas e confesso que fico feliz pela evolução do Mancuello e o bom futebol do Trauco. O Guerrero me parece com uma motivação elevada, fato que se comprova pelas entrevistas após primeiro ou segundo tempo (antes, isso era improvável). O time ganhou musculatura e certamente assim será a cada jogo. Não discordo do seu comentário, porém, o Vaz alterna lances de craque e outros de profunda dúvida. Vamos esperar.
Feliz domingo.
Francisco, eu nunca tive dúvida do Váz não, muito pelo contrário, sempre achei que ele acha que joga mais do que realmente joga, principalmente como ponta de lança, mas hj quem poderá recrimina-lo?
Estamos evoluindo e com muitas alternativas, com um elenco forte, O que ainda me preocupa é o lado esquerdo de nossa defesa, já que o Trauco apoia muito bem, mas é fraco na marcação e a altura dele não ajuda na bola aerea, e o Rafael Vaz é cheio de altos e baixos, tem categoria, colocação, mas é muito lento no mano a mano, não é o zagueiro que eu queria com o Rever, quem sabe o Donati pela direita e o Rever pela esquerda não ficaria melhor, até porque o Rever jogou pela esquerda no Galo mineiro quando o zagueiro pela direita era o Leo. Torço para ver um jogo oumais do Donati com o Rever.
É o mesmo caso do Jorge, só que quem segurava o piano ali era o Caramujo, esse ano tem o Rômulo, fortes emoções nos esperam.
Aqueles que não gostam do Zé Ricardo, quero deixar aqui uma uma análise para reflexão:
Tenho observado nos intervalos para hidratação, que todos os jogadores dão uma atenção absoluta na orientação do Zé. Se fosse ao contrário, como já vimos com outros treinadores, eu estaria preocupado. Para mim, é sinal que os jogadores confiam e estão fechados com o treinador, o que é fundamental.
Além disso, vejo também, uma união muito forte do grupo.
Quanto ao elenco, precisamos de um atacante mais habilidoso (não é o Fernandinho) para perturbar a defesa e cavar algumas faltas.
Luiz, muito cedo ainda para dizer que sim, que não, ou muito pelo contrário. Os clássicos dirão algo brevemente!
Desculpa Nino pra mim clássico é mata-mata e ninguém é favorito pois tudo pode acontecer. Se for falar de teste de verdade eu cito a Primeira Liga nos confrontos contra:Grêmio,Atlético MG e Cruzeiro.
Sem dúvida KL, um inicio de ano bem diferente do de 2016, concorda? Tá certo que Carioção não é parâmetro para nada, mas começar mal já denota o estágio da equipe, ao contrário, estamos muito bem, tanto do ponto de vista tático como técnico.
Quanto ao Cirino, uma vez que ele e o clube estão casados, um casamento de interesses forçados a essa altura, seria bom que o garoto procurasse um psicólogo esportivo para reagir na carreira.
E o MA hein? Jogando de meia! Só faltava essa, o Caramujo tem demostrando que tem algumas qualidades ainda não vista, mas pq não demonstrou isso com regularidade antes?
SRN.
Nino,qdo MA começou,ele era segundo volante. No Fla q começou a ser escalado como primeiro volante.
Ansioso para ver os clássicos. Quarta contra o Grémio e domingo contra o Bota. Espero q escalem os times titulares.
SRN!
Eu sinceramente acho que o Caramujo seja na realidade um camaleão, é surpreendente como ele muda a casca. Em situações normais ele se retrai tecnicamente, se acomoda, mas quando ameaçado joga até de 2o. volante, impressionante. SRN.
Não vi os dois últimos jogos, mas estava lembrando dos jogos contra os pequenos no ano passado e a diferença (ao menos nos resultados) é gritante. Ganhávamos de 1 a 0, quando ganhávamos, e olhe lá.
Fico feliz pela boa fase do Mancuello e pelo aproveitamento do Adryan. Com elenco forte e rodado acho que chegaremos longe.
Concordo que quarta e domingo serão bons testes para o time.
Novamente, o Zé Ricardo começa a calar os críticos, inclusive com Mancuello na ponta-direita, meio, etc.
“Já repararam a facilidade de Rafael Vaz nos lançamentos?”
Venho falando isso desde o ano passado…
Não são lançamentos comuns para um zagueiro. Coisa de 40 metros no pé…
Mesmo rasteiro sempre encontra um companheiro desmarcado.
Na cabeça também é quase imbatível e se coloca bem.
Pena que seja muito lento pelo chão…
Meu caro Egon Prates, sua memória RAM possui apenas 4MB, que arquivou somente os últimos momentos Rafael Vaz.
“Facilidade com ele faz lançamentos”, sim, afinal esse era o meu temor ano passado.
“Não são lançamentos comuns para um zagueiro”, concordo, em geral eles entregam a bola para um 2o. volante ou um meia, mas Vaz quer ir além!
“Quase sempre encontra um companheiro desmarcado”, sim, as vezes, mas na maioria encontra é um zagueiro, ou volante adversário mesmo, é estatístico.
“Se é lento não chão”, não tenho notado, aliás qdo joga como zagueiro, espanando duro, em geral cumpre sua função.
O problema dele são os excessos.
Olha só!
Minha memória RAM é 12MB. A memória SAPO é 32MB.
Troca teu IOS do cérebro, que travou. Nada que R$200,00 não resolva, Vai ficar maneiro pro amigo…
Buraco errado meu camarada…
Rafael Vaz tem o melhor passe do elenco. PONTO!!!!!
200 pratas dá para comprar uns óculos, pq eu não estou vendo isso tudo no Váz não. Gosto dele, mas menos, pois daqui a pouco ele se convence que é o Beckenbauer, ai ferrou de vez!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cornetão do K**ai…….
Divergêcias, amor…
…DIVERGÊNCIAS….
O curioso, meu amigo, é que sabe fazer um lançamento de 40 metros mas não sabe bater uma falta de 20 metros. Que contradição. Que coisa horrível foi aquela batida de falta.
Não sei quanto a vocês aí do Rio, mas nós que estamos fora do Rio pouco sabemos sobre o porquê do não aproveitamento do Donatti. Se esforçaram tanto para contratá-lo e o mesmo quase não tem chances. Será que o cara é tão pior assim que o Raphael Vaz???
Kleber,
A torcida foi irônica com o Cirino. No início cantaram: “Cirino Não, pelo amor de Deus”, depois a ironia para o pênalti…
Lembra o caso do “ão, ão, ão, Maurinho é seleção. Il, il, il é primeiro de abril”…
Embora o Vaz seja bom jogador com a bola nos pés, como zagueiro é lento demais. Para piorar pensa que é o Ademir da Guia.
O Rafael jogava no meio campo, por isso essa facilidade em lançar, eu observei também q nas paradas técnicas, os jogadores ficam atentos a fala do Zé e isso é muito bom, sinal q confiam muito no trabalho dele! O Zé tem q arrumar uma saída para o problema do lado esquerdo da nossa defesa senão vai complicar!
O início de campeonato é animador, mesmo sendo Carioca. Diferente do ano passado neste jogo tinha Trauco e Adrian, por que não escalou Mancuello com mais frequência no brasileirão? O problema é que não devemos nos iludir. É animador? É. O elenco tem mais jogadores de qualidade? Tem. Mas não podemos esquecer que o elenco ainda possui jogadores medianos como Pará, Rafael Vaz, Márcio Araújo e Gabriel. O setor defensivo é o grande problema sim e o que falta para termos um time equilibrado e forte. Pará é distante de ser um bom lateral, alterna bons e maus momentos; Rafael Vaz se lança bem, não é bom na marcação e cobertura, não inspira confiança; Márcio Araújo é franco, não tem vaga nem pra ser reserva do Palmeiras, como pode ser bom para o Flamengo? Gabriel é ciscador, teve inúmeras, inúmeras oportunidades e nunca se firmou.
Libertadores têm times bem postados em campo, disciplinados taticamente e que não se envergonham de jogar atrás no contra-ataque. Acho que em alguns jogos o Flamengo vai precisar de Rômulo e outro mais marcador.
Pra completar, por que Zé Ricardo não dar chance a base?
Comecei a torcer pelo Flamengo depois da derrota para o Bangu por 3 a 0 em 1966, então com 9 anos, filho de um torcedor do Fluminense. Em 1977 tornei-me socio do Flamengo e até hoje o sou. Nunca vi um jogador tão perseguido como Marcio Araujo, pela torcida do Flamengo. Ou eu não sei nada de futebol ou então tem gente que vaia ou critica sem ver futebol. Ele é o famoso “carregador de piano” tão bem exercido no Flamengo no passado pelo Liminha. Marcio Araujo é que permite liberdade para os jogadores que criam sem marcar ninguem, como Diego.
MA ē tipico jogador, que cuja a ausencia preenche uma gigantesca lacuna! Porque será que não tem um únco time interessado no tal de massaraujo????
Sempre bom vence o time vem evoluindo entrosando em busca de algo maior carioca não serve de parâmetros mais pra cima deles mengo
Muito cedo!
O ataque ainda me preocupa e o miolo de zaga também.
Veremos contra os grandes e o início da Libertadores.
Nos mais, foi bom ver o Mancuello jogando bem.
Os laterais muito bem, novamente!
SRN!
Criticar faz parte, até pq o objetivo é alertar para melhorar. Mas é estranho os críticos não fazerem um elogio. O time vem de três vitórias convincentes e de goleadas, o que não aconteceu no inicio do ano passado.
Mas vão dizer, venceu de cachorro morto, quero ver nos clássicos. Mas se perde para “esses” cachorros mortos, tinha mais de 50 críticas aqui. Lembram qdo perdeu os dois amistosos?
Parece q ficam torcendo contra para dar sustentação às críticas.
Sou mais Mengão!
É tudo cachorro morto e molhado no meio fio da rua Carloto, times de 3a e 4a divisões do Brasil, e muitos só existem nos 4 primeiros meses do ano. Técnica e táticamente sábado foi uma desproporcionalidade. Pode até ser que algum pequeno faça jogo duro, e mais difícil ainda por méritos próprios. Se ocorrer, será por salto alto de um dos grandes.
Ano promete, impossível não se animar!!!!
Guerrero está mais solto sem aquela pressão toda do ano passado e mancuello a lesão atrapalhou mto ele é qdo voltou não conseguiu acompanhar o ritmo dos demais jogadores.
Time está jogando bem e com gás renovado vamos aguardar os clássicos pra saber como realmente estamos.
Obs:vice da Gama a sua hora está chegando!
SRN
Filipe, é verdade, ele mudou de cabeleireiro, Guerrero esta mais leve e solto! Já em relação a gols, já vimos essa novela. Agora quanto a pressão, realmente! Ganhar 700mil barangotes assim na lata, em dia, todo 1o. de cada mês, só de pensar a pressão aumenta! Já pensou? A dona patroa vai querer que eu deixe todo dia 5mil barangotes todo dia para almoço antes de sair para o trabalho, é muita pressão cara!
Kleber, hoje no “enquanto a bola não rola” da Rádio Gobo(programa criado por você) o ex jogador e torcedor do Vasco DER declarou que a FAF foi criada para pressionar a arbitragem para nos favorecer. Para minha decepção ninguém do Flamengo apareceu para contrapor. Será que essa ignomínia vai ficar sem resposta?.
Se o Dé falou, eu não contestaria!
Concordo contigo, Kléber.Acho, apenas, que precisamos de um quarto zagueiro mais confiável. Rafael Vaz é bom, mas, ás vezes, se acha o baresi e complica. Zagueiro não pode mascarar nunca! no mais, apenas pedir que tenham paciência com Adryan. o passe para o 1º gol, comprova que ele sabe jogar… mas não é ponta esquerda. deixem ele jogar centralizado e o futebol dele vai aparecer… espero que tenham um mínimo de paciência, É o melhor reserva, a longo prazo, do Diego.
Eu acho que o Adryan merece um post no estilo do que foi feito há tempos atrás quando o Corinthians contratou o Camacho do Audax e descobriram que era o Camacho que foi formado na Gávea. Na época, aqui no blog questionou-se se nós rubro-negros não somos impacientes demais com os jogadores formado na base e acabamos por queimá-los e depois eles estouram em outros times. Adryan pode ser mais um exemplo disso e, futuramente, o mesmo pode se aplicar ao Vinicius Junior(tomara que não)
Cirino diz estar concentrado no Flamengo. Isso é uma ameaça?
Wanderley, é pura verdade! Ele so omitiu o verbo “sair”.
Caro Kléber, Tenho acompanhado o abandono em que se encontra o Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Entendo que o Flamengo poderia fazer uma Carta de Intenções à Prefeitura do Rio de Janeiro para explorar aquela região, assim como o Botafogo utiliza o Engenhao. Seria a oportunidade de possuirmos mais uma sede e ainda poderíamos construir um estádio em áreas livres dentro desse terreno onde está o Parque Olímpico. Seria fantástico! O Flamengo se tornaria uma potência tanto no futebol quanto nos esportes olímpicos. O que você e os amigos do blog acham da idéia? Abraços.
Depois que o Egon me ensinou um tira-gosto baratinho, de cebola com catupiri, com o qual tomei litro e meio de Red, temos divergido demais na cornetagem. Guerreiro, definitivamente não é o poste que alguns dizem. Ano passado jogou sózinho, encaixotado entre os zagueiros e ainda fazendo seus gols. Não quer dizer que o Ernane também não os fez e nos deu muitas alegrias. O time tinha um esquema sofrível, com dois pontas que mais defendiam que atacavam, quase sempre isolados, sem triangulações, sem ninguém se apresentando para tabelas.
Rafael Vaz pode acertar bons lançamentos, mas às vezes erra, vide Fla X Flu no brasileirão, é lento, não se coloca bem,vide Fla e Inter, quem sabe de volante?
Pra não ficarmos de mau, caro Egon, concordo com o goleiro do Madura, mas para o lugar do Muralha….
O estagiário melhorou bem ao efetivar o Mancu, quem sabe não faz o mesmo com o Cuellar?
Prezados:
Embora nosso presidente não goste de retrovisores, tenho um de que não abro mão: 1982. Naquela copa, tínhamos, tão somente, arquitetos_ e deu no que deu, não é verdade? Sempre digo que, quanto mais se elogia aquela seleção brasileira, mais brilha, no pódio, a extraordinária seleção italiana: a partir do ” grupo da morte”, os italianos foram eminentemente superiores, audaciosos, envolventes e_ principalmente_ COMBATIVOS! Ou seja, estavam dispostos a morrer em campo, se necessário fosse, mas não deixariam escapar a vaga para Brasil ou Argentina. Como todos atacavam e voltavam para marcar, víamos, antecipadamente, o tal decantado Barcelona, nos seus melhores dias: pedreiros e arquitetos unidos, nenhuma dúvida.
Mas por que essa divagação?
Faço-a, simplesmente, porque não dá mais pra aguentar essa perseguição ao Márcio Araújo. Eis, sem dúvida, um jogador fundamental_ exceto, claro, para boa parte da imprensa esportiva, e sobretudo a anti-flamenguista. Exagero? Talvez, mas é bom lembrar o que fizeram_ a imprensa_ com o extraordinário Willians, para mim o responsável número 1 pelo título de 2009. De repente, passaram a cobrar, do brilhante marcador, que fizesse gols como o Nunes e lançasse como o Zico! Francamente, um absurdo completo e uma grande injustiça com aquele craque do desarme! Ainda pelo retrovisor, vou citar o Romário, sobre 1994: ” Se não fosse o Dunga, não teríamos ganhado aquela copa”. Perceberam? Não adianta só os arquitetos Conca e Diego: precisamos de jogadores para atuarem como pedreiros, que se encharquem de grama, suor e, se for preciso, lágrimas! Principalmente no Flamengo, ” Raça e Paixão”!
Já nos programas esportivos, fico perplexo_ e nem deveria!_ com a insistência de certos jornalistas ao EXIGIREM o Donatti como titular! Ora, ele que ganhe a posição nos treinamentos! Em alto e bom som: Rafael Vaz é, desde a primeira partida que fez com a camisa rubro-negra, titular absoluto! Em meio às carências do time, ano passado, cheguei a sugerir que ele fosse deslocado para a cabeça de área, já que sua facilidade para sair jogando era evidente. Continuo considerando essa opção, e penso que o Zé Ricardo deveria refletir sobre isso, para qualquer eventualidade. Sim, também fico animado com Conca e Diego mas, primeiro, a mim me interessa um sistema defensivo robusto e feroz, como o que NÃO tínhamos em 1982 e, graças a Deus, sobejava, em 1994. Tomávamos gols com facilidade com Telê e quase não éramos incomodados, com Parreira. Para os puristas e ” entendidos “, o primeiro, tenho perdido duas copas, foi um gênio; o segundo, tendo vencido uma, foi um burro!
Márcio Araújo: obrigado pelo seu_ até o momento_ imprescindível futebol. Rafael Vaz: também obrigado e continue com a mesma garra!
Saudações,
Carlos Cazé.