Qual a diferença? Simples.
As cornetas soam como sinal de alerta, têm o otimismo como alicerce e o objetivo único de um futuro feliz.
As cornetadas, ao contrário, bailam de acordo com os resultados e, quando negativos, são válvulas de escape do inconformismo e do péssimo humor.
Faço esta introdução para sugerir aos queridos companheiros e amigos deste blog, profunda reflexão sobre o jogo de ontem e, em função disso, dos inevitáveis comentários. As cornetas são pontuais. São sopradas em função de um lance ou, de um jogo.
Todos que fazem parte deste blog são testemunhas de que considero este elenco do Flamengo de bom nível e, que o nosso treinador tem demonstrado coerência na maioria esmagadora dos jogos, escalando e substituindo. Portanto, quando pontualmente, em função de um jogo, critico a postura do meio campo pouco combativo e a isto atribuo a ausência do melhor ladrão de bola do elenco, que é Márcio Araújo, estou apenas soprando a corneta da preocupação, em função do que vem aí pela frente na Libertadores.
Da mesma forma, achei que no intervalo este defeito poderia ter sido corrigido, bem como, o Cirino colombiano ter entrado no lugar de Mancuello. Ah, ia esquecendo. Estranhei na escalação para a cobrança dos pênaltis o treinador ter preterido atacantes em favor de dois zagueiros e, aí confesso que escorreguei, cornetei, pois isto é absolutamente relativo, e a escalação para as cobranças vai muito mais pelo momento emocional do jogador, do que pela posição em que ele atua.
Agora, vamos às cornetadas. Estas normalmente acontecem pelo inconformismo do insucesso, normalmente imediatamente após os jogos, quando a decepção compromete qualquer conclusão mais equilibrada. Quando disse que, para este time, Márcio Araújo é mais útil do que Rômulo, não afirmei que o ex-jogador do Vasco é um perna de pau. Ao contrário, o considero um bom jogador, porém, não tão combativo quanto Márcio Araújo. Ao contrário, houve quem dissesse que Márcio Araújo não sabe jogar bola. Aí já é cornetada… até porque, está muito longe da verdade.
As cornetadas foram além, como as críticas contundentes ao zagueiro Rafael Vaz, fato que considero injusto. Houve até quem aqui comentasse que, antes da zaga ser composta por Rever e Rafael Vaz, ali residia o calcanhar de Aquiles do time. Pura verdade…
Enfim, nas cornetadas sobrou também para: Muralha, Pará, Trauco, Arão, Gabriel, Berrío e, até para Diego…
Continuo achando que temos um bom elenco, com um time quase formado. Não está pronto, pois duvido que alguém garanta ser Mancuello a melhor opção para jogar pela direita, bem como ser Rômulo o jogador que dê consistência e garanta o sistema defensivo.
No mais, que outra dúvida pode haver? Alguém pode comentar que o treinador não é suficientemente experiente, o que é verdade. Mas, aí pergunto principalmente para quem pensa assim: seria sensato, coerente, trocar o treinador neste momento? E, vou adiante: para colocar quem, se os bons estão empregados e o bom que não está (Cuca), não quer saber de treinar time nenhum este ano?
Resumo da ópera: Embora não tenhamos a seleção húngara de 54, temos um bom elenco e um time que, dependendo de um detalhe aqui, outro ali, pode brigar por qualquer título. Claro que, para isto acontecer, há de estar presente, fora e dentro das quatro linhas, a tal da competência, acompanhada por madame sorte…
Este jogo de depois de amanhã pela Libertadores, contra o San Lorenzo, da Argentina, é um bom teste para que tenhamos a noção de por onde anda “dona competência”, e se este time tem poder de superação. E, que “madame sorte” troque o tricolor pelo rubro-negro…
Caro kleber, acho até uma maldade nesse momento em que o Flamengo está pra estrear na libertadores, falar em troca de técnico,procurar bruxas em apenas um jogo em que não perdemos dentro de campo e sim nos pênaltis…o Flamengo tá vivendo um bom momento, devemos ponderar nossos comentários pra não tumultuar o ambiente…confesso que faltou experiência pra ze ricardo nesse jogo,também concordo que o Márcio Araújo marca mais do que o Rômulo, acho que será mais importante na libertadores, libertadores se marca primeiro depois ataca…
ABS.
Mea Culpa..
Perfeito Kleber!!! Sem o que tirar nem por!!! Um abraço.
Pura verdade, caro KL.
Obrigado pela paciência e nos desculpe pela falta, as vezes, do bom senso.
Por isso aprecio muito vir aqui.
Abraços.
Malhar em ferro frio caro Kleber Leite. Na realidade, a maioria esmagadora do torcedor nada sabe de futebol, suas opiniões são na maioria das vezes um apanhado do que leram ou ouviram da mídia. O M.Araújo não joga nada e ponto final, está decretado ! Jogo Fla 2 x 1 Grêmio pelo segundo turno do brasileirão passado, estou num bar vendo o jogo, do meu lado senta-se um sujeito que conheço de vista, nem sei o nome dele. Começa o jogo e o sujeito mete a cara num celular, começa a mexer daqui pra li, de lá pra cá, o jogo comendo solto, Gol do Flamengo !!! ele levanta a cabeça e vê a repetição do gol, ato contínuo volta a enfiar a cara no celular, o jogo continua, de repente o segundo gol do Flamengo ! , ele novamente levanta a cabeça e observa a repetição do gol, novamente o celular é alvo de sua total atenção, gol do Grêmio ! logo em seguida, o cara mais uma vez volta a atenção pra TV e observa o gol gremista. O jogo continua com ele mergulhado no celular, o tempo vai passando e o árbitro trila o seu apito dando por encerrado o jogo com a vitória rubro-negra por 2 x 1. Ele olha pra mim e diz, vencemos, mas mais uma vez achei o M.Araújo o pior em campo…..
Coerente, KL.
É bem por aí o caminho das pedras.
É preciso apenas saber quais os parafusos devem ser apertados.
O momento é de somar e não dividir.
SRN!
Boa noite!
Marcio Araujo possui o futebol mais burocrático possível, rouba a bola e passa para o jogador mais perto, raro as vezes dá um passe que pode criar alguma situação de gol enquanto o Rômulo arrisca e acerta vários passes verticais durante o jogo, mas precisa melhorar na marcação e na cobertura do Trauco que também vem mostrando falhas na marcação em vários momentos.
O Flamengo tem um timaço e elenco pro Zé Ricardo mexer e criar muitas situações de jogo pela versatilidade dos jogadores, começar bem na Liberta é fundamental pro sucesso desse time.
O que o Flamengo precisa é treinar um melhor posicionamento. Pará por exemplo além de estar distante ainda escorregou no primeiro gol.
Inadmissível citar o Marcio Araujo como solução.
Onde estava o Márcio Araujo nos gols recebidos durante o brasileirão do ano passado? Exemplos: contra a Ponte-Preta em Cariacica, contra o Corinthians no Maracanã, São Paulo em Brasília etc?
No mais, acredito que as falhas do jogo de ontem ocorreram no momento certo, estaremos ainda mais fortes na Libertadores.
SRN
Kléber, sobre Márcio Araújo postei minhas considerações muito antes em outras oportunidades e nessa semana, após o jogo, encontrei fatos que justificam que MA não merece ser titular.
Veja o texto:
(http://republicapazeamor.com.br/site/a-ultima-vez-que-falo-desse-assunto/)
O que aconteceu no jogo não foi um problema exclusivo de Rômulo, que ficou sobrecarregado por conta de uma sistema defensivo falho, armado pelo técnico, e que foi ratificado por Abel que disse:
“sabíamos que poderia custar caro para eles, porque jogam com seis, sete jogadores, às vezes, dentro do campo ofensivo. Você não pode ficar com um ou dois jogadores só marcando, tem que ter sacrifício.”
Tem que trocar o técnico logo enquanto é cedo
É verdade, ano passado perdemos carioca, primeira liga, copa do Brasil, campeonato brasileiro e Sul americana. Vamos esperar 2017, depois que perder tudo novamente, aí demite ele.
Não sou a favor do Márcio Araújo, mas para o jogo de ontem era sim a melhor opção. E fico pensando:pq não casinha fechada?? Em 2009 Andrade fechou a casinha: Maldonado, Willians e Airton. Liberou Pet, Adriano e o Zé Roberto fazia o quarto homem de meio aberto pela esquerda. Os laterais avançavam muito e a zaga era fraca Álvaro e Angelim. Parecido com o quadro com o atual. Libertadores se ganha com defesa segura. Everton faria a função do Zé Roberto, liberaria os laterais para avançar.. Márcio Araújo faria o que Maldonado fazia e arão ficaria mais liberado para chegar a frente, pois ataca melhor do que defende. Acredito q a melhor opção, deixando sempre Berrio como opção de velocidade para o segundo tempo. Variações táticas que nosso treinador ainda não sabe fazer.
Presidente.. Obrigado pela aula de conhecimento, texto ímpar…Me lembrou o mestre Tostão.
Lamento de informar meu caro Liliano ganhamos o brasileiro e vc lembra o que aconteceu na libertadores do ano seguinte ?
Ter um Flamengo perfeito , que agrade nossa exigente torcida é utopia . Hoje temos um bom time e elenco ,porém temos algumas indefinições, uma delas é a capacidade real do Romulo ser um volante defensivo, outra é a melhor formação do ataque, convenhamos , o Mancuello está torto por ali …. e por último é a real capacidade do nosso jovem técnico . Não entendo essa richa na nossa torcida quanto a essa questão , é óbvio e natural que Zé Ricardo seja olhado com desconfiança por alguns e com extremo otimismo por outros simplesmente pelo fato dele ter acabado de iniciar sua carreira , ponto !!! Do mais perdemos esse título mas não perdemos o ano e como bem disse o Kleber quarta será mais um belo teste pra diminuirmos algumas destas indefinições. Semana promete, abraço nos amigos do blog!!!!
Kleber,
Não sei se foi “corneta” ou “cornetada”, mas que foi uma bela RECUADA isso foi…
SRN
Kleber, evidentemente alguém da ESPN teve maldade ao interpretar suas “criticas ponderativas” ao jogo de ontem. Coisa que aliás (ponderações), fazemos aqui o ano todo.
E por serem assim, ponderativos, a maioria dos “cornentários” são bastante pertinentes, que certo ou não, revelam uma visão interessante da cada um. SRN.
Kleber,
Prezados,
A indignação coletiva do torcedor decorre do fato de saber que tem o melhor elenco dos últimos anos, contudo, mal aproveitado pelo Treinador.
Me mantenho coerente em meu posicionamento, acho o treinador fraco, e não de agora, pois já dizia isso quando estávamos ganhando aquelas goleadas por 1 a 0 no BR/2016… Embora entenda ser pouco provável a mudança, penso que o “problema” pode ser amenizado com a contração de um Auxiliar Técnico competente/experiente, que possa ser alguém que mostre uma outra visão ao Zé Ricardo. Que me desculpe o Jayme de Almeida – que parece ser um sujeito legal – mas se notabilizou como um cego em leitura de jogo.
Qual profissional, em início de carreira, que não precisa de alguém com experiência para mostrar o caminho mais fácil? Até hoje, em 6 anos de advocacia, tenho dois colegas que são os meus, digamos, “orientadores” quando a dúvida paira.
Kleber, talvez essa ideia possa chegar à Diretoria, de um Auxiliar experiente para o Zé.
Caro Kleber e amigos!
Não vou me posicionar somente pelo jogo de ontem, seria injusto, até mesmo em função de que empatamos e ainda no final do jogo poderíamos ter feito 4 x 3. Ontem muitas coisas deram certo para o Fluminense, a começar pelo primeiro gol. Acho que o nosso momento ruim foi acelerar o jogo depois que fizemos a virada. A de se entender também o calor do estádio cheio, um clássico muito comentado, um jogo que ficou sem se saber se seria com uma, com duas ou nenhuma torcida.
Sou adepto daqueles que dizem que tudo no seu tempo, tudo na sua hora. Infelizmente ontem não foi o tempo e nem a hora. Nos pênaltis cobraram os que melhor treinaram. Paciência para ontem e ficando uma certeza: nosso elenco é de fato o melhor do Rio.
Falam que o Abel deu um banho no Zé Ricardo e acho que nem tanto. Alguns jogadores foram muito mal e isso facilitou o empate. Ainda gosto e confio no Zé Ricardo, assim como acho que o Márcio Araújo é um jogador muito útil. Não faz muito tempo, o Pará era muito castigado por criticas e o que se viu foi uma revolução no seu futebol. Ontem, de pecado tivemos a insistência com Rômulo e Mancuello, este último, muito fora do tom. No mais, alguns outros jogadores estiveram abaixo do seu melhor nível e isso vale registro. Temos a melhor campanha do carioca e o melhor sorriso pode ser o da final. Estamos no caminho. Vamos ganhar na quarta e o domingo que vem será outro. Essa é a magia do futebol.
SRN
Querido Kleber :
Nosso problema não foi o Romulo, que ainda está se adaptando mas é um bom jogador.
Nosso problema foi cair na armadilha bem montada do Abelão. Repare que o primeiro e o terceiro gol saíram de jogadas equivocadas do Trauco e do Rafael vaz que tentou um drible no ataque e perdeu a bola, gerando o contra ataque deles.
Me preocupa muito mais a quantidade de chuveirinhos, nossa única jogada realmente ensaiada.
Enfim, todos rezando para São Judas estar acordado quarta a noite.
Saudações
Caro Diego S. Oliveira, que tal o Levir Culpi pra auxiliar do Zé?
Grande amigo Mauro! O 1º gol que tomamos, vai da falta pessimamente batida pelo Diego (só levantar na área), a conclusão afobada do Trauco, o avanço desnecessário do Rômulo, deixando apenas o “gigante” Pará no meio de campo e, além da escorregada do lateral, o descaso com as declarações do Abel (1 dia antes) que jogaria com 3 atacantes. Ou seja! No contra-ataque…
Foi justamente o que aconteceu…
Éverton, que normalmente faz o papel de assistente de lateral, pouco ajudou na marcação ao endiabrado Wellington Silva.
Caro Kleber, por falar em Cornetas e Cornetadas, o nosso amado Flamengo terá que entubar o “grande” Cirino. Agora teremos o original e o sósia!
Um abraço e SRN.
Bom, creio que o jogo de domingo foi um sinal alerta sim. Mas não acredito que o MA8 no time resolveria o problema de domingo. No meu entendimento os gols saíram em falhas defensivas e não de um ou dois jogadores (Romulo e Arão). O meio estava muito espaçado e o a recomposição lenta.
Colocar o MA8 acrescentaria em poder de marcação? claro! Mas passaria a pecar na saída de bola. Na minha opinião MA8 pode entrar no decorrer de uma partida, não iniciar nela. Colocar MA8 de titular seria regredir no bom futebol que o Fla apresentou esse ano.
Estou absolutamente de acordo com KL! Não me recordo do Romulo no Vasco nem na Rússia. Mas sabemos que ele estava há 6 meses sem jogar. A pergunta que me faço, é se o Flamengo contratou um 1° volante ou um 2° volante!!!!
Romulo, até o momento, vem provando que joga na mesma posição de Arão, Elias e Paulinho…
Portanto, não é esse o jogador que precisamos no momento. E sim, um Ralf, Leandro Donizette, Marcio Araújo ou Willians…
Dito isso, e pelo Brasileiro do ano passado, fica evidente que mesmo tocando para os lados, MA hoje, é muito mais 1° volante de marcação que Romulo.
Só lembrando aos amigos, que continuamos invictos. Não perdemos o jogo como muitos acham. Perdemos nos penaltis.
O absurdo? Zagueiro não pode e não deve bater penaltis…
Alguns insistem que Abel deu um nó no Zé. Como o Flor não tinha levado nenhum gol até então, que nó é esse, se tomou 3 num único jogo???
Placar justo num jogo aberto…
Faltou ao Zé entender, que o Wellinton precisava de mais cuidado. Pela rapidez, o contra-ataque seria com ele. Como aconteceu. Trauco foi pouco!!!
Carlos, perfeita sua análise. Pensamos igual. Um abraço.
Grande amigo Luiz! Muitas vezes adotamos complexo de vira-lata…
TUDO que é dos outros é melhor que o nosso.
Um tricolete desvairado ainda teve a ousadia de dizer que empataram sem o Scarpa!
Quantas vezes essa criança foi convocada?
Se a referência é o Scarpa, estamos perdendo tempo jogando as eliminatórias…
Abs irmão.
Carlos, essa é a mentalidade da grande maioria do povo brasileiro. Fazer o quê?
Um abraço.
Prezado Egon:
Decididamente, um time não se faz só com arquitetos: precisamos dos pedreiros. Nem me fale do WILLIANS, PORQUE ESTE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO DO FLAMENGO!
Abs,
Cazé.
Um bom ataque ganha jogo.Uma boa defesa ganha campeonato.!!!
Caros amigos, acho que o jogo de domingo nos fez lembrar de algumas coisas:
1o. que não temos um treinador de ponta e sim um treinador em formação para 1o. para nível em um futuro.
2o. que o Márcio Araújo é indispensável neste esquema do time jogando apenas com 1 volante. E se já era indispensável na cobertura do Jorge, é muito mais agora com as deficiências de marcação do Trauco.
3o. que constatamos mais uma vez, que o “Mureta” (ex-Muralha) não é um goleiro de 1o. nível (goleiro que não pega pênaltis e só pega bolas possíveis).
4o. que Rafael Vaz tem aquele defeito crônico de se achar mais do que é.
5o. fato a ser constatado, que já sabíamos de longa data, mas que não se confirmou foi o fator Guerrero. Excepcional o peruano no Fla x Flu. Longe daquele jogador chorão de outrora.
SRN.
Complementando:
6o. o fator ataque. Não é porque o time meteu três gols na defesa menos vazada do campeonato que vamos achar que o ataque acertou. Longe disso, no jogo foram dois gols de bolas altas cruzadas e um gol de bola parada.
O time deste ano recorre mais a cruzamentos do que o time do ano passado. Diego começa a ser questionado no quesito assistências para finalizações, é o 4o. colocado neste quesito no time, muito pouco. Não sabemos se é problema de movimentação do ataque ou deficiência do Diego mesmo.
A boa notícia foi a atuação do Berrio. Em que pese ele ter perdido o gol do título no fim do jogo, gostei da sua movimentação no ataque.
Na minha visão, nosso principal problema no domingo foi a soberba. Ontem assisti novamente ao jogo e tive a impressão de que o time entrou achando que estava ganho. Todos se lançando ao ataque, os pontas não ajudando na marcação, achei que entraram para tentar abafar o jogo e descansar no segundo tempo. Ao tomarmos o gol, o time se desorganizou de vez e tivemos de correr atrás do prejuízo duas vezes. Imagina se o Zé Ricardo colocar o Marcio no intervalo e sequer empatamos o jogo? O erro capital foi ter colocado o Gabriel ao invés do Berrio, melhoraria a marcação nas pontas em ambos os casos, mas o colombiano tem mais gás e coloca mais medo do que o peteleco, tanto que percebeu o erro e sacou um volante para colocar o colombiano.
Não vejo tanto problema como alguns aqui. Amanhã será um divisor de águas, saberemos se os problemas de domingo foram somente uma questão de motivação(que sobrou ao Flu) ou realmente falta de comando.
Bom dia.
Neste debate aqui proposto em que o sistema defensivo está sendo avaliado prefiro a corneta neste tema.
Márcio Araújo -Este jogador em que algumas vezes perdemos jogos e até campeonato por ele falhar no passe.Verdade que também ganhamos um também com um gol dele.Mas como custo-benefício é baixo.Acho que nos dias atuais o Andrade seria reserva dele rs.Quem viu ele jogar sabe que ele não era um marcador tipo Dunga.Andrade se notabilizou na marcação, pelo seu posicionamento dentro de Campo e desta forma quebrava a velocidade de contra ataque do adversário e ainda saía para jogo abastecendo Adilio,Zico ,Tita. Não era uma tarefa fácil até porque naquele período tínhamos uma avenida chamada Júnior e estes outros citados não marcavam apenas cercavam,enfim o segredo deste time estava na compactação das linhas.O Rômulo vêm de uma longa inatividade por contusão mas observa-se a coragem e a ousadia de querer jogar de forma vertical ele tem qualidades temos que dar tempo para adaptar-se.
Rever e Rafael Vaz- Então vamos lá ano de 2015: “Samir,Wallace,Marcelo,Frauches,Bressan” alguém sabe me informar quantos gols de bolas aéreas nos levamos durante o ano. O Rever foi bola de Prata ano passado e fez parte da seleção do campeonato.O Rafael Vaz embora menos badalado também não comprometeu e fez com o Rever uma das zangas dentro campeonato Brasileiro que menos levou gol.
Vou repetir o que já escrevi aqui anteriormente se nós quisermos grande zagueiros vamos ter que abrir o cofre porque eles valem tanto quanto os nossos atacantes..
Belo texto, Kleber.
Quanto ao Vaz, pelos vídeos que vejo da FlaTV, o Rafael Vaz é um dos que mais treina faltas e pênaltis. Bateu mal, muito mal, assim como fizera o Roberto Baggio em 94, o Zico em 86 e assim vai.
Amanhã temos um jogo muito importante e é preciso vencê-lo. Caso não venha o resultado, não é o fim do mundo. Se vier, o Flamengo também não será o campeão da Libertadores. Então muita calma, pois já ouço gente dizendo que a Libertadores é obrigação. Aí lembro dos grandes investimentos de Palmeiras, Atlético e Santos. Se 4 tem obrigação, 3 serão uma vergonha? Não é bem assim.
Kleber, olhando a lista da Libertadores me causou estranheza o fato do Cirino, Matheus Sávio, Conca e Ederson estarem nela e o Adryan não!
Adryan >>> Gabriel >>> Cirino.
“Presidente” Kleber Leite, por favor (PELO AMOR DE DEUS), dá para você, que com certeza conhece mais de futebol do que eu e do que alguns aqui me explicar porque o “jogador” Gabriel é tão prestigiado no Flamengo? O que ele faz de tão bom, tão diferente, que eu (só posso ser cego, ou estar de muita implicância) não consiga ver?? Por favor, me ajude a entender!!!