. A primeira, começa exatamente pela camisa 1. Há uma unanimidade com relação ao momento ruim de Muralha e, uma enorme dúvida, com respeito a ser ele um goleiro do tamanho do Flamengo.
Particularmente, e já coloquei isto aqui, houve um grave erro na montagem do elenco para esta temporada. Com a saída de Paulo Victor, ficamos rigorosamente entregues nas mãos de Muralha e, como dizia minha avó Corina, “quem tem um, não tem nenhum”. Acho que na saída de Paulo Victor, ato contínuo, alguém deveria ter sido contratado. E, é bom não esquecer que houve um momento para tirar Cássio, do Corinthians. Este episódio me motivou a falar sobre a importância do “timing” no futebol, onde citei a sensibilidade de Francisco Horta ao contratar Roberto Rivelino. Cássio, insatisfeito com a reserva momentânea, estava doido para sair. Aquele era o momento. Agora, Inês é morta…
No gol, as dúvidas são muitas. Muralha deve ser barrado? Thiago segura esta barra? Alguém deve ser contratado? Enfim, são essas as dúvidas. A primeira, só quem convive com o jogador pode responder, até porque, só se conhece alguém profundamente, convivendo.
Zé Ricardo é que tem que definir qual seja o nosso maior risco. Escalar Muralha ou arriscar com Thiago. Se a cabeça de Muralha está boa, iria com ele. Se não, solucionado para o jogo de domingo está, até porque, como opção, só restaria escalar o jovem Thiago. Não tenho nada contra se arriscar com jogadores jovens, só que, desde que sejam muito acima da média, como um dia, com 17 anos, Júlio César virou titular e foi campeão da Copa dos Campeões Mundiais e da Copa de Ouro. O problema, é que, em qualidade, a diferença entre Júlio César de 95, e Thiago, de hoje, é enorme…
Sintetizando: Está mais do que na cara que o Flamengo precisa de um baita goleiro. Ponto!
. A segunda grande dúvida, é se Zé Ricardo deve continuar. Novamente, tenho que dizer que, só pode decidir isso quem está com a mão na massa, quem convive com os jogadores e com o treinador.
Certa vez, após me reunir com todos os jogadores, fui obrigado a demitir um treinador. Ficou claro que havia ele perdido não só o comando, mas também a confiança de todos.
Vejo este tema de forma bem simples. Se Zé Ricardo tiver perdido o “timão” do time, que assuma um interino e, que se procure um novo treinador. Se Zé Ricardo estiver com nervos e moral com a rapaziada em dia, só trocar, caso se encontre um treinador do tamanho do Flamengo, pois trocar de problema nada vai adiantar.
Ainda sobre Zé Ricardo, acho muito importante para quem decide ter a sensibilidade do que seja melhor para o Flamengo e, que isto detectado seja 100% respeitado. Exemplo: Eu, Kleber Leite, acho Márcio Araújo e Rafael Vaz jogadores aproveitáveis, úteis, porém, se tivesse que decidir, trataria de encontrar um clube para eles, pois, a minha sensibilidade rubro-negra diz que o “o Flamengo parou com eles…”
O conteúdo do post já fala por si. Se o Zé perder o grupo e o jogo de domingo, trocaria. A princípio, parece que o grupo está fechado com ele, até pelas declarações dos jogadores. Como eu disse há pouco, o futebol é um esporte em que o atacante perde 3 pênaltis, chuta 5 bolas na trave, o goleiro toma um frango e o culpado é o treinador.
Confio no Zé, mas ele precisa arriscar mais. Seja no gol, na zaga, no esquema tático, etc. Ou muda ou será mudado, infelizmente. Aí para o seu lugar só vejo o Dorival Jr, embora tenha colocado o Flamengo na justiça.
Quanto ao gol, lembro que explicasse aqui há uns 2 meses como surgiu a primeira oportunidade do Júlio César, então com 17 anos. Se jovem, mas com qualidade, bota pra jogar. Assim será com o Thiago. É nítido e claro que o Muralha perdeu a confiança e a defesa também não tem segurança com ele. As falhas estão se acumulando desde a Libertadores, então troca.
Falou-se em Cavalieri e em Fábio. Eu iria atrás do Júlio Cesar, embora sua família não queira voltar ao Brasil. Talvez o Marcelo Lomba ou o outro nome rodado seria bom. De novos, tem o Rafael na Itália e o Tiago Volpi no México.
Agora nos resta torcer no domingo e se tudo der errado, esperar novos nomes na segunda-feira.
KL, e quando o ZR colocou o dele na reta com jogadores da base? Aliás qdo o fez o fez mal lá na Argentina.
Muralha, erro maior de avaliação foi de quem o contratou.
ZR esta a 1 ano no cargo, o declínio técnico vem se acentuado e o mergulho é irreversível.
Kleber, comentário perfeito.
Kleber, Fla-Flu será no Maracanã. Aleluia!
KL, concordo com arrumar imediatamente outros clubes para Vaz, M. Araujo e Berrio. Aliás esse Berrio, apareceu nos últimos 05 meses de 2016 na Libertadores e o Flamengo pagou um caminhão de dinheiro, quando não tinha nem concorrente querendo o perna de pau.
Quanto ao técnico, infelizmente não dá mais, insiste nas mesmas jogadas, time covarde, sem reação, sem garra, já foi. Gosto de técnicos novos, apostaria em Fernando Diniz, com ótimo trabalho no Audax SP.
SDS
Kleber a pressão está enorme ,torcida na porta do CT e tudo mais .A pergunta é :Será se ZR terá condições de reverter isso?
Em relação ao elenco só convivendo com eles pra saberem se realmente estão fechados com o técnico como vc falou brilhantemente .
Vamos vê o que o time apresenta no domingo,mais se eu fosse ele mudaria muita coisa ,vai aí a minha escalação :
Tiago,Rodinei,Rever,Juan e Rene;Romulo,Cuellar,Mancuello e Diego;Vinicius Jr e Éverton .Acaba com esse negócio de dois pontas ,coloca os dois da frente pra se movimentarem bem com a chegada do meio campo,já que é pra morrer que morra atirando.
Vamos em partes: Muralha, desde sua estreia contra o Santa Cruz em um amistoso em que o Fla perdeu por 3×1 – 01/2016 e ele falhou em um dos gols, sinceramente jamais convenceu. Até hoje não entendi a convocação feita por Tite, tanto que o mesmo reconheceu o erro e dos goleiros que vinham sendo convocados, Muralha foi o único a não ser mais convocado. Muralha no máximo para o Flamengo, um bom reserva, titular absoluto jamais, possui sérias deficiências, sai muito mal do gol, ruim com os pés, tem dificuldades nas bolas rasteiras e o pior de tudo, é um goleiro de baixa estatura, pro moldes atual. Agora um fator a ser analisado: Treinador de goleiros do Flamengo; Paulo Victor apresentava as mesmas deficiências, assim como anteriormente Felipe. Um fato a ser analisado. Com relação ao Zé Ricardo a quem já defendi aqui, faço das suas palavras minhas: Que diferença faz um grande treinador!!
Infelizmente, como já citado principalmente por Radames Latari, Zé Ricardo já chegou no limite no Flamengo, a tendência agora é regredir e o patamar do time com novas contrações está subindo, não conseguirá suportar a pressão por resultados e vai ter mais dificuldades quando tiver que colocar jogadores do nivel de conca no Banco, pois ao meu ver, ele não conseguirá utilizar Conca, Everton Ribeiro e Diego como titulares. Outro grande problema do Zé Ricardo, é se agarrar de unhas e dentes a determinados jogadores, por um campeonato bom (Brasileiro de 2016), Márcio Araújo, Rafael Vaz, Gabriel, Pará, Arão e até mesmo o Everton, são jogadores extremamente comuns, jamais poderiam ser considerados titulares intocáveis. Nisso Zé Ricardo caiu junto.
No gol domingo, entraria sim com Thiago. Se não entrar agora, não entra mais. E jamais saberemos sua real condição. Agora não é para ser o titular do Flamengo, mas o momento é de tirar o Muralha mesmo. E contratar um goleiro de ponta, indiscutivel para ser titular do gol rubro negro. Me lembro do Atlético/MG em 2013, ao contratar Victor e o Atletico sofria a anos com goleiro.
Egon, muito bom sua volta, precisamos do seu equilíbrio.
Henrique, amigo,
Certamente, pelo mando de campo ser do Fluminense.
Concordo com estádio próprio, com estádio na Ilha, com estádio na lua, mas hoje, pra se pensar em conquista, não há como descartar o Maracaná, mesmo que caro seja o aluguel.
Forte abraço.
Kleber,
Segundo o Abel Braga, o Fluminense já amarga mais de 3 milhões de prejuízo jogando no elefante NewMaracanã. Estádio morto!
Amigos,
O fato é que o Thiago deveria ter sido testado no fraco carioca, mas o Zé Ricardo (que veio da base), de forma contraditória e acovardada não deu chance ao menino (na verdade, não deu chance para nenhum jovem da base!)… Agora temos a bomba, Muralha que todos sabiam que era horrível pode ser barrado, para seu lugar entra o desconhecido e sem ritmo Thiago.
Falando em goleiros, impressionante que os preparados não tenham passado para a Diretoria a necessidade de contratar alguém de qualidade, pois o nosso Furalha é amador demais!
Diego, amigo,
Você acredita mesmo que jogando no Maracanã, o Flamengo vai ter prejuízo?
O prejuízo que o Flamengo terá, se não utilizar o Maracanã, será técnico, como recentemente aconteceu, com a opção de jogar em Volta Redonda.
E, para encerrar, por favor, não compare o potencial de torcida do Fluminense, com o Flamengo.
O que é prejuízo para um, certamente será lucro para o outro.
Papai do Céu é o culpado…
Henrique,Kleber e amigos!
O problema do Fla vai além do treinador ter ou não o grupo nas mãos. O problema do Fla é o futebol apresentado! Com mecanismos pobríssimos de jogo,fruto direto do trabalho do seu treinador,que teve tempo,estrutura e elenco suficiente para trabalhar,diferente de muitos,que hoje,apresentam mecanismos de jogo muito mais consistentes.Esse é o maior problema,isso é que faz um time com elenco inferior ganhar ou mostrar um futebol melhor do que um com elenco melhor. O melhor resumo disso está aqui:https://www.youtube.com/watch?v=-coCYwb4GhU
Essa história de que treinador não decide jogo é uma ova! Ele escala,ele troca,ele formata e dá repertório de jogadas ao time,pelo menos deveria,né?Coisa que não acontece com o Fla nas mãos de Zé.
E,se o amigo só fica satisfeito com a troca de treinador se ele perder o grupo,então aqui vai mais um motivo categórico:
**Após jogo contra o Bota,Arão reclama de ser colocado como ponta,em alfinetada direta ao Zé.
E o mais importante: https://extra.globo.com/esporte/extra-campo/bastidores-do-caso-conca-barbaridades-de-ze-ricardo-reuniao-com-presidente-adiada-21447475.html
Fora a entrevista recente de Sheik sobre Zé e Mozer.
Caro Kléber e amigos!
Eu começaria o jogo sem o Muralha. Depois do goleiro definido, basta entender que Ederson aberto na ponta não produz. Vamos esperar o jogo de domingo. Acredito que o ZR não continuará.
SRN
Acredito que o grande problema esta na diretoria incompetente e omissa, aliado a evidente falta de comando apos a saida do Godinho.
O ZR pode evoluir, sou favoravel a que o Flamengo invista em sua formação em vez de demiti-lo. Mas o ponto e que suas opcoes foram erradissimas, principalmente sua teimosia em manter jogadores que a torcida nao gosta apesar das falhas sequenciais. Hj ele esta demitido, apenas ele nao sabe disso e nem a diretoria. A torcida o demitiu. Aqui a torcida e que tem o clube e nao o contrario.Em julho o treinador sera outro certamente e isso passa pela falta de sensibilidade do ZR que insistiu com perebas tio Gabriel, Muralha e Marcio Araujo ate nao far mais. O Vaz e um caso diferentw pq eu acho que ele tem bola mas lhe falta cabeca, seriedade, foco. Acho que o ZR confiou demais em quem nao devia e pagou o pato.
Eu iria de Fernando Diniz. Fez belo trabalho no Audax, tem concepcoes arejadas e foi jogador do clube por 3 anos. Foi contestado, sabe o que e jogar no Flamengo, conhece a pressao, nao e um neófito. Fora ele, o rubro-negro Jair Ventura me agrada. Time e organizado e olha que ele nao tem prca de reposicao e muitas vzs nem jogador da posicao pois o Bosta esta quebrado. Tira leite de pedra. Renato e Carille fazem excelentes trabalhos mas nao da para tirar. Iria de Fernando Diniz. Dorival nao! Mais do mesmo. Medalhao so se for alguem arejado como Ruedas, Gallardo, Sabella,etc…
O problema do Flamengo foi acha juntos com a mídia que tinha o melhor time do Brasil e o campeonato Carioca era para testa o elenco teve vários jogos para testa Tiago não testou agora que colocar o moleque na fogueira tem Léo Duarte não testou Ronaldo não testou o próprio Macuello jogando com segundo volante não fez isso ou o próprio Everton testa em outras posições agora o arão muralha está jogando mal não tem um cara pra joga que coloque confiança na torcida agora vai ficar difícil colocar os moleque na fogueira Tumara que domingo o time comesse a se recuperar.
porque nao contratar o goleiro magrao do sport???
com dinheiro vai lá e compra,,,,, precisamos urgente de um goleiro
Não comungo da ideia da demissão de Z.Ricardo, até porque não vejo no mercado nada muito melhor, mas se perder pro fraco Avaí, seu emprego irá ficar insustentável ! Penso que o problema maior do time é ausência de comando na direção de futebol.
Quanto ao frangueiro do Muralha, este nunca convenceu e jamais passou confiança. A sua convocação para seleção deve ter sido um esquema de empresario. O fato é que o Thiago deveria ter sido mais testado no fraco carioca, alias o inútil estadual era para isso , por em campo mais vezes os jovens como Paqueta, Tiago, Ronaldo ,Sávio e Vizeu…, só que no Flamengo
a palavra planejamento não existe, portanto lançar Tiago agora, na seria A, como solução é um risco grande !
Fora R.Caetano !