Decisão?

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Não, não creio. Qualquer que seja o resultado deste Palmeiras x Flamengo, o campeonato não estará decidido. Claro que até entendo as matérias que levam os entrevistados – jogadores e treinadores dos dois clubes – para este caminho, mas pelo que tenho lido e ouvido, todos, tanto lá, como cá, pensam da mesma forma, ou seja, que o jogo é super importante, mas não será uma decisão de campeonato.

Não quero saber o que está na cabeça do treinador Zé Ricardo. Não por falta de curiosidade e sim, pelo fato deste segredo bem guardado poder representar muito para o resultado do jogo. Como não sei, e não tenho nenhuma intenção em saber, nada posso comentar, apenas especular e, tenho a certeza de que a especulação ajuda, pois a única coisa que não pode acontecer é o treinador do Palmeiras, que de bobo não tem nada, ter a noção exata do time e da estratégia do Flamengo para o jogo de depois de amanhã.

Ao Zé Ricardo, aconselho o silêncio. Os companheiros de imprensa querem saber time? Que especulem… O Flamengo vai jogar mais fechadinho, povoando o meio de campo, pois em tese o empate pode ser um bom resultado? Sugiro a quem tiver esta curiosidade, ser encaminhado para fazer a pergunta no Posto Ipiranga…

Enfim, muita humildade, boca de siri, ouvir muito e falar nada, muito descanso, responsabilidade no limite máximo e, na hora do jogo, correr esfomeado atrás de um bom porco assado com batatas coradas…

Na vida, há hora para tudo. O Flamengo vive o seu momento de ser “mineirinho”…

1 Comentário

  1. Zé Ricardo irá jogar com Muralha, Pará, Rever, Vaz e Jorge; MA, Arão, Diego, Everton, Cirino e Guerrero.

    Alerto que a liderança da rodada pode terminar com o Atlético-MG. O Galo ainda terá Flamengo e Palmeiras em Minas Gerais. Logo, esse jogo de quarta-feira pode ser a decisão ou não.

    É preciso inteligência principalmente com Dudu e Moisés. São as principais armas do Palmeiras. Moisés é quem comanda o meio e Dudu arma o ataque. Dudu vai cair provavelmente nas costas do Jorge.

    Na direita, ele vai prender o Jean para marcar o Everton. Dessa forma, eu botaria o Everton um pouco mais fechado no meio e apostaria na velocidade do Gabriel contra o Zé Roberto. Não me surpreenderei se entrar Fernandinho ou Cirino para explorar as costas do Zé Roberto. Pensando na forte bola aérea do Palmeiras não me surpreenderia com Cirino até para ajudar nos escanteios por sua altura.

    Márcio Araújo e principalmente Arão terão funções importantes nesse jogo. Palmeiras joga com 3 atacantes então o MA serve como terceiro zagueiro e o Arão pega o Moisés. Diego vai sofrer marcação individual como o Cuca fez com o Luan. Mais um motivo para o Arão ter função importante nesse jogo até como armador.

    Um jogo de xadrez.

    Reply
    • Dependendo do resultado de hoje ( Flu X Galo) o nosso principal adversário pode mudar. Uma vitória do Galo hoje o torna o principal concorrente justamente por enfrentar Flamengo e Palmeiras em casa . Palmeiras tem Corinthians, Santos e Galo fora, prováveis derrotas. Galo tem Corinthians e Botafogo fora como possíveis e prováveis tropeços além de um imprevisível clássico contra o Cruzeiro. Nós temos Palmeiras e Galo fora e clássicos contra Botafogo e Fluminense. Eis aí o risco,os líderes vão perder pontos entre si e em alguns jogos difíceis fora, porém nós temos 2 clássicos sempre complicados . Já disse antes e volto a dizer após estudar muito a tabela : Se ganharmos de Flu e Bota muito provavelmente seremos campeões , mesmo eventualmente perdendo para Palmeiras e Atlético .

      Reply
  2. Jogo muito importante, porem concordo que nao define nada. em caso de empate e vitoria do Galo ai embola ainda mais.
    Acredito que ele vai manter o mesmo time com gabriel, Everton e Guerreiro na Frente

    Reply
  3. O jogo valerá obviamente 3 pontos, que são importantíssimos, até ai nada. Se o Flamengo ganha, a diferença fica em apenas 2 pontos para o Palmeiras, se perde a diferença vai para 4 pontos, nada em comparação com a maratona de jogos importantes (70% de clássicos) até o fim do campeonato. O jogo tem uma importância relativa, principalmente no quesito “embalo”, “confiança”, “sequencia”. O Palmeiras finaliza uma sequencia eletrizante de 4 jogos dificílimos (SPFC 24a, Grêmio 25a, Flamengo 26a e Corinthians 27a), ou seja, é importantíssimo que eles percam pontos nestes jogos. Após a 26a (Figueirense) rodada seremos nós que pegaremos uma sequência eletrizante (Cruzeiro aqui 27a, SPFC lá 28a, 29a Sta Cruz, Fluminense 20a, Inter lá 31a, Corinthians aqui 32a, Atlético MG lá 33a, Botafogo aqui 34a, e seguem mais três rodadas até o fim jogos mais amenos, ou seja, o fim do campeonato).

    Reply
    • Destes:
      Cruzeiro: Não estão em boa fase, o mando é nosso.
      SPFC: Em péssima fase, o jogo é lá.
      Sta Cruz: Somos favoritos
      Fluminense: Inconstantes
      Inter: Não estão em boa fase, mas o jogo é lá
      Corinthians: Em queda, desfalques, hora de devolver a derrota.
      Atlético: Em boa fase, porém oscilando, ai depender da sequencia deles, o jogo é lá.
      Botafogo: O time é líder do returno hj, vai depender da sequencia deles até lá, jogo complicado.

      Reply
      • Fico pensando o “azar” que tivemos em não pegar o Inter lá durante a má-fase deles. Agora provavelmente quando ocorrer o confronto, pegaremos um time brigando pra não cair, o que sempre é perigoso.

        Reply
        • Daniel, estamos a 1 ponto do Palmeiras, então não há muito o que lamentar não. O mais importante nesse momento é a manutenção da boa fase, do entrosamento, do embalo. Perder pontos em algumas rodadas e´inevitável. O time cresce no momento certo, com alguns jogadores sendo recuperados….Os boleiros do futebol sabem, a fase do Flamengo hj é muito boa.

          Reply
  4. Kleber concordo com você e sou da opinião que o jogo de quarta não decide o campeonato,para a imprensa e natural que vendam essa idéia de final antecipada e outras coisas desse tipo. Mais a questão é: A moral dos jogadores após o jogo ou seja em caso de resultado adverso é de suma importância sacudir a poeira e em caso de vitória evitar o oba oba.
    Minha opinião é não desgarrar do pelotão da frente,pois certamente tanto Palmeiras como todos os outros times incluído Flamengo terão tropeços até o fim.
    Mais seria lindo ganharmos e se nós conseguíssemos abrir frente como fez Cruzeiro e Corinthians em campeonatos anteriores.

    Reply
  5. Caro Kléber e amigos! Decisão foi sábado e passamos. Se tivéssemos perdido para o Vitória, esse jogo seria desastroso do ponto de vista psicológico. Não pensem os senhores que eles também não estão temerosos. Claro que estão. Jogo difícil e não podemos errar e nem eles. Na copa paulista de júniores o ZR desbancou um favorito. Precisamos marcar forte e aproveitar as oportunidades. Acredito que seja um jogo para Diego e Guerrero. Pelas bolas altas, até poderia se pensar num terceiro zagueiro, mas, ganhamos quatro seguidas e inventar não convém, apesar de que o ZR andou pardalzando e deu certo. Quem está em ascensão é o Flamengo. Tudo pode acontecer, até o Sheik entrar e decidir. SRN

    Reply
  6. Caros amigos,já penso ao contrário amigo Kleber tudo que eu queria neste momento era saber como o Zé irá armar o time e se possível queria ponderar a ele alguns itens,que espero que ele esteja careca em saber,como:
    -A pressão inicial do Palmeiras:Todo mundo está falando deste início avassalador dos verdes,mais e aí que mora a chance do Fla em acabar com o jogo,Zé por favor se não treinou treine a saída rápida para o contra ataque ,podemos matar o time do Palmeiras dessa forma pois se conseguirmos fazer o primeiro eles vão abrir o time .
    -Dudu e Moises:Esses são os caras que fazem o Palmeiras jogar,olho neles e marcação sem espaço .
    -Laterais:Zé Roberto e Jean serão os caras a serem batidos,do
    Lado da esquerda acho que o Zé não tem velocidade mais tem experiência e do lado direito Jean é um bom jogador o Cuca irá utilizá-lo mais na marcação do que no apoio.

    Reply
  7. Discordo também que esse jogo não decide nada,pelo contrario decide e muito,pois se o Fla vencer o time assume a liderança e embala de vez pro título ,são esses jogos que decidem campeonato,tire como exemplo a campanha do Fla em 2009 ,vencemos o Palmeiras e o Galo fora de casa naquele ano e quando nos encontramos eles estavam brigando pelo título ,ano passado o Corinthians venceu o Galo em Minas com autoridade e foi ali que eles foram campeões ,temos a chance de fazer uma ou duas finais fora de casa pois podemos pegar o Galo em uma situação melhor do que estamos hoje,por isso acho que se o Fla vencer o Palmeiras amanhã coloca uma mão na taça ,são esse jogos que definem campeonato,lembrem se disso.

    Reply
  8. Acho sim o jogo uma decisão.

    Óbvio que o campeonato não acaba amanhã, mas o time que tiver melhor resultado sairá muito fortalecido psicologicamente. Palmeiras (clube) tem trauma de brigar por título boa parte do campeonato e deslizar em momentos decisivos. Isso passa por torcida e dirigentes para o elenco. Petkovic ainda assombra as noites palmeirenses e este é um demônio que eles querem exorcizar.

    O Fla (elenco atual) vê uma vitória como algo pra lavar a alma de um grupo extremamente criticado, de dirigentes que foram taxados de “não entenderem nada de futebol”, ao Zé Ricardo “sem tamanho para assumir o Flamengo” e jogadores considerados indignos dessa camisa seja por deficiência técnica, custo não condizente com atuação em campo e além disso o “Bonde da Stella”.

    Talvez (muito provavelmente é) seja meu lado torcedor, mas vejo o Fla em vantagem, pela sua motivação ser positiva e a pressão estar do lado de lá. Até um empate favoreceria mais ao Fla do que ao Palmeiras, psicologicamente para a sequência do campeonato.

    Em campo, imagino o Fla controlando bem o jogo, mas com o Palmeiras criando sufoco a cada ataque que consiga executar.

    Jogo para 3 gols no máximo. Torço para haver um expulso do lado de lá, algo frequente em jogadores pilhados demais em jogos decisivos. E um dos maiores defeitos do Cuca sempre foi não conseguir acalmar jogadores e controlar vestiário. Já o Zé (juntamente com Jayme, Caetano e Mozer) passa a serenidade necessária para que os jogadores desempenharem bem seu papel.

    SRN!!! Palmeiras 0 x 3 Flamengo

    Reply
  9. Existe uma grande chance do Fla perder, e isso é claro. Vamos enfrentar o líder do campeonato na casa deles e sem nenhum torcedor pra incentivar. Mesmo em caso de uma goleada Palmeirense (o que acho improvável), terminaremos a rodada em 2º colocado. E se depois ainda perdermos pro Figueirense (mais improvável ainda), continuaremos no G4. Ou seja, temos uma campanha sólida que não é baseada em arrancadas (o que sempre achei maneiro), mas sim em trabalho bem feito. Independente do resultado deste jogo e do restante da temporada, eu me sinto muito mais otimista do que nos últimos 4 anos. E apesar dos erros do Zé e da diretoria, eu consigo vislumbrar um 2017 e 2018 bem legais pra gente. Há boa gestão, o que significa que a conta de brigar pelo título brasileiro este ano não vai estourar nos próximos 3 anos, como ocorreu com o Grêmio, Botafogo, Vasco, Corinthians e que uma hora vai chegar no Atlético-Mg. Não vai haver desmanche ano que vem. A grande maioria de nossos melhores jogadores têm contrato longo, com exceção de Alan Patrick e Réver, emprestados. Haverão reforços, renovações. Saídas só pagando alta multa rescisória, o que nos possibilitará repor as perdas. Confesso que eu estou feliz.

    Reply
  10. Tb acho que temos de ouvir a voz da experiência. O Mozer deve contribuir bastante junto aos atletas. Eu iria de Guerrero e LD. Acho o empate tb um excelente resultado, sei que a vitória embalaria ainda mais o time e a torcida. Só que não podemos nos empolgar, o campeonato é longo. Temos jogos em casa para fazer sempre os 3 pontos. Estamos no caminho certo. Quarta é dia de colocar a cerveja ou um bom vinho logo cedo na geladeira…
    Como é bom ser Flamengo.

    Reply
  11. Kleber, seria interessante postar mais tarde a festa que a torcida do Flamengo está fazendo no aeroporto. Agora é 1h30 e o voo sai às 4h. O aeroporto está lotado faltando quase 3 horas para a viagem. É coisa de outro mundo essa torcida.

    #VoltaMaracanã

    Reply

Comente.