Falta de sensibilidade

Não vou conseguir dormir se não deixar escapar o meu sentimento com relação a quão seja importante no ser humano, o mínimo exigível de sensibilidade.

Vamos começar pelo futebol, até porque, será o aquecimento para um assunto mais agudo. Como tenho feito até aqui, me preparei para ver o último jogo da seleção brasileira sub-17, às dez da noite, contra a seleção do Chile. Para conquistar o título, bastava um empate para a nossa seleção. Na realidade o que eu queria mesmo era ver o menino Vinícius Junior, eleito antes do jogo final, o craque do campeonato e, também o artilheiro.

Como vi todos os jogos, como poderia perder a final? E, como deixar de ser testemunha, ao vivo e a cores, da consagração desta joia rubro-negra?

O jogo foi fácil para o Brasil, embora muito pegado e, com Vinicius Junior muito marcado. Metemos 3 a 0, e faltando uns quinze minutos para acabar o jogo, quando a expectativa era pelo gol do nosso craque, se sairia ou não, eis que o treinador da seleção, em momento de rara falta de sensibilidade, retira de campo o motivo principal da grande maioria de quem assistia o jogo já não ter ido dormir.

Do nada, ignorando a inteligência, o bom senso, e em flagrante desrespeito ao óbvio, tira de campo quem merecia ficar até a última gota do jogo. Que insensibilidade…

Segundo assunto, este extrapolando o nosso tema central que é o futebol, e o coração dele, que é o Flamengo.

Esta história da carne, da “Operação Carne Fraca”, merece uma profunda reflexão. Ninguém é tão idiota que não imagine que exista pilantragem em tudo que nos rodeia. A lei do “farinha pouca, meu pirão primeiro” ou, “a de se levar vantagem em tudo” e, não importa como, está – infelizmente – dentro do contexto da nossa cultura. Espinafram a classe política, mas ela nada mais é do que o reflexo do nosso povo, até porque, todos, “inclusive todos” que lá estão, foram conduzidos por quem?

Depois de tudo que li e ouvi, fico com a clara sensação de que a ação da Polícia Federal foi desproporcional, colocando em risco a economia do país. Que nesta história há falcatruas, nenhuma dúvida, até porque, por aqui, há em quase tudo. Porém, dar a dimensão que foi dada, vai uma distância enorme.

Algumas coisas me intrigam. Quem dá o sinal verde para a Polícia Federal tomar tal atitude, na ação e na comunicação? Ou, a Polícia Federal tem total liberdade para agir como lhe der na telha?

No fundo, foi bom ter começado pelo futebol. Neste caso, apontamos a falta de sensibilidade de um profissional, certamente competente, até porque, acabou de conquistar um título importante. Da mesma forma, também comprovadamente competente, a nossa Polícia Federal, desta vez, errou na tinta…

Sensibilidade, é tudo…

1 Comentário

  1. Caro KL, eu assim como você aguardei ansiosamente o jogo de ontem principalmente para ver o nosso craque! Como você mesmo mencionou, ele estava muito bem marcado durante o jogo e no momento em que estava conseguindo escapar da marcação, o treinador o tirou! Frustrante sim, mas fiquei com a sensação que foi até melhor para o Flamengo, se ele tivesse arrebentado na final e feito 3 gols, os gigantes europeus cairiam mais forte ainda em cima do jogador!! Confesso que tenho bastante preocupação de ele apenas cumprir o contrato com o Flamengo até meio de 2019 e sair de graça!! Renovação até 2022 urgente!!

    Sobre a operação da PF, confesso que em certo momento pensei igual a você. Porém, quando vemos políticos do primeiro escalão do governo envolvido nisso, vejo que o caso mereceu a dimensão das manchetes recebidas!!! Este ponto de vista de prejudicar a economia é o mesmo argumento dos críticos da Lava Jato. Acho que todos os crimes devem ser noticiados para que minimize as chances de impunidade. Num primeiro momento teremos prejuízos sim, mas é o preço que teremos que pagar para termos um Brasil melhor.

    Tenho certeza que se não fosse as tantas manchetes negativas da situação financeira do Flamengo, onde éramos motivo de chacota por sermos um time que devia todo mundo, que contratava e não pagava, hoje não estaríamos nos reerguendo com pessoas extremamente competentes e responsáveis no clube!

    Um abraço e SRN.

    Reply
  2. Kleber,

    Também achei que o tecnico foi infeliz. Na boa quando ele tirou o menino troquei de canal. Eu gostaria muito de ver ser dada uma boa chance para esse garoto em nosso time profissional. Vamos ver o que acontece!

    Reply
  3. Kleber,bom dia !!! Voltando ao tema “Vinicius JR.”,já havia solicitado sua opinião ou informação sôbre a posição do FLA com relação ao jogador.O clube vai blindar o atleta,protegendo-o do assédio de clubes estrangeiros,(BARÇA,REAL MADRID e talvez mais),
    vai mantê-lo ate 2019(validade do contrato atual),e assim já com uma eventual valorização,negociando com estes ou outros clubes do mesmo quilate.? Peço sua palavra…
    SRN

    Reply
  4. “Rodrigo Caetano”
    Consta que Rômulo foi vaiado no jogo de sábado, merecidas vaias eu diria! Aliás o Rômulo para mim foi a gota d’agua no copo chamado Rodrigo Caetano.
    Senão vejamos:
    – Muralha e Arão estão na conta pessoal do EBM.
    – Diego esta na conta do Godinho
    Na conta positiva do RC estão:
    – Réver, Vaz, Trauco
    Guerrero eu não sei em que conta esta? Sinceramente.
    Na conta negativa do RC estão:
    – Rene, Rômulo, Cuellar, Donatti (o qual o Dé esculhambou no sábado, “desmotivado”, “jogador comum”, foram as palavras do Aranha), Mancuello, e o pior de todos…Leandro Damião, que zagueirão!
    O problema dos erros do RC é que são jogadores de expressão, que ganham altos salários e alguns custaram dezenas de milhões ao clube. Imaginem, Leandro Damião ganha 800mil mensais, mais do que o Guerrero, sendo que o Flamengo paga 200mil e o Santos o resto! Que mico, 40mi em um jogador que não vale nem 2mi e ganha essa fábula. Graças a carteirada, ele é 2o. reserva….estão brincando com coisa séria!
    SRN.

    Reply
    • Nino, o papel do gerente de futebol não é apenas contratar. Deves saber que o ambiente de futebol é bem complicado, pois só jogam 11, um ganha 10x mais que o outro, jogador caro não gosta de reserva, etc, etc e aí entra o gerente de futebol Rodrigo Caetano além do Mozer. Pelo que é noticiado o ambiente no Flamengo é excelente e isso também acontece por causa do trato do RC com os jogadores.

      Reply
      • Saudações Henrique!!! O RC é o farejador, o dedo principal em apontar jogador de mercado é dele. Teoricamente ele deveria fazer o trabalho que o Mozer faz, por isso achamos estranho a contratação do Mozer na época, o que deixa o RC como homem das contratações. SRN.

        Reply
  5. KL irretocavel sua colocação quanto ao menino Vinicius Jr, o grande problema do tecnico da base é que quando deparado com uma jóia eles sentem a necessidade de aparecer, ou sentem que o seu momento de ser comentado é justamente as custas da joia, do contrario ninguém vai comentar o seu trabalho no dia seguinte….

    No que tange a operação da PF, em um primeiro momento penso como você, mas se nos depararmos com o cenário onde ninguém é punido de forma exemplar, pessoas das policias em geral trabalhando dias, meses a finco para ao final nada acontecer, entendo que a unica forma do caso ainda ter uma pequena repercussão e que os culpados consigam pelo menos ser “premiados” com uma prisão domiciliar, seja infelizmente ligando o ventilador e seja o que Deus quiser.

    Um pais onde elegemos corruptos, eles dependem do povo para chegar lá, ou seja, são nossos empregados, pois usufruem do nosso dinheiro, nos sequer podemos ou conseguimos puni-los é bem complicado agir de forma diferente do que esta da PF, porém tudo tem o seu preço…. eu diria que é uma faca de dois gumes…

    Precisamos de mais energia no cumprimento de todas as leis, mais educação de quem trata com dinheiro publico…enfim…

    bom semana aos amigos do blog.

    SRN

    Reply
  6. Bom Dia.Realmente é desagradável sair antes mas o técnico provavelmente vendo o jogo ganho,tira para preserva-lo.Agora é um jogador inteligente porque a movimentação dele abre espaços para a penetração de outros.

    Reply
    • Amigo Mario!
      Concordo! Mas talvez seja uma “lição” para o futuro. Com jogo ganho, fazer entender, que apesar de ser um baita jogador, também pode ser substituído.
      Além do assédio absurdo que vem passando.
      Te tivesse 0x0, JAMAIS tiraria.
      Só opinião meu amigo.

      Reply
  7. Caro KL,quem me surpreendeu positivamente foi Lincom. Boa movimentação, linda enfiada de bola no primeiro gol da seleção e frieza no quarto gol.
    Pergunto para que renovar com “Poste” Damião.

    Reply
  8. “Vinicius Jr”
    Vinícius Jr, é como segurar água com as mãos, ao tentar segura-la, td que restará será uma mínima porção nas mãos.
    Outro paradoxo complicado é que ele só tem 16a, teoricamente novo demais para ir aos profissionais.
    O paradoxo continua com a proximidade do fim do seu contrato, de onde concluímos que o clube esta em uma sinuca de bico!
    O dilema dos dirigentes é o seguinte:
    – Segurar o jogador a fim de receber parte, eu disse parte, da multa de 30mi. Neste contexto o bicho vai pegar, pq a torcida vai protestar.
    – Outra alternativa, essa mais remota, é botar o jogador para jogar estes últimos 2 anos de contrato. O temor dos dirigentes é que VJ não vingue nessa transição entre Jrs. e Profissionais, internamente esse é o fator de risco, pois inúmeras promessas naufragaram nessa transição no Flamengo.
    Consta que o clube contratou até um psicologo exclusivo para acompanhamento do jogador a algum tempo, mas raciocinando analiticamente, quem tbm está precisando de uma análise psicóloga são os próprios dirigentes rubro-negros, eu explico.
    Existem os que garantem e tem a certeza que o risco do JR naufragar nessa transição é mínimo, dizem os especialistas…”esse tem personalidade” etc e tal. Concordando eu ou não com estes, a mim me parece que:
    – 1o. não ha muito tempo para o VF deixar sua marcar no Flamengo.
    – 2o. se é jogador extra-classe, tem que botar para jogar
    – 3o. o que menos deve importar é o aspecto financeiro, o que esse nunca seja em detrimento ao retorno no aspecto técnico, ou seja, se há chance dele jogar e arrebentar, que jogue!
    Em jogando, se arrebentar, os gringos facilmente pagarão a multa rescisória de 30mi, se tiver alguma dificuldade de adaptação, joga-se água fria na fervura das negociações e renova-se com o jogador.
    A mim me parece extremamente exagerado o burburinho que se criou, mas por enquanto os clubes europeus querem o jogador, mas não querem pagar a quantia justa!
    Os atuais dirigentes rubro-negros são financistas, pensam muito em nr.s, o que aliás o fazem bem! Entretanto a torcida não tem interesse em super-ávit, lucro etc, torcida quer é jogador e títulos, e pelo que dizem JR é um GRANDE JOGADOR, então, que jogue! SRN.

    Reply
  9. Não vi o mesmo show da PF quando produtores de leite botavam de tudo no líquido.

    Quanto ao Vinícius Júnior, que vá logo para o profissional antes de ir para o Barcelona. Tem só 16 anos.

    Reply
    • Henrique, não sejamos inocentes, esse pais não tem determinação própria, não somos donos do nosso destino, somos governados por governos indiretos, pelo capital e interesses das potências do 1o. mundo. É óbvio, assim como a ação da Lava Jato, que no caso da Carne Fraca (Carne Podre mesmo) que o comando veio de fora!
      E até haviam indícios para intervenção, se o Brasil é um potência pecuária de carne in natura e processada, é natural que algumas iscas internacionais sejam lançadas para certificação da seguridade do sistema. Basta dizer que o frigorífico em questão comprou carne inapropriada no mercado internacional, peru com salmonela, basta! Como os interesses e competidores internacionais no setor tbm são gigantes, foi aplicada uma bela auto-rasteira no Brasil. Mas vc esta surpreso? Claro que não, no Brasil não existe o interesse público (como na Suécia), mas sim o interesse privado ou de grupos. SRN.

      Reply
      • O Brasil vai demorar 10 anos para recobrar os volumes de vendas nos mercados perdidos. Temer, o “gerente do sistema” chamado “Brazil Co.” esta desesperado, pois são dois torpedos na proa da previsão do PIB e demais fatores econômicos.

        Reply
        • Prezados,
          A Polícia Federal fez o papel que tando queriam nossos adversários de mercado, destruindo de forma precipitada e midiática a credibilidade de nossas empresas… De toda a mega estrutura dessas enormes empresas, quantos % correspondem as unidades em que foram encontrados os problemas? De todos, quantos Diretores são responsáveis pelas alegadas maracutaias?

          Sou totalmente avesso à sede por fama e busca por holofotes que a Polícia Federal e o Ministério Público vem tendo nos últimos meses, em operações INVESTIGATIVAS que são apresentadas ao grande público como se já estivessem em última instância e com Sentença condenatória transitada em julgado.
          Caso clássico, embora não goste do Lula, foi a midiática apresentação em power point na qual o ex-presidente fora apontado como o grande Chefe, o Líder de todos os atos de corrupção que assolaram o país… O mais interessante de tudo, a operação conseguiu provas para fundamentar a prisão preventiva de diversos membros, digamos, inferiores na piramide da “organização criminosa”, mas não conseguiram “convicções” para a prisão preventiva de quem é precipitadamente apresentado como o cabeça de todo o esquema.

          O que ocasiona??? Pré-julgamento e mancha nos nomes dos investigados, sem qualquer tipo de julgamento e direito ao contraditório, são condenados pelo grande público.

          Reply
          • Diego, saudações!!! Me metendo na conversa…
            Em que pese o estado lastimável de dois dos três poderes da República (executivo e legislativo), sendo tal o grau de criminalidade, que por sí só já os tornam poderes ilegítimos do povo brasileiro, penso que não há simpatia para recriminação mais veemente do Judiciário, menos ainda do Ministério Público. SRN.

    • Foi registrado na 29a DP uma ocorrência. Um homem foi baleado nas regiões íntimas, mas propriamente na região peniana, no saco escrotal. Como o suposto agressor “evadiu do local em uma viatura criminosa”, provavelmente uma moto, a polícia abriu inquérito para apurar de quem eram os dentes que estavam junto ao órgão genital do baleado, uma bela investigação, não acha? SRN.

      Reply
  10. Prezados,
    Me preocupa o fato de o contrato do Vinicius Jr. ser tão curto, já que termina em julho de 2019. Se já era tão esperado o sucesso do menino, como dizem os Dirigentes, por qual motivo não foi acertado novo contrato mais longo antes de lançá-lo ao grande público através da Copa São Paulo e Seleção sub-17?
    Fica o Flamengo com o pepino na mão. Vende logo a promessa e garante os 30 milhões de Euros? Ou corre o risco de lançar o jovem, a torcida adorar, e ser obrigado a vender no desespero por ter contrato curto (pelos mesmos 30 milhões)?
    Nos resta torcer para que o jovem tenha interesse em fazer alguns poucos anos aqui no Flamengo, tal qual seu ídolo Neymar fez no Santos, dando alegrias para o Flamengo (Só espero que não seja barrado por Gabriel Peteleco ou o Everton, nem que seja estragado pelo Zé Ricardo e sua paixão por atacantes de lado que tem como função primordial a marcação)

    Se existe a operação “carne fraca”, no Flamengo existe a operação “base fraca”, na qual o objetivo é destruir e desestimular todos os nossos jovens… O processo da vez é o do Vizeu, que não bastasse ser reserva do horroroso, péssimo, ruim, perna de pau, bonde, poste e cone LEANDRO DAMIÃO, quando entra em campo é colocado para jogar como atacante de lado. Com Guerrero na seleção, teremos que aguentar aquele multi pereba no ataque…

    Na seleção também vi com bons olhos o menino Lincoln, um atacante que é habilidoso e sabe fazer gols, que já poderia ser a terceira opção depois do Vizeu…

    Seria demais sonhar com um time formado por “Diego, Conca, Vinicius Jr. e Vizeu”?

    Reply
  11. “Seria demais sonhar com um time formado por “Diego, Conca, Vinicius Jr. e Vizeu”?”
    Meu amigo Diego!!!
    Vão te queimar na fogueira com essa barração do Tuta Peruano…
    Kkkkkkkkkkk

    Reply
    • Amigo Egon,
      Já fui jogado na fogueira há algum tempo. Kkkkk
      Nunca achei o Tuta Peruano o jogador que o Flamengo precisa, e nem menos o craque que a mídia e comentarista esportivos dizem que é… No máximo, um jogador mediano que não sabe fazer gols (sem falar que é um amador em jogos catimbados, sempre perde o foco).
      Vizeu é o atacante que precisamos. Por mim, venderia o Tuta Peruano e traria de volta o Kayke, colocaria o Lincoln como terceira opção. Só de lucro já teríamos os 900 mil por mês.

      Dizem que o Ederson treinou bem. Agora que ele já se formou em Medicina no DM do Flamengo, torcer para a urucubaca que o acompanha vá embora e ele consiga jogar, pois futebol ele tem! Grande abraço!

      Reply
      • Meu querido Diego!
        Em algum lugar escrevi justamente sobre isso. Guerrero está longe de ser centroavante. É PIVÔ…
        No elenco, temos apenas Vizeu e o cone Damião como referência.
        Quanto ao seu texto no andar acima. Absolutamente perfeito! tenho o mesmo sentimento…
        Grande abraço.

        Reply
  12. Caro Kléber e amigos!
    Não assisti ao jogo do Brasil, mas, igualmente a maioria, lamento pela saída do Vinícius Jr, mesmo entendendo que isso não tira o brilho do excepcional campeonato que ele fez.
    Sem dúvidas, que o mesmo se transforma na mais presente promessa de ídolo dos últimos tempos no Flamengo e isso é o que importa. Se ficará muito tempo no Brasil, somente os euros pode confirmar. Ou seja, nada como um euro após o outro.
    No caso da carne e mesmo considerando os eventuais dissabores pela forma como foi feita, entendo que as ações de hoje da PF e MP, nos tornarão um país bem melhor amanhã. Eu sempre falo entre amigos que no mundo não existe empresário mais competente que o brasileiro. As etapas são sempre vitoriosas mesmo considerando impostos elevados, renovação anual dos mesmos e uma política trabalhista que nos causa dúvidas.
    Eu não sei que sabor daremos a essa carne, se ela é realmente fraca, poluída, adulterada ou danificada. Isso passa a ser um detalhe na operação. O que não podemos, é deixar passar a oportunidade de se colocar uma carne mais nobre no meio de tanta podridão que há anos toma conta desse país.
    A carne pode ser fraca, porém, nós precisamos ser fortes para nos superar mais uma vez e mostrar ao mundo que sabemos produzir carnes. E sem apelidos que nos enfraqueçam!
    SRN e fortificadas!

    Reply
  13. Não vou entrar no mérito se o Donatti é bom ou não, este arremedo de carioca com esses times semi-profissionais, não nos dá muita margem para análises mais categóricas, pra mim o argentino ainda está sob julgamento. Mas citar o DÉ como o tendo avaliado é muito forte, o DÉ além de ignorante e mentiroso é um dos piores pseudos comentaristas de futebol do país…tenha dó…!!!

    Reply

Comente.