Diego Alves e o nosso tiroteio

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Que seja bem-vindo Diego Alves e que dê paz ao número 1 do Manto Sagrado.

Para os pessimistas, que vivem com a pulga atrás da orelha e desconfiam de tudo e, neste caso específico, argumentam que o Flamengo só repatriou o goleiro pelo fato dele não estar bem por lá, contra-argumento com uma pergunta bem simples: como repatriar alguém que esteja bem na Europa?

Óbvio que, se estivesse ele tinindo, lá ficaria. Fundamental é que esteja bem fisicamente, pois com 32 anos ainda pode queimar muita lenha por aqui. O mais importante é que, tecnicamente, é inquestionável. A motivação de uma nova etapa de vida, a vontade de disputar a próxima Copa do Mundo, e o calor da nossa torcida, serão combustíveis suficientes para cabeça e alma do nosso novo reforço. Jogador brasileiro, repatriado, arrebentando lá fora, só sei de um. E, nem preciso falar…

No Brasil, dois goleiros me chamam a atenção. Um está no Corinthians, e outro no Santos. Aliás, acho que na próxima convocação de Tite os dois estarão na lista. Agora, que já jogaram mais de sete partidas pelo Campeonato Brasileiro, por este motivo, ficam inviáveis. Lá atrás teria sido possível, principalmente Cássio, que estava infeliz e com o Corinthians precisando vender. Qualquer um dos dois seria solução para quase dez anos. De qualquer forma, ante as circunstâncias, tardia, mas excelente a contratação de Diego Alves. Como dizia minha avó Corina, “antes tarde do que nunca”.

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O nosso tiroteio não é do da Linha Amarela ou da Avenida Brasil. O “tiroteio” a que me refiro, é o nosso, o rubro-negro, em que parte da torcida quer a cabeça de Zé Ricardo, enquanto que há também muita gente que o defenda. Basta ler os comentários do blog para que se tenha uma ideia clara do que estou aqui colocando. Como não sou de ficar em cima do muro, não vejo como oportuna e até justa, a substituição, neste momento, do nosso treinador. Pra começar, a palavra está pessimamente colocada. Zé Ricardo, e qualquer outro profissional em atividade no Brasil, pode ser chamado de técnico, jamais de treinador. O motivo é simples. Treinador é quem comanda os treinamentos e, neste calendário maluco em que se joga, sistematicamente, duas vezes por semana, treinar quando?

Muitos reclamam do excesso de bolas alçadas na área, da falta de triangulações e outras coisas mais. Só que isto só pode ser corrigido, idealizado e depurado, nos treinos. Pergunta: Alguém pode me dizer quando foi realizado o último treino coletivo? E o último treino tático? E, estas perguntas valem para qualquer clube. Enfim, a tarefa de quem precisa arrumar um time, ante as circunstâncias atuais, é dura, quase impossível. A saída é ir se ajeitando nos jogos e, desta forma, a solução jamais será a curto prazo.

Já invadimos o segundo semestre e estamos disputando o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, com um elenco que teve um pouco do dedo do atual treinador. Se vier alguém, neste momento, estará totalmente fora de sintonia com o grupo e sem tempo para implantar o seu método de trabalho.

Acho que a diretoria deve seguir com Zé Ricardo, sempre avaliando e, ao final destes quatro meses que restam ou, perto disso, definir que maestro comandará a banda em 2018. Aí, se houver uma mudança, o escolhido, seja ele quem for, terá tempo para montar o que vier a julgar como ideal, além de ter na pré-temporada o tempo mínimo necessário para TREINAR O TIME…

Além de tudo já exposto, ainda há mais uma pergunta: neste momento, tirar Zé Ricardo para colocar quem?

1 Comentário

  1. Senhor Kleber Leite, vejo o zé ricardo com muito potencial, mas, em minha opinião ele deveria ser lapidado e o caminho para isso seria o processo que o carille passou no Corinthians onde ele foi auxiliar por dez anos conhecendo profundamente o clube esse seria ao meu ver o melhor caminho a ser trilhado

    Reply
  2. Considero o Diego Alves um dos melhores goleiros do mundo. Veio para o Flamengo pela credibilidade conquistadas nos últimos anos. O Flamengo pagou R$ 1,1 milhão ao Valência, fruto de uma grande gestão que consegue ter dinheiro para contratações desse nível assim como foram Diego, Everton Ribeiro e Guerrero.

    Quanto ao time, li a coluna do Renato Maurício Prado sobre a falta de triangulações e se ele não sabe o motivo das ausências dessas jogadas, talvez deva ver melhor os jogos. Sem o Arão e com a entrada do Everton Ribeiro, essas jogadas acabaram praticamente. Cuellar e Márcio Araújo são volantes marcadores que jogam lado a lado. Everton Ribeiro corta para o meio e assim não há a ultrapassagem do Arão para as tabelas.

    Todos esperam que o time produza mais e nomes como Diego e Everton Ribeiro joguem mais do que estão jogando. Acho que na hora em que os dois acertarem suas posições e funções, o Flamengo será mais incisivo e menos cruzador.

    Se o Rodolpho estivesse na zaga, o Flamengo não teria levado o gol contra o Grêmio (falha do Rafael Vaz ao perder uma dividida de cabeça na lateral, deixando um buraco na defesa) e Cruzeiro (falha dupla do Rever e Vaz).

    Quanto ao Zé, hoje eu só vejo um técnico capaz de substituí-lo, Abel Braga. Caso o Flamengo tenha insucesso em 2017, tentaria trazê-lo para o lugar do Zé em 2018. No entanto, acho excelente o trabalho do Zé e tenho certeza que o futuro do rubro-negro será feliz.

    Reply
    • A sim…
      A culpa é a saída do W.Arão, que estava em excelente fase!!! Antes este jogador maravilhoso fazia muitas triangulações, chegadas na área, assistências…

      Então que já comecem as conversas com Abel Braga, pois 2017 já foi pro saco!

      Reply
      • Nada a ver. Foi pro saco como? Flamengo ainda disputa 4 competições e tem chances em todas elas.

        As características do Arão e Cuellar são diferentes, por isso diminuem as triangulações. Não torça com ódio.

        Reply
        • Henrique, essa sua frase ¨Sem o Arão e com a entrada do Everton Ribeiro¨, induz, a meu ver, o leitor crer que a questão dos chuveirinhos, combinado com a falta de triangulações do time se deve a entrada do Everton Ribeiro e a ausência do Arão? Canhoto talentoso do chute bom tem que cortar ¨para o meio” e fuzilar, igual Roben e Adriano. Nao podemos basear nosso jogo em triangulação com volante para matar nosso jogos. SRN.

          Reply
        • Não têm ódio de ninguém aqui, meu caro. Apenas a discordância de seu comentário, que correlaciona a falta de triangulações do time com a saída do W.Arão. Bom, pelo menos agora você já começa a reconhecer que o time não tem jogadas trabalhadas…

          Foi pro saco pelo fato de o PRINCIPAL campeonato ter sido perdido (Libertadores), e o segundo mais importante também já ter ido pro saco (não ganharemos o Brasileiro)… Ficarei feliz com eventual sucesso na Copa BR e/ou Sulamericana (prefiro o Continental), mas que não chegam perto da importância das outras duas competições.

          ABEL 2018!

          Reply
      • Ratificando o que alguns já disseram aqui, depois do jogo contra o Santos, infelizmente vejo o Fla, ou melhor, o Zé Ricardo, fora da Zona da Libertadores. Apenas vou me isentar de comentar a Copa do Brasil. Mistérios quanto a decisão da diretoria.

        Reply
  3. Dizer que dDiego Alves está em baixa no mercado europeu, eu não chegaria a tanto. Flamengo fez uma excelente contratação e justiça seja feita..todas as últimas 4 contratações foram muito boas, perfeitas. Com relação ao nosso treinador, o que disse no comentário anterior, não esta, no momento a altura do time; com relação a treinar, a tempos não se faz mais coletivos em treinamentos. Hoje em dia; ou é jogo-treino ou tático em campo reduzido. Pouquíssimos coletivos, mesmo com tempo pra treinar, todos tem preferido os chamados treinos táticos. Lembrando que hoje o Flamengo tem toda estrutura de recuperação, de treinamento e descanso. E esse calendário já vem a tempos dessa maneira, sem contar que toda vez que temos a chamada semana livre o time sempre se apresenta muito mal. O fato é claro; a um ano o Flamengo joga basicamente idêntico, com as mesmas falhas. Com relação a tirar agora, realmente , não há ninguém no mercado interessante. Mas para 2018 deveria pensar seriamente em Renato Gaúcho ou a partir de de outubro trás o treinador Reinaldo Rueda para conhecer o plantel, ver jogos e assumir em 2018. Zé Ricardo poderá vir a ser um excepcional treinador, mas ainda não é.

    Reply
  4. Kleber,tirou as palavras da minha boca, sempre defendi isso sobre o treinador, porém fui mal interpretado, e desisti de falar sobre isso.

    Quanto ao tempo de treinamento, desculpe, nosso “técnico” é o que mais tem tempo no Brasil,mais de um ano, é tbm o que mais tempo teve para trabalhar,se comparado com seus antecessores. Teve toda a pré temporada e todo o carioca para testar alternativas​, mesclar jogadores, mesclar a base,munir o time de repertório ofensivo,jogadas trabalhadas,jogadas ensaiadas,enfim,sem coletivo, estrelas acabam sendo mal utilizados,com o time ficando dependente de cruzamentos e dos lampejos individuais de seus melhores jogadores, lampejos que,se não aparecem, dificilmente o time vai fazer algo diferente de chuveirinhos. O Fla é o time,ao lado do SPFC e da chapecoense os que mais cruzam,mais de 30 em média,times que estao lá embaixo,cruzam pois não sabem o que fazer com a bola,dada a falta de repertório de jogadas trabalhadas como triangulações,tabelas e infiltrações de elementos na cara do gol,as vezes uma jogada bem construída que fuja do óbvio consegue fazer algo que 50 cruzamentos não resolvem,o gol. Os líder são a prova,mortais,bastam 3 finalizações no jogo inteiro,que 2 bolas já entram.Isso e jogo inteligente.Isso é solução para aquele velho problema que falam do Fla dominar e não matar.Não é possível que o elenco do Botafogo seja mais decisivo,ou o Corinthians com o renegado Jô, afundando no alcoolismo poucos meses atrás,ou Rodriguinho,refugo do grêmio, Jadson,35 anos vindo da China, Barrios no Grêmio,refugo do Palmeiras.Magica? Não! Treinamento,que munem o time de repertório eficiente. Corinthians e Grêmio, líderes,com merecimento, são os que menos dependem de cruzamentos,em média, apenas 8 por jogo.Faltou tempo tbm para Renato e Carille? Felizes eles ficariam de ter o elenco que o Fla tem nas mãos e não refugos de outros clubes.

    Reply
    • Amigo Nino,sou MUITO crítico ao Zé,acho que o Fla perde tempo com ele.Mas Luxemburgo não. Mesmo colocando o Sport no G4,de elenco sofrível,que tem mais vitórias que o Fla,e temos que secar para não vencer e nos ultrapassar,o que é uma vergonha,se.compararmos com o elenco, estrutura e grandeza do nosso Fla,isso é estarrecedor.Mesmo assim, não gostaria de ver o pofexô com projeto na Gávea.

      Reply
  5. O Zé Ricardo tem seus erros, assim como qualquer treinador, é lógico q falta mais bagagem, talvez o correto seria ele realmente ter trabalhado c auxiliar e depois ser efetivado, mas mudar agora é complicado
    Quanto a grande contratacao do Diego Alves, parabenizo a diretoria, principalmente o Rodrigo Caetano muito criticado aqui no blog, mas q tem feito excelente trabalho em contratações, trouxe a custo zero o Diego, Guerrero, Geuvanio,Trauco e agora pagou em torno de 1 milhão num goleiro internacional e q provavelmente irá disputar uma Copa do Mundo e ficará jogando no mais querido pelo menos 3 anos, sabemos q houve alguns erros em aquisição, nas os acertos foram muito maiores, parabéns Rodrigo Caetano.

    Reply
    • Guerrero a custo zero?? o Corinthians se livrou de um salário astronômico que ele pedia, não pelo seu histórico e potencial, mas sim por um gol importante e histórico. Depois disso já ganharam 01 Brasileiro e caminham pro 2o. Já o Fla pagou luvas altissimas, salário de craque e ainda fala em renovar contrato…vamos parar para analisar esses 2 anos de Guerrero na Gávea : gols, assistências, bons jogos, ausências por seleção, suspensão, contusão..não vamos esquecer que ano passado no jogo decisivo contra o Palmeiras em SP ele foi barrado!! Em resumo, é uma contratação de péssimo custo/beneficio.

      Reply
      • Ai ai!!!!!
        Guerrero custou ao Flamengo a bagatela de R$43,5 milhões…
        Contratamos um centroavante (9) para resolver nossos problemas de gols, arrumamos um pivô…
        Falo nada!!!

        Reply
      • Nao sou muito bom com a escrita quanto inúmeros participantes deste ilustre ambiente RN, mas concordo na integra com seu comentário sobre o Guerrero. Ele passa tantos jogos, decisivos ou não, na seleção de seu país ou suspenso, que já nos acostumamos ver o Fla jogar sem sua presença. Ele valeria a pena se custasse menos, sem duvida. Mas com essa renovação e sua venda poderíamos contratar um matador top de linha. Bola na rede que resolve jogos. Sempre foi assim. Nossa principal critica e constatação é que o Fla domina, tem a posse, chuta mais e nada de bola na rede e vencer.

        O Proprio Guerrero disse que nao pensa só em fazer gols. Ele é um ótimo atleta, jogador, então que o mantenha, mas contrate o “matador” pra jogar com ele, que certamente nao pode ser o Damiao.

        Reply
        • Meu amigo Marcelo!
          Além de ter inteira razão, também é muito bom na escrita.
          Mesmo com funções diferentes (um é pivô o outro, referência) Fred cairia como uma luva…
          Grande abraço.

          Reply
  6. 1-Kléber Leite, em relação ao comentário sobre Diego Alves nada a acrescentar, parabéns!
    2-Zé Ricardo fez apenas um bom trabalho ano passado e chegando alguns reforços perdemos o título e o segundo lugar, sendo que na reta final o time fracassou e também fomos eliminados pelo “poderoso” Palestino-CHILE na Sul-Americana.
    Ele tem uma grande estrutura, teve pré-temporada, teve tempo para montar um time competitivo, mais reforços de alto nível chegando, pagamento do elenco em dia, jogando no Rio de Janeiro, tudo de bom foi ofertado, mas mesmo assim continua nos mesmos erros e fomos o único time brasileiro eliminado na bola da primeira fase da Libertadores.
    A “gordura” que o Corinthians acumulou era pra ser nossa. Temos hoje jogadores dos sonhos para qualquer time brasileiro, somos disparado o melhor elenco do país com os melhores jogadores e como aceitar estarmos praticamento fora do brasileiro já no primeiro turno, enquanto quem está na nossa frente não possui a metade da condições ofertadas a Zé Ricardo.
    É preciso admitir que a escolha de Zé Ricardo foi errada, a permanência só aumenta o erro. Vários técnicos com muito menos condições fazem um trabalho melhor do que ele.
    Existem duas mentiras no Flamengo: uma, que Márcio Araújo é essencial; outra, que não há outro técnico no mercado para substituir Zé Ricardo. Ora, já vimos muitos técnicos substituírem outros no meio do campeonato e o time ser campeão. Com esse elenco Zé Ricardo só precisa ser bom, nem isso consegue ser!
    Vou ainda sugerir: Jorginho que hoje está no Bahia é muito melhor do que ele, prata da casa, campeão pelo clube e pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo como jogador e trabalhou como auxiliar técnico em Copa do Mundo, além de fazer bons trabalhos .
    No futebol o que vale é título!
    Seguindo a excelente sugestão de NINO respondo para o bem do Flamengo:
    SAIR!

    Reply
    • Meu amigo Nesti!
      Evidentemente, sempre respeitando sua opinião nas divergências, o que fez Jorginho, técnico desde 2005 quando dirigiu o América, que tenha sido diferente do Zé Ricardo?
      Foi campeão invicto pelo Vasco em 2016 do Carioca.
      Zé, em menos de 1 ano como técnico, também foi pelo Flamengo, nos mesmos moldes, Invicto…
      Trocaria o Zé hoje, sem pensar duas vezes, pelo Sampaoli.
      Esse seria meu técnico ideal.
      Grande abraço

      Reply
  7. Kleber,
    Me desculpe, mas se em um ano o Zé Ricardo ainda não teve tempo de treinar e montar o time do Flamengo, de quantos anos ele precisará???

    Vale ressaltar que ele comandou toda pré temporada, onde, acredito, 90% do elenco atual já estava lá…
    Enfim, ele pode ficar mais um ano e nada se alterará, não haverá evolução, nada se modificará pelo simples fato de que NÃO TEMOS TÉCNICO E TAMBÉM TREINADOR !!!

    SRN

    Reply
  8. Comparar Luxemburgo com o Zé Ricardo é piada, mais respeito com o Luxa , por favor !!!! Agora Kleber com todo respeito , você acredita nesse Flamengo com esse técnico , com esse departamento de futebol? As vezes , pela sua experiência de causa , fico confuso sobre a sua convicção . Forte abraço eterno presidente!!!

    Reply
  9. Dizer que o Zé Ricardo nao teve ou nao tem tempo para treinar é uma piada das piores.Passou o campeonato carioca todo e nao deu o menor padrao de jogo ao time. Dizer que os jogadores estao chegando no meio da temporada, outra bobagem. Tivesse o flamengo um sistema de jogo definido e isso nao teria o menor problema.
    Chega de mediocridade. Voto SAIR.

    Reply
  10. Fica. Pelo menos até o final do ano para avaliação do trabalho. Não existem nomes disponíveis no mercado hoje e de qualquer forma quem assumisse demoraria para implantar sua filosofia de jogo.

    Reply
    • As pessoas não podem esquecer que o time está sendo montado durante o campeonato. Se estivesse com esse time antes de começar eu concordo que deveríamos ter mais pontos e estarmos na liderança!
      Um ponto importante que acho que o ZR precisa avaliar é colocar o Diego mais perto do gol, pois ele é o melhor finalizador do nosso time é acho que tem jogado recuado demais.

      Reply
    • Também acho que deveria ficar,mas não para avaliar seu trabalho,pois já teve tempo suficiente para isso,é o treinador com mais tempo para trabalhar no Brasil,tem elenco,estrutura,coisas que muitos técnicos gostariam e algo que nenhum antecessor de Zé teve.Na minha opinião deveria ser desligado do cargo já no fim de 2016,e colocado como auxiliar fixo,etapa na qual ele pulou,pois o time apresentava um estilo “travado”,pouco eficiente de jogo e deficiências coletivas,que se acentuou no final do ano,perdeu,merecidamente o título,e continua com as mesmas deficiências,já conhecidas,em 2017. Já que foi mantido no cargo,que termine o ano,pois quem viria pegaria o bonde andando,apenas por isso acho que deveria ficar.Porém o estrago já está feito,mais um ano de jejum de títulos relevantes,Libertadores e Brasileiro,poderia ser evitado se a troca fosse feita já no ano passado………

      Reply
  11. Espero que o Diego Alves não esteja bichado , como Conca, Ederson, Rodolfo…
    Vejo que o Thiago tem ganho confiança e melhorado a cada jogo !
    Quanto ao Z.Ricardo, não sou seu fã. Vejo como treinador de futuro , que precisa de experiência, mais bagagem, talvez seria bom fazer como o Carille , no Corinthians, ir preparando com grandes técnicos para o futuro. O problema que, atualmente,vejo somente 03 técnicos de alto nível no Brasil: Tite, Abel e Cuca….o resto é tudo igual !
    Luxemburgo ? Piada !
    Fora R.CAETANO !

    Reply
    • Meio confuso… para ser técnico do Flamengo precisa de mais experiência, bagagem… para ser goleiro Não!?!?! Não entendi… Para mim eh mais importante um goleiro experiente, técnico não entra em campo.

      Reply
  12. SIM! KLEBER E AMIGOS! EU JÁ VI ISSO NO FLA NESTE ANO:

    Criar jogadas de forma decente e que resulte em efetivo perigo de gol,triangulações e tabelas de toques rápidos deixando um jogador em boas condições de finalizar.Vi apenas 2 vezes,uma na estréia do Carioca contra o Boa Vista no gol de Trauco, a segunda vez foi contra o SP,no domingo,resultando no gol de Diego,revejam esses lances que os amigos irão perceber. Dada a raridade de jogadas assim,é fácil perceber que essas jogadas coletivas surgiram da espontânea vontade dos jogadores,que com talento,protagonizaram o que é o futebol eficiente,basta uma chegada ao ataque assim para matar o jogo,coisa que as vezes 50 chuveirinhos não resolvem,se isso fosse treinado,seria rotina,como se vê no Grêmio e no Corinthians,coincidência ou não ambos lideram o campeonato,mesmo com elencos curtos.

    Tai o segredo! Não é preciso um baita elenco para implantar esse estilo de criação ofensiva,os líderes do Brasileiro são a prova viva disso. Vejam o Grêmio,possuem um ataque mortal,capaz até de reviver o futebol de Barrios,não tem retranca que segure. Vejam o Corinthians,a defesa é uma rocha,as vezes o time quase não ataca,mas quando ataca,é eficiente,com contra ataques sincronizados por tabelas rápidas e rapidamente lá estão os renegados Romero e Jô fazendo os gols,isso funciona no contra ataque,mas tbm quando o rival vem fechado,o exemplo é o jogo do Corinthians contra o Bahia.

    A soberania de um time é alcançada quando se une esse repertório coletivo com um elenco qualificado, o primeiro é o que falta para o Fla. O último exemplo que tivemos de um caso assim,foi recente,Corinthians de Tite,campeão em 2015 com sobras,a maior pontuação da história. O Corinthians de hoje só não é igual devido ao elenco bem inferior ao de 2015. Em 2016,o Palmeiras foi um caso peculiar,ao gosto do mestre Cuca,o Cucabol,com jogadinhas de bola parada ensaiadas e marcação pressão,roubando a bola para Dudu e Jesus resolverem,eficiente também,foram campeões. O Fla não é um caso,nem outro,fica dependendo de suas estrelas resolverem,igual ao AtléticoMG de 2016 do Marcelo Oliveira,terminou em 4º,não ganhou nada. Digo,sem medo de errar,que se o Fla unir talento com coletivo,fica difícil segurar,afinal não ficaremos dependentes de Guerrero ter de cabecear os chuveiros no meio de 3 marcadores,nem depender do pinga/respinga na área,nem dos lampejos individuais,pois os gols sairão com fluidez e aquela história do Fla “dominar” e não matar vai acabar. Isso somado com uma variação de esquema,começando com Guerrero,deixando de ser o eterno solitário e tendo companhia e mais uma jogadinhas de bola parada ensaiadas seria o cenário perfeito para a glória. Flamengo saia já do óbvio e verás o que é ser,novamente,o soberano de títulos do Brasil.

    Aqui estão as raridades do Fla que vi em 2017:

    Minuto 01:37 = https://www.youtube.com/watch?v=IOK4Ed2qD_Q
    Minuto 01:47 = https://www.youtube.com/watch?v=Q5-j-gOKTQo

    Deixo também o exemplo do Grêmio,leiam! Vocês vão gostar:

    http://wp.clicrbs.com.br/esquemao/2017/07/03/o-gremio-e-o-futebol-organico/?topo=52,1,1

    Reply
  13. Dizem q o Zé tem o time há um ano treinando, e não veem que o time é outro. Olha o elenco do ano passado e o desse ano, mudaram muitas peças, agora no meio do ano o Fla contratou 4 jogadores muitobons de bola, já em janeiro erraram na mão, tirando o trauco, todos os outros contratados não jogaram,. Resumindo o time perdeu atletas e não conseguiu repor, e fez isso agora, com o tempo esse elenco vai encaixar

    Reply
  14. Caso o Zé Ricardo saia, o q sou contra por enquanto, acho q o nome de Jorginho seria realmente uma boa! Ouvir falar hj q o Flamengo está negociando o VIZEU e com dinheiro trará o Ramires!

    Reply
  15. ENGRAÇADO,alertei aqui faz tempo sobre a gravidade de Zé não ter feito o básico para ser treinador,estagiar,ser auxiliar.Isso é óbvio. Ainda comparei com Carille que bebeu,por 8 anos,na fonte de Tite e Mano e ainda fez cursos. Afinal,um treinador não surge do nada,vide o destino que tomaram Andrade e Jaime. Defendi que Zé,após o término de 2016,fosse promovido para auxiliar fixo.

    Não é que agora muitos amigos citaram esse fato? Na época diziam que o corneta aqui pegava demais no pé do nosso “treinador”. Se o Corinthians for campeão daqui a alguns meses,muitos vão elogiar,mas antes de começar o campeonato disse aqui que ele entraria forte,muito mais pelo trabalho de seu jovem treinador que pelo elenco recheado de refugos que possui,pois não é que riram dessa minha afirmação? Se olharem a eficiência de cada time em campo e não apenas o resultado,vão perceber com clareza,vi o Corinthians já no Paulista,com o time sendo arrumado de trás para frente,hoje tem o 2º melhor ataque do Brasil e a melhor defesa. Em 4 meses o time passou de desacreditado a “invencível”. Isso é,de fato,um trabalho de treinador,você vê a nítida evolução coletiva.Um colega disse: “Zé Ricardo dava aula de educação física para criança até ano passado ou retrasado. Está preparado? Não tá, né?”.Simples assim,amigos.

    Reply
  16. É IMPRESSIONANTE COMO A TABELA AJUDA! Tirando Grêmio e vá lá,o Cruzeiro,o Fla só pegou “mosca morta”,ainda assim perdeu pontos. Nos jogos contra os chamados “adversários diretos”,foi pífio,fez 1 ponto em 6. Mas vem a tabela para salvar com 2 “moscas mortas” na sequência,Palmeiras e Coritiba em casa.

    Palmeiras? SIM! Está claramente desorientado,perdido,quem assiste o Verdão vê um bando,Zagueiro no ataque,defesa exposta,uma bagunça,com Cuca admitindo publicamente que está fazendo testes para encontrar o time ideal,irá para Atibaia se fechar por 8 dias com os titulares encontrar um rumo para o time,assim como fez em 2016,onde foi campeão.Ou seja,melhor momento para enfrentar o time paulista,impossível! Na sequência vem o Coritiba,nem preciso falar,né? Prato cheio para Zé nos enganar novamente,escrevam o que vou dizer,serão 6 pontos!

    Reply
  17. Bom dia!

    Queria entender pq meu último comentário não foi aceito?

    Por acaso desagradei alguém? Xinguei? Fui desrespeitoso?

    Apenas coloquei minha opinião e essa não foi compartilhada e nem respeitada…pensei que aqui fosse um espaço democrático!

    Ainda assim desculpe se por acaso não escrevi de forma que agradasse o moderador do grupo!

    Abraço

    —————–
    Caro Zé Milton,

    Temos uma política de moderação do blog (ver aqui) que deve ser observada e respeitada.

    Não lembro exatamente de seu caso, pois já foi apagado, mas certamente seu comentário não atendeu a pelo menos um dos itens constantes em nossa política.

    De qualquer forma, você continua muito bem vindo para expressar suas opiniões aqui em nosso blog.

    Abraço,
    Robert Rodrigues – Moderador

    Reply
    • Meu amigo!
      Jorginho assumiu o Flamengo em março, foi demitido em junho…
      Flamengo – 14 jogos, 7 vitórias, 4 derrotas e 3 empates…
      Eliminado no Estadual de 2013, pelo Duque de Caxias…

      Reply
  18. – Kleber, DIego Alves nesta última temporada virou bucha de canhão o Sevilla atacava muito mas o sistema defensivo era horroroso.
    – O goleiro do Santos merece ser convocado é um paredão o Cássio até um ano atrás era reserva e até o colocaram disponivel,muito irregular e ao seu favor tem um cinturão de 9 defensores.
    – Cruzamentos: Todos os times usam como recurso uns mais outros menos e nem sempre dão certo e ainda consagra os zagueiros.O Barcelona,Real Madri,Liverpool Manchester City….também o fazem mas com um diferencial
    eles costumam colocar a bola na cabeça dos atacantes.
    – O Zé Ricardo está ajustando o time dentro do campeonato com o Everton o Cuellar,Rodolpho e outros,então treinar tendo jogos as quartas,quintas,sábados,domingos e segundas teria que ser de madrugada rs
    – Rever e Rafal Vaz falharam a jogada não foi tão rápida e o Sassá estava entre os dois,o meio campo do Cruzeiro telegrafou que iria enfiar a bola na frente do Rever ele viu mais nao teve força fisica para antecipar se faz o movimento,o jogador do Cruzeiro não teria a mesma confiança de colocar a bola naquele espaço. E o Rafael errou porque vendo o lance com os 3 na mesma linha se ele grita para o Rever sair tinham colocado o Sassá em impedimento.
    Resumindo:Cansados,Desconcentrados e sem Pernas para acompanhar a jogada.

    Reply
  19. Caro Kleber,

    Talvez o Abel Braga,Cuca, porém teria a diretoria que tira-lo de outro clube.
    E isso não seria tão ético por parte de nossa diretoria.

    Reply
  20. Caríssimo presidente,
    Confesso que fico sem entender essa verdadeira obsessão de alguns “compatriotas” em relação ao ZR?!?!! O cara assumiu uma verdadeira “banana quente” em 2016, quando o time comandado pelo respeitadíssimo Murici Ramalho vinha se arrastando na tabela. Desde então, ele, com o louvável suporte da diretoria e profissionais de qualidade, teve que acumular experiência com o “bonde andando” e ainda assim levou o time para o alto da tabela, e de lá nunca mais saiu. É fato que houve percalços e equívocos importantíssimos (que não podem ser integralmente jogados só na conta dele). Ainda assim, Zé Ricardo soube contornar e manter o elenco sob controle e motivado. Não vejo sentido, já que ele mantém números bastante favoráveis, e agora mais experiente, para toda essa pressão para que ele saia. É jogar contra! Não preciso nem mencionar que peças fundamentais vem se juntando ao clube no decorrer do campeonato, o que dificulta o entrosamento e também encontrar a melhor maneira do time jogar. Apesar disso, o Flamengo domina 90% dos seus jogos e praticamente TODAS as equipes que enfrentamos tem jogado numa retranca só, como se times pequenos fossem. Quem viu os jogos contra Vasco, Grêmio e Cruzeiro, sabe do que estou falando.
    É claro que, no calor das derrotas, pensamos mais com a emoção do que com a razão. Porém, passados os momentos mais críticos, precisamos ajudar o clube a remar para a frente. Não faz muito tempo, tínhamos elencos que, ao chamarmos de medíocres estaríamos elogiando. Atletas de comportamento profissional pra lá de questionável e que por vezes apareciam em colunas de jornal outras que não a esportiva. Estrutura zero; prestígio no meio dos atletas profissionais zero; estádio próprio não passava de um “sonho de uma noite de verão” etc etc. Quanta diferença nos dias atuais! E de forma sustentável!
    Só não vê quem não quer ver.
    SRN

    Reply
  21. No início, o trabalho era bom, mas estagnou. Aliás, muito mais do que estagnar, ao meu ver, regrediu.
    Assim, perdi a paciência já tem tempo (desde aquela sequência horrenda no final do brasileiro passado) e não entendo que seja inteligente manter um elenco desses (uma Ferrari) na mão de um técnico inexperiente (pessoa sem habilitação).
    Ele pode vir a ser um bom técnico, mas agora não é.
    Abel é cascudo e balança no flu, onde não tem 1/3 dos jogadores de alto nível que possuímos. Afinal, qual clube brasileiro, com exceção do porquinho e do cocoricó mineiro, possui jogadores do nível de Diego, Everton Ribeiro e Guerreiro, sem falar em outros, no elenco?
    Isto posto: #foraZR
    SRN!

    Reply
  22. Impressionante que nas vitórias não tenhamos tantas manifestações.
    ZR faz parte de um projeto e como tal tem que ser levado até o final, ao terminar a temporada avalia-se se vale a pena mantê-lo ou não, o que não pode e trocá-lo por um qualquer que não vai dar resultado imediato e até se adaptar e conseguir algum tempo para treinar já se foi 2017.
    Imediatismo não combina com futebol, tirando o Corinthians, não há nenhum time jogando mais que o Flamengo, vide o exemplo do próprio palmeiras, qts chutes deu no gol dos gambás sem sucesso? Qts bolas alçadas na área sem resultado? Foi um massacre… e olha que lá eles têm o Cuca guardiola….
    Muita calma nessa hora.
    Contra o Cruzeiro voltamos a perder gol na cara do goleiro, precisa por a turma pra chutar côco na praia pra ajustar o pé …. isso sim.
    SRN

    Reply
    • Rafael, o time tem um domínio territorial inútil, claros problemas na saída de jogo nos 1o e 2o. voltantes, comprometendo as ações de armação do Diego, o time tem ainda claras deficiências de triangulações no ataque, infiltrações, jogadas ensaiadas, finalizações. Temos um camisa 9 que joga como um 2o. homem de ataque aos moldes do 4 4 2, enfim, ai quando o gol vem, vem por jogadas isoladas como chuveirinhos. O elenco esta recheado de craques e ZR não consegue fazer este time jogar.

      Reply
      • Nino meu parceiro, respeito sua opiniao, mas ouso discordar com todo o respeito que a sua opiniao merece.
        No meu entender, o que você me diz é a perfeição, algo inimaginável de se construir com a chegada de jogadores ao longo da temporada, algo que nem o Mourinho conseguiria fazer em pouco mais de 3 meses de temporada, trocar o técnico hoje seria, na minha humilde opinião, uma bola fora.
        Tomo por base a média dos demais times, os quais jogamos literalmente a mesma bola de todos os aspirantes ao titulo, fora o fenomeno corinthians como bem disse o nosso querido amigo Egon.
        De toda forma a discussão é valiosíssima e agraço ao Kleber por nos proporcionar este espaço democrático onde posso discutir futebol em alto nivel com pessoas tão inteligentes como você e outros colegas do blog.
        um abraço
        SRN

        Reply
        • Ah meu caro Rafael, sou capaz de concordar e discordar da sua opinião. Concordar no sentido de achar que a temporada já esta perdida, aliás são duas temporadas na errônea aposta da diretoria no ZR. Discordar por achar que mudanças sempre são possíveis, essa é a história de nosso clube, coragem! SRN.

          Reply
    • Rafa, meu amigo!
      Claro que Zé FICA…
      ER7, Geuvanio, Rhodolfo… chegaram ontem.
      Com tudo isso, continamos entre os 4 melhores do Brasileiro.
      Depois do fenômeno Corinthians, quem menos perdeu fomos nós.
      Números são indiscutíveis…

      Reply
      • Pois é meu amigo.
        Parece que somos minoria kkk mas comungo da mesma opiniao que o amigo, mudar agora não resolveria muita coisa.
        grande abraço
        SRN

        Reply
        • Grande amigo Rafa! Todos conhecem a verdade!
          Muricy foi contratado como o top dos tops. Esqueceram, que foi banido do São Paulo pela torcida, após um Paulista pífio.
          Veio pro Flamengo e fez uma campanha péssima nos 6 meses que esteve por lá.
          Evidentemente, com carta branca da diretoria, escalou quem quis e quem tinha.
          Entendo, que o elenco não era o que temos hoje. Mas, quando Zé Ricardo assumiu, pouca coisa foi mudada.
          Ao analisarmos, após um ano, e entendermos que o Brasileiro de 2016 foi jogado com PRATICAMENTE os mesmos jogadores, não podemos deixar de elogiar o trabalho do Zé Ricardo.
          Conseguimos a façanha de ser o 3º melhor ataque da competição, sem ataque!!!
          Quem tem Sheik, Cirino, Gabriel, Damião, Fernandinho, Vizeu e, Guerrero em péssima fase, tem que colocar as mão pro céu por chegar onde chegamos.
          Há pouco, tínhamos Berrío como ÚNICO segundo-atacante, tendo que improvisar lateral no ataque e, lateral no meio…
          Mesmo assim, nossa posição continua sendo privilegiada.
          Agora sim! Temos opções para TODAS as posições!
          Continuo acreditando no Zé e, mais ainda, na utilidade do Márcio Araújo como 1º volante.
          Aliás, um detalhe me chamou muita atenção ontem. Na comparação da Fox, entre Palmeiras x Flamengo, Márcio levou de lavada contra Bruno Henrique.
          Para os que admiram Jair Ventura, e eu também, lembro aos amigos, que Zé Ricardo nunca perdeu um jogo para ele. Desde 2015 não conhecem vitória sobre nós. 3 empates e 2 derrotas…
          Agora, com carinha pro Nino babar, tenho dito!!!! kkkkkkkkkkkkkk

          Reply
          • Amigo Egon, só uma ressalva ao seu cometário : o ZR ganhou de presente o Diego. E convenhamos ele fez e faz muita diferença.
            Quanto ao MA me aponte um time que com ele foi campeão a nível nacional.
            Forte abraço

          • Excelente meu amigo Egon!
            Onde assino?

            E vou além, com firma reconhecida por autenticidade!

            Excelente post.

            Abraço

        • Grande amigo Octavio.
          Todos nós sabemos que uma andorinha não faz verão.
          Quando Diego chegou ao Flamengo, em julho do ano passado, conseguimos chegar em 3° lugar do Brasilieiro, com os mesmos pontos do 2° colocado, com 71 pontos.
          Diego, apesar da nossa coleção de péssimos atacantes, foi realmente protagonista. Após operar o joelho, ainda não mostrou futebol suficiente, para voltar a assumir o papel de craque do time. Com tudo isso, o time continua numa posição privilegiada na tabela.
          Nos 3 últimos jogos, nosso cara não jogou absolutamente nada.
          Culpá-lo pelo penalti perdido, talvez seja uma injustiça. Afinal, o que tem feito pelo conjunto, vai além de um lance infeliz.
          Reitero, que nosso maior problema, continua sendo a EFICIÊNCIA em matar os jogos.
          Chegamos e não fazemos! Os caras chegam em 4 e fazem 2…
          A vitória ontem, não mudaria nossa posição na tabela, mas, nos aproximaria dos Gambás.
          Por vários erros estúpidos do de preto, perdemos 2 pontos importantíssimos.
          Não podemoss cobrar AINDA, absolutamente nada do ER7. Mas, podemos cobrar mais futebol do nosso craque diferenciado.
          Abraço, amigo

          Reply
  23. Prezados.
    Quanto ao Diego Alves, considero uma contratação cirúrgica. É o que precisamos, pois temos o péssimo Muralha e um jovem ainda estabanado… MAS TROQUEM O PREPARADOR DE GOLEIROS!!!

    Quanto ao Zé Ricardo, o acho extremamente incompetente. Mas como o ano já passou da metade e foi pro espaço (não ganharemos nada outra vez!!!), que o mantenham SÓ ATÉ DEZEMBRO – pelo menos é barato. Se o mantiverem para 2018, nem vejo mais os jogos do Flamengo.

    Às fanzocas de Zé, comemorem o carioqueta e o “ih, Libertadores tamo ai”… Coisa de time pequeno!

    Reply
  24. Carlos Junior,acontece que Diego,ER7 e Guerrero não estão jogando nem 60% do que podem.
    E aí não há tecnico que dê jeito.
    E aliás noto que Rodinei,Rever,Vaz,Trauco,Cuellar,MA(?),tambem estão abaixo das suas capacidades tecnicas.Salva-se o Everton que está bem.
    ABS.
    SRN.

    Reply
  25. E ninguém sabe dizer se Conca fica ou não para 2018.

    Já algum tempo, eu particularmente prefiro ler notícias em blog e vlogs sobre o Flamengo, do que propriamente ler as mesmas notícias em sites oficiais como por exemplo Globo.com e similares.

    Acontece que nesses blogs, há os sérios e os não sérios. Nos sérios como por exemplo Paparazzo Rubro Negro, Urubucam, Blog Ser Flamengo e Coluna do Flamengo, é recorrente ter acesso a algumas informações com no mínimo uma semana de antecedência antes dos veículos oficiais.

    O fato é que, esses veículos afirmam que o Flamengo está negociando com Tardeli e Ramires. Ambos, porém, para 2018. Afirmam também que inclusive, já com seus salários acertados.

    E porque dessas notícias?

    Guerrero recebeu uma proposta absurda vinda dessa vez de um clube da Inglaterra. Especula-se que seja o Arsenal. Vizeu pode estar de saída e também recebeu proposta tentadora. Damião pode acertar com o Internacional de Porto Alegre.

    Todas as contratações de 2016 e 2017 foram antecipadas por esses veículos não oficiais. Portanto quem os acompanha, sabe o nível de assertividade desses blogueiros.

    Tendo isso posto, uma(s) pergunta(s) que não quer(em) calar.

    O Flamengo teria interesse em manter o Conca em seu elenco para 2018 mesmo depois da enorme espera por ele nesse ano de 2017 e mesmo com a fadada birrinha em não aparecer em dia de treinamento?

    Teria Conca vontade de voltar para a China ou de atuar em outro clube nacional ou internacional?

    Vale a pena esse casamento entre Conca e Flamengo para 2018?

    A folha salarial mensal gira hoje em 10 milhões de reais. Acredita-se que em 2018 chegue bem perto de 15 milhões mensais. Ou seja, dinheiro definitivamente não é o problema.

    E você? Manteria o Conca para tentar uma última cartada dando a ele mais uma chance em uma pré-temporada?

    Confesso que eu estou super em cima do muro.

    Reply
    • Prezado,
      Realmente seria maravilhoso tentar a renovação de Conca de 34/35 anos pagando R$1.000.000,00 e renovar também Guerreiro 35/36 anos também pela bagatela de R$1.000.000,00.
      Depois não vamos reclamar de má administração.
      Conca, praticamente um ex jogador e Guerrero o artilheiro que não faz Gil, lembrando que fomos eliminados da Libertadores, em virtude do mesmo ter perdido um caminhão de gols contra a Católica no Chile e o Atlético no Paraná. Aliás no Paraná i Guerrero teve um secretário vque i ajudou a perder gols Damião. Se tivessemos feito pelo menos, apenas 1 Gil, estaríamos classificados.
      SDS rubro-negra.

      Reply
  26. Amigo Robert, bom dia.

    Voce sabe por acaso como eu devo proceder para tirar a foto que está em meu perfil aqui no Blog?
    ———————
    Oi Anderson,

    Você precisa ir até http://br.gravatar.com/.
    Lá você pode configurar a imagem (gravatar) que aparece na sua conta de wordpress.

    Abraço,
    Robert Rodrigues

    Reply
  27. Eu acho que para o bem do Flamengo…zé Ricardo já deveria ter saído a muito tempo do Fla, principalmente quando de forma vexatória foi eliminado da Libertadores!

    Lembrando…ninguém é insubstituível e o Fla não pode ficar refém de um técnico por achar que não há outro melhor disponível no mercado.
    SRN

    Reply
    • Realmente o Zé Ricardo está a mais de 1 ano no comando. Pegou no ano passado um time totalmente destruído pelo Murici e chegou em 3º lugar com um elenco com Ederson, Gabriel, Sheik, Alan Patrick, Jorge “boia”, Cirino, entre outros.
      No início de 2017, chegaram alguns “reforços”, tais como, Rômulo, Conca (?), Trauco (bom jogador) e Berrio. Tínhamos o Diego jogando bem até se contundir. Depois que voltou não conseguiu até hoje reeditar tais atuações. Sinceramente, isso é um elenco que dizem ser muito bom?
      Agora chegaram mais 2 reforços importantes, que jogariam em qualquer time do Brasil como titular. Porém, ficaram alguns anos jogando fora do Brasil, nos Emirados Árabe e na China, que convenhamos, um futebol de baixa qualidade.
      Além desses jogadores necessitarem de um período para readaptação ao nosso futebol, necessitam também de um melhor entrosamento. Cito o caso do Thiago Neves, no Cruzeiro. O mesmo aconteceu com ele. Foi várias vezes vaiado. Agora, é o principal jogador desse time ou não é?.
      Volto a repetir um comentário que fiz aqui no blog, o Cuca que é um treinador já consagrado e campeão por diversos clubes, está tendo o mesmo problema.
      Para finalizar, é muito fácil ficar pedindo a cabeça do treinador e também achar o comentário de determinados analistas magistral, quando coincide com aquilo que pensamos.

      Reply
      • 1º E o elenco do Botafogo? Pífio! Resultado: Continua na Libertadores,estão com apenas 2 pontos atrás de nós.

        2º E o elenco do Corinthians? Jô,renegado,afundado no alcoolismo poucos meses atrás.Paulo Roberto,veio da reserva do Sport.Jadson,35 anos,veio da China.Rodriguinho,refugo do Grêmio.Pablo,quem era Pablo? Balbuena,quem era? Preciso falar do renegado Romero? Resultado: Líder,o maior invicto da América e recordista de pontos.

        3º E o elenco do Grêmio? Barrios,refugo do Palmeiras.Bressan,lembra dele? E do Fernandinho? Ramiro,veio da série C pelo Juventude. Diferenciados mesmo só Geromel e Luan.

        4º Zé Ricardo participou da elaboração do elenco,inclusive elogia.

        Amigo,entenda,minha principal crítica não é nem quanto ao elenco ou desempenho individual de jogador,nem nas mexidas do jogo,mas quanto aos atributos que façam o time ser EFICIENTE,atributos principalmente de elaboração e construção de jogadas em campo,isso é trabalho do treinador,uma jogada trabalhada de tabelas e infiltração deixando o atacante em boas condições é muito mais eficiente que 50 chuveirinhos,isso é treinamento! Por isso o time EFICIENTE pode ter só 20% de posse,só finaliza 3 vezes o jogo todo e faz 2 gols,já o Fla fica com 70% de bola inútil,lutando para fazer um gol na base do chuveiro,aí realmente fica difícil de entrar. Quando o time é mal treinado,vê uma retranca e não sabe o que faz,daí tome cruzamento! Vamos combinar? É um acinte dizer que o elenco do Fla é ruim,vamos trocar com o do Botafogo? Ou com o do Grêmio e do Corinthians? Ou com do Sport,que perdemos? Isso é aquela velha história,quando o time apresenta um pobre futebol os jogadores são culpados de tudo,o mesmo era com a seleção,foi entrar um treinador que deu repertório coletivo,Tite, que todos viraram craques.É fato,pois o COLETIVO aflora o melhor do individual. Deveríamos ser muito gratos aos nossos talentos individuais, como Diego que acertou vários golaços no meio da dificuldade de criação do time,E.Ribeiro e Guerrero que dominava as tijoladas lançadas pra frente,se não fosse eles,a situação estaria muito pior,pois nosso coletivo é NULO! As desculpas vão acabando,tem estrutura,estádio,elenco,tempo…. Falta mais o que? Recomendo que o amigo leia meu post “SIM! KLEBER E AMIGOS! EU JÁ VI ISSO NO FLA NESTE ANO”. O jejum de Brasileiro e Libertadores continua. SRN

        Reply
      • Meu amigo Luiz!
        O que dizer do melhor jogador da Libertadores do ano passado (Guerra) e, do artilheiro da mesma Libertadores (Borja)?
        O que eles estão jogando no Palmeiras?
        Berrío, que fazia parte desse mesmo time (Atlético Nacional), comparam com Girino!!!!
        Acham que com 3 jogos, Éverton Ribeiro vai descer do camelo e arrebentar com o Manto…
        Não esqueça que até ELE, levou 7 dias para criar a humanidade… kkkkkkkk

        Reply
        • Reclamaram que a Diretoria poderia ter contratado o Roger, o Cuca ou o Abel. Pergunto: Como estão Atlético, Palmeiras e Fluminense?
          O “magnífico” Corinthians manteve o mesmo time do ano passado. Somente o Jadson chegou depois, em Fev/2017.
          Querem porque querem tirar o Zé Ricardo. Paciência! Eu não concordo, mas, respeito a opinião deles.
          Um abraço.

          Reply
          • Caro Luiz!
            Corinthians tem colocar as mãos pro céu!
            Ontem levou um suor, com direito a duas bolas na trave, do rebaixado Avai…
            Brasileiro é isso.

  28. Não é mais hora de criticar o fraco Zé Roberto, e sim de quando o mantém lá!
    EBM, corre o risco de arranhar sua bela administração pelos pífios resultados do futebol.
    Fora Zé não deu resultado. Vamos mudar ? TIRA ELE BANDEIRA !!!

    Reply
  29. O ano vai acabar do jeitinho que o futebol quadrado e medíocre que o Fla,infelizmente,merece,mesmo com elenco forte,pois os títulos de relevância,ao meu ver,já era. Libertadores,um vexame total,investimento mais caro da chave sem somar um mísero ponto fora. No brasileiro segue à risca a campanha do AtléticoMG em 2016,elenco bom e caro,com péssimo trabalho do Marcelo,proporcionando um coletivo nulo e alta dependência dos lampejos dos “craques”,como Ribeiro e Diego,se o lampejo não aparecia,ferrava.Final das contas? Um xoxo 4º lugar. O Fla fez tanto investimento pra ficar brigando por vaguinha em Libertadores? Infelizmente sim,acontece que até o Botafogo,com elenco abaixo da linha de mediocridade,tbm conseguiu a sua vaguinha e,ao contrário do Fla,não passou vergonha no grupo da morte! Hoje é Rio na maior competição da América.

    Não me venham dizer que Sulamericana e Copa do Brasil são relevantes,com estrutura e elenco que o Fla possui a briga deveria ser por conquistas na Libertadores ou Brasileiro. Sulamericana é a série B da Libertadores,assim como a Copa BR é do Brasileirão,conquistando ambas,você ganha de prêmio de consolação,a tal vaguinha na Libertadores,ou seja,o mesmo que terminar num simples 6º lugar no Brasileirão!

    Reply
  30. Boa tarde galera e irmãos rubro negros. O Robert passou uma boa oportunidade de colocarmos nossas “caraças” ou “rostinhos” lindos nos posts. Nosso caro amigo Egon Prates, esse loiro nórdico de olhos azuis da cor do céu, cútis (eu disse cú-tis) sedosa e rosada, cabelos semi-abundantes loiros, praticamente um viking, vai adorar a ideia: http://br.gravatar.com/. É fácil, só colocar o e-mail.

    Reply
  31. Amigo Kleber,
    O ZÉ Ricardo é o técnico da série A com mais tempo dirigindo um time, mais de um ano. Portanto, já teve tempo suficiente, com uma pré temporada inteira, para implantar um padrão de jogo eficiente. O Botafogo, por exemplo, tem um claro padrão de jogo e, apesar, ou talvez, por suas limitações técnicas funciona muito bem. Lembro que o Botafogo estreou no Campeonato Carioca com Camilo e Montillo, seus jogadores de criação jogando juntos.Guardadas as devidas proporções os nossos Diego e Éverton Ribeiro. Por problemas alheios ao técnico e/ou por entender que a equipe depende fundamentalmente da marcação para jogar no contra-ataque, com a aposentadoria do Montillo e a dispensa do Camilo, o Jair,conhecendo as peças que possui, segue montando um time competitivo e perigoso pra jogar contra. Tudo isso com um orçamento infinitamente inferior ao nosso. O Jair, assim como o Zé Ricardo, também não tem tempo nenhum para treinar, e ainda poupa todos os titulares nos jogos do Brasileiro que antecedem aos da Libertadores. O Botafogo está só dois pontos atrás do Flamengo no Campeonato, ainda na Libertadores e na Copa do Brasil. O Jair está provando que , mesmo inexperiente como Zé Ricardo, é mais conhecedor da matéria e do elenco que possui.

    Reply
  32. Amigos queridos do blog, acabei de ler as declarações/ projeções do nosso bravo ZR : ” Precisamos de 10 pontos para fechar o turno com 34 pontos, mesma pontuação do ano passado quando ficamos em terceiro lugar no campeonato “.
    Deixa eu ver se entendi : Coritiba e Vitória em casa, duas galinhas mortas seis pontos e Palmeiras em casa, Santos e Corinthians fora só quatro pontos?
    Falta ambição amigos, essa falta se reflete dentro do campo.
    Saudações

    Reply
  33. Amigos desse espaço rubro-negro, considero também que o momento nos obriga a não fazer nenhuma troca no comando técnico. Qualquer treinador que viesse não teria muito o que fazer e manteria o trabalho do Zé Ricardo, então não tem sentido mudar. Todos, eu disse todos nós queremos que o Flamengo engrene e comece a jogar o futebol que dele esperamos com tantos jogadores bons no time. Nós temos bons músicos, mas a orquestra ainda não está afinada. A tendência é evoluir e muito daqui para frente. Claro que ficamos irritados com a perda de pontos que consideramos ganhos, foi assim contra o Grêmio e também contra o Cruzeiro. Quem quer ser campeão não pode perder em casa para concorrente direto e não pode dar mole para times como o Cruzeiro que apesar de ter um bom elenco ainda não está no nível do Flamengo. Eu ainda acredito.

    Reply
    • Obs: Ainda acredito em evolução do time, ok, em título não acredito mais. Como bem disse o Octavio Drummond, nosso técnico não tem esse tipo de ambição.

      Reply
      • Calma, amoreco!!!!
        Tem muita água ainda pra passar por baixo e por cima da ponte…
        Se NÓS não acreditarmos, quem irá acreditar?
        A Ilha do Urubu, ficará literalmente ocupada pelos carniceiros…
        Vamos fazer essa avaliação após o último jogo do returno.
        Abraço, irmão

        Reply
          • Como disse o Renato, “eles vão começar a tropeçar”. É o 2° jogo que não conseguem vencer.
            Ontem, suaram pra arrumar um empate com o rebaixado Avai…
            Muita calma nessa hora, meu camarada.
            Use o verbo encaixar no presente indicativo, que vai dar tudo certo.
            Só levar fé na primeira pessoa do plural…

  34. Primeiramente, Diego Alves foi uma contratação cirúrgica da diretoria, nesse ponto não há o que discutir, nota 10.
    Quanto ao Zé, eu não permaneceria com ele. Entendo que os reforços estão chegando e o time deve crescer, porém o tempo que estamos sem evoluir e as escolhas nas escalações, ao meu ver equivocadas, tornam qualquer argumento favorável a permanência do zé sem sustentação.
    O demitiria a partir do momento que tivesse alinhavada a contratação de um outro nome. E quem seria? Tentaria um “fato novo”, cujo nome é Renato Portaluppi. O achava um personagem, não um treinador de futebol, mas a campanha consistente do Grêmio, com um elenco nota 6,5 a 7, me convenceu do contrário.
    A segunda opção seria o Rueda, sem medo da tal “adaptação”, arriscaria mesmo no meio do campeonato!
    O que não dá, é esperar mais um ano e no final comemorar apenas vaga em Libertadores.

    Reply
  35. O Inter levou o Cirino, agora o Damião, se levar o Araújo, vai ser meu segundo time de coração. Agora entendo porque dos preços da ilha, pagar 500 mil pro Damião é um absurdo.

    Reply
  36. Caro Kléber e amigos!
    Sobre o Diego Alves é um super goleiro e isso trará segurança a defesa e ao time de uma forma geral.
    Quanto ao ZR imagino que continua. Está entre os primeiros colocados e seria confusa sua demissão.
    Acredito que vamos melhorar. Falta pouco. Esse campeonato é muito disputado.
    SRN

    Reply
  37. Fernando Luiz Versiani de Aragão, extraordinário rubro-negro e, uma das pessoas que mais amo na vida,
    Sem qualquer procuração para defender a causa do nosso treinador, devo dizer e, absolutamente convencido, que dirigir o Flamengo é uma coisa. Dirigir o Botafogo, com todo respeito, é outra coisa e, radicalmente diferente.
    O Flamengo começou o campeonato com a obrigação de estar classificado para a Libertadores e, como um dos cinco favoritos para o título.
    O Botafogo começou o campeonato pensado em não cair…
    Portanto amigo, quando as metas são distintas, não há como comparar o trabalho dos treinadores.
    Impossível!!!
    Só Freud explica, mas não consigo entender o tamanho da má vontade da nossa família com Zé Ricardo e com Márcio Araújo.
    Só tenho a certeza de que há no ar um cheirinho de injustiça.
    Com todo respeito a quem pense diferente…
    Fernando, querido amigo,
    Saudade!

    Reply
    • Klebão meu queridão, contra fatos não existem argumentos, me desculpe! Já esta provado por A + B que as figuras em questão não são capazes de apresentarem os resultados desejados.
      ZR não consegue fazer um time de craques jogar, aliás ele realiza o mesmo perfil de trabalho do ano passado, com menos virtudes e as mesmas deficiências.
      Quanto ao MA fico com a frase do Imperador da Palavra, Ave Mauro Cesar: “Não sei como Barcelona e Real Madri conseguem viver sem Márcio Araujo?”. SRN.

      Reply
      • Nino, meu camarada!
        O craque que o amigo se refere, acabou de chegar! Apenas e somente 3 jogos.
        Geuvanio NÃO é o caso. Éverton Ribeiro, sim!
        Daniel Alves chegou ontem…
        Portanto, deixa O CARA montar o time dele e, no final do turno, avaliamos melhor.
        Agora existem opções boas.

        Reply
        • Meu caro vinking de Angra dos Reis, a minha lista negra estão:
          – ZR: Teve oportunidades e tempo de sobra para realizar o seu trabalho, em viés de baixa desde o início do ano. Com essa penca de bons jogadores ele não sabe o que fazer.
          – Rafael Vaz: Fui fã do zagueiro, o absolvi e defendi das vezes que ele falhou ou tomou PIROL, mas falhou nos dois últimos gols que sofremos.
          – Guerrero: Definitivamente outro engano, não precisamos de 2o. homem de ataque com essas características dele, melhor jogar sem centro avante.
          – Alex Muralha: Assunto encerrado por hora para este personagem, mas sempre fui contra por o achar outro engano, aliás ele chegou a status de “memê” da torcida, outro factóide.
          William Arão e Márcio Araújo são sérios candidatos a essa lista. SRN.

          Reply
  38. Prezado Kleber, ouso discordar de vossa opinião e concordar com vosso amigo Fernando, meu xará.
    O Botafogo começou o Brasileiro já classificado para a fase de grupos da Libertadores, tendo passado por Colo Colo e Olympia, além de continuar na Libertadores, competição da qual fomos retirados em função da incompetência de Zé Ricardo.
    Não acredito que esse grupo tena entrado no Brasileirão pensando em não cair.
    Sinceramente, queria eu que nosso time tivesse a metade da vontade e determinação que esse time do Botafogo aparenta ter. Falta sangue nos olhos aos nossos jogadores, e isso eles tem de sobra. O que temos de qualidade, eles tem de vontade. O que falta a eles de elenco, sobra em disposição. Dá pra negar isso? Acho que não. E tendo tudo isso, deve haver tb ambição.

    Reply
  39. Kleber com ZR é dividido e até porque ele não joga e não dá para colocar na conta dele erros técnicos e falhas individuais na minha opinião acho neste momento troca-lo será um tiro no pé.No fim do ano se acharem necessário mediante avaliação aí que troquem.
    Quanto ao M.Araújo ele pode fazer parte do elenco mas não para ser titular,está semana o Mauro César da ESPN disse exatamente o que escrevi aqui semanas atrás de que o Diego tem que pegar a bola na defesa para organizar o jogo e quando o M.Araújo está com a bola ninguém o marca porque sabem que não vai acontecer nada.

    Reply
    • Meu parceiro!
      Aquilo é um lixo de final de feira.
      FLAMENGO, tem obrigatoriamente que ter vermelho e preto.
      Colocar 11 jogadores com aquilo, vai parecer um criadouro de canários belga.

      Reply
      • Cuidado Egon!!!
        A moda lá na Gávea está complicada. A camisa que está destoando é a do Primeiro uniforme, porque os outros dois estão sinistros.
        Depois daquele 3º uniforme com as folhas, foi dali pra pior.
        Essa branca com as listras Vermelha e Preta na vertical está igual a uniforme de Colégio.

        Reply
        • Verdade meu caro!
          Essa amarela é pra ser vetada por TODOS os Conselhos do clube…
          Até mesmo os conselhos que o Jaime dá pra base.
          Um horror!!!!

          Reply
          • Ainda estou na dúvida se está é pior do que aquela azul e amarela de 2009 ou 2010, não lembro bem a temporada. É uma combinação feia demais. Seria melhor que fizessem, já que queriam inovar, uma camisa toda azul com pequenos detalhes em amarelo, e não amarelo com pequenos detalhes em azul… Mengão Correios!!!

          • Tanto que passei a achar a PAPAGAIO VITÉM uma obra prima! Os 1o. (O pijama) 2o.(A faixa vertical ao exemplo do Vasco) e 3o. uniformes desse ano são uns verdadeiros desastres.

  40. Sobre o Diego Alves…
    Vejo alguns aqui falando que foi uma contratação cirúrgica, nota 10, que é um dos melhores goleiros do mundo. Se fosse tudo isso não teria ficado tantos anos no Valencia, sendo que estava na eminência de ser negociado com o “gigante” La Coruña, que nós brasileiros só conhecemos por ter abrigado o Bebeto. Se fosse excepcional estaria em algum grande clube há tempos. Não me iludo. Acho que foi mais um jogo de cena dessa diretoria para tirar o foco da péssima gerência do nosso futebol.

    Reply
    • Fernando,
      Se fosse excepcional e super goleiro jamais retornaria. Mesma lógica do Diego Ribas – se fosse super craque que tivesse dado certo nos maiores clubes do planeta e em excelente fase, não teria retornado.

      Agora, para níveis de futebol brasileiro – que vive das rebarbas do futebol europeu, penso que agora temos um excelente goleiro.

      Reply
  41. Vou dividir aqui com os amigos texto que acabo de ler e representa tudo aquilo que eu espero de Flamengo e de futebol.

    Rica Perrone: “Onde o Flamengo está, os 11 podem estar”

    Talvez pra muita gente de fora seja novidade, mas sim, é verdade: temos um clube carioca levado a sério administrativamente. E obviamente isso não implica em perfeição, portanto, dizer coisas como “é sério mas erra aqui, ou ali” é apenas mais do mesmo. Diferente é o que está acontecendo lá.
    Mas pouco me importa o que você acha do Flamengo e seu futuro. O meu ponto aqui é que hoje o Flamengo fatura alto, paga em dia, monta estrutura, paga dívidas e tem um grande time. E isso sem o estádio como fonte de renda.

    Onde quero chegar?

    Quero que você note que aqui, onde o Flamengo sequer atingiu 60% do seu potencial, dá pra todo mundo chegar. E chegando, está bom pra todos.

    Se todos os 11 grandes tivessem 100 mil sócios (e podem ter), uma receita de TV alta, uma diretoria de fora pra dentro sem muitos vícios e vinculos com politica do passado, uma direção um pouco mais profissional e focada em regularizar a situação financeira, teríamos o melhor campeonato do mundo.
    E então logo alguém diz que “o Flamengo ganha mais da TV”, e eu lhes digo que não importa. Quanto mais o Flamengo ganhar, mais o seu time pode ganhar.

    E se seu time hoje não ganha bem, acredite, a culpa é inteiramente dele. Porque as vendas são individuais, logo, repito, insisto, até cansar: se os 10 insatisfeitos dizem “não”, Flamengo e Corinthians não jogam sozinhos o ano todo. Portanto, a decisão está sempre nas mãos de quem prefere chorar do que agir.
    O patamar Flamengo atual, que não é o seu limite, mas é um avanço, é atingível por todos os grandes. E é extremamente importante que você, torcedor, entenda que tudo que há de bom hoje no Flamengo deve acontecer no seu time. E você deve esperar e cobrar por isso.

    Não há nenhum resultado do Flamengo inatingível ainda. Todos os grandes podem sonhar com 100 mil sócios, com diretorias focadas e responsaveis financeiramente. Todos, portanto, podem ter em seus times com salários em dia, um time com Diego, Diego Alves, Everton Ribeiro, Conca, Guerrero e etc.

    Talvez em 5 anos não possam ter. Aí estamos falando de um Flamengo que almeja Neymar. E sim, ele pode. Ele é maior que o PSG, que o City, que o Chelsea. O seu time também é.

    Ali, naquele momento, você não poderá ser Flamengo por não ter o número de torcedores dele. Mas será que o patamar atual de gestão dele não é suficiente para que o equilíbrio seja no alto e não permita que seu dinheiro a mais (merecido por ter mais gente) seja tão determinante?

    Dá.

    O Flamengo atual é sucesso e é possível. Para qualquer um dos 12 é possível.

    O de daqui alguns não será. Então corram atrás desse, ou a “espanhonalização” acontecerá mais por incompetência alheia do que pelo Flamengo ter descoberto a roda.

    Rica Perrone

    ———————–

    Acontece que:

    Toda vez que uma alma infeliz, seja ela vinda de torcedor ou de dirigente, achar que tão somente o resultado de dentro de campo for maior que toda a instituição, então “Game Over”

    Reply
    • Anderson, eu acompanho o Blog do Rica Perrone, ele são-paulino escreve melhor e é mais relevante do que o o dito rubro-negro Mauro Cesar. Na verdade o que esta acontecendo no Flamengo é fruto de planejamento que começou lá atrás. Veja esta matéria na página oficial do Flamengo http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/21284/conheca-a-visao-da-ey-sobre-a-reestruturacao-rubro-negra. Eles estão executando o planejado com muita eficiência. A tendência é a diminuíção das dívidas e aumento da arrecadação. O Rica Perrone e o Paulo Calçade, que não são rubro-negros, são os únicos que falam sobre isso. Seremos uma potência!

      Reply
      • Eliel, em matéria de gerenciamento essa direção do Flamengo é craque, dão aula para o Brasil inteiro…E SPFC não é nada, eles perderam as rendas do estádio e vivem de vender jogadores hoje em dia. O nosso problema é no futebol mesmo, EBM colocou um técnico novo sem currículo para comandar o nosso time, além disso não temos um vice de futebol que entenda do riscado, ai ficam os títulos fora de campo, já dentro de campo nada. SRN.

        Reply
      • Assinado, meu caro Eliel…
        Se nosso esquadrão for mais eficiente quando estiver na cara do gol, podemos antecipar o sucesso absoluto dessa gestão.

        Reply
    • E como diz o Muricy Ramalho, com o que esta sendo feito no Flamengo, é impossível que títulos não venham. Estou de acordo com ele, vai acontecer, é uma questão de tempo.

      Reply
      • Eliel,
        Certamente que é questão de tempo… Acho que no momento que o Flamengo conseguir romper com o “trauma” = ganhar um Brasileiro planejado e uma Libertadores, com menos pressão caminharemos para ser o maior das Américas. Só falta o “plim” do título.

        Reply
  42. boa noite me desculpe nação mas é muito time pra pouco técnico por esta mas de um ano a frente do time e não consegue ter esquemas tático o time é muito fácil de marca . time empata e pra ele é normal fica com cara de paisagem

    Reply
  43. “Só Freud explica, mas não consigo entender o tamanho da má vontade da nossa família com Zé Ricardo e com Márcio Araújo” (Kleber Leite).
    Não há nenhuma MÁ VONTADE com os dois. Como disse muito bem NINO está provado por A + B que não deram resultados. Todos os torcedores queriam que Zé Ricardo fosse um grande treinador, campeão brasileiro, Sul-Americano, classificado para a Libertadores, mas o que nos deu foi só vexame e com toda estrutura, vindo mais e mais excelentes jogadores, jogando no Rio de Janeiro, etc., não consegue fazer o time deslanchar!
    Márcio Araújo é jogador fraquíssimo que veio num momento, hoje, o momento é subir de patamar e ele não tem vaga em nenhum outro time grande do Brasil!
    É preciso dizer que os paulistas vêm ganhando tudo nos últimos anos por serem mais profissionais, e não por causa do investimento como muitos acreditavam. Lá jogador que falha muito e prejudica o clube é sacado do time!
    Gostaria muito que Zé Ricardo tivesse dado certo, pois com o elenco que possui tem que ser campeão brasileiro!
    Gostaria muito de ver Márcio Araújo fazendo o que outros volantes na mesma posição dele faz nos seus times: dando passe pra gol, indo na linha de fundo e cruzando pra o companheiro fazer o gol, saindo pro jogo com a bola e fazendo gols, mas é impossível, pois não possui essas qualidades.
    O maior problema do dirigente carioca é que eles criam “afinidades” com alguns jogadores e não colocam o clube acima de tudo!

    Reply
  44. MELHOR NOTICIA DO DIA

    Saída iminente: Damião é liberado de concentração do Flamengo

    O atacante Leandro Damião está cada vez mais próximo de acertar sua ida para o Internacional de Porto Alegre, primeiro time em que o jogador conseguiu destaque profissionalmente.

    Segundo informação da assessoria do clube, o atleta foi liberado da concentração para o jogo desta quarta (19), para negociar sua saída da equipe.

    Reply
  45. MELHOR NOTICIA DO DIA 2

    Após doações do Flamengo, restaurante popular é reaberto no Rio de Janeiro

    A partida do Flamengo contra o Atlético/MG, onde o jogo terminou empatado em 1 a 1 no Maracanã na estreia do Campeonato Brasileiro marcou a data de uma causa nobre do rubro-negro.

    O Flamengo doou 350 toneladas (cerca de 1 ano de alimentação no restaurante popular) de alimentos não perecíveis ao governo do Rio de Janeiro.

    No início da tarde desta segunda-feira, Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro e a família Garotinho estiveram em Campo Grande para a reabertura do primeiro restaurante popular.

    O de Bangu abre as portas no mês que vem. Já o de Bonsucesso será reaberto em outubro. A duração da reabertura, a princípio, é de um ano (equivalente à quantidade doada pelo Fla).

    Reply

Comente.