Vi algumas cenas do desembarque da delegação do Flamengo e, confesso que fiquei com o coração apertado.
Aliás, fiquei com o coração TODO apertado. Estas são cenas quase iguais as de uma briga em família, quando você constata a animosidade entre as partes que você ama do mesmo jeito.
O que será que os jogadores e treinador concluíram com relação ao episódio e, o que será que os torcedores que promoveram o protesto estão pensando agora?
Vamos começar pelos torcedores. A pior coisa do mundo é quando se cria uma expectativa maravilhosa e, o “filme” toma um rumo oposto. A dor é muito pior. E, este é o caso destes torcedores. Imaginaram um resultado, ante tantas contratações, e estão verificando que a realidade é outra. Em síntese, sentem-se traídos.
O treinador e jogadores, pelo que tenho lido e ouvido, estão unidos e, mesmo sabedores de que os resultados estão aquém do que eles também esperavam, sentem-se injustiçados, mas são incapazes de reverter o quadro.
Aí, fica claro o “X” do problema, que pode ser resumido em pouquíssimas palavras: “Falta de liderança”!!! E vou além. Jogador de futebol, independentemente do nível cultural, tem uma sensibilidade depurada. Estes soldados já detectaram a fragilidade do sargento, do capitão e do general.
E antes que alguém interprete de forma equivocada, liderança a que me refiro longe está de truculência ou agressividade. A liderança a que me refiro não é imposta, e sim, reconhecida, e como tal, obedecida.
Quando há autoridade, somada a conhecimento de causa, coragem, ousadia e “savoir faire”, as coisas caminham naturalmente.
Hoje, o Flamengo tem um treinador de 36 anos, sem nenhuma ligação anterior com o mundo da bola, e que está tendo a sua primeira experiência no clube mais importante do Brasil. Conceitualmente, um absurdo!
A vice-presidência e diretoria de futebol, pelas informações das mais variadas, apesar de seres humanos do bem, distantes do que se possa imaginar como lideranças naturais e necessárias.
E, para fechar, o nosso presidente, que tem virtudes inegáveis, porém, todas, infelizmente, passam longe da necessidade do futebol do Flamengo.
Há no ar a possibilidade de uma mudança no comando técnico. Dizem que o presidente é contra, mas que há dirigentes a favor.
Se for para mudar o treinador para tiro tão curto, tem que ter ombros largos e liderança suficiente para compensar tudo aqui já colocado.
Mudar por mudar, trocar seis por meia dúzia, não vai adiantar nada. Se for para mudar, que a mudança seja radical, mesmo que muitos detestem. O momento pede coragem e ousadia.
Além de competência, o que é óbvio, a necessidade de um líder é mais do que clara.
Este é o “X” do nosso problema.
Foi exatamente o que eu disse no post anterior, prezado Kleber: liderança,experiência, talento.
Ou seja, no contexto em que estamos, Joel Santana.
Saudações,
Carlos Cazé.
Poxa penso igual a vc neste momento pra 3 meses pro final do ano Joel seria a solução ideal como foi em 2005
Ele daria um choque no grupo ele fez o Toró ser jogador o que nao faria com o Rodnei por ex.
Traria o Luxa Kleber?
Comenta-se, nos bastidores, que o “x” da questão seria, de fato, Lu”x”a. Honestamente? Me parece uma solução boa a curto prazo. Posso estar desiludido, mas será melhor que o atual “comandante”. Forte abraço
Os protestos antes da partida contra o Ceará, no turno, foram bem piores e o Flamengo dali rumou para a liderança do Campeonato.
Naquela época, a imprensa se alvoroçou inclusive dizendo que Diego e Diego Alves sairiam do Flamengo. Inventaram inúmeros factoides para prejudicar o clube. Não duvido que o façam de novo.
Henrique meu caro, vc ê um rubro negro por DDD, não sente a cultura carioca do que é ser Flamengo.
O núcleo da torcida, os torcedores de temperamento sanguíneo, o núcleos da torcida querem Barbieri fora já!
Outro dia um rubro negro ao lado da minha mesa comentou ter atirado um copo com algo dentro, é que havia acertado o pescoço do Barbieri na derrota do Ceará no Maracanã.
Só para vc ter uma ideia do nível em que estão as coisas.
Respeito o comentário, mas não curto esse lance de “rubro negro por DDD”.
Nasci no RJ e ia no Maracanã desde a barriga da minha mãe, até os 30 e tantos anos e agora moro em Recife, que é o pior lugar do mundo para torcer para o Mengão.
Contudo, não me sinto “rubro negro por DDD” ou menos flamenguista que o pessoal que mora no RJ.
É o tipo de comentário que só dá armas para dizer que nossa torcida é de simpatizantes, como vivo ouvindo por aqui.
Flamengo é Flamengo e flamenguista é flamenguista em qualquer lugar do universo.
Somos uma torcida que forma uma verdadeira Nação e por isso somos o que somos.
SRN!
Carlos,
Qual é a sua opinião sobre a situação atual do nosso Mengão?
Elenco, Diretoria, Técnico?
Qual é a sua opinião sobre a situação atual do nosso Mengão?
R.: Acho que administraram bem, conseguiram arrecadar bem, mas acabaram gastando mal. Minha opinião é de que era uma das melhores gestões que já vi. Até continuo achando uma das melhores, mas poderia ser muito melhor com o faturamento que teve. Saber faturar é importantíssimo, mas saber gastar também o é, até porque o pessoal vê o Flamengo com $$$ e pede o triplo do que pediria em outro… O ideal seria o pulso de antigamente, a experiência de vestiário / bastidores / negociações com o faturamento / responsabilidade de hoje. Veremos o que as eleições nos reservam…
Elenco?
No papel, muito bom. Na prática, razoável para bom. Não deve em nada, exceto ao Palmeiras, ao meu ver, mas lá tem a crefisa e eles sabem o que aconteceu na época da saída da Parmalat…
Diretoria?
Acho que respondi acima. Não tem como não elogiar pelos balanços / faturamentos recordes / responsabilidade orçamentária. No entanto, não tem como não criticar por não transformar em títulos e por não saber gastar. Minha tese é de que não resolve no Fla pagar muito de forma fixa. Poderia pagar muito (até mais que muito) por conquista alcançada. As premiações compensariam os maiores investimentos e haveria retorno de bilheteria, sócio-torcedor, etc., etc. Jogador, infelizmente, não funciona tendo um fixo (alto) independentemente de objetivos. A Lei Pelé deixou os clubes reféns dos jogadores / empresários e o clube tem que saber extrair o melhor suco com as frutas que conseguimos…
Técnico?
O texto do Kléber de hoje é perfeito na análise. O cara é parceiro dos jogadores. Ademais, novidade no início dá caldo (vide ZR), mas, a longo prazo, os jogadores montam e é só ver o que tem acontecido. Por fim, ninguém põe uma Ferrari na mão de um cara sem CNH…
É por isso que o Flamengo será sempre apenas o maior do Rio. Nunca haverá paz, tranquilidade e por consequência grandes conquistas dentro de campo. É tudo 8 ou 80.
Morar longe do Rio não me faz menos Flamengo. Infelizmente moro em Florianópolis (em termos de Flamengo né, pois a cidade é espetacular) e não consigo ir aos jogos. Só fui uma vez e nunca dá certo de ir novamente. Também gostaria de ir votar, mas enquanto não seguirmos os moldes de Grêmio e Inter, que permitem votos por carta, acho que seguirei sem votar. Talvez se o pleito for num sábado quem sabe.
Então vai acompanhando a galera formadora de opinião que eu citei Henrique!
Estamos todos no mesmo barco furado do EBM até o fim do ano.
Saudações!!!
( ͡° ͜ʖ ͡°)
Luxa, na minha opinião, tem todos os requisitos para esse momento conturbado e turbulento que vivemos: é vencedor, experiente, ousado, tem personalidade e assim de tudo é rubro negro. Esse conhece a dimensão e importância do Flamengo como poucos.
Óbvio que Luxa tem seus defeitos como todos, mas pra apagar esse incêndio e ver luz no final do túnel, não vejo outro nome pra isso.
Luxa ê nome vetado pelo EBM
A permanência na série A está garantida! Por que não esticar a corda neste momento? Pode rolar um pacto entre o profexo e os “meninos”. Acho que pode dar certo, e se der errado, como diz o tiririca, pior do que está não fica.
Kléber,
Se tivesse poder pra essa decisão, qual seria sua escolha pra treinador até o fim do ano, considerando o cenário atual?
Nem uma mistura de Guardiola, Mourinho, Jürgen Klopp, Zidane, Ancelotti , São Judas Tadeu e Napoleao Bonaparte da jeito neste time. A solução é mudar quase tudo.
No momento somente um nome para dar esse choque: Wanderley Luxemburgo…para tiros curtos, perfeito. Pode ser vetado pelo presidente, porém como o lomba é o candidato da situação.. podemos ter surpresas.
2019…Renato Gaúcho.. ou Abel Braga.. que por mim seria o preferido.
Mas o principal problema está em cima e na maneira paternalista e débil que é conduzido o futebol rubro negro.
A proposito; Bandeira é um ótimo candidato a cargo público no Rio de Janeiro.. entende de finanças e não vai ficar perdendo tempo com futebol…coisa que ele não entende. E nem gosta muito. Talvez esse o motivo de ter dado tão certo sua administração financeira. Como não entende e nem gosta muito de futebol, nunca deu ouvido a apaixonada torcida. Por essas e outras economizou tanto no seu primeiro triênio e no segundo…com dinheiro em caixa..resolveu fazer economia burra com treinador e demais membros do futebol..e se realmente fosse apaixonado pelo flamengo, como eram o presidente e quem dirigia o futebol , em 2000, por exemplo, que entrou muita grana da ISL, ao invés de pagarem a dívida, investiram tudo no futebol e em outras situações mal resolvidas. Para ser um bom administrador não pode ter paixão..emoção..tem que ser totalmente razão. E por não ser apaixonado com Flamengo…Bandeira.conseguiu.
Mas nós torcedores..não somos assim.
Pena.
Liliano,
A problema do EBM é não saber DELEGAR. Se ele tivesse colocado o futebol nas mãos de um Dirigente experiente, ouso dizer que sairia no final de 2018 como o melhor Presidente da história do clube… Pena ter preferido abraçar o futebol, campo que desconhece por completo.
De todo modo, tratando de administração e honestidade, o vejo como boa opção para Deputado Federal, ainda mais em um cenário político nacional de calamidade…
Diego,
Mas ele delegou em 2016! É só vc estudar as ligações que o Godinho tinha que vc vai chegar ao nome de um grande querido e ilustre benemérito do clube.
Mas mesmo quando delegou interferiu negativamente e cabalmente, como foi o caso da efetivação do ZR.
Tá certo que o ZR até deu um caldo, mas ninguém duvida que com o Abel as probabilidades seriam bem mais amplas e prováveis.
Eu estou fazendo campanha eleitoral para o EBM se eleger Deputado Federal, o melhor para nós é que ele vá mesmo para Brasília e fique bem longe do Flamengo.
Saudações!!!
Andre, amigo,
Desculpe, mas isto aqui é Flamengo!!! Com certas deficiências, é verdade, mas parelho a qualquer time brasileiro. O nosso problema, desculpe, está fora das quatro linhas.
Bruno, MT, amigo,
Difícil responder. Neste momento, ante flagrante falta de liderança fora das quatro linhas, no gabinete e no vestiário, neste tiro curto, alguém com autoridade, competência e , com história no futebol e no clube. Wanderley ou Joel. Ou, Wanderley e Joel. Por que nao?
Forte abraço para os dois.
Caríssimo presidente,
Eis as mudanças que eu faria até o final do ano:
Goleiro: D. Alves
Lateral direito: Willian Arão
Zagueiro: Rodolfo
Zagueiro: Leo Duarte
Lateral esquerdo: Trauco
Cabeça de área: Cuellar
Cabeça de área: Pires da Costa
Armador: Diego
Atacante pela direita: Éverton Ribeiro
Atacante pela esquerda: Paquetá
Atacante central: Vitinho
Técnico: Luxemburgo
Tática: 4-2-1-3 (atacando)
Tática: 4-4-2 (defendendo)
Mudanças já!!!!
SRN
Orlando, sinceramente!
Para ser “arame liso” acho ridículo jogarmos com um volante!
O meio de campo do Flamengo é hoje a Casa da Mãe Joana! Os meias e atacantes adversários passam de passagem por ali meu caro!
Se o ataque esta uma bosta, se o esquema tático não funciona, se o técnico perdeu o vestiário, não sabe mexer, não sabe alternar o jogo, pelo menos fecha a Cazinha e joga na marcação!
Saudações!!!
Corrigindo: “Casinha”, sorry!
Caro Nino,
Creio que concordamos quanto a questao de que termos somente um volante torna o nosso meio de campo vulneravel. Se observar novamente, vai perceber que escalei dois volantes, justamente por conta dessa vulnerabilidade. Tendo dois volantes, nos daria tambem a possibilidade de liberar um pouco mais nossos raros talentos, como Everton Ribeiro (que vem se matando na marcacao e quando chega o momento de criar, ja nao tem mais pernas) e os laterais. Daria tambem a possibilidade de ver os tres ou quatro da frente (Diego, Paqueta, E.Ribeiro e Vitinho) mais soltos para trocas de posicao.
Bem, assim penso.
*perdao pela ausencia de acentuacao.
SRN
Sou totalmente contrário por manifestações em aeroportos, centro de treinamentos e outros ambientes de trabalho e de descanso do profissional. Quer fazer manifestações, vá ao estádio, compre seu ingresso e la sim podemos cobrar. Não ajuda, não soma nada, fazer pressão nos profissionais e no mundo atual causa perplexidade, já que o mundo está muito violento. Manifestação em local de trabalho por jogo de futebol é algo lamentável, mas aconselho quem tem tanto tempo assim ocioso, ir em unidades de saude e la criticar o quanto o cidadão pobre sofre em filas para atendimento, mesmo fraco e debilitado. Vá na ALERJ e faça manifestações pela atuação ridicula da maioria de nossos representantes que na realidade representam a si mesmo. Rede social virou local de embate e não de debate, somos um povo sem educação, sem respeito por quem pense diferente da gente.
Caros Kleber e amigos,foram inaceitáveis as atitudes daquêles “torcedores” no aeroporto.Ameaças,xingamentos,posturas inadequadas para pessoas civilizadas.Quem viu estabeleceu logo a relação,são a torcida do Flamengo !!!
Estas reações não produzem benefícios nenhuns !!!
O time vai jogar mais? Vai correr mais ? Duvido …
Vivemos momentos díficeis.A união é necessária.O FLAMENGO é um só !!!!!!!!!
Abs.
Acredito, que Eduardo Bandeira de Melo, devido sua passividade, seria um péssimo legislador. Já no executivo, poderia dar certo.
FORA BARBI !!!
“Paparazzo Rubro-negro e o Reino da Bananada!”
https://www.youtube.com/watch?v=YAjxFeJXYhI
“O que será que os jogadores e treinador concluíram com relação ao episódio??” NADA ! Pois esse atual grupo de jogadores, com raras exceções, é um bando de mercenários. Hoje, o Flamengo paga bem e em dia, coisa rara no Brasil, e isso pra eles isso já basta…
Quanto ao Estagiário, isso não tão é novo pra ele, deve ter se borrado de medo sim, pois, como uma franga, saiu correndo de medo do Serginho Chulapa, imagina ontem…?
Todos que acompanham o Flamengo , nos últimos 04 anos, sabem que falta comando , planejamento, liderança, falta Homem pra “falar grosso” com os jogadores mercenários…
A solução a curto prazo? Contratar um treinador de verdade ajudaria, mas penso que o ideal seria suspender o pagamento de salários por dois meses, levar o time pra treinar na Gávea, com a torcida cobrando de perto e por o time pra treinar pela manhã, jogador de futebol odeia isso…O ano já acabou pro Flamengo, com sorte, ficaremos no G6….
Porém , o pior de tudo nessa historia foi ter a impressão que a própria torcida já acomodou se com o atual fracasso do time, uma vez que no aeroporto tinha apenas 1 dezena de torcedores…
Parece que o bando da chapa azul esta conseguindo até contaminar o maior patrimônio do clube: a Torcida…
Que venham as eleições !
“O torcedor DDD”
Brasília é o melhor exemplo de torcedor DDD, um público apaixonado pelo Flamengo porém com comportamento de público de teatro.
O mesmo vêm ocorrendo com a própria torcida local rubro negra devido a majoração dos preços dos ingressos, entretanto esse público não é chamado de DDD e sim de “Torcida Self”.
A Torcida Self é em minha opinião desinteressada em assuntos mais profundos do clube, estruturais.
Já a torcida DDD antes de formular opiniões precisa entender qual é o sentimento do momento, o que pensam os rubro-negros que vivem na cidade, o que eles falam e comentam. Caso contrário os comentários saem anacrônicos.
O melhor exemplo de torcida DDD perfeitamente inserida no Espírito Rubro Negro reinante, sanguíneo, são as lives do pessoal do Coluna Do Flamengo cujos os participantes estão em Ackuland, Brasília, Ceará e outras capitais pelo Brasil e no mundo.
Paparazzo Rubro-Negro, Gustavo Henrique, Deco SRN, Urubu-Cam, são exemplo do sentimento atual do momento do clube, do ponto de vista da torcida.
Então o problema não é ser DDD ou Selft, o problema é a absolvição da cultura reinante, do sentimento geral, atualizado que forma a hegemonia cultural. Neste ponto não tem nenhum rubro-negro carioca em defesa do EMB e do Barbieri…
Saudações!!!
Sou rubro negro,moro no Rio,sou sócio torcedor,vou em quase todos os jogos no Maracanã,viajo para acompanhar os jogos fora com grupos de rubro negros amigos e esse grupo que vai ao aeroporto para agredir,xingar não é nenhum centímetro mais rubro negro que eu.
São sim bandidos,marginais que deveriam estar atrás das grades.
Ahhhhh e sou muito a favor do Bandeira e de sua política.
Vixxi Maria Vili, peço a conta!
¯\_(ツ)_/¯
Mais uma vez o Bandeira que não sabe nada, interferindo no futebol . Só Deus mesmo ! Desculpem a todos mas tem umas coisas que não da para engolir,como podem achar que o Rever não é um bom zagueiro,perguntem a qualquer profissional o que eles acham do Rever , tenho certeza que irão dizer que é um zagueiraço. Mas se alguém tiver com saudade de César Martins e Wallace eu lamento.
Rever que quando veio era reserva do Paulão no Inter. Rever que campeão e capitão na Libertadores 2013 no Atlético foi dispensado; será porque? hj é um zagueiro lento, geralmente chega atrasado nos botes e precisa de alguém pra protegê-lo. Ex claro contra o Ceará, qdo o volante saiu,ele saiu na caça do atacante e tomou o drible desconcertante. Não consigo entender como alguém vendo o jogo atentamente não consegue enxergar isso. Além disso, aí já e´ impressão, parece ser uma liderança (junto ao Diego) que não é benéfica pro time.
Geraldo, amigo,
Perfeito!!!
Assino embaixo. O Réver, é longe o nosso melhor zagueiro.
Forte abraço.
Kleber,eu sumi do blog pq precisei digerir tudo em alguns dias…..depois de raciocinar sobre isso pensei alguns aspectos que acho bom enumerar:tanto Luxa quanto Joel não seriam a solução vide que em um primeiro momento até poderiam produzir algo diferente mas isso empolgaria a torcida o que acabaria fazendo a renovação de ambos e já começaríamos um 2019 enfraquecidos:Joel encheria o time de volantes e Luxa entraria em embate com a equipe rápido…..a melhor solução eh a contratação de Abel ou Renato para o ano que vem é um choque de ordem no estagiario e na sua trupe….não eh possível que não tenham sangue nas veias para dar resposta:em relação ano que vem devem permanecer:Diego Alves,os zagueiros(mas precisa contratar um pelo menos para ser titular)e o resto disputar posição;Cuéllar,Diego,Paquetá se não for vendido;Éverton Ribeiro e Vitinho;Arao se não for vendido ou moeda de troca….o resto pode trocar tudo!!!
Concordo amplamente!
Torcedor DDD ..kkkkkkkkkkk nossa Nino..falou bunituuu demais…entendi tudo.kkkkkkk
Até agora temos mais de 30 comentários e as opções são Joel Santana e Luxemburgo.
Faltam opções? Falta criatividade? Ou falta coragem de bancar o projeto até o final?
Era para ter mudado na paralisação da Copa do Mundo.
Mudar agora não vai adiantar porque o time não tem tempo para treinar, então o treinador não consegue fazer mágica.
Barbieri tem conhecimento, mas não tem experiência. Ainda assim, acho que mudar agora não adianta, a não ser que Abel Braga aceite, o que eu duvido.
Luxa e Joel Santana não.
Os problemas são tantos que cada um aqui tem a sua opinião. Mas precisamos ser mais sensatos. Por que acreditam que o Luca aceitaria fazer tampão até o fim do ano? Narcisita do jeito que ele é? Duvido… Joel também não aceitaria. Ia querer os louros por uma eventual recuperação.
A questão, a meu ver, é a falta de alguém pra cobrar os jogadores como funcionários bem pagos do clube. Isso é o que não temos atualmente. Melhor botar o Juan de treinador até o fim do ano. Acaba a carreira de jogador, começa a de treinador e dizem que tem moral com o elenco. Basta provar. Sem falar que sabe muito de bola e de Flamengo, além de ter sangue RN.
O time, pra mim, tinha que jogar em 442 de novo, 2 volantes, 2 meias, laterais passando cobertos pelos volantes, meias lançando e dupla de ataque. Isso faria p time funcionar de novo, pois o Flamengo, jogando em 4141 ou 433, é totalmente previsível, facilmente marcável e sem efetividade. Ah, sim: também precisamos que os nossos “atletas” aprendam a chutar de longe. Falta um Renato Abreu nesse time (olha o nível da frase…).
SRNs!
O Ricardo Marques vai apitar fla x Corinthians, aquele que adora aparecer nas costas dos jogadores. E os auxiliares de sábado são paulistas, todo mundo passa o pinto na cara do EBM mesmo. E agora a pouco no lançamento da candidatura do lomba, o mesmo disse que vai trabalhar com pulso forte e manter os bons resultados. Kkkkk é rir pra não chorar viu.