Pior ou melhor?

Não me saem da memória alguns momentos que antecediam as convocações para a Seleção Brasileira, quando o Brasil parava. Embora fosse uma convocação para formar uma seleção, não imperava em absoluto o amor à pátria ou a paixão pela “amarelinha”. O Brasil parava era na paixão clubística e, para quem era apaixonado por um clube, como era importante ver um jogador seu ser chamado para a Seleção Brasileira. Diria que era a glória.

Quando estudante, na hora da convocação, as rádios Globo, Tupi e Continental estavam sempre presentes e era a turma toda em volta de um radinho de pilha fazendo figa na torcida por este ou aquele jogador ser convocado. Em síntese, a saudável rivalidade entre os clubes atingia seu auge na hora da convocação para a Seleção Brasileira.

Seleção Brasileira que conquistou a medalha de ouro no torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos de 1963.

Seleção Brasileira que conquistou a medalha de ouro no torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos de 1963.

Como torcedor, já fui ver treino da Seleção em tudo que é lugar, desde que houvesse um jogador do Flamengo. Por Germano, conheci Caxambu, a cidade do meu querido e inesquecível amigo Jorge Curi. Por Gérson, através do rádio, conheci a Europa na excursão de 1963. Por Brito, quase saí no tapa discutindo se em 70 ele era jogador do Flamengo ou do Vasco. Claro que era do Flamengo. E, por aí vai…

Como as coisas de infância ficam entranhadas na gente, jamais imaginei uma Copa do Mundo sem que na Seleção Brasileira houvesse um jogador do Flamengo. Imagina o Brasil campeão do mundo sem um jogador do Flamengo… Impossível imaginar e aceitar, tanto é que nesta última Copa, torci demais esperando que os dirigentes pensassem como eu e encontrassem alguém que pudesse nos representar na fotografia do possível título. Achei que, quando não fosse pela nossa carência, até porque considerava Felipe à época titular, um bom goleiro, só por isso já valeria a pena a contratação do Julio Cesar. O Brasil não foi campeão e para mim, de certa forma, isto evitou um mico rubro-negro.

Coloco tudo isto para perguntar o seguinte: Pra você, é importante ter ao menos um jogador do seu time na Seleção Brasileira, principalmente numa Copa do Mundo?

Esta é uma boa pesquisa. Alô, Ibope!!!

A cabeça do torcedor pode ter mudado sem eu ter percebido. Será?