O final de semana promete, já na arrancada do Campeonato Brasileiro, ir mostrando quem é quem na briga pelo título nacional mais importante da temporada. Os companheiros de jornal, rádio e TV, na média, apontam o Corinthians como o time com maior possibilidade de sucesso, com o que concordo plenamente. Internacional, Atlético Mineiro e Cruzeiro estão juntos, na opinião deles, num segundo pelotão. Pessoalmente, não vejo o Cruzeiro num bom momento e estou de acordo com respeito a Inter e Atlético Mineiro. Ninguém, entre os companheiros, aposta qualquer ficha nos clubes do Rio, o que de certa forma é coerente, pois até o campeão estadual que é o Vasco, em se tratando de conquista de título nacional, não consegue convencer o seu próprio torcedor. Acho que alguns pontos favoráveis a Vasco e Botafogo não podem deixar de ser considerados. Os dois clubes, até bem pouco tempo atrás, estavam em frangalhos e, graças a um trabalho rápido e competente nos dois clubes, os resultados vieram antes mesmo do que se esperava. A favor do Vasco, a confiança. Embora haja quem questione o valor real de um título estadual, não há como negar que a conquista transmite confiança e, confiança em futebol é fator decisivo para o sucesso. Acho que o Vasco na série A, e o Botafogo na série B, não correrão grandes riscos. O Vasco, se não fizer algumas contratações que possam mudar este panorama, ficará numa posição intermediária na tabela, enquanto que o Botafogo tem tudo para voltar para a primeira divisão.
O Fluminense, confesso, é uma incógnita. Para mim, incógnita mais para menos do que para mais. Não consigo imaginar bons momentos neste Campeonato Brasileiro para o torcedor tricolor. Faltou o Flamengo. Bem, a sensação que se está tendo há bastante tempo, é a de que não falta tanta coisa assim para se ter um time confiável, para brigar pelo título. Ao Flamengo, faltam um jogador criativo no meio e, pelo menos, um muito bom atacante. Acho mesmo que as oportunidades já surgiram para que estas lacunas fossem preenchidas, mas faltou um mínimo de ousadia para as contratações. Se quem está fazendo falta, chegar, ousaria dizer que, com um pouquinho de sorte, dá para brigar. Se continuar como está, o Flamengo estará abrindo mão de seu papel de eterno protagonista, para mero participante. Coadjuvante até interessante, mas… coadjuvante!
Caro Kleber, o Mengão tem que ser ousado. Com Diego e Robinho esse time disputa título, bate recorde de sócio torcedor e consequentemente de receita. Mas a diretoria tem que ser ousada. Tem que acreditar na torcida!!! E tem que facilitar também. Fazer um plano de sócio torcedor infantil onde a criança não paga ingresso pra incentivar o pai, facilitar a assinatura (hoje para comprar você tem que ter um cartão de crédito) colocando para a fatura vir por boleto bancário ou acordos com empresas de telefonia ou energia para o valor vir na fatura. A diretoria tem que ajudar a Nação também.