Durante muitos anos o sonho de muitos rubro-negros foi ver em pé o nosso centro de treinamento, oficialmente – e com justiça – denominado “Centro de Treinamento George Helal” e, popularmente batizado de “Ninho do Urubu”.
Em meados dos anos 90, com o projeto do shopping center, o Flamengo teria definitivamente o futebol profissional na Gávea, numa estrutura de primeiro mundo, inclusive com hotel cinco estrelas para os profissionais do futebol, e um mini estádio para dez mil pessoas. O “Ninho” seria totalmente voltado às divisões de base.
O tempo passou, o Flamengo foi vítima de toda sorte de incompetência, negligência e interesses outros, interno e externo e, o resultado é que entre tantas coisas ruins, o futebol profissional na Gávea ficou na ideia e, até agora, o “Ninho” que neste momento abriga profissionais e as divisões de base, ainda não está concluído.
Neste período, na prática, algumas coisas foram ficando claras, como por exemplo a dificuldade dos meninos chegarem a Vargem Grande. A conclusão a que muitos já chegaram, é que este centro de treinamento, voltado às divisões de base, deveria existir em local populoso, de fácil acesso, como por exemplo, Xerém – em Duque de Caxias – local escolhido acertadamente pelo Fluminense.
A conclusão das obras em Vargem Grande é algo definido. Porém, teremos algo concluído e sabendo que o local não é o melhor para a base e, muito distante de ser o ideal para os profissionais.
O que fazer? Fechar os olhos e ignorar os argumentos citados e torcer para tudo dar certo? Vender o terreno em Vargem Grande e comprar algo na Baixada, com os profissionais assumindo de vez a Gávea?
Enfim, este é um tema evitado no Flamengo, mas que deveria ser encarado para solução imediata. Enquanto há tempo… e para que o futuro não seja comprometido.
Prezado Kleber
Descordo sobre a distancia, acredito que isso ate contribua para os profissionais trabalhem sossegados longe dos cornetas, e bem da verdade a maioria dos jogadores moram na Barra da Tijuca que Bairro vizinho. Sobre as categorias de Base acredito que as escolinhas espalhadas por diversos locais e a apenas os seleionados forem para o ninho resolveria essa questao.
Kleber, respeito demais sua opinião, mas achei totalmente inoportuna essa colocação sobre o CT…
Na altura do campeonato, depois de todo o investimento de tempo e dinheiro colocado ali, cogitar que o espcaço, ou melhor, o lugar não é o ideal!
Acho que isso seria mais uma prova GRITANTE da má administração não só dessa DIRETORIA, mas das demais que por lá já passaram e que nos venderam a idéia do CT em Vargem Grande!
Desculpe, mas vejo isso como uma viagem!
Abraço!
É tão dificil assim para o clube ter uns dois ou treis onibus para levar a garotada ao CT? Para a juventude tudo é festa.
Será por acaso que não formamos mais tantos craques como antes?
Muito coisa mudou no Flamengo nas duas últimas décadas, e para pior.
Esta-se começando a endireitar as coisas. Sem caixa o clube não faz nada. Esse problema parece estar sendo bem resolvido. Sem CT o clube não forma jogador algum. Esse problema também parece estar sendo resolvido. Colocar a distância como um problema, bem, ela existe, mas é dos males o menor.
CT já encaminhado e logo logo, em poucos anos ñ sera mais um sonho e sim uma FORTE REALIDADE.
Acho muito mais oportuno discutirmos as possibilidades para o nosso ESTÁDIO.Com a atual GESTÃO conseguindo MILAGROSAMENTE desindividar o FLAMENGO. Em poucos anos, talvez já no próximo ano já comece a se tornar real o ESTADIO DO FLAMENGO. Isso sim juntamente com a manutenção da gestão PROFISSIONAL que atualmente esta sendo implantda no FLA nos erguera a verdadeira posição de POTENCIA do futebol brasileiro e das AMÉRICAS.
Está bem proxima a hora de colhermos os frutos da GESTÃO sobria da atual diretoria.
Após algumas DÉCADAS vendo o FLAMENGO DECADENTE o meu sonho esta se realizando, em ver o FLAMENGO sendo RECUPERADO e RESSURGIDO de forma sólida.
Pedi muito por esse processo saneador do FLAMENGO e pela formação de um grupo de GESTORESe por essa GESTÃO EMPRESARIAL no FLAMENGO.
Não se enganem o GIGANTE ACORDOU !!!
FLAD+
Kleber sou da mesma opinião do Rodrigo,mais acho que nesse caso não acrescenta em nada o comentário e principalmente por ser um momento em que depois de anos estamos finalmente dando forma ao nosso ct.
Essa diretoria tem várias falhas e na minha opinião 99%dessas falhas relacionada ao futebol,mais é notório o esforço que estão fazendo para estruturação tanto financeira quanto estrutural relacionada a logística.
Ainda mais quando compara com o CT de XEREM! ! Local populoso sim,mais totalmente precário o acesso e apesar de estar localizado em Duque de Caxias fica muito que distante da população comparando a Vargem grande …local esse valorizado e cujo o acesso será muito melhorado e valorizado com as olimpíadas.
E acredito ainda o vento favorável nosso com relação a parceiros dispostos a colaborarem com a obra; uma bola fora esse comentário.
Abraços e SRN
Boa noite,
difícil entender, antes o argumento – principalmente da imprensa e opositores – era que havia um belíssimo lugar para um CT de primeiro mundo, porém, devido as incompetências preteritas, nada foi feito. Agora com o CT se transformando e tomando cara, a passos largos, para ser uma referência vem essa ideia de distância e blá blá.
Com a devida vênia, não compreendi a ideia do texto
#SRN
O Kleber tem razão. O CT surgiu da necessidade da base treinar, pois os titulares usavam a Gávea. Se o foco é a base e não os profissionais, alguns estudos deveriam ter sido feitos com o objetivo de atrair e manter os jogadores potenciais para a base. Imaginar um garoto saindo da baixada para chegar a Vargem Grande é difícil.
Espera ai..nao entendi nada. Gastam milhões e milhões..dizem que vai ser um ct de ponta..bla.bla.bla e chegaram a conclusão que nao é o ideal?? Ou entendi e me corrijam ou parem o mundo..rasguem o manto e chega. Centro de treinamento do atletico mg fica em vespaziano .uns 30 a 40 kms de belo Horizonte é considerado o melhor do país. Trabalhadores gastam até 4 hs para chegar aos seus respectivos empregos em grandes metrópoles. .o Glamengo tem ônibus e atletas de categorias menores moram no CT. Entao esse texto só pode ser brincadeira… com imenso respeito..muito mal colocado e no momento extremamente inoportuno. E volto a frisar..por favor me corrijam se entendi mal.
Caro Kleber , nunca imaginei que esta pauta do CT causaria qualquer tipo de questionamento …. respeito seus argumentos , mas é tarde pra tal guinada , vamos com o que temos , por economia , pela ” facilidade”e pela preservação da instituição . Nunca é tarde pra se mudar mas desta vez na minha opinião não é o melhor caminho .
O Flamengo precisava de CT há muito tempo. NÃO gosto da ideia de abandonar a Gavea. De vez em quando é bom os jogadores precisam sentir a pressão da torcida. Talvez a ideia de levar pra tão longe seja afastar o clube das suas raízes.Vargem Grande realmente tem uma logística horrível, talvez prejudique as divisões de bases, e vale lembrar, que há anos essas divisões não revelam um grande jogador.
Mas, penso que esse CT elevará o nível de profissionalismo do futebol do clube. Porém , vai precisar se livrar de dirigentes marajás para evoluir
Para servir o CT para os profissionais maravilhoso.
Mais para alimentar as categorias de base através das peneiras e dar condições para as crianças se deslocarem até o C.T.? Sinceramente impraticável e sem querer duvidar da seriedade dos profissionais que ali estão, mais que tipo de avaliação pode ser feita, se inclusive as escolinhas pelo Rio só servem de enfeite e para faturar em cima dos sonhos das crianças.Existe algum intercambio entre as escolinhas e os observadores,olheiros ou qualquer coisa que valha ? Fazer um torneio para avaliação destas crianças ao ano são o suficiente?
Fui ver um jogo de futsal sub-9 Fla x Magnatas e o que vi me assustou, cheguei a me espantar e exclamar e dizer “O que era aquilo” crianças enormes fortes demais para a faixa etária e um detalhe curioso somente crianças brancas não vi um negro sequer.Não vi também nenhum jogador de habilidade embora tivessem ótima técnica nos fundamentos mais pareciam soldados treinados para exercerem as tarefas determinadas pelos seus comandantes.Só falta dizerem que não existem mais jogadores”crianças” com habilidade rssr. E qto a Xerém pelo amor de Deus nem por sugestão se Vargem Grande é longe e difícil acesso, Xerém é pior ainda…
Colegas Blogueiros,
Kleber, Parabéns por pautar um assunto tão polêmico e importante para o Flamengo. Por coincidência, ontem estava conversando com dois torcedores de times adversários, em um bar na feira do Andaraí/RJ, sobre este assunto. A diferença é que, para evitar mal entendidos, estruturei meu raciocínio em 2 partes: a) CT Profissionais e Juniores – CT próprio em Vargem Grande b) CT para as demais categorias de base(Infantil, juvenil, mirim ) – CTs Compartilhados em Nova Iguaçu ou Campo Grande/RJ.
a.1 -Para os profissionais e para os juniores minha opinião é que devemos manter e terminar a estrutura do Centro de Treinamento George Helal” , objetivo que ´perseguido há anos., e que melhoraram as condições de trabalho do time profissional e juniores. Entendo que no caso de juniores e profissionais a distância pouco importa, até ajuda, pois a maioria tem bons salários e carros. Em casos isolados, o clube pode dispor de 1 ou 2 ônibus para transporte. Além disto, acabamos de reformar campos, academias, adquirimos novos equipamentos de prevenção de lesão. O local é reservado e permite ao time treinar com maior tranquilidade, sem a pressão diária da torcida, que existe na Gávea. Diante disto, entendo que no caso dos profissionais e dos juniores, a escolha de Vargem Grande foi muito acertada.
B.1) No caso de das demais categorias de base, que geralmente são meninos carentes, oriundos das regiões periféricas do RJ, entendo que um local mais populoso e de fácil acesso, tal como Campo Grande ou Nova Iguaçu permitiria a descoberta em maior quantidade e qualidade de jogadores. O fato é que o Flamengo não revela bons jogadores há muitos anos. Se comparamos com os resultados de alcançados pelo Fluminense em Xerém nos últimos 10 anos fica evidente, o erro de logística para as categorias inferiores. Garimpar jogadores carentes, em áreas nobres e valorizadas, tais como a Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes é dose para leão. É só fazer uma pesquisa é verão que os pais dos meninos, que são moradores de regiões periféricas, tem hoje enorme dificuldade de levar seus filhos, todos os dias para os treinos em Vargem Grande, pois o transporte é caro e não passa trem, nem metrô na região! Veja bem! não estou falando de construir um novo CT para base! Podemos celebrar contratos e compartilhar a estrutura do Nova Iguaçu ou do Campo Grande Contratos de longo prazo contendo cláusulas de investimentos, troca de tecnologias, e de jogadores, em contrapartida de instalações e estrutura física.
Grande abraços a todos
Prezados,
Não vejo lógica em dizer que é “distante de grandes centros”, dando a entender que só ali pela baixada que os jovens irão surgir, e de que todos os jovens da base moram por lá.
Na base existem jovens de todo o país, não fica restrito a jogadores da baixada.
No CT dos garotos deve ficar a BASE, quanto aos meninos de longe deve ser feito escolinhas, peneiras e olheiros experientes para pescar dentro do território nacional.
Se distância fosse problema, o Barcelona jamais pegaria um jovem argentino de 12 anos de idade, um tal de Messi.
Caramba como falam coisa sem conhecimento, vargem grande ser longe e que xerem revela muitos atleta por ser na baixada, fiquem sabendo esses atleta que o flu tem revelado 90% -são de fora do estado do Rio chegando no juniores tem nem 1% de cariocas está revelando pois vem fazendo um trabalho a mais tempo. O flamengo agora sim tá fazendo um trabalho de base, hoje 90 % são moradores do rio de janeiro pois agora que estão fazendo alojamento, depois de pronto infantil, juvenil e juniores treinando junto com os profissionais vai ser um passo gigantesco para uma boa formação. Tenho um filho atleta treina no madureira na categoria juvenil e é sonhamos em está um dia treinando num dos melhores ct do Brasil mengoooo!