Estádio Jesús Bermúdez - Oruro

A vida vai começar!!!

Tendo por base a sabedoria popular afirmando que o ano só começa depois do carnaval, a quarta-feira de cinzas, depois do meio dia, seria a perfeição para o título deste post, só que “um poder mais alto se apresenta”, interferindo diretamente na sabedoria popular…

O Flamengo, que estreia na Libertadores, passa a ser o divisor de águas, anunciando que a vida vai começar e, pra valer!

Pena que em situação anormal e desumana, em altitude próxima a quatro mil metros.

Garanto a vocês e, já disse isso aqui que, nem Abel tem certeza do time que vai começar o jogo, pois este é o tipo de escalação onde o aspecto físico é o que conta. Portanto, sugiro deixar para o jogo seguinte qualquer tipo de crítica, quanto a este ou aquele jogador estar no banco.

Sempre fui um crítico ferrenho em se jogar na altitude e, o motivo é simples, pois fere o que de mais lindo tem o esporte, qual seja a absoluta igualdade na hora de competir. A altitude estabelece uma desigualdade descomunal, onde um dos competidores respira normalmente e o outro não.

Nestas condições, para o jogo ser igual, teria o time do Flamengo que fazer a adaptação que, para quem não sabe, dura três semanas e, hoje em dia, onde mais do que nunca, tempo é dinheiro, também do futebol, passa a ser impossível.

Em uma única oportunidade a Seleção Brasileira jogou um bolão em La Paz, em partida válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo. Vencemos, dando show, após 21 dias de adaptação. Uma semana em Bogotá, mais duas semanas em Quito, viajando na véspera do jogo para La Paz. Com a adaptação, a igualdade foi estabelecida, prevalecendo o melhor futebol.

Muito ruim começar a Libertadores nestas condições, pois pelo regulamento, nesta fase as vitórias são importantes, pois definirão mando de campo a partir das oitavas.

Enfim, seja o que Deus quiser. O ano vai começar.