Tudo errado 2

(Foto: Staff Images / Flamengo)

Hoje, o título não poderia estar melhor colocado, até porque, o “tudo errado” foi amplo, geral e irrestrito.

O primeiro erro fica na conta do calendário e, em função disso, o Flamengo não pôde contar com Guerrero e Trauco. Independentemente do valor individual destes dois jogadores, o time fica mexido e, aqui pra nós, a distância dos que entram para os que vão para a seleção peruana, é quilométrica…

O segundo erro, este de lascar, foi o nosso principal jogador ter viajado no dia do jogo, pelo fato de ontem, no embarque da delegação, Diego não ter se apresentado com seu documento de identidade e, consequentemente, ter sido barrado no voo.

Juro que não lembro, ao longo da minha vida esportiva, como profissional de imprensa e como dirigente, de nada parecido. E, que ninguém venha dizer que Diego chegou e jogou. Ora bolas, se fosse bom viajar no dia do jogo, por que motivo então a delegação viajou na véspera? Além de estar voltando, após longa inatividade, Diego enfrentou um stress absolutamente desnecessário…

O terceiro erro, de novo, a escalação do time. Meu Deus, depois do jogo contra o Botafogo insistir com Éderson e, jogar – mais uma vez – com um só atacante (???). Bem, quando Guerrero joga a colocação é válida. Com Damião, talvez “meio atacante” fique mais de acordo com a realidade. E, de novo, Vinícius Júnior é sub utilizado, entrando quando o time já estava entregue e, completamente pirado…

O quarto erro, realmente grosseiro, do nosso goleiro. Este lance – decisivo – praticamente definiu o jogo.

Aproveito esta oportunidade para convidar os responsáveis pelo futebol do Flamengo no sentido de que façam uma profunda reflexão. Eu, particularmente, até acho dentro do futebol que se joga hoje no Brasil, Muralha, Márcio Araújo e Rafael Vaz jogadores aproveitáveis.

Acontece que, ao longo do tempo, aprendi que tudo no Flamengo é diferente e, quando não há sinergia da arquibancada para o campo, insistir não é inteligente. Mesmo achando até certo ponto um tanto injusto, como é assim que a banda toca, não dá para insistir. Vamos perder tempo, tomar o tempo destes jogadores, perder pontos preciosos e levar os torcedores à loucura. Em síntese, com os jogadores que estão chegando, é hora de uma reciclagem no elenco. E rápido, antes que não dê mais tempo para qualquer recuperação.

Com certeza a pressão em cima do treinador Zé Ricardo vai aumentar. Como sei o quanto é difícil julgar sem total conhecimento de causa, torço para que os dirigentes que comandam o futebol do Flamengo tenham sensibilidade e coragem para definir o que seja melhor para o clube. Para manter ou, trocar.

Que São Judas os ilumine. Nesta quarta-feira, tudo errado. De novo…