Joel Santana

Estou curtindo muito, quase que diariamente, abrir a cabeça e o coração e “colocar no ar” através deste blog o que julgo relevante, seja pela razão ou só emoção. O importante é que tem sido sincero, pois acertar todas é para quem é de outro planeta, já neste, se equivocar faz parte…

Quando o Flamengo estava com as pernas bambas e se aproximava da lanterna do campeonato, aplaudi com muito entusiasmo a contratação de Vanderlei Luxemburgo. No embalo, pelas características do treinador, super apropriadas para aquele momento do Flamengo, previ dias melhores e acertei.

Foto: Gilvan de Souza

Foto: Gilvan de Souza

O filme em preto e branco é quase igual. Não poderia a direção do Vasco da Gama ter sido mais feliz. A contratação de Joel Santana mudará o humor de todos em São Januário, inclusive, e principalmente, dos jogadores. Este novo humor fará com que o ambiente passe por uma transformação brutal, onde haverá um objetivo e todos vão brigar por ele. Por experiência própria, posso afirmar que poucos são os treinadores com o poder de unir e levantar o moral de um grupo, com total naturalidade, como Joel Santana. Quando falo em naturalidade quero dizer que todas as colocações e atitudes saem de uma alma limpa e iluminada que qualquer jogador de futebol sabe identificar. Como já vi este filme, seria capaz de jurar que alguns jogadores, agora desacreditados, vão se superar e jogar muito. Os mais talentosos vão ser encorajados a arriscar e com isso vão acabar resolvendo a parada.

Independentemente do que aqui coloquei, onde o lado emocional será sacudido e a auto estima retomada, da mesma forma que foi com Vanderlei, Joel tem a virtude da sensibilidade da leitura, adequando o material humano que dispõe à melhor forma de jogar. Parece simples, mas não é.

Marcado como