Contrariar a natureza

O jogo não foi ruim. De um lado, o Flamengo, armado com inteligência pelo seu treinador, sabedor do limite de competência do time, jogando fechadinho e apostando no calor desta incomparável torcida. Do outro, o Grêmio, com melhores valores individuais (não muitos), acuado, não pelo time, mas pela torcida do Flamengo, jogando com muito cuidado, mais preocupado em não perder do que em ganhar. Tudo costurado para um 0 X 0 que traduziria com perfeição o que aconteceu em campo. Aí, no finalzinho, Grêmio 1 X 0.

Duas observações: sempre que se contraria a natureza o castigo vem a cavalo. Não tem como deixar o Samir, melhor zagueiro e mais promissor jogador do Flamengo, no banco. Isto não existe!!! Com todo o respeito à zaga que esteve hoje em ação, um veterano e um voluntarioso que até pode ter futuro, mas os dois juntos, vezes dez, não fazem um Samir. O gol do Grêmio diz mais do que eu posso argumentar. Como é que se pode tomar um drible infantil daquele? Vanderlei, por favor, não contrarie a natureza. Papai do céu castiga.

Buda Mendes / Getty Images

Foto: Buda Mendes / Getty Images

Segundo tema: sou apaixonado pela novidade. O novo me encanta, mas há limite para tudo. Na época em que a Umbro era a fornecedora de material esportivo do Flamengo, foi feita uma pesquisa em que os mais jovens apontaram o azul como cor favorita. No embalo da pesquisa, a empresa criou um uniforme para o Flamengo, o número três, que tinha como base a cor azul com o vermelho e preto sapecados por cima. Sucesso total! Correria nas lojas para ter o fato novo. Até aí nenhum problema, até porque, no contrato com a Umbro, o Flamengo só tinha obrigação de usar a camisa com base azul em jogos festivos, não oficiais. Hoje, quem via na televisão, mais parecia o clássico gaúcho Inter X Grêmio. Quando alguém, em qualquer parte do mundo, ouve falar que o Flamengo vai jogar, espera ver uma camisa rubro-negra. Estas cores fizeram do Flamengo o clube mais popular do país. Hoje, alguém deve ter imaginado estar vendo um GreNal em pleno Maracanã…

Meu querido e doce presidente, o Flamengo é vermelho e preto. Por favor…