Houve uma decisão entre Flamengo e Botafogo e, se não estou equivocado, no ano de 2008, quando era vice-presidente de futebol, em que a rivalidade era enorme, fato que sinalizava com clareza de que algo deveria ser feito, no sentido de que os torcedores entendessem que aquilo não era uma guerra e, muito antes da paixão por um clube, o respeito à vida vinha em primeiro lugar.
A decisão era em um domingo. Na sexta-feira, antevéspera do clássico, diretorias, comissões técnicas, jogadores e imprensa responsável pela cobertura da decisão confraternizaram em um almoço no restaurante Mr. LAM, de propriedade do botafoguense Eike Batista, em que todos os garçons usavam – como uniforme – uma camisa, metade rubro-negra, metade alvinegra.
No segundo andar do Mr. LAM, unidas as bandeiras de Flamengo e Botafogo. Vivemos uma tarde mágica, em que materializamos a nossa mensagem de paz para todos os torcedores.
Claro que a divulgação do inusitado fato teve enorme repercussão em toda mídia. A decisão, apesar do sofrimento para os dois lados, pois ganhamos nos pênaltis, transcorreu sem que houvesse qualquer registro de violência.
Em síntese, dirigentes de Flamengo e Botafogo fizeram o que lhes competia, qual seja, antes de qualquer coisa, zelar pela segurança, pelo bem-estar e pela vida de seus torcedores.
Neste último jogo, o que se viu e ouviu fora e dentro de campo, foi a antítese do que foi feito em 2008.
Conversei com Marcos Braz e Paulo Pelaipe. Fora de campo, violência e truculência seguiram. Pelaipe disse ao treinador do Botafogo que deveria ele, por ser jovem e promissor profissional, dominar melhor seu emocional, pois este tipo de comportamento acaba influenciando negativamente jogadores e torcedores. Ao invés de responder de forma polida, o treinador do Botafogo teve um ataque de histeria, o que provocou reação à altura do gerente de futebol do Flamengo que, de pronto, o mandou à PQP.
Tão alterado estava o treinador do Botafogo que, partiu para agressões verbais ao vice de futebol do Flamengo, chegando inclusive a ameaçar, dizendo que sabia onde encontrar Marcos Braz na Barra da Tijuca.
Que papelão! Não bastasse um time que, visivelmente, entrou em campo para intimidar o adversário, distribuindo porrada sem cerimônia, este espírito bélico teve seguimento no caminho para os vestiários.
Muito feliz foi o doce Portuga, atribuindo ao treinador do Botafogo tudo que se viu de ruim.
Que péssimo exemplo. Talvez o que se viu neste Flamengo e Botafogo possa explicar o fato de um treinador, em um único campeonato, estar próximo de rebaixar dois clubes.
Em tempo: não é de hoje que afirmo que este Vuadem é um árbitro inconfiável. Quando ele apita, há dois jogos. Um, o que todos veem e, um outro que, só ele vê.
O número de faltas anotadas pela arbitragem esteve longe da realidade do jogo. Houve um número infinitamente maior, só que Vuadem acha lindo deixar o pau comer, sem nada marcar.
De certa forma, dentro do seu modo irresponsável de apitar, foi ele um dos incentivadores de toda violência, dentro e fora do campo.
Deixemos esses chorões no limbo que a cabeça já tá no domingo…aturar ruimdnei será dose!
Caro Kleber,
Todos sabem da minha paixão pelo Flamengo, como treinador de volei iniciei minha carreira no Botafogo, terei sempre uma gratidão pelo clube onde comecei e também pelo fato de todos ali respeitarem a minha paixão rubro-negra.
Digo isso para demonstrar o meu espanto com algo que a Diretoria do Botafogo deveria estar preocupada, assisti os últimos jogos do Botafogo contra Grêmio,Santos e fiquei perplexo com a apatia e desanimo com que a equipe demonstrou nestas derrotas e ontem a equipe se comportou de maneira completamente diversa, portanto não tenho dúvidas em afirmar que se a equipe tivesse participado em todos os jogos com o entusiamo demonstrado na partida de ontem certamente o Botafogo não estaria no Z4 como se encontra hoje.
Ficam perguntas no ar :
1- Porque tanta motivação no jogo de ontem ?
2- A equipe corre somente quando tem algum interesse ?
3- Profissionais foram demitidos, perderam emprego, tiveram prejuízo financeiro, suas famílias sofreram, e os jogadores correm quando querem?
4- Alguém ofereceu algo extra para que o time voltasse a correr?
Por favor não me venham dizer que o time correu ontem só porque o adversário era o Flamengo, volto a repetir porque só correram ontem. O treinador e jogadores eram os mesmos nas derrotas contra Grêmio e Santos, o que os levou da apatia a euforia, esta pergunta todo botafoguense esclarecido deveria estar fazendo.
As cenas que temos assistido por videos de agressões a torcedores dos 2 clubes são lamentáveis, jovens que não devem ter nem 18 anos em bandos agredindo gratuitamente e covardemente torcedor adversário com barras de ferro , pedaços de pau.
Eu aprendi na minha vida que todo aquele que dirige um clube como torcedor, que pensa pequeno, que acredita ser bonito demonstrar para a sua torcida de que é valente, que vai intimidar o adversário para conquistar resultado, esse dirigente levará o seu clube a ruína e presta um desserviço ao esporte .
Ontem foi um dia triste para o triste futebol carioca que hj assiste a alguns dos seus principais clubes lutarem contra o rebaixamento, nenhum clube participando na serie B.
O exemplo tem que vir de cima
Caro kleber
Este treinador do Botafogo e3 o rettato dos nossos treinadores, xenófobicos e que buscam reserva de mercado, eis a questão deles tanto criticarwm os eatrangeiros.
Quanto ao Pelaipe, não é nenhum santo, haja vista já foi acusado de racismo e outras coisas..
Quanto ao vuadem, escrevir no post de ontem, tem regras próprias. Infelizmente, ele está num sistema que é corrupto. Resultado: corrupção + incompetencia = falta de caráter. Mas fazer o quê? O Lula vai ser solto hoje. O Juca kfouri é um dos defensores. Oh sociedade medíocre.
Agora, ouvir Eraldo leite na tv é dose pra elefante. Dizer que o Botafogo não jogou de forma viril é lamentável. Em contrapartida, a opinião dele no rádio é outra. Globo é globo. Para bem ou para o mal.
Enfim, nosso portuga apesar dos exageros está 99% certo.
E nós passamos a vida inteira criticando os portugueses.
Como somos uns merdas.
SRN
Botafogo e hoje um clube pequeno que faz do ódio ao Flamengo a razão de sua existência. Entre sonhos com SA que os fará milionários,a realidade é dura e acabará na 2a divisão, na qual ardera durante uns 2 ou 3 anos.
Acho q eles correram muito ontem apenas pela rivalidade. E a Copa do Mundo deles. Contudo, não duvido q o Malaquias tenha aparecido forte, com a mala cheia. A desonestidade e o banditismo no futebol brasileiro são tão intensos que o alerta do Rafames me fez considerar fortemente essa opção.
Mas pode vir bandido, ladrao e todo o resto. Vamos ganhar Brasileiro e Libertadores. Já estava escrito. SRN.
Presidente, o grande culoado das brigas em jogos de Flamengo e Botafogo é o ex presidente 2015-2017 – Carlos Eduardo Cunha Pereira que, tentou der todos os modos confrontar o ex presidente Bandeira e achou que imitando Eurico, ao polarizar, seria bom negocio ao Botafogo. Um sujeito que diz amar caes, ao ponto der tira-los da rua como apregoava, nunca demnonstrou amor ao ser humano, não passando de um imbecil que vendia uma imagem e entregava a real, outra. Desde a morte num confronto das duas torcidas, a policia civil do Rio sabe que ele incitou a violencia e não foi punido. Que fique ciom seus cachorros e deixe o futebol para gente humana.
Ê Robert, da fácil não hein, vc como botafoguense, ver e ouvir tudo isso que tá acontecendo. O Botafogo tem uma história linda no futebol brasileiro, mas a incompetência, os desmandos, a falta de ética, falta de transparência minaram o clube de uma forma quase que irreversível.
Tranquilo, grande Wanderson!
Penso diferente de muitas coisas que leio aqui, mas como tenho juízo, é melhor eu ficar quieto, rs…
Abração!
Aproveita Robert, vc pode estrear como flamenguista.ja.sendo.campeao brasileiro e libertadores..e se vc for pé quente pode ser campeão mundial tambem.
Aproveita a oportunidade…o presidente kleber vai.te auxiliar no início.
Kķkkkkkkkkk ( brincadeira Robert…mas brincadeira seria.
Pense nela…
Forte abraço.
Kleber,
E agora de noite o Botafogo lançou uma Nota Oficial onde, pasmem, cita somente a “torcida adversária”.
Não é de espantar isso da Diretoria do Botafogo, que além de outros fatos lamentáveis, na quarta-feira permitiu acesso a um grupo de torcedores a parte estádio para colar faixas no lado em que ficaria a torcida do Flamengo, com referências à tragédia do Ninho do Urubu…
Para mim, em termos de adversário e “rivalidade” o clube alvinegro sempre foi bastante irrelevante, mas esse ano vou torcer bastante pelo seu rebaixamento – que sacramentará a sua merecida falência.
E quanto ao tal treineiro Valentim, além do fato de ter o caráter questionável, impressiona que mesmo com seguidos trabalhos horríveis ainda tenha espaço na série A…
Caro Kléber e amigos!
Lamento pelo que ocorreu entre torcedores, alguns até inocentes e sendo agredidos. O futebol não é arte marcial e nem briga entre gangues, técnicos ou dirigentes. O futebol precisa ser a paixão do bem
Falando em paixão do bem, basta ver o que acontece hoje com o Flamengo e sua apaixonante torcida. Nós conseguimos lotar o Maracanã num jogo contra o CSA e se fosse o Bangu em amistoso teria também lotação garantida.
O time do FLAMENGO chama a sua torcida pelo simples fato de ser eternamente grande e ainda ter futebol para apresentar e encantar.
Sabemos nós que nem sempre foi assim. Já lutamos contra o rebaixamento e com muita capacidade MOTIVACIONAL e inteligência administrativa conseguimos nos superar, lembrando que em tempos que a TV divulgava menos, que não tinha as redes sociais e o que o dinheiro não era tão farto. Nesse tempo, jamais usamos de violência para atingir nossas metas. Ontem por exemplo o Botafogo entrou com muita força, porém, numa proporção na minha opinião desonesta e recomendada.
Ontem a ordem era mostrar força física, pois, quem tem Luiz Fernando, Joel, Gabriel e outros não pode competir com a bola no chão ou de forma honesta. Futebol pode até ter a força, mas, jamais a força provocativa ou desleal. Jamais pode ter no banco um projeto de quase técnico travestido de moralista.
Ontem vencemos e que bom que foi no fim. Se fosse na metade do jogo o mesmo poderia acabar em pancadaria.
O Botafogo é uma instituição e merece respeito. O que não merece respeito são parte das pessoas que hoje os representa. Talvez sua torcida não mereça isso, talvez.
Em tempo: na entrevista de ontem do Valentim a impressão que dava é que o mesmo tinha o mesmo currículo que o Guardiola. Que despreparado ….
Em tempo2: o árbitro do jogo facilitou para que o jogo fosse daquela forma, aliás, sempre mereceu pouca confiança.
Em tempo3: vai ficar no ar o restante do ano. Que voltagem tinha ontem o time do Botafogo e que milagre foi esse? Será que foi Jesus? Será que foi o moço valente ? Ou será que foi uma sobremesa extra?
Vou querer assistir o próximo jogo do Botafogo para ver quantos valentes estarão em campo. Duvido que quase nenhum.
SRN
O Botafogo já acabou e falo sério, infelizmente acho que vai deixar de existir.
Vou acompanhar com atenção a performance desse timeco do Botafogo na segunda feira contra o possante Avaí.
Deveriam jogar o jogo da vida, afinal o Avaí, ex-clube do também mediocre Valentim deveria ser presa fácil para o esquadrão alvi-negro.
Será que o xerifão Carli vai apitar o jogo, dar na raiz, simular agressão? Claro que não, o Botafogo voltará a ser aquele time apático dos jogos contra Grêmio e Santos.
Das duas uma: ou o Malaquias pernoitou de quarta pra quinta no Rio ou eles escolhem um único adversário pra se empenharem ao extremo, como nunca fizeram no campeonato inteiro até aqui.
A conferir.
O Botafogo só está precisando de uma sepultura pra se enfiar…
Caro Kleber,
O roteiro é antigo, diretorias intolerantes, juiz “banana” e elementos desclassificados investidos de falsos torcedores, nada tão diferente do que, INFELIZMENTE, ocorre com o nosso país, onde os governantes são intolerantes, o judiciário “banana” e os pobres, mais fracos e oprimidos são investidos de povo, uma tristeza…
SRN
KLEBER , amigo,
Perfeita análise , e mais , alguns comentaristas ficaram com cerimônia de determinar as causas tão bem explicitadas por você, ao querer criticar as reações, repito , justas reações de protestos , tanto do PAULO , quanto de JORGE JESUS , em criticar a forma pouco esportiva e profissional como atuou o BOTAFOGO. Com a experiência que nós temos ,podemos afirmar lamentavelmente que estava visível o estado alterado dos jogadores deles , com uma atuação intencionalmente faltosa e de forma claramente agressiva , com um JUIIZ pusilânime , e dissimuladamente aliado a esse clima intencionalmente truculento.
Lembro bem daquela confraternização de 2008 e de várias outras manifestações espirituosas entre você com os nossos saudosos SALDANHA , botafoguense de virtudes inigualáveis e do nosso doce JORGE CURY , com seu amor rubro-negro , usando a beleza de amar sem ferir .
Por isso, seu comentário acima , merece ser lido por alguns outros comentaristas mais jovens , mas com dificuldade de condenar aqueles que ostensivamente promovem o espírito de violência que contamina profissionais , e o pior , o TORCEDOR .
Vamos cantar os cânticos das vitórias , de paz , amor e paixão.
MENGOOOOOO🔴⚫️🔴⚫️
SRN
JOCA