O sábio avô de Messi

No Jornal Lance, de hoje, há na página 25, matéria muito boa, cujo título é: “Avô de Messi detona seleção” (ler abaixo).

Jornal Lance, página 25.

Reprodução do Jornal Lance.

O sr. Antonio Cuccitini, avô de Messi, demonstrou ser uma pessoa sensível e conhecedor do mundo da bola. Tem ele toda razão quando afirma que Messi, no Barcelona, triunfa, e sempre é o melhor de todos, e na Argentina, não. Melhor ainda, quando diz que na seleção argentina, praticamente não lhe dão passes, não o percebem. O vovô comentarista também espinafrou o treinador Tata Martino, dizendo que no time dele Tevez seria titular. E, cá prá nós, o vovô está coberto de razão. Tevez, com um pé só, é melhor do que todos os atacantes escalados pelo treinador argentino.

Este tema me remeteu a 1982, ao estádio Sarriá, quando a Seleção Brasileira foi eliminada da Copa do Mundo pela Itália. Naquele jogo, Zico recebeu uma marcação homem a homem, o tempo inteiro. Como estava muito marcado, os jogadores caíram na armadilha italiana, e pouco passavam a bola para o Galo que, mesmo assim, ainda fez jogada genial deixando Sócrates na cara do goleiro para fazer um dos nossos gols. Ao final do jogo, entrevistei Zico, e puxei o assunto. O nosso mais talentoso jogador ficou rouco de tanto pedir aos seus companheiros para que, mesmo marcado, passassem a bola para ele, o que infelizmente não aconteceu e, também, ou principalmente por isso, voltamos mais cedo para casa, no maior pecado cometido pela bola, pois aquela Seleção Brasileira era, para quem ama o bom futebol, poesia pura…