Quando se imagina que chegamos ao limite máximo dos absurdos com os quais convivemos diariamente nesta nossa Cidade Maravilhosa, eis que surge um fato novo, uma ideia “jeriquiana”*, propondo a troca de nome do ex-maior estádio do mundo, de Mário Filho para Rei Pelé.
Nada, absolutamente nada, contra o rei do futebol, mas para quatro situações devemos atentar.
1 – Soa deselegante, injusto e agressivo aos familiares, amigos e à legião de leitores de Mário Filho, além de evidenciar desconhecimento cultural, como se Mário Filho fosse um ser descartável, quando na realidade foi um ícone do jornalismo e da literatura brasileira, ligadíssimo ao futebol e maior incentivador da construção do Maracanã.
2 – Absoluta falta de criatividade. Pelé já tem seu nome em estádio. Os alagoanos há muito tempo tiveram e consolidaram esta ideia. O Estádio Rei Pelé fica em Maceió.
3 – Como o deputado André Ceciliano foi eleito para ocupar cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deveria estar mais atento ao que ocorre em seu estado. Se por acaso o Maracanã não tivesse ainda sido “batizado”, não seria justo em se homenagear um jogador carioca? Como Garrincha também já tem “o seu estádio”, o mais natural não seria homenagear o maior artilheiro dos mais de 70 anos do Maracanã?
Certamente, se consultado, Zico declinaria da homenagem em respeito a Mário Filho e na certeza de que, no dia que o Flamengo construir o seu estádio será “batizado” de Estádio Rei Arthur que o povão chamará de “Zicão”.
4 – A ideia “jeriquiana”* foi aprovada pelos senhores deputados que, ante falta absoluta de problemas, já que vivemos em um paraíso, resolveram ocupar o tempo trocando nome de estádio de futebol.
Fica a esperança de que o jovem governador Cláudio Castro, que tem mais o que fazer, como por exemplo, lutar para que seus cidadãos sejam vacinados, aborte esta péssima ideia, fruto de quem não tem o que fazer.
*Jeriquiana: palavra que tem como origem a expressão “ideia de jerico”.
Perfeito, Kleber. Assino embaixo. Srn
Resumiu TUDO o que eu penso!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
O justo é deixar como está :
Mário Filho
Entretanto se tiver incomodando e resolverem mesmo alterar
Pq não ARTHUR ANTUNES COIMBRA ( maior artilheiro do Estádio)
Ou até MARIO JORGE LOBO ZAGALLO maior vencedor de Copas residente no Rio de Janeiro
NADA CONTRA O REI PELÉ
POR ISDO HJ AS 16hs ESRAMOS CONVOCANDO UM ABRAÇO NA ALERJ ( TDS DE MÁSCARAS) pra tentar evitar que o presidente da Câmara o rubro negro deputado ANDRÉ CICILIANO cometa esse absurdo, fazendo um gol contra.
Meu querido Kleber: tempos complucados, tempos de tristeza e falta de esperança naqueles que nos governam.
Acabei de ver entrevista do deputado relator da PEC emergencial e o cidadão teve a cara de pau de dizer que a pandemia está passando. Esperar o que?
Então, não surpreende que esse bando de alienados pagos com nossos impostos, resolvam alterar o nome do estádio Mario Filho.
Desconhecem e não tem interesse de conhecer a história de quem foi Mario Filho.
Enfim, triste destino da nossa cidade, do mas o estado , do nosso país.
Absurdo!
O maior e mais famoso estádio do mundo, não pode passar por essa.
Por mais rei que seja Pelé, além de já ter seu nome num estádio em Alagoas, não combina ter seu nome num estádio carioca.
JAMAIS revogaria a homenagem a Mário Filho, mas se fosse pra trocar, seria mais aconselhável cancelar o Mané Garrincha de Brasília e transferir para o Maracanã.
Em termos de homenagem, seria uma belíssima escolha…
Realmente, lamentável essa troca
Todos sabem que sou amplamente favorável a venda do Maracanã, não faz o menor sentido aquilo ser estadual. O Flamengo junto com parceiros poderia ser exatamente o comprador.
Para o estádio não perder o caráter social, uma cláusula resolveria destinando x% dos ingressos para o setor popular, que realmente é a alma da estádio.
O Flamengo precisa ter um estádio, caso contrário vai ficar para trás, basta ver seus rivais, cada um adquirindo a sua casa.
A venda do estádio impediria justamente a execução dessas de possíveis ideias mirabolantes que algum deputado tenha de mudar o nome.
perfeitas as ponderações. O ilustre deputado deve ter assistido o documentário Rei Pelé e se entusiasmou. Nada a fazer em tempos sombrios de pandemia.
Perfeito o texto, Kleber.
Os cariocas odiaram a ideia. Imagina o Pelé sendo homenageado e levando vaia ?
Se inteligente for, Pelé declina da homenagem e sai pela tangente.
SHOW PRESIDENTE.
Esta é a síntese do quadro político do nosso RJ. Com tantos problemas sérios e imediatos, se preocupam com coisas menores.
Foi um projeto do presidente da Alerj e aprovado por todos os deputados, exceto os do PSOL.
Reflete bem o nível dos nossos representantes, mera falta do que fazer!!!
Caríssimo irmão e amigo, você como sempre brilhante.
É um absurdo mudar o nome do estádio Mário Filho, nosso consagrado Maracanã, realmente isto é coisa de quem não tem nada a fazer, aliás, nossos políticos na sua grande maioria são inúteis.
Perfeito Kleber. 👏👏👏
Gol de placa. Esse texto é lindo.
Ridícula essa ideia de mudar o nome do Maracanã.
Prezados,
Ainda bem que o Estado do Rio de Janeiro não está em colapso econômico, social, de saúde, segurança e moral (com diversos escândalos de corrupção), pois assim nossos Deputados conseguem tempo para discutir este importante PL para a mudança do nome do Maracanã!
Bebeto votou a favor:
Em entrevista ao portal Goal, Bebeto aprovou a mudança de nome do Maracanã para Rei Pelé:
“Nada mais justo. Parabenizo o Presidente, que tem feito um trabalho muito importante no Parlamento. Fazer parte dele é um orgulho para mim. Parabéns, Presidente. O voto é favorável, com louvor.”
—————————-
Coisa horrorosa, medonha, um cara que representou o manto aprovar o nome de Pelé e não lembrar do Zicão. Isso é um absurdo!!!
SÃO ESSES POLITICOS QUE O RIO DE JANEIRO TEM: BEBETO . ESTAMOS FRITOS.
É isso!
Até tu Brutus.
Os cariocas estão levando chocolate dos PAULISTAS até em nome de estadio ? Perderam até o MARACANÃ ?
Estão perdendo em conquistas de títulos, nas transmissões, ……agora até em nome de estádio.
Vou sugerir que o excelentíssimo deputado surgirá renomear o PAO-DE-ACUCAR para cuscuz PAULISTA. Pô meu vai ficar mó legal, da hora.
Acho que o deputado se elegeu na cidade errada.
Verdão Paulista.
Vou dar mais uma sugestão de mudança de nome, o Palmeiras acabou de se sagrar campeão da Libertadores no Maracanã. Que tal fazer uma homenagem e rebatizar o Maracana para; ESTADIO VERDAO ?
Sem falar que ainda tem o MARACANAZINHO, também poderia mudar para VERDINHO ou REIZINHO PAULISTA.
O deputado também poderia aproveitar e sugerir renomear Copacabana para; BALNEARIO PAULISTA.
Posso até estar falando besteira ou sendo grosseiro , mas já me cansei de político !
Perfeito texto, K.L.
Além de ser de uma ignorância atroz pelo desconhecimento do que representou o jornalista Mario Filho para o futebol, é também um completo desrespeito sequer pensar em uma leviandade dessa proporção nesse momento catastrófico.
REVOLTANTE!
S.R.N.8
OBS: o nome da Vila Belmiro é Urbano Caldeira, em homenagem a um jogador da época da fundação do Santos. O Governador do Rio de Janeiro está sem o que fazer? Liga pro Dória e homenageia o Pelé lá na Vila Belmiro…
Absolutamente de acordo, caro Kleber. O pior é que são vários jericos dando moral a essa bisonha ideia de alterar o nome do estádio.
Fico me perguntando diariamente: O que está acontecendo com as instituições no Brasil? Só ouvimos notícias de escândalo, corrupção e jeriquianas.
Kleber Leite
Seu artigo é iluminado pelo bom senso e inteligência.rasstaObrigado por assumir a vanguarda dessa luta. Eu quando estava na Presidência da Suderj pedi ao Governador Brizola para mudar o nome do Museu e fui atendido . SUDERJ informa : Sai G. Medici e entra Mane Garrincha.
Sr. Kleber Leite.
Entrei no seu Blog para pedir que juntamente com seus colegas da INPRENSA CARIOCA ” BOMBARDEASSEM ¨ esta imbecilidade de mudar o nome do Maracanã. Tive a grata surpresa que senhor já abraçou esta causa. Quem foi Pelé pro Rio de Janeiro ? NADA. Pelé um jogador de muita sorte, foi bom ? SIM. Pelé foi pra copa de 58 por que Evaristo e Zizinho, ainda jogando, não quiseram ir. Antes de Pelé o RJ teve Leônidas, Zizinho, Jair da Rosa Pinto, Garrincha ( todos falecidos) e outros, que jogaram no FLAMENGO, Vasco, Botafogo, Fluminense. O senhor, com a força da sua caneta, poderia fazer um abaixo assinado dos jornalistas do Rio de Janeiro para ser levado ao Governador para ABORTAR esta insanidade dos GRANDES POLITICOS, que temos. Estou preocupado de antes de morrer ver um DECRETO mudando o nome do me FLAMENGO para CLUBE DE REGATAS CECILIANO OU BEBETO CHORÃO.
Texto perfeito Kleber.
Sem nada a declarar.
SRN
Se for trocar de nome, discordo, mas creio que ninguem melhor do que Zagallo para ser homenageado.
Kleber
Seu texto foi perfeito.
Reproduz a opinião de todos os cidadãos de bom senso.
Li todos os comentários e as opiniões são unanimes. (coisas difíceis aqui no blog).
Pergunta que não quer se calar:
ALÉM DOS DEPUTADOS HÁ NO RIO DE JANEIRO ALGUÉM A FAVOR DESTE PROJETO?
#Veta Governador.
A era dos CAMPEOES DEFICITARIOS. Jogando contra o PATRIMONIO.
A gastança em muitos clubes no Futebol mundial é algo desproporcional e por vezes irracional.
Dizem que o Palmeiras mesmo com o título mais importante do continente e o segundo mais importante e de maior PREMIACAO do Brasil consegiu ficar no PREJUIZO na temporada. Na China o campeão simplesmente faliu. ” Loucura, loucura, loucura é a unica palavra para descrever” diria o Hulk.
Se conquistando, o prejuízo vem e como vem. Imaginem em anos de jejum, o prejuízo não somente vem como também se acumula sorrateiramente AMEACANDO o futuro de alguns times.
Na Itália a Juventus despeja uns 220 milhões para se dar o luxo de ter CR7 em seu elenco a cada temporada.
Os clubes se tornam paulatinamente vítimas da mega valorização dos jogadores, as mídias dão aos jogadores uma valorização e dimensão desproporcional aquilo que RETORNAM aos seus clubes em muitos casos.
Não vai demorar muito para vermos EX-JOGADORES COMPRANDO os clubes pelos quais jogaram.
O time chinês quebrou não foi pela pandemia. Aliás, bom que se diga que na China voltou ao normal a situação ecomomico/financeira, basta olhar matéria sobre o assunto no NYTimes de semana passada.
Perfeito Kleber, idéia rídicula, cretina…. o Maracanã sempre será o Estádio Mário Filho.
Idiotas em plenário, sem mais o que fazer.
Por quê não mudar então o nome para “Comprem já as vacinas?”
E esse Bebetinho , hein? Que vergonha!
#VETAGOVERNADOR
Flamengo acerta empréstimo de Natan para o Red Bull Bragantindo.
De acordo com o UOL Esporte, o zagueiro será cedido ao clube paulista até o fim de 2021 por R$ 3,3 milhões de reais, com opção de compra de R$ 20 milhões por 70% dos direitos.
#Rafla Mello
Essa eu juro que não entendi.
O Flamengo está arruinado financeiramente. Acabou o dinheiro, nao tem publico, ST nao estao renovando e patrocinadores não querem nem ouvir falar nas cifras envolvidas. A realidade bateu. E vão ter que vender gente grande porque o rombo entre o previsto no orçamento e a realidade supera os 200 milhões.
O estranho não é o empréstimo, mas o preço do passe fixado em apenas 3 milhões de euros. Fica claro que se o Natan for muito bem, saira a preço de banana. Mas o pior é que contratamos um zagueiro meia-boca com passe fixado em 7 milhões de euros que até agora nem treinou porque está com o dedinho da mão quebrado. Com uma administração tão ruim, coisas como essas acontecem. Alo Marcos Braz, cadê você?
O Bras está onde sempre esteve, ou seja, surfando nas ondas dos outros. As pessoas esquecem de tudo: em 2009 quando fomos campeões Bras assumiu a vice presidencia, depois que Kleber Leite deixou a pasta ajeitada e o ajudou o quanto pode.
O Flamengo faz cada negócio que não dá para acreditar, contrata o Bruno Viana por empréstimo com 50% do passe estipulado em 7 milhões de euros e vai emprestar o Natan com passe estipulado em 3milhões de euros por 70% do passe. No ano passado compraram o Léo Pereira por 7 milhões de euros, que para mim seu futebol está aquém do futebol do Natan. Se isto acontecer é uma vergonha.O Flamengo compra caro e vende seus jogadores barato.
Será que esse Bruno Viana é parente do Bap também? O Natan ja sabemos que não é.
O pior de tudo é que tiveram chance de vender o inútil Vitinho por 5 milhões de euros, economizando o alto salário também. Alem disso, poderiam ter feito negócio com o Michael e nada. Agora, vendem jogador promissor da base a preço de banana. A turma do Bragantino conhece futebol, os caras são profissionais de alto nível, não as piadas do nosso Centro de Inteligência.
Essa administração não dá sossego.
Inacreditável! Deve haver algum engano. Numa época em que bons zagueiros são autênticas raridades, o MAIS QUERIDO, entrega a preço de banana o nosso mais promissor zagueiro, para manter a dupla de pernas de pau L.P. e G.H.
Por hora , Venê Casagrande diz que:
1 – Empréstimo de Natan é de R$ 5 milhões.;
2 – Obrigação de compra caso o jogador atinja 25 partidas na temporada.
3 – Valor da compra é de R$ 22 milhões por 70% do passe.
Muda pouca coisa, mas continuo achando barato.
Só tem uma coisa……………..
No Flamengo ele não vai jogar. Logo para poder ter uma valorização só jogando e em algum lugar.
Corecao : No texto anterior eu quis digitar Sede de SEDIAR. ( que corretor safadinho)
Kkkkķk
O moderador segurou o texto ANTERIOR ao qual me referi.
O anterior vai ficar posterior. Kkkkkkkkk
A CONTA VAI CHEGANDO AOS POUCOS.
Ninguém erra tanto, como o Flamengo errou em 2020 e fica impune.
6 MIlhoes de Euros no Leo Pereira
7 milhoes de Euros no MIchael
Contratação equivocada de Domenec, com multa rescisoria contra o clube altissima.
Apesar do Brasileiro, contratação equivocada do Rogerio Ceni, que custou avanços na libertadores e copa do Brasil.
Rompimento do estadual com a Globo sem ter algo concreto melhor.
Juntando a pandemia, perca de arrecadação , ST despencou e agora muitas percas de patrocinios, tendo em vista a situação financeira do país.
A conta Chegou.
E como o flamengo nao tem mecenas , vai vendendo não o que deveria vender, mas o que aparece proposta.
Tecnicamente um erro grande, vender um atleta que aparenta ter potencial, primeiro ao Brangantino, segundo pelo proposto e terceiro; não é um empréstimo para visibilidade, mas sim uma venda mesmo. Porque de acordo com o noticiado , Natan vai com clausula de obrigatoriedade do RB de compra em 3 milhoes de euros caso Natan jogo 25 partidas.
E cá pra nós, 3 milhoes mesmo em 70% de um jogador que hoje apresenta um potencial de desenvolvimento muito grande, de apenas 19 anos, canhoto , muito raro em zagueiros , é sinal que estamos levando o pires para arrecadar migalhas.
Ficou altamente preocupante.
Liliano amigo, se vc coloca na balança os erros da diretoria em contratar, tem que fazer o mesmo qdo acerta.
Então vamos lá ?
Mari, Rafinha, Rodrigo Caio, Felipe Luiz, Gerson, Arrascaeta, Gabigol, Bruno Henrique, Gabigol e Pedro.
Esses foram erros ?
Léo Pereira, Gustavo Henrique, Vitinho e Michael, são os erros que vc se refere ?? Concordo.
Mas nesse caso a diretoria acertou muito mais do que errou. Não achas ?!?!?
Abçs
QUERIDO ANDERSON, OS ERROS REFERIDOS, COMO CITADO, FORAM EM 2020.
Nossa diretoria é claro que mais acertou que errou entre 2013 a 2019.
Porém como citado e principalmente com o fator Pandemia, os erros cometidos em 2020 ficaram em evidencia.
Pois o elenco é muito caro e a manutenção custa muito.
E como vivemos 2021, hoje é preciso equacionar os valores e orçamento.
Agora o que me assusta, foram que os erros de 2020, podem gerar um prejuizo ainda maior, tendo como exemplo a venda prematura de valores tipo Natan e a não venda por falta de propostas de jogadores como Vitinho, Michael, Leo Pereira.
Com dinheiro não se brinca, me lembro da versao Corinthians campeã mundial em 2012 e hoje vive um caos, porque não soube aproveitar seu grande momento.
Saudaçoes ao amigo.
Liliano meu caro, eu vejo essa situação como duas coisas distintas.
1 – Acho sim a venda do Natan desnecessária pelos valores apresentados pelos jornalistas. Caso essas informações se confirmem, mantenho-me contra a venda nesse período.
2 – Agora o outro lado da moeda é : NENHUM time das Américas, pode se considerar com o pires em mãos quando fatura 100 milhões de euros por ano.
NÃO HÁ DESESPEROS. Há ajustamento.
Não a possibilidade do Flamengo virar um caos como aconteceu com o Corinthians.
Abçs
Não HÁ *
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. É bom não misturar as coisas.
A alguns posts passados EU fiz uma postagem aqui no Blog sugerindo que a TAÇA DO CAMPEONATO BRASILEIRO ou Copa do Brasil, poderia se chamar TAÇA REI PELE ( por razões óbvias).
Vejam bem, o campo. Brasileiro é NACIONAL, poderia até dizer, laico futebolisticamente falando, mas o MARACA É NOSSO, como diz o MANTRA rubro-negro.
Acredito que o deputado é LEITOR do blog e tentou REGIONALIZAR a proposta. Era melhor não.
A César o que é de Cesar e aos CARIOCAS o que É DO RIO.
O MARACA é intocável. É como mexer com mãe, aí não !
Que tal uma manifestação pacífica em protesto com um gigantesco ABRAÇO AO MARACANÃ ?
Tombando o MARACANÃ.
O NOME Maracanã deveria ser TOMBADO como SIMBOLO CULTURAL, ARTISTICO E DESPORTIVO da cidade e do ESTADO DO RIO DE JANEIRO. E por que não dizer, até mesmo do Brasil.
Não esqueçam que o MARACANÃ foi CEDE da FINAL de 2 COPAS DO MUNDO. Com o nome de MARACANA. Esse não é apenas um nome é uma IDENTIDADE INTERNACIONAL.
Acredito que se os excelentíssimo deputados encaminhassem as coisas nessa direção a população abracária a iniciativa com maior simpatia.
Pagando o BICHO.
Existe aquele idoso ditado que diz; ” pagar o pato” . Nesse caso talvez o pato seja o BICHO.
O Natan parece que está pagando o BICHO. Se é que me entenderam.
Abel Braga nunca escondeu seu desconforto com o Flamengo, nem mesmo quando o dirigiu. A entrevista ao GE (não leiam, vão se aborrecer como eu me aborreci), confirma isso.
Devemos reconhecer e dar um desconto pelo grave problema pessoal que passou, mas até quando vai ficar por aí destilando essa mágoa?
Apenas um conselho ao ultrapassado treinador para os dias atuais, reconhecido por sua retranca renitente, que não combina com a grandeza da nossa Nação :
” Chora, não vou ligar, chegou a hora, vais me pagar, pode chorar, pode chorar…”
Grandes Beth Carvalho, Jorge Aragão, Dida e Neoci Dias
Depoimento dos responsáveis pela gestão financeira do Clube:
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/flamengo-deixa-de-ganhar-r-110-milhoes-com-covid-e-orcamento-exige-vendas-tem-que-ser-cumprido.ghtml
Excelente matéria. Para quem gosta de acompanhar os números do clube, ficou muito claro que o Flamengo está muito longe do caos financeiro.
Poucas coisas nessa diretoria atual me dão orgulho. O financeiro é uma delas.
Previsão OTIMISTISSISSIMA. E bota otimismo nisso.
Me parece que essa tabela é uma PREVISAO para 2021. Por exemplo na tabela temos o dado de BILHETERIA com o valor de 100 ( acredito milhões) .
Talvez dessa tabela a única previsão que se confirme seja o item VENDA DE JOGADORES em 2021.
Qualquer um prevê o que melhor lhe convém. O Flamengo da forma que estamos, não arrecadará o valor previsto no item sócio torcedor. Da mesma forma que em patrocínios colocaram bem acima, bastando verificar que vivemos uma pandemia muito mais forte do que em 2020. Contratos estão sendo encerrados em todo país por falta de perspectivas. Flamengo constantemente se socorre de instituições financeiras. Melhor colocar sandália da humildade do que vender terreno na lua…
Há 2 maneiras de se ver um problema. Pode-se pensar que o copo está meio cheio ou meio vazio. Na minha opinião, o copo do Flamengo nas finanças está meio vazio e o risco maior é de ficar completamente vazio.
Penso que as renúncias de receita observadas ao longo de 2020/21 são absurdas e despropositadas. Jogaram dinheiro fora. A situação financeira é dramática sim. Vai inviabilizar o clube no curto prazo? Não, já que como o estatuto aplica um regime de responsabilidade dos bens dos dirigentes, é claro que haverá vendas, sobretudo por ser ano eleitoral. Vão vender um big shot do elenco e não será o Everton Ribeiro porque 5 ou 6 milhões de euros não fazem cócegas na solução do problema. Se chegar proposta na casa dos 15 milhões de euros vão vender até a mãe.
Os números do déficit apresentados são bem próximos do que eu vinha relatando aqui no blog, basta conferir posts anteriores. Não são números bons, longe disso. Acho também que nesta reportagem eles foram subestimados. A realidade vai aparecer. Graças a Deus que pelo menos a receita do Brasileiro entrou.
Alguem precisa dizer ao Tostes que quando um cenário não se confirma, o orçamento deve ser adaptado, a partir de uma ótica real. O Palmeiras fez isso negociando o Dudu, reduzindo custo mensal.
Orçamento com base em receitas improváveis, ainda mais em meio a uma pandemia, tem um nome incompetência ou má fé. Ninguém administraria seu próprio negócio assim, só um louco solto.
Flamengo, ABENÇOADO campeao de 2019.
A MAGIA de 2019 continua a ABENÇOAR o Flamengo em 2020, 2021. Flamengo o Campeão no ano certo.
Sem dúvida alguns anos de erros na gestão financeira de um clube pode significar décadas futuras de profundo desespero. Todos já sabemos disso. Por outro lado a gestão benéfica de um ano pode significar anos de usufruto desses acertos. O Flamengo de 2019 nos abençoou, quão abençoado foi.
Ser campeão da Libertadores e Brasileiro no ano PRE-PANDEMIA, foi de uma magia INIGUALAVEL. Não somente pelo título, mas pelo lado financeiro mesmo. Aquele abençoado título nos deu o FOLEGO financeiro para suportarmos a PANDEMIA. Já imaginaram 2020 sem as conquistas de 2019 ? Seria uma UTI, no estilo série de TV e boa .
Literalmente ter sido campeão em 2019 nos fez sentir a essência do termo LIBERTADORES. Quão LIBERTADORA foi essa conquista de 2019 para o Flamengo.
Que a Libertadores continue a nos libertar assim.
Muito além de ESTADUAIS.
A tríplice coroa e os ESTADUAIS.
O verdadeiro peso dos ESTADUAIS.
Pelo Brasil a fora todos falamos de insignificância dos estaduais. Mas serão realmente tão irrisórios assim ?
No fim do ano alguns times esporadicamente em suas histórias podem ter o prazer de comemorar e serem exaltados pela conquista da chamada tríplice coroa. Coroa que geralmentecatinge a Trindade com o mal-falado e DESPRESTIGIADO estadual.
Agora desembarcando no ano pandemico de 2021, eu me pergunto ; Qual o peso de se começar esse ano com o título ESTADUAL de 2021 ?
O problema dos estaduais não está na sua EXISTENCIA e sim na sua FORMA. A melhor com A das FEDERACOES revitalizarem os ESTADUAIS seria ;
1° Fazer deles campeonatos CURTOS ou CURTISSIMOS.
2° Criar os REGIONAIS, que seriam disputados somente pelos campeões ESTADUAIS ( obviamente ) .
Me parece que em 2021 os ESTADUAIS significarao para os clubes muito mais que um campeonato.
Os clubes são os primeiros a não respeitar os estaduais. Exceto São Paulo e por isso campeonato tem patrocínio alto, os demais querem dinheiro de TV sem nada oferecer. Por falar nisso, quando vi a foto do governador do Rio, tive certeza é muito mais difícil ser campeão brasileiro do que governador do falido estado. Se.mostrar foto em outro estado ninguém sabe quem é.
A Copa do Brasil e a REMODELAGEM dos ESTADUAIS.
Acredito que se as federações ESTADUAIS pretendem realmente rejuvenescer e revigorar seus campeonatos dados-lhes um caráter moderno e atrativo para todos, a Copa do Brasil pode ser esse elo.
Vejam bem; caso a CBF em acordo com as federações ESTADUAIS resolvesse dar aos ESTADUAIS um PASSAPORTE para a disputa de um título NACIONAL a valorização dessas competições seria consequência.
Imaginem que na Copa do Brasil fosse reformulada e criadas 4 REGIOES no BRASI, 2 no Norte/Nordeste e 2 no Sul/Sudeste. Onde os campeões ESTADUAIS disputariam o título de CADA REGIAO e os 4 campeões e cada regional disputassem um QUADRANGULAR FINAL, que sagraria o Campeão da Copa do Brasil.
Por que fazer assim ?
1 °- Reoxigenaria os ESTADUAIS;
2° – Diminuiria as DISTANCIAS percorridas pelos TIMES para disputar a Copa do Brasil, ajudando a diminuir o DESGASTE das equipes e os GASTOS na temporada Brasileira, portanto permitindo desempenhar melhor na Libertadores e Sulamericana.
3° – Daria a Copa do Brasil um perfil diferenciado em relação ao CAMP. Brasileiro.
Os clubes Brasileiros, a CBF é suas federações tem que perceber que FORMATAR CAMPEONATOS CURTOS e ATRAENTES são a chave para a valorização Nacional é INTERNACIONAL do futebol Brasileiro. O futebol brasileiro está perdendo relevância no cenário mundial. Encurtar o calendário NACIONAL é ESTRATEGICO e condição sinequanon para dar aos clubes brasileiros condições para se fortaleceram com CONQUISTAS INTERNACIONAIS.
O futebol brasileiro precisa fazer do seu calendário um ALIADO dos clubes e não um forte adversário. Temos que fazer o calendário das competições jogar a nosso favor no CONTINENTE.