Uma das mais lindas cenas deste campeonato brasileiro foi após a vitória sobre o Atlético Mineiro, o time do Flamengo, perfilado no meio de campo, comandado por Jorge Jesus, cumprimentando e agradecendo o apoio desta extraordinária, inigualável, torcida rubro-negra.
Um pouco antes antes deste momento mágico, mais de 60 mil pessoas homenagearam o “Mister”, que já tem até música…
Vamos começar por aí. Realmente, impressionante o que Jorge Jesus vem conseguindo. Antes que alguém diga que – caramba, mas temos um baita time – é bom lembrar que alguns destes jogadores só alcançaram o máximo nas mãos do treinador português. Talvez Willian Arão seja o exemplo maior do que aqui coloco.
Independentemente desta enorme virtude, a intensidade com que o nosso time joga, cá pra nós, é uma loucura.
E, sem esquecer de uma virtude que parece simples, mas não é. O nosso doce Portuga não complica, não inventa.
E, para concluir, carisma, com charme e humildade.
O jogo: verdadeiro massacre, técnico e tático
Arão, Gérson e Vitinho, os destaques. Éverton Ribeiro só não está nesta relação por não ter sido feliz na penúltima bola. No mais, colocou o jogo no bolso.
Maravilhosa para nós a recuperação de Vitinho. Este jogo, com o Atlético todo encurralado, era apropriado para um jogador habilidoso, até porque, só na individualidade competente se quebra um ferrolho. Um jogo muito mais para o habilidoso (Vitinho), do que para a força e a velocidade (Bruno Henrique).
Nosso garoto Reinier tem estrela. Embora não estivesse bem, acabou achando um gol. No domingo, ainda joga contra o Athlético Paranaense. Depois, vai para a seleção que disputará o mundial.
Tomara que o nosso Mister já tenha visto Lázaro jogar. Pode, perfeitamente, substituir Reinier.
Enfim, muita alegria! Oito pontos de frente. Não é de hoje que venho aqui afirmando que o Flamengo só perde este campeonato brasileiro para ele mesmo. Nesta afirmativa, zero de soberba, de empáfia…
Apenas a certeza de que o nosso time sobra na turma….
Só não vê quem não quer ou, quem não sabe nada…
MENGOOOOOO!!!!
Caro Kléber e amigos!
O seu texto não merece retoque algum. Nele você se transforma no Mister da caneta. Falou pela alma de mais de 40 milhões de brasileiros que se encontram em estado de glória.
Um futebol bom de se ver. Um colírio para alma. Que o futebol seja justa e nos traga esse título.
SRN
Hoje Eu admito que o Flamengo ganhou por causa do VAR:
V itinho
A rão
R einier
Kkkk,muito bom amigo Egon
Caro Kleber
JJ é um profissional de altissimo nível. Ele mudou o patamar do Flamengo. Hoje pensamos do tamanho que somos. Antes, não pensávamos assim. Hoje ficou comprovado a mediocridade dos nossos técnicos, só pensam em não perder. Jogam por uma bola. Mediocres. Eis o motivo do futebol. Brasileiro ser uma draga.
Salve, Jorge.
Esse Gerson joga uma barbaridade. E o tite hein……
Só no Brasil mesmo…..
Domingo, jogo dificil…mas vamos ganhar.
Saudações
Incrível, tivemos que contratar um técnico estrangeiro para resgatar o verdadeiro DNA do nosso futebol, especialmente quando se fala de Flamengo. É impossível não comparar a antes e o depois da chegada do mister.
Acredito que o que JJ e Sampaoli estão fazendo poderá promover uma nova maneira de pensar em nossos dirigentes e isso cause uma nova mania em nosso futebol e novos treinadores estrangeiros comecem a desembarcar por aqui.
Assisti Santos x Palmeiras também. Mano só mudou de endereço. Sua forma de arrumar seus times nunca muda. Tomou um passeio do modesto time do Santos.
Mantendo o atual aproveitamento, não duvido que esse time ganhe esse campeonato com mais de cinco rodadas de antecedência.
A forma como o time joga não muda, mesmo com importantes desfalques. No post passado coloquei em dúvida a capacidade do Vitinho, e olha só, até parece que o menino resolveu me calar.
Enfim, acho que o EBM está certo, ganharemos mais três títulos esse ano. Tomara.
Penso como vc! Seria um desserviço ao futebol um campeão com Mano Menezes/Felipão/e cia Ltda no comando com aquele futebol retrancado e rasteiro. Agora a coisa está ficando mais “justa” com o Fla na liderança (jogando muito e bonito de se ver) e o Santos do “gringo” em segundo. Que esse campeonato termine assim e traga bons ares pro nosso combalido futebol! SRN
Boa noite, amigos,
Oito pontos !!! E vamos tentar mais. O negócio é garantir o título e, depois só curtir.
Acho que o jogo mais difícil é o próximo na Arena de Baixada. Se passarmos por esse jogo sem derrota, o caminho ficará bem mais fácil.
Caso aconteça um tropeço do Palmeiras ( pouco provável) e do Santos ( provável), aí a coisa vira festa.
Vitinho será mais um milagre de Jesus ?! Acho que teremos um busto do português na Gávea.
SRN
Cada dia mais que vejo..mais me causa espanto de.como.esse.time é parecido com o time da decada de 80.
Aquele time nao deixava o.adversario respirar, tinha uma fome de gols, uma fome pela vitoria. Nao cansava de buscar o gol. Com excessao ao inigualavel Zico, esse time nao deve muita coisa para aquele nao.
Talvez em leandro e junior alguma excessao, mas esses jogadores sao tao bons quanto aqueles de 81.
Nao sei…mas sao individualmente e taticamente bem parecidos com aquela maquina…ao meu ver é claro.
Depois ate poderiamos fazer uma comparação nome por nome com aquele time.
Merito total do mister, ou alguem acha que os ultimos tecnicos que tivemos: abel, dorival, barbieri, carpegiane, rueda ou ze ricardo, mesmo com esses mesmos jogadores fariam o mesmo trabalho?? Sinceramente; nao.
Vitinho hoje justificou seu salário. Vitória mais que merecida. Se vencermos o CAP domingo, a CBF já pode entregar a taça. MENGOOOOOO
Hoje renasceu mas um jogador. Vitinho será muito importante para nossa caminhada na libertadores. E no brasileiro. Flamengo eu te amo. Ainda não ganhamos nada. Mengoooo
Graças a Deus tudo dando certo, o portuga queimou minha língua pq não confiava em técnico estrangeiro, ainda mais pegando o carro andando. Estou muito feliz, o Flamengo está dando gosto de ver jogar, se ganhar
do furacão ninguém segura mais , Mengooo !
Boa noite !
Concordo com o texto do Kléber. Apenas ressalvo que o Lázaro ainda não tem condições de substituir o Renier, aqui eu discordo.
Mas realmente é um grande jogador, pra 2020 o Lázaro pode tranquilamente subir ao profissional.
No mais, parece um sonho o que estamos vendo nosso Flamengo fazer em campo.
Rumo aos dois títulos.
SRN
Esse jogo contra o Atlético-PR é o mais difícil. O time deles é muito bom também, vai ser um grande jogo, pena que não temos nossos titulares.
Caro Kleber, mais uma excelente exibição de uma equipe bem treinada , com uma concepção de jogo totalmente assimilada. O trabalho do competente JJ é muito bom. Sem dúvida o Vitinho foi o nome do jogo, com 1 gol e assistências. No geral o time se houve muito bem, achei que o ER não estava em boa noite. Concordo com o que o Egon disse no post anterior sobre o jogo de domingo, se passarmos serão enormes as nossas chances de título. Abraços.
Caro KL,
Além de recuperar Arão, JJ está recuperando, também, o zagueiro Rodholfo, que após a chegada do Mister, não esteve mas no Departamento Médico. Fez um jogo seguro, juntamente, com o Pablo Marí e não deixou ninguém sentir a ausência do Rodrigo Caio. Ele (Rodholfo), ainda ia fazendo um gol, após chute do meio da rua. Sempre acreditei mais nele do que no jovem Thuler. Ainda bem que JJ resolveu apostar no Rodholfo.
Mas tenho uma pequena crítica (se é que podemos criticá-lo), que é a insistência dele com o Lucas Silva, que não tem correspondido. Gostaria que ele desse a metade das chances que ele deu ao Lucas ao Vitor Gabriel. Quando sacou o Vitinho, bem que poderia ter colocado o VG e puxado o Bruno Henrique para o lado esquerdo, onde ele gosta de jogar. Como pediu, tanto, um 9, de repente esse 9 está no elenco e ele, ainda, não deu nenhuma oportunidade. Aposto mais no VG do que no Linconl.
SRN!
Grande texto do nosso já consagrado Kleber Leite! Isso aí, só perdemos esse título para nós mesmos. Engraçado que até a torcida compra essa ideia junto com o técnico e os jogadores. Não há empáfia nem deslumbramento nesse time e sim uma certeza vamos jogando para ganhar e somar o maior número de pontos. Grande trabalho de Jesus ao recuperar a confiança e o futebol de jogadores antes rotulados como displicentes! Força Vitinho, ninguém vale 40 milhões da noite para o dia, você tem futebol! Mengoooo ⚫️🔴
Caro Kléber e amigos!
Se passarmos pelo Atlético – PR será como quebrar um tabu que foi quebrado em 2009 contra o Santos. Um empate lá é bom, mas, algo me diz que vamos vencer.
SRN
Se precisava de uma partida para ficar escrita até aqui, foi essa.
Espírito de campeão. Jogou com raça e determinação, como se fosse final de campeonato.
Massacrou o Atlético o jogo inteiro e , quando eu achei que o empate fosse dar uma banho de agua fria, foi aí que o Flamengo jogou ainda mais.
Jogou com sangue nos olhos até o último minuto. Empurrando o Atlético e buscando gol.
Esse time do JJ me representa.
Que colírio !
Há três meses, no dia 10/07, Jorge Jesus estreava oficialmente como técnico do Flamengo. Durante esses três meses, o português comandou 22 jogos. O retrospecto é:
– 72,72% de aproveitamento;
– 14 vitórias;
– 6 empates;
– 2 derrotas.
*A última derrota do Flamengo foi no dia 04/08, contra o Bahia.
#Odia
Anderson Mister dos numeros e informações.
Estava vendo o canal do Jorge Nicolas a respeito dos patrocínios dos bancos digitais. Pelo informado o.rendimento nao tem sido o esperado.
Tem algo a respeito para nos repassar???
Nós, felizes….mas o técnico eterno do Coríntians, Tite, deve estar furibundo…deixou de convocar seus dodóizinhos, Fagner e Cássio, visando favorecer seu time e de nada adiantou!
Já imaginaram se vencermos o Furacão no domingo????
SRN
Graaaande Mauro!
A sacanagem ainda está por vir…
Aposto que essa anta do Tite vai colocar Rodrigo Caio e Gabigol contra Nigéria.
Vão jogar 90 minutos + prorrogação e, se tiver penaltis, os dois batem…
Só de sacanagem…
Caro Kleber e companheiros de Blog,
Não posso deixar de repetir o chavão que já escrevo desde antes da chegada do JJ:
> DEIXEM O PORTUGUÊS TRABALHAR !!!
Aqui em Portugal não se fala em outra coisa, se não no enorme sucesso do JJ no Brasil, em todas as TV’s, em todos os periódicos, com transmissão “ao vivo” de todos os jogos do Brasileirão, enfim o Flamengo, acredito eu, já tem mais mídia por aqui que a maioria dos times portugueses…
JJ aqui é um semideus, e noBrasil, considerando o deserto de criatividade e modernidade que assola nossos terneiros nacionais, com certeza já é um Deus!!!
Sobre o jogo de ontem, gostaria de destacar um ponto que entendo esteja ocorrendo em todos os jogos, falar da nossa superioridade técnica e principalmente tática seria chover no molhado, vou me permitir destacar sob um outro olhar…
Companheiros, vocês já notaram que o time do JJ não sofre, isso mesmo, o time atual do Flamengo não sofre, sua torcida não sofre durante o jogo, em nenhum momento nos sentimos próximos de uma derrota, claro que podemos perder o jogo, isso faz parte, agora em nenhum momento nos sentimos pressionados, muito pelo contrário, até nos momentos em que não jogamos tão bem, não sofremos, os adversários já entram em campo se considerando inferiores e isso ficou cristalino no jogo de ontem, se compararmos com o jogo do mesmo Atlético MG contra o Palmeiras, quando se utilizaram da mesma estratégia de jogar com uma linha de 5 defensores e apenas um jogador mais adiantado, nesse jogo contra o Palmeiras foram quase que por todo tempo superiores e acabaram com um empate injusto, ontem não, independente da estratégia ser a mesma, de entrarem totalmente fechados, com a marcação o mais baixo possível, o Flamengo pela sua imposição tática já deixaria o adversário “nas cordas”, como costuma dizer o JJ, o Atlético já não iria ameacar, como não nos ameacou, pelo simples fato de que o Flamengo do JJ JOGA E NÃO DEIXA JOGAR !!!
Apenas para ressaltar essa avaliação, como é diferente esse time do JJ se comparado ao time do nosso antigo “treineiro”, aquele que dizia que “perder é normal”, quanta diferença, como SOFRÍAMOS em todos os jogos…
SRN
Grande amigo Paulo!
O parceiro conhece meu altíssimo astral de otimismo.
8/10/2019
PINGADINHA DO ANDERSON…
“Na sua “conta simples” – recorrendo ao meu achômetro – acho que encaçapamos o Galo e, o Santos vence o Palmeiras.
Nossa virgindade só estará em perigo contra o Atlético PR na Baixada…
SE… passar por esse quebra-mola, pode entregar a taça”.
Esse jogo na Baixada é o mais importante na nossa caminhada.
Pelo que estamos jogando, nunca acreditei tanto numa vitória. Mas vamos ter que aproveitar as mínima chances.
É um jogo pontual! Caso contrário, além da perda da virgindade, ainda teremos que aturar nossa Hiena Hardy querida… kkkkkkkkkk
* NÓS temos os 10 maiores públicos do Brasileiro. SÓ!!!!!!
É isso aí, amigo! Concordo, essa também é a minha expectativa. Abraços.
Kléber, pelo que vi na base, acho que o jovem Bill é mais jogador que o Lucas Silva e está mais preparado que o Lázaro.
O que você acha?
SRN!
Adriano, amigo,
Bill que está emprestado à Ponte Preta, é atacante e, joga pelos lados. Lucas Silva é um jogador mediano. Lázaro, meio campo que chega e vive fazendo gols, está prontinho aos 17 anos. Vai dar jogador. Quem viver, verá.
Abração.
Kleber,
Também tenho grandes esperanças como Lázaro, que infelizmente está na seleção sub17.
Em uma hora importantíssima na temporada, não poderemos contar com estes dois jogadores.
SRN
Bom dia, Kleber!
Apenas 02 notas:
– Lázaro também está na seleção sub-17.
– Com todo respeito, não consigo enxergar Everton Ribeiro com os seus olhos.
Não me lembro a última partida boa, que ele fez no Flamengo. Muito preciosismo,
erra passe um após o outro e muitas vezes tira o dinamismo da equipe.
SRN
O Lázaro também foi convocado para o Mundial sub 17.
Obrigado pelos esclarecimentos mestre!
Confio em sua percepção!
Então , vamos de Lazagol!!!
Forte abraço!
Bom dia, amigos rubro-negros!
O Flamengo jogou muito bem mais uma vez. O Mister está demais! Ele já recuperou o Arão e vai fazer o mesmo com o Vitinho e o Rodolpho.
Gostaria de destacar o Reinier. O garoto tem muita personalidade para um jovem de 17 anos. Jogou bem e ainda fez gol.
Tenho certeza de que venceremos o Atlético Paranaense na Arena da Baixada.
Muito feliz com a vitória sobre o Galo!
SRN!
Quando Jorge Jesus chegou foi criticado por muitos comentadores. Eu disse aqui que o JJ tem uma capacidade de pôr as equipas a jogar bem, em pouco tempo. O problema dele é os finais de temporada, a nível físico mas com a vantagem que começa a ter, isso deixa de ser um problema. O Flamengo sabe o que está a fazer em campo e os jogadores estão muito motivados. Vi o Santos com o Palmeiras e afirmo que o Flamengo é, de longe, a melhor equipa do campeonato, a jogar futebol. Os jornais portugueses informam que JJ está a tratar da renovação com o Flamengo. Apesar de Jorge Jesus ganhar muito, tem gostos simples e como quase todos os portugueses, é saudosista. Não me admiraria que, depois do enorme sucesso no país irmão, quisesse voltar a Portugal para o seu peixe grelhado e para a pacatez desta terra. E se o Corithians lhe oferecer uma fortuna?
Corinthians oferecer uma fortuna? Com o dinheiro de quem?
——
(o comentário acima teve parte apagada pela moderação, sem alteração de contexto)
Fernando meu caro,
Por favor, vamos deixar a política para outras redes sociais, o papo aqui é sobre futebol/Flamengo, ok?
Abraço,
Robert Rodrigues – Moderador
Nobre Kléber e companheiros,
Estou eufórico. Que time. Que mudança extraordinária em 3 meses. Que torcida espetacular. A imprensa toda embasbacada: Sormani nos compara ao Barcelona de Guardiola, Bodão em êxtase, outro nos compara à Seleção de 70.
JJ faz o Fla jogar para ganhar e encantar. JJ faz o fla jogar como time europeu, como grande europeu.
Quanto ao jogo, pouco acrescentar ao que já foi posto por aqui. Um jogo de absoluta imposição. Os jogadores compreenderam a importância dessa rodada para o campeonato e jogaram como se fosse uma final.
Vitinho queimou a língua da maioria da torcida, me incluo nessa, e fez uma partida digna da contratação de um jogador de 10 milhões de euros. Fez um golaço. Deveria ter ido para a torcida comemorar com a nação.
Gerson irrepreensível. Em breve teremos mais uma dor de cabeça com jogador na Seleção. É impossível que não vire jogador de Tite.
Arão, mais um jogo excelente. Acerta praticamente tudo.
Uma crítica ao Mari. Foi uma bela contratação, zagueiro que quase não faz faltas, ganha tudo pelo alto, mas tem um hábito de quando apertado colocar bola pela lateral quando poderia tentar outra jogada. Acho que esses laterais podem ser perigosos levando o time adversário para nosso campo.
Quanto a Lucas Silva, não aproveita oportunidades.
Enfim, o Fla sendo campeão do Brasileirão e da Liberta fará um enorme bem ao futebol brasileiro. A torcida é pelo Fla e pelo que deixaremos de legado.
VAMOS FLAMENGO…
Ótima vitória, time jogando o fino da bola.
Realmente o Arão teve um crescimento acentuado nesse meio de campo. Méritos total do nosso portuga.
Vale lembrar que o jovem Lázaro também foi convocado para disputar o mundial da categoria sub 17 e estará disputando esse campeonato junto com o Reinier.
Só não consigo entender o motivo da falta de oportunidade ao Vitor Gabriel.
O reinier deveria estar no Flamengo pelo menos até o jogo contra o grêmio, para CBF compensar nossos desfalques.
Wanderson,
Como eu disse em uma postagem passada, a convocação do Reinier mostra que a CBF, que deveria prezar pelo desenvolvimento do futebol brasileiro, pouco se importa com a formação de uma futura estrela… Afinal, o que é mais vantajoso para a formação do menino: Jogar pelo líder do brasileirão e semi-finalista da Copa Libertadores, ou participar de um inexpressivo mundial sub-17 de seleções???
Prezados,
Minha torcida no brasileiro é pelo título do Flamengo, claro, mas pelo vice-campeonato do Santos. Seria a mensagem CLARA de que nossos treinadores são extremamente arcaicos e incapacitados… Que um dia o Brasil possa enterrar a maldita “escola gaúcha”, que desde o final da década de 90 iniciou um processo de empobrecimento do nosso futebol.
Chega de Mano’s, Tite’s, Felipõe’s e outras porcarias retranqueiras e de jogo faltoso e catimbado.
Diego, acho difícil o Santos terminar na frente do Palmeiras, já viu o elenco do Santos? É muito curto! E isso faz a diferença num campeonato de 38 rodadas. Seria bom, mas a sequência do Santos é bem mais complexa que a do Palmeiras. Os verdes receberão Botafogo e Chapecoense nos próximos jogos.
Quanto aos Mano’s e Felipõe’s, concordo, mas vale ressaltar que Tite é um caso diferente desses outros gaúchos, em 2013, já era um técnico consagrado campeão paulista, da Copa do Brasil, do Brasileirão, da Libertadores, da Recopa e do Mundo, parou e ficou estudando para aprimorar seus treinamentos na parte ofensiva. Ele mesmo admitiu que precisava se atualizar no quesito ofensivo. Voltou em 2015 e fez um Corinthians muito melhor ofensivamente, ganhando mais um Brasileirão de forma bem diferente da que ganhou em 2011, foi o melhor ataque e aplicava goleadas dentro e fora de casa, e mesmo campeão, não houve ressaca, meteu 6×1 no rival São Paulo, terminou com o maior aproveitamento da história dos pontos corridos, superando o Cruzeiro. O ataque não era chuveirinho, era triangulações em velocidade com Jadson e Renato Augusto, esse mesmo time foi campeão com 8 meses sem receber direitos de imagem.
Ah, e na seleção? Na seleção é outra história, geralmente a acomodação vem, e mesmo ele, assim como nenhum técnico brasileiro tem a capacidade de bater de frente com os europeus, por isso mesmo, basta pegar um europeu na copa para sermos eliminados, o último foi a Bélgica. Agora para cenário nacional, Tite é, sem dúvida um dos melhores que temos, junto ao Renato, Tiago Nunes e Cia.
Agora, para Tite se superar, creio que deva se desprender de certos vícios que dão certo em clubes, mas dão errado na seleção, como a insistência em jogadores de confiança, etc…
Além disso deve se atualizar mais uma vez, agora, para bater de frente no duelo com europeus. Seleção é um trabalho bem diferente de clube, aqui você duela com os técnicos daqui, lá o duelo é contra os técnicos da Alemanha, Bélgica, França, Espanha, Croácia, Holanda, etc….
Com esse mesmo time (quase), o Abel Braga fazia um gol e recuava todo para tentar um contra ataque. Era um sufoco!
O que o Jorge Jesus fez com o Arão é coisa de cinema. Merece um estudo. Aliás, absurda a atuação do Flamengo ontem. Sufoco total no Atlético que nem respirava. Além disso, conseguiu ultrapassar a retranca que chegou a ter os 11 jogadores dentro da área.
Outra coisa, muito se fala no Jorge Jesus e ele merece uma estátua, mas o futebol do Vitinho é e sempre foi esse. Ele é vagalume, mas precisa estar confiante, motivado. É visível que se abala fácil. No final do ano, ele vinha jogando muito bem com o Dorival, mas machucou, perdeu a titularidade e machucou de novo. No 1 contra 1 é um monstro.
Seremos campeões!
Flamengo de Jesus recupera o prazer de desfrutar o futebol no Brasil
rodrigomattos 11/10/2019 04h30
Ao se assistir ao Flamengo no estádio, é perceptível que não há nada de aleatório no time. Os movimentos e posicionamentos fazem sentido, as jogadas são executadas como se ensaiadas fossem, os jogadores sabem todos o que têm de fazer e são hoje melhores do que eram há dois, três meses.
O futebol é intenso, empolgante, vertiginoso.
É o efeito do técnico Jorge Jesus.
Essa é a explicação pragmática que se atém ao que faz uma equipe de futebol funcionar (ou não). Há outra análise pertinente a partir daí que é: o que esta equipe representa na história recente do futebol brasileiro e se deixará um legado.
Conversei sobre isso com o colega PVC, uma das nossas melhores cabeças para o assunto, em um Maracanã em êxtase. Ele me lembrou o Santos de Neymar como um time tão móvel no ataque quanto esse do Flamengo.
Eu lembrei do Cruzeiro de 2013/2014 como um time tão dominante no Brasileiro, e também uma máquina ofensiva
Bem, esse Flamengo é melhor do que aquele Cruzeiro, por ter jogadores mais dotados tecnicamente e por jogar com ousadia quase o tempo inteiro.
E aquele Santos tinha um craque que o Flamengo não tem em Neymar, mas não tinha o nível igual em todas as outras posições, nem a exuberância na movimentação ofensiva.
Difícil colocar marcas de tempo, anos, década. Mas a verdade é que não víamos um time que nos desse prazer como esse Flamengo há um longo período.
E por que? Não nos faltam, nem faltavam, talentos. Mas estamos estagnados, incapazes de repetir o futebol belo de um passado distante porque já não cabia em um esporte que se modernizou e igualmente incapazes de reproduzir a nova beleza que se criou lá fora.
Estamos como artistas decadentes olhando um concerto de um novo talento da calçada. E então um português veio nos mostrar -e antes um argentino no Santos com um elenco inferior, diga-se – que podemos voltar a sentir prazer no futebol.
Que futebol não é saber sofrer é saber desfrutar. Veja o jogo diante do Galo. Havia ali uma linha de cinco defensores atrás, outra de mais quatro à frente e um atacante.
Em dado momento, o Atlétético-MG meteu 11 na área. Justo se assim lhe apetece. O Flamengo trabalhava a bola, nenhum chuveirinho daqueles de qualquer jeito. O passe da ponta era para o canto da área, a triangulação pela lateral, até achar o espaço preciso, como quem desenha ângulos com jogadores nos lugares de esquadros e compassos.
Esse mecanismo era em favor desse talento individual que tanto produzimos e vendemos para fora. Vitinho acha um drible e um chute, um garoto de 17 anos mata o jogo, e Arão ganha todas as bolas com a facilidade de quem joga com crianças porque está sempre no lugar certo.
Ao final, Jesus observou que seu trabalho só criará raízes no futebol brasileiro se for vencedor.
É fato, aqui só se acredita na vitória. Mas já não se pode negar que o português nos trouxe de volta algo que havíamos perdido, esse prazer de ver uma graça no futebol, algo que nos enche os olhos para além do pragmatismo de vencer.
——————————————–
Belíssima crônica de Rodrigo Mattos
Como tinha dito o Egon em um post, a prova de fogo será contra o AtléticoPR na Arena da Baixada. Impressionante que Tiago Nunes e Cia nem parece que ganharam a Copa do Brasil, vem jogando sério e pra valer. Um time que tem uma velocidade mortal e sabe trabalhar a bola, com destaque para Léo Citadini, Rony e Léo Pereira, até Marcelo Cirino vai indo bem.
Portanto será a prova de fogo, nós desfalcados, dentro de um campo historicamente hostil, contra um adversário bem estruturado, dos nossos últimos adversários, será, certamente, aquele que tem mais condições de nos vencer.
O Palmeiras receberá uma sequência de Botafogo e Chapecoense. Aliás, que situação a do Botafogo, viram o áudio vazado? Antes do vazamento considerava que o Botafogo brigaria para fazer um campeonato com relativa tranquilidade, depois disso é certamente candidato ao rebaixamento, se juntando ao Flu e ao Vasco.
Amigos,hoje a crônica esportiva é só elogios,louvações,incensamentos,aplausos,previsão do título antecipado,etc,etc. Bom para o ego da torcida,a alma fica mais leve,mais alegre, Mas,o” campeonato só acaba quando termina.”.Já vimos muitas noivas voltarem do altar sem o casamento.
Como diz JJ,após as recentes e retumbantes vitórias”!não ganhamos nada “,
Assisti ao Redação,Seleção no Sport TV,Fox,ESPN,(estou aposentado),,, O clima era de já ganhou.
Não acho legal.Espero deixar acontecer.O futebol é volúvel,muda muito.
As referências eram para os títulos da libertadores e brasileirão.Vamos,sim,curtir as belas atuações do time,e o resultado final,sòmente no fim. …
Abs.
Ainda bem que esse oba oba não entrou no vestiário. JJ vem blindando muito bem.
Exatamente Carlos Alberto, exemplos de reviravoltas não faltam. Jorge Jesus disse na coletiva que já perdeu campeonato estando 7 pontos na frente faltando 5 rodadas para o fim e que já virou campeonato com 5 pontos atrás a 3 rodadas do fim. Lembrando que nosso final de campeonato é contra Palmeiras e Santos em São Paulo.
Aqui mesmo no Brasil, nessa mesma altura do campeonato em 2008, o Grêmio liderava o Brasileiro com 10 pontos de vantagem e o São Paulo virou e foi campeão. Em 2009 estávamos exatamente 8 pontos atrás do Palmeiras nessa mesma rodada e terminamos campeões, o Palmeiras sequer foi para a libertadores no final do campeonato.
Sabemos muito bem como é o futebol e as viradas e surpresas que caracterizam esse esporte, JJ também sabe muito bem disso e sabiamente diz que ainda falta muito para gritar campeão.
No futebol, nada se ganha sem jogar, a certeza só vem depois do apito final. Como disse Gabigol “Não adianta ter o melhor futebol e não ganhar nada no final”.
Presidente, quando houve as mudanças estávamos 8 pontos atrás do Palmeiras, então lider. Hoje estamos 8 pontos á sua frente e o mais interessante: quando Mano assumiu o Palmeiras estavamos 3 pontos à frente do clube de São Paulo e hoje ampliamos para 8 aumentando em 5 pontos. Bom para o Flamerngo evidente, mas muito melhor se o que faz JJ abrir os olhos dos demais tecnicos, voltando praticar futebol brasileiro de verdade.
Fico imaginando se o Jorge de Jesus tivesse sido contratado no início da temporada, hoje já seríamos campeão. Pois nunca ele acharia normal perder do Internacional e Porto Alegre, bem como perder do Atlético mineiro com 10 jogadores durante todo o segundo tempo.
Caro Kleber, essa é para o Egon: amigo, Lippy The Lion e o Hardy HaHa estão na área. Abraços.
Paulo Cesar Fernandes,caro amigo,afirmo que não tenho nenhuma afinidade com os personagens,”Lippy e Hardy”,pelo contrário.O meu texto acima fala do excesso de otimismo,por parte da mídia,que pode comprometer a união e o foco do time em torno dos campeonatos.Coincidentemente o novo artigo do Kleber trata justamente disso.Vamos brindar e comemorar as vitórias,uma a uma,e,claro,no final a apoteose que serão os títulos conquistados.
ABs.