Esta foi uma noite de fatos novos para mim. Que ninguém se imagine suficientemente experiente a ponto de ignorar que as novidades estarão sempre prontas para aparecer.
O meu coração estava em Salvador, pois tenho um carinho todo especial pelo Renato Augusto e, sabia da importância deste jogo para ele.
Paralelo a isso, o fato de ser brasileiro e, brasileiro otimista, aquele que sempre acredita que, em se tratando de futebol, para nós sempre é possível…
Acontece que, nesta mesma noite já havia na programação familiar o jogo das nossas meninas do vôlei, no Maracanãzinho, contra o Japão.
Graças à tecnologia, vibrava ao vivo com as nossas meninas maravilhosas e, ao mesmo tempo, curtia no meu celular que, em boa hora escolhi o de tela maior, o jogo da nossa seleção, que precisava ganhar da Dinamarca de qualquer maneira.
No momento exato em que Renato Augusto saiu aplaudido pela torcida baiana, senti que a missão do meu celular havia sido cumprida. Desliguei o aparelho e me liguei exclusivamente nas meninas do vôlei.
O vôlei deixou de ser apenas um jogo e se transformou em um grande espetáculo. Organização, nota 10. Meninas, nota 11!!! Esta nossa seleção é de uma agressividade impressionante. Difícil
destacar alguém neste jogo. 3 a 0 com total autoridade. O Japão fez o que pôde.
Toda pinta de que a decisão será contra as americanas que, há menos de um mês vencemos por 3 a 2 e conquistamos, num jogo emocionante, o título mundial. Se pintar este jogo numa final, vai ser teste para cardíaco…
Parabéns ao querido Zé Roberto pelo lindo trabalho.
Voltando ao futebol, rolo a bola para o meu competente e dinâmico fiel escudeiro, Robert Rodrigues, para sua análise sobre a vitória brasileira por 4 a 0. Já sei que o nosso Robert está encantado com o Luan…
Hoje assistimos a uma seleção bem diferente, que se movimentou mais e envolveu o adversário, construindo a goleada até com certa naturalidade, com postura, pressionando desde o início, não sendo o time estático que vimos nas duas primeiras partidas.
Finalmente vimos a movimentação entre Gabriel Jesus, Gabriel (ou Gabigol) e Neymar funcionar e, para isso acontecer, a participação de Luan foi fundamental.
Luan chamou a responsabilidade, o que faltou a Neymar nas primeiras partidas, e distribuiu muito bem o jogo. O time se acertou com sua entrada que, diferentemente do que vem sendo dito, não atuou como um atacante – pelo menos não todo o tempo – mas sim ajudando a compor o meio campo, que era formado por uma linha mais defensiva, com Renato Augusto e Walace; tendo Luan e Neymar mais à frente, ambos “dialogando fácil” com o ataque formado pela nossa dupla de “Gabrieis”.
A retaguarda também funcionou, a rigor, nosso arqueiro Welerson foi um mero espectador, não fazendo qualquer defesa complicada e pouco aparecendo na partida. Importante para isso foi a boa atuação da nossa dupla de “volantes”, que soube marcar e sair para o jogo: Walace foi muito bem, e Renato Augusto ótimo, o que não surpreende a ninguém.
É válido destacar também o lateral Douglas Santos, que aproveitou o corredor que havia à sua frente e chegou fácil demais pela esquerda, tendo participação direta em mais de um gol. O lateral direito Zeca também fez bela partida, indo muito bem na parte defensiva.
Enfim, finalmente vimos nossa seleção estrear, e com uma goleada que reacende uma luz inédita e dourada, que quase se ofuscara nas duas primeiras partidas dessa disputa olímpica. Agora é correr atrás do caneco… ou melhor, da cobiçada – e tão querida- medalha de ouro!
Que venha o próximo, e que o time encaixe de novo!
Robert Rodrigues
Valeu, Robert. Amanhã, à tarde, vou para a Barra curtir o judô, na esperança de mais uma medalha de ouro para o Brasil.
Vou dormir ao som dos aplausos para Renato Augusto e encantado com o show das meninas do vôlei.
O soninho, com certeza, será uma delícia…
Presidente, quem critica o Neymar não sabe absolutamente nada de futebol. É a mesma crítica que o Messi recebe pelas atuações pela selação. Totalmente injustas.
Mudando de assunto, gostaria de sugerir alguns temas para este blog. Falo por mim mas entendo que a galera gostaria de saber mais causos dos bastidores do futebol do Flamengo. Aqueles causos que podem se tornar públicos sem denegrir ou atingir a imagem de ninguém ou da própria instituição. Gostaria que o senhor falasse também da eleição do clube dos treza onde aquela senhora não votou com o senhor.
Um outro tema seria a saída do Bebeto para o rival. Abraços.
Luiz, o Neymar passa essa imagem de NeymarStar. A seleção joga nos EUA ele contrata uma assessoria social especializada em reunião de celebridades para assistir o jogo com Justin Bieber, Louis Hammilton, by night depois do jogo. Em Brasília, depois do amistoso ele contrata uma casa de festas para fazer um evento social, by night. A torcida observa e entende que estas coisas são uma ingerência no clima de concentração e dedicação que o jogador deveria ter perante a importância do evento, algo como uma reverência! Então ai vemos um NeymarNight visivelmente fora de forma, mas pesado, querendo resolver tudo individualmente e por vezes inseguro, se o resultado não vier, a torcida põe na conta dele. O povo é sábio meu caro Luiz Toledo.
Hoje o técnico da Seleção fala assim… ” o Neymar tem apenas 24 anos, ñ pode sofrer essa pressão”, mas daqui a apenas 3 ou 4 anos vão começar a dizer … ” mas o Neymar Já tem 27 ou 28 anos ninguém pode cobrar que ele faça melhor ..” kkkk
Vale lembrar que Neymar já disputou ALGUMAS competiçoes pela Seleção e até os 24 anos NENHUM TíTULO pela Sel brasileira.
Pele foi REI com 17 e Ronaldo fenomeno com 17 voava em campo a ARRANCAVA da DEFESA para cima de 3 ou 4 adversários e era um SUFOCO para pará-lo, mesmo com faltas, ele foi REALMENTE FENOMENAL.
Neymar ganhou a copa das confederações em 2013.
É difícil comparar desempenho de jogadores por equipes diferentes. Provavelmente se Neymar jogasse com Didi e Garrincha, assim como Pelé, também seria campeão mundial.
Ronaldo foi cracaço, mas com 17 anos era banco do Bebeto e 3ª opção de ataque, depois de Müller e Viola. Ganhou a copa de 2002 jogando com Rivaldo e R. Gaúcho arrebentando. Hoje o Neymar não tem ninguém do nível dele jogando ao lado. Apenas defensores.
Se Romário jogasse no Flamengo de Zico, no lugar do Nunes, teria feito 2000 gols na carreira.
Acho, na verdade, que o Neymar joga melhor pela seleção brasileira do que Messi pela argentina. Mas poucas pessoas entendem que futebol é COLETIVO e que o Messi não vai receber a bola em condições tão favoráveis pela seleção argentina assim como recebe de um time entrosado e que joga junto quase que diariamente a anos.
O problema e solução do Neymar são iguais: individualismo. Pela seleção brasileira, até por ser nosso único craque, ele joga na posição que lhe é mais favorável e insiste em jogadas individuais em detrimento ao jogo coletivo. Como joga como atacante e próximo da área, esse estilo sempre resulta em chance de gol quando dá certo. O problema do neymar não é técnico, é comportamental, e aí sim as críticas são justíssimas. Ele consegue ser mais temperamental que o Guerrero, que já acho um exagero e já deveria ter sido multado várias vezes pelo Flamengo. Suas atitudes dentro e fora de campo são o total oposto do que esperamos de um capitão. A incongruência, para mim, é o técnico admitir que ele é imaturo e mesmo assim mantê-lo como capitão. Ou há desprezo pela faixa, a ponto de qualquer poder ser capitão, ou há uma total inversão de valores, aonde a faixa não demonstra o líder e sim o melhor jogador. Lembrando que em nossa maior seleção, a de 1970, Melho com Gênios como Pelé, Rivelino, Tostão, Gérson e Jairzinho, quem era o capitão era um lateral direito, Carlos Alberto Torres.
Não pude ver os jogos mencionados. Fico feliz de saber o que os jogadores da seleção entenderam a maior importância do coletivo sobre o individual. Que o Neymar entendeu que ele é jovem, mas os demais jogadores da seleção são bem mais jovens que ele, sem a experiência internacional que ele tem e de que era imperativo que ele assumisse o seu papel dentro desta seleção. Ele precisa dar exemplo pros demais. Quanto a seleção femenina de volei, o Zé Roberto é um excelente treinador. Gostaria de ver ele treinando o Flamengo quando seu tempo na seleção se findar. Forma grupois bem sucedidos a muito tempo. É um verdadeiro campeão.
Afinal, temos que parabenizar o Micale por fazer o óbvio? As metidas de bolas em lançamentos curtos na diagonal desmontaram a retranca Belga, ai ZR, se liga no jogo de ontem hein? O torneiro Olímpico não tem oitavas, da fase classificatória partem direto para as quartes, semis e final, as chances do título ficar na América do Sul são grandes.
“Dinamarca”, não é? Sorry.
KKKK, Nino, não perde uma chance de cornetar nosso Zé!
Mas falando do jogo, achei a exibição da Dinamarca péssima e o jogo enganoso. Houveram graves falhas de planejamento, já que o Micale vinha treinando o time em banho maria pro Dunga assumir, sem tempo de impor radicalmente seu próprio estilo de jogo. Foi confirmado com 24 horas restantes pro Brasil anunciar seu técnico (já que o Tite estava cotado) e nunca teve 100% de certeza de quais jogadores acima de 23 poderia levar, além do Neymar. Escolheu-se o Prass, que é excelente goleiro mas não acrescenta em nada ao nosso estilo de jogo e o Renato Augusto, que deve ser um cara muito bacana, mas devemos ter uns 7 jogadores melhor que ele pra armação e uns 2 melhor que ele como volantes. O Micale me parece perdido, entrou com 3 atacantes num esquema em que nenhum dos seus jogadores joga, basta comparar os estilos de jogo de Palmeiras, Grêmio, Santos e Barcelona. E no último jogo fez ainda pior, colocando 4 atacantes. No futebol tudo pode acontecer, até porque não sabemos como estão as outras seleções, mas hoje não há nada que possa dizer que vamos ganhar, a não ser jogadas individuais da nossa multidão de atacantes.
Daniel, cornetar não cara, é sério mesmo, aquela bola metida em diagonal da intermediária para alguém infiltrando na área é uma boa opção para o ZR treinar.
Nino, mas aí envolve qualidade técnica do jogador e dos adversários. Me lembra as mil bolas em nossos jogos que são lançadas e saem pela linha de fundo ou das que encontram um ponteiro, mas que só dá uma ciscadinha e toca pra trás. Nosso time não é essa maravilha. Mesmo nossos jogadores bons, como Rodinei, Alan Patrick, Éverton, Jorge, Arão, têm dificuldade em fazer essas jogadas. Os que têm qualidade pra fazer isso como Mancuello e Cuéllar (Vide o gol de Cirino contra o Coritiba) costumam ficar no banco. Espero que com o Diego, tenhamos este problema resolvido.
Realmente Daniel, ai que esta o problema…As metidas, os domínios foram de muita qualidade. Lançadores até temos (Cuellar, Mancu, Diego). Agora imagina o Cirino mantando uma bola daquelas junto ao pé?
MUDANDO DE ASSUNTO, O QUE TEM DE VERDADE, NA DECLARAÇÃO DO PREFEITO, SOBRE O FLAMENGO FAZER A ONDE HOJE E A ARENA RUGBY, A O ESTÁDIO DO MENGÃO? E SE ISSO FOR VERDADE QUAL SERIA A CAPACIDADE MÁXIMA DE PÚBLICO? E OUTRA ISSO QUER DIZER QUE O FLAMENGO DESISTIU DO MARACANÃ?
Nelfla, o que o nosso prefeito esta sendo simpático com parte do eleitorado dele, afinal é ano de eleição, agradecemos. A arena é provisória (esperamos), afinal as tubulações e equipamentos são locados e o terreno é do Exército, então, tem dia data e hora de desmontar para ser negociado! A realidade do Maracanã: 1) Libera e fica operacional logo após as Para-Olimpíadas, acho improvável. 2) Processo licitatório esse ano ou ano que vêm, acho improvável. 3) Processo fica como esta, com o estado em litígio com a Odebrecht e os clubes entrando na justiça para fazer valer seus contratos e poder jogar no estádio, mais provável.
Concordo, Nino.
Houve, ainda na Gestão Patrícia Amorim, conversas para que o estádio da Gávea saísse do papel e abrigaria a os jogos de Rugby, igual o estádio de Deodoro. Iríamos ter a boa intenção do governo de aprovar e apressar as documentações baseado que era pras olimpíadas. Mas não vingou porque o Fla tava com o nome sujo, não tinha grana e nem investidor e à época achava-se que poderíamos participar da licitação do Maracanã. Os azuis entraram e a ordem era pagar conta e esse assunto foi deixado de lado. Uma pena.
É bem por aí. Talvez ele nem saiba disso ou saiba e como uma boa raposa sabe desviar.
Perfeito NINO, acho que e por ai mesmo.
Bom dia Presidente e amigos do Blog
Alguma informaçao ou opniao sobre a declaracao do Prefeito sobre a hoje arena de Rigby se transformar em estadio do Flamengo:
Idep, não é beeeem uma arena… tudo ali e provisório e pro Fla erguer uma arena ali teria que construir tudo ao redor incluindo estacionamento, que não tem. A localização é boa (não ótima) e se o terreno viesse de graça, também seria legal. Eu ainda prefiro Maracanã como palco para jogos de maior apelo e Gávea para jogos menores
Cotas de TV no campeonato ingles.
Para mim essa foi a notícia mais importante para o futebol SUL AMERICANO. Está suurgindo um ABISMO FINANCEIRO entre a europa e o SULAMERICA
Os países SUL AMéRICANOS tem que INCLUIR os ESTADOS UNIDOS e Canadá. Essa é a unica forma de REEQUILIBRAR o Brasil com a europa.
bom dia presidente , vamos voltar a falar sobre o estádio do flamengo . não vejo a hora de realizar esse sonho , acho que deveríamos entrar de cabeça nesse projeto e ajudar nessa empreitada , porque vai ser um marco para o flamengo . gostaria que você consultasse o bandeira para colocar a nação por dentro do assunto . não aguento mais esse deboche que não temos estádio e isso é horrível pra nós rubro negros, abraço e saudações rubro negras !!!!!!!
Geraldo, isso é um exagero, vc esta literalmente entrando na pilha dos outros…Até 10 anos atrás não tinha essa história de estádio, o Maracanã era de todos….Após o erro histórico de se permitirem a entrega do Engenhão ao Botafogo, seguiu-se a leniência com a falta de interpelação do edital público de concessão do Maracanã, “por que clubes não poderiam fazer parede de uma concessão? Que é pública!”. Brevemente teremos um novo round dessa briga em condições bem mais favoráveis para o Flamengo (após os jogos, o clube tem que fazer uma campanha de mobilização púbica pela utilização do estádio).
Agora Botafogo dizer que tem estádio, Vasco dizer que que elixo de S. Januário é estádio. Que Édson Passos é estádio, nem se liga nisso cara.