Preparem-se para um “pacote” mais longo, mas garanto que vale a pena, não só pelo texto espetacular do meu querido amigo Lédio Carmona, o camisa 10 dos comentaristas, como o alerta de Vinícius França, o que levará cada um de nós a uma profunda reflexão sobre o momento do Flamengo.
1- Lédio Carmona escreveu:
“Não vou entrar no mérito se o Fla vai confirmar o título brasileiro, passar pelo Grêmio, ganhar a Libertadores, o Mundial, etc…Com 54 anos (33 de profissão) estou mais do que calejado para saber que jornalista não é apostador, advinho ou vidente. A premissa do texto (espero que não me empolgue e vire textão) é outra.
O Flamengo traz prazer. E faz um bem incomensurável ao futebol brasileiro. O time é bom? Muito bom. O clube investiu? Sim, muito e bem. Mas será que outros clubes, que gastaram tanto ou mais, não poderiam jogar igual ou perto disso? Será que é só pelo excelente trabalho de Jorge Jesus?
Lógico que o peso do português é vital. Criou um modelo de jogo baseado em movimentação, intensidade, agressividade e fome incessante por jogar e não deixar o adversário jogar. Só Grêmio, Athletico Paranaense e Santos fazem algo “parecido” no Brasil. Mas não conseguem o jogo quase todo, como o Flamengo de Jesus. Quem mais chegou perto foi o Grêmio, excelente, campeão da Libertadores de 2017.
O diferencial do Flamengo, acrescido ao modelo de jogo, e agora chegaremos ao ponto-chave, é a fome misturada ao prazer. O time entra com zero gol, luta para fazer o primeiro, se mata pelo segundo, busca o terceiro, tenta o quarto e, se der, crava o quinto e o sexto. É faminto e tem prazer.
Tem prazer porque acredita na causa. Porque os jogadores se renderam a Jesus. Porque são tratados com respeito, recebem em dia e tem ótima estrutura a disposição. Porque jogam com casa cheia sempre. Porque tem orgulho e vontade de estar ali. Ah, mas há rivais, como o Palmeiras, que tem tudo isso e não faz a mesma coisa. Por que? Pergunta lá no Posto…A resposta não é tão difícil, a começar por algumas escolhas.
Enfim, virou textão mesmo. O fato é que não sei o que o Fla ganhará, mas sei que esse time tem a minha admiração e o meu prazer de vê-lo jogar. Jornalistas, rubro-negros, marcianos, esquerdistas, direitistas, sambistas, roqueiros e até rivais (não custa reconhecer o brilho do outro) deveriam reconhecer o que esse time fez até agora e admitir o quanto ele é saudável para o retrato de pobreza de idéias do futebol brasileiro”.
(Fonte: Instagram do jornalista)
2- Recado preocupado de Vinícius França,com autoridade de quem já colocou a mão na massa, além de amor sem limites pelo Flamengo.
“Muito oba oba da mídia. Espero que Jesus seja vacinado contra isso.
Domingo, pedreira”.
Agora, a hora da reflexão. Este é o tipo de tema em que todos têm razão. Este time do Flamengo encanta, portanto, não há como não ficar embasbacado e se entregar a este momento único em que vivemos em êxtase.
Da mesma forma, como o objetivo ainda não foi alcançado, os mais experientes, os mais rodados, tomam a iniciativa de cornetar: “cuidado com o oba oba. Ainda não ganhamos nada!!!”
Embora faça sentido, há um componente neste contexto que pode ser encarado como o “seguro” para nossa justificada euforia: Jorge Jesus!!!
Tenho a certeza de que o que aqui estamos debatendo, não só já está na cabeça dele faz tempo, como já deve estar aplicando, em doses homeopáticas, nos nossos meninos que, acreditam piamente no mestre.
De certa forma, quando aqui tenho colocado que o Flamengo só perde este campeonato brasileiro para ele mesmo, não há um mínimo de oba oba, empáfia, soberba e por aí vai…
O nosso comandante caiu do céu. O nosso time é o melhor desde Zico e cia… e, infinitamente melhor do que todos que disputam este campeonato.
Simples assim…
Kleber, se me permite complementar o comentário do Lédio:
Tem gestão, tem estrutura… o jogador pode encontrar no Brasil a estrutura que só encontra na Europa e não é apenas aquele “quebra-galho” pra atender a um ou outro. O respeito e a estrutura atendem do mesmo jeito do Gabi-Gol ao Lucas Silva.
Tem gestão, tem suporte… e mais uma coisa pra puxar a sardinha pro Mister…
Lembro do dia que ele veio aqui assinar contrato e visitar o CT… no famoso dia que todo mundo só falou do carrinho que ele pediu… eu me atentei a um pedido dele que não esqueci…
“Onde estão as fotos de quando ganharam o mundial??? Cadê as fotos dos grandes jogadores???”
Naquele dia já me ganhou!!!
Vamos torcer que cheirinho já deu!!!!
SRN.
KLEBER Irmão,
Que bom ler dois comentários de quem lida com o futebol por amor em toda sua essência .O LÉDIO por sua visão profissional de qualidade e experiência . E o nosso VINICIUS com uma vitoriosa bobagem e também com a experiência de quem foi um mestre como dirigente .Portanto , enaltecem as virtudes ,mas com sabedoria , advertem com talento o quanto difícil é a jornada à frente . Ambos admiram com paixão a qualidade de jogar e dos seus jogadores da turma de JESUS , aliás um LIDER com talento em lidar com o jogador , o jogo e a forma de jogar , onde a intensidade e a movimentação vem do trabalho cotidiano no campo e no auditório , lá tratando de como jogar em conjunto e individualmente, estimulando o prazer e o amor ao jogo e ao CLUBE ,POIS sabem eles que o prazer de ser FLAMENGO triplica as energias . Bom ,a jornada ainda é longa e cheia de armadilhas , e depende dessas enormes qualidades para continuarmos a superar TODOS os obstáculos, que serão sempre crescentes , mas sabem todos do lado de lá, que com esses guerreiros , essa dedicação e esse AMOR ao FUTEBOL e ao FLAMENGO , essas virtudes ,jamais nos faltarão nessa decisiva caminhada , e será nessa dedicada devoção que SEGUIREMOS a cantar : DA-LHE ,DALHE-LHE MENGAO Ô Ô , PARA CIMA FLAMENGÔÔÔ !!!
MENGOOOOO🔴⚫️🔴⚫️
💪💪🙏🙏🦅🦅🥊🥊
❤️🖤SRN
JOCA
CORREÇÃO
…. uma vitoriosa BAGAGEM ……
Desculpem o erro de digitação, especialmente meu AMIGO e MESTRE VINICIUS FRANÇA.
Absss
JOCA
Perfeito, o texto e principalmente a reflexão!
Kléber, costumam dizer que a felicidade não está apenas no destino, mas grande parte está no caminho…
Penso que fatalmente iremos comemorar títulos, cedo ou tarde, é um fato que o Flamengo encontrou a receita da vitória.
Em síntese, a noite do título é “apenas uma noite”, de que adianta sermos campeões se durante o campeonato que ganharmos não pudermos comemorar o prazer de saborear uma campanha maravilhosa como essa?
A preocupação deixo com o JJ e toda a equipe, o nosso papel neste momento é curtir cada segundo que está sendo proporcionado pelo nosso ” amor maior”.
Abraços!
SRN!
Senasacional! Simples assim.
Diogo Medeiros, amigo,
Claro que gestão e estrutura são importantes. Só que, há outros clubes com estrutura semelhante à nossa e na classificação do campeonato, distantes uma barbaridade…
Embora encantado e orgulhoso pela nossa estrutura, fruto de competência e seriedade de tantos companheiros, não dá para não atribuir ao doce Portuga e este nosso baita time, o nosso momento mágico.
Forte abraço.
Flamengo está a sete vitórias de ser campeão do Brasileirão, afirma matemático
Segundo o Matemático Tristão Garcia, se a equipe comandada por Jorge Jesus ganhar metade dos jogos restantes, irá conquistar o título nacional.
“Se vencer metade dos jogos restantes do Campeonato Brasileiro, o Flamengo terá uma campanha de oitavo colocado e não seria ultrapassado”, disse. Faltam 14 rodadas para o término da competição.
De acordo com o matemático, o Flamengo possuiu sete pontos a mais que a média de campeão brasileiro.
Caro Kléber e amigos!
O time além de muito bom tem uma intensidade admirável.
O JJ é um inspirador e um profissional acima da média. Vendo o FLAMENGO jogar e dá espetáculos sem poupar, fica uma grande dúvida em relação a quem usa essa prática e nada tem de retorno.
Estamos num belo caminho e que Deus nos permita ganhar o Brasileiro e a Libertadores. Nós merecemos em nome do verdadeiro futebol. Sem querer, o Flamengo está ensinando até a própria seleção brasileira um futebol diferente, hoje, carente de um grande técnico e de grandes atletas.
Que tudo continue sendo mágico e justo.
SRN
Bom dia!!
Falando em seleção brasileira, acho que todos viram o que Cesar Sampaio auxiliar de Tite falou sobre nosso Flamengo e o mister. Agora sim podemos ver pq a seleção brasileira não sai do lugar e tomara que eu esteja equivocado, vai demorar muito para ganhar alguma coisa importante, pq Copa América não conta. Cesar Sampaio, nada contra ele, belíssimo jogador, ter a “audácia” de falar que o nosso Fla joga bonito porém desequilibrado não tem condições!! Prefiro ver meu Flamengo 9874632867329987 vezes jogando “desequilibrado” dando show em campo, com vitórias, jogando bonito do que ver nossa “equilibrada” seleção brasileira que nao consegue se impor contra seleções fraquissimas, acho que essa declaração explica o futebol jogado pela seleção brasileira!!
Caro André, essa declaração não corresponde ao real pensamento de ninguém, ela é apenas uma média descarada de alguém que quer enaltecer algo que sabidamente não é bom e nem nunca será para não ter que dar o braço a torcer de que as coisas na Seleção estão / sã muito erradas. Esse é um erro muito comum no futebol nacional. Ele jamais diria o contrário pra não ser largado de lado e esquecido como todo ex-jogador no Brasil. Qualquer um sabe, mesmo um vascaino roxo, que o Flamengo joga o melhor futebol das Américas e tem potencial para ser campeão brasileiro e da Libertadores ao mesmo tempo.
SRNs!
Caros,
Repito, DEIXEM O PORTUGUÊS TRABALHAR !!!!
SRN
Os outros times que tem estrutura semelhante a nossa e estão são por causa da má gestão financeira que se meteram sem estrutura nos dias de hj não dar nao tem como fazer futebol com saudosismo nos dias atuais vejam nos adversários cariocas como estão.
Caro Kleber
A estrutura e uma boa gestão (somatório de pequenas coisas) é primordial e ajuda a consolidar um clube, um time. No entanto, não é só isso. Futebol tambem é bastidores, competência de quem lidera este processo. E isso o Flamengo faz de maneira correta. Já disse e repito JJ mudou o patamar do Flamengo e se continuar pelo menos pelo uns 3 anos tornará o Flamengo o maior clube da América do sul na prática e não só em teoria. Perdemos anos e anos contratando treinadores sem competencia para fazer o Flamengo trilhar no lugar mais alto, cito alguns: Barbieri, José ricardo, e por último Abel (super valorizado e amigo da midia, de dirigentes, empresários e jornalistas). Quanto ao time, o Flamengo é como um casal em lua de mel. Prazeroso, intenso, faz bem a saúde e não precisa de óculos. O Flamengo é isso. É um colírio. Enquanto nossos adversarios são uma verdadeira amante Argentina, muita despesa, pouco prazer. Nós, somos o prazer em carne viva.
Saudações
https://m.extra.globo.com/esporte/ausencia-de-29-jogadores-prejudica-times-na-rodada-do-campeonato-brasileiro-24013860.html
A matéria diz que o Palmeiras foi o mais prejudicado, kkkk, os caras nem disfarçam mais, será que a equipe do extra é composta por vascaínos? Tanto ódio do Flamengo.
Tudo isso só está sendo possivel porque por muita sorte foi eleito presidente do clube Bandeira de Melo. Ele foi o grande responsavel por tudo que ocorre de bom hoje em dia e só espero que não tenhamos de usa-lo novamente para recuperar o clube. Bandeira em quem votei, merece todos os elogios e deveria ter sua estátua na entrada do CT A maior “contratação” do clube até hoje, foi sua eleição para presidente, independente de posições politico partidária.
O Atlético lá, pelas circunstâncias, talvez seja o jogo mais difícil até o fim deste brasileiro. Mesmo assim venceremos.
Tenho que concordar plenamente com você, Kléber. Ao JJ todas as honras da profunda mudança que o time sofreu em três meses.
Estrutura e bons jogadores, pelo menos uma meia dúzia de clubes no Brasil têm.
Fazer isso funcionar, não deixar o Oba-Oba tomar conta, manter intensidade de marcação no campo do adversário aos 47 do segundo tempo e ganhando de 3 x 1, como quarta passada, só nós temos.
Seremos Campeões!
Caro KL, não observo oba oba pelo nosso momento como em outras jornadas, o que percebo é a alegria de cada rubro negro com os resultados e principalmente com as apresentações em campo.
Em minha opinião o maior responsável por este momento é o Mister, que aliás independente da conquista ou não de títulos, acredito que vamos conquistar, já deixou um importante legado, o de ser possível ganhar partidas jogando um futebol envolvente que busca sempre o ataque, isso nos livra da sina do futebol por resultado que foi praticado pelo últimos três campeões brasileiros.
Gustavo, amigo,
Desculpe, mas o sucesso que hora vivemos, está na contramão da sua colocação. A chapa azul, cuja origem foi a reunião de três rubro-negros na pérgola do Copa, tinha como filosofia definitiva eleger um grupo e não, um candidato. Eduardo Bandeira de Mello foi eleito e se houvéssemos indicado você, o resultado teria sido o mesmo, até porque, na porta da eleição, com Wallin vetado pelo conselho de administração, Bandeira, que ninguém sabia de quem se tratava, foi o escalado.
Nao quero aqui tirar os méritos do ex-presidente. Claro que foi importante. Só que, diferente de todos os outros mandatos, desta feita e, continua sendo, o Flamengo passou a ser dirigido por um grupo. A seriedade e competência deste grupo resultou neste momento especial que estamos saboreando.
Esta história vai longe. Ainda há muito para se contar.
Forte abraço.
Kleber, Lédio Carmona há muitos anos é o melhor comentarista. E assim como tantos outros jornalistas, está encantado com o Flamengo de JJ e Cia e chateado pela falta de competitividade dos demais times.
Confesso que estou muito surpreso pela forma como o nosso Flamengo massacra os adversários, sem dar chances.
Temos uma grande oportunidade de ver o feito histórico da conquista do Brasileirão e da Libertadores. Seria épico!
Vamos passo a passo, que ainda tem muito jogo difícil pela frente.
SRN
Sem dúvida que este jogo contra o ótimo Furacão será o jogo mais difícil que pegamos até agora no returno. Claro que somado aos nossos desfalques e o desgaste físico dos nossos jogadores, e isso culpa do treineiro português, que insiste em não poupar.
Campeonato brasileiro é uma maratona, assim o ideal é não parar de somar pontos. E bom jogar com inteligência