O grande benemérito Mário Pucheu, hibernado na serra, sabiamente fechando a porta para o “Corona”, levanta algumas possibilidades sobre como escalar o nosso time na ausência de William Arão, mais um com problema muscular e que, com boa vontade, talvez possa retornar no jogo contra o Fluminense, dia seis de janeiro.
Até lá, teremos três jogos: Santos (casa), Bahia (casa), e, Fortaleza (fora).
Ainda bem que os jogos, em tese, não são tão complicados. O Santos que deveria ser o mais problemático, virá sem uma peça ofensiva chave, que é Soteldo, além de mais dois desfalques, e de outras possíveis baixas, pois alguns jogadores poderão ser poupados para o jogo decisivo de quarta-feira, pela Libertadores, contra o Grêmio, na Vila famosa.
A verdade é que não temos nenhum jogador de qualidade indiscutível para ocupar o lugar de Arão que, graças ao Doce Portuga, acabou como primeiro volante titular absoluto.
Mário Pucheu sugere recuar Gérson, passando Éverton Ribeiro para segundo volante, com Arrascaeta completando o meio e, na frente, Gabigol, Pedro e Bruno Henrique. 4-3-3, variando até para 4–2-4.
Pessoalmente, não gosto e, por dois motivos. Recuar Gérson seria afastar demais da zona decisiva de jogo o nosso mais criativo armador. Não bastasse isso, acho que o nosso sistema defensivo, que tem claudicado, ficaria muito exposto.
Se fôssemos pegar o Santos (completinho), Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro ou São Paulo, o risco seria monumental, porém a tabela nos favorece no sentido de poder arriscar uma escalação mais ousada.
Agora, aqui pra nós: será normal um elenco ter mais casos de estiramento muscular do que de Covid?
Boa noite
Gerson mto recuado perdemos na assistência ofensiva e até eventualmente em algumas conclusões
Melhor mesmo o garoto JOÃO tendo que ser o r sentado a ser menos descontrolado e menos valente como todo garoto é afoito e adora ser o 1o a chegar nas confusões, precisa ser mais controlado.
Mas parece que existe sim a possibilidade de jogarmos com Gerson, ER, ARRASCA, Gabigol, Pedro e BH
COMO ESTA MAL A PREPARAÇÃO FÍSICA !
SRN
E o Colombiano, acho que Richard o nome dele…. Que fim levou? Gostei dele contra o Palmeiras….
Esteve improvisado na lateral do sub 20, mas no último jogo voltou ao meio campo onde rende mais. Muito bom esse Richard Rios
Seria uma loucura, recuar o Gerson pra primeiro volante e Everton de segundo , já temos um sistema defensivo frágil, aí é pedir pra tomar goleada.
Não cabe o Gerson jogar ali. Presidente, talvez seja justamente a parte fisica que tornou diferente o Flamengo do ano passado por esse ano. É nítido que estamos muito mal preparados e não conseguimos implementar uma marcação mais alta como no ano passado.
Os demais clubes tem colhido bons frutos de suas bases: Palmeiras, Gremio, SP e outros. Por que será que apenas o MAIS QUERIDO que ganhou tudo na base ano passado, reluta tanto em lançar nossa prata da casa? João Gomes é bom jogador, firme, habilidoso, enfim, plenamente apto a confirmar no profissional que merece se firmar. Além dele temos Natan e Otávio, prontos para melhorar a nossa defesa.
Saudações à GLORIOSA NAÇÃO
Escalaria João Gomes, pois acho que não é momento de inventar. Chamaria o Richard Rios para o time principal para ficar na reserva.
SRN
Caro Kléber e AMIGOS!
Acredito que exista opção pelo João Gomes que já entrou em alguns jogos do Ceni. Na verdade isso se torna uma troca simples.
Colocar o Gerson é uma opção, mas neste caso, imagino que entraria o Diego que é mais combativo que o Everton para compor o meio.
Creio fortemente que venceremos as três partidas em casa.
Neste caso do Arão não posso colocar a culpa na preparação física. O atleta jogou quase todas as partidas e sempre é muito intenso e não seria nada do outro mundo uma hora sentir. Infelizmente aconteceu. Eu já havia postado aqui sobre volantes. Temos o Arão e a base. Nesse ponto falhamos.
Vida que segue.
SRN
É sempre melhor escalar um ESPECIALISTA da BASE na FUNCAO que INVENTAR pra manter grife em campo.
Talvez esse tenha sido um dos maiores erros do FLAMENGO 2020, em lugar de usar um ESPECIALISTA da BASE na função na ausências dos profissionais preferiu na maioria das vezes ADAPTAR. Adaptou e se ferrou.
Se a base é boa por pra jogar e confia. Pra que gastar dinheiro com base só pra reforçar time europeu ?
Acho que os casos de esPREGUIÇAMENTO muscular podem ser mais comuns, porém de detecção muito mais difícil.
Tem coisa que,DM não dá conta. Especialmente quando não é bem de DM o caso.
Muito mais comum que parece.
Cássio vem aí?
Algo me diz que pode estar pintando o CASSIO. Essa não renovação com o Diego Alves pode ser um indício da vinda de Cássio?
Não sei por que mas me veio esse sopro à pouco.
Fla D+ ta louco?! Que fique com seu sopro bem longe do Flamengo.
Só falta agora se machucaram no refeitório e na academia.
Jogadores se machucando, nos jogos, no aquecimento, nos treinos, etc … Esse time se machuca fazendo qualquer coisa ?
Logo, logo vai ter jogador se machucando ao dar autógrafo e tirar self.
É melhor não duvidar.
Kleber querido, estava esperando a resposta ao meu post.
Se for possível, eu agradeço.
Eu coloquei lá no outro assunto uma resposta à sua pergunta.
Lógico que é apenas um ponto de vista e um começo. Mas pra time que não ganha 1 centavo com as apostas, pode ser um começo…
Situação está complicada, pouco propícia para invenções. Eu iria de Gomes no lugar do Arão e na reserva teria o Richard Rios. Acho que os 2 são bons jogadores e podem dar conta da situação.
Na verdade o que precisamos é que ER7, Arrasca e BH voltem a jogar bola.
Com relação às contusões, nao e normal, Kleber. Aqui ja discutimos isso intensamente mas é curioso que o presidente nada tenha feito para recompor a equipe dos departamentos medico e de preparação física. Está claro que os profissionais não são top ja que só o Flamengo tem apresentado estes problemas. E o pior é que trouxeram de novo um preparador que ja esteve la e tampouco teve bons resultados.
Tbm estou nessa linha Alexandre,
Sem invenções!
Com João Gomes o Gérson vai ser mais solidário na marcação do que tem sido com o Arão.
Logo o Ceni que não gosta de jogar com os garotos, escalar logo de cara dois, um na zaga e outro na volância?
Ceni deve estar se coçando com alguma invencionice atormentando seu espírito, isso eu te garanto!
Saudações!
Sem stresses.
Nesses três jogos o João Gomes dá pra jogar.
O que preocupa mesmo e muito e que as lesões musculares em nosso time não param nunca.
Um absurdo.
SRN
Prezados,
O Gerson não marca ninguém, jogar dessa forma é pedir para levar mais goleadas… O caminho natural é o João Gomes, que já vem entrando nos últimos jogos e parece ter boa qualidade.
No ataque é BH e Gabigol, sem mistérios.
Gérson de primeiro volante não escalaria jamais. Concordo com o Kleber, perderíamos na criação e na contenção(que não é o seu forte).
Acredito que o Ceni vá de João Gomes. Já o escalou contra o Racing, lá e cá, deve gostar dele.
Que nosso treinador se inspire no Mestre Zagallo, guardadas as devidas proporções, claro, que aproveitou todos os melhores jogadores de 70 num time só, apesar de muitos ocuparem a mesma posição em seus clubes.
Que também arme uma boa estratégia porque o Cuca é macaco velho, deve amarrar nossos melhores jogadores como fez com o Grêmio, o até então auto-declarado melhor futebol do Brasil, segundo seu falastrão treinador.
Pepê e Diego Souza não sabem nem qual era a marca da bola na quarta feira, não jogaram absolutamente nada em função da boa marcação santista.
Acho que dá começar a retomada, apesar da expectativa zero do nosso querido colega Nino.
Xô desânimo! Arrisco dizer que existe grande chance dos bambis perderem 5 pontos nos próximos dois jogos, de preferência 3 contra o Corinthians e 2 contra o Galo.
Eleição no sábado, Muricy empurrado goela abaixo do Diniz e do Raí, sei não…
Só falta agora o B. H ser suspenso pelos próximos jogos. DUVIDAM ?
Estou com o Mário nessa, Kléber!
Inclusive já havia postado anteriormente.
Dá pra jogar assim.
SRN!!!
Acho q o Gomes seria a susbstituto do Arao hoje, nao tem q inventar. Richard Rios pode or entrando.aos poucos, tenho acompanhado o sub 20 e ele e muito bom jogador e joga c muita raça e isso pode fazer a torcida gostarr muito dele. Quanto ao Arao, acho bom dar um desconto p o DM, pois no caso dele foi cansaço mesmo, pois deve ter sido o jogador q mais jogou este ano !!
Anderson, amigo,
Já respondi ao seu pertinente questionamento nos comentários do post anterior. Acho que deveríamos soprar este tema, pois dependendo do empenho de nossos dirigentes, pode se transformar em importante item de faturamento.
Vá lá e de uma olhadinha.
Forte abraço.
Obrigado pela resposta.
Confesso que ainda não consegui vislumbrar ” como fazê-lo?”
Talvez o amigo Kleber, possa, chamar o queridíssimo Marcos Motta, para trazer essa “pedra fundamental” aqui no blog.
#fica a dica!
Tem que entregar as camisas para as feras. Talvez não agora, contra o Santos; teria que treinar bastante a formação com Gerson, ER, Arraxca, Gabigol, Pedro e BH. SRN.
Sem dúvidas, que o correto é escalar o João Gomes. Não é o momento de inventar nada. Gostava muito do Hugo Moura , mas foi emprestado. Gerson não tem poder de marcação , e como ER7 e Arrascaeta estão mal fisicamente, a marcação fica frouxa.
Apenas importante alguém frear o Gomes, pois ele faz muitas faltas….
Esse jogo é obrigatório vencer , ainda que por meio a zero. Santos estará desfalcado e com a cabeça na Libertadores….
Se o Flamengo atual tivesse comando, alguém precisaria ser cobrado e explicar sobre tantas contusões e demora na recuperação dos atletas, mas como a Diretoria está de ” férias” … Segue a bagunça!
Por fim, o nome para substituir Diego Alves é Ivan da Ponte Preta, o sujeito é um paredão!
Fora Landim, Bap e Tanure !
Bom dia, Kleber!
Bom dia, caros amigos rubro-negros!
Imaginando que o Ceni já estava preparando o time, com ou sem Gabigol e Pedro juntos, para o jogo contra o Santos, deveria manter o esquema substituindo o Arão por outro volante, ao invés de tentar mudar o esquema, sem tempo adequado de treinamento, e correndo o risco de desmontar o que havia planejado.
Melhor seria deixar qualquer mudança brusca para o jogo contra o Bahia, pois teremos uma semana cheia para treinar um novo esquema.
Abraços e um bom FDS a todos. SRN!
Ferroso meu caro!
Eu duvido que o Ceni vá jogar com dois garotos na zaga, ou seja, João Gomes e Natan, duvido!
Não se surpreenda se ele colocar Felipe Luis na 1a volância e Renê na lateral, o Professor Pardal dentro dele é irrefreável.
Saudações!
Se ele fizer isso … o Fortaleza vai recebê-lo de braços abertos. …ou não!
Eu iria de Rodrigo Caio como volante, e Natan e GH na zaga.
Também pensei nessa formação mas somente se o João Gomes se mostrar inviável (ou também se machuque – ISOLA). Rodrigo Caio ainda está “voltando de contusão” e não joga de volante há tempos. Aliás, sempre deixou claro que não gosta de jogar na frente da zaga.
Daniel, amigo. GH foi expulso contra o Botafogo, ganhamos um reforço para domingo.
SRN
Puts, é verdade, havia esquecido. Talvez um Leo Perreira.
Não acho o Gustavo Henrique tão ruim como o pessoal acha. A verdade é que nós acostumamos com um patamar que dificilmente vai voltar.
Lideres do elenco reprovam a não renovação de Diego Alves.
O fato de jogadores estarem confortáveis em externar este sentimento mostra o quão incapaz é a administração Landim-Braz no futebol. Isso não é papel de jogador e se eles estão colocando isso para fora é porque falta comando, atitude da direção.
Se Everton não tivesse se escondido contra o Racing, Felipe Luiz não tivesse sido a avenida que foi, se Gabigol não tivesse passado o ano no DM e se De Arrascaeta e Bruno tivessem jogado 50% do que podem, talvez a renovação acontecesse.
Fato é que o Flamengo não pode cometer loucuras. Diego é bom, foi útil, mas está na descendente e seu longo tempo parado e as atuações contra o Racing demonstram isso. Não é hora de renovar com ele por tempo longo e aumentos substanciais. Agora deveria ser temporada a temporada. Nesse ponto está certa a direção, ou melhor, o financeiro que lá de Miami vetou a loucura que ia ser feita. A 800 mil por mes, em 3 anos, teriamos 31,2 milhões alocados no goleiro. Vale? Eu acho que não. 600 mil por mês está excelente para a performance dele no ano.
E time em que jogador em vez de jogar, fala e come churrasco, não ganha nada.
Coloca o joao Gomes que jogou bem e mantém o conjunto do time. Mudar o posicionamento de Gerson, ER e Arrascaeta é desorganizar o time.
Colega Walter….
Ele vai fazer isso.
SRN
Colega Walter….
Ele vai fazer isso.
SRN
Prezados,
Hoje li que os líderes do elenco (Diego Ribas, Everton Ribeiro, Gabigol e Felipe Luiz) estão insatisfeitos com a não renovação do Diego Alves.
Esses caras vivem no mundo da lua, parece que não perceberam que além das eliminações, estamos diante de uma PANDEMIA que acabou com a arrecadação do clube.
Mas é muitou simples resolver, basta que cada um reduza o salário e assim sobra verba para renovar com o goleiro!
Curioso que todo elenco do futebol tem premiações para conquistas, mas não há redução no caso de fracassos…
Diego
Estava justamente pensando o que você escrevei:
Quando ganha, há premiações e valorizações quando da renovação. E quando perde? O salário continua o mesmo.
Deveria também ter redução no caso de fracasso. Já que as receitas serão menores.
Abraços
Escreveu*
Quem se nega a renovar é o Diego Alves. Flamengo fez a proposta que o goleiro recusou.
Não vejo o goleiro como indispensável. Há tempos não tem uma atuação de destaque.
Por mim , já teria dispensado desde aquele espisòdio com Dorival Jr….
Tem goleiros jovens no mercado de boa qualidade, até Hugo madurar.
Tomara que os jogadores insatisfeitos com a situação da renovação, sejam : Léo Peneira, Felipe Lesma, Mortinho, Pedro DM Rocha, GH e Lincoln, pois podem sair junto com Ele..
Uma não vitória hoje poderá acelerar , também, a saída do aprendiz Ceni..
Fora Landim, Bap e Tanure !
Alô Kleber……………
Onde estavas no dia 13 de dezembro de 1981 ??
Comemoramos hoje 39 anos da conquista do Mundial de 1981.
Tocando melhor o futebol.
Falando ainda um pouco sobre DIREITOS, APOSTAS, TAXAS, e afins…..
Falta aos CLUBES DE FUTEBOL uma ENTIDADE FISCALIZADORA para agir em conjunto, em nome de TODOS, no tocante à FISCALIZACAO de seus direitos de imagem e de possíveis DIREITOS de receitas advindas do uso de suas marcas da imagem de seus ATLETAS e de sua imagem nas diversas formas, visuais, auditivas, impressas, etc ….
Traçando um paralelo com a música. Na musica existe o ECAD que é o órgão que tem a função de FISCALIZAR, COBRAR e REPASSARR aos artistas os direitos autorais pelo uso ou execução de suas obras. Aí eu pergunto;
QUAL O ORGAO/ASSOCIACAO/ENTIDADE FAZ ISSO NO FUTEBOL ?
Falta aos clubes justamente essa ENTIDADE que os represente e observe os seus direitos junto ao MERCADO de forma global.
Os clubes PAGAM aos jogadores pelo direito de imagem, mas não cobram a ninguém por isso ? Faz sentido ?
Pensei exatamente nisso.
O órgão em questão talvez seja “ressuscitar” o Clubes dos 13.
Fazer exatamente como a ASCAP faz no USA
O Clube dos 143 não serveria não. Tem que ser uma ENTIDADE / ORGAO única e exclusivamente para o tema DIREITO DE I.AGEM e de ARENA dos clubes. Um órgão exclusivamente para FISCSLIZAR, REGULAMENTAR, ARRECADAR E REPASSAR os valores ligados aos respectivos. Teria que ser um órgão ABRANGENTE e que cobrisse TODAS AS CATEGORIAS DO FUTEBOL BRASILEIRO, do feminino ao masculino.
Tambem me referia a necessidade de uma ENTIDADE para fiscalizar o DIREITO DE ARENA DOS CLUBES.
Hoje é um dia de festa para nós e, infelizmente, parece que ninguém estão se lembrando. Lamentável!
Paulo,
Além do Mundial, no dia 13/12/1987 o Flamengo venceu o Internacional e ganhou o TETRA campeonato brasileiro.
É verdade, Diego.
Anderson, amigo,
No dia 13 de dezembro de 1981, em Tóquio, ao lado de Jorge Curi, Waldir Amaral, João Saldanha e do engenheiro de som, João Humberto, popular Fogueira, tive a honra de lançar na Rádio Globo, o grito que viria a ser consagrado pela nossa nação: “MENGAO CAMPEÃO DO MUNDO!!!” Este foi um dos dias mais felizes da minha vida.
Forte abraço.
Enfim um sopro de lucidez na escalação, sem invenções e, principalmente , sem Léo Pereira.
Que os deuses com futebol os recompensem por isso.
Amém!
38minutos. Flamengo nao ameaça o Santos, não chuta a gol. Isso contra o time reserva.
Jogo tem 90 minutos.1×0, achei time bem. Santos muito fechado. A defesa é que continua sem passar confiança. Filipe devia jogar no meio, lateral nao da mais, colocaria o Ramon para abrir esse ferrolho.
O Kleber achar que o Pedro é um jogador previsível e fácil de marcar só pode se explicar pelo fato dele ter contratado o melhor jogador do mundo em 95.
Os demais são fracos e eu concordo com ele…
Que jogada no lance do pênalti!