Em São Paulo, recebo a notícia do falecimento de Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco da Gama.
Não há como não voltar no tempo e, ao contrário do que muitos possam imaginar, não vou aqui me expressar como ex-presidente do Flamengo, e sim, como jornalista e radialista que teve o privilégio de conviver com esta figura tão marcante e carismática.
Quando criamos o “Enquanto a bola não rola” o propósito era gerar uma audiência nova, ouvintes interessados em interagir com os comunicadores, e a fórmula mágica foi dar ênfase a todo e qualquer assunto que polêmico fosse, além claro, de participarem da mesa de debates comunicadores que tinham a polêmica estampada na alma.
Aí entra o nosso personagem que, era presença obrigatória em quase todos os domingos. No “Enquanto a bola não rola”, Eurico descobriu o caminho mágico para dar ao seu clube uma nova dimensão, um novo patamar.
Eurico mirou no Flamengo e tanto fez que acabou polarizando. Esta genial sacada marqueteira rendeu muitos frutos ao Vasco, que caminhou para o popularesco, e em função disso, viu o seu faturamento crescer brutalmente, com cotas de TV que, não fosse a “jogada” de Eurico, seriam infinitamente inferiores.
Além disso, criou – com frases certeiras – polêmicas memoráveis. Exemplo? “Treinador não ganha jogo. Treinador perde jogo”.
Eurico brilhou como vascaíno e, ao seu estilo, como comunicador. Na minha frente, rasgou na sede da CBF, ainda na rua da Alfândega, um contrato que um diretor da TV Bandeirantes exibia e exigia que fosse cumprido.
Como homem/dirigente, duas passagens dignas envolvendo o Flamengo. Houve um ano em que dois Campeonatos Cariocas foram disputados. O Flamengo ganhou os dois. Como repórter, antes disto acontecer, perguntei a ele se o Flamengo ganhasse os dois campeonatos no mesmo ano seria bicampeão. Na hora, respondeu que sim e, sustentou na Federação.
No episódio do Brasileiro de 87, foi firme, anunciando com seu jeitão imponente e autoritário que o Flamengo era o único campeão.
Ouso dizer que, nesta época Eurico foi para mim, repórter, um baita companheiro. E, a ele devo por tanto que contribuiu para o nosso programa na Rádio Globo.
Como ex-presidente do Flamengo, com ele tive vários pegas. Prefiro esquecer. Na minha lembrança, o Eurico genial era o da minha época de repórter.
Como rubro-negro e ex-presidente do Flamengo, sequer ético seria fazer algum tipo de avaliação do que representou Eurico Miranda para o Vasco da Gama. Isto compete, exclusivamente, aos vascaínos.
O que ninguém jamais poderá negar, seja torcedor de quem for, é que Eurico Miranda deixou registrado, cravado e tatuado o seu nome neste nosso mundo da bola.
Minha solidariedade e carinho à sua família, aos seus amigos, aos vascaínos e a todos que tenham paixão pelo futebol.
Descanse em paz Euricão. Você, ao seu jeito, foi um guerreiro da colina. E, mais do que ninguém, sei que a sua aversão ao Mengão nada mais era do que genial sacada de marketing.
O futebol está de luto.
Com todo respeito, mas o Eurico foi uma doença para o futebol brasileiro. Impediu o crescimento do futebol no país e ainda quebrou o Vasco. Fez do clube seu patrimônio, deixou muitos atletas na mão.
Condolências à família, mas tirando o lado folclórico, dirigente desse tipo não fará falta.
Henrique, amigo, venho aqui como um torcedor normal (alvinegro, no caso) e não moderador.
Posso listar algumas razões para você ter essa opinião, como por exemplo sua juventude, logo não viveu a época da transformação do Vasco citada pelo Kleber. O Vasco tava no nível do meu Botafogo e do Fluminense. Ele que fez o clube se distanciar de ambos como vemos agora. Vai dar uma checada no número de torcedores do Vasco, antes e agora, e compara com os outros dois cariocas.
Além da sua juventude, há a distância. Você não mora no Rio, não sabe como a força da torcida cruzmaltina cresceu na cidade.
Claro que o Eurico fez coisas que com as quais não concordo também, mas se pudesse escolher ter meu Botafogo dirigido pelo Eurico ou por 90% dos presidentes que passaram pelo Botafogo desde que me conheço por gente, apesar de todas as controvérsias, iria de Eurico sem a menor dúvida.
Para alvinegros e tricolores, o Eurico não foi nada positivo, mas pergunte o que pensam os vascaínos que viveram a época áurea do Eurico. Até porque, ele foi um dos presidente do Vasco mais vitoriosos de todos os tempos.
Abraço
Assino embaixo Robert,a geração do Henrique não viveu o que vivenciamos e vc tá prenhe de razão nos argumentos.
Aqui fica o lamento ao ser humano. Uma vida dedicada ao que amava. Meus sentimentos a família.
Como dirigente, extremamente controverso. Amado por uns, odiado por centenas. Ele pode até ter tido uma boa sacada ao usar o Flamengo como pano de fundo para atrair a atenção ao Vasco. Conseguiu atrair boa mídia para seu clube. Mas nada ofusca as muitas “euricadas” que ele fazia denegrindo as instituições. Basta citar a última eleição no Vasco. Aquele era o Eurico dirigente. Arrogante e não media esforços para fazer o Vasco ganhar, não importava a maneira, desde que ele e sua trupe ganhasse. Nunca gostei desse senhor como dirigente esportivo. Nunca foi exemplo para nada. Era temido dentro do Vasco e não respeitado.
Respeito sua opinião, caro Kleber, mas não consigo ver esse senhor como você o vê. Talvez aí na intimidade pela proximidade você teve com ele, você tenha tido a oportunidade de ver algo que nós nunca vimos.
Mas ele era também um pai, marido, avô. E tenho certeza que com os seus ele era outra pessoa. Por isso alargo meu sentimento maior, o amor, e desejo que ele descanse em paz.
Caro Kleber
Respeito a dor dos familiares do Eurico. Que Deus. Dê força a eles. Quanto ao Eurico, na minha opinião, um cáncer.
Robert, com todo respeito, a torcida do vasco aumentou porque a populaçao também aumentou. Assim como, varias torcidas aumentaram. Questäo de proporcionalidade.
Eurico, só fez mal ao vasco e ao futebol Brasileiro. Era da turma do Marin, Ricardo teixeira, Del nero, Rubinho, caixa d’agua e etc.
Achar que Eurico fez bem ao vasco e ao futebol é a mesma coisa que achar que o Lula é pai dos pobres.
Respeito suas opiniões, mas discordo.
Não estou de luto. E não é rancor.
Robert, cade meu comentário ???
——
Anderson meu caro,
O último comentário seu que entrou foi esse, publicado às 17h10.
Abraço
Robert
Sem querer eu postei em 2 posts…………mas vc deve ter visto a duplicidade, e apagou um . so que era p apagar o outro .
vou postar novamente aqui e vc apaga isso tudo por favor e deixa só o novo aqui., Txs
——–
Foi isso mesmo, vi dois posts iguais e apaguei um, não tinha como saber qual era válido,
Abraço
Robert
Denis,
Queria eu que a torcida do Botafogo tivesse crescido como a do Vasco nesse período.
Abraço
💥Exclusivo! Familiares dos sobreviventes da Tragédia do Ninho questionam Ministério Público!
KLEBER E TODOS OS AMIGOS DO BLOG, POR FAVOR VEJAM ESSE VÍDEO.
TIREM SUAS CONCLUSÕES !!!
https://www.youtube.com/watch?v=Jdg-WJoxh2Y
Amigos,
A hospedagem do nosso blog está passando por instabilidade.
Em função disso, vamos realizar uma mudança na sexta-feira pela manhã, o que deve deixar o blog fora do ar por alguns momentos (que podem ser de minutos a horas) para a alteração do DNS.
Para evitar que comentários sejam perdidos nesse período de instabilidade, sugiro que os comentários sejam copiados antes de publicados aqui no blog. Caso demore para aparecer, publique novamente. Surgindo duplicidade, eu deixo apenas um comentário.
Agradecemos a compreensão,
Abraços,
Anderson, querido,
Você sempre contribuindo. Que bela matéria. Acho que o Flamengo deveria promover uma reunião destes pais com representantes do Ministério Público. Contra fatos, não há argumentos. Os pais atestam a qualidade do Ninho e querem que seus filhos lá fiquem. Ponto final!!!
Tomara que o Flamengo time a iniciativa de promover este encontro
Anderson, valeu!
Obrigado,. Kleber
Caro Kleber
Hoje, o jornalista Mauro Cézar Pereira- Espn – fez um questionamento: “Fla na libertadores com Arrascaeta no banco, Diego e Arão em campo, faz sentido? ”
Nenhum. O jorgador mais caro da história do futebol Brasileiro- negociações internas – é o único dos jogadores contratados que não joga em sua real posição. Ficar no banco para Diego e Arão é de lascar. Até quando quando essa direroria irá perceber que o Abel é desatualizado, pensa futebol de maneira pobre e que está querendo agradar o grupinho comandado por Diego e sua turma? Caramba, será que é tão difícil Perceber que o Diego é um atraso para o flamengo?
Treinadorzinho mediocre.
Kleber,acredito que o Ministério Público só deva liberar o CT,(cozinha e alojamentos),quando tiver os laudos e certificados dos bombeiros,Crea,Prefeitura,etc,etc).De posse do habite-se e alvarás,o Fla,apoiado pelo depoimento do familiares dos jovens,que são de fora do Rio de janeiro,terá conseguido retomar tôdas as atividades no CT.
Acho que é questão de tempo.
Vamos aguardar.
Afinal a vida do Fla,em todos os tempos,nunca foi fácil.
Abs.
O Flamengo vai enfrentar a LDU, do Equador, na próxima quarta-feira (13), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. E, como informado pelo clube, todos os 57 mil ingressos foram vendidos, o que garante que o público no Maracanã será o maior de toda a temporada 2019. Além disso, o Rubro-Negro passará a ser responsável por quatro dos cinco maiores públicos do ano, ocupando as três primeiras posições, contra LDU, Fluminense e Cabofriense, e a quinta, na estreia do Carioca, contra o Bangu.
CONFIRA OS CINCO MAIORES PÚBLICOS DA ATUAL TEMPORADA:
Flamengo 0 x 1 Fluminense (Campeonato Carioca) — 50.251 pagantes
Flamengo 4 x 0 Cabofriense (Campeonato Carioca) — 46.784 pagantes
São Paulo 0 x 0 Talleres (Libertadores) — 44.737 pagantes
Flamengo 2 x 1 Bangu (Campeonato Carioca) — 43.761 pagantes
Bahia 0 x 0 Vitória (Campeonato Baiano) — 43.393 pagantes
#colunadoflamengo
Meu caro Anderson, estas estatísticas só servem para inflar nosso ego. A receita que é bom, mixaria no bolso. Ou o Flamengo assume o Maracanã ou parte de uma vez por todas para ter seu próprio estádio. Já falamos sobre isso aqui. Chega a ser frustrante ficar vendo esses números e saber que quase nada vai para o clube.
Helder, há que se separar em duas situações distintas.
1 – Renda: Nesse caso há mazelas em não se ter um estádio próprio e quanto a isso concordamos.
2 – Público.: Nesse caso mostra o engajamento d torcida junto ao time. Temos que concordar que parte de excelente público só aconteceu mediante à política de baixíssimos preços adotados pela atual diretoria.
Mas eis que chega o “primeiro jogo mais importante” da temporada, e o resultado foi o planejado. 57 mil ingressos vendidos .
Robert boa noite, li o comentário do Henrique, e concordo com quase tudo. Vc citou q pelo Henrique ser mais novo e nao morar no Rio ,ele não presenciou ao crescimento do Vasco .na época do Eurico. Eu tenho 61 anos , não sou carioca, mas sempre estive no Rio, até porque moro bem perto, e cansei de ir no Maracanã e não concordo que o Eurico foi um grande dirigente. Talvez ele tenha sido um bom presidente, mas para o futebol brasileiro ele foi péssimo . Um dirigente arrogante, sem nenhuma humildade, k que eu acho um dos piores defeitos q uma pessoa pública possa ter, um cara q não pensava no futebol com um todo e sim somente no seu clube, onde sempre queria levar vantagem, principalmente indo ao vestiário dos juízes antes das partidas em. são Januário. Discordo com o final do texto do Kleber onde ele diz, futebol brasileiro está de Luto, penso que o Vasco está de Luto. O futebol brasileiro hj está de Luto é pelo Coutinho, este sim temos que guardar no coração. Desejo a família do Eurico força para este momento difícil e que Deus o receba de braços abertos !!
Sérgio amigo,
Você apenas reforçou o que escrevi, o Eurico não foi bom para o Flamengo, e foi pior ainda para Botafogo e Fluminense, que perderam torcida na polarização criada entre Flamengo e Vasco.
Em momento algum disse que ele foi bom para o futebol brasileiro, embora ache isso discutível. Até porque considerei a entrada do Vasco com a logo do SBT – numa final de um brasileiro transmitido pela Globo – um golpe de mestre.
O Eurico foi bom, e muito, para o Vasco, aumentando a torcida, ganhando títulos e zombando dos adversários. Eu não achava legal na época, mas garanto que os cruzmaltinos adoravam.
Ele, como presidente – e vice de futebol do Antonio Soares Calçada – ganhou, desde 1988, “apenas” uma Libertadores, um Mercosul, três brasileiros e muitos estaduais.
Sim, independentemente do caráter (que não estou aqui para julgar), eu queria que o Eurico tivesse sido dirigente do Botafogo, até porque financeiramente, no momento, ambos estão na mesma pindaíba. Mas olha os títulos, o tamanho da torcida, o valor recebido das cotas de TV, de patrocínio e por aí vai…
Abraço,
Eurico foi um grande presidente. Torci para ele vencer eleição no Vasco. Ele era imponente mas verdadeiro. Ao colocar propaganda do SBT provocando a Globo, comprou uma briga perigosissima. Foi então alvo de reportagens que o atacava ferozmente. Eurico animava o combalido futebol do Rio. Pêsames aos familiares.
Caro Kleber,
Sei que não é o momento, mas gostaria que em outro post vc pudesse explicar melhor a sua visão sobre a discussão do nosso título de 87.
A versão que sei é que, mesmo o Eurico tendo dito que o Flamengo é o Campeão, assinou outra coisa e acabou como sendo um traidor não só para o Flamengo, Márcio Braga e para vários integrantes da época do Clube dos 13.
Existe a discussão, que na versão dele, ele tinha que assinar aceitando o quadrangular (para não enfraquecer a CBF tendo o campeonato não reconhecido pela FIFA) e a dos demais, onde ele poderia ter saído da reunião com a CBF e apresentado a discussão para os demais do Clube.
Obrigado.
Obviamente como bom genthleman que é, sabidamente polido, nosso querido Kleber Leite fez uma leitura póstuma digna de Eurico Miranda.
Seja para o bem ou para o mal, Eurico Miranda é figura ímpar na história do futebol brasileiro, do futebol carioca e figura marcante como o maior presidente da história do Vasco da Gama, creio nisto pelo conjunto da obra!
Fica aqui tbm a minha homenagem ao mais chato e carismático anti-flamenguista, que não era da boca para fora não como disse o nosso queridão Kleber!
Obrigado pela dignidade do Vasco naquele triangular que nos levou a final contra o Botafogo, e fica nos devendo aquela assinatura de adesão do Grupo dos 13 as regras da CBF no Brasileirão de 87, mas isso são detalhes para a história.
Descanse em paz…
“Obrigado pela dignidade do Vasco naquele triangular que nos levou a final contra o Botafogo”:
Em referência ao Brasileirão de 91 qdo mesmo sem chances de classificar para a final o Vasco derrotou o SPFC em São Januário, tirando os paulistas da final contra o Botafogo.
92
Caro Kleber,
O futebol está de luto, Eurico Miranda, grande oponente, adversário contundente, aguerrido e sempre exaltando o seu clube…
Quantas vezes o chinguei no Maracanã, foram muitas vezes e isso só prova o quanto ele nos incomodava, enfim, mesmo com todos os seus defeitos, e olha que não foram poucos, um grande personagem se vai, que descanse em paz e que Papai do Céu conforte seus familiares.
SRN
Primeiro venho cumprimentar a todos do blog, principalmente ao ilustre presidente Kleber Leite e aos seus moderadores. Estive , por problemas pessoais, ausente deste fórum de debates , por 3 meses. E tantos assuntos importantes surgiram e elevaram o nivel do blog.
Também gostaria de parabenizar aos idealizadores da nova paginação, excelente visual.
Neste tópico, vou me prender ao falecimento de Eurico Miranda.
Primeiro , meus pêsames a família e amigos. Num ano marcado por tantas perdas, esta foi mais uma significativa.
O câncer é uma doença cruel que destrói a auto estima do paciente e dos familiares.
Quanto a pessoa, não tenho o que dizer pois nunca tive contato com Eurico, embora conheço pessoas que tiveram e afirmam que ele era justo , dedicado ao Vasco, mas deveras arrogante.
Como dirigente, talvez tenha feito bem a alguns iludidos vascaínos. Pois, o seu apogeu custou, ao clube, posteriormente, a falência, o descredito, 03 rebaixamentos e uma crise social e futebolística que já dura mais e uma década.
Esse “marketing” que ele usou para alavancar o nome do Vasco, também desembainhou uma rivalidade aguda que culminou em inúmeras brigas nos estádios.
Sem falar no patético “sumiço” da renda do jogo do Vasco, na qual ele disse ter sido roubada…E morreu sem dizer para onde foi o dinheiro !
O seu legado ao futebol carioca foi ter trago o Fluminense, numa virada de mesa, do poço da 3ª divisão , ter defendido o titulo de 87 do Flamengo e permitido ao Botafogo de se aliar a ele ao reinado da mafia da FERJ, dando ao Foguinho alguns meros campeonatos estaduais, caso contrario o alvinegro já teria virado America…
Enfim, meus sentimentos a família e que descanse em paz…
Kleber e amigos………………………
A matéria feita com os familiares das vítimas e postada ontem aqui no blog, rendeu o desejo esperado.
O MP vai receber no início da tarde de hoje todos os familiares.
AGUARDEMOS………. visto que o Ninho do Urubu já se encontra parcialmente liberados.
Anderson, amigo,
Que bela notícia. Aguardemos…
Aproveito para dizer que alguns companheiros estão confundindo a postura do Vasco com a do São Paulo, no que diz respeito ao título de 1987. Sou testemunha de que, na condição de presidente do Vasco, Eurico Miranda jamais deixou de enfatizar que o Flamengo foi o único campeão. Mesma postura não teve o São Paulo, quando do episódio da tal Taça das Bolinhas.
Como diz Paulo Cesar Ferreira, “uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa”.