Pelos comentários – e pela repercussão – o jogo contra o São Paulo ficará marcado pela falha grotesca do nosso jovem e promissor goleiro.
Pode ser que alguém no blog lembre, mas no início da meteórica ascensão de Hugo, com um certo pé atrás, registrei que nas divisões de base o nosso goleirão, de vez em quando, desafinava…
Nosso grande Carlos Egon me encaminhou dois vídeos que demonstram através de som e imagem que o que ocorreu contra o São Paulo, nada mais é do que a constatação da vocação para flertar com o perigo.
O que acabamos de ver põe por água abaixo a teoria de que estamos diante da famosa “vertigem de sobreloja”, isto é, quando o sucesso sobe à cabeça, sem que esta esteja preparada.
Lá atrás, no sub-17, quando ainda era um ilustre desconhecido, Hugo e a pouca responsabilidade já estavam de mãos dadas.
Portanto, o gol absurdo que tomamos não foi consequência do carrão ou dos brincos exagerados. A causa vem de muito tempo…
Sorte nossa e, principalmente de Hugo, ter ao seu lado um treinador que, além de excepcional goleiro, foi um líder, super vencedor e, talvez, o maior ídolo de um clube gigante. Não bastasse, Rogério Ceni é um belo ser humano, sensível e com vontade de ensinar, principalmente, quando a matéria é… RESPONSABILIDADE!!!
Vamos falar de coisas boas?
Deem uma olhadinha neste belo trabalho da nossa turma da comunicação sobre os 125 anos da nossa paixão comum.
Este é o primeiro episódio. Linguagem moderna, didática e acessível, para contar a história do mais popular clube do planeta.
MENGOOOOOO!!!!!!!
Definitivamente comprova que infelizmente nosso goleirao e reincidente nesse tipo de brincadeira com a bola que pode se chamar excesso de confianca.
Lamentavel que ja tenha acontecido na base e continue acontecendo no profissional.
Contra o Atletico-PR tivemos um lance bem parecido que o juizao entendeu que houve uma falta absolutamente inexistente. Isso se chama reincidencia e deveria ser levado em consideracao.
Isso pode nos custar bastante dinheiro e prestigio.
Nao me venham com conversinha de que a falha foi do LP, e que ele n ao tem experiencia nesses lances… Sim, ele tem experiencia e experiencia de 2 falhas…
E um goleiro que promete bastante pra futuro mas ainda acho muito imaturo pra figurar como titular. Eu renovaria com o Diego Aves pra ontem.
SRN
Erro craço: imagem do grito do Ipiranga (1822) para comemorar a República (1889)?
SRNs
E erro mais crasso ainda o meu: crasso e não craço.
Corrijam o vídeo.
SRNs
A minha opinião continua a mesma: IRRESPONSABILIDADE !! Inclusive vi hoje comentários na mídia falando o mesmo.
Não houve falha, não houve frango, foi IRRESPONSABILIDADE !!!
Vi alguns jogos da base, ele era realmente inseguro, independente de qualquer outra opinião, era o que eu via.
Tem tudo para crescer e ser um grande goleiro. A lição de ontem e, fatalmente uma boa “conversa ” com o nosso treinador irá ajudar muito nosso goleiro.
“Alô Hugo”
Parem que eu quero descer!!!!
Caros amigos do blog,
Errar é humano! O garoto deve trabalhar duro e aguardar uma nova oportunidade!
Falta de responsabilidade ou excesso de confiança? Um pouco dos dois em se tratando de um jovem de 21 anos!
Um trabalho psicológico e o apoio do técnico serão importantes para a carreira do goleiro.
SRN!
Muita calma nessa hora.
Já li trocentas teses sobre a falha do Hugo. É uma falha, acontece e não tem relação dele ter ficado no banco, de ter comprado um carrão, de se achar o melhor e assim vai.
Se já é recorrente tem que ser revisto, conversado e corrigido. Ponto!
Como disse no post anterior, hoje o Hugo está melhor que o Diego Alves embaixo dos paus. Fez uma defesa top (quase de handebol estilo Neuer) na sua primeira participação.
Ouso, se me permite, discordar do amigo pela própria definição semântica do ato. Falha seria se ele tomasse uma bola por entre as pernas em um chute fraco, uma saída de gol no tempo errado, etc. Erros técnicos ao executar os atos básicos (ou não) do seu ofício. Agora, a tentativa de drible em um atacante rápido, jogo de copa onde saldo de gols pesa (ainda por cima em um jogo empatado) a cerca de 1,5 / 2 metros da linha fatal é sim total falta de noção da gravidade e das possíveis consequências do ato! Ou seja faltou RESPONSABILIDADE. O pior é que, pra mim, corrigir uma irresponsabilidade deveria ser mais fácil que uma falha. Mas parece que não foi algo pontual ou isolado. Preocupa…
Perfeito Eduardo!!
Assino embaixo!!!
Amigo Eduardo!
Conheço o Hugo desde o Sub 15. O mais impressionante nisso tudo, é ter passado por varias categorias da base, chegar aos profissionais e, repetir os mesmos erros sem ser orientado por nenhum técnico.
Até pelo tamanho, que não é normal para a idade, chama atenção.
Sem dúvida alguma, esse complexo de meia, poderia nos trazer prejuízos seríssimos.
E ainda pode! Quarta-feira veremos o final desse filme.
Por muito menos, Thiago falhou contra o Cruzeiro num lance bisonho, e nunca ficou nem no banco…
Mas, apesar das irresponsabilidades, esse garoto ganhou mais títulos que muito marmanjo no profissional.
Realmente é muito talentoso debaixo da baliza.
Outro problema recorrente na sua carreira, é espalmar a bola para o meio da área.
Isso sim é uma falha a ser corrigida.
Quanto a brinaceira com os pés, não é falha nem frango. É total irresponsabilidade.
Está com sorte! Rogério pode salvar a carreira dele…
Diego Alves x Bahia lembram?
Nos pés do Gilberto e longe do gol…
Uma das raras derrapagens do nosso Gajo
3×0 Bahia.
Perfeito, Mestre! Agora as coisas começam a se encaixar pois a grande dúvida era: como que o estafe do Flamengo não havia enxergado essa joia bruta dentro do Ninho do Urubu? Como Hugo poderia ser a 4ª opção para o gol? Bom, talvez nesses vídeos estejam as respostas. Mas ainda sim o considero uma joia (meio bruta) a ser lapidada! SRN
Bom goleiro, mas com os pés é ruim, deve ser trabalhado isso nele. Foi muito burro sabendo das suas limitações.
Não tem meia conversa. O ato foi sim ” irresponsável ” e pra piorar reincidente.
Logo é trabalhar e muito essa questão com os pés, pois com as mãos trata-se de um excepcional goleiro.
Que Rogério o ensine como fazer.
SRN
Desculpem meu pessimismo.
Mas nesse fundamento ele não melhora. Está impregnado nele dar um branco e optar pelo drible.
O histórico dele diz tudo.
Lembro que em minhas peladas tínhamos um excelente goleiro, agarrava tudo, mas de vez em quando entregava o ouro, justamente por tentar driblar.
Apesar dos conselhos recebidos, concordava que não devia proceder daquela forma, mas volta e meia cometia o mesmo erro.
A pergunta que não quer calar: e os treinadores de goleiros? Regiamente pagos e nunca notaram ?
Ainda bem que o mago Egon registrou o passado
Já tinha gente querendo a cabeça do Leo , que aliás fez Boa partida
Chega de passar pano nas crias .
Lembrando que fomos campeões de tudo sem jogador da base.
Libertadores é pra gente grande
Cascudo
De novo assino Otávio…..quantos jogadores da base tinhamos no time campeão ano passado?não entendo essa paixão por parte da torcida nesse tema….base hoje eh pro clube arrecadar e ficam com esse romantismo da década de 80 e não enxergam futebol mudou….em 40 anos só o Santos de Robinho e mais nada
Grande irmão!
Quantas cópias posso assinar?
Sabe tudo!!!!
Não só salvamos a atuação do Léo, que realmente foi boa, como estamos tentando salvar a carreira do grandão.
Bj no coração.
Alguns chegaram a exigir do Léo Pereira um passe milimétrico no pé bom do Neneca, sem efeito, com uma velocidade máxima de 4km/h e, ao chegar, a bola deveria apresentar o símbolo da CBF virado para cima.
Faltou mostrar o mesmo erro e soberba que ele cometeu recentemente no Brasileirão quando quis driblar e acabou dando um chutão em um atacante. A sorte é que o juiz viu tudo errado e deu falta no nosso goleiro. Realmente é um problema crônico e repetido. Que o Ceni, grande goleiro que foi, e hj treinador, auxilie esse rapaz e o ensine que goleiro não é bailarino.
Também concordo com a tese da irresponsabilidade neste caso. Não se trata de mera falha, pois havia alternativa possível, qual fosse, bicar para qualquer lado, se estava se sentindo pressionado. Ou devolver a bola para o próprio Léo Pereira.
Acredito que o Ceni vá orientá-lo nesse sentido, pois ele próprio (Ceni) já cometeu erros que custaram jogos ao SP e tenho certeza que ele muitas vezes se arrependeu das escolhas.
Além disso, como o Ceni chegou recuperando o Diego Alves, já fica o alerta para o Hugo que ele não é o último biscoito do pacote no Flamengo. Diego Alves já é um goleiro consagrado e não pode ser descartado em prol de um goleiro jovem, muito bom, sim, com muito potencial de futuro, mas que pode nos causar problemas dessa forma.
Se repetir tal bobagem e estiver com dificuldades de aprendizado, pode voltar a ser quarto goleiro. O empresário dele é que não vai gostar muito da ideia, mas aí é problema dele orientar o cliente…
SRNs!
Caro Kleber,
Pelo visto é um caso típico daqueles que não aprendeu com os erros.
Uma pena.
Leio agora pela manhã a seguinte notícia no UOL….
“Para ter uma temperatura melhor do vestiário, Rogério conversou muito com Diego Ribas e Filipe Luís, dois dos atletas com mais ascendência no Fla, inclusive sobre a diretoria.
Em sua sala no CT, o técnico debateu questões do dia a dia com a dupla e somou pontos ainda mais relevantes em sua largada no Rubro-negro.
Além do afago em jogadores muito importantes, Ceni também não esqueceu de dar seus recados para a Nação. Além de ter revelado um “pedido” para que Zico abençoasse sua chegada, ele não escondeu que o time de Jorge Jesus será, sim, uma inspiração.
A comparação incomodava Torrent, que abandonou traços importantes do trabalho do Mister e tampouco foi capaz de criar uma forte identidade.
A preocupação com a integração ao Fla agradou em cheio torcedores e a cúpula de futebol. “O time será o mais ofensivo possível, o Flamengo gosta da bola. Será sempre tentar o gol. O importante é o gol. A favor.
Gosto de jogar com o máximo de atacantes possíveis, com velocidade, habilidade. Essa é a área que mais gosto de mexer”, disse ele….
# Que Rogério Ceni é sim um profissional do futebol muito mais inteligente que a média nacional, disso eu não tenho uma gota de dúvida.
Mas que o ex goleiro chegou muito bem “briefado”………….também não tenho dúvidas.
Isso sim é um alívio bem grande…
SRNs!
Anderson,
Faltou ao Domènec essa habilidade/inteligência (ou seria humildade?) de chegar e impor as mudanças de forma lenta, aproveitando o trabalho muito bem feito pelo antecessor – que era amado pelo grupo de jogadores… Inclusive isso era apontado por todos os comentaristas “boleiros”, principalmente os ex-treinadores, de que não se chega em um time vencedor e muda tudo de uma hora para a outra.
Dizem que “Pato novo não mergulha fundo”, ou seja, quem é inexperiente não deve se meter a fazer coisas complicadas. Mas o Catalão optou por mergulhar fundo e de cabeça!
Deu no que deu… Desestruturou a equipe, acabou com a motivação e perdeu o vestiário!
Amigo Anderson!
Posso estar enganado, mas acho que não vamos Lixomburgo tão cedo num clube grande.
Tinha identidade com Palmeiras, treinou o clube por várias vezes, voltou e porrou o muro, com um ótimo elenco. Rua!!!
Rogério, com muito menos tempo na linha lateral, já entendeu, que a coisa mais importante nessa profissão, é ter os bonecos ao seu lado.
Escolheu os picas, agradou o mito e, descobriu que a torcida é a 7a maravilha do mundo…
Se conquistar dois canecos dos três, vai virar ídolo.
Os três… ganha estátua na Gávea…..
…VAMOS VER…
Hugo embaixo das traves me arrisco a dizer que, hoje, tem mais explosão e agilidade que Diego Alves.
Já com a bola nos pés, os vídeos acima só comprovam que ele é bastante limitado e não é de hoje.
Não acredito que a culpa tenha sido dos preparadores de goleiros na base. Afinal, é possível embutir habilidade em quem é perna de pau?
Como o futebol moderno exige que o goleiro seja o primeiro “armador” do time, chegou um momento divisor de águas na carreira de Hugo.
Ontem o Zico largou o aço em cima do Hugo. Bateu bonito.
Assim como a maioria aqui – Zico disse que foi um lance de total irresponsabilidade. Ele se deu ao trabalho de explicar a diferença de irresponsabilidade e erro. Erro é quem tenta alguma coisa normal e não dá certo. Tentar um drible na pequena área não tem nada de normal. É irresponsabilidade. Sobre errar, Zico usou como exemplo o pênalti que perdeu contra a França, dizendo que é massacrado até hoje por esse erro.
Vale muito ouvir nosso maior ídolo, cada minuto dessa uma hora de papo (o comentário sobre o Hugo está lá pelos 14/15 minutos):
https://interativos.globoesporte.globo.com/podcasts/programa/ge-flamengo/episodio/ge-flamengo-100-convidado-especial-zico-fala-de-ceni-derrota-do-fla-e-faz-alerta-a-hugo/
Mais uma coisa que eu queria falar sobre o Hugo: eu não gostei nem um pouco da entrevista no final do jogo. Ele tinha que estar envergonhado e pedir DESCULPAS. Achei um discurso com uma ponta de soberba, de máscara. É importante suporte psicológico, é fundamental cuidar da cabeça do garoto, que está deslumbrado com os elogios e com a exposição. Essa é a hora do Rogerio cuidar dele. É hora das principais lideranças conversarem muito com o menino Hugo.
Ele tem tudo para sair mais forte desse episódio – e se tornar um grande goleiro, mas precisa de ajuda.
Por fim um episódio que aconteceu no São Paulo, contado pelo lateral Pavão sobre o mestre Telê Santana:
> Alguma história com o Telê Santana que te marcou?
Pavão – Uma vez eu comprei um carro vermelho, um Eclipse. Aí quando ele me viu entrando no CT, ele falou assim: “Na, na, ni, na, não. Pode devolver. Vai comprar casas pros seus pais, gado, apartamento. Não quero você com esse carro, não”. Aí eu fui lá na loja, devolvi, peguei o dinheiro de volta, deu o maior rolo. Aí passou uns dois meses, fui campeão da Conmebol, aí comprei o mesmo carro de novo. Aí o Telê falou: “tudo bem, você foi campeão, você merece. Mas não é esse o conselho que dou, não. Você tem que aprender a investir, ajudar sua mãe, comprar apartamento”. Mas a gente é moleque, não quer saber, né? Aí eu fiquei com o carro.
É isso: mandem devolver o Jaguar e trocar por um Corsa usado.
S.R.N.7
Hugo cometeu um ato irresponsável. Principalmente porque ele já sabe sua dificuldade com os pés. É jovem promissor, ainda vai errar muito , porem precisa saber que no futebol profissional , erros ocorrem , mas irresponsabilidade não pode haver.
Me intrigou que não ouvi, em público, do Goleiro a palavra: Desculpa.
Ele tem crédito ? Sim, mas precisa ser mais responsável.
Estranho que resolveu cometer o ato, justamente quando temos um goleiro- técnico no comando do time.