Se você que está lendo este post não é frequentador assíduo do nosso blog, por favor, não interprete como cabotino o que vem a seguir.
A cada dia que passa e, estamos juntos faz tempo, mais impressionado fico com o nível dos comentários, ricos no conteúdo, brilhantes na forma e, simplesmente notáveis quanto a sensibilidade.
Embora sejamos todos torcedores, estamos conseguindo algo muito difícil. Equilíbrio e bom senso. E, tendo como base a paixão, constatar equilíbrio é algo pouco comum.
De um tempinho para cá, volta e meia, aprece nos comentários uma certa preocupação com o que possa ser interpretado como falta de humildade. Mais adiante, vem outro companheiro e alerta para o perigo da soberba. Aí, lendo um comentário, lendo outro, começa o questionamento de quem está lendo. E este é o mais inteligente de todos os exercícios, qual seja, estar aberto para assimilar o que as outras pessoas pensam.
A história do “patamar”, criação inocente do nosso Bruno Henrique, de certa forma passou a soar como arrogância.
O nosso doce Portuga, dando de ombros para o Campeonato Carioca e volta e meia citando o “outro patamar” em que nos encontramos, também começa a invadir perigosamente o terreno da soberba.
Por tudo isto, torço para que o nosso pessoal do futebol acompanhe os comentários do nosso blog e, mais ainda, que tenham mente e coração abertos para entender o quão é importante saber ler e, ouvir.
Este é o primeiro passo que leva qualquer pessoa ao reino da humildade que, como caldo de galinha, não faz mal a ninguém.
Caro Kléber e amigos!
Ao ler um post desse nível aumenta ainda a minha certeza de estar no lugar certo. Afirmo aqui que sua genialidade com as palavras tem o mesmo poder de um MESSI com a bola nos pés. É impressionante como você puxa aqui um assunto muito interessante e propício.
Eu fui um dos que citei o comentário do competente JJ ao fazer uma clara comparação usando a equipe do Fluminense e do Flamengo em relação aos seus atuais objetivos. Na minha opinião houve exagero certamente nos passou impressão de deselegância ou mesmo, um pouco de ausência de humildade.
Jamais teria dito que um aspira o Carioca e a gente em outro patamar, aspira muito mais. Naquela mesma noite e talvez com mais cinco minutos de jogo, poderia ser o o Fluminense que estivesse provocando “outro patamar” a lá cheirinho.
Na minha humilde percepção, sempre fui e serei contra contra comentários que causam afronta aos adversários. Acho fora de padrão e por vezes inoportunos.
Naquele dia contra o Vasco o BH estava sendo entrevistado após o jogo e fez sem maldade alguma o lançamento da frase outro patamar. O tempo passou e precisamos deixar para a torcida o uso dela com muita moderação, e jamais, com jogadores, técnicos e demais. Somos o melhor time do Brasil e jamais podemos sentar nessa fase como algo insuperável ou infalível.
No mesma quarta-feira passada o repórter da FlaTV instigava os jogadores com a história do outro patamar.
A diplomacia funciona como a arte de saber o que dizer. A humildade funciona como a arte de às vezes ficar calado.
Caro Kléber,
O tempo passa e quanto mais eu leio os comentários de todos, mais sou tomado pela forte sensação que só os muitos capazes te acompanham neste espaço Aqui eu aprendo muito.
O presidente do FLAMENGO precisava participar ou pelo menos ler todos os dias. Alguns comentaristas de TV também.
SRN
Bom dia a todos,
Todos os dias entro aqui no blog, leio todos os comentários mas nunca comentei. Ler os comentários é uma terapia pra mim, muito interessante o conteúdo e o nível das conversas.
Em relação ao Jorge Jesus, acredito que a cultura portuguesa é diferente da nossa, é cultural dos portugueses essa auto confiança, ser direto nos assuntos e se gabar de suas conquistas.
Um abraço a todos!!
Caro Chico, eu concordo 100%.
Esse assunto do “ôtopatamá” é muito mais entre nós, num ambiente relativamente controlado, como esse espaço do nosso querido KL ou mesmo nos vários grupos de Whatsapp onde participam apenas rubronegros.
Também vemos essa expressão nos momentos de confraternização dos jogadores, mas sempre em um clima de brincadeira.
Se isso for utilizado de forma séria, soa estranho. Ganha um tom autossuficiente, arrogante – e sabemos que cria além de aumentar a animosidade de todos os que não torcem pelo Flamengo, também funciona como combustível para os adversários jogarem sempre 110% contra nós.
Não acho inteligente o nosso técnico ficar batendo nessa tecla. Até entendo que ele o faça em momentos de enfrentamento com jornalistas mal intencionados (o Mister defende o Flamengo maravilhosamente bem), mas essa entrevista depois do FlaXFlu poderia ter sido conduzida de uma outra forma.
Grande abraço!
SRN7
Kleber , falei do assunto hoje , pois um amigo meu ,postou no grupo de nossa pelada s a declaração do jogador Lucas Claro do Fluminense s o comentário do Portuga quanto ao Fla e o Flu. Na oportunidade o Mister citou entre outras coisas q o Mengao está em outro este usado Patamar. Confesso a todos Rubro-Negros que não gosto disso, pois acho q este termo usado pelo nosso BH tem ficar restrito a nós torcedores , q podemos falar e fazer gozação a vontade pois faz parte da cultura futebolística , agora treinador e jogador tem q segurar estas situações ,pois fica um ar de soberba e isso não e legal p o clube !!
Francisco, querido amigo,
Obrigado pelo seu amor e pelo carinho de sempre. Todos nós
somos privilegiados por poder conviver e aprender com você.
Fortíssimo abraço.
Kleber, amigos.
Perfeita a preocupação com a soberba que pode estar tomando conta de nosso time cedo demais. Deixem para nós, torcedores, a provocação, o salto alto. Isso, como diria o velho Luxa, “pertence ao Futebol”. Se abdicarmos disso(e diariamente vemos ações da mídia, das autoridades, de alguns idiotas nesse sentido) o Futebol vai morrer , transformar-se num esporte elitista, cheio de amarras, engessado.
Hoje, jogadores geniais como Manga, Renato Gaúcho e Romário (pra ser econômico), viveriam sempre suspensos , quem sabe até seriam banidos do Futebol .
Por anos fomos achincalhados, tratados como mulambos, cheirinho, etc… Estamos só dando o troco, aproveitando a fase.
Agora, a Instituição, seus funcionários e responsáveis pelo Marketing e, em suma, pela marca Flamengo, devem ter muito cuidado com as palavras e ações . Sob pena de serem massacrados pelo politicamente correto e contaminarem os jogadores em campo.
Filipe Luis disse que não foi falta de preparo físico após os 3 X 0 no segundo tempo, que foi despreparo mental, que tiraram o pé, acharam que o jogo estava ganho. Acho que exagerou , talvez 70 x 30 a favor da falta de gás. Mas, que houve um pouco de soberba , lá isso houve. E não pode haver. O Mister, idolatrado por todos nós, tem que dar uma olhadinha nisso daí .
Seremos Campeões !
Boa noite, amigos,
Achei desnecessária a declaração de JJ. Ele tem todo o direito de não considerar o Carioca importante, como vemos aqui vários amigos que acham o mesmo.
Para JJ, fica difícil entender porque na Europa não é assim. Logicamente ele sabe que aqui ainda existe uma parte da torcida ( estou nessa) que dá valor ao campeonato, mas para seu currículo como ele mesmo disse, é zero.
Certa vez ele ao sair do Benfica e ser perguntado se treinaria o Porto, disse que seria um retrocesso na carreira. Imagina o que deve ter acontecido em Portugal. Kkkkk !!!
O problema é que os adversários virão cada vez com mais vontade, e o pior, com violência contra o Flamengo.
Vamos golear os caras. Se puder dar de 5, de 10, e deixar o torcedor zoar.
Vamos aguardar as próximas entrevistas. Fortes emoções.
SRN.
Prezados,
Não vi nada demais na declaração, apenas evidenciou não ser a prioridade do Flamengo. Acho curioso como a midia desportiva e os torcedores se incomodam com tão pouco, as vezes parece que o futebol traz ao indivíduo esse tipo de fragilidade emocional, qualquer coisinha é ofensivo…
Sendo muito sincero fanatismo para mim tem passagem de graça. Quando jovem fui fanático e a vida mostrou ser uma tremenda barca furada. Não nos deixa ver a realidade. Colocamos a culpa na midia, na oposição, na Globo, mas não assumimos nossa culpa em nada que acontece. Agora mesmo puniram o Flu por seus torcedores gritarem time assassino, mas não assumimos nem sequer que pessimos profissionais usaram a TV Fla com palavras homofobicas. Não vi ninguém criticando. Aí sim, caso para demissão sumária. Há sim soberba nas palavras de JJ na tal entrevista, não na afirmativa de preferência e importância do estadual. Enfim a humildade nunca fez mal. Humildade não é submissão. Finalmente o clube assumiu que errou no tratamento com familiares das vitimas do acidente. Aqui li acusações absurdas contra familiares que apenas desejam o que lhes são facultados pelas leis. Até mesmo alguns advogados aqui embarcaram em acusações, quando agora o clube reconhece ter errado. Os absurdos alegados aqui serão esquecidos, mas a verdade e a sensatez prevaleceram nesse instante. Você pode aceitar ou não, mas sempre respeitando a outra parte.
Amigão, acho q vc está confundindo as bolas. Neste blog, não vi ninguém dizendo q o clube não deveria apoiar as famílias no aspecto psicológico é humano. É muito menos alguém disse q as famílias não teriam direito a indenização. As críticas foram centradas no eventual excesso no pagamento dessas, na falta de confiança do Judiciário em decidir a causa, na vitimização excessiva das famílias , já q elas estão amparadas, recebendo R$10k/mês e na falta de preocupação com a apuração dos culpados, a fim de q isso não se repita, fato q eu, particularmente, não vi nenhum familiar cobrando.
Quanto aos xingamentos de arquibancada, isso sempre foi comum. Acho uma tremenda babaquice essa intervenção dos procuradores esportivos, já q o clube não pode ser responsabilizado pelo q alguns torcedores fazem. O q não pode acontecer é o q aconteceu no Engenhão ano passado, onde havia uma caça às bruxas contra flamenguistas e o setor a estes destinados estava cheio de cartazes ofensivos ao clube, com palavras de ódio e muito menos as agressões na Arena Palestra q presenciamos na televisão. Em ambos os casos, a Justiça Desportiva absolveu os clubes apesar das cenas e dos depoimentos de q havia algo muito errado. Mas vai ver q vc tem razão e os legítimos flamenguistas e q veem problema em tudo. SRN.
Amigo que declaração homofóbica ? Dizer show das poderosas ? Isso eu homofobia ? Do greco fobia significa medo, então literalmente seria medo de homossexual,(apesar de já quererem distorcer o sentido da palavra na internet) se trata apenas de medo ou aversão a homsexualidade e homossexual. Dizer que a reclamação dos jogadores do Fluminense parecia um show das poderosas é homofobia ? Não meu caro não caia na armadilha da manada não que repete tudo que falam na imprensa sem ao menos pensar se está correto ou não. O que aconteceu durante o jogo foi apenas deboxe e nunca homofobia.
Aprendi que quem obtém o sucesso passa a ter uma perseguição natural dos invejosos e vencidos. O Flamengo passa a ser o time odiado por estar no “outro patamar “. Quantos de nós não passamos a torcer contra o Palmeiras, Grêmio, Felipão e Renato
Gaúcho? Sou mais de aproveitar ao máximo este outro patamar. No dia que terminar, terminou. Os cães ladram e a carruagem passa! Mengo acima de tudo!Jesus é meu pastor e ….Saudações rubro-negras!⚽️🏅🔴⚫️
Nobre Kléber,
Nada a acrescentar. Perfeita sua avaliação.
O Brasil está a cada dia mais hipocrita, está virando o reino da indignação seletiva. JJ falou o óbvio, o q todos na mídia sabem e reconhecem( salvo o “brilhante Ceretto, da Golobo, para quem o FluminenC era favorito). No entanto, suas declarações soaram como um ultraje, como se não tivesse sido atacado o ano inteiro passado pelos treineiros locais e na própria semana pelo cada vez mais desatualizado e ridículo WL( que está se achando gênio de novo por inventar FMelo como zagueiro e Zé Rafael de volante).
Acho q o ambiente interno e q não pode se contaminar pela soberba pq ela gera acomodação. Mas acho q isso não acontecerá pq temos um elenco forte, há competição em quase todas as competições é um técnico trabalhador. Contudo, em Portugal, JJ e tido como falastrão. Daqueles q fazem e falam. Mas até agora, ele não foi arrogante, apenas justificou o planejamento do clube.
Amanhã o jogo será difícil pelo pouco tempo de preparação. A CBF propôs essas datas justamente para equilibrar a disputa. Esse ano será mais difícil, sem dúvida, já q a CBF não pode permitir uma hegemonia do Flamengo.
Bom dia, o que incomodou acredito ter sido a forma como foi dito, não percebi arrogância do JJ porém era óbvio que a imprensa iria explorar negativamente a declaração.
Concordo muito com o comentário acima que cita a cultura diferente do nisso Mister que disse apenas a verdade simples e óbvia. Em Fevereiro quais são os maiores o jetivis do Fla? Quais títulos os demais clubes do Rio podem conquistar?
Enfim na minha opinião ele apenas foi claro.
Sempre gostei muito do Luxemburgo . Em 95 tinha tudo pra fazer um trabalho inesquecível e saiu; em 2011 tinha um time nas mãos que poderia ser até campeão da Libertadores e não foi. Em 2014 nos tirou da “confusão” assumindo depois de uma sapatada do Inter de 4 x 0. Temos que ser gratos a ele por isso.
Mas, temos que reconhecer que de uns tempos pra cá ele se perdeu . Mesmo no Flamengo em 2015 quando quis inventar o Cirino de centro-avante, um cara que finalizava mal e cabeceava pior ainda. Deu no que deu.
Agora, como bem disse o Alexandre, inventa o Felipe Melo de zagueiro, um cara lento, violento e sem noção . Não vai longe, posso apostar.
Alexandre, o ceretto é um cara que odeia o Flamengo, ele tenta segurar mais é mais forte que ele.
Wanderson, não discordo de vc. Tb acho isso. Mas o pior é q ele se vende como jornalista isento em uma emissora crível e tem otario q acredita nisso. Tem uma turma q vive no mundo da lua. As evidências são diárias e se repetem em todas as emissoras. Já vivi na Itália, lá a Juventus e odiada, sobretudo no sul do país, mas não chega nem perto do q acontece aqui contra o Flamengo. Para isso colaciono os exemplos do Rizek, Ceretto, Neto, aquele cara da Jovem Pan, um outro medíocre lá de SP q faz um programa com o Vampeta. Todos são paulistas, temem e odeiam o Flamengo e isso vai se acirrar pq eles não tolerariam uma hegemonia rubro-negra. Em pouco tempo, os jogos do Flamengo em SP vão se transformar em jogos de alto risco e de torcida única. Quem viver, verá.
Tem mais uma que merece ser citada nessa sua lista, Alexandre: a Fabíola Andrade.
Você já viu ela no SportvNews de manhã? É descarado. Ela ODEIA o Flamengo.
Tudo isso, com uma voz de taquara rachada, irritante…
Ela é mineira, mas vive em São Paulo cobrindo os times paulistas.
SRN7
Marcello, além dessas “qualidades” muito bem destacadas por você , essa dona é um antídoto contra a tesão. Deus que me livre e guarde!
Caro Kleber, asquerosos e insuportáveis são os falsos modestos, o Glauber Braga e, por conter tudo que não presta na política brasileira, a Oposição ao Governo Bolsonaro. Nesse episódio, dependendo do ponto de vista, pode se acusar o JJ de qualquer coisa menos de mentiroso. Sim, estamos em outro patamar. Sim, são outros os nossos objetivos. O possível para o FluminenC ,se deixarmos, é ganhar a Taça Rio. Para os outros dois nem isso. Quantos aqui neste espaço defenderam a tese de que deveríamos usar o Campeonato Carioca como Pré Temporada? Concordo com o JJ em gênero, número e grau. Aproveito a oportunidade para deixar minha solidariedade ao Tavares e ao narrador da Fla TV. Não vi e nem ouvi nada de reprovável, na minha opinião. O Tavares e o seu grupo de humor cansaram de fazer piadas assim no programa da Rádio Globo e ninguém dizia absolutamente nada. Agora me aparecem os portadores da Síndrome do Politicamente Correto e os Falsos Indignados perpetrando ataques contra os nossos irmãos da Fla TV. Meu caro, espero que a partir de amanhã o futebol do nosso Flamengo volte a ser o foco principal neste nosso espaço. Abraços.
Estudei num famoso colégio de elite da zona sul carioca, cansei de ser chamado de mulambro. de ladrão, de urubu mal cheiroso, etc… ! Já morando em São Paulo, trabalhando numa empresa onde 90% dos colegas, eram curica e guaranis, fiquei conhecido como Dr Cheirinho. Now it’s our turn folks!!!!
Infelizmente, nós, rubro-negros carregamos a fama de arrogantes e soberbos. Quando estamos no topo surge sempre alguém para querer nos desmerecer. Não esqueço nunca dos deboches na época do ataque Sávio, Romário e Edmundo. Viva o outro patamar! Para cima deles, mengo!🔴⚫️
Caro Kleber, pela Libertadores Sub 20, vencemos o Nacional do Uruguai por 3 x 1. Os portadores da Síndrome do Politicamente Correto e os apoiadores dos Falsos Modestos nada disseram . Parece que coisas desse tipo não os interessa muito. Ah, sim! Rodrigo muniz, 2, e Yuri César ,1 , foram os nossos artilheiros.
Sinceramente eu não senti arrogância e nem soberba nas palavas do Mister.
Prezado Anderson,
Não é uma resposta ao seu post. É um pedido : é possível vc obter e disponibilizar o valor do prejuízo anual (quando houve) do Flamengo, dos últimos 30 anos (1989, 1990, 1991…, 2019), registrados nos demonstrativos dos resultados financeiro do Clube?
SRN
Caro Kleber e companheiros de Blog,
Final de jogo, Flamengo 3 X 2 Fluminense, e se o Flamengo tivesse pernas para 90 minutos e não apenas para 60 minutos, com certeza seria uns 5 ou 6 a 1, alguém discorda???
Suposta entrevista coletiva do JJ após o jogo:
Foi um bom jogo, os dois times lutaram muito, cada um teve um período de predomínio, um grande clássico, dois grandes times, tivemos a SORTE de sairmos vencedores, agora vamos continuar trabalhando tentando melhorar sempre, pois a temporada vai ser muito dura com jogos sempre nesse elevado nível de disputa… blá-blá-blá… blá-blá-blá… blá-blá-blá…
Acho que é isso que todos queriam ouvir do JJ, ou estou errado???
Me perdoem, NÃO HOUVE SOBERBA ALGUMA, NENHUMA ARROGÂNCIA, HOUVE SIM UMA PURA E CRISTALINA CONSTATAÇÃO, o Flamengo efetivamente hoje se encontra em OUTRO PATAMAR, ou alguém duvida disso???
Se o JJ faz um comentário genérico, hipócrita, a impressa cai de pau, se é autêntico e verdadeiro, dizem que é arrogante, façam me o favor, o futebol brasileiro tem muitos outros problemas serem discutidos do que se ficar perdendo tem com essas baboseiras…
SRN
A questão não é se o JJ é arrogante ou não, o problema é o Flamengo que incomoda a muitos, sempre buscam uma forma de criticar alguma coisa, tentando plantar crises onde não existe. Esses citados acima são exemplos disso, engolir esse Flamengo ta difícil, e ta descendo seco.
Amigos,o melhor remédio para aplacar essa “onda” tôda,cada vez mais crescente e destruidora é “ganhar sempre”.Para isso tem que trabalhar muito e, se possível,em silêncio.A torcida tem que fazer sua parte.Chega de “cheirinho” e “outro patamar”.As vitórias e os títulos já são mais que suficientes,só precisamos conquistá-los !!!
Na questão do “ninho” já passou da hora de tôda a diretoia de aproximar das famílias,para prestar assistência.A questão das indenizações corre em paralelo.Acho ate que se os familiares dos meninos se sentirem assistidos,social e humanitàriamente a situação jurídica,(valores),terá andamento melhor.
Abs.
Amigos,
Em Fortaleza, contando os minutos que me separam do reencontro com minha maior paixão.
Aos entusiastas da teoria da conspiração que tem a Globo contra o Flamengo, recomendo conferir belíssima matéria assinada por Marcos Uchôa, que acaba de passar no Esporte Espetacular, mostrando a curiosa vida dos moradores do Distrito chamado “Flamengo”, no interior do meu Ceará.
Só o Flamengo mesmo pra proporcionar esses momentos.
Obrigado, Deus, por me fazer rubro-negro, mesmo tão longe do Rio de Janeiro.
SRN!!!
Na Bahia próximo a cidade de Juazeiro-ba, também tem um distrito chamado Flamengo.
Enfim, Flamengo é filosofia de vida.
Só quem é, sabe o que significa ser Flamengo.
SRN
Leandro,
Aqui no interior da Bahia, próximo a cidade de Juazeiro, também tem um distrito chamado Flamengo.
Ou seja, Flamengo é grandioso.
SRN
Agora começar jogo sufocando adversário para vencermos. Vamos torcer. Time temos.
Esse time me deixa cada vez mais arrogante! Mengooooo! Vitória impecável ! Bem vindo de volta Rodrigo Caio, um monstro do condomínio ! Supercampeão!🏆🔴⚫️