A arte de saber ler e, ouvir

Se você que está lendo este post não é frequentador assíduo do nosso blog, por favor, não interprete como cabotino o que vem a seguir.

A cada dia que passa e, estamos juntos faz tempo, mais impressionado fico com o nível dos comentários, ricos no conteúdo, brilhantes na forma e, simplesmente notáveis quanto a sensibilidade.

Embora sejamos todos torcedores, estamos conseguindo algo muito difícil. Equilíbrio e bom senso. E, tendo como base a paixão, constatar equilíbrio é algo pouco comum.

De um tempinho para cá, volta e meia, aprece nos comentários uma certa preocupação com o que possa ser interpretado como falta de humildade. Mais adiante, vem outro companheiro e alerta para o perigo da soberba. Aí, lendo um comentário, lendo outro, começa o questionamento de quem está lendo. E este é o mais inteligente de todos os exercícios, qual seja, estar aberto para assimilar o que as outras pessoas pensam.

A história do “patamar”, criação inocente do nosso Bruno Henrique, de certa forma passou a soar como arrogância.

O nosso doce Portuga, dando de ombros para o Campeonato Carioca e volta e meia citando o “outro patamar” em que nos encontramos, também começa a invadir perigosamente o terreno da soberba.

Por tudo isto, torço para que o nosso pessoal do futebol acompanhe os comentários do nosso blog e, mais ainda, que tenham mente e coração abertos para entender o quão é importante saber ler e, ouvir.

Este é o primeiro passo que leva qualquer pessoa ao reino da humildade que, como caldo de galinha, não faz mal a ninguém.