Pra começar, parabéns à CBF pela implantação – agora definitiva – da Super Copa dos Campeões, no encontro entre os dois campeões nacionais da temporada anterior. Competição que veio para ficar.
A superioridade do Flamengo foi flagrante. Um time arrumado, praticamente o mesmo do ano passado, contra um time que vendeu muito e comprou pouco.
Não tenho nenhuma dúvida de que a lição do jogo contra o Fluminense serviu e, muito, nesta decisão contra o Atlhetico Paranaense, onde o ritmo foi mantido do primeiro ao último minuto.
Interessante que no placar de 3 a 0 os gols fossem de jogadores diferentes, exatamente os três principais goleadores do time.
Não houve um grande destaque. Prevaleceu o jogo coletivo, onde entrosamento não é problema para um time que sabe o que quer.
O Atlhetico, talvez influenciado pelo Fla-Flu, tentou as bolas longas, só que desta feita, nossa defesa estava atenta, ligada.
Parabéns aos super campeões!!!
Passando adiante, girando a roda, acho que o nosso Mister vai ter muito a aprender com a experiência que terá em Quito.
Jorge Jesus afirmou que nunca teve qualquer experiência com a altitude, tendo apenas a informação de que a bola é mais rápida.
Prepare-se Mister. A bola anda mais rápido, o fôlego pifa, a recuperação para os piques é lenta. Isto para quem consegue estar minimamente em condições de jogo. Há jogador que nem do hotel consegue sair. Há quem já tivesse desmaiado no aquecimento. Já vi tudo isto, ao vivo e em cores…
E não esquecendo que a altitude de Quito é muito parecida com a da temível La Paz.
O que o nosso doce Portuga não sabe é que, por iniciativa do Flamengo, junto à FIFA, esta covardia esportiva quase foi corrigida. Infelizmente, a política comandada pelos ditadores sul-americanos, com ajuda de Maradona, acabou vencendo e, esta barbaridade continua.
Enfim, lá vamos nós atrás de outro caneco, sendo o primeiro jogo em cima do morro.
Ainda bem que haverá a segunda partida. O Maraca é nosso!!!
Parabéns para todos os rubro-negros !
Falar que o Flamengo está em outro patamar não é arrogância, é uma realidade.
Terminamos e começamos o ano campeões, com um resultado de 3×0 , com um banco, que seria titular em qualquer time da América do Sul.
Não é só resultado, é competência e planejamento mesmo.
Mais um ano de títulos, seremos felizes em 2020.
Não sou político, não sou advogado, não conhecia pessoalmente nenhum dos meninos do ninho, lamento a morte de qualquer pessoa pois é sempre terrível.
Conforme justificado acima, sou apenas um torcedor eu portanto, só tenho a comemorar com esse time histórico.
O resto eu deixo pra quem é de direito opinar.
SRN!
Caro Kleber
Que partida jogou o Arão . Se não fosse uma bola perdida no meio do campo seria perfeita.
.
Kleber e amigos , vitória sem qualquer contestação. Estamos num patamar muito superior aos adversários. E como vc mesmo colocou, as lições do Fla Flu foram aprendidas.
Dois pitacos :
Nosso doce Portuga deveria trabalhar melhor e mais antecipadamente as substituiçoes. Diego parece uma troca protocolar , tem que acontecer.
No calor de Brasília , tempo seco , acho que ele poderia ter colocado o Pedro e o Pedro Rocha. Jogo decidido. Enfim.
Segundo pitaco. Como joga o Rafinha é motivo de grande preocupação. Ele não vai aguentar esse ritmo o ano todo. Urge uma contratação para a posição.
No mais , outro caneco na sala de troféus. Bom domingo
A sensação foi que o Flamengo fez 3 x 0 sem esforço.
Rodrigo Caio é sempre muito bom. Dá uma tranquilidade na defesa que é inquestionável.
Rafinha é mais um que entra sempre focado, concentrado e com uma força física absurda.
Everton Ribeiro oscilou, apareceu, sumiu, voltou……mas o Arrascaeta não anda bem.
Que pena que a CBF, gulosa como sempre, meteu a mão no preço e deixou o estádio a meia boca. Capacidade para 72 mil e tivemos 48 mil.
Mais uma taça nas mãos, uma medalha no peito, e 5 milhas no bolso.
O primeiro de muitos.
Rodrigo Caio, Rafinha, Filipe Luís, Arão, Gabigol e Bruno Henrique foram muito bem! Os outros foram bem. Resultado: mais um caneco na Gávea.
O Filipe Luís dá impressão que vai estar muito bem em 2020. Bruno, Gabigol, Rafinha, Arrascaeta, Rodrigo e JJ são a garantia de bons resultados.
A defesa com Rodrigo Caio é muito mais confiável. Rafinha muito bem. Estou achando Gabigol mais solidário e centrado. Poderia ter colocado Pedro. Mas agora é comemorar.
Os jogadores merecem os parabéns, mas principalmente o treinador Jorge Jesus, mais um paradigma quebrado pelo português, o AtléticoPR era o favorito, na teoria, pois é óbvio que um time que se prepara desde 6 de janeiro leva vantagem física sobre o outro que está com apenas 2 semanas de preparação.
A qualidade técnica do Flamengo foi suficiente para compensar essa vantagem física, além de uma bobeada grotesca do lateral Márcio Azevedo, que provocou ano passado ao eliminar o Fla no Maracanã e hoje passou essa vergonha, o futebol dá voltas.
Outro paradigma quebrado foi a dúvida se Rodrigo Caio teria condições de jogar sua primeira partida já numa decisão, foi provado que sim, zagueiro irretocável, difícil encontrar uma maravilha de zagueiro assim pelo mundo, zagueiraço!
Resumindo, JJ quebrou paradigmas e provou que muita coisa não precisa funcionar como se convencionou no Brasil, e ele já abre 2020 provando mais uma vez que sabe o que faz, apesar da tradição brasileira de poupar jogadores.
Acabamos de conquistar um título inédito na nossa história, faturamos 5 milhões em um jogo, coisa que não se fatura no carioquinha inteiro, o foco agora terá de ser na Recopa contra o Del Valle na altitude de Quito, onde disputaremos mais um título que ainda não temos na nossa história, fundamental para nossa afirmação internacional. Podem jogar tranquilamente a final da taça Guanabara com Pedro Rocha, Pedro, Michael, etc… E mirar todo o foco na Recopa!
Parabéns a torcida maravilhosa de Brasília!
Parabéns jogadores e JJ!
PODE LEVANTAR A PLAQUINHA:
É CAMPEÃO!
SUPER CAMPEÃO DO BRASIL!
Atlético favorito kkkkk
Daniel vc montou essa teoria sobre o favoritismo do Atlético e acredita acho que sozinho nessa coisa absurda.
Como um time que faz o primeiro jogo do ano com um elenco muito inferior que o outro é favorito?
Uma pergunta no jogo de quarta quem é favorito?
Realmente uma conquista sem sustos. Notei a postura do time bastante adequada para o horário do jogo, sem aquela intensidade louca do Fla-Flu nos momentos iniciais . Dosaram energias e levaram o jogo numa boa.
A nova zaga ainda carece de treinamento , principalmente de posicionamento do Gustavo Henrique . Achei ele meio apavorado e mal posicionado, apesar de ser bom jogador.
Em Quito deverão fazer um jogo seguro, com bastante aproximação . Se entrarem na correria deles periga tomarmos um balaio, difícil de reverter no Maraca.
Seremos Campeões !
Ô Fernando,
Ô Fernando…
ô Fernando….você jura que corremos risco de levarmos um “balaio” em Quito?
O Flamengo já deu tantas provas de ser um time confiável, que esse tipo de dúvida – ainda mais em uma decisão – deveria estar totalmente erradicada.
É claro que no futebol tudo pode acontecer. Nesse caso eu acho que os únicos fatores de risco são a altitude e eventualmente a arbitragem. Acho muito pouco provável o suco Del Valle ter time para dar um “balaio” no nosso Flamengo.
Eu não estou cantando vitória fácil, nada de soberba aqui, mas reafirmo minha total confiança nesses jogadores e na nossa comissão técnica.
Tenho convicção que entraremos 100% focados e com sede de conquista de mais uma taça inédita para a nossa galeria.
SRN7
Tens razão, Marcello. “Balaio” foi uma palavra muito mal empregada. O que quis dizer foi que, devido ao pouco tempo de preparação( física,bem entendido), se nos desgastarmos muito no primeiro tempo poderemos sofrer como sofremos contra o Flu no final do jogo. E na altitude isso pode ser complicado.
Contra o Athlético dosamos bem, mesmo debaixo daquele sol de meio dia.
Grande abraço, obrigado pelo puxão de orelhas.
Sempre bom, começar o ano campeão.
Bom demais.
E quarta-feira tem mais. Jogo que na minha opinião será mais difícil do que o de hoje.
Mas Flamengo é Flamengo.
SRN
O time é muito maduro, fez o resultado sem se matar em campo, claramente dosando as atitudes. E adorei nosso direito de resposta no Faustão. Kkkk
Srn
Mais um jogo fácil, sem sustos. O próximo em Quito será difícil, mas o time tem provado que consegue quebrar tabus.
SRN
Estou no aeroporto de Brasília com alma lavada …partidaca dos laterais,Bh,Rodrigo Caio e Gabigol….Kleber…..vamos ganhar na altitude e com 2 gols do Pedro…pode printar
Diogo, amigo,
Deus te ouça…
Acabo de enviar mensagem para o nosso doce Portuga , falando sobre minhas experiências na altitude. Lá, quem escala o time não é o treinador e sim, o médico. Absurdo, covardia que o Flamengo tentou e quase consegui consertar.
Infelizmente, a FIFA se curvou aos ditadores do nosso continente.
Forte abraço.
Atlético PR favorito? Amigo seu lado paulistano esta falando mais alto. Ou você conhece muito pouco de futebol, nosso time só perdeu Mari contra várias perdas do rival, por si só este fato já nos dá o favoritismo. Em campo fomos sempre superiores.
Mengoooooo
Primeiro de vários em 2020.
É bonito ver o Flamengo jogar. Entrosado, o time joga por música, pois todos conhecem os movimentos dos demais.
Fico feliz de ver gente do quilate de Kleber Leite defender esse tipo de competição. Na rádio Globo, no Twitter li/ouvi críticas de que o calendário está inchado, que a CBF isso e aquilo, que o torcedor não dá bola para esse troféu, etc.
Bom mesmo é o estadual né?
48 mil pessoas, jogo de duas equipes de qualidade, estádio bonito, gramado bom, etc. Mas há quem prefira Volta Redonda x Boa Vista em Bacaxá.
No começo do trabalho, eu discordava de muitas coisas do Mister, mas ele foi quebrando todas as regras que haviam no nosso futebol: poupar jogadores, 4-4-2 com 2 volantes, pré-temporada quase inexistente, etc. Agora, o que ele faz eu apoio.
Finalizando, como joga bola esse Filipe Luís. Impressionante!
Nao.sou a favor dos.estaduais, brasileiro ano inteiro seria o correto. Porem ca pra nós tambem,supercopa, nada mais é que.um amistoso com.taça.
Ganhar otimo, mas bem.sem graça tambem.
Ainda mais 11 hs.da manha..
Brasileiro amanha imitar.
Amistoso que vale R$ 5 milhões.
Não sei se o ideal seria Brasileirão o ano todo, mas tem que ter algo mais atraente. Hoje deu 48 mil pessoas em Brasília, jogo bom, gramado bom, estádio legal. Um produto muito interessante.
No mesmo dia, tivemos Volta Redonda x Boavista em Bacaxá com ingressos trocados por 1kg de alimento. Fora os trocentos jogos sem graça pelo Brasil afora.
Não sei o que é o ideal, mas estadual como joguinhos fajutos não é a solução.
Até a Copa do Brasil está legal no começo do ano.
Caros amigos,
Após cada jogo do Flamengo que assisto sinto que poderíamos ter vencido o Liverpool…
Acredito que teremos mais uma chance no final de 2020…
Mengão Super Campeao do Brasil!
SRN!
A parte física pesou. Em especial, Gabigol e Éverton Ribeiro estavam muito cansados naquele jogo.
Não gostei das substituições. O Diego entrou muito mal. O Reinier deveria ter entrado.
O Liverpool é, de fato, muito forte técnica e fisicamente.
Em 2020, será bem diferente. Se Jorge Jesus continuar, ganharemos no tempo normal.
Antonio,
Concordo com tudo o que você escreveu.
SRN!
Henrique, querido,
Pra começar, obrigado pelo seu carinho. Você não tem ideia
do que representa para mim a opinião de uma cabeça tão boa e arrojada e de um coração doce. Você consegue unir o frescor da juventude com o equilíbrio que a vida pede.
Estou muito feliz com o seu comentário que aprova a Super Copa do Brasil. Mais feliz ainda por um dia e, não faz lá muito tempo, ter jogado na CBF esta sementinha que deu certo e que veio para ficar.
Estamos evoluindo…
Forte abraço.
Eu também sou favorável de final única na Copa do Brasil em Brasília num final de semana.
Outra coisa que ninguém comentou: como é linda essa camisa nova do Flamengo. Sem patrocínio é um espetáculo.
Caro Henrique, tbm achei a camisa muito linda!
Independente.del valle x Flamengo havera transmissao em TV ou somente via.internet?
Alguem tem algo oficial?
Liliano, amigo,
Transmissão DAZN.
SRN.
Obrigado Paulo
Direito de resposta do Flamengo dentro do Domingão do Fastão
Que chapuletada ! ! !!
Só achei Gustavo Henrique fora de ritmo no baile rubro-negro.
No mais, é campeão! Mengooo
Diogo, Vili e Toninho, amigos, existe uma frase famosa “sou responsável por aquilo que falo, não pelo que os outros interpretam”.
Caso os amigos não tenham compreendido, eu disse que na TEORIA o Atlético era favorito pelo fato de estar trabalhando desde 6 de janeiro! Afinal, quanto mais tempo de trabalho melhor. E toda competição tem de priorizar a igualdade de condições, o que não ocorreu pois temos apenas 2 semanas de trabalho, certo?
Em nenhum momento disse que eles tinham um elenco melhor, que eram melhores tecnicamente e taticamente, se falei, me mostrem, afinal, estaria maluco, os caras perderam metade do time! Apenas disse que, NA TEORIA, o clube do Paraná levava favoritismo por ter mais tempo, diferente do Fla que teve que correr atrás do prejuízo pela falta de tempo para encarar uma decisão. Portanto, para um time que teve mais tempo, na TEORIA, repito, na TEORIA, levaria vantagem, principalmente FISICAMENTE.
E não sou eu o autor dessa teoria, afinal, isso é óbvio, quem tem uma pré temporada maior leva vantagem física, de ritmo, é assim que muitos times amadores endurecem com os grandes pelo Brasil em início de temporada, esse fator físico foi levantado em vários canais esportivos, apenas abordei aqui, e o Fla suportou muito bem, mesmo estando debaixo do sol escaldante, simples assim. Ainda acho que aquilo foi desumano,mas, enfim….
O que importa é que o Fla se saiu muito bem, e renderia melhor ainda se estivesse em igualdade de tempo de preparação.
E a resposta final ao questionamento é:
O Flamengo através de JJ e sua comissão de profissionais quebra outro tabu no Brasil, mesmo com pouco tempo de preparação consegue manter um ritmo de intensidade física considerável, que continuem assim, pois precisaremos desse vigor até dezembro.
Sobre quem é favorito na quarta? Com o ritmo físico que demonstrou hoje, é o Flamengo. Porém isso é a teoria, é preciso provar na prática e fazer valer o favoritismo, afinal, favoritismo não ganha jogo. O jogo tem de ser jogado! Se soubermos suportar a altitude, maravilha, como disse contra o AtléticoPR, minha principal preocupação com o Fla é na questão física, pois estamos em início de temporada.
Só não confundam as coisas, uma coisa é discutir qualidade de elenco, tática e técnica, outro é analisar a parte física, sobre esta última parte que debrucei minha análise e meu alerta, espero que o Fla mantenha esse vigor, vai precisar dele na altitude de Quito. Explicado?
Saudações!
Mais um difícil pra quem torce contra o Mengão, show. Time muito bem, impressionante a segurança que o Rodrigo Caio trás a nossa defesa.
Direito de resposta dentro do Domingão do Faustão.
A quem não assistiu, segue na íntegra.
https://youtu.be/TPsKbkIoZ9k?t=21
Caro Kleber e companheiros de Blog,
Aqui, direto de Braga, portugal, BOM DIA AOS NOVOS SUPERCAMPEÕES DO BRASIL !!!
Desde o início da chegada do JJ no nosso Flamengo, sempre o defendi aqui nesse Blog, quando muitos diziam que seria uma loucura contratar um técnico estrangeiro no meio da temporada e ainda com novos jogadores acabando de chegar, corríamos o risco de continuarmos no “cheirinho”…
Daí lancei o: “DEIXEM O PORTUGUÊS TRABALHAR !!!”
O tempo passou e pelo que percebo agora precisamos mudar esse chavão…
“RENOVEM COM O PORTUGUÊS ATÉ DEZ / 2021 !!!”
Isso mesmo meus caros, com o JJ por mais 2 anos, tenho plena convicção que teremos um nova ERA HEGEMÔNICA no futebol brasileiro, o que não ocorre desde os anos 80.
Para finalizar, gostaria de abordar sobre o nosso próximo recorde:
No ano passado fomos Campeões 2 vezes no mesmo final de semana, pelo caminhar da carruagem, além de Supercampeões ontem, voltaremos a ser campeões 2 vezes, porém agora em pleno Carnaval;
SRN
Caro Paulo Edson,
Concordo e adoto a campanha: “Renovem com o Jorge Jesus até 2021, 2022 ou 2023”.
Saudações supercampeãs!
Prezados,
Mais um título desta geração que vai entrando cada vez mais na história.
Agora estou curioso pra ver qual será o comportamento do Flamengo na quarta-feira, na altitude… Acho pouco provável vermos um Flamengo pressionando o adversário, como faz em condições “normais” de jogo. Talvez um time mais cadenciado ou optando por jogar no contra-ataque.
Sem Gabigol, poderemos ver o Pedro desde o início ou quem sabe um ataque veloz com BH e Michael.
E pros amigos, qual dupla: Pedro e BH ou BH e Michael???
Caro Diego, estava pensando nisso depois do jogo. Eu iria de Pedro e B. Henrique para não sair muito do padrão de jogo e deixaria o Frescor do Michael para o segundo tempo.
Como a gente sabe, a bola lá corre + do que o normal, então é importante ter quem a segure com qualidade. Podíamos pensar até no Diego no lugar do Arrasca.
Enfim, como é bom ter opções !
Eu iria de Bruno Henrique e Pedro.
Kleber, amigos, boa tarde.
Não é porque ganhamos, mas, achei essa competição FANTÁSTICA! Inclusive pelo horário que foi disputada. Você começa o seu dia com Futebol de alto nível! Muito bom mesmo!
Parabéns a todos!
A questão do horário é discutível.
Em dia de jogo e pós jogo é só alegria. Eu me divirto demais vendo essas mesas se curvando ao futebol do Flamengo, e já tem até jornalista defendendo o JJ pelo outro patamar. Suas declarações agora não soam mais soberba, excetuando aquele imbecil do Neto (ô programinha insuportável).
Defendo todas as competições mas não gosto do estadual pq se resume aos quatro grandes, ops, agora estamos em outro patamar, um grande e três médios.
O Rizek está tão embasbacado com o Flamengo que soltou uma pérola: Nem o Santos de Pelé chegará perto da supremacia no futebol brasileiro que se vislumbra no Flamengo de hoje. Convenhamos, um pouco de exagero.
E teve gente que duvidou que veríamos outro Flamengo igual ou melhor que aquele da década de 80. Está aí, para quem quiser ver.
Flamengo sobrou ofensivamente, mas defensivamente erramos muito, sorte que esse Time do Atlético é bem inferior ao do ano passado…
Achei Gerson , ER7 e Arrascaeta muito dispersos… Gustavo Henrique é fraco pelo alto e pior por baixo…
Mais um partidaço do Rafinha…
Também não entendi porque insistir com o “pesado” Diego Ribas no segundo tempo.. porque não usa outro? Porque Michael sempre entra torto pela direita?? Se Gabigol não vai a Quito porque não usou um pouco o Pedro ??
Enfim, parabéns aos supercampeōes do Brasil, que 2020 seja repleto de títulos..