Neste momento, a resposta ao título deste post, de forma consciente, pode – e deve – ser respondida da seguinte forma:
É isso mesmo! Um enorme ponto de interrogação que consome o nosso sono e maltrata este momento que jamais imaginaríamos passar.
Alguns depoimentos que vemos na TV são construídos com doses cavalares de inconsequência, irresponsabilidade e absoluta falta de conhecimento de causa.
Afinal, como projetar o futuro se desconhecemos o presente?
Se não temos condições de testar, com segurança, a população, como imaginar uma estratégia de retorno à normalidade?
Como retornaríamos ao nosso dia a dia? Mantendo o enclausuramento dos mais velhos e liberando geral para os jovens irem à luta?
E os jovens que tenham sido infectados, mas assintomáticos, estão imunizados ou podem esparramar o vírus? A resposta é simples: ninguém sabe!!!!!!
Estamos lidando com um vírus desconhecido, volúvel, traiçoeiro que, a princípio, seria o terror dos mais velhos, mas que no Brasil se enfeitiçou, também, por garotinhas e garotões malhadores.
Ante tantas dúvidas e, sabedores de que o prazo mínimo para se construir uma vacina eficaz leva cinco anos – este é o recorde -, como é que se pode imaginar a vida voltando à normalidade em junho, inclusive com a bola rolando nos estádios?
Há quem defenda a tese de que poderíamos ter jogos sem público. Desta forma, não haveria aglomeração e, mesmo que parcialmente, tudo voltaria ao normal, com os jogos sendo vistos pela TV, fato que garantiria a sobrevivência dos clubes, que poderiam cumprir suas pesadas obrigações com seus jogadores. Será mesmo? A dúvida é pertinente, na medida em que a economia entra em colapso, o problema chegaria também às televisões, pois os anunciantes, em sua grande maioria, no perrengue também estariam…
Enfim, mesmo sendo um otimista de carteirinha, acho graça quando leio que os nossos dirigentes discutem se o retorno do futebol será ou não com os campeonatos estaduais. Como podem projetar, imaginar chegar à faculdade sem saber o Bê-a-bá? Não do futebol, mas da vida.
Amigos, não se iludam. Este vírus veio para modificar o mundo. Tudo terá que ser reajustado, revisto e, inevitavelmente, muitos ficarão pelo meio do caminho.
O mundo vai mudar e, claro, o futebol também. E vai doer…
Kleber,o futuro de tudo e,não só da bola,é tão incerto quanto o presente.Não dá para fazer projeções,antecipar consequências,organizar nada,simplesmente porque o Covid-19 é terrível na sua capacidade de destruição,letalidade,expansão veloz.A comunidade científica tenta soluções,mas até agora infrutíferas
Só há um recurso.O distanciamento social,com seus acessórios máscaras,higiene adequada,etc,etc.
Pena que todo esse quadro tenha surgido no momento que o nosso FLA estava pontificando no cenário do futebol. Faltou uma melhor sorte.
Abs.
Carlos Alberto, amigo,
Tudo, muitíssimo bem colocado. O nosso lamento rubro-negro, é maior.
Parabéns e forte abraço!
Caro Kleber, Sua análise está perfeita. Confesso que com imensa tristeza , concordo com vc em gênero, número e grau. Ninguém sabe o que de fato vai acontecer. Com relação aos contratos, pode-se adotar a teoria da imprevisão, segundo a qual é possível haver modificação , livrando-se o devedor da obrigação, tendo em vista a ocorrência de fato impossível de ter sido previsto à época da realização do contrato.
Prezado Dr. Michel,
Me preocupa o Flamengo com parcelas vincendas em transações internacionais (compra do Gabigol, por exemplo). Acredito que neste cenário haverá uma grande disputa, entre clubes de diversos países, nos mecanismos de resolução de conflitos da FIFA.
Dr. Michel, meu querido irmão e amigo,
Sua tese é perfeita!!! Brilhante, Justa e pertinente a este momento louco que estamos
vivendo. Tese, ampla, não se limitando ao mundo da bola.
Parabéns!!! Você é um super craque.
Beijo.
Kleber, li com muita preocupação matéria do UOL que afirma que a CBF tem proposta absurda na mesa para que o Brasileirão comece normalmente em maio, sem público e o pior: todos os jogos em SP, epicentro da Pandemia em nosso País.
Será que os dirigentes da CBF tomaram um “chá do Santo Daime” ou coisa parecida para realmente estarem pensando num absurdo desses?
A essa alternativa melhor seria apagar o calendário 2020 de uma vez.
Caro conselheiro Fonseca: Está meditação só poderia vir de uma grande mente e ex presidente do CRF.
COPAO Sao Paulo 2020, com patrocionio covid-19 ?
Uma das propostas feitas a CBF é exatamente essa que o CAMPEONATO BRASJLEIRO ocorra EXCLUSIVAMENTE em Sao Paulo.
Querem fazer o Brasileiro exatamente no CENTRO DA PANDEMIA ? É serio isso ? Se for isso, entao acredito que o covid-19 aqui no Brasil esta infectando os CEREBROS alem do pulmao e coracao.
As pessoas se perguntam quando ou se o futebol voltara ao normal ? A resposta me parece obvia, e é NAO. O futebol nao voltara ao normal nos proximos anos, por que ele depende da economia como tudo, mas e a economia, todos ja sabem o prognostico, tambem vai para a UTI com respiradores e bota respirador nisso.
A situacao vai muito alem do que parece, muito mesmo. O mundo mudara e a RESTRICAO sera uma dessas MARCAS ( a marca da B…. ). O cenario é apocaliptico sim, muitas mudancas ja estao sendo implementadas para CONTROLE TOTAL, o mundo nao caminha para um governo mundial. O mundo caminha para um IMPERIO MUNDIAL. Nos seres humanos seremos marcados como se marca o GADO, eles a ferro quente e nos seremos com CHIPS e atravez da inteligencia artificial, ja esta tudo em curso. Um trono esta sendo erguido sim e advinhem quem sentara nele ? O mundo sera uma China ampliada, o embriao desse futuro mundo ja esta funcionando na china. Pesquisem sobre o controle populacional e individual feito la e se assustarao MUITO. Esse sera o novo mundo inevitavelmente.
O atual controle virtual é apenas o embriao, a internet das coisas e a robotizacao farao do controle algo INTRANSPONIVEL. A inteligencia artificial sera o capataz e feitor da grande senzala que se tornara o mundo, uma senzala virtual.
Os elos da corrente foram sendo construidos nas ultimas decadas agora eles apenas serao aprimorados e interligados para gerar a grande corrente global.
Enquanto isso espero que pelo menos a bola role de forma justa e bem planejada.
A bem da verdade Kleber, nenhum dirigente está discutindo futebol e saúde.
Todos, inclusive todos, vislumbrando somente quando o dinheiro começará a entrar.
E tendo isso posto, qualquer cafajestada e canalhice é possível.
E o pior de tudo, justamente a imprensa é quem faz o tenebroso papel de especular o que não tem conhecimento de causa.
Estou muito pessimista, achando que um idiota que dirige qualquer dessas federações, possa encontrar forças em seus pares, para pressionar a CBF além da conta
—————————————————————————————–
Kleber amigo, você por acaso assistiu a entrevista do Landim e ao canal do Pracownik no YouTube?
Valeria muito trazer aqui para que todos possam ver e discutir.
Abraços
Anderson Amigo,
Não vi a matéria. Apenas tomei conhecimento.
Forte abraço.
Em tempo,
Este comentário que por aí rola, sobre o campeonato brasileiro ser disputado em
São Paulo, sem público, só pode ser fake news, tamanho absurdo em seu conteúdo..
Se for verdade, acabamos de descobrir que o novo Coronavírus tem a capacidade, também, de “imbecilizar” os seres humanos
“Se for verdade, acabamos de descobrir que o novo Coronavírus tem a capacidade, também, de “imbecilizar” os seres humanos”
Entre tantas piadas sobre o isolamento do COVID-19, essa é disparada a mais hilária…
FLÁVIO RICCO
https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2020/04/14/cbt-tem-proposta-na-mesa-brasileirao-sem-torcida-e-todos-os-jogos-em-sp.htm
SEGUE O ABSURDO!!!!
Acho que teria um certo “fundamento” se olharmos o futebol com um viés político, Dória = CBF = GLOBO, todo juntos, em uma direção, uma só voz, contra o Presidente…..
Meu sogro querido, temo pelos mais vulneráveis, pelos mais pobres e também pelas novas gerações lançadas no mercado de trabalho(?). Que Deus nos ilumine e que o sofrimento final seja menor que o esperado.
Kléber e companheiros de Blog,
Todo mundo falando besteira, sem o menor conhecimento de causa…
Vejo hoje dirigentes, jornalistas, YouTubes metidos a jornalistas, políticos, enfim todos e cada um deles falando do que não sabem e claro, falando Muitas besteiras…
Também não podemos relevar as entrevistas concedidas pelas autoridades de saúde, pelos imunologistas, pelos infectologistas, por médicos em geral, até fisioterapeutas e nutricionistas eu vi darem entrevistas, e todos, isso mesmo todos, se utilizando do fomoso “EU ACHO”, ou seja iniciando sempre suas afirmações com um “EU ACHO”, pelo simples fato de que não sabem do que estão falando, simplesmente “ACHAM” alguma coisa…
Isso tudo é muito triste, principalmente e INFELIZMENTE se considerarmos o baixo nível de escolaridade e discernimento do nosso povo aí no Brasil, muito triste, ainda mais quando a estes que tem a palavra, se juntam as autoridades governamentais, independente de suas ideologias, SEMPRE TAMBÉM “ACHANDO” ALGUMA COISA…
COVID-19, todos ACHAM, mas a verdade é que NINGUÉM SABE O QUE É, COMO É, COMO SERÁ E COMO NOS LIVRAR…
SRN
Acho que em 2020 NÃO teremos mais campeonato nenhum…
A única coisa que não admito de forma alguma, é um Brasileiro jogado apenas em São Paulo, como querem alguns clubes…
Ainda mais num estado que é recordista em COVID-19.
Melhor jogar no Tocantis que não tem nenhum caso da pandemia… kkkkkk
NEM PENSAR!
Dr. Michel e Kleber,sôbre a teoria da imprevisão nos casos de contratos com atletas,ela se aplicaria tambem às situações dos patrocinadores,em especial ao Azeite Royal e Adidas que se furtam aos pagamentos das suas cotas,alegando a paralisação do futebol.
Abs.
Mudando um pouquinho de assunto…..
Acabo de assistir a entrevista dada pelo Alexandre Mattos ao Fox Sports Radio e fiquei bastante impressionado com a capacidade dele em gerir elencos.
Recomendo aos amigos que assistam. As 22 e 45 na Fox é possível ver a reprise, ou no canal da Fox no Youtube.
Me peguei pensando que se não tivesse corona vírus o Atlético Mineiro seria um sério candidato a disputa do título do brasileirão.
Um bom gestor( Mattos), um bom técnico ( Sampaoli) e recursos financeiros ( BH Supermercados e MRV ) é sim uma boa receita de sucesso.
Agora a realidade é bem diferente para todos os clubes. Uma pena.
Talvez tivéssemos uma temporada 2020 com o sarrafo mais alto.
O fato é que o Flamengo, Brás, Jesus, o elenco e os títulos conquistados em 2019 mexeram e muito com os nossos adversários.
Abç
Amigo Anderson!
Foi por não ter recursos financeiros no clube, que Mattos não topou trabalhar no Cruzeiro.
Ela sabe onde pi$a e como pi$a….
Com a Crefisa da Tia Leila bancando, teve bons momentos no Palmeiras, mas montou um elenco muito caro que não ganhou nem o Paulistinha do ano passado.
Como o amigo bem lembra, assim que assumiu no Palmeiras, eram no mínimo duas contratações bombásticas por dia.
Isso pesou muito na decisão do Maurício Galiotte, mesmo a contragosto da Sra. Crefisa, que prometeu fechar a torneira… e fechou…
Prova disso, é que contrataram poucos jogadores esse ano.
Essa é mais uma jogada inteligente do Mattos, onde a torneira será aberta… e, com técnico bom…
Adoraria ver Alexandre Mattos num Vasco, por exemplo… kkkkkkk
* Mas não esqueça que o Galo está pendurado na Dívida Ativa da União onde deve perto de R$400 milhões.
Só perde pro clube do Andrés…
Egon, é obvio que o Mattos não dá tiros em vão. Ele quer o que todo gestor quer. Capacidade de investimento.
Ao que tudo indica, no Galo ele teria isso em mãos, se não fosse o Corona Vírus.
Mas eu estou me apegando a uma coisa mais lúdica. Imaginei que em 2020 teríamos um brasileirão mais forte em todos os sentidos. Talvez agora, não aconteça.
Veremos contudo, quem tem mais garrafas para vender no pós vírus. Isso fará toda a diferença aqui em terras tupiniquins e claro com os nossos vizinhos sul-americanos? Será que podem ter uma boa retomada?
Se aqui reclamamos da CBF…………..a Conmebol é muito pior e mais omissa.
O Amigo por acaso assistiu a entrevista do Landin no canal de Youtube do Pracownik?
Assista…..foi muito boa.
Uma crise comparada a gerrada pela 2 GUERRA MUNDIAL.
Vejam o impacto disso. A ficha nao caiu para muitos. Esse caos ATUAL esta sendo equiparado simplesmente ao PERIODO MAIS DEVASTADOR DA HISTORIA DA HUMANIDADE em todos os aspectos.
A frigideira so comecou a esquentar. Espero que muito nao se confirme, pois se pelo menos uma parte dos impactos negativos se confirmarem, estamos falando de CAOS muito CAOS.
Nao sao leigos que fazem essa equiparacao e previsao nao, sao os maiores analistas mundiais.
Figuras como um tal de Bil Gates preve que a cada 20 anos aproximadamente o MUNDO PASSARA POR UMA NOVA PANDEMIA. Inclusive devido a isso e sob essa justificativa ele/s ja tem em andamento um projeto para CHIPAR as pessoas para teoricamente. Pelo que dizem ele ja busca a AUTORIZACAO para comecar o PROJETO de chipagem.
Os desdobramentos dessa crise prometem MUITAS SURPRESAS.
Tao assustador quanto ou mais ainda que o covid-19 é pensar no covid-corrupcao, covid-inflacao, covid-violencia-urbana, covid-desemprego, covid-fome, etc…. e todas essas mutacoes da forma viral.
O futebol dificilmente tera competicao internacional esse ano, isso sem falar nas DESESCALACOES feitas pelo covid-19.
O lado bom é ver que o Flamengo resolveu AGIR a favor de TODOS e contra a crise. O Flamengo tem dado suas contribuicoes para combater essa,crise. Os outros clubes deveriam seguir o exemplo parar de reclamar e AGIR para,ajudar a diminuir o impacto e extensao dessa crise.
Li ontem que o Corinthians através do Gobbi candidato à presidente do Corinthians agora como oposição, teria feito convite ao ex presidente Bandeira para gerir a crise financeira do clube paulista, tentando sanear suas dividas, mas pelo que entendi, o ex presidente agradeceu ao convite e não aceitou, pois tem ligações fortes com o Flamengo. Bandeira e sua equipe demonstraram capacidade para enfrentar problemas enormes no campo administrativo e como sempre digo, tomara que não sejamos obrigados a querer que novamente ele venha sanear o nosso clube.
Marcelo, li a notícia e imaginei que ele seria obrigado a levar toda a equipe que participou da reestruturação muito bem sucedida de nosso clube.
Afinal, “a César o que é de César”, ele teve sua importância sim no grande trabalho, mas não fez tudo sozinho.
Quando quis fazer sozinho, acumulando as funções de Vice de Futebol, vimos o resultado.
SRN.
Marcello vc tem razão. Bandeira foi competente e corajoso em seguir na defesa do projeto. Alguns abandonaram o barco e agora querem os louros. Mas nós que votamos, sabemos quem foi e quem é no clube.
Aproveito e informo que li no site do A Bola de Portugal que o governo alemão forneceu emprestimo milionário a Adidas que teve todas suas lojas fechadas e redução de 60% em suas vendas. Está aí porque a empresa atrasou com Flamengo.
Caro Kleber
Nunca poderíamos imaginar ficar tanto tempo afastados de tudo que mais amamos, família, amigos e nosso Mengão
NOVOS TEMPOS, O MUNDO DPS DESSA JAMAIS SERÁ O MESMO
A conceituada universidade de HARVARD concluiu um estudo no qual estima que pelo menos por 2 ou 3 anos Ñ HAVERÂ AGLOMERAÇÕES ( nesse caso inclui evidentemente público em eventos divs, futebol, shows, carnaval, tvz até praia fds etc…)
Passaremos a utilizar máscaras permanentemente, gel, não poderemos abraçar nem cumprimentar
UM NOVO MUNDO
Diante disso divs segmentos sofrerão fortíssima retração e sendo assim penso que o futebol não será diferente,
O nosso Flamengo sem bilheteria, SEM renovaçàp dos STs, SEM royalties das lojas TODAS fechadas, com valores de patrocínios já vencidos, e TV nosso principal parceiro tbm em dificuldades, ( e com possibilidade até de reverem os valores contratuais anteriormente pactuados com os clubes
Precisa agir rápido e negociar REDUZOR SALARIOS
O ironico é que o Andres Sanches criticou a administracao do Bandeira de Melo e o Flamengo varias vezes. Nada melhor que um dia depois do outro, o tempo muitas vezes revela a VERDADEIRA verdade e desmente a verdade APARENTE. Parece que as criticas eram muito mais INVEJA da,graminha VERDINHA que todos viam que estava sendo plantada no Flamengo. Daqui para frente é so MANTER esse gramado da solidez e austeridade financeira sempre verdinho no Flamengo e nao deixar que nenhum endividamento JAMAIS volte a secar esse gramado do sucesso e dos titulos.
Meu amigo FLA!
Andrés teve sorte em estar fora do mundo da bola, na época que a Globo colocava no ar Os Trapalhões…
Com certeza seria mais um personagem do seriado…
Vai ter que se virar nos 30 pra resolver o pendura com a Dívida Ativa da União.
A continha já beira os R$800 milhões…