O que é mais importante, a Proclamação da República ou a data da fundação da maior paixão popular do Brasil?
Aqui pra nós: se república não fôssemos, desde que, com o país conduzido com retidão e sabedoria, faria alguma diferença?
Agora, se no dia 15 de novembro de 1895, fosse um dia como outro qualquer, sem que nenhum fato relevante tivesse acontecido, como por exemplo, o Flamengo não ter nascido, o mundo seria a mesma coisa?
Pelos motivos expostos, todo ano brado e anuncio a quem posso que, hoje, dia 15 de novembro de 2019, dia em que a maior paixão popular deste país completa 124 anos, é claro…feriado nacional!!!
Esta “Nação”, com seus mais de 40 milhões de habitantes apaixonados, supera a população, por exemplo, da Espanha e, unida, sem nenhum sentimento separatista…
Mas finalmente, como explicar esta paixão avassaladora? Como entender de que modo esta entrega seja hereditária 100% e, se não bastasse, capaz de encantar e apaixonar, também, os refugiados de menores nações, outras que se rebelam a cada dia contra a tirania de ter que se entregar, pelo fato do pai impor gosto, definitivamente, duvidoso?
Você conhece algum rubro-negro cuja sequência familiar torça por outro clube? Caso conheça, para confirmar a regra de fidelidade familiar rubro-negra, você está diante de uma exceção.
A recíproca não é verdadeira e, aí reside o segredo do tamanho da nossa nação. Quantas pessoas você conhece, que sejam apaixonadas pelo Flamengo, com pais não rubro-negros? Respondo: um mundo de gente.
E o que apaixona tanta gente? O que comove tanta gente? Que mistério é esse?
A história? as cores? o hino? os ídolos?
Enfim, este é um mistério que jamais será desvendado, até porque, esta paixão existe para ser sentida e não explicada.
Neste 15 de novembro de 2019, mais uma vez agradeço aos meus pais, Lizete e Fernando que, no ano de 1955, me pegaram pelas mãos, aos seis anos de idade e, em uma noite de quarta-feira, no Maracanã, me conduziram para um mundo até então desconhecido que, como num passe de mágica, no dia do nosso tri-campeonato, se transformou na paixão da minha vida, paixão esta que tive a honra de servir, durante nove anos, como presidente e vice-presidente de futebol.
Hoje é o nosso dia. Parabéns rubro-negros Brasil afora, que fazem deste amor maior o mais importante símbolo de paixão popular do Brasil.
Curtam, pois, o nosso feriado nacional.
MENGOOOOOO!!!!!!
Bom dia Kléber!!!
Vou ser um pouco do contra aqui.😁
Não acho que devemos entrar com time reserva contra o Grêmio. Veja bem:
1) teremos 6 dias para recuperar jogadores profissionais. Não são peladeiros que ficam 3 dias sem andar direito em casa depois do jogo de sábado….
2) Foco!!! Sabe quando vc dá suas corridinhas, 3 ou 4 vezes por semana e acaba “matando” 1 ou 2? Quando vai voltar parece que a coisa não anda!!!
3) É o jogo da mídia desses jogadores! Mesmo os mais rodados sabem que esse jogo valoriza o passe e o salário de qualquer um. Agora imagine o Arão, que é o menos “experiente” de todos os titulares, o cara vai correr como o Bolt, mesmo cansado e com a perna quebrada!!!
4) Voltando ao Grêmio. É um jogo de 6 pontos! Explico, se perder para o Mengo o Grêmio vai precisar bater o Palmeiras no jogo seguinte para não sair da zona de classificação. Se perder do Mengo, entra mordendo em São Paulo….
Eu colocaria:
Diego
Rafinha
Rodrigo Caio
Marí
Rene
Piris
Diego
Everton
Arrascaeta
Renie
Berrio (Gabigol já tem um amarelo e deixaria Lincon para o intervalo)
Doutor,
Pelo que li ele vai colocar o Arrascaeta para dar ritmo de jogo, o que ele chama de “minutagem”, um zagueiro e talvez o Gabriel.
Acredito que deva ser: Diego, Rafinha, Thuller, Rodrigo Caio e Renê; Piris, (alguém), Reinier e Arrascaeta; Vitinho e Gabriel.
Parabéns a todos os Rubro Negros.
Hoje é o nosso dia.
Obrigado Kleber , por esse espaço.
Vamos pingar.
1 – Nos bastidores, tudo indica que teremos mais um leilão no Ninho do Urubu.
Barcelona e PSG se preparam para adquirir os direitos de Reinier.
SERÁ????
Mesmo com a renovação de contrato, 60 milhões de euros pode ser o valor da venda ( 277 milhões de reais )
2 – 35🏆 Cariocas
6🏆 Brasileiros
3🏆 Copas do Brasil
2🏆 Rio-SP
1🏆 Mundial
1🏆 Libertadores
1🏆 Mercosul
1🏆 Copa Ouro
1🏆 Copa dos Campeões
❌ nenhum rebaixamento
👪 Maior torcida do Brasil e do Mundo.
ISSO AQUI É FLAMENGO!
3 – Maiores vítimas de Bruno Henrique pelo #Flamengo:
🇧🇷 Vasco → ⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️
🇧🇷 Internacional → ⚽️⚽️⚽️
🇧🇷 Corinthians → ⚽️⚽️⚽️
🇧🇷 Fluminense → ⚽️⚽️⚽️
🇧🇷 Botafogo → ⚽️⚽️⚽️
🇧🇷 Athletico PR → ⚽️⚽️⚽️
🇧🇷 Grêmio → ⚽️⚽️
🇧🇷 Cruzeiro → ⚽️⚽️
4 – Lazaro cria da base do Flamengo meteu um golaço no mundial sub-17!
5 – Desempenho do ataque do Flamengo nos últimos anos:
2019 – 130 gols em 66 jogos (por enquanto)
2018 – 94 gols em 67 jogos;
2017 – 135 gols em 83 jogos;
2016 – 97 gols em 66 jogos;
2015 – 86 gols em 62 jogos;
2014 – 108 gols em 69 jogos;
2013 – 97 gols em 68 jogos;
2012 – 84 gols em 63 jogos;
2011 – 104 gols em 67 jogos;
2010 – 104 gols em 66 jogos;
2009 – 108 gols em 66 jogos;
6 – Melhor custo benefício?
Pelo bom desempenho de Bruno Henrique em 2019, muitos podem imaginar que o atacante de 29 anos custou um “caminhão de dinheiro” para o Rubro-Negro.
Mas não foi o que aconteceu. A cúpula rubro-negra desembolsou “só” R$ 23 milhões, parcelados em cinco vezes, para tirar o jogador do Santos.
7 – ‘A notícia é quando o Flamengo não ganha, isso mostra o tamanho desse time’, comenta André Kfouri #SCBrasil
8 – TÁ EXPLICADO ……….
Em parceria com Marcão, pai de Gerson, ‘Neymar Pai’ se torna empresário do meia e tomará conta da carreira do jogador do Flamengo
9 – Agressão de gerente do Vasco a Gabigol revoltou a direção do Flamengo. Clube vai entrar ainda hoje com representação contra André Souza no STJD e vai pedir suspensão de 180 dias do funcionário do Vasco
10 – BOM FERIADO A TODOS. BOAS FESTAS AOS RUBRO NEGROS
Anderson, pelo tamanho do Flamengo ainda acho poucos títulos tomara que podemos acrescentar mais 2 esse ano, ou 3!
MINHA HISTÓRIA.
O meu pai torcia para o São Cristóvão. Minha mãe torcia para o Fluminense.
Meu avô(paterno) também era Fluminense. Minha madrinha é vascaína.
Mas a minha avó que era Flamenguista, pouco entusiasta, não fez qualquer força para me trazer para esse mundo rubro negro.
Engraçado como hoje, não vemos mais o futebol extremamente ligado ao mundo do samba. Minha avó era torcedora fanática da Beija Flor. Não dá nem para entender o fundamento desse amor, já que ela foi criada os bairros do Méier e Lins de Vasconcelos.
Hoje eu entendo que minha avó Wilma era mais Beija Flor do que Flamengo….e nesse amor eu também fui contagiado. Eu e a minha madrinha vascaína.
Precisou um vizinho( Marcelo Neves) me levar ao fatídico jogo Flamengo e Vasco – final de 1986 para que eu pudesse me apaixonar de vez.
Tudo resolvido em 5 minutos. Marcelo simplesmente comunicou a minha mãe que aquele seria o jogo para eu conhecer o Maracanã, e para surpresa de todos na minha casa, minha mãe simplesmente concordou, sem pontuar absolutamente nada.
Eu com 10 anos assistindo ao jogo montados nas suas costas, com o Maracanã lotado, clima de festa e o primeiro tempo nada de gol.
Meu olhos cobriam todo o campo. Viram e registraram tudo.
Primeiro tempo e nada de gol. Mas eu registrando tudo.
Lá pelos 30 minutos do segundo tempo, Marquinhos tabela com Júlio Cesar no bico da área, carrega até o fundo e encontra Bebeto que empurra para o fundo. Gollllllllllllll
Meu primeiro gol no Maracanã, foi o Bebeto que fez. Que alegria. Que emoção ! !
E aos 40 do segundo tempo Júlio Cesar manda um chute despretensioso fácil para o goleiro Acácio………..mas o que eu vi foi na verdade um frango histórico.
Agora Flamengo 2 x 0 , e eu gritava e pulava alegre, envolvido, emocionado, e rubro negro.
Lá se vão 33 anos dessa primeira visita ao Maracanã, e que ficou absolutamente tudo registrado. Até a enorme festa que acontecia no estacionamento do Maracanã, ficou registrado.
Até a fatídica tarde de 1992, em que tivemos uma tragédia no Maracanã onde caiu parte da arquibancada. Tinha assistido quase 200 jogos no Maracanã. Foram 197 para ser preciso. E só no Maracanã.
Pois assisti jogo do Flamengo no ítalo del Cima( Campo Grande) Moça Bonita( Bangu) Morro dos ventos Uivantes( Portuguesa – Ilha do Governador), Cabo Frio, Macaé, Campos, Saquarema(Bacaxá) Três Rios, Caio Martins, Morumbi, Pacaembu, Mineirão, Juiz de Fora etc..etc…etc…
Só Oxalá deve saber quantos estádios eu fui.
Era um domingo, casa cheia e família toda reunida, e mais ou menos as 14 horas comecei a me arrumar p assistir ao jogo. 119 mil pessoas no Maracanã para assistir a final do Brasileiro contra o Botafogo.
Mesmo sendo campeão, e foi o meu primeiro campeonato dentro do Maracanã, corri para casa o mais rápido que eu pude. Sabia que a minha família estava preocupada, pois o local onde caíra a arquibancada era justamente na torcida Raça Rubro Negra, onde eu ficava.
Corri muito ……muitooo…. todos os orelhões com filas enormes, não tínhamos celular nesse tempo. A solução foi entrar num ônibus correndo, e voltar para casa para aliviar a todos.
E foi o que eu fiz.
Demorou alguns anos para eu voltar ao Maracanã, e no jogo da minha reestreia um Flamengo e Santos, onde eu prestei mais atenção na arquibancada já refeita , do que propriamente no jogo.
Agora creio eu que já fazem 20 anos desse jogo contra o Santos, e se não estou enganado, assisti menos de 20 jogos.
Não ficou trauma. Ficaram alguns receios.
E eu que não perdia um jogo no Maracanã, agora faço a maior de todas as resenhas na minha casa. Seja no Rio de Janeiro ou em São Paulo a resenha para assistir ao Flamengo é certa.
O meu amor não diminuiu……. creio que triplicou. Quadruplicou.
Quintuplicou, se é que seja possível.
A quantidade de pessoas que eu conheci através do Flamengo, seja na arquibancada, seja dentro da Gávea ou em viagens é enorme. A maioria virou amigo. Virou amor.
E comigo sempre foi assim….. Amor, amizade, fraternidade, família respeito, admiração, cumplicidade.
Flamengo é tudo.
E existem mais 42 milhões de histórias assim e , é por isso que eu amo esse clube.
FLAMENGO,
EU TE AMO!
Caro Anderson não conheço você pessoalmente mas te admiro pelo caráter pelo torcedor e porque não pelo profissiolismo te admiro eu sou nascido e criado em Sjcampos porém sou Flamengo deste 1978 e olha que nasci em 71
Independente de estado ou naturalidade me sinto um carioca e com orgulho
Tanto que estou neste exato momento no Rio meu filho mais velho faz aniversário amanhã e escolhemos o Rio e Flamengo par a comemorar
Saudações meu amigo se assim posso te chamar
Bom dia! Parabéns ao nosso Mengão!
E quando a fase é boa: Enzo Peres, melhor jogador do River, sofreu uma lesão no ombro, no jogo de ontem.
Quando a fase é boa(2): Lázaro, da nossa base, fez o gol da vitória da seleçao sub 17, que levou o time a final do mundial.
SRN
Kleber eu sou um caso…numa família que todos amam
Futebol tenho irmão vascaíno ,pai tricolor e mae botafoguense….no meu caso aos 7 anos ao ser conduzido ao Maracanã por um pai de um melhor amigo que era rubronegro tive amor à primeira vista com a magnética e lá no ano de 88 começou meu rubronegrismo….srn
Querido amigo,
Parabéns a todos nós componentes da maior e melhor Nação do Mundo.
Muito obrigado por seu texto carregado de emoção, magistral.
Forte abraço
Prezados,
“Aqui pra nós: se república não fôssemos, desde que, com o país conduzido com retidão e sabedoria, faria alguma diferença?”
Ainda mais se tratando de um golpe do caralho… Quem gosta de pesquisar e estudar história sabe que a Proclamação da República foi a pior coisa que aconteceu ao país, que até então tinha economia e níveis de desenvolvimento muito grandes. Não vou escrever vários fatos para não ser extenso, afinal, aqui falamos de FLAMENGO.
Eu teria um desgosto profundo
Se faltasse o Flamengo no mundo
Parabéns a todos! Li agora no globo esporte que a multa do Reinier caiu para 35 milhões de euros. Considerando que parte desse montante pertence ao atleta e seus empresários, fica claro que Reinier vai ser vendido por um valor menor do que o recebido pelo Paquetá. os Europeus agradecem…..Brasileiro é tão bonzinho!!!!
Eu escrevi sobre isso. Meu medo era exatamente esse.
Mas como ” deixaram” o atleta ficar perto do fim do contrato sem renovar…..deu nisso.
Vou tentar confirmar em outras fontes.
Cláudio,
O problema é que no meio de 2020 ele já poderia assinar pré-contrato e sair de graça do Flamengo… Os clubes sofrem por causa da legislação brasileira, que impede contratos longos com menores de 18 anos, ai as “joias” já sobem com vínculos curtos, dando insegurança ao clube formador.
Assim, para evitar sair de graça, o clube acaba abrindo mão de valores importantes.
Na verdade, amigo Diego, acho que faltou gestão a diretoria anterior, que não buscou uma renovação com ele ainda no ano passado. Se tivessem renovado, a situação não seria essa. Contudo, no quadro atual, sua observação é perfeita. Ou se aceitava ou ele saia de graça. A saída dele é inevitável, apenas temos q torcer para q haja um leilãozinho para levar o valor até 40-45M, mesmo pq ele adquiriu tb uma fatia nesses direitos.
Caro Kléber e amigos!
PARABÉNS ao nosso insubstituível FLAMENGO.
O FLAMENGO é vida, é paixão, é alucinação é alegria de milhões.
O FLAMENGO é a respiração de muitos e debate de todos, amem ele ou simplesmente não simpatizem.
O FLAMENGO é a boa conversa, é o contraditório, é a esperança.
O FLAMENGO é o clube do filho que vai nascer e era o clube daquele que se foi.
O FLAMENGO é um PLANETA em que não existe outro tom a não ser o do AMOR.
O FLAMENGO é a minha vida e a de milhões espalhados MUNDO afora.
Eu teria um desgosto profunfo se faltasse o Flamengo no mundo.
Eu me tornei flamenguista ouvindo o meu pai no pé do rádio ouvir Jorge Curi, Valdir Amaral e o magnífico Kléber Leite, todos, contando as histórias de um clube glorioso.
Como a vida é algo mágico. Anos depois estou eu escrevendo algumas linhas aqui no blog do Kléber Leite, que anos atrás, nos falava como tinha sido o gol sem que pudéssemos ver.
Anos depois eu consigo daqui conviver com um eterno presidente do FLAMENGO. Lá no céu o meu está FELIZ.
Satisfação enorme em ser flamenguista.
SRN
Kleber,espero estar enganado.Mas não vi no site oficial do FLA qualquer menção ao aniversário do clube.
De qualquer modo vida longa e muitas glórias mais ao nosso FLAMENGO !!!!!!!!!!!!!!!!
SRNs,
ABS,
Kleber que texto maravilhoso. Me fez lembrar minha primeira ida ao Maracanã levado pelo meu pai na decisão de 1963 quando fomos campeões. Eu tinha 8 anos.
E fazendo minhas as suas palavras , obrigado Ivan Drummond o eterno barão por me ensinar a entender o que significa ser Flamengo. Até morrer como diz nosso hino.
Saudações e vamos p cima dele Megooooo !!
Grande texto de um grande Rubro negro…!!!
Caro Kleber, Trocando Lizete e Fernando por Maria e Adotivo, penso exatamente o mesmo. Parabéns pelo post. Abraços.
Parabéns, Kleber
Texto maravilhoso, definitivo, de quem conhece nossas raízes, entende profundamente e decifra nossa alma.
Esse fator multiplicador – de cada cinco brasileiros um é rubro-negro, de cada 100 cariocas, 55 são apaixonados pelo mais querido -, só faz aumentar. Muito bem colocado: filho rubro-negro de pai arco-íris vemos aos borbotões, o contrário é raríssimo, quase zero. O DNA, aliado às conquistas que estão por vir, aumentarão a taxa de jovens felizes, comemorando em cada esquina nossas vitórias, e o país estará cada vez mais colorido de vermelho e preto ! SRN
No dia que o Flamengo faz mais um aniversário, impossivel não lembrar das pessoas que construiram o clube do lado de dentro, seja dirigindo, jogando, administrando, divulgando, enfim, uma nação.Nesses meus quase 56 anos como torcedor, 42 como sócio, se perguntado diria que os melhores presidentes que o clube teve de 1966 para cá diria que Bandeira por fazer do clube um clube recuperado, Marcio Braga e Kleber Leite. Da mesma forma acho que numa constelação de crasques, Zico, Junior e Leandro foram os tres melhores que vestiram o manto e meus tres tecnicos preferidos, Carlinho, Carpegiani e Coutinho. Não podemos deixar de ter gratidão por tecnicos como Freitas Solich, lançou Zico pela primeira vez no time principal, Joubert que deu oportunidade a jovens talentos que viraram craques e Não esquecendo que tivemos grandes dirigentes, como Helal, e o dentista Radamés Lattari, pai do campeonissimo Radames Lattari do volei. Enfim tivemos muita gente por tás do sucesso e que nem sempre são citados ou lembrados.
“Oh, meu Mengão, eu gosto de você. Quero cantar ao mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro. Conte comigo, Mengão!”…
Só quem é rubro-negro sabe qual é a emoção de torcer pelo Flamengo…..
Parabens Nação “!!
“Flamengo não é argumento, é comprovação de quem não precisa comprovar nada. É massa! É povo! É Raça! É gente! O Flamengo é o maior rival de todos e ainda assim não possui rivais”. Parabéns a todos, que como eu, amam estas cores!!